You are on page 1of 12

Terceira Parte DISCIPLINA Captulo I OS CORPOS DCEIS Eis como ainda no incio do sculo XVII se descrevia a figura ideal

do soldado. Os oldado antes de tudo algum que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas tambm de seu orgulho: seu corpo o braso de sua fora e de sua valentia; e se verdade que deve aprender aos poucos o ofcio das armas essencialmente lutando as manobras como a marcha, as atitudes como o porte da cabea se originam, em boa parte, de uma retrica corporal da honra: Os sinais para reconhecer os mais idneos para esse ofcio so a atitude viva e alerta, a cabea direita, o estmago levantado, os ombros largos, os braos longos, os dedos fortes, o ventre pequeno, as coxas grossas, as pernas finas e os ps secos, pois o homem desse tipo no poderia deixar de ser gil e forte: [tornado lanceiro, o soldado] dever ao marchar tomar a cadncia do passos para ter o mximo de graa e gravidade que for possvel, pois a Lana uma arma honrada e merece ser levada com um porte grave e audaz. (p.131) Encontraramos facilmente sinais dessa grande ateno dedicada ento ao corpo - ao corpo que se manipula, modela-se, treina-se, que obedece, responde, torna-se hbil ou cujas foras se multiplicam. O grande livro do Homem-mquina foi escrito simultaneamente em dois registros: no antomo-metafsico, cujas primeiras pginas haviam sido escritas por Descartes e que os mdicos, os filsofos continuam; outro, tcnico-poltico, constitudo por um conjunto de regulamentos militares, escolares, hospitalares e por processos empricos e refletidos para controlar ou corrigir as operaes do corpo. (p.132) Forma- se ento uma poltica das coeres que so um trabalho sobre o corpo, uma manipulao calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos. (p.133)
O momento histrico das disciplinas o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa no unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeio, mas a formao de uma relao que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto mais til, e inversamente. Formase ento uma poltica das coeres que so um trabalho sobre o corpo, uma manipulao calculada de seus lementos, de seus gestos, de seus comportamentos (p. 133)

Mas como uma multiplicidade de processos muitas vezes mnimos. De origens diferentes, de localizaes esparsas, que se recordam, se repetem, ou se imitem, apoiam-se uns sobre os

outros, distinguem-se seguindo seu campo de aplicao, entram em convergncia e esboam aos poucos a fechada de um mtodo geral. (p.134)
Aqueles que cuidam dos detalhes muitas vezes parecem espritos tacanhos, entretanto esta parte essencial, porque ela o fundamento, e impossvel levantar qualquer edifcio ou estabelecer qualquer mtodo sem ter os princpios. No basta ter o gosto pela arquitetura. preciso conhecer a arte de talhar pedras.(p. 135)

(...) Para o homem disciplinado, como para o verdadeiro crente, nenhum detalhe indiferente, mas menos pelo sentido que nele se esconde que pela entrada que a encontra o poder que quer apanh-lo. (p.135) (...) pra controle e utilizao dos homens, sobem atravs da Era Clssica, levando consigo todo um conjunto de tcnicas, todo um corpo de processos e de saber, de descries, de receitas e dados. E desses esmiuamentos, sem duvida, nasceu o homem do humanismo moderno. (p.136)

A arte das distribuies

A disciplina procede em primeiro lugar distribuio dos indivduos no espao. (p.137)

A disciplina s vezes exige a cerca, a especificao de um local heterogneo a todos os outros e fechado em si mesmo. Local protegido da monotonia disciplinar. Houve o grande encarceramento dos vagabundos e dos miserveis; houve outros mais discretos, mas insidiosos e eficientes. (p. 137)
Solido necessria do corpo e da alma, dizia um certo ascetismo: eles devem, ao menos por momentos, defrontar-se a ss com a teno e talvez com a severidade de Deus. (p.138)

