You are on page 1of 6

COLGIO ESTADUAL PROFESSOR JOS ALOSIO DIAS,______/_____/_______ ALUNO(A): SRIE/TURMA: 1 ANO______ PROFESSOR MOURACI RIBEIRO AVALIAO DE QUMICA II UNIDADE

Instrues: Para cada questo objetiva existe apenas UMA alternativa correta.

1. U. Catlica-DF Os fogos de artifcio utilizam sais de diferentes metais adicionados plvora e, quando explodem, produzem cores variadas. Sais Colora de o As diversas cores so produzidas quando Brio Verde os eltrons dos ons metlicos retornam Csio Azul claro para nveis de menor energia, emitindo Potssi Violeta radiaes coloridas. Esse fenmeno pode o Sdio Amarelo ser explicado pela Teoria Atmica Clcio Vermelho proposta por: a) Thompson d) Lavoisier b) Dalton c) Bohr e) Rutherford

2. UnB-DF Um importante cientista na evoluo do conhecimento qumico foi John Dalton(1766-1844). Com base nos trabalhos de Lavoisier, de Proust (1754-1826) e de outros cientistas da poca, Dalton resgatou os conceitos acerca da indivisibilidade do tomo introduzidos por Demcrito e Leucipo, filsofos gregos que tiveram suas ideias rejeitadas por Plato e Aristteles, influentes filsofos na poca (400 a.C.). A teoria atmica, como ficou conhecido o conjunto de proposies de Dalton para explicar as leis da Qumica na poca aceitas, foi importante para o desenvolvimento dos conceitos qumicos. A esse respeito, julgue os itens abaixo, escrevendo V para verdadeiro e F para falso. ( ) O modelo atmico de Dalton no suficiente para explicar a estequiometria das reaes qumicas. ( ) De acordo com o modelo proposto por Dalton, todos os tomos de um mesmo elemento apresentam as mesmas propriedades qumicas. ( ) A concepo de tomo indivisvel, defendida por Dalton, cientificamente vlida at hoje. ( ) De acordo com Dalton, tomos no podem ser criados ou destrudos no curso de reaes qumicas ordinrias. 3. Unifor-CE I. diferem de elemento para elemento; II. so as unidades envolvidas nas transformaes qumicas; III. so indivisveis; IV. consistem de unidades com um ncleo e uma eletrosfera onde se localizam os eltrons. Dessas afirmaes, esto includas na teoria atmica de Dalton (1808), somente: a) I b) I e II c) III e IV d) II, III e IV e) I, II e III 4. Unifor-CE Dentre as espcies qumicas: 9 B5 , 10B5, 11B5 e 10C6, 12C6 , 14C6 as que representam tomos cujos ncleos possuem 6 nutrons so: a) 10C6 e 12C6 b) 11B5 e 12C6 c) 10B5 e11B5 d) 9B5 e 14C6 e) 10B5 e 14C6 5. UFR-RJ O on Fe++, que faz parte da molcula de hemoglobina e integra o sistema de transporte de oxignio no interior do corpo, possui 24 eltrons e nmero de massa igual a 56. O nmero atmico e o nmero de nutrons desse on correspondem, respectivamente, a: a) Z = 26 e n = 30. b) Z = 24 e n = 30. c) Z = 24 e n = 32. d) Z = 30 e n = 24. e) Z = 26 e n = 32. 6. UEMG Devido sua estrutura, um tomo de sdio tem as caractersticas abaixo, exceto. a) Seu istopo de massa 23 contm 12 nutrons. b) Fica com 10 eltrons quando se torna ction. c) Possui 2 eltrons no primeiro nvel e 9 eltrons no segundo nvel. d) Tem 11 prtons no ncleo. e) nda 7. Unifor-CE Entre os conjuntos de caractersticas abaixo, o que melhor descreve o eltron quando comparado ao prton :

9. Univali-SC H exatos 100 anos J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relao entre a massa e a carga do eltron, o que pode ser considerado como a descoberta do eltron. reconhecida como uma contribuio de Thomson ao modelo atmico: a) o tomo ser indivisvel; b) a existncia de partculas subatmicas; c) os eltrons ocuparem nveis discretos de energia; d) os eltrons girarem em rbitas circulares ao redor do ncleo. e) o tomo possuir um ncleo com carga positiva e uma eletrosfera.

