You are on page 1of 14

ArcGIS 10.

1:
Super Anlise Hidrolgica com Spatial Analyst

ArcGIS 10.1: Super Anlise Hidrolgica com Spatial Analyst


Extrao de Rede de Drenagem , lgebra de Mapas e Delimitao de Bacia Hidrogrfica so os temas que sero abordados neste fantstico tutorial. Eu tentei construir esta dica de modo que o procedimento para extrao de rede de drenagem possa ser reproduzido em outro SIG, pois as ferramentas so as mesmas. A caixa de ferramentas Hydrology so algoritmos do Spatial Analyst para anlise hidrolgica no ArcGIS. Vamos utilizar essas ferramentas para extrao de uma rede de drenagem a partir de um DEM SRTM.

Download e Processamento do SRTM Topodata


No tutorial abaixo voc pode obter uma grade vetorial contendo links para download do DEM Topodata. O procedimento para obter este modelo de elevao processado pelo INPE est tudo muito bem documentado no tutorial abaixo: Topodata Modelo Digital de Elevao Processado pelo INPE | http://goo.gl/tKp2a O DEM SRTM utilizado para extrao da rede de drenagem precisa de um ajuste de projeo e reprojeo para o Sistema de Coordenadas Planas UTM de acordo com a localizao. O tipo de dado utilizado no tutorial Unsigned Integer 16 bit (Nmeros Inteiros No Sinalizados de 16 bits) [1] [2].

[1] | http://goo.gl/hoMcy [2] | http://goo.gl/LtJHD

Familiarize-se com alguns termos associados a Hidro


importante tomar nota de alguns termos associados anlise hidrolgica conhecendo os seus correspondentes em Portugus: Watershed = Bacia Hidrogrfica Basin = Bacia Hidrogrfica Drainage Network = Rede de Drenagem Stream Network = Rede de Drenagem Sub-Basin = Sub-Bacia Stream = Crrego, Riacho, Rio Upstream = Rio Acima (Em Geografia, upstream indica a fonte de um crrego ou rio contra a direo normal do fluxo de gua) Downstream = Rio Abaixo

Traduo de algoritmos de Anlise Hidrolgica


Sink (Buraco, Depresso) Cria um raster identificando todas as depresses, reas de drenagem interna e vazios ou erros do SRTM ou outro raster de superfcie. Fill (Preencher) Preenche pequenas imperfeies nos dados e remove todos os sinks do raster de superfcie.

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 2

Flow Direction (Direo do Fluxo) Gera um raster contendo a direo do fluxo de cada clula. No Flow Direction, cada pixel potencialmente cercado por oito pixels vizinhos. A inclinao de cada uma destas oito direes pode ser calculada tomando-se a diferena em elevao indicada pelo valor de DEM para cada um destas oito localidades vizinhas e do valor no pixel a ser examinado. Flow Accumulation (Acumulao de Fluxo) O raster criado determina a acumulao de fluxo a partir do Flow Direction criado anteriormente.

Tutorial
Execute o ArcMap. A caixa de ferramentas Hydrology est localizada no menu Spatial Analyst Hydrology. O pr-processamento realizado fizemos no Modelo de Elevao Topodata seguiu estas etapas:

O arquivo foi entregue com projeo/Datum arbitrria, sem referncia espacial. Definimos a projeo para GCS_WGS1984; Reprojetamos o DEM com referncia geogrfica para WGS 1984 UTM Zone 22 S (esta a projeo plana da regio de Jaboticabal-SP, nossa rea de estudo) Foi feita a converso do tipo de dado de Float 32 bits para Unsigned Integer 16 bits.

Nosso DEM Topodata est pronto. Este PDF traz uma viso geral da regio onde vamos executar nossas anlises hidrlogicas no Spatial Analyst | http://goo.gl/XEYhX.

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 3

Flow Direction Definindo as Direes dos Rios


Clique no menu Spatial Analyst Hydrology Flow Direction. Informe o DEM e o local de sada para o novo arquivo TIF:

Clique com o boto direito do mouse sobre o Flow Direction criado e selecione a opo Open Attribute Table. No campo Count da tabela, o Flow Direction deve conter apenas os valores 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128 que representam as oito clulas adjacentes por onde a gua deve fluir. A tabela de atributos do nosso raster possui muitos valores associados ao Flow Direction, o que significa que h vazios, depresses ou mesmo erro nos dados SRTM. Verifique o problema atravs desta imagem: | http://goo.gl/RfXeT

A ferramenta Sink cria um raster identificando possveis erros nos dados SRTM.

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 4

Sink
Cria um raster identificando vazios e possveis imperfeies no raster de superfcie. Clique no menu Spatial Analyst Hydrology Sink Informe o Flow Direction no campo de entrada e indique um arquivo TIF no campo de sada. Execute o processo.

Agora podemos identificar os problemas do raster deixando apenas o Sink habilitado. A ferramenta Fill deve ser utilizada para correo de todos os sinks. Verifique o problema de sinks atravs desta imagem: | http://goo.gl/ZvPxc

Fill Preenchimento de Vazios do DEM


A ferramenta Fill deve ser executada diretamente no DEM. Clique no menu Spatial Analyst Hydrology Fill. Informe o Fill no campo de entrada e indique um arquivo TIF no campo de sada.

