You are on page 1of 87

DIREITO CONSTITUCIONAL

1.A.PREMBULO No norma/lei constitucional. O STF entende que ele representa umsentimento poltico, uma introduo da CF/88, traz o que existia de valores reinantes poca da sua confeco, logo, no parmetro para se efetuar controle de constitucionalidade.

1.B. ADCT As normas do ADCT so to normas constitucionais quanto s normas do corpo fixo. No h relao de hierarquia entre elas e as do corpo fixo. Logo, ambas podem, em princpio, servir de parmetro para se efetuar controle de constitucionalidade. So normas que visam regular a passagem de um texto antigo para um novo texto constitucional.

1.C. NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS PRIMRIAS retiram seu fundamento jurdico direto da CF/88 (LO, LC, MP, decretos legislativos art. 59) SECUNDRIAS retiram seu fundamento jurdico das normas primrias, so infralegais (portarias, resolues provimentos de tribunais). OBS.:O STF decidiu que as normas constitucionais originrias (5.10.88 16h quartafeira) so presumidas absolutamente constitucionais, no tendo, assim, competncia para efetuar o controle de constitucionalidade sobre aquelas.

OBS.:J as normas constitucionais derivadas (EC) e as infraconstitucionais (demais) gozam de presuno relativa de constitucionalidade, significando que nascem produzindo seus efeitos jurdicos, mas podem ser declaradas inconstitucionais, podem ser fiscalizadas.

1.D. DIREITO CONSTITUCIONAL Natureza: Ramo do Direito Pblico Conceito: Direito Pblico fundamental que se diferencia dos demais ramos do direito pela natureza do seu objeto e pelos princpios peculiares que o informam. Destaca-se como ramo do direito pblico por ser fundamental organizao e funcionamento do
1

Estado, articulao dos elementos bsicos do mesmo e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. Sendo assim, aponta, interpreta e sistematiza os princpios e normas fundamentais do Estado.

1.E. CONSTITUIO Conceito:Constituio, juridicamente, significa a Lei Suprema e Fundamental do Estado, responsvel por estabelecer o contedo das normas sobre a estruturao do Estado, a formao dos poderes polticos, a forma de governo e aquisio do poder de governar, a distribuio de competncias, os direitos, deveres e garantias dos cidados. Objeto:estabelecer a estrutura do Estado, a organizao de seus rgos, modo de aquisio e exerccio do poder, limites da sua atuao, assegurar direitos e garantias individuais, fixar o regime poltico, disciplinar os fins socioeconmicos do Estado. 1.E.CONCEPES DA CONSTITUIO. 1.1. Sociolgica. Defendida por Ferdinand Lassale em sua obra A Essncia da Constituio. Segundo o autor, a Constituio deve representar o somatrio de fatores reais do Poder, no sendo essencial a sua elaborao escrita, sem representar tais valores, a Constituio seria uma simples folha de papel. A Constituio FATO.

2. Poltica. Defendida por Carl Schmitt na sua obra Teoria da Constituio. Para ele a Constituio representava uma deciso poltica fundamental, devendo conter, portanto, normas pertinentes forma de governo, separao de poderes, direitos individuais. dessa concepo que surge a distino entre normas formalmente e materialmente constitucionais. S seria constitucional o que materialmente/essencialmente for constitucional - VALOR.

3. Jurdico-normativa. Defendido por Hans Kelsen em sua obra A Teoria Pura do Direito. Na viso de Kelsen, a Constituio norma pura, tendo um sentido principal fundamentado no processo legislativo que foi utilizado para sua elaborao. A norma por si s era imperativa, desprovida de qualquer contedo social, tico, moral. uma concepo bem

objetiva do ordenamento (positivista), norma desapegada de qualquer contedo extrajurdico, no seria justa nem injusta, NORMA.

