You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA PROGRAMA DARCY RIBEIRO POLO DE AMARANTE DO MARANHO CURSO: LICENCIATURA EM CINCIAS COM HABILITAO

O EM FSICA

SEMINRIO
TRANSMISSO DE CALOR

Amarante do Maranho, JULHO DE 2013

BIANCA CRISTINA CLODOALDO FERNANDES DIONLENO NOBRE ELIZNGELA DIAS CHAVES EVA SOARES JOEMLIA PVOAS RAYLENE NUNES WAN-EIK DE SOUSA SARAIVA WELITNHA BRASIL

SEMINRIO
TRANSMISSO DE CALOR

Trabalho apresentado disciplina de Termodinmica e Transferncia de Calor como requisito parcial para obteno de nota, orientado pelo professor Patrcio.

Amarante do Maranho, JULHO DE 2013

DEFINIO DE TEMPERATURA Temperatura o grau de calor ou frio, representado em uma escala definida. Todas as substncias acham-se constitudas por uma enorme quantidade de pequenas partculas, as molculas, que se encontra em contnuo movimento. Quanto mais rpido o movimento das molculas, mais quente se apresenta o corpo e, quanto mais lento o movimento, mais frio se apresenta o corpo. Esta condio pode ser descrita como um potencial trmico ou como uma energia efetiva da substncia. O grau de temperatura o nmero dado a este atributo. A definio de qualquer grandeza deve comear pela definio de grandezas iguais. Aps as noes que acabamos de dar sobre temperatura, conveniente, em primeiro lugar, precisar as condies em que dois corpos tero a mesma temperatura, ou ainda, estaro em equilbrio trmico. A observao corrente mostra que, estando um corpo "Quente" e um "Frio" em presena um do outro (em ntimo contato), o primeiro se resfria e o segundo se aquece, ou ainda, que a diferena de temperatura entre os dois corpos diminui com o tempo, como se houvesse tendncia para a equalizao das temperaturas. Podemos afirmar que a "temperatura de um sistema a propriedade que determina se um sistema est ou no em equilbrio trmico com outros sistemas". Assim, a temperatura de todos os sistemas em equilbrio trmico pode ser representada por um nmero estabelecido em uma escala emprica de temperatura. Baseados neste princpio so construdos os sensores de temperatura, os quais, em equilbrio trmico com o meio ou com o corpo que se quer medir, fornecem a indicao da temperatura. EQUILBRIO TRMICO Todas as substncias so constitudas de pequenas partculas, as molculas e que se encontram em contnuo movimento. Quanto mais rpido o movimento das molculas, mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo. Ento se define temperatura como o grau de agitao trmica das molculas. Calor energia em trnsito ou a forma de energia que transferida atravs da fronteira de um sistema em virtude da diferena de temperatura. A noo de Temperatura tem sua origem na sensao de "Quente" ou "Frio", que experimentamos no contato com, os corpos. Por imperfeito que seja o sentido do tato nos permite constatar que as propriedades do corpo variam, quando ele se aquece ou se resfria. Vejam os exemplos a seguir: a) Uma barra, um fio, alonga-se quando o aquecemos; o fenmeno da Dilatao Linear. b) Um slido aumenta o volume ao ser aquecido; o fenmeno da Dilatao Cbica. c) Se aquecermos um balo de vidro cheio d'gua, o nvel baixa a princpio, devido dilatao do invlucro, mas sobe depois, ultrapassando o nvel primitivo, o que mostra que a Dilatao dos Lquidos , geralmente maior do que a dos slidos.

