You are on page 1of 20

Estrutura do Trabalho Monogrfico

1 - O trabalho acadmico deve conter os seguintes elementos:

1.1 - Elementos Pr-Textuais Capa (obrigatria) Folha de Rosto (obrigatria) Folha de Aprovao (obrigatria) Dedicatria (opcional) Agradecimento/s (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua portuguesa (obrigatrio) Resumo em lngua inglesa (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Sumrio (obrigatrio) Elementos Textuais Introduo Desenvolvimento Consideraes finais (Concluso) Elementos Ps-Textuais Referncias Bibliogrficas (obrigatria) Glossrio (opcional) Apndices (opcional) Anexos (opcional)

Elementos do Trabalho Monogrfico


1.1.1 Elementos Pr-Textuais a) Capa (anexo I) Deve conter o nome da instituio, o nome do curso, o nome COMPLETO do aluno, o ttulo do trabalho, o local e a data (conforme anexo I).

b) Folha de rosto (anexo II) Deve conter as seguintes informaes: Nome do aluno (no alto da folha, centralizado) Ttulo do trabalho (aproximadamente no meio do trabalho, centralizado), Natureza e objetivo do trabalho (escrito logo abaixo do ttulo, no canto direito do trabalho, contando um espao de oito centmetros a partir da margem esquerda); Nome do/a orientador/a (aps duplo espao, esquerda), Local e data (prximo margem inferior, centralizado).

c) Folha de Aprovao

d) Dedicatria e Agradecimentos (anexo III) So elementos opcionais do trabalho, contudo o/a aluno/a encorajado a faz-lo, por entendermos que h um esforo coletivo na elaborao do mesmo, por parte de igrejas, professores, familiares e outras pessoas que fazem parte do contexto de vida do discente. A titulao Dedicatria e Agradecimentos devem aparecer no topo da pgina, centralizadas, escritas em folhas separadas, no topo da pgina. Tanto na dedicatria como em Agradecimentos, o texto deve ser elaborado em frases objetivas, sem muito rodeios. Devendo-se, portanto, evitar textos longos.

e) Epgrafe (anexo IV) A epgrafe uma citao que deve ser colocada margem direita, em uma nica folha. Deve ser indicado o nome do autor da citao.

f) Resumo em Lngua Portuguesa e resumo em Lngua inglesa (abstract) (anexo V) O trabalho de monografia requer um resumo posto antes do Sumrio. O resumo dever constar de um texto sem dar espaamento de pargrafo, justificado, apresentando a tese do autor e os principais pontos abordados. No deve constar de menos de 250 caracteres e nem deve ultrapassar 350.

g) Listas: ilustraes, tabelas, abreviaturas, siglas As listas de ilustraes, de tabelas, de abreviaturas e siglas, devem ser elaboradas em pginas independentes, sendo elementos opcionais, pois o autor pode no ter

necessidade do uso desses componentes em seu trabalho. Se, contudo, houver necessidade, deve-se observar as seguintes especificidades: As listas de ilustraes, de tabelas e de smbolos devem ser elaboradas seguindo-se a ordem em que aparecem no texto. No caso das listas de ilustraes e de tabelas devem ser seguidas do nmero da pgina. Os smbolos devem ser seguidos do seu significado. A lista de Abreviaturas e Siglas deve ser elaborada observando a ordem alfabtica. As listas devero seguir-se ao Resumo e anteceder o Sumrio. h) Sumrio (anexo VI) Elemento obrigatrio que enumera as diversas sees do texto, seguindo a ordem em que as mesmas aparecem, assim como a indicao de sua paginao. 1.1.2 Elementos Textuais a) Introduo Parte inicial do texto no qual deve constar a delimitao do tema da pesquisa, as razes que levaram seu autor/a a estudar o tema, a metodologia adotada para sua abordagem, a estrutura principal do trabalho seguida de uma sntese de cada parte. Ao final, deve-se apresentar as expectativas do autor sobre o tema. A Introduo no deve ser exaustiva, mas uma apresentao objetiva do trabalho.

b) Desenvolvimento a parte principal do trabalho, dividindo-se em diferentes sees e subsees, contendo a exposio pormenorizada do tema proposto. O nome Desenvolvimento no deve constar no corpo do texto e, sim, os ttulos dados a cada seo, bem como os subttulos. 1.1.3 Elementos Ps-Textuais a) Referncias Bibliogrficas Devem seguir-se concluso do trabalho e composta pela lista das obras consultadas e citadas no texto do trabalho. A lista feita seguindo-se a ordem alfabtica do sobrenome dos autores ou dos ttulos das obras. As referncias bibliogrficas seguem normas especficas (NBR 6023/2002). Uma diferena deve ser feita entre Referncias Bibliogrficas e Bibliografia. Esta ltima inclui TODAS as obras consultadas e aquelas que foram citadas no trabalho.

b) Apndices So textos elaborados pelo prprio autor para complementar sua argumentao, sem prejuzo do trabalho.

c) Anexos So textos elaborados por outros autores que servem de ilustrao, comprovao ou fundamentao do trabalho. Ex.: um modelo de questionrio aplicado durante a pesquisa, uma cpia de uma pgina do Dirio Oficial, um documento, etc.

d) Glossrio Apresenta uma lista de palavras, em ordem alfabtica, utilizadas pelo/a autor/a em sentido restrito ou que tenham um duplo sentido no texto.

