You are on page 1of 11

Linguagem As prticas discursivas como locus de investigao Language Discourse practices as locus of investigation Um dilogo entre Bakhtin e Vygotsky

ky a respeito da educao dos surdos


Regiane Pinheiro Agrella, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento & Lorena Valsani Leme Passos, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Embora Bakhtin e Vygotsky tenham vivido na mesma poca (comeo do sculo XX) na antiga Unio Sovitica e terem ambos estudado sobre linguagem, no encontramos na literatura indcios de algum encontro entre eles.

No entanto, muitos conceitos desenvolvidos por ambos so semelhantes, como os descritos abaixo, neste quadro comparativo:

Vygotsky Linguagem: O desenvolvimento do pensamento determinado pela linguagem, isto , pelos instrumentos lingsticos do pensamento e pela

Bakhtin Lngua: A lngua constitui um processo de evoluo ininterrupto, que se realiza atravs da interao verbal social dos locutores(1997: 127)

experincia scio-cultural da criana.(1991:44) Palavra: As palavras desempenham um papel central no s no desenvolvimento do pensamento, mas tambm na evoluo da histrica da conscincia como um todo. Uma palavra um microcosmo da conscincia.(1991: 132) Curso da linguagem:O pensamento no simplesmente expresso em palavras, por meio delas que ele passa a existir (1991:108) Palavra:A palavra (o discurso interior) se revela como o material semitico privilegiado do psiquismo. (...) se apresenta como o fundamento, a base da vida interior. A excluso da palavra reduziria o psiquismo a quase nada.(1997:52) Curso da linguagem:No a atividade mental que organiza a expresso, mas ao contrrio, a expresso que organiza a atividade mental, que a modela e determina sua orientao(1997: 112) Os dois autores demonstram a importncia da interao social para o desenvolvimento da linguagem, a primazia da palavra para a constituio do pensamento / psiquismo e o fato de que a aquisio da linguagem que se faz de fora para dentro (do social para o individual).Tais aproximaes nos fazem eleger os dois autores para embasar nossas reflexes sobre a educao dos surdos, embora Bakhtin nunca tenha escrito sobre os surdos.

Nossos questionamentos a respeito da educao dos surdos, a partir desta concepo sociointeracionista adotada pelos autores, a seguinte:

Partindo do pressuposto de que a lngua no pode ser ensinada, mas precisa ser vivenciada, como podemos acreditar que o ensino da lngua oral possa suprir as necessidades lingsticas do surdo, tanto na funo de interao social como de suporte para seu pensamento? Como possvel criana surda, que nasce numa famlia de ouvintes desenvolver-se lingisticamente numa lngua no acessvel a ela ?

De acordo com os princpios tericos postulados pelos dois autores, o surdo, como qualquer pessoa, necessita de uma lngua que possa ser adquirida espontaneamente, apenas pelo convvio social.

Nesta concepo socio-histrica a lngua no vista como algo que transmitido do adulto para a criana e aprendido pela imitao. Ao contrrio, os autores destacam o papel ativo da criana no fluxo dinmico da cadeia de comunicao de seu meio social.

Os indivduos no recebem a lngua pronta para ser usada; eles penetram na corrente de comunicao verbal; ou melhor, somente quando mergulham nesta corrente que sua conscincia comea a operar.(...) Os sujeitos no adquirem a lngua materna; nela e por meio dela que ocorre o primeiro despertar da conscincia. (pg. 108)

Por esta razo, defendemos uma educao bilnge para os surdos, ou seja, de que a criana surda adquira a Lngua de sinais o mais cedo possvel com um adulto surdo. A

Lngua de Sinais permite ao surdo um desenvolvimento completo de sua linguagem, pois, sendo uma Lngua de modalidade visual-gestual no h qualquer empecilho orgnico para que o surdo a adquira. Esta lngua no precisa ser ensinada. Ao ter contato com adultos e outras crianas que usam a Lngua de Sinais, a criana poder mergulhar no fluxo da comunicao e ter, ento, o despertar da sua conscincia.

Segundo Brito (1993):

As Lnguas naturais tm a importante funo de suporte do pensamento, funo esta freqentemente ignorada por especialistas envolvidos na educao do surdo que consideram a Lngua apenas como meio de comunicao.(...) As Lnguas de Sinais, por serem naturais e de fcil acesso para os surdos, so extremamente importantes para o preenchimento da funo cognitiva e suporte do pensamento.