4. Fora normativa da Constituio. Sustentada por Konrad Hesse. H uma necessidade de relao simbitica entre os fatos e a norma. Um influncia na formao do outro. Tanto os fatos contribuem para a elaborao das normas, quantos estas modulam os fatos. Essa viso foi seguida pelo Supremo Tribunal Federal, na ADI 2240/BA 2. EFICCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS. 2.1. Teoria bipartida Thomas Cooley, 1927. a) autoaplicveis (self-executing): no depende de regulamentao alguma por parte do legislador. b) no autoaplicveis (not self-executing): depende da regulamentao pelo Poder Legislativo. 2.2. Teoria tripartida Jos Afonso da Silva, 1968. a) normas de eficcia plena: autoaplicveis. Dispensam qualquer regulamentao posterior. Tm incidncia direta, imediata e integral, pois no podem sofrer restries por parte do poder pblico. Exs.: art. 1; art. 2; art. 5, III. b) normas de eficcia contida: tambm so autoaplicveis (assemelham-se s de eficcia plena). Produz desde j todos os seus efeitos, mas podem ser restringidas. Tm incidncia direta, imediata mas no integral, pois so passveis de restrio por parte do Poder Pblico, conforme previso expressa em seu texto. Ex: art. 5, XIII e XV; 93, IX. OBS.: O Mandado de Injuno no se aplica as normas de Constituio de eficcia contida. c) normas de eficcia limitada: no so autoaplicveis, pois dependem de uma norma infraconstitucional futura que as regule. So normas de incidncia indireta e mediata. Subdividem-se em: I - normas de contedo programtico, que estabelecem metas, diretrizes e possuem contedo social (arts. 196 e 205); II - normas de contedo institutivo ou organizatrio, as quais criam rgos, funes, institutos.Ex: arts. 37, VII; 40, 4; 7, XXI; 134, 1.
3

2.3. Efeitos jurdicos produzidos pelas normas constitucionais. a) Eficcia negativa:toda norma, seja ela de eficcia plena, contida ou limitada, serve de fonte de interpretao, fonte de recepo das normas infraconstitucionais e de parmetro para o controle de constitucionalidade. 3. CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES. 3.1. Quanto forma: a) escritas: codificada, sistematizada. b) no escritas:simplesmente no existe uma codificao. Mas pode reconhecer a constitucionalidade de textos escritos. 3.2. Quanto origem: a) promulgadas: elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte, representando a vontade do povo. AsCFs de 1891, 1934, 1946 e 1988. b) outorgadas: imposta. No possuem base popular. As CFs de 1824, 1937 (polaca influenciada pelo fascismo), 1967 e 1969 (formalmente foi uma emenda, mas a doutrina diz que foi sim uma nova CF). c)cesarista: mistura de ambas. Classificao de Jos Afonso da Silva. Tem por finalidade disfarar a imposio do poder. Elaborada pelo governante, mas submetida ao crivo popular. Ex.: Constituio Venezuelana. 3.3. Quanto ao modo de elaborao: a) dogmticas:apresenta os ideais predominantes no momento de sua elaborao. Tm compromisso com o hoje. Normalmente escrita. b) histricas, costumeiras ou consuetudinrias: atemporal, reflete toda a histria e tradio do pas.Via de regra ela no escrita. Ex.: Constituio da Inglaterra. 3.4. Quanto extenso: a) analticas ou complexas: excesso de dispositivos, cuidam de tudo, inclusive de matrias em tese no constitucionais. b) sintticas, breves ou concisas: contm poucos dispositivos.Exs.: Brasil, ndia (mais de 400 artigos).
4