8. UFRS Uma moda atual entre as crianas colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituio a substncia sulfeto de zinco. O fenmeno ocorre porque alguns eltrons que compe os tomos dessa substncia absorvem energia luminosa e saltam para nveis de energia mais externos. No escuro, esses eltrons retornam aos seus nveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa caracterstica pode ser explicada considerando o modelo atmico proposto por: a) Dalton b) Thomson c) Lavoisier d) Rutherford e) Bohr

10. Unifor-CE Instrues: Para responder a esta questo, considere a tabela abaixo, que fornece caractersticas de diferentes tomos. So istopos entre si, somente os tomos:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

11. U. Alfenas-MG Sobre as partculas que constituem um tomo pode-se afirmar que: a) os eltrons tm grande contribuio tanto na massa do tomo, quanto na sua carga; b) a neutralidade das espcies ocorre devido presena de prtons, eltrons e nutrons; c) praticamente os prtons e os nutrons que so responsveis pela massa do tomo; d) a massa atmica e o nmero de massa medem exatamente o mesmo; e) atravs do nmero de massa possvel se conhecer a estabilidade do tomo. 12. F.M. Itajub-MG As afirmativas incompletas: 1. tomos de mesmo nmero atmico e nmero de nutrons diferentes so denominados ............... . 2. Os tomos 20A40 e 20C42 so ............... . 3. tomos com diferentes nmeros atmicos e mesmo nmero de nutrons so denominados ............... 4. tomos com diferentes nmeros atmicos e mesmo nmero de massa so denominados ............... . 5. Os tomos 20Y42 e 18X40 so ............... . 6. Os tomos 20A40 , 19B40 e 19A40 so ............... . Tornar-se-o completas se, na mesma ordem numrica, introduzirmos as palavras: a) Istonos, isbaros, istonos, isbaros, istopos, istonos. b) Istopos, istonos, isbaros, isbaros, istopos, istonos. c) Isbaros, istopos, istopos, istopos, istopos, istonos. d) Istopos, istopos, istonos, isbaros, istonos, isbaros. e) Istopos, istopos, isbaros, istonos, isbaros, istonos.

COLGIO ESTADUAL PROFESSOR JOS ALOSIO DIAS,______/_____/_______ ALUNOS(AS): SRIE/TURMA: 1 ANO______ PROFESSOR MOURACI RIBEIRO AVALIAO DE QUMICA I UNIDADE Instrues: Para cada questo objetiva existe apenas UMA alternativa correta. 13. UFR-RJ Complete as horizontais: 1. Partcula fundamental que no apresenta carga. 2. Um on sempre apresenta ............... . 3. Partcula emitida pelo ncleo radioativo. 4. Partcula de carga positiva existente no ncleo. 5. Apresenta nmero atmico igual a 11. 6. tomos que apresentam os mesmos nmeros atmicos e nmeros de massa diferentes. 14. U.E. Ponta Grossa-PR Sobre as representaes abaixo, assinale o que for correto:

01. I e VI so istopos, apresentam a mesma configurao eletrnica, mas no tem a mesma quantidade de nutrons. 02. I e II tm o mesmo nmero de prtons e de eltrons. 04. Embora sejam istopos isoeletrnicos, II e IV no tem a mesma massa atmica. 08. III e V, que no tem o mesmo nmero de neutrns, apresentam menor quantidade de eltrons que o tomo IV. 16. II e IV no tem o mesmo nmero de neutrns nem a mesma massa atmica. D, como resposta, a soma das afirmativas corretas. SOMA: ____________ 15. U.F. Santa Maria-RS A alternativa que rene apenas espcies isoeletrnicas : a) 7N3, 9F, 13Al3+ b) 16So, 17Cl, 19K+ c) 10Neo, 11Nao, 12Mgo 2+, 2+, 2+ d) 20Ca 38Sr 56Ba e) 17Cl, 35Br, 53I 16. VUNESP Em relao aos nmeros de massa, prtons, nutrons e eltrons, classificados como: a) isbaros. b) istopos. c) istonos. d) isoeletrnicos. e) isoestruturais. 17. U.F. Santa Maria-RS Analise a tabela: Assinale a alternativa que apresenta somente espcie(s) neutra(s). a) Apenas X. b) Apenas Y. c) Apenas Z. d) Apenas W. e) Apenas X e W.

