You are on page 1of 44

Esttica do Renascimento

Faculdade de Comunicao Universidade de Braslia 08 de setembro de 2008.

Histria da Arte
Arte Arte Arte Arte Arte Arte pr-histrica antiga medieval pr-romntica Gtica na Idade Moderna * Renascimento * Maneirismo * Barroco * Rococ * Neoclassicismo * Academicismo * Romantismo Arte moderna Arte contempornea

Precursores do Renascimento 1300-1420


- Pinturas votivas. Os frescos seriam para transmitir as histrias da Bblia ao povo, maioria analfabeto. - Giotto, O pai da pintura, segundo crtico Giorgio Vasari, tira o fundo dourado e ps paisagem, homem com sentimento, num espao aberto e rostos realistas. - Antes as pinturas eram encomendadas, para representar as personagens bblicas. Avanam por sair das regras estabelecidas e da perspectiva hierrquica e bidimensional. Vem a tridimensionalidade. - Mais autonomia e emoo. Cena dramtica. - Anjos (iconografia medieval) surgem humanizados, chorando a morte. - Giotto foi o 1. artista a assinar suas obras (O criador, artista, no mais arteso!).

1304, Giotto di Bondone pintou o fresco A Deposio de Cristo, encomenda Capela em Pdua.

Motivos do Quotidiano
- 1337, Lorenzetti pinta fresco com mais de 12 metros, por encomenda do governo da cidade de Siena. - Representa at o mais nfimo pormenor como uma cidade grande e atarefada com praas distintas, uma arquitetura senhorial e cidados satisfeitos. Os detalhes numa composio harmoniosa. - Mostra o trabalho, aprendizagem e o festejo; a riqueza e prosperidade. - Edifcios convergem num ponto de fuga e a diminuio proporcional das figuras no ltimo plano criam um espao pictrio profundo, mas ainda um tanto apertado e encadeado. - Busca realismo.

1337-40. Ambrogio Lorenzetti. As Conseqncias de um bom Regime, fresco no Palazzo Pubblico, Siena.

Renascimento
Caractersticas gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Cientfico * Ideal Humanista
* Reutilizao das artes greco-romana O Renascimento ocorreu em maior ou menor grau nas vrias regies da Europa. Comeou na Itlia e se expandiu para Frana, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda. Apesar das diversidades regionais, observamos caractersticas comuns e fundamentais.

Renascimento
A retomada da cultura clssica: Denominamos cultura clssica o conjunto de obras literrias, filosficas, histricas e de artes plsticas produzidas pelos gregos e pelos romanos na Idade Antiga. Os pensadores do Renascimento queriam, acima de tudo, conhecer, estudar, aprender, e os textos da cultura clssica foram vistos como portadores de reflexes e conhecimentos a serem redescobertos. O pensamento criado pelo Renascimento originou-se da reflexo sobre os textos da Antigidade combinada com os valores culturais herdados da Idade Mdia.

Renascimento
O homem a medida de todas as coisas.: Talvez a mais marcante de todas as caractersticas do Renascimento tenha sido a valorizao do ser humano. O Humanismo ou Antropocentrismo, como chamado com freqncia, colocou a pessoa humana no centro das reflexes. No se tratava de opor o homem a Deus e medir suas foras. Deus continuou sendo soberano diante do ser humano. Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento catlico medieval. Nesse sentido, o homem tornou-se a medida de todas as coisas, ou seja. aquilo que servia ao ser humano passou a ser visto como bom, o que no servia, como no bom. Essa idia de que o homem a medi-da de tudo foi criada pelos gregos e, como tudo o que oriundo daquela cultura, aplicava-se elite. Na Europa renascentista, a situao era a mesma. Parafraseando os gregos, podemos dizer que o homem da elite a medida de todas as coisas

