You are on page 1of 21

PROGRAMA DA DISCIPLINA Disciplina: Metodologia da Pesquisa I: trabalho acadmico e artigo cientfico. Carga horria: 30 horas.

Ementa: Cincia, pesquisa e ps-graduao. A prtica da documentao. O resumo. A resenha. Trabalhos de ps-graduao. Artigo cientfico. Objetivos: Diferenciar os nveis de conhecimento do senso comum e cientfico. Possibilitar o conhecimento dos procedimentos necessrios para a elaborao de uma monografia e um artigo cientfico. Proporcionar ao alunado instrumentos para a leitura, escrita e transmisso do conhecimento do modo acadmico e cientfico. 3 Contedo programtico: 3.1 Senso comum e conhecimento cientfico. 3.2 Estrutura de trabalhos: normas tcnicas aplicao da ABNT. 3.3 O trabalho acadmico: monografia - partes e elementos, as tcnicas de estudo, as normas tcnicas. 3.4 O trabalho cientfico: artigo - partes e elementos. 4 Procedimentos metodolgicos: O contedo programtico ser desenvolvido em aulas tericas, com exposio de temas, leitura e discusso de textos, e aulas prticas com exerccios de escrita. 5 Avaliao: A avaliao ser individual e presencial, e consistir em apresentao, por escrito, de texto em sala de aula e da entrega de um trabalho sobre tema pertinente ao curso. 5 Avaliao: Avaliao individual: apresentao, por escrito, de textos construdos em sala de aula; apresentao, por escrito de um trabalho sobre tema pertinente ao curso. 6 Bibliografia: BARRASS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia de redao para cientistas, engenheiros e estudantes. Traduo Leila Novaes e Lenidas Hegenberg. 3.ed. So Paulo: T.A. Queiroz, 1991. 218p. GUEDES, Enildo Marinho. Curso de metodologia cientfica. 2. ed. Curitiba: HD Livros, 2000. 224p. KCHE, Jos Carlos. Fundamentos de metodologia cientfica. Caxias do Sul: Ed. da UCS, 1978. 82p. (Coleo Ciclo). LIMA, Renira Lisboa de Moura. Como se faz um resumo. Macei: Edufal, 1994. 129p. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. rev. So Paulo: Cortez, 2000. 279p.

MONOGRAFIA

ABNT NBR 14724:2005 Estrutura: 1 pr-textual; 2 textual; 3 ps-textual.

1 Elementos pr-textuais: Capa (obrigatrio) Lombada Folha de rosto (obrigatrio) Errata Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria Agradecimento Epgrafe Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de smbolos Sumrio (obrigatrio)

2 Elementos textuais: Introduo Desenvolvimento Concluso 3 Elementos ps-textuais: Referncias (obrigatrio) Glossrio Apndice Anexo ndice

Apresentao grfica: 1 Formato: - papel A4, digitado no anverso da folha (exceo para a folha de rosto que deve conter no verso a ficha catalogrfica); - fonte 12 (Times New Roman) - fonte 11 ou 10 (uniformizar) para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, legendas das tabelas e ilustraes e paginao. 2 Margens: - esquerda e superior: 3 cm; - direita e inferior: 2 cm. 3 Espacejamento: Espao 1, 5: para todo o texto; Espao simples: para citaes recuadas, notas de rodap, legendas das ilustraes e tabelas, referncias, ficha catalogrfica, natureza e objetivo do trabalho, instituio e rea de concentrao a que submetida; Dois espaos simples: para separar as referncias; Dois espaos 1,5: para separar os ttulos das sees do texto, e para separar os ttulos das subsees 4 Notas de rodap: Filete de 3 cm e espao simples para separar do texto. 5 Indicativos de seo: Alinhados esquerda, separado por um espao. 6 Ttulos sem indicativos numricos: Centralizados. 7 Paginao: Contadas a partir da folha de rosto; Numeradas a partir da primeira folha da parte textual, em arbicos, no canto superior direito, a 2 cm das bordas superior e direita, at a ltima folha de elemento pstextual.

8 Siglas: Entre parnteses precedido pelo nome por extenso, quando aparecer pela primeira vez. 9 Ilustraes: Identificar o tipo na parte inferior, com o nmero de ordem, em arbicos, com ttulo ou legenda explicativa.

(Modelo de capa) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA NCLEO DE PS-GRADUAO EM LETRAS

VALRIA VILA VILANOVA

LITERATURA DE CORDEL: temticas antigas e atuais.