14

Si28 e

13

Al27 so

18. (ESPM-SP) O tomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetrio (o ncleo atmico representa o Sol e a eletrosfera, os planetas). Eletrosfera a regio do tomo que:

a) contm as partculas de carga eltrica negativa. b) contm as partculas de carga eltrica positiva. c) contm nutrons. d) concentra praticamente toda a massa do tomo. e) contm prtons e nutrons.

19. Ao longo dos anos, as caractersticas atmicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opinies anteriores no poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histrico de descoberta das caractersticas atmicas. Vrios foram os colaboradores para o modelo atmico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo voc tem a relao de algumas caractersticas atmicas, especifique o cientista responsvel por cada uma destas teorias: I. O tomo comparado a uma bola de bilhar: uma esfera macia, homognea, indivisvel, indestrutvel e eletricamente neutra. _____________________________. II. O tomo comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que eltrons de carga negativa ficam incrustados nela. _____________________________. III. tomo em que os eltrons se organizam na forma de camadas ao redor do

ncleo. _____________________________. III. tomo que apresenta um ncleo carregado positivamente e ao seu redor gira eltrons com carga negativa. _____________________________. Uma importante contribuio do modelo de Rutherford foi considerar o tomo constitudo de: a) eltrons mergulhados numa massa homognea de carga positiva. b) uma estrutura altamente compactada de prtons e eltrons. c) um ncleo de massa desprezvel comparada com a massa do eltron. d) uma regio central com carga negativa chamada ncleo. e) um ncleo muito pequeno de carga positiva, cercada por eltrons. 20. Aponte em cada modelo a seguir as caractersticas que contrariam a proposta de modelo atmico atual: o tomo constitudo de ncleo e eletrosfera, considerando as partculas subatmicas: prtons, nutrons e eltrons. I. tomo dos gregos Demcrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matria era composta por pequenas partculas que receberam a denominao de tomo (do grego tomo = indivisvel).

II. tomo de Dalton: uma esfera macia, homognea, indivisvel, indestrutvel e eletricamente neutra. III. tomo de Thomson: o tomo como uma pequena esfera positiva impregnada de partculas negativas, os eltrons. IV. tomo de Rutherford: o tomo consiste em um ncleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente a massa do tomo, e tambm de uma regio extranuclear, que um espao vazio onde s existem eltrons distribudos. 21. Relacione os nomes dos cientistas e filsofos apresentados na coluna esquerda com suas descobertas na coluna direita: a) b) c) d) e) Demcrito Thomson Rutherford Dalton Chadwick ( ( ( ( ( ) Descobridor do nutron. ) Seu modelo atmico era semelhante a uma bola de bilhar.

) Seu modelo atmico era semelhante a um pudim de passas. ) Foi o primeiro a utilizar a palavra tomo. ) Criou um modelo para o tomo semelhante ao Sistema Solar.

22. O primeiro modelo cientfico para o tomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a: a) c) Uma bola de tnis; Uma bola de pingue-pongue; b) Uma bola de futebol; d) Uma bola de bilhar; e) Uma bexiga

cheia de ar.

23. (UFTM-MG)Fogos de artifcio utilizam sais de diferentes ons metlicos misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes coloraes. Por exemplo: sais de sdio emitem cor amarela, de brio, cor verde, e de cobre, cor azul. Essas cores so produzidas quando os eltrons excitados dos ons metlicos retornam para nveis de menor energia. O modelo atmico mais adequado para explicar esse fenmeno o modelo de: a) Rutherford. b) Rutherford-Bohr. c) Thomson. d) Dalton. e) Millikan.

24. (UFRS-RS) O conhecimento sobre estrutura atmica evoluiu medida que determinados fatos experimentais eram observados, gerando a necessidade de proposio de modelos atmicos com caractersticas que os explicassem.

A associao correta entre o fato observado e o modelo atmico proposto, a partir deste subsdio, : a) I 3; II 1; III 2; IV 4 b) I 1; II 2; III 4; IV 3 c) I 3; II 1; III 4; IV 2 d) I 4; II 2; III 1; IV 3 e) I 1; II 3; III 4; IV 2

You might also like