A Lngua de Sinais o suporte para o desenvolvimento cognitivo do surdo. Nos parece bvio que, assumindo as idias de Vygotsky e Bakhtin sobre linguagem e pensamento chegamos concluso de que somente a lngua de sinais pode suprir a funo de suporte para o pensamento, permitindo que o surdo tenha um desenvolvimento normal, equiparado ao de uma criana ouvinte. No entanto, ao depararmos com a obra de Vygotsky Fundamentos de defectologia na qual fala sobre a educao de deficientes, entre eles os surdos, percebemos que o autor no assumia com a mesma convico que fazemos hoje, a importncia da Lngua de sinais para a educao dos surdos.

Nos textos de 1925, Vygotsky defende o ensino da fala como nica forma de ascender o surdo ao estado humano:

Ensinar o surdo a falar significa no s brindar-lhe com a possibilidade de comunicar com as pessoas, como desenvolver nele a conscincia, o pensamento, a autoconscincia. Este o retorno do surdo ao seu estado humano. ( Vygotsky, 1989:66)

Nesta poca, alm de defender o ensino da lngua oral, Vygotsky criticava a mmica (forma como chamava a lngua gestual usada pelos surdos):

necessrio organizar a vida da criana de forma que sua linguagem seja necessria e a mmica no interessante e intil. Se criar a necessidade de linguagem, a fala aparecer.(1989: 69)

Vygotsky assim defendia a supresso da mmica a favor da lngua oral na educao dos surdos, por considerar a mmica inferior: A mmica permite dar s as indicaes materiais mais aproximadas e concretas.(1989:.67)

Em 1930, Vygotsky muda sua forma de encarar a mmica e passa a perceb-la como lngua (apesar de continuar chamando-a de mmica). Ele diz:

A luta da linguagem oral contra a mmica, apesar de todas as boas intenes dos pedagogos, como regra geral, sempre termina com a vitria da mmica, no porque precisamente a mmica do ponto de vista psicolgico seja a linguagem verdadeira do

surdo-mudo, nem porque a mmica seja mais fcil, como dizem muitos pedagogos, seno porque a mmica uma lngua verdadeira em toda a riqueza de sua importncia funcional e a pronncia oral das palavras formadas artificialmente est desprovida de toda sua riqueza vital e s uma cpia sem vida da linguagem viva.(1989: 190)

A partir deste momento, Vygotsky passa a defender a mmica na educao dos surdos: As investigaes psicolgicas (experimentais e clnicas) demonstram que a poliglossia (o domnio de diferentes formas de linguagem) a via mais beneficiosa e inevitvel da linguagem e educao da criana surda.(1989: 294)

No entanto, a mmica ainda vista por Vygotsky como um meio auxiliar para a educao dos surdos, ele no avana na possibilidade de se ter um processo educacional exclusivamente baseado na Lngua de Sinais. Isso porque Vygotsky defendia uma concepo Evolucionista de linguagem, mesmo afirmando que a mmica uma linguagem verdadeira, a considera uma linguagem primitiva. Tal concepo de linguagem (evolucionista) se confirma ao analisarmos a forma como Vygotsky fala a respeito da lngua dos ndios bororos, citados em Pensamento e linguagem(1991)

Os povos primitivos tambm pensam por complexos e, consequentemente, em suas lnguas a palavra no funciona como portador de um conceito,mas como um nome de famlia para grupos de objetos concretos, associados no logicamente, mas factualmente. (1991: 62)

Vygotsky compara os processos mentais dos ndios bororos ao de uma criana e do doente mental, tendo todos um pensamento primitivo.

Essa sua concepo evolucionista, que o faz afirmar que haveria lnguas mais evoludas e outras mais primitivas, no o permitiu acreditar na suficincia da Lngua de Sinais (por ele chamada de Mmica) para a educao dos surdos.

Como afirmam Veer e Valsiner, embora defendesse a equivalncia bsica de diferentes caminhos rumo ao desenvolvimento cultural, Vygotsky opunha-se a que se ensinasse (apenas) a linguagem de sinais para crianas surdas e defendia o ensino da linguagem oral, raciocinando que a linguagem de sinais no permitiria que a criana desenvolvesse formas conceituais mais elevadas de pensamenento (1991: 91).