Aracaju - Sergipe 2006

(Modelo de folha de rosto)

VALRIA VILA VILANOVA

LITERATURA DE CORDEL: temticas antigas e atuais.


Monografia apresentada ao Ncleo de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal de Sergipe, como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Lingstica. Orientador: Justino Alves Lima

Aracaju - Sergipe 2006

CITAES ABNT NBR 10520:2002 - Meno de uma informao extrada de outra fonte. 1 Tipos: - direta; - indireta; - citao de citao.

2 Localizao:- no texto; - em notas de rodap. 3 Apresentao: 3.1 Pelo sobrenome do autor Ex.: Para demonstrar que o mtodo de pesquisa a prpria vivncia do pesquisador com o objeto pesquisado, Gatti (1999, p.12) afirma ... No exerccio da pesquisa certas orientaes e regras existem e so teis e necessrias como referentes de validao e plausibilidade das anlises (GATTI, 1999, p.12) 3.2 Indicao de pgina: - obrigatria na citao direta; - opcional na citao indireta. 3.3 Citaes no texto: - indicadas por aspas duplas; - citao no interior da citao aspas simples. 3.4 Citaes com recuo: - 4 cm da margem esquerda, sem aspas, fonte menor, e espao simples. 3.5 Indicao de: - supresses [...]; - acrscimos [ ]; - destaque usar grifo ou negrito ou itlico

3.6 Informao verbal: - Indicar entre parnteses, com respectiva nota de rodap. 4 Sistema de chamada: 4.1 Numrico: - quando h notas de rodap. Chama-se pelo nmero entre parnteses na mesma linha do texto ou acima da linha. 4.2 Autor-data: - Indicado pelo sobrenome de cada autor, seguido da data de publicao e da pgina da citao. Ex.: (GATTI, 1999, p.12).

5 Observaes sobre o sistema autor-data: 5.1 Coincidncia de sobrenome de autores: Ex.: (RESENDE, 2004) (RESENDE, A.,2004) (RESENDE, Alex, 2004) 5.2 Mesmo autor com vrias publicaes no mesmo ano: Ex.: Moreira (2003a); (MOREIRA, 2003b) 5.3 Mesmo autor com vrias publicaes em anos diferentes: Ex.: (MOREIRA, 1998, 2002, 2003) 5.4 Autores diferentes mencionados simultaneamente Ex.: (GATTI, 1999; RESENDE, 2004; MOREIRA, 2003)

6 Notas de rodap: 6.1 Notas de referncia; 6.2 Notas explicativas.

7 Uso de expresses: 7.1 7.2 7.3 7.4 apud citado por; id mesmo autor; ibid mesma obra; op.cit. obra citada.

RESUMO A confeco de um resumo tem como princpio normativo a NBR 6028 da ABNT, que fixa as condies mnimas exigveis para a redao e apresentao. Entende-se por Resumo a apresentao de forma concisa dos principais pontos de um texto, tendo como pressuposto a sntese e no a anlise do documento, visando fornecer elementos para o leitor decidir sobre a necessidade da leitura do texto integral. So trs os tipos de Resumo: 1 O indicativo, que apresenta os pontos principais do texto, sem apresentar dados qualitativos e quantitativos; 2 O informativo, que apresenta as finalidades, a metodologia empregada, os resultados, se for o caso, e as concluses. 3 O informativo/indicativo, que uma combinao dos dois anteriores. Extenso de um artigo: - textos breves de 50 a 100 palavras; - artigos de peridicos de 100 a 250 palavras; - trabalhos acadmicos e relatrios tcnico-cientficos de150 a 500 palavras. Localiza-se precedendo o texto na lngua original, e posterior ao texto na lngua da traduo. Na redao deve-se ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses, compondo-se frases concisas seqenciais e no uma enumerao de tpicos, evitando-se o uso de pargrafos.

REFERNCIAS A NBR 6023, especfica para referncias bibliogrficas, estabelece convenes para apresentao de informaes originadas de documentos e outras fontes de informao. Entende-se como Referncia um conjunto de elementos retirados de um documento, que permite sua identificao individual.

1 ELEMENTOS: - Os elementos so formatados como essenciais e complementares. 1.1 Essenciais: - autor, ttulo, edio, local, editora e data de publicao. LANCASTER, F.W. Indexao e resumos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. 1.2 Complementares: - subttulo, indicaes de responsabilidades (traduo, reviso, compilao, ilustrao), indicaes de caractersticas fsicas (pginas e/ou volumes, ilustraes, srie ou coleo, notas e ISBN). LANCASTER, F.W. Indexao e resumos: teoria e prtica. Traduo Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. 347p.

