You are on page 1of 8

RESENHA DA OBRA INTRODUO ANLISE DO DISCURSO CAPTULO I HELENA H.

NAGAMINE BRANDO
CAPTULO I ANLISE DO DISCURSO
Rmulo Gicome de O. Fernandes Leiliane Xavier Azevedo Joo Valter Gabriel Sandra Maristela Trcio Silva Flor Valdomiro de Jesus Valria Fagundes 1 ESBOO HISTRICO

Este trabalho tem por finalidade apresentar ao pblico leitor um resumo sinttico sobre a Anlise do Discurso (AD) do ponto de vista da autora Helena H. Nagamine Brando em sua obra segunda edio publicada em 2004. A princpio devemos considerar que a linguagem um sistema de significao da realidade, como um distanciamento entre a coisa representada e o signo que a representa; sabendo que esta distncia entre a coisa e sua representao sgnica que reside a ideologia. Da, consideramos que o ponto de articulao dos processos ideolgicos e dos fenmenos lingsticos , portanto, o discurso:
A linguagem enquanto discurso no constitui um universo de signos que serve apenas como instrumento de comunicao ou suporte de pensamento; a linguagem enquanto discurso interao, um modo de produo social. Ela no neutra e nem natural, por isso o lugar privilegiado de manifestao da ideologia. (BRANDO, 2004, p.11)

Introduo anlise do discurso em

Os anos 50 foram decisivos para a construo de uma anlise enquanto disciplina. De um lado surge o trabalho de Harris (1952) Discurse Analys, que mostrou a possibilidade de ultrapassar as anlises confinadas meramente frase. (BRANDO, 2002. p 13) Segundo Brando (2002), a princpio existiram duas obras diferentes, embora importantes e seminais para a anlise do discurso: A primeira, considerada um marco inicial da anlise do discurso, (a obra de Harris, j citada,

que se coloca ainda como simples extenso da Lingustica); e a segunda, a obra de Benveniste, a qual afirma que o locutor faz uso do aparelho formal da lngua para enunciar sua condio de locutor por ndices especficos. A primeira obra se volta para o procedimento de anlise de unidade da lngua, dos enunciados e situando-se fora de qualquer reflexo sobre as significaes e as consideraes scio-histricas que vo distinguir e marcar a anlise do discurso. Por outro lado a outra voltada para o foco da relao que se estabelece entre o locutor, seu enunciado e o mundo: relao que estar no centro das reflexes da anlise do discurso, em que o enfoque da posio scio-histrico dos enunciadores ocupa um lugar primordial. Ambas as obras citadas acima so consideradas importantes, pois segundo Orlandi (1986) apud Brando 2002), essas duas direes marcariam duas maneiras diferentes de pensar a teoria do discurso. Ainda Segundo Orlandi (1986):
H duas maneiras diferentes de pensar a teoria do discurso: Uma que a entende como uma extenso da lingustica e outra que considera o enveredar para a vertente do discurso o sintoma de uma crise interna da lingustica, principalmente na rea da semntica. (BRANDO, 2004, p. 14)

Contudo, acredita-se que ambas contribuem para que a anlise do discurso ocorra em seu mbito natural e real semntico, podendo assim trazer ao espao lingustico o contedo implcito que est alm da frase propriamente dita.

1.1 A PERSPECTIVA TERICA FRANCESA

Na frana, com o Estruturalismo, os intelectuais enxergaram uma articulao que se fazia entre a lingustica, o marxismo e a psicanlise. Neste interstcio, a AD nasceu tendo como base a relao entre linguistas, historiadores e psiclogos. Contudo, inscrevendo em um quadro que articula o lingustico com o social a AD v seu campo estender-se para outras reas do conhecimento e assiste a uma verdadeira proliferao dos usos da expresso anlise do discurso. Para Brando (2002), ocorrem no interior da AD dois quadros que se interrelacionam, a saber: o lingustico e o socio-histrico, em que se formam dois conceitos, o de cunho ideolgico e o outro discursivo:

As duas grandes vertentes que vo influenciar a corrente francesa de AD so do lado da ideologia os conceitos de Althusser, e do lado do Discurso as ideias de Focault. sobre a influncia dos trabalhos desses dois tericos que Pcheux, um dos estudiosos mais profcuos da AD elabora seus conceitos. (BRANDO, 2004, p.18).