3.5. Quanto alterabilidade ou estabilidade: a) flexveis: pode ser alterada pelo mesmo procedimento previsto para alterao das normas infraconstitucionais. Procedimento de alterao simplificado. O Brasil nunca teve. b) semirrgidas: contm dispositivos que exigem um procedimento de alterao mais rgido e outros que preveem um procedimento simplificado. Ex: CF de 1824 c) rgidas: s pode ser alterada por um procedimento legislativo mais solene, como as EC no Brasil. A CF/88 rgida, mas no estvel. d) superrgidas: Alexandre de Moraes e Andr Ramos Tavares defendem que a CF/88 superrgida, pois contm normas que no podem sequer ser alteradas. 3.6. Quanto ao contedo: a) formais: privilegiam o processo legislativo, independentemente do contedo presente no texto constitucional. Tudo que estiver no texto ser constitucional. b)materiais: s reconhecem como constitucionais aquelas normais que forem essencialmente constitucionais. A CF de 1824 foi a nica material. 3.7. Quanto finalidade: a) dirigentes ou programticas: apresentam programas, metas, diretrizes que devero ser cumpridas por parte do Estado. b) garantias, liberais ou negativas: preocupam-se apenas a limitar a atuao do Estado. Trazem pouqussimos contedos sociais em seu texto. Normalmente so sintticas. 3.8. Quanto correspondncia ou no com a realidade (ontolgica): a) normativas: conseguiu efetivamente regular a vida poltica de um pas b) nominativas: uma Constituio com perspectiva de vir a se tornar uma Constituio normativa. c) semnticas: no se preocupa com a realidade social. 3.9. Classificao da CRFB/88. Escrita, promulgada, dogmtica, analtica, rgida ou superrgida (parte da doutrina), formal, dirigente, nominativa.
5

Class\CF Forma Escrita No escrita Promulgada Origem Outorgada Cesarista Elaborao Extenso Dogmtica Histrica Sinttica Analtica Flexvel Alterabilidade Semirrgida Rgida Superrgida Contedo Finalidade Materiais Formais Dirigente Garantia Normativas Ontolgica Nominativas Semnticas

1824 1891 1934 1937 1946 1967 1969 1988 X X X X X X X

X X X X X X X

4. TEORIA GERAL DO PODER CONSTITUINTE. O autor francs Abade de Sieyes escreveu o manifesto O que o terceiro estado?, defendendo que a vontade poltica de um Estado deve ser representada pela vontade da nao. Essa teoria trouxe a Teoria do Poder Constituinte

4.1. Conceito de Poder Constituinte.

o Poder responsvel pela criao de uma nova Constituio, bem como pelas alteraes formais e, nos Estados Federativos, Poder responsvel pela autoorganizao dos Estados-Membros, mediante a criao de sua prpria Carta Magna.
6

4.2. Espcies: a) Poder Constituinte Originrio: o poder de primeiro grau, responsvel pela criao de uma nova Constituio.

Natureza: a) Poder de direito. Viso jus naturalista. Funda-se em valores superiores. b) Poder de fato. De direito positivo.Legitimar-se-ia nele prprio, na CF, pois est no topo do ordenamento.

b) Poder Constituinte Derivado: o poder de segundo grau, e enfrenta duas subdivises: b.1) Poder Constituinte Derivado Reformador: elaborao das espcies normativas que podem modificar as constituies as ECs (art. 60) b.2.) Poder Constituinte Derivado Decorrente: diz respeito auto-organizao dos Estados-Membros, que permite a elaborao e reforma das Cartas Estaduais em defesa da sua autonomia e fora interna no pas (art. 11 do ADCT). S encontrada nas previses das FEDERAES, no existe em pases que no a adotem.

c) Poder Constituinte Difuso: , segundo Georges Burdeau, uma manifestao de mutao constitucional.

4.3. Titularidade X exerccio. Segundo o art. 1, pargrafo nico, o titular do poder o povo. J o exerccio desse poder realizado por ele diretamente, atravs de plebiscitos, referendo, ao popular, ou indiretamente, atravs dos seus representantes.

4.4. Poderes constitudos. Porque foram criados pela CF/88 todos se encontrandoabaixo dela. Executivo, Legislativo e Judicirio (art. 2).

