You are on page 1of 2

Ttulo da aula: Sistema digestivo (Digesto salivar) Objetivos: Demonstrar a influncia da saliva para a digesto dos alimentos.

Ao da ptialina sobre a digesto dos amidos. Material e Mtodos: Becker (9 20 ml; 1 50 ml; 2 100ml); Basto de vibro; Seringas descartveis; Colher de medida; Contagotas; Aquecedor; Soluo de iodo; Amido de milho; Saliva de voluntrios; Etiquetas adesivas; Cronmetros.

1) Recolher um pouco de saliva em um beker; 2) Preparar, em outro Becker, uma soluo de amido utilizando 5 colheres de medida de amido de milho para 20 ml de gua. 3) Numerar e anotar a numerao dos beckers (20 ml) e colocar a mesma medida de soluo de amido em cada um deles; 4) Adicionar a mesma medida de soluo salina no Becker 1, misturar com o basto, e anotar; 5) Adicionar a mesma medida de saliva no Becker 2, misturar e anotar; 6) Adicionar saliva fervida no becker 3, misturar e anotar (OBS: a saliva fervida pode ser substitudo por lcool etlico ou gua); 7) Colocar 3 gotas de soluo de iodo em cada um dos beckers, observar, anotar as alteraes de cor em cada um deles e aguardar 20 minutos; 8) Aps 20 minutos, observar novamente a cor de cada becker e anotar. Discusso: Quais as cores que apareceram de imediato em cada um dos beckers? Depois de 20 minutos, quais as cores observadas em cada um deles? Explique o que pode ter acontecido. A saliva fervida tem o mesmo efeito da crua? Por qu? Se houver a diluio da saliva com gua ou suco de fruta, que geralmente so ingeridos junto com o alimento, a digesto do amido ocorrer com mesma intesidade?

Ttulo da aula: Sistema digestivo (digesto gstrica) Objetivos: Demonstrar a importncia do suco gstrico no processo de digesto. Ao da pepsina sobre a digesto das protenas. Material e Mtodos: Tubos de ensaio (4); Suporte para tubos de ensaio; Clara de ovo cozida; Pepsina; cido clordrico; Lmina; Esptula; Etiquetas adesivas; Conta gotas; Algodo; Luvas de procedimento.

1) Identificar os quatro tubos de ensaio com etiquetas numeradas de 1 a 4; 2) Colocar trs tiras finas de clara de ovo cozida em cada tubo de ensaio; 3) Colocar nos tubos os tens abaixo: a) tubo 1: 10 ml de gua. b) tubo 2: 10 ml de gua + 1 ponta de esptula de pepsina. c) tubo 3: 10 ml de gua + 10 gotas de cido clordrico. d) tubo 4: 10 m de gua + 1 ponta de esptula de pepsina + 10 gotas de cido clordrico. 4) Agite bem os tubos para misturar os materiais; tampe-os com chumao de algodo e deixe-os em repouso por 24h. 5) Aps 24h observar os resultados. Discusso: As tiras de clara de ovo se dissolveram igualmente? Analise e descreva. Em qual dos tubos a desintegrao da clara de ovo foi maior? Por qu? Por que nos tubos 2 e 3 no ocorreu a desintegrao completa? Qual a funo do cido clordrico no tubo 4?

You might also like