A ideologia sempre apresentou variadas interpretaes no que diz respeito ao seu real significado. Chau, apud (BRANDO, 2004) diz que o termo ideologia foi criado pelo filsofo Destrutt de Tracy, e tm como sinnimo a atividade cientfica que estudava a faculdade de que o indivduo era dotado de pensar e da relao do corpo com o meio ambiente. Em Napoleo a palavra adquiriu sentido pejorativo, em que os franceses eram taxados de abstratos, perigosos e que ofereciam risco ao poder vigente, em que tambm eram acusados de serem causadores da desordem do sistema sociopoltico da poca.

2 A IDEOLOGIA

2.1 MARX

Marx e Engels identificam a ideologia com a separao que se faz entre a produo das ideias e as condies sociais e histricas em que so produzidas. A produo de ideias, de concepo e da conscincia liga-se, a princpio, diretamente e indiretamente atividade material e ao comrcio material dos homens, como uma linguagem da vida real. Para Marx e Engels, o que as ideologias fazem colocar os homens e suas relaes de cabea para baixo como ocorre com a refrao da imagem numa cmara escura.
Metaforicamente, essa invaso de imagem, isto , o descer do cu para a terra em vez de ir da terra para o cu que ele denuncia nos filsofos alemes, representa o desvio de percurso que consiste em partir das ideias para se chegar realidade. (BRANDO, 2004, p. 20).

Para Chau apud Brando (2002), segundo a concepo Marxista, a ideologia um instrumento de dominao de classes porque a classe dominante faz com que suas ideias passem a ser medidas de todos, com a viso de que o termo ideologia parece estar reduzido a uma simples categoria filosfica de iluso ou mascaradamente da realidade social, a ideologia a que se refere , portanto, especificamente a ideologia da classe dominante.

A ideologia organiza-se como um sistema lgico e coerente de representao e de normas ou regras que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar o que devem valorizar o que devem sentir o que devem fazer e como devem fazer. (BRANDO, 2004, p. 22)

2.2 ALTHUSSER

Em Althusser a ideologia a maneira pela qual os homens vivem a sua relao com condies reais de existncia, e essa relao necessariamente imaginria.
A existncia da ideologia , portanto, material, porque as relaes vividas, nela representadas, envolvem a participao individual em determinadas prticas e rituais no interior de aparelhos ideolgicos concretos. Em outros termos, a ideologia se materializa nos atos concretos, assumindo com essa objetivao um carter moldador das aes. (BRANDO, 2004, p. 25).

Portanto, em seu ponto de vista, o imaginrio o modo como o homem atua e relaciona-se com as condies reais de vida.

2.3 RICOEUR

Paul Ricoeur chama ateno para no se fazer uma interpretao ideolgica redutora em termos das classes sociais, justificando o interesse da classe dominante. Ele classifica ideologia em trs categorias: a primeira funo geral que perpetua um ato fundador inicial; dinmica e motivadora, tambm simplificadora e esquemtica, alm de operatria e no temtica. Poderamos dizer, tambm, que intolerante, devido inrcia que parece concretiz-la.
Nesse sentido, ideologia a conservao e resistncia s modificaes. O novo pe em perigo as bases estabelecidas pela se reconhecer e se reencontrar na comunho das mesmas ideias e prticas sociais. A ideologia opera, assim, um estreitamento das possibilidades de interpretao dos acontecimentos. (BRANDO, 2002, p.26)

A segunda categoria de ideologia classifica-se como funo de dominao. o momento em que se cruzam a ideologia-integrao com a ideologia-dominao, que possuem um carter de distoro e de dissimulao.