4.5. Caractersticas.
7

a) PCO: I inicial, pois inaugura uma nova ordem jurdica; II ilimitado, em termos de direito positivo, pois encontra limites metajurdicose de direito natural, no pode deixar de respeit-los(princpio da vedao ao retrocesso); III incondicionado, por inexistir uma forma prefixada para a sua manifestao, nasce muitas vezes sem saber quando e como vai acontecer. No tem que se submeter a nenhuma forma pr-fixada para manifestao.

b) PCD:subordinado (normas esto abaixo da C/88), limitado e condicionado.

4.6. Leis Orgnicas.

Segundo entendimento dominante do Supremo e da doutrina, a Lei Orgncia ato normativo primrio de auto-organizao Distrital e Municipal, mas no tem fora de poder poltico que o Estado-membro possui, no sendo manifestao do poder constituinte derivado decorrente. Pedro Lenza, contudo, sustenta que a Lei Orgnica do Distrito Federal nitidamente uma Constituio Distrital, sendo uma manifestao, portanto, do poder constituinte derivado decorrente. 5. A MODIFICAO NA CONSTITUIO. 5.1. Correntes sobre a reviso constitucional: a) restritiva: defendida por Geraldo Ataliba, segundo a qual os artigos 2 e 3 do

ADCT estariam atrelados juridicamente e, portanto, as emendas constitucionais de reviso seriam flagrantemente inconstitucionais.
b) ampliativa: defendida por Ives Gandra, o qual sustentava que os artigos 2 e 3 no estavam atrelados e a reviso constitucional no estaria limitada pelo Poder Reformador do art. 60. c) moderado: a predominante, posio do Supremo Tribunal Federal (ADI 981), sustentada tambm por Jos Afonso da Silva. O STF que os artigos 2 e 3 no so juridicamente vinculados, mas tais emendas de reviso deveriam obedecer aos limites impostos no artigo 60 da CF.
8

5.2. Limites ao Poder de Reforma (art. 60). a) Temporais: na CF/88 no h limitao de ordem temporal ao poder reformador. Muito embora a Constituio Imperial de 1824, no art. 174, previa que a CF no poderia ser reformada durante 4 anos a partir da promulgao. b) Circunstanciais (1):A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. Frise-se que inexiste vedao para a apresentao ou discusso de Propostas de Emendas Constitucionais durante tais situaes, todavia, no poder ser feita a votao, promulgao ou publicao dela (APRESENTAR E DEBATER PODE, NO PODE SER VOTADA NEM PROMULGADA E PUBLICADA).Se durante o trmite processual sobrevier o estado excepcional, o processo legislativo ficar suspenso. Ademais, s a interveno federal fator impeditivo para haja uma reforma na Constituio, se for interveno estadual no haver problema.

c) Formais: a iniciativa da PEC daquelas pessoas indicadas nos incisos I, II, III, do artigo 60 (em rol taxativo), so elas: 1/3 da Cmara dos Deputados (513 - 171)e/ou do Senado Federal (81 - 27) e/ouPresidente da Repblica, + da das Assembleias Legislativas das unidades da federao, pela maioria relativa de seus membros. OBS.: PEC no pode ser apresentada por iniciativa popular. (art. 64) Via de regra, a casa inciadora do processo legislativo ser a Cmara dos Deputados (casa do povo), j o Senado fica com o papel de cada revisora. Mas este pode ser inciadora se senador apresentar projeto de lei. Para ser aprovada a PEC deve passar por 2 turnos de votao em cada uma das Casas, e obter um 3/5(maioria qualificada) dos votos dos respectivos membros 308 deputados e 49 senadores (2). No h sesso conjunta para votar PEC, passar pelos dois turnos de votao em cada casa. De acordo com o artigo 60, 3, ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem.Logo, no hsano ou veto no processo de elaborao das emendas.O que ele pode fazer somente apresentar PEC.