Renascimento
O ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhece. Seu ideal de ser humano era, portanto, aquele que conhecia todas as artes e todas as cincias. Leonardo da Vinci, que foi considerado o modelo de homem renascentista, dominava vrias cincias e artes plsticas. Ele conhecia Astronomia, Mecnica, Anatomia, fazia os mais variados experimentos, projetou inmeras mquinas e deixou um grande nmero de obras-primas pintadas e esculpidas. Da Vinci foi a pessoa que mais conseguiu se aproximar do ideal de universalidade. "

Renascimento em Florena 1420-1500


- o renascer do esprito - a descoberta da perspectiva - o sucesso total - o ser humano no centro das atenes a pintura de retratos - os pintores avaliam o Mundo - representaes impressionantes de deuses pagos

Masaccio, A Divina Trindade, cerca de 1427, fresco, 680x475cm. Sta Ma. Novella

Trouxe sentimento e vitalidade do homem, perspectivas matemticas.

Paolo Uccello, A Batalha de San Romano, cerca de 1450-60, tmpera sobre madeira.

Fra Angelico, A Anunciao a Maria, cerca de 1430-45.

Antonio del Pollaiuolo, Retrato de Perfil de Jovem Senhora, cerca de 1460, tmpera sobre madeira.

Piero della Francesca, A Flagelao de Jesus Cristo, cerca de 1460, tmpera sobre madeira.

Andrea Mantegna, A Deposio de Cristo, cerca de 1480, tmpera de resina sobre tela.

Sandro Botticelli, Nascimento de Vnus, cerca de 1485.

O Alto Renascimento 1500-1530


Grandes obras de arte destinadas a enaltecer Roma Artistas dominavam a representao do espao, da cor, do corpo, da luz e do movimento. Muita harmonia, com regras de composio, crculos,
pirmides simtricas.

Leonardo Da Vinci
(1452-1519). Sua inspirao artstica foi notvel. Assim como nas cincias, o italiano Leonardo foi verstil tambm nas artes. Era um bom escultor, desenhista e pintor genial. Foi o artista que introduziu na pintura o contraste claro/escuro, isto , o jogo entre as partes claras e as sombras. Suas obras mais conhecidas so as telas A Ultima Ceia, Mona Lisa (ou La Gioconda) e a Virgem dos Rochedos. Foi o 1. a dar importncia a tonalidade. Experimentava materiais diferentes, o que resultou na m conservao de algumas de suas obras. Batalha de Estandarte s durou 50 anos. A Ultima Ceia est desbotada.

Estudo das propores do corpo, de Leonardo da Vinci, Cerca de 1492 (Galleria dellAccademia, Veneza).

Leonardo Da Vinci - Monalisa


composio em pirmide modelo visto apenas acima do busto paisagem distante visvel em plano de fundo. as mos dobradas encontram-se no centro mesma luz que lhe ilumina o pescoo e face, d geometria realista. arco de seu sorriso famoso Sigmund Freud interpretou 'o sorriso' como uma atraco ertica subjacente de Leonardo para com a sua me; outros descreveram o sorriso como inocente, convidativo, triste ou mesmo lascivo. Um algoritmo de computador desenvolvido na Holanda pela Universidade de Amsterd, em colaborao com a Universidade de Illinois nos Estados Unidos, descreveu o sorriso de Mona Lisa como uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada curvas sensuais do cabelo e da roupa; harmonia total Os contornos desfocados, a figura graciosa, os contrastes dramticos entre claro e escuro que se traduzem em serenidade Em 1919, o dadasta Marcel Duchamp pintou sobre uma reproduo barata da Mona Lisa um bigode e uma pra, e a inscrio LHOOQ (que significa Elle a chaud au cul, algo como Ela tem fogo no rabo, em portugus)

Monalisa 1503, tcnica do sfumato

Auto-retrato

A ltima Ceia, de Leonardo da Vinci, pintura feita entre 1495 e 1498 (Santa Maria delle Grazie, Milo).