A terceira Ricoeur diz que tornar a imagem pelo real e o reflexo pelo original. Nas diferentes formas de conceituar a ideologia, percebe-se que ela oscila entre duas opes que determinam diferentes maneiras de abordar a relao linguagem-ideologia: uma ligada tradio marxista, preconizando o discurso ideolgico (que de alguma forma serve para legitimar o poder de uma classe social). A outra se define como uma determinada comunidade social numa determinada circunstncia histrica.

3 LNGUA, DISCURSO E IDEOLOGIA

Foi em 1977, atravs de Pcheux, que surge a crtica contraditria Focault, apresentando uma teoria materialista do discurso. Esta crtica aponta trs tendncias: - A formalista-logista por intermdio da estrutura lingustica das teorias gerativas atravs dos [...] trabalhos da escola de Port-Royal (CHOMSKY, FILLMORE, LAKOF, MCCAWLEY). (BRANDO, 2006. p.39); - A histrica ou lingustica histrica conhecida desde o sculo XIX por Brunot e Meillet, que aps diversas variaes e mudanas passou a ser conhecida como geo, etno, sociolingustica (M. Cohen, V. Weinreich, Labov e de um ponto de vista menos terico, B. Bernstein). (BRANDO, 2006, p.39) - E, finalmente, a lingustica da fala; sua primazia est na enunciao, na mensagem, no texto, no discurso etc., por enfocar e dissecar a comunicao apresenta apreenses quanto retrica e a poesia. Assim passa a ser considerada uma contraveno do desvio e passa a ser vista como uma lingustica do dilogo como jogo de afrontamento (R. Jakobson, Benveniste, Ducrot, Barthes, Greimas, Kristeva). (BRANDO, 2006. p.39) Deste modo, percebe-se que o olhar formalista / estruturalista, ao fragmentar a lngua como objeto cientfico e social, a tem como composio de caractersticas morfolgicas e sintticas interligadas aos elementos e lugares lingusticos.
[...] a preocupao de Pcheux inscrever o processo discursivo em uma relao ideolgica de classes, pois reconhece, citando Balibar, que, se a lngua indiferente diviso de classes sociais e a sua luta (da a relativa autonomia do sistema lingustico), estas (as classes sociais)

no o so em relao lngua a qual utilizam de acordo com o campo de seus antagonismos. (BRANDO, 2006. p.41-42)

No entanto, o processo discursivo tem como base a produo de sentido, proporcionando a emerso de significaes e constituindo os sentidos na formao discursiva, bem como a ideolgica e, assim, fomentando bases da teoria da anlise do discurso.

3.1 CONDIES DE PRODUO DO DISCURSO

Courtine (1981), aps denominar que as condies de produo deveriam ter requisitos, as enumera em uma trade, dispostas em: Anlise Psicolgica social, seguida dos estudos da Sociolingustica e suas variaes "o estado social do emissor, o estado social do destinatrio, as condies sociais da situao de comunicao (BRANDO, 2006, p.43) as quais seriam responsveis pelas condies de produo do discurso; e foi atravs do texto Discourse analysis (1952) de Harris que foi perceptvel os primeiros vestgios de CP (Condies de Produo) presentes em frases "que foram pronunciadas ou escritas umas em seguida das outras por uma ou vrias pessoas em uma s situao" (BRANDO, 2006, p.43). A primeira tentativa para a explicao cientfica da construo da significao a partir da CP foi apresentada por Pecheux, em 1969, por meio da estrutura informacional da comunicao, organizada por Jakobson, que exps [...] a vantagem de colocar em cena os protagonistas do discurso e o seu referente, permitindo compreender as condies (histricas) da produo de um discurso. (BRANDO, 2006, p.44). Podemos acrescer de que
[...] a contribuio de Pcheux est no fato de ver nos protagonistas do discurso no a presena, a fsica de "organismos humanos individuais, mas a representao de "lugares determinados na estrutura de uma formao social, lugares cujo feixe de traces objetivo caractersticos pode ser descrito pela sociologia. (BRANDO, 2006, p.44)