1.2. Formas de Apresentao do Trabalho de Monografia


1.2.1 Tipo de Papel e Margens O trabalho deve ser elaborado em papel A4 de acordo com as seguintes medidas: Margem Superior: 3,0 cm Margem Inferior: 2,0 cm Margem esquerda: 3,0 cm Margem direita: 2,0 cm.

1.2.2 - Fontes O trabalho acadmico deve ser padronizado com um mesmo tipo de fonte desde o seu incio. O/a autor/a do trabalho poder escolher entre as fontes Times New Roman ou Arial. Sob hiptese alguma deve-se misturar dois ou mais tipos de fontes, exceto dos textos em grego ou hebraico, cujas fontes so diferentes da lngua portuguesa. Contudo, podero existir variaes de tamanho da mesma fonte no desenvolver do texto. Em relao ao tamanho da fonte, estabelece-se o seguinte referencial:

Capa Nome da Instituio, do Curso Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Ttulo do trabalho: Times New Roman ou Arial, tamanho 14 Nome do/a Autor/a, local e data: Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Corpo do texto: Times New Roman ou Arial tamanho 12 Ttulos e subttulos Devem ser destacados em negrito. Times New Roman ou Arial tam. 14 Citaes Times New Roman ou Arial tamanho 10. Notas de Rodap Times New Roman ou Arial tamanho 10. 1.2.3 Espacejamento O espacejamento entre linhas do texto deve seguir a seguinte orientao: a) Entre ttulo e subttulo: duplo espao, considerando um espao = 1,5; b) Entre subttulo e corpo do texto: duplo espao, considerando um espao = 1,5. c) Entre linhas: um espao de 1,5.

1.2.4. Paginao As pginas do trabalho so contadas a partir da Folha de Rosto, contudo sua numerao deve ser colocada apenas no corpo de cada texto, isto , as pginas que iniciam uma seo no devem constar o nmero correspondente, mas somente as pginas seguintes. O nmero da pgina deve ser colocado na margem superior direita do trabalho. 1.2.5 Notas de Rodap Servem para indicar as fontes do texto (caso seu autor opte por padronizar suas citaes desta forma) ou para apresentar explicaes curtas sobre alguma expresso mencionada no texto.

As notas de rodap devem ser enumeradas em ordem crescente.

A SEGUIR ANEXOS EXEMPLOS DE COMO DEVE SER A FORMATAO DO TRABALHO CIENTFICO SEGUNDO AS ORIENTAES DO PROFESSOR EXPEDITO RODRIGUES E AS NORMAS DA ABNT.

FACULDADE EVANGLICA DO PIAU FAEPI CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTRIA

JOO LENO SOARES

A INFLUNCIA EXERCIDA PELA FAMLIIA CARDOSO NO CAMPO POLTICO-ECONMICO EM CASTELO DO PIAU NAS LTIMAS DCADAS ( TEMA EXEMPLO)

CASTELO DO PIAU - PI 2013

JOO LENO SOARES

A INFLUNCIA EXERCIDA PELA FAMLIIA CARDOSO NO CAMPO POLTICO-ECONMICO EM CASTELO DO PIAU NAS LTIMAS DCADAS ( TEMA EXEMPLO)

Monografia apresentada Faculdade Evanglica do Piau FAEPI como pr-requisito parcial para a concluso do curso de Licenciatura Plena em Histria, sob orientao do Professor Expedito Rodrigues de Lima.

CASTELO DO PIAU - PI 2013

JOO LENO SOARES

A INFLUNCIA EXERCIDA PELA FAMLIIA CARDOSO NO CAMPO POLTICOECONMICO EM CASTELO DO PIAU NAS LTIMAS DCADAS

Trabalho de Concluso de Curso de Graduao apresentado Faculdade Evanglica do Piau como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciado em Histria. Castelo do Piau .......... / ........... / ..............

BANCA EXAMINADORA _________________________ Prof. .... _________________________ Prof.... _________________________ Prof...

Parecer Final ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------CASTELO DO PIAU 2013

DEDICATRIA

Aos meus filhos que tanto amo Obrigado pelo amor, carinho e compreenso que vocs tiveram comigo, mesmo durante estes ltimos anos de ausncias constantes, devido aos estudos e ao trabalho. Esta vitria eu dedico de corao a vocs dois, que so uma beno de DEUS na minha vida. A minha ME e irmos, obrigado pela pacincia e pelas palavras de apoio e confiana, fazendo-me sempre acreditar que este momento seria possvel. Ao minha noiva, pela ateno e carinho no meu dia-a-dia.

