You are on page 1of 2

Estudo sugere que Ketamina pode curar depresso em um dia Publicado: dezembro 22, 2010 por Eduardo Miguel

em Artigos, Life style Tags:antidepressivos, depresso, depression, drogas, drugs, ketamina, ketamine, tratamento depresso 6 Uma pesquisa feita pelo instituto americano NIMH (National Institute of Mental Health) conseguiu aliviar sintomas de depresso em pacientes crnicos duas horas aps uma pequena dose de ketamina.

ketamina,depressao,depression,ketamina use,underconstruction blog

Pra quem no sabe, Ketamina um anestsico geral de extrema eficincia em mamferos, utilizado tanto em medicina humana como veterinria. Apesar de ser um anestsico seguro e de baixo custo, seu uso em medicina humana tornou-se incomum devido a sintomas desagradveis relatados pelos pacientes durante a recuperao da anestesia.

ketamina,depressao,depression,ketamina use,underconstruction blogEsses sintomas incluiam a experincia de quase morte, geralmente descrita como muito verdadeira e algumas vezes traumtica. Como em veterinria esses sintomas no podem ser expressados pelos animais, at hoje ketamina continua sendo amplamente usada por veterinrios.

Porm, h cerca de 10 anos, ketamina voltou a ficar em voga entre humanos. Mas desta vez no como uma droga teraputica, e sim como droga recreativa. Conhecida como Special K, seu uso est bastante difundido entre os amantes da msica eletrnica assim como tantas outras drogas.

O que era pouco provvel de se esperar que uma droga que tornou-se famosa entre os frequentadores de clubs e raves fosse ter uma chance em um estudo mdico. E os resultados esto deixando os pesquisadores boquiabertos.

Nesse estudo conduzido pelo National Institute of Mental Health os resultados esto sendo to surpreendentes que novas sries de pesquisas e estudos j esto a caminho.

Pacientes que sofrem de depresso e com histrico de resistncia a outras drogas antidepressivas foram submetidos a uma pequena dosagem de ketamina e a maior parte deles mostrou alvio significativo dos sintomas entre 2 horas e uma semana aps receberem a droga.

Enquanto outros anti-depressivos precisam de no mnimo 4 a 6 semanas para comearem a fazer efeito, nesse estudo uma pequena dose de ketamina trouxe alvio dos sintomas para 71% dos pacientes e 29% deles no apresentavam qualquer sintoma depressivo to somente aps 1 dia.

Para os pesquisadores, essa descoberta pode trazer uma revoluo no tratamento da depresso. Nunca na histria da medicina teve-se conhecimento de uma droga anti-depressiva que fosse eficaz com apenas uma dose. Os mdicos agora buscam novas perspectivas com outras drogas semelhantes que possam ser usadas em dose nica porm com um tempo de ao mais prolongado.

Outras drogas recreativas tambm j tiveram sua eficincia teraputica testada, porm seu uso foi barrado pelos rgaos de sade. Foi o caso do lsd e do mdma, e tambm da maconha, que recentemente tem recuperado seu status teraputico em muitos pases.

Vamos ver se dessa vez as presses dos grandes laboratrios e a ignorncia de alguns no impeam que surja uma nova alternativa de tratamento para os quase 15% da populao mundial afetada pela depresso

You might also like