Portanto
[...] no discurso, as relaes entre esses lugares, objetivamente definveis, acham-se representadas por uma srie de "formaes imaginrias" que designam o lugar que destinador

e destinatrio atribuem a si mesmo e ao outro, a imagem que eles fazem de seu prprio lugar e do lugar do outro. Dessa forma, em todo processo discursivo, o emissor pode antecipar as representaes do receptor e, de acordo com essa anteviso do "imaginrio" do outro, fundar estratgias de discurso. (BRANDO, 2006. p.44)

Helena Hathsue Nagamine Brando (2006) expem que para Courtaine (1981) as tentativas de Pecheux deram incio s discusses, mas foi nas teorias de Courdesses, em meados de 1971, por meio dos discursos de Blum e Thorez que percebe-se a
Passagem contnua da histria (a conjuntura e o estado das relaes sociais) ao discurso (enquanto tipologias que nele se manifestam) pela mediao de uma caracterizao psicossociologica (as relaes do indivduo ao grupo) de uma situao de enunciao. (BRANDO, 2006, p.45)

Logo, perceptvel que


[...] a relao entre lngua e discurso, midiatizada pelo psicossociolgico, apaga as determinaes propriamente histricas, fazendo com que a caracterizao do processo da enunciao em cada discurso no seja relacionada ao efeito de uma conjuntura, mas s caractersticas individuais de cada locutor ou ainda as relaes interindividuais que se manifestam no seio de um grupo. (BRANDO, 2006, p.45)

Courtaine (1981) nos apresenta que as Condies de Produo no podem ser atradas pelas aes psicolgicas originadas pelo histrico do discurso ou por singelas circunstncias, mas que a interao entre os sujeitos do discurso, que ento passaram a se interagirem e estabelecer analogias discursivas, passando assim a uma teorizao de que a CP est alinhada a anlise histrica das contradies ideolgicas presentes na materialidade dos discursos e articulada teoricamente com o conceito de formao discursiva. (BRANDO, 2006, p.45)

4 FORMAO IDEOLGICA E FORMAO DISCURSIVA

A materialidade ideolgica se concretiza no discurso e sua articulao possui dois conceitos: a de formao ideolgica e a de formao discursiva. Para

Pcheux (1977) o discurso que interessa ao materialismo histrico est ligada superestrutura ideolgica, produo dominante e formao social considerada.
Na reproduo das relaes de produo, uma das formas pela qual a instncia ideolgica funciona a da interpelao ou assujeitamento do sujeito como sujeito ideolgico. Essa interpelao ideolgica consiste em fazer com que cada indivduo (sem que ele tome conscincia disso, mas, ao contrario , tenha a impresso de que senhor de sua prpria vontade) seja levado a ocupar seu lugar em um dos grupos ou classes de uma determinada formao social. (BRANDO, 2006, p. 46)

O discurso uma qualidade da ideologia, e o discursivo pertence ao gnero ideolgico que leva em conta uma relao de classe, determinando o que deve ou no ser dito. A formao discursiva envolve dois tipos de funcionamento: a parfrase, que um texto retomado e reformulado em busca da preservao da identidade. Segundo Pcheux (1977 apud BRANDO, 2006) o outro prconstrudo um ponto de articulao da teoria do discurso com a lingustica.
O conceito de FD regula, dessa forma, a referncia interpelao/ assujeitamento do individuo em sujeito de seu discurso. a FD que permite dar conta do fato de que de que sujeitos falantes, situados numa determinada conjuntura histrica, possam concordar ou no sobre o sentido a dar s palavras, falar diferentemente falando a mesma lngua. Isso leva a constatar que uma FD no uma nica linguagem para todos ou para cada um sua linguagem, mas que numa FD o que se tem vrias linguagens em uma nica. (BRANDO, 2006, p. 49)

REFERNCIAS

HELENA, H. Nagamine Brando. Introduo Anlise do Discurso, Campinas, SP: Editora da Unicamp, Ed. 2004 e 2006.

You might also like