You are on page 1of 3

Aluno: Vanderlei Alves Dias Professor: Carmelo Martines ANLISE DA PRIMEIRA CARTA DE PEDRO AUTOR E DATA: O primeiro versculo

da epstola indica que Pedro seu autor (1 Pedro 1: 1). Acredita-se que esta carta foi escrita por volta do ano 64 d. C. CONTEXTO:

A primeira carta de Pedro foi endereada a um grupo maior de cristaos, espalhados por diversas regies da sia Menor.
O tema central de 1 Pedro como o cristo deve se comportar em meio ao sofrimento (1 Pedro 4: 16). A Epstola foi escrita depois que a cidade de Roma foi incendiada. Com o incndio de Roma, a cidade desapareceu. Os elementos religiosos de Roma foram destrudos (templos, santurios, dolos). As pessoas ficaram sem lar e sem esperana. Muitas foram mortas. O dio que sentiam era grande. Nero aproveitou deste ensejo para culpar os cristos pelo incndio. Os romanos sentiram tamanha indignao contra os cristos. Em consequncia disso, uma perseguio odiosa contra os cristos se iniciou e logo se alastrou por todo o Imprio Romano, alcanando as regies do Ponto, Galcia, Capadcia, sia e Bitnia (1 Pedro 1: 1). Pedro sob a inspirao do Esprito Santo, escreveu essa epstola para fortalec-los, ensinando-lhes como viver vitoriosamente em meio hostilidade, sem perderem a esperana enquanto aguardavam a segunda vinda de Jesus. PONTOS PRINCIPAIS EM CADA CAPTULO: CAPTULO: 1 Salvao 2 Crescimento espiritual e comportamento 3 A honra a Cristo 4 O sofrimento por Cristo 5 A graa de Deus O QUE CADA CAPTULO FALA SOBRE JESUS: 1 Cristo, a fonte de esperana e redeno (vv. 3, 18-20). 2 Cristo, a pedra angular exemplo de perseverance em meio ao sofrimento (vv. 69, 21-24). 3 Cristo, o Senhor (vv. 15 e 22). 4 Cristo, o sofredor (vv. 1 e 13). 5 Cristo, o supremo pastor (v. 4). A SALVAO NA EPSTOLA DE 1 PEDRO: 1 Pedro 1: v. 2 Pedro comea falando sobre a eleio segundo a prescincia de Deus. Ou seja, o plano de salvao foi elaborado por Deus antes da fundao do mundo. v. 3 Mostra que pela misericrdia de Deus nascemos de novo, assim como Cristo ressurgiu dos mortos, para a esperana da vida eternal.

v. 5 O poder de Deus protege aqueles que tem f Para a salvao que sera revelada quando Jesus voltar. v. 9 O resultado de nossa f a salvao. v. 10 Os profetas pregaram sobre essa salvao que viria por meio de Jesus. v. 18 Nossa redeno custou um preo muito alto, o sangue do filho de Deus. v. 23 Ns nascemos de novo quando conhecemos e praticamos a palavra de Deus. 1 Pedro 2: v. 2 Pedro enfatiza que o crescimento para a salvao se d quando nos alimentamos da palavra de Deus. Devemos desejar a salvao assim como um beb deseja o leite materno. v. 9 Novamente Pedro fala sobre a eleio para a salvao, assim como no verso 2 do captulo 1. 1 Pedro 3: v. 15 Como cristos devemos viver uma vida santa e estarmos preparados sempre para responder a quem possa interessar sobre nossa esperana de salvao. v. 20 Pedro destaca que a mesma gua que serviu como um instrumento de destruio para uns, serviu como instrumento de salvao para as oito pessoas que foram obedientes a Deus e entraram na arca. v. 21 Pedro conecta esse verso com o verso anterior, fazendo uma aluso ao batismo. Jesus disse que quem crer e for batizado sera salvo (Mc. 16: 16). Romanos 6 compara o batismo com a morte e a ressurreio de Jesus. O que Pedro quer dizer que assim como a gua do dilvio serviu para salvar uns e condenar outros, o batismo tambm sera um ponto importante para a salvao de uns e tambm para a condenao de outros. 1 Pedro 4: v. 18 esse verso tem relao com Mateus 7: 14, onde Jesus mencionou que estreita a porta que conduz a vida eterna e so poucos os que entram por ela. Em outra ocasio Jesus que difilcimente um rico entraria no reino dos cus (Mt. 19: 23 e 24), os discpulos ao ouvirem isto perguntaram: sendo assim quem pode ser salvo? (Mt. 19: 25); Jesus respondeu que o que impossvel para os seres humanos possvel para Deus (Mt. 19: 26). A resposta de Jesus aos discpulos nesta ocasio sugere uma boa explicao para 1 Pedro 4: 18, olhando da perspectiva humana difcil alcanar a salvao, mas analisando sobre a tica divina a salvao se torna uma possibilidade real e alcanvel. 1Pedro 5: v. 4 Pedro fala que logo que o Supremo Pastor se manifestar os fiis recebero a coroa imarcecvel. O apstolo est fazendo aluso salvao que os cristaos recebero quando Jesus o Supremo Pastor vier com poder e muita glria. REFERNCIA: Mueller, nio R. 1 Pedro introduo e comentrio. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova e Associao Religiosa Editora Mundo Cristo, So Paulo SP: 1991. Mosconi, Luis. As Duas Cartas de Pedro. Paulinas, So Paulo SP: 2002.

You might also like