2 AS REFERNCIAS: - Tipos de referncias: monografia, peridicos, eventos e documentos jurdicos: no todo e em parte. 2.1 Monografias: - No todo: LANCASTER, F.W. Indexao e resumos: teoria e prtica. Traduo Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. 347p.

- Em parte: LANCASTER, F.W. A redao do resumo. In : ______. Indexao e resumos: teoria e prtica. Traduo Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. 347p. cap. 8, p.100-118. - Monografias em meio eletrnico: LANCASTER, F.W. Indexao e resumos: teoria e prtica. Traduo Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. Disponvel em: <http://www.lemos.com.br/briquetlivros/freebook.htm>. Acesso em: 16 mar. 2006, 14:25:28. LANCASTER, F.W. A redao do resumo. In : ______. Indexao e resumos: teoria e prtica. Traduo Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. Disponvel em: <http://www.lemos.com.br/briquetlivros/freebook.htm>. Acesso em: 16 mar. 2006, 14:25:28. 2.2 Peridicos: - Artigo de revista: TODOROV, Joo Cludio. Novas tendncias institucionais na gesto dos rgos pblicos. Revista do Servio Pblico, Braslia, v.118, n. 3, p.81-89, set./dez. 1994. - Artigo de revista em meio eletrnico: TODOROV, Joo Cludio. Novas tendncias institucionais na gesto dos rgos pblicos. Revista do Servio Pblico, Braslia, v.118, n. 3, p.81-89, set./dez. 1994. Disponvel em: <http://www.enap.org.br/difusao/freeperiodical.htm>. Acesso em: 15 mar. 2006, 20:15:45. - Artigo de jornal: CRTES, Joana. Maior desafio dos laranjeirenses manter sua cultura viva. Cinform, Aracaju, 06 jan. 2003. Cultura e Variedades, p.2. CRTES, Joana. Maior desafio dos laranjeirenses manter sua cultura viva. Cinform, Aracaju, p.2, 06 jan. 2003. - Artigo de jornal em meio eletrnico: CRTES, Joana. Maior desafio dos laranjeirenses manter sua cultura viva. Cinform, Aracaju, 06 jan. 2003. Cultura e Variedades, p.2. Disponvel em: <http://www.cinform.com.br/documentao/freeperiodical.htm>. Acesso em: 15 mar. 2006, 21:15:00.

2.3 Eventos: (anais, reunies, simpsios, seminrios e outros) - No todo: ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO OESTE PAULISTA, 4., 1996, Marlia, SP. Anais... Marlia,SP: Faculdade de Filosofia e Cincias da UNESP, 1997 - No todo em meio eletrnico: ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO OESTE PAULISTA, 4., 1996, Marlia, SP. Anais... Marlia,SP: Faculdade de Filosofia e Cincias da UNESP, 1997. Disponvel em: <http://www.unesp.br/documentao/evento.htm>. Acesso em: 14 mar. 2006, 19:40:30. - Em parte (trabalho apresentando em evento): VIGEVANI, Tullo. Globalizao e informao: as questes no resolvidas. In: ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO OESTE PAULISTA, 4, 1996, Marlia, SP. Anais... Marlia,SP: Faculdade de Filosofia e Cincias da UNESP, 1997. - Em parte em meio eletrnico: VIGEVANI, Tullo. Globalizao e informao: as questes no resolvidas. In: ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO OESTE PAULISTA, 4, 1996, Marlia, SP. Anais... Marlia,SP: Faculdade de Filosofia e Cincias da UNESP, 1997. 1 CD-ROM.

2.4 Documento jurdico: - Legislao: BRASIL. Decreto n. 87.814, de 16 de novembro de 1982. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 18 nov. 1982. Seo 1, p.21.468-21.471. BRASIL. Decreto n. 87.814, de 16 de novembro de 1982. Aprova o II Plano Nacional de Ps-Graduao. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 18 nov. 1982. Seo 1, p.21.468-21.471.

- Jurisprudncia: BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Regio). Apelao cvel no 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v.10. n. 103, p.558-562, mar. 1998. - Doutrina: BARROS, Raimundo Gomes de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v.19, n. 139, p.53-72, ago. 1995.