OBS.: sesso legislativa o perodo anual de trabalho legislativo sesso ordinria de 2/2a 17/7 e de 1/8 a 22/12, se houver convocao no recesso ser uma sesso extraordinria -(art. 57), enquanto que a legislatura o perodo do mandato legislativo 4 anos (art. 44, pargrafo nico). Na forma do artigo 60, 5, A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Mas no mesmo ano pode. Ex.: Se rejeitada em janeiro de 2011, pode ser reapresentada j a partir d 2/2/11, pois apesar de estarmos no mesmo ano, estaremos numa sesso legislativa nova. Pois janeiro sesso legislativa velha, e a partir de 2/2 ser sesso legislativa nova.

d) Materiais (4):explcitas art. 60 4 da CF - so as clusulas ptreas: I forma federativa do Estado; II o voto direto, secreto, universal e peridico; III a separao dos poderes; IV os direitos e garantias fundamentais. A proteo aqui conferida ao ncleo dos institutos, vedando-se apenas quelas emendas tendentes abolir/restringir tais clusulas no so clusulas de imutabilidade; se for para ampliar tais direitos ser possvel. A forma federativa diz respeito autonomia dos entes federativos (autonomia: auto-organizao, autogoverno e autoadministrao), bem como ao sistema de repartio de competncias. O STF j entendeu tambm que o princpio da imunidade recproca clusula ptrea, sob pena de violar a federao do pas. Se houvesse uma PEC para acabar com o Senado Federal tambm seria inconstitucional. Da mesma forma no admite-se o direito de secesso de retirada do pacto federativo (p.ex. um estado se separar do Brasil e constituir um novo Estado. A CF traz uma exceo ao voto direto(foi uma conquista da constituinte de 1988) no seu artigo 81, 1. Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. 1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

10

2 - Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. OBS.: Sufrgio a essncia dos direitos polticos. Voto - apenas uma forma de manifestao daquela. Escrutnio forma de realizao do voto (secreto, aberto etc.) No se deve confundir o voto secreto do eleitor, do voto do artigo 55, 2, o qual pode ser aberto, no sendo protegido por clusula ptrea. Universal para todos. O voto peridico est relacionado forma de governo republicano. De tempos em tempos temos que substituir nossos representantes. Na ADI 3367 o Supremo entendeu que a criao do CNJ no feriu o sistema de separao dos poderes, pois no goza de atividade jurisdiciona. O STF na ADI 939, decidiu o princpio da anterioridade em matria tributria clusula ptrea, o que revela que os direitos e garantias fundamentais no se esgotam no artigo 5. Embora a redao do texto constitucional faa meno somente aos direitos de 1 dimenso, a doutrina entende que os direitos sociais estariam tambm protegidos contra eventual emende tendente a aboli-los. O Supremo tambm tem uma tendncia a se posicionar dessa forma, pois j sufragou o entendimento de que a licena-maternidade (direito social) uma clusula ptrea. Existem ainda as limitaes materiais implcitas, quais sejam: a forma do governo (republicana), o sistema de governo

(presidencialista), a titularidade do poder constituinte (povo) e o prprio artigo 60 (ncleo da rigidez constitucional e do poder reformador). OBS.: Se houvesse uma PEC para tornar a CF/88 imutvel, tambm seria inconstitucional. 6. MUTAO CONSTITUCIONAL. 6.1. Conceito. A mutao constitucional, tambm conhecida como Poder Constituinte Difuso/Transio Constitucional/Mudana Informal da Constituio, o processo
11

demudana de sentido de dispositivo da Constituio sem alterao do texto, permitindo a releitura do texto constitucional luz dos fatos sociais, econmicos, polticos, culturais etc. Mas encontra limites nos princpios, valores, em suma, no pode contrariar a essncia da norma, violando o texto constitucional. Quem pode faz-la? O rgo mais qualificado, embora no seja o nico legitimado para tanto tambm pode o legislativo e o executivo, o STF.