(...) todo indivduo tratado inscrito num registro que o mdico deve consultar durante a visita; mais tarde viro o isolamento dos contagiosos, os leitos separados. (p.139) Nas fbricas que aparecem no fim do sculo XVIII, o principio do quadriculamento individualizante se complica. Importa distribuir os indivduos num espao onde se possa isol-los; mas tambm articular essa distribuio sobre um aparelho de produo que tem suas exigncias prprias. (p.139-140)

(...) seu comportamento ocupa ora uma fila, ora outra; ele se desloca o tempo todo numa srie de casas; umas ideais, que marcam uma hierarquia do saber ou das capacidades, outras devendo traduzir materialmente no espao da classe ou colgio essa repartio de valores ou dos mritos. (p.141) So espaos que realizam a fixao e permitem a circulao; recortam segmentos individuais e estabelecem ligaes operarias; marcam lugares e indicam valores; garantem a obedincia dos individuo, mas tambm uma melhor economia do tempo e dos gestos. (p.142) Haver em todas as salas de aula lugares determinados para todos os escolares de todas as classes, de maneira que todos os da mesma classe sejam colocados num mesmo lugar e sempre fixo. Os escolares das lies mais adiantadas sero colocados nos bancos mais prximos da parede e em seguida os outros segundo a ordem das lies avanando para o meio da sala... Cada um dos alunos ter seu lugar marcado e nenhum o deixar nem trocar sem a ordem e o consentimento do inspetor das escolas. [Ser preciso fazer com que] aqueles cujos pais so negligentes e tm piolhos fiquem separados dos que so limpos e no os tm; que um escolar leviano e distrado seja colocado entre dois bem comportados e ajuizados, que o libertino ou fique sozinho ou entre dois piedosos. (p. 142)

Mas sob a forma de repartio disciplinar, a colocao em quadro tem por funo, ao contrrio, tratar a multiplicidade por si mesma, distribu-la e dela tirar o maior nmero possvel de efeitos. Enquanto a taxinomia natural se situa sobre o eixo que vai do carter categoria, a ttica disciplinar se situa sobre o eixo que liga o singular e o mltiplo. Ela permite ao mesmo tempo a caracterizao do indivduo como indivduo, e a colocao em ordem de uma multiplicidade dada. Ela a condio primeira para o controle e o uso de um conjunto de elementos distintos: a base para uma microfsica de um poder que poderamos chamar celular. (p.143-144)

O controle da atividade
O horrio: uma velha herana. As comunidades monsticas haviam sem dvida sugerido seu modelo estrito. Ele se difundiria rapidamente. Seus trs grandes processos estabelecer as cesuras, obrigar a ocupaes determinadas, regulamentar os ciclos de repetio muito cedo foram encontrados nos colgios, nas oficinas, nos hospitais. Dentro dos antigos esquemas, as novas disciplinas no tiveram dificuldade para se abrigar; as casas de educao e os estabelecimentos de assistncia prolongavam a vida e a regularidade dos conventos de que muitas vezes eram anexos. (p. 144)

(...) um tempo sem impureza nem defeito, um tempo de boa qualidade, e durante todo seu transcurso o corpo deve ficar aplicado a seu exerccio. (p.145)

A elaborao temporal do ato: vejamos duas maneiras de controlar a marcha de uma tropa. Comeo do sculo XVII: Acostumar os soldados a marchar por fila ou em batalho, a
marchar na cadncia do tambor. E, para isso, comear com o p direito a fim de que toda a tropa esteja levantando o mesmo p ao mesmo tempo. (p.146)

Um corpo disciplinado a base de um gesto eficiente. (p.147)

Donde o corpo e o gesto postos em correlao: o controle disciplinar no consiste simplesmente em ensinar ou impor uma srie de gestos definidos; impe a melhor relao entre um gesto e a atitude global do corpo, que sua condio de eficcia e de rapidez. No bom emprego do corpo, que permite um bom emprego do tempo, nada deve ficar ocioso ou intil: tudo deve ser chamado a formar o suporte do ato requerido. Um corpo bem disciplinado forma o contexto de realizao do mnimo gesto. Uma boa caligrafia, por exemplo, supe uma ginstica uma rotina cujo rigoroso cdigo abrange o corpo por inteiro, da ponta do p extremidade do indicador. (p.147)
(...) perder um tempo que contado por Deus e pago pelos homem; o horrio devia conjurar o perigo de desperdiar tempo- erro moral e desonestidade econmico. J a disciplina organiza uma economia positiva; coloca o princpio de uma utilizao teoricamente sempre crescente do tempo (...) (p.148) (...) quanto mais se multiplicam suas subdivises, quanto melhor o desarticulamos desdobrando seus elementos internos sob um olhar que os controla, mais esto se pode acelerar uma operao, ou pelo menos regul-la segundo um rendimento timo de velocidade. (p.149)