d) Quando se mantm constante a presso, um gs aumenta de volume com o aquecimento. e) A resistncia eltrica de um fio metlico aumenta quando o aquecemos. Seja um fio condutor levado ao vermelho sombrio pela corrente eltrica que o percorre e resfriado por imerso em gua de uma parte do fio. A parte no mergulhada se torna vermelho vivo, o que indica passagem de corrente mais intensa e, portanto, diminuio da resistncia na parte mergulhada. Em resumo, sem toc-lo, podemos saber se um corpo se aquece ou se resfria mediante o exame da variao de uma de suas propriedades. MODOS DE TRANSMISSO DE CALOR Conduo A conduo um processo pelo qual o calor flui de uma regio de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa, dentro de um meio (slido, lquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato fsico direto. No fluxo de calor por conduo a energia transmitida por meio de comunicao molecular direta, sem aprecivel deslocamento das molculas. De acordo com a teoria cintica, a temperatura de um elemento de matria proporcional energia cintica mdia de suas molculas constituintes. A energia intrnseca de um elemento e posio relativa das molculas so chamadas "energia interna". Assim, quanto mais rpido se movem as molculas, maior ser a temperatura e a energia interna do elemento de matria. Quando as molculas em uma regio adquirem uma energia cintica mdia, maior do que aquela das molculas das regies adjacentes, conforme manifestado por uma diferena de temperatura, as molculas possuidoras de maior energia transmitir parte de sua energia para as molculas da regio de temperatura mais baixa. A transferncia de energia poderia ter lugar por impacto elstico (como nos fluidos) ou por difuso de eltrons de movimento rpido das regies de alta para baixa temperatura (como nos metais). Independente do mecanismo exato, que de forma alguma totalmente entendido, o efeito observvel da conduo de calor consiste na igualdade de temperatura. Entretanto, se diferenas de temperaturas so mantidas pela adio ou remoo de calor em pontos diferentes, um fluxo contnuo de calor da regio quente para a fria ser estabelecido. A conduo uma forma de troca de calor que predomina nos slidos. A conduo tambm importante nos fluidos, mas nos meios no slidos, usualmente ela combinada com a conveco e, em alguns casos, tambm com a radiao. Radiao A radiao um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um de baixa quando os mesmos esto separados no espao, ainda que exista um vcuo entre eles. O termo radiao , geralmente aplicado para todas as espcies de fenmenos de ondas eletromagnticas, mas, na transmisso de calor, so de interesse apenas os fenmenos que resultam da diferena de temperatura e podem transportar energia atravs de um meio transparente ou atravs do espao. A energia transmitida desta maneira chamada de Calor Radiante.

Todos os corpos emitem continuamente calor radiante. A intensidade das emisses depende da temperatura e da natureza da superfcie. A energia radiante tem a velocidade da luz (300.000 km/s) a se assemelha radiao da luz. De fato, de acordo com a teoria eletromagntica, a luz e a radiao trmica diferem apenas nos respectivos comprimentos de onda. O calor radiante emitido pelo corpo na forma de impulsos ou "quantum" de energia. O movimento de energia radiante no espao semelhante propagao da luz e pode ser descrito pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiao encontram algum objeto, suas energias so absorvidas prximas a superfcie. A transmisso de calor por radiao torna-se de importncia crescente quando a temperatura de um corpo aumenta. Nos problemas de engenharia, envolvendo temperaturas que se aproximam da atmosfrica, o aquecimento radiante frequentemente pode ser desprezado. Conveco A conveco um processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura. A conveco mais importante como mecanismo de transferncia de energia (calor) entre uma superfcie slida e um lquido ou gs. A transferncia de energia por conveco de uma superfcie cuja temperatura est acima daquela do fludo envolvente, tem lugar em vrias etapas. Primeiro, o calor fluir por conduo da superfcie para as partculas adjacentes do fluido. A energia assim transferida servir para aumentar a temperatura e a energia interna destas partculas. Ento as partculas fluidas se movem para uma regio de menor temperatura no fluido, onde elas se misturaro e transferiro uma parte de sua energia, para outras partculas fluidas. O fluxo neste caso de fluido, assim corno a energia realmente armazenada nas partculas fluidas e levada como resultado do movimento de sua massa. Este "mecanismo" no depende, para sua operao, meramente da diferena de temperatura e, desta forma, no preenche estritamente a definio de transmisso de calor. O efeito resultante, entretanto, consiste no transporte de energia e como ele ocorre na direo de uma gradiente de temperatura, tambm classificado como um modo de transmisso de calor, sendo chamado de fluxo de calor por conveco. A transmisso de calor por conveco classificada de acordo com o modo de movimento do fluxo, em "conveco natural" a "conveco forada". Quando o movimento do fluido se d em funo exclusiva do resultado das diferenas de densidade causadas pelos gradientes de temperatura, temos caracterizado a "conveco natural" (ou livre). Quando o movimento do fluido se d, no somente em funo do resultado de diferenas de densidade, mas sim do uso de algum mecanismo qualquer que sirva para ativar a circulao do fluido (por ex. uma eletro-bomba ou um ventilador), teremos um processo de "conveco forada".

BIBLIOGRAFIA Fox, Robert w. e ArlanT. Mc Donald, Introduo mecnica dos fludos, 1998, LTC, Rio de Janeiro, Brasil.

You might also like