6.2. Influncias. Manifestaes sociais, econmicas, polticas, histricas, partidrias.

6.3. Manifestaes. Interpretaes do Legislativo, administrativas, do Judicirio, novos usos, costumes. Ex1.: cancelamento da smula 394 do STF, que violava o princpio da igualdade: Cometido o crime durante o exerccio funcional, prevalece a competncia especial por prerrogativa de funo, ainda que o inqurito ou a ao penal sejam iniciados aps a cessao daquele exerccio. A partir de 1999, houve mudana jurisprudencial da interpretao de um dispositivo da CF/88, a partir de ento, com o fim do mandato, perde-se o direito ao foro por prerrogativa de funo. Ex2.: Art. 226, 3 - as relaes homoafetivas tambm so protegidas por essa norma. Ex3.: Smula vinculante n 25 (reinterpretao do artigo 5, LXVII, com base no Pacto de San Jose da Costa Rica, para excluir o priso por dvida do depositrio infiel).

7. FENMENOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL.

7.1. Revogao global. Com a promulgao de uma nova Constituio, a anterior completamente revogada.

7.2. Desconstitucionalizao. Segundo esse fenmeno, os dispositivos do Constituio anterior compatveis com a nova Constituio permaneceriam em vigor, agora com fora de norma infraconstitucional, desde que fixado expressamente pela nova Constituio (sem

12

previso expressa no h). Se no houvesse essa norma expressa,operar-se-ia a revogao total.Esse fenmeno no existe no Brasil.

7.3. Recepo. O ordenamento infraconstitucional elaborado na vigncia da Constituio anterior continuar a produzir seus efeitos, desde que materialmente compatveis com a nova Constituio. um fenmeno de natureza material(preocupa-se com o contedo da norma), e no formal, uma vez que a norma formalmente incompatvel com a nova Constituio ser mesmo assim recebida, desde que compatvel do ponto de vista material. A norma infraconstitucional no recepcionada revogada pelo Constituio nova. (Ex.: Cdigo de 1916 que mesmo antes do CC/2002 j teve normas incompatveis/no recepcionadas pela CF/88 mulher podia ser devolvida famlia se no casasse virgem). Logo, nenhuma norma deixa de ser recepcionada por no ser formalmente constitucional, pois o processo legislativo ento vlido foi devidamente cumprido. Tambm um fenmeno automtico.Ex.:
CTN/66 originariamente LO CF/88 recepcionou com status de LC. CP/40 originariamente DL CF/88 recepcionou com status de LO. CPP/41 originariamente DL CF/88 recepcionou com status de LO.

Mas o que acontece com as normas no recepcionadas? So revogadas, jamais declaradas inconstitucionais. Para o STF a norma retira o seu fundamento jurdico de uma CF que j existe no momento da sua criao (CC1916 CF 1891). Logo, uma norma vlida no se torna invlida pela supervenincia de um novo texto constitucional; e se havendo conflito entre norma pr-constitucional resolvido em sede de revogao, e no de controle de constitucionalidade. por fora desse fenmeno que no h que se falar, no Brasil, em inconstitucionalidade superveniente. Por ser norma pr-constitucional no cabe ADI para declarar a inconstitucionalidade de lei anterior Constituio, mas cabe ADPF nica forma (pedindo-se a revogao da norma que viola preceito fundamental). ATENO:Toda vez que o texto constitucional sofrer uma nova reforma haver um novo parmetro para a recepo. Por exemplo, a LC 64/90, cuja incompatibilidade
13

com a CF foi objetivo de discusso em face da modificao provocada pela ER 4/94, no poderia ter sua constitucionalidade questionada por via da ADI, mas apenas pela ADPF (pois, a norma seria considerada pr-constitucional).