A organizao das gneses


(...) segundo um esquema analtico- sucesso de elementos to simples quanto possvel, combinando-se segundo uma complexidade crescente. (p.152) Estabelecer srie de srie; prescrever a cada um, de acordo com seu nvel, sua antiguidade, seu posto, os exerccios que lhe convm (...) (p.153) A composio das foras

Sua coragem ou fora no so mais as variveis principais que o definem; mas o lugar que ele ocupa o intervalo que cobre a regularidade, a boa ordem segundo as quais opera seus deslocamentos. (p.158) O tempo de uns se deve ajustar ao tempo de outros de maneira que se possa extrair a mxima quantidade de foras de cada um e combin-la num resultado timo. (p.158) Da mesma maneira nas grandes oficinas se apela para as crianas e os velhos; pois eles tm certas capacidades elementares para as quais no necessrio utilizar operrios que tm vrias outras aptides; alm disso, constituem mo de obra barata: enfim, se trabalham, no so dependentes de ningum. (p.159) O aluno dever aprender o cdigo dos sinais e atender automaticamente a cada um deles. Feita a orao, o mestre dar uma pancada de sinal, olhando a criana que quer mandar ler, far-lhe- sinal de comear. Para fazer o que est lendo, dar uma pancada de sinal... Para fazer sinal ao que est lendo de se corrigir, quando pronunciou mal uma letra, uma slaba ou uma palavra, dar duas pancadas sucessivamente e seguidas, se, aps se ter corrigido, ele no recomea na palavra que pronunciou mal, porque leu vrias depois dela, o mestre dar trs pancadas sucessivamente uma em seguida da outra para lhe fazer sinal de recuar de algumas palavras e continuar a fazer esse sinal, at o escolar chegar silaba ou palavra que pronunciou mal. (p.160) (...)h tambm um sonho militar da sociedade; sua referncia fundamental era no ao estado de natureza, mas s engrenagens cuidadosamente subordinadas de uma mquina, no ao contrato primitivo, mas s coeres permanentes, no aos diretos fundamentais, mas aos treinamentos indefinidamente progressivos, no vontade geral, mas docilidade automtica. (p.162) Captulo II OS RECURSOS PARA O BOM ADESTRAMENTO A vigilncia hierrquica Durante muito tempo encontraremos no urbanismo, na construo das cidades operrias, dos hospitais, dos asilos, das prises, das casas de educao, esse modelo do acampamento ou pelo menos o princpio que o sustenta: o encaixamento espacial das vigilncias

