You are on page 1of 9

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CAMPUS UNIVERSITRIO DE BRAGANA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: OFICINA DE ANLISE DE TEXTOS ESCOLARES DOCENTE: MSc. MARIA DA CONCEIO AZEVEDO

ARTIGO CINTIFICO ANLISE DE ERROS ORTOGRFICOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BRAGANA-PA DEZEMBRO-2009

Anlise de erros Ortogrficos em Textos de alunos do Ensino Fundamental.

Schanderson Silva1 Resumo Na perspectiva de um conhecimento mais amplo sobre a produo de textos de alunos do ensino fundamental, analisarei os erros ortogrficos associados a fatores provenientes da passagem da fala para a escrita e posteriormente para a ortografia das quais os discentes tm grandes dificuldades. Neste artigo sero abordados a origem da escrita, seu desenvolvimento, erros ortogrficos e a relao da criana com a escrita. Palavras-chave: Escrita; Linguagem; Aluno; Textos; Educao. Introduo: sempre bom lembrar que a fala antecede a representao escrita, em todos os momentos da histria. Ambas, fala e escrita, so sistemas simblicos do pensamento humano para fins comunicativos. A atividade de falar no menos complicada do que a de escrever, e quando o assunto ortografia, no podemos deixar diferenas e semelhanas entre a lngua falada e escrita no ato comunicativo. H uma srie de interferncias entre as duas, o que acaba por refletir na escrita. Assim a grafia em portugus no essencialmente fontica, muitas vezes etimolgicas, e de repente, temos de desligar a palavra falada da escrita, e aps o perodo de nossa alfabetizao (descobrir com quantas e quais letras se escreve uma palavra), cada vez mais questionamos a grafia correta das palavras. Aprendemos que, para colocar o pensamento numa folha de papel, precisamos compreender as normas que regem a lngua escrita, e foi destinada escola a misso de ensinar a escrever. Neste artigo vamos considerar os desvios muito comuns na escrita das palavras provenientes do modo como usada no meio social.

Aluno regularmente matriculado no curso de licenciatura plena em Lngua Portuguesa da Universidade Federal do Par Campus de Bragana, turma 2007.

No primeiro e segundo momento sero abordados como a escrita teve sua origem, quais os povos que mais se destacaram em seu desenvolvimento e o processo de alfabetizao da criana. No terceiro momento sero analisados os erros ortogrficos dos textos selecionados. E finalmente, no quarto tpico a relao da criana com a escrita. 1- A origem da escrita H cerca de 5000 anos, na Sumria, os pastores vendiam ovelhas e compravam cereais. Como as vendas foram aumentando, eles comearam a notar os dados sobre as trocas comerciais. Inventaram um sistema que se baseava em contas: uma srie de pedras de argila, de diversas formas, com alguns desenhos, letras ou cruzes. As pedras eram guardadas em caixas que precisavam de identificaes. Segundo Fernandes e Andrev (2001), este sistema de anotao era usado nas trocas e na contabilidade de impostos, tornando-se o precursor da escrita, que nasceu da necessidade das pessoas representarem quantidades e marcar objetos que se referiam s quantidades. Supe-se que a escrita surgiu pela primeira vez no mundo antigo, e com o passar do tempo foi se aprimorando, a partir da necessidade do ser humano viver em sociedade. Segundo Barbosa (1994,p.34):
A escrita tem origem no momento em que o homem aprende a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos que sejam compreensveis por outros homens que possuem idias sobre como funciona esse sistema de comunicao.

No oriente mdio a escrita primitiva foi histograma, figuras representando objetos. Logo em seguida aparece a ideograma, na Mesopotmia, assim chamado pelo fato das figuras representarem idias. Num terceiro estgio aparece a fonografia-figura no Egito, representando sons. Dos povos antigos os que mais se destacavam no desenvolvimento da escrita foram os babilnicos e os egpcios. Cada um deles teve sua destacada e particular escrita: os babilnicos criaram a cuneiforme, assim denominada por consistir de pequenas cunhas, feitas especialmente em pedras, enquanto os egpcios usavam pequenas figuras para representar objetos e figuras os famosos hierglifos. A histria nos revela que a decifrao dessas escritas exigia muito esforo e concentrao. Assim

difcil determinar com exatido onde, como e quando a escrita teve sua origem; provavelmente originou-se quando o homem sentiu necessidade de guardar seus feitos para que a posteridade as conhecesse.

2 O desenvolvimento da escrita O aluno no seu cotidiano est sempre em contato com o mundo das letras, e esse relacionamento se d de vrias formas: revistas, bilhetes, jornais, nomes de ruas, outdoor e outros. Esse contato faz com que ele descubra como a escrita funciona, estimulando a curiosidade e a reflexo. Partindo ento para as perguntas e observao, vo obtendo respostas acerca do significado da escrita. Sabe-se que para chegar ao domnio da escrita eles tero que passar por alguns processos de aprendizagem que so explicados atravs de nveis que, segundo Ferreiro & Teberosky se constituem das seguintes formas: pr-silbico, silbico, silbicoalfabtico e alfabtico. Porm, no nos deteremos em explicar esses nveis, seguiremos para a anlise dos textos produzidos pelos alunos do ensino fundamental maior.