3 TRANSCRIO DOS ELEMENTOS: 3.1 Autoria: - Autor pessoal: IANNI, Octavio. A sociedade global. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995. 194 p. CAMPELLO, Bernadete Santos; CAMPOS, Carlita Maria. Fontes de informao especializada: caractersticas e utilizao. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1993. 160 p. CAMPELLO, Bernadete Santos; CAMPOS, Carlita Maria; FONSECA, Augusta. Fontes de informao especializada: caractersticas e utilizao. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1993. 160 p. CAMPELLO, Bernadete Santos, et al. Fontes de informao especializada: caractersticas e utilizao. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1993. 160 p. BRANDO, Zaia (Org.). A crise dos paradigmas e a educao. So Paulo: Cortez, 1996. - Autor entidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Catlogo de monografias do Departamento de Letras. Aracaju, 2006. 280p. - Autor desconhecido: PROPOSTA da comunidade cientfica referente lei que dever regulamentar o uso do Fundo Estadual de Apoio Pesquisa. Aracaju, 1991.

3.2 Ttulo e subttulo: - Devem ser grafados como aparecem no documento, separados por dois pontos; - Pode ser feita supresso em ttulos e subttulos longos. 3.3 Edio: - Transcrita com a abreviatura do numeral ordinal e da palavra edio; 3.4 Local: - Transcrito como aparece no documento; - Em caso de homnimos, acrescenta-se o nome do estado; - Em caso de mais de um local para uma editora, indica-se o primeiro ou o destacado; - No determinando o local usa-se a expresso sine loco, abreviada e entre colchetes: [s.l.] 3.5 Editora: - Abreviam-se os prenomes, suprimem-se palavras de natureza jurdica ou comercial - Em caso de duas editoras, indicam-se ambas; - No determinando a editora usa-se a expresso sine nomine, abreviada e entre colchetes: [s.n.] - No determinando local e editor, utilizar as expresses respectivas abreviadas e entre colchetes: [S.l.: s.n.]; - No se indica o nome da editora quando a mesma instituio. 3.6 Data: - Indicada em algarismos arbicos; - elemento essencial; - Em dvida, algumas indicaes: [2005?] data provvel [ca. 2005] data aproximada [200-] dcada certa [200-?] dcada provvel - Abreviar o nome do ms; - Indicar, caso aparea, o nome da estao ou a diviso do ano.

3.7 Descrio fsica: - Indicar o nmero total de pginas seguido da abreviatura p.; - Indica-se a quantidade de volume, caso exista. 3.8 Sries e colees: VALENTIM, Marta Lgia Pomim. O custo da informao tecnolgica. So Paulo: Polis, 1997. 91 p. (Coleo Palavra-Chave, 8).

3.9 Notas - Informaes complementares: PROPOSTA da comunidade cientfica referente lei que dever regulamentar o uso do Fundo Estadual de Apoio Pesquisa. Aracaju, 1991. Mimeografado. - Separatas: ARRUDA, Maria da Conceio C. Reflexos do processo de globalizao na capacitao profissional. Separata de: Informao & Sociedade: estudos, Joo Pessoa, v.8, n.1, p.11-24, 1998. - Trabalhos de concluso de cursos: CRUZ, Adriana S. C. Comunicao entre setores: como desburocratizar com segurana. 2006. 60 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006. DIAS, Anacli C. M. A. Segurana e modernizao das eleies. 2006. 122 f. Dissertao (Mestrado em Recursos Humanos) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006.

4 ORDENAO DAS REFERNCIAS: 7.1 Sistema alfabtico 7.2 Sistema numrico

7.1 Sistema alfabtico: - Reunidas no final do trabalho em ordem alfabtica, obedecendo ao exposto na referncia: So a estrutura e organizao do TRE que proporcionam a segurana e a modernizao das eleies em Sergipe. (DIAS, 2006). Segundo a anlise de Cruz (2006), a deficincia de comunicao entre os setores da PRT 20 se deve ... CRUZ, Adriana S. C. Comunicao entre setores: como desburocratizar com segurana. 2006. 60 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006. DIAS, Anacli C. M. A. Segurana e modernizao das eleies. 2006. 122 f. Dissertao (Mestrado em Recursos Humanos) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006. - Repetio do nome do autor, e do ttulo: LANCASTER, F.W. Indexao e resumos. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. ______. Treinamento em indexao. Braslia: Briquet de Lemos, 1993. ______. ______. 2. ed. Braslia: Briquet de Lemos, 1996.