hierarquizadas. Princpio do encastramento. O acampamento foi para a cincias pouca confessvel das vigilncias o que a cmera escura foi para a grande cincia da tica. (p.165166) Como a escola-edifcio deve ser um operador de adestramento. Fora uma mquina pedaggica que Pris-Duverney concebera na Escola militar e at nos mnimos detalhes que ele impusera a Gabriel. Adestrar corpos vigorosos, imperativo de sade; obter oficialmente competentes, imperativo de qualificao; forma militares obedientes, imperativo poltico; prevenir a devassido e a homossexualidade, imperativo de moralidade. (p.166) Um ponto central seria ao mesmo tempo fonte de luz que iluminasse todas as coisas, e lugar de convergncia para tudo o que deve ser sabido: olho perfeito a que nada escapa e centro em direo ao qual todos os olhares convergem. (p.167) O poder disciplinar, graas a ela, torna-se um sistema integrado, ligado do interior economia e aos fins do dispositivo onde exercido. (p.170) A sano normatizadora passvel de pena o campo indefinido do no conforme: o soldado comete uma falta cada vez que no atinge o nvel requerido; a falta do aluno , assim como um delito menor, uma inaptido a cumprir suas tarefas. (p.172) (...)em vez da simples separao do proibido, como feito pela justia penal, temos uma distribuio entre polo positivo e polo negativo; todo o comportamento cai no campo das boas e das ms notas, dos bons e dos maus pontos. (p.173) (...) Medir em termos quantitativos e hierarquizar em termos de valor as capacidades, o nvel, a natureza dos indivduos. (p.176) O exame Estabelece sobre os indivduos uma visibilidade atravs da qual eles so diferenciados e sancionados. por isso que, em todos os dispositivos de disciplina, o exame altamente ritualizado. (p.177) (...) O exame permite ao mestre, ao mesmo tempo em que transmite seu saber, levantar um campo de conhecimento sobre seus alunos. (...) o exame na escola uma verdadeira e constante troca de saberes: garantindo e reservando ao mestre. (179)

Em muitos pontos, modela-se pelos mtodos tradicionais da documentao administrativa. (p.181) (...) um conjunto de circunstncias que qualificam um ato e podem modificar a aplicao de uma regra, o individuo tal com pode ser descrito, mensurado, medido, comparado a outros e isso em sua prpria individualidade; e tambm o individuo que tem que ser treinado ou retreinado, tem que ser classificado, normalizado, excludo, etc. (p.183) (...) a criana, o doente, o louco, o condenado se tornaro, cada vez mais facilmente a partir do sculo XVIII e segundo um via que a dos mecanismos de disciplina, objeto de descries individuais e de relatos biogrficos. (p.183) Captulo III O PANOPTISMO (...) Atrs dos dispositivos disciplinares se l o terror dos contgio, da peste, da revoltas, dos crimes, da vagabundagem, das deseres, das pessoas que aparecem e desaparecem, vivem e morrem na desordem. (p.188) (...) o asilo psiquitrico, a penitenciria, a casa de correo, o estabelecimento de educao vigiada, e por um lado os hospitais, que um modo geral todas as instncias de controle individual funcional num duplo modo: o da diviso binria e da marcao (louco-no louco; perigoso-inofensivo; normal- anormal); e o da determinao coercitiva, da repartio diferencial. (p. 189) Um sujeio real nasce mecanicamente de uma relao fictcia. De modo que no necessrio recorrer fora para obrigar o condenado ao bom comportamento, o louco calma, o operrio ao trabalho, o escolar aplicao, o doente observncia das receitas. (p.192) (...) A mquina de ver uma espcie de cmera escura em que se espionam os indivduos; ela se torna um edifcio transparente o exerccio do poder controlvel pela sociedade inteira. (p.196) (...) O panoptismo o principio geral de uma nova anatomia poltica cujo objeto e fim n o so a relao de soberania, mas as relaes de disciplina. (p.197)

(...) Funo complexa, pois une o poder absoluto do monarca s mnimas instncias de poder disseminadas na sociedade; pois, entre essas diversas instituies fechadas de disciplina ( oficinas, exerccios, escolas), entende uma rede no disciplinares; mas que ela recobre, liga entre si, garante com sua fora armada:disciplina intersticial e metadisciplina. O soberano, com uma poltica disciplinada, acostuma o povo ordem e obedincia. (p.203) (...) no teria sido possvel resolver o problema da acumulao de homens sem o crescimento de um aparelho de produo capaz ao mesmo tempo de mant-los e de utilizlos; inversamente, as tcnicas que tornam til a multiplicidade cumulativa de homens aceleram o movimento de acumulao de capital. (p.208) A pirmide disciplinar constituiu a pequena clula de poder no interior da qual a separao, a coordenao, e o controle das tarefas foram impostos e se tornaram eficazes: e o quadriculamento analtico de tempo, dos gestos, das foras dos corpos, constituiu um esquema operatrio que pde facilmente ser transferido dos grupos a submeter para os mecanismos da produo; a projeo macia dos mtodos militares sobre a organizao industrial foi um exemplo dessa modelao da diviso do trabalho a partir do esquema de poder. (p.208) (...) Duplo processo, portanto: arrancada epistemolgica a partir de um afinamento das relaes de poder; multiplicao dos efeitos de poder graas formao e acumulao de novos conhecimentos. (p.211) (...) O inqurito era o poder soberano que se arrogava o direito de estabelecer a verdade por meio de um certo nmero de tcnicas regulamentadas. (p.212) Quarta parte Priso Captulo I INSTITUIES COMPLETAS E AUSTERAS (...) A forma geral de uma aparelhagem para tornar os indivduos dceis e teis, por meio de um trabalho preciso sobre seu corpo, criou a instituio-priso, antes que a lei a definisse como a pena por excelncia. (p.217)

