You are on page 1of 5

Trs pequenos truques com ndices (TOC Table of contentes) no InDesign

Tabelas de contedo em documentos do InDesign no so apenas para livros. Voc pode marcar qualquer coisa comestilos de pargrafo e inclu-los em um tipo especial de lista chamada de ndice. Alm de um TOC (Table of content) tradicional, como voc pode ver em um livro ou revista, voc pode criar listas de ilustraes, anunciantes ou o que quiser. Sumrios podem ser exportados para bookmarks em um arquivo PDF. Arquivos EPUB exigem que voc crie um ndice de navegao que voc pode criar usando os mesmos comandos que voc usa para sumrios de impresso. [alert color="blue"]Ateno! Este artigo fonte de pesquisa, traduo e adaptao de um site externo. No se esquea de visitar o artigo original para prestigiar este fantstico trabalho. O link para o artigo original tambm pode ser visto no final deste artigo. [/alert] Criar uma tabela de contedos (TOC) em um documento do InDesign como criar um conjunto enorme de referncias cruzadas. O TOC no s mantm o controle da localizao de um ponto especfico em um documento (juntamente com o nmero da pgina em que ele aparece), mas tambm cria automaticamente ligaes electrnicas a partir do texto do TOC ao texto no documento. Mas s vezes, quando voc cria sumrios, pode ter problemas especiais que requerem truques ou solues alternativas. Aqui esto trs truques e solues.

Vrios estilos em um nvel de TOC


Eu sempre achei que voc s pode usar um estilo de pargrafo para cada nvel de uma tabela de contedo, porque essa a forma como eles so geralmente criados. Mas s vezes o estilo de ttulo que deseja incluir em um TOC podem ter variaes. Talvez por razes de construo, numa posio pode aparecer em uma cor, em alguns casos, e em uma outra cor em outros casos. Na caixa de dilogo Edit Table of Contents, incluem tanto os estilos de pargrafo, em destaque no circulo vermelho superior da imagem abaixo. Em seguida, basta mover os dois para o

mesmo nvel do TOC. Eles vo exportar corretamente na ordem certa na tabela final do contedo.

Adicionando texto que no visualizado ou impresso a um TOC


Voc tambm pode aplicar um estilo de pargrafo para texto que no tem a inteno de ser visualizado ou impresso e, em seguida, inclu-lo dentro de uma tabela de contedos. Voc pode fazer isso para uma lista de anunciantesou uma tabela de Ilustraes e imagens. Para adicionar estas imagens em uma tabela de Ilustraes, rtulos foram adicionados s duas imagens nesta pgina, e formatados com a lista de estilo de pargrafo Ilustrao. Os quadros de texto foram colocados sobre uma camada chamada Descrio escondida, e a camada foi escondida. Esses rtulos aparecem como entradas no TOC se voc marcara opo Include Text in Hiden Layers, como mostrado acima no segundo circulo vermelho, abaixo da imagem.

Descrio invisvel
Aqui est a tabela resultante de Ilustraes:

Quando um estilo dentro de um TOC parece no funcionar


A tabela de contedos no apenas um texto comum, embora parea que ela . viva e pode ser atualizada a qualquer momento, acessando o menu Layout> Update table of contents (Layout> Atualizar sumrio). Embora voc possa selecionar e editar o texto, esta no uma boa ideia, porque se voc posteriormente atualizar o TOC, as alteraes feitas desapareceram. Pela mesma razo, eu aprendi, que os estilos que so referenciados dentro de um TOC no pode ser usados para outros fins. Deixe-me dar dois exemplos: O primeiro uma tabela de contedos para a verso EPUB do mesmo livro. Voc pode usar o ndice de estilo para gerar o

TOC de navegao exigido em um EPUB. Voc tambm pode colocar o TOC no documento para criar uma linha ou HTML TOC. Veja baixo a imagem deste livro com navegao TOC como visualizado no Adobe Digital Editions (esquerda) e um inline TOC colocado em uma pgina no incio do e-book (direita). Ambos so um hiperlink para o texto de destino. Eu tinha designado a palavra Content para ser ottulo do TOC na tabela, na caixa de dilogo de configurao do ndice no InDesign, e eu tinha formatado com o mesmo estilo de pargrafo que eu usei para as entradas de nvel superior no resto do EPUB. Tudo parecia estar OK.

No entanto, eu queria forar uma quebra de pgina sempre que O estilo de ttulo 1 aparecesse no EPUB. Eu fiz isso, especificando que o estilo dividisse o documento (forar uma quebra de pgina) na caixa de dilogo Edit All Export Tags, escolhidos a partir do menu do painel Estilos de pargrafo. Ento eu especifiquei Split Document: Based on Paragraph Export Tags ao exportar o arquivo EPUB. Todas as pginas quebraram corretamente, exceto o cabealho Content na tabela de contedos que no funcionou. O problema que o texto dentro do texto especial ao vivo do TOC no pode ser referenciado por outro recurso ou de outro ndice. A soluo definir o campo Ttulo para ficar em branco (circulado abaixo), e para criar um quadro separado no layout contendo a palavra Content para que estilo de ttulo seja aplicado. (Observe tambm que um inline TOC no deve ter nenhum nmero de pgina selecionado, pois os arquivos EPUB so responsivos e no tm nmeros de pgina reais. Entretanto, os links funcionam corretamente.) Na ilustrao abaixo, a palavra Content est em um quadro separado do TOC, e agora o e-book quebrou antes do TOC do jeito que eu queria.

You might also like