Miguel ngelo Buonarroti


(1475- 1564). Tambm conhecido como Miguel ngelo. O artista viveu a maior parte de sua vida em Roma e recebeu de seus contemporneos o ttulo de divino. Suas esculturas traduzem movimento e sentimento, como se o artista, ao moldar a pedra, lhe desse alma. Suas obras mais conhecidas so as esculturas Piet, Moiss e David e as muitas pinturas que compem o teto da Capela Sistina. Aperfeioou o Renascimento, mostrou o drama que marcou a poca, ser humano criador, sua fora e sofrimento. Para o artista, a criao uma espcie de religio universal, um instrumento para a percepo do homem como ser, e do mundo que o envolve.

Escultura Piet, de Michelangelo, esculpida entre 1497 e 1500 (Baslica de So Pedro, Roma)

O Juzo Final, de Michelangelo, fresco 1534-41 (Capela Sistina, Vaticano)

Davi, de Michelangelo, Escultura em mrmore 1501-04 (Florena)

Raffaello Sanzio
Raffaello Sanzio, ou simplesmente Rafael como ficou conhecido, era pintor e arquteto. Dedicou-se a pintar imagens sacras, as quais A Virgem com o Menino uma das mais bonitas, e tambm figuras femininas. Sua obra mais grandiosa e que expressa seu envolvimento com o pensamento renascentista a Escola de
Atenas. Rafael tambm era italiano.

A Escola de Atenas, de Rafael, pintura feita entre 1509 e 1511. (Sanza della Segnatura, Vaticano)

A Pintura Veneziana 1500-1570


Vida esplendorosa Para enaltecer o Estado e agradar ao olhar A Igreja desconfia das bodas alegres

Vnus de Urbino, de Ticiano, leo sobre tela 1538 (Florena)

As bodas de Cana, de Paolo Veronese, leo sobre tela1562-63 (Paris)

O Renascimento na Alemanha 1490-1540


Antigos mundos pictricos imbudos de um novo esprito Matthias Grnewald, Jesus Cristo Crucificado (1513-15) Albercht Drer, Auto-retrato (1500). Hans Holbein, Retrato do Comerciante Georg Gisze (1532).

O Ensino da Perspectiva,
Xilogravura de Albrecht Drer, cerca de 1527.

Arquitetura do Renascimento
Na arquitetura renascentista, a ocupao do espao pelo edifcio baseia-se em relaes matemticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. J no o edifcio que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espao, possui o segredo do edifcio (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)
Principais caractersticas: * Ordens Arquitetnicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construo * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autnomas * Construes; palcios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funes militares)

Arquitetura do Renascimento
O principal arquiteto renascentista: Brunelleschi - um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Alm de dominar conhecimentos de Matemtica, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porm, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cpula da catedral de Florena e a Capela Pazzi.

Literatura do Renascimento
Dante Alighieri (1265-1321). O italiano Dante considerado pr-renascentista. Sua obra mais importante, A Divina Comdia, considerada o ponto mais alto atingido pela poesia italiana. Giovanni Boccaccio (1313-1375). O florentino Boccaccio era escritor e poeta, e seu texto mais conhecido O Decameron. Franois Rabelais (1494-1553). O renascentista francs tornou-se conhecido por dois textos, Gargantua e Pantagruel, onde satiriza o comportamento do clero e os dogmas catlicos. Lus de Cames (1524-1580). A obra mais conhecida do poeta portugus Os Lusadas, um poema pico que narra o herosmo portugus na gIaI1de aventura que foi a Expanso Martima.

Literatura do Renascimento
Miguel de Cervantes (1547-1616). O espanhol Cervantes escreveu Dom Quixote. Uma verdadeira obra-prima literria e histrica que narra de forma sensvel a impossibilidade de manter os valores medievais no mundo burgus em formao, assim como aponta o equvoco histrico da nobreza espanhola que, ao modelo de Quixote, tem a mente povoada de fantasias medievais e no desperta para a realidade dos novos tempos. William Shakespeare (1564-1616). O mais importante dramaturgo ingls. Seus textos mais conhecidos so Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Henrique V, Otelo, Rei Lear e Macheth.

Boa noite!!!

"Danae" Galeria Borghese

You might also like