(...) Uma coisa, com efeito, clara: a priso no foi primeiro uma privao de liberdade e que se teria dado em seguida uma funo tcnica de correo; ela foi desde o inicio uma deteno legal encarregada de um suplemento corretivo, ou ainda uma empresa de modificao dos indivduos que a privao de liberdade permite fazer funcionar no sistema legal. (p.219) (...) Em torno da instituio carcerria, toda uma prolixidade, todo um zelo. A priso, regio sombria e abandonada? O simples fato de que no pare de diz-lo h cerca de dois sculos prova que ela no o era? Ao se tornar punio legal, ela carregou a velha questo jurdicopoltico do direito de punir com todos os problemas, todas as agitaes que surgiram em torno das tecnologias corretivas do indivduo. (p.221) No isolamento absoluto- como em Filadlfia- no se pede a requalificao do criminoso e com aquilo que pode ilumin-lo dentro. (p.224) Mas uma necessidade que justamente no aquela de que falavam os reformadores do sculo XVIII, quando queriam fazer da priso ou um exemplo para o pblico, ou uma reparao til para a sociedade. (p.226) A priso no uma oficina; ela , ela tem que ser em si mesma uma mquina de que os detentos-operrios so ao mesmo tempo as engrenagens e os produtos (...) (p.229) (...) no a partir do individuo-infrator, sujeito jurdico de seu ato, autor responsvel do delito, mas a partir do individuo punido, objeto de uma matria controlada de transformao, o individuo em deteno inserido no aparelho carcerrio, modificado por este ou a ele reagindo. (p.231) (...) A margem pela qual a priso excede a deteno preenchida de fato por tcnicas tipo disciplina. (p.234) (...) preciso que o prisioneiro possa ser mantido sob um olhar permanente; preciso que sejam registradas e contabilizadas todas as anotaes que se possa tomar sobre eles. (p.235) Esta exigncia de saber no se insere, em primeira instncia, no prprio ato jurdico, para melhor fundamentar a sentena e determinar na verdade a medida da culpa. como condenado, e a ttulo de ponto de aplicao de mecanismo punitivo, que o infrator se constitui como objeto de saber possvel. (p.238)

. A operao penitenciria, para ser uma verdadeira reeducao, deve totalizar a existncia do delinquente, tornar a priso um espcie de teatro artificial e coercitivo onde preciso refaz-la totalmente. O castigo legal se refere a um ato; a tcnica punitiva a uma vida; cabelhe por conseguinte reconstituir o nfimo e o pior na forma do saber; cabe-lhe modificar seus efeitos ou preencher suas lacunas, atravs de uma prtica coercitiva. (p.238) (...) medida que a biografia do criminoso acompanha na prtica penal a anlise das circunstncias, quando se trata de medir o crime, vemos os discursos penal e psiquitrico confundirem suas fronteiras; e ai, em seu ponto de juno, forma-se aquela noo de indivduo perigoso que permiti estabelecer uma rede de causalidade na escala de uma biografia inteira e estabelecer um veredicto de punio-correo. (p.239) .O tema de uma sociedade punitiva e de uma semiotcnica geral da punio que sustentou os cdigos ideolgicos- beccarianos ou benthamianos- no fazia apelo ao uso universal da priso. (p.242) Captulo II ILEGALIDADE E DELINQUENCIA Uma carruagem concebida como priso ambulante. Um equivalente mvel do Panptico, dividido em todo o comprimento por um corredor central: de um lado e de outro, seis celas onde os detentos esto sentados de frente. (p.249) (...) o estabelecimento de uma penalidade de determinao, depois o registro de seu fracasso; depois a lenta subida dos projetos de reforma, que chegariam definio mais ou menos coerente de tcnica penitenciria; depois a implantao desse projeto; enfim a constatao de seus sucessos ou fracassos. (p.251) (...) H um sculo e meio que a priso vem sempre sendo dada como seu prprio remdio; a reativao das tcnicas penitenciarias como a nica maneira de reparar seu fracasso permanente; a realizao do projeto corretivo como o nico mtodo para superar a impossibilidade de torn-lo realidade. (p.255) (...) se o principio da deteno penal nunca foi seriamente questionado, sem dvida porque esse sistema carcerrio se enraizava em profundidade e exercia funes precisas. (p.257)