7.2 Sistema numrico: - A lista de referncia acompanha a ordem numrica crescente exposta no trabalho: So a estrutura e organizao do TRE que proporcionam a segurana e a modernizao das eleies em Sergipe1. Segundo a anlise de Cruz2, a deficincia de comunicao entre os setores da PRT 20 se deve ... 1 DIAS, Anacli C. M. A. Segurana e modernizao das eleies. 2006. 122 f. Dissertao (Mestrado em Recursos Humanos) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006. 2 CRUZ, Adriana S. C. Comunicao entre setores: como desburocratizar com segurana. 2006. 60 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao) Faculdade de Administrao e Negcios de Sergipe, Aracaju, 2006.

ARTIGO CIENTFICO Para a construo de um artigo cientfico deve-se levar em considerao a estrutura sugerida para publicao. Assim, devem-se seguir os procedimentos firmados na Norma Brasileira Registrada 6022 (NBR 6022). Ou seja, devem-se acatar as normas de apresentao de artigos em publicaes peridicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). A NBR 6022 fixa as condies mnimas exigveis para a apresentao dos elementos que constituem um artigo. ARTIGO, um texto subscrito por uma ou mais pessoas, discutindo determinado tema, com base em mtodos e processos e apresentando resultados, nas diversas reas do conhecimento. Pode ser original, quando apresenta temas ou abordagens prprias, ou de reviso, analisando e discutindo informaes j conhecidas. A estrutura do artigo composta por trs elementos, que so os pr-textuais, os textuais e os ps-textuais. 1 - Os elementos pr-textuais so: o ttulo, a autoria, o resumo, e as palavraschave; 2 - Como elementos textuais tm-se: o texto e as referncias bibliogrficas. O texto contm a introduo, o desenvolvimento e a concluso. A lista de referncias bibliogrficas indica os documentos que foram utilizados na construo do artigo. 3 J os elementos ps-textuais constituem-se em: apndice e anexo, quando existem, e da traduo do resumo, que obrigatrio.

ARTIGO CIENTFICO ABNT NBR 6022:2003 - Estrutura do artigo: elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais. 2.1 Elementos pr-textuais: - ttulo, e subttulo - autoria - resumo - palavras-chave 2.2 Elementos textuais: - introduo - desenvolvimento - concluso 2.3 Elementos ps-textuais: - ttulo, e subttulo (em lngua estrangeira) - resumo (em lngua estrangeira) - palavras-chave (em lngua estrangeira) - nota(s) explicativa(s) - referncias - glossrio - apndice(s) - anexo(s)

(Modelo de pgina inicial de artigo)

NOVAS TECNOLOGIAS: a Intranet como fator de mudana para as unidades de informao Claudia Lopes*

Resumo Nesta ltima dcada, tanto as organizaes quanto seres humanos vivem uma poca de mudanas cada vez mais rpidas, exigindo em nvel de indivduos e de profissionais uma disponibilidade de aprender e de se adaptar a esses novos tempos. Em relao rea da informao, este processo no deve ser ignorado, j que dele depende a sobrevivncia tanto das unidades de informao quanto ao efetivo exerccio de suas atividades. Sendo necessrio, mais do que nunca, que os profissionais da informao repensem suas atividades e posturas. Dentro deste contexto surge a possibilidade de utilizar a Intranet como um instrumento de propagao e melhoria do atendimento, produtos e servios oferecidos pelas unidades de informao. Palavras-chave Novas tecnologia. Tecnologia da informao. Internet. Intranet. Profissional da informao.

1 INTRODUO (texto ------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------texto) ____________________ * Analista de informaes CPRM Servio Geolgico do Brasil clopes@cristal.cprm.gov.br

(Modelo de pgina final de artigo) (texto --------------------------------------------------------------------------------------------------

3 CONCLUSO ---------------------------------------------------------------------------------------------texto). Title New tecnologies: the Intranet as a factor or modification of the information centers Abstract Times have been really lately and consequently there has been a demand for highly individuals. As for the rea of information, this procewss should not be ignored sincethe survivalof the accomplishment of their tasks depend on it. That is why the information professionals should rethink their activities and attitudes. In this contex, Intranet is considered as an important tool for dissemination and improvement of the services and products provided for the users by the information centers. Keywords New tecnologies. Information tecnology. Internet. Intranet. Information professionals. REFERNCIAS LOPES, Claudia. Novas tecnologias: a Intranet como fator de mudana para as unidades de informao. Informao&Informao, Londrina, v.6, n.1, p.07-12, jan./jun.2001.

You might also like