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 5

Aguarde o trmino do processo. O raster Fill ser adicionado no mapa. Se o aspecto da imagem estiver totalmente cinza, clique com o boto direito do mouse sobre o raster Fill acesse as Propriedades do Raster, guia Simbology e modifique o Stretch Type para Minimum/Maximum. Visualizao do DEM corrigido pela ferramenta Fill: | http://goo.gl/TAkHK

Com o novo DEM Filled, ser preciso gerar um novo Flow Direction. Vamos organizar nosso ambiente de trabalho removendo do ArcMap o antigo DEM, o Flow Direction com problema e o prprio Sink. S vamos manter no mapa o DEM preenchido pela ferramenta Fill. Apenas o DEM corrigido pela ferramenta Fill deve permanecer no mapa: | http://goo.gl/Ew9a5

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 6

Execute novamente o algoritmo Flow Direction e aguarde o trmino do processo. Este o Flow Direction CORRETO. Tabela de valores com campo Cont que registram valores de 1 a 128: Visualizao do Flow Direction: | http://goo.gl/ETrrB

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 7

Flow Accumulation Criando a Acumulao do Fluxo


Clique no menu Spatial Analyst Hydrology Flow Accumulation:

Execute o processo Flow Accumulation. Nas opes, informe a entrada, a sada e modifique o tipo de dado para Inteiro (Integer). O Flow Accumulation ser criado, mas o raster pode parecer escuro. preciso aproximar o mapa com a ferramenta Zoom para visualizar os locais onde ocorre o fluxo de gua acumulada: Visualizao do Flow Accumulation: | http://goo.gl/BCaHd

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 8

Para ampliar a visualizao, acesse as Propriedades da Camada Raster (Layer Properties). Na guia Simbology, marque a categoria Classified e selecione 8 classes. Modifique a rampa de cores para Azul Piscina Lils. Ser necessrio alterar a primeira cor da classificao para branco (clique sobre o retngulo). Clique no boto OK.
Nova Visualizao do Flow Accumulation: | http://goo.gl/cvKdL

Os rios agora podem ser visualizados no mapa.

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 9

lgebra de Mapas para Extrao da Rede de Drenagem


Para criar uma rede de drenagem, preciso estabelecer um limiar para descobrir quantos pixels adjacentes devem formar os rios. Em nosso caso, vamos estabelecer um limiar de 500 pixels. Restaure a simbologia cinza do Flow Accumulation atravs das Propriedades do Raster, guia Symbology, categoria Stretch. Modifique o Stretch Type para Minimum/Maximum.

Formulao de Expresses Algbricas no SIG


A expresso matemtica criada com base em proposies que podem surgir no decorrer do projeto. A funo CON (Conditional) determina um teste lgico e retorna um resultado. Simples assim. Em relao rede de drenagem, poderamos estabelecer uma condio para criar o limiar, filtrando apenas os pixels significativos. A condicional do limitar torna-se intuitiva quando lida desta maneira: Se o valor dos pixels do raster Flow Accumulation for superior a 500, deve-se substitu-los pelo valor 1. Caso contrrio, transformar em NODATA. Com esta condio, todas as clulas do raster com valor superior a 500 sero consideradas durante a criao de um novo mapa raster. As demais clulas sero transformadas em NODATA. Esta a questo lgica: o velho IF > ELSE. O prximo passo consiste em redigir essa informao na linguagem do computador (expresso matemtica). Clique no menu Spatial Analyst Map Algebra Raster Calculator Digite a frmula abaixo: Con("03_FLOW_ACCUMULATION.tif" > 500,1)

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 10

Substitua na expresso a string 03_FLOW_ACCUMULATION.tif pelo nome do arquivo raster que representa o Flow Accumulation. Informe um local de sada para a Rede de Drenagem.

A rede de drenagem ser visualizada no mapa. Um aspecto interessante sobre o limiar: ele deve ser utilizado com uma espcie de filtro para os rios. Dependendo da aplicao, o uso da hierarquia dos rios pode ser ampliada ou omitida. Os algoritmos Strahler e Shreve so mais especficos para classificar rios segundo a ordem. Os testes que realizei aqui demonstram que, se o limiar for aumentado, os riachos podero ser omitidos. Segue um layout com a drenagem extrada de acordo com os limiares 500, 1000 e 2000. O maior limiar gera crregos mais genricos. Visualizao da Drenagem com Limiares 500, 1000 e 2000: | http://goo.gl/f4dlu

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 11

Stream to Feature Converso da Drenagem para Shapefile


Clique no menu Spatial Analyst Hydrology Stream to Feature Informe a Rede de Drenagem, o Flow Direction e o nome de sada para o arquivo shapefile de linhas.

A extrao/vetorizao da drenagem, para a resoluo espacial do DEM SRTM, ficou excepcional. Muito bom mesmo.

Alta resoluo: http://goo.gl/4krQ9


Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br | Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 12

Basin Bacia Hidrogrfica


Spatial Analyst Hydrology Basin ltimo processo. Informe o Flow Direction e o arquivo TIF de sada.

A bacia ser criada. Acesse as Propriedades do Raster e modifique a simbologia e classes como foi feito anteriormente.

Resultado Final
Bacias Hidrogrficas e Rede de Drenagem (PDF) | http://goo.gl/J4NU0

Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br |

Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 13

Agora posso dar prosseguimento ao meu trabalho em Jaboticabal-SP, pois eu tenho a delimitao perfeita da bacia hidrogrfica daquela regio. Fim do tutorial. possvel reproduzir essa mesma dica em outro SIG, pois agora voc est um pouco mais familiarizado com os algoritmos.

Dvidas e sugestes podem enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br


Processamento Digital Geotecnologias e Software Livre | www.processamentodigital.com.br | Por Jorge Santos | 07 de maio de 2013 14

You might also like