Apesar de considerar a mmica uma linguagem primitiva, Vygotsky d uma enorme contribuio para a mudana na Educao dos surdos, pois, desde seus primeiros textos de 1925, Vygotsky j percebia que a lngua de sinais era prpria dos surdos, ntrinsica aos grupos humanos surdos, ao afirmar:

Os hbitos da mmica e dos gestos esto to arraigados que a linguagem oral no pode lutar contra eles.(1989: 91).

Nesta poca, Vygotsky aconselhava os professores a evitar a mmica, pois ela estava to arraigada nos surdos, que era preciso utilizar mtodos anti-naturais para acabar com ela. O mais importante nesta afirmao a prpria constatao de que a Lnguia de Sinais

inerente, est arraigada aos grupos surdos. Ao orientar os professores a lutarem contra ela, Vygotsky confirma a importncia da mmica para os surdos, ou seja,o fato de estar arraigada neles. A histria nos mostrou que essa luta foi em vo e que todos esforos das educadores no foi suficiente para apagar essa lngua dos grupos surdos.

Portanto, hoje, podemos afirmar com certeza, que ao invs de lutar contra ela, a educao dos surdos deve escolher como lngua de instruo a lngua prpria dos grupos surdos, no apenas como uma concesso, mas como uma escolha poltica.

Referncias bibliogrficas

BAKHTIN, Mikhael (1997). Marxismo e Filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec BRITO, Lucinda F. (1993). Integrao Social e Educao dos Surdos. Rio de Janeiro: Babel GES, M. Ceclia R. de (1996). Linguagem, Surdez e Educao. Campinas: Autores Associados GOLDFELD, Mrcia (1997). A criana surda - Linguagem e cognio numa scio-interacionista. So Paulo, Plexus. LACERDA, Cristina B. F. (1996) O processo dialgico entre o aluno surdo e educador ouvinte: Examinando a construo de conhecimentos. Tese de Doutorado. Faculdade de Educao. Unicamp VAN DER VEER, R. e VALSINER, J. (1991) Vygotsky, uma sntese. So Paulo: Loyola abordagem

VYGOTSKY, L. S. (1989). Obras completas - Tomo cinco Fundamentos de defectologia Havana, Editorial Pueblo y Educacion. VYGOTSKY, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem. So Paulo: Martins Fontes

Resumo

O presente trabalho analisa criticamente as contribuies de Vygotsky comumente admitidas pelos autores que defendem a abordagem bilnge de educao de surdos como Ges, Lacerda, e Goldfeld.

Num segundo momento discutimos algumas contribuies de Bakthin a respeito de linguagem.

Embora o autor no tenha estudado a lngua de sinais ou a educao dos surdos, nos parece pertinente, quando estudamos a questo da surdez, refletir sobre algumas de suas concepes.

Questes abordadas por Bakhtin como o aspecto ideolgico do signo e a caracterstica social da lngua determinada pela histria, modificam a concepo de aquisio da linguagem. A lngua no vista como algo que transmitido do adulto para a criana, e aprendida pela imitao. Ao contrrio, o autor destaca o papel ativo da criana no fluxo dinmico da cadeia de comunicao do seu meio social.

Tais contribuies nos parecem instigantes quando abordamos a questo da educao de surdos sob uma perspectiva socio-antropolgica, uma vez que acreditamos que a Lngua de Sinais a que deve ser adquirida inicialmente pelo surdo e na qual se dar a construo de seus conhecimentos. Desta forma, centraliza-se na prpria comunidade surda, ou seja, em adultos que dominem a Lngua de Sinais, o papel de emergir essas crianas no mundo da lngua.

Elencadas as contribuies dos dois autores, buscamos estabelecer um paralelo entre os mesmos de forma a constituir um dilogo possvel para uma reflexo sobre a educao dos surdos.

Sumary

This paper is designed to discuss some of contributions the social-historic conception brought into our review of a bilingual educational approach to the deaf.

This discussion han been carried out by researchers inthe area of permanent hearing disability, such Ges, Lacerda, Goldfeld, among others. Our objective is review some of the concepts developed by Bakhtin and Vygotsky, as they show to have some similarity, and establish a relationship among them, while reflecting about a deaf childs education.

According to the theoretical principles adopted by the two authors, we support a bilingual education to the deaf, by which a deaf child should acquire a sign language as early as possible. Signs can provide full development of a childs native language. It is a visula-gesture type of language and there is no organic barrier that the child needs to cope with.

You might also like