(...) Que os criminosos, que antigamente eram encontrados em todas as classes sociais, saem agora quase todos da ltima fileira da ordem social; que nove dcimos de matadores, de assassinos, de ladres e de covardes procedem do que chamamos a base social. (p.261) (...) O sucesso da priso: nas lutas em torno da lei e das ilegalidades, especificar uma delinquncia. Vimos como o sistema carcerrio substituiu o infrator pelo delinquente . E afixou tambm sobre a prtica jurdica todo um horizonte de conhecimento possvel. (p.263) (...) A justia criminal desempenha o papel de cauo legal e princpio de transmisso. (p.267) (...) Hostilidade aos delinquentes sem dvida; mas batalha em torno da penalidade. Os jornais populares propem muitas vezes uma anlise poltica da criminalidade que se ope termo por termo descrio familiar dos filantropos (pobreza dissipao preguia bebedeira vcio -roubo - crime). (p.272) Captulo III O CARCERRIO (...) A prtica que normaliza fora o comportamento dos indisciplinados ou dos perigos pode ser por sua vez normalizada por uma elaborao tcnica e uma reflexo racional. (p.280) (...) Mas os controles de normalidade eram, por sua vez, fortemente enquadrado por uma medicina ou uma psiquiatria que lhes garantiam uma forma de cientificidade; estavam apoiadas num aparelho judicirio que, de maneira direita ou indireta, trazia-lhes sua cauo legal. (p.281) (...) O encarceramento com seus mecanismos de vigilncia e punio funciona, ao contrrio, segundo um principio de relativa continuidade. (p.283) (...) No admira, pois, que, numa proporo considervel, a biografia dos condenados passe por todos esses mecanismos e estabelecimento dos quais fingimos crer que se destinavam a evitar a priso. (p.285) (...) O carcerrio, com toda sua gama de punies que se estende dos trabalhos forados ou da recluso criminal at aos enquadramentos difusos e leves, comunica um tipo de poder que a lei valida e que a justia usa como sua arma preferida. (p.286)

(...) E sem dvida pelo lado da teoria do contrato que se deve procurar a resposta. Mas deve-se tambm e talvez sobretudo fazer a pergunta contrria: como se fez para que as pessoas aceitassem o poder de punir, ou simplesmente, sendo punidos, tolerassem s-lo. (p.287) (...) A rede carcerria constitui uma das armaduras desse poder-saber que tornou historicamente possveis as cincias humanas. (p.288) (...) Um fato caracterstico: quando se pretende modificar o regime de encarceramento, as dificuldades no vm s da instituio judiciria; o que resiste no a priso-sano penal, mas a priso com todas as suas determinaes, ligaes e efeitos extrajudicirios (...). (p.289) (...) Que a priso no e filha das leis nem dos cdigos, nem do aparelho judicirio; que no est subordinada ao tribunal como instrumento dcil e inadequado das sentenas que aquele exara e dos efeitos que queria obter; que o tribunal que, em relao a ela, externo e subordinado. (p.291)

You might also like