7.4. Repristinao. Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura com a revogao da lei que a revogou (art. 2, 3 da LINDB A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior). A repristinao um fenmeno de natureza EXPRESSA, deve estar presente no novo ordenamento jurdico! No confundir com o EFEITO REPRISTINATRIO, o qual est previsto no artigo 11, 2, da Lei 9.868/99, que se d em sede de controle de constitucionalidade, e para evitar lacuna normativa. Art. 11. Concedida a medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal far publicar em seo especial do Dirio Oficial da Unio e do Dirio da Justia da Unio a parte dispositiva da deciso, no prazo de dez dias, devendo solicitar as informaes autoridade da qual tiver emanado o ato, observando-se, no que couber, o procedimento estabelecido na Seo I deste Captulo. 2o A concesso da medida cautelar torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, salvo expressa manifestao em sentido contrrio. Ex.: A (CC1916), B (CC2002)C (2050). Se B revoga A, e depois C revoga B, no haveria a repristinao (restaurao de efeitos jurdicos da norma revogada, pela revogao da lei que a revogou, mas desde que haja previso expressa na nova norma revogadora). Pode ocorrer entre normas constitucionais, entre normas

infraconstitucionais, ou entre normas infraconstitucionais e constitucionais.

8. HERMENUTICA CONSTITUCIONAL.

8.1. Conceito e a difcil arte de interpretar. o estudo de smbolos para que deles se retire o significado mais prximo ao real. A interpretao, os princpios e os mtodos so os instrumentos de aplicao da hermenutica.

8.2. Mtodos clssicos (Savigny-1840-Escola Clssica do Direito).

14

a) gramatical ou literal ou semntico: o ponto de partida da tarefa do intrprete. No muito vlido porque o mesmo texto da lei pode gerar vrias interpretaes (art. 5, caput, LVI). b) histrico: leva em considerao o contexto histrico em que foi elaborada a norma (art. 5, III contra a ditadura e LXXIII). c) sistemtico: traz a necessidade de analisar a CF como um sistema integrado de normas. Deve ser interpretada de uma forma conjunta dos dispositivos constitucionais.(Ex.: meio ambiente protegido pelo art. 225, por ACP, 170, VI etc.) d) teleolgico: reconhece que o direito no um fim em si mesmo e determina o equilbrio entre meios e fins, devendo o interprete analisar e buscar no a literalidade da norma, mas sua finalidade. No aparece na simples leitura da lei, mas de sua interpretao principiolgica.

8.3. Princpios da nova interpretao constitucional. a) unidade da constituio: a CF formada por um complexo de normas harmnicas que no colidem entre si, pois inexiste antinomia entre as normas constitucionais. Seria um princpio esttico. b) concordncia prtica ou harmonizao: deriva do princpio da unidade. Indica que cabe ao interprete resolver eventual conflito entre os princpiosou bens

constitucionalmente protegidos, sem esvaziar o contedo/ncleo de nenhum deles, adotando uma deciso harmoniosa para otimizar a realizao de todos(ex.: intimidade x liberdade de imprensa). Seria um princpio dinmico. c) mxima efetividade: todas as normas constitucionais esto plenamente aptas a produzir os seus efeitos jurdicos essenciais mximos, resgata o valor jurdico de toda a ordem constitucional. d) efeito integrador ou eficcia integradora: como se o STF antes de julgar algum caso de grande expresso se preocupasse com os efeitos que a sua deciso ter na sociedade. e) correo funcional: est associados escolhas que o constituinte fez no que tange s reparties de competncia. f) princpio da justeza ou da conformidade funcional: no possvel que se interprete a CF deturpando-a, violando suas normas. g) presuno de constitucionalidade das leis: toda norma fruto do Poder Constitucional Derivado, bem como as normas infraconstitucionais gozam de presuno
15