AGRADECIMENTO

A Deus, Doador de toda a vida, por sua graa e misericrdia a mim dispensada na realizao deste trabalho. Aos meus familiares, pela compreenso quanto minha ausncia durante os momentos de estudo.

Ningum ignora tudo. Ningum sabe tudo. Todos ns sabemos alguma coisa. Todos ns ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire

RESUMO

O presente trabalho trata da Doutrina da Trindade levando em considerao a perspectiva teolgica reformada, tal qual foi sistematizada por Calvino, em sua principal obra As Institutas da Religio Crist, e tal como se apresenta na Confisso de F de Westminster. Partindo do pressuposto que ambos os documentos conservam os mesmos princpios doutrinrios, verificamos que esta doutrina tem validade tica para a vida da Igreja Protestante nos dias atuais. O texto utilizado como base da nossa reflexo Efsios 1,1-14, cuja anlise exegtica iluminou nosso pensamento, no sentido de apresentar que a conscincia do ser restaurado, que experimentou a atuao do Deus Trino em sua vida joga um senso de responsabilidade para com o bem tanto em relao ao prximo como em relao sociedade.

(ESTE RESUMO COMPOSTO POR APENAS 125 PALAVRAS, AO CONTRRIO DO RESUMO MONOGRFICO OFICIAL QUE DEVE TER NO MNIMO 250 E NO MXIMO 350)

ABSTRACT

This paper deals with the doctrine of the Trinity considering the Reformed theological perspective, as it was systematized by Calvin, in his major work The Institutes of the Christian Religion, and as presented in the Westminster Confession of Faith. Assuming that both documents retain the same doctrinal principles, we find that this doctrine has ethical validity to the life of the Protestant Church today. The text used as the basis of our reflection is Ephesians 1.1 to 14, whose exegetical analysis brightened our thinking, to present to the consciousness of being restored, which experienced the work of the Triune God in your life plays a sense of responsibility for with well both in relation to others and in relation to society.

LISTA DE ILUSTRAES

As listas de ilustraes, de tabelas e de smbolos devem ser elaboradas seguindo-se a ordem em que aparecem no texto. No caso das listas de ilustraes e de tabelas devem ser seguidas do nmero da pgina. Os smbolos devem ser seguidos do seu significado. A lista de Abreviaturas e Siglas deve ser elaborada observando a ordem alfabtica. As listas devero seguir-se ao Resumo e anteceder o Sumrio.

LISTA DE TABELAS

As listas de ilustraes, de tabelas e de smbolos devem ser elaboradas seguindo-se a ordem em que aparecem no texto. No caso das listas de ilustraes e de tabelas devem ser seguidas do nmero da pgina. Os smbolos devem ser seguidos do seu significado. A lista de Abreviaturas e Siglas deve ser elaborada observando a ordem alfabtica. As listas devero seguir-se ao Resumo e anteceder o Sumrio.

LISTA DE TABELAS

As listas de ilustraes, de tabelas e de smbolos devem ser elaboradas seguindo-se a ordem em que aparecem no texto. No caso das listas de ilustraes e de tabelas devem ser seguidas do nmero da pgina. Os smbolos devem ser seguidos do seu significado. A lista de Abreviaturas e Siglas deve ser elaborada observando a ordem alfabtica. As listas devero seguir-se ao Resumo e anteceder o Sumrio.

LISTA DE ABREVIAES E SIGLAS

As listas de ilustraes, de tabelas e de smbolos devem ser elaboradas seguindo-se a ordem em que aparecem no texto. No caso das listas de ilustraes e de tabelas devem ser seguidas do nmero da pgina. Os smbolos devem ser seguidos do seu significado. A lista de Abreviaturas e Siglas deve ser elaborada observando a ordem alfabtica. As listas devero seguir-se ao Resumo e anteceder o Sumrio.

SUMRIO

INTRODUO....................................................................................................................... 4 1 REFERENCIAL TERICO .............................................................................................. 5 1.1 A posse da famlia ...................................................................................................... 6 1.2 A educao nem meio tempo .................................................................................. 8 REFERNCIAS ....................................................................................................................... APNDICES ............................................................................................................................ ANEXOS..................................................................................................................................

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DEMO, Pedro. Introduo Metodologia da Cincia. So Paulo: Atals,1985. _______. Metodologia Cientfica em Cincias Sociais. So Paulo: Atlas,1989. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica: cincia e conhecimento cientfico, mtodos cientficos, teorias, hipteses e varives. So Paulo: Atlas, 1983. _______. Metodologia Cientfica: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. So Paulo: Atlas, 1992. _______. Metodologia do trabalho cientfico. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1992. MATOS, Henrique Crisitano Jos. Aprenda a estudar: orientaes metodolgicas para o estudo. Petrpolis: Vozes, 1998. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo:

You might also like