3 Anlise dos Erros Ortogrficos dos Textos. Pretenderei mostrar como os alunos do ensino fundamental, ao aprenderem a escrever, produzem textos espontneos, entretanto as regras do sistema da escrita do portugus muitas vezes so complexas, com isso os alunos acabam se confundindo na distino entre a letra e o fonema, ocasionando o chamado erro ortogrfico. Assim, abordarei alguns casos encontrados nos textos quanto aos problemas lingsticos e de natureza textual-discursiva.

3.1 Problemas lingsticos ( fono-ortogrficos) Transcrio fontica:

Os erros mais comuns dos alunos so caracterizados por uma transcrio da fala para a escrita. Analisando os erros dos textos apresentados, enquadrados nesta categoria, encontrou-se os seguintes casos: a. O aluno escreve i em vez da letra e, porque fala [i] e no [e]: Eu queria lhe pidi uma boneca; b. Escreve uma vogal em vez de duas, porque usa na sua pronncia um monotongo: To querendo uma boneca; c. No escreve o r por no haver som correspondente em sua fala: Ele tinha que mata um drago; d. Escreve o r em vez de l, pois faz essa troca quando fala: O menino ta destruindo o praneta; e. Escreve u no lugar de l: Pedi uma bousa da helllokity, O gato mia to auto; f. Escreve duas vogais em vez de uma, pois na sua pronncia usa um ditongo: Voc no a princesa, mais um drago.

Juntura intervocabular

quando o aluno costuma juntar todas as palavras: Eraumavez uma mulher; Porio eu queria muito agradece.

Forma morfolgica diferente

Alguns erros ortogrficos acontecem porque, na variedade dialetal que se usa, certas palavras tm caractersticas prprias que dificultam o conhecimento, a partir da fala, de sua forma ortogrfica: Cio cenhor, comprar esse um iria agradece o cenhor.

3.2 Problemas sintticos Ocorrem com freqncia nos textos desvios norma culta, utilizada constantemente a linguagem oral: Quando chegou l, e ai a bruxa se transformou em drago. 3.3 Problemas de acentuao grfica e pontuao A marcao dos acentos grficos bem como a utilizao de sinais de pontuao est ausente na maioria dos textos.

4- Problemas de natureza textual-discursiva Apesar dos textos apresentarem desvios s normas ortogrficas, lingsticas, textuais, no geral so: a. Textos cujos annimos so sujeitos, demonstrando sua autoria, em alguns casos tomaram como base os contos fantsticos, com enredo linear em primeira e terceira pessoa, apresentam uma sequncia lgica dos fatos sem comprometer a sua estrutura, tambm so utilizados fatores como criatividades, imaginao, pedidos e persuaso; b. Os textos so minimamente coesos, mas no compromete a coerncia do enredo, principalmente nos contos e nas histrias em quadrinhos.

5 Alunos x Escrita Para comear a escrever os alunos no precisam estudar a gramtica, pois j dominam a lngua portuguesa, a dificuldades no fato dos alunos no conhecem a forma ortogrfica das palavras e nem as regras gramaticais que so apresentadas dentro de um contexto adequado e espontneo, para que possam se compreendidos da melhor forma. Segundo Antunes (2007, p.46)
O grande equvoco em torno do ensino da lngua tem sido o de acreditar que, ensinando nomenclatura gramatical conseguimos deixar os alunos suficientemente competentes para ler e escrever textos conforme as diversificadas situaes sociais.

Por essas implicaes, o professor deve interferir para que a escrita tenha seu papel de comunicao e, sobretudo, sua funo social, procurando ensinar o aluno de forma espontnea a produzir seus textos de forma autnoma.

6 Consideraes finais A concentrao desse artigo veio satisfazer a curiosidade diante da anlise de textos do ensino fundamental; das observaes conclu que a oralidade transportada para a escrita. Alm disso, a falta de coeso bastante visvel, mas no compromete a harmonia significativa do texto. Portanto, os discentes so produtores dos seus textos, deixando de copiar os modelos dos manuais didticos, relacionando o que vivem na sua realidade social com a produo textual, deixando de fora temas feitos somente voltados para a escola.

Referncias Bibiogrficas ANTUNES, Irand. Aula de Portugus: Encontro e Interao. So Paulo. Parbola Editorial, 2007. BARBOSA, Jos Juvncio. Alfabetizao e Leitura. So Paulo, Cortez, 1994. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingustica. So Paulo, Scipione, 2005. FERNANDES, Maria e ANDREV, Sebastio. Os Segredos da Alfabetizao. So Paulo: Ediouro, 2001. FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. A Psicognese da Linguagem Escrita. Porto Algre: Artes Mdicas, 1991. OLIVEIRA, Marta Kohl, Vigotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo scio-histrico; Scipione, So Paulo, 1995. SOARES, Magda. Alfabetizao e Letramento. So Paulo: Contexto, 2006. GERALDI, Joo Wanderley. O texto na sala de aula. So Paulo: tica, 2006.

ANEXOS

You might also like