You are on page 1of 3

INSEMINAO ARTIFICIAL

Para que o vulo seja fertilizado, os espermatozides devem percorrer um longo caminho desde o fundo vaginal, onde so depositados, at a parte final da trompa. Para a maioria das pessoas, esta distncia pode parecer mnima, mas para o espermatozide equivale a quilometros de distncia. Por isso que o homem precisa produzir milhes de espermatozides mveis, pois o nmero de espermatozides que consegue alcanar a parte final da trompa muito pequeno se comparado aos milhares que iniciaram a jornada na vagina. O objetivo principal da inseminao artificial intra-uterina facilitar ao mximo o encontro do vulo com os espermatozides. Para isto, realiza-se o preparo do smem em laboratrio, visando a seleo dos melhores e mais rpidos espermatozides para serem depositados o mais prximo possvel do local da fertilizao: no tero e nas trompas. Alm disso, o preparo do smem promove a capacitao dos espermatozides que adquirem movimentao mais rpida. Existiram no passado outros tipos de inseminao como inseminao intra-cervical ou cervical quando o smem era colocado no fundo vaginal ou dentro do colo (canal cervical), mas os resultados eram sofrveis e por isso, estas tcnicas foram abandonadas. A inseminao artificial est indicada, geralmente, nas seguintes situaes: Muco cervical inadequado, rebelde ao tratamento. Infertilidade sem causa aparente. Alterao leve nas caractersticas do smen. Endometriose leve. Disfunes sexuais psicognicas. Impotncia orgnica, ejaculao retrgada. Utilizao de smen congelado antes de tratamento de cncer.

Devemos lembrar que a condio bsica para realizarmos a inseminao intra-uterina a presena de trompas em perfeito estado. Qualquer alterao tubria pode comprometer o resultado deste procedimento. Os estudos mais recentes mostram que para alcanarmos um bom resultado com a inseminao, devemos tambm induzir a ovulao atravs de medicamentos, isto , no devemos utilizar ciclo natural quando realizamos a inseminao intra-uterina, pois a chances se reduzem bastante.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

A ovulao estimulada com hormnios a partir do 3 dia do ciclo menstrual e o controle da estimulao feito atravs de exames de ultra-som transvaginal a partir do 8 ou 9 dia do ciclo, dependendo do esquema de induo utilizado pelo mdico. Geralmente so necessrios 3 exames de ultra-som durante um ciclo de inseminao. Os vulos se localizam no ovrio dentro de estruturas denominadas folculos; so estes folculos que crescem ao longo da primeira parte do ciclo e que podem ser estudados atravs do ultra-som. Quando os folculos atingem um dimetro mdio de aproximadamente 17 mm, provavelmente eles contero um vulo maduro e a ser o momento da paciente fazer uso de uma outra medicao (hCG) que terminar o amadurecimento do vulo e far com que o folculo se rompa liberando o vulo, processo que denominado ovulao. Desta forma, no ciclo induzido e monitorizado com ultra-som, podemos acompanhar todas as fase de crescimento, amadurecimento e liberao do vulo, nos permitindo assim, saber exatamente o perodo da ovulao e sincronizar a inseminao. Esta deve ser realizada geralmente 34 a 38 horas aps a administrao da medicao para amadurecer o vulo. A coleta do smem pelo parceiro realizada cerca de 2 a 4 horas antes de ocorrer a ovulao. O smen ento preparado no laboratrio e atravs de um exame ginecolgico comum o material preparado contendo os melhores espermatozides colocado dentro tero utilizando-se um cateter de plstico, indolor. importante frisar que tanto o vulo como o espermatozides matm sua capacidade de fertilizao por aproximadamente 24 horas. importante que os mdicos monitorizem o tratamento medicamentoso a fim de se evitar a produo de muitos vulos, aumentando o risco de uma gravidez mltipla. O risco de cerca de 5% quando temos at 3-4 folculos. Acima de 4 folculos maduros, devemos cancelar o procedimento e reiniciar em um ciclo subsequente com uma dosagem de medicao menor. Os ndices de sucesso deste mtodo so de 10 a 18% por ciclo. Devemos lembrar que a chance de um casal sem nenhum problema para engravidar em um ms frtil de cerca de 20-22%. As chances de gravidez podem chegar a 50% se o casal realizar 3 a 5 tentativas. Aps esse nmero de tentativas, as chances de gravidez atravs da inseminao caem drasticamente, no sendo recomendado insistir neste tipo de tratamento. O casal e o mdico devem reavaliar o caso para saber qual o melhor procedimento a partir de ento. Inseminao artificial com smem de doador Este tipo de inseminao utilizado quando o parceiro no apresenta quantidade ou qualidade suficientes de espermatozides para fertilizao do vulo. Assim, o casal pode

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

recorrer a um banco de smem para realizar o procedimento. Os bancos de smem realizam uma entrevista com o casal para estudar as caracterstcas do parceiro e assim, encontrar um doador que apresente as caractersticas mais prximas. Em todo doador so realizados uma bateria de testes de infeco que incluem entre outros AIDS, hepatite, Doena de Chagas, Sfilis. O smem congelado e os exames no doador so repetidos um ano depois e s depois deste tempo que a amostra fica disposio para utilizao. O processo o mesmo da inseminao artificial homloga ocorrendo a induo da ovulao, monitorizao atravs do ultra-som e aplicao da medicao para amadurecimento do vulo. No momento da inseminao, o smem do doador preparado no laboratrio e colocado dentro da cavidade uterina. Os resultados com inseminao heterloga so melhores que os da inseminao homloga, uma vez que a parceira, a priori, no apresenta nenhum problema de fertilidade e o smem sabidamente de boa qualidade. Atualmente, os homens com alteraes importantes no smem e que no tinham chance de engravidar podem recorrer s tcnicas de micro-manipulao de gametas (veja ICSI). Estas tcnicas permitem que um nico espermatozide seja colocado dentro do vulo, possibilitando a fertilizao e permitindo a obteno de gravidez com seu prprio material gentico. Os resultados de gravidez utilizando-se o ICSI so aproximadamente os mesmos que os alcanados com a fertilizao in vitro. Desta forma, um grande nmero de homens taxados de estreis e que s podiam engravidar com smem de doador, podem hoje alcanar uma gravidez com seus prrpios espermatozides.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

You might also like