relativa constitucionalidade, mas podem vir a ser declaradas inconstitucionais J as normas constitucionais originrias possuem presuno absoluta de constitucionalidade, entendimento este fixado no julgamento da ADI 815, no qual o STF destacou que no possui jurisdio constitucional para fiscalizar as normas constitucionais originrias. Nesse mesmo julgamento, o STF tambm frisou que a teoria de Otto Bachof - segundo a qual as normas constitucionais originrias poderiam ser questionadas com base no direito natural - no seria adotada no Brasil. h) interpretao conforme a Constituio: art. 28 da Lei n 9.868/99. i) razoabilidade e proporcionalidade: ideal da justia. Possuem valores comuns racionalidade, bom senso, justa medida, vedao aos arbtrios, defesa da justia. Visam defender a justia das decises. A proporcionalidade composta por 3 subprincpios, quais sejam: I adequao; II necessidade; III proporcionalidade em sentido estrito. Tais princpios so decorrncia do devido processo legal substantivo ou material. Teve origem no direito alemo. Razoabilidade razoabilidade entre meios e fins, tem um conceito fluido. Teve origem no direito norte-americano. OBS.: Ambos so princpios implcitos no devido processo legal adotado pela CF/88 no art. 5, LIV, que se divide em processual e substantivo.

8.4. Mtodos de Gilmar Mendes. a) tpico-problemtico: o intrprete parte da anlise do conflito para depois verificar a aplicao da norma. b) hermenutico-concretizador: o intrprete parte da norma para depois analisar o conflito. O princpio da imparcialidade fica, de certa maneira, mitigado com a utilizao desse mtodo. c) cientfico-espiritual: as influncias externas so indispensveis para a resoluo do conflito. Os fatos sociais e a cultura so o ponto de partida do intrprete. d) normativo-estruturante: indica que a cada fato ser formada uma nova norma. e) comparao-constitucional: aquele que reconhece a importncia dos metodos clssicos, dos princpios, de todos os mtodos anteriores e tambm do direito comparado como importantes para resolver o conflito. 9. ELEMENTOS DA CONSTITUIO. 9.1. Orgnicos ou organizacionais.

16

Dizem respeito estrutura/tronco do Estado: forma de Estado, forma de governo, sistema de governo, separao de poderes. Tratam das normas materialmente constitucionais (Ex.: Ttulos III, IV).

9.2. Limitativos. Dizem respeito proteo constitucional aos direitos e garantias individuais, no qual o Estado no pode atuar prejudicando nossos direitos (Ex.: Ttulo II, com exceo do captulo II).

9.3. Socioideolgicos. Trazem responsabilidades por parte do Estado, representam a preocupao do Estado com a justia social, so normas de contedo social, que revelam as prestaes positivas que o Estado deve cumprir(Ex.: Captulo II do Ttulo II, Ttulo VII - a ordem econmica, Ttulo VIII - ordem social).

9.4. Estabilizao constitucional. Destinados resoluo de conflitos e defesa da rigidez do texto constitucional. Ex.: Arts. 34 a 36 (interveno federal); 60 (clusulas ptreas); 102, I (ADI), a; 136 a 141 (estado de defesa e estado de stio).

9.5. Formais de aplicabilidade. Apresentam-se como elementos de aplicao das Constituies. (Ex.: art. 5, 1 - direitos fundamentais possuem aplicao imediata, prembulo e ADCT).

10. TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE.

10.1. Princpios (ADI 815). a) presuno de constitucionalidade: as normas constitucionais originrias gozam de presuno absoluta de constitucionalidade, enquanto que a presuno de

constitucionalidade das emendas constitucionais (normas constitucionais derivadas) e das normas infraconstitucionais relativa (juris tantum). b) princpio da rigidez constitucional: coloca a CF no todo do ordenamento jurdico, vedando a sua alterao por norma infraconstitucional. 10.2. Parmetros (ADI 2070).
17

a) Prembulo: no parmetro para o controle de constitucionalidade, pois desprovido de fora normativo, servindo apenas como fonte interpretativa. b) normas constitucionais: todas servem como parmetro, inclusive as do ADCT. Contudo, as normas cujo efeitos j foram esvaziados, no servem mais como parmetro do controle. 10.3. Histrico do controle de constitucionalidade. a) No direito comparado: a.1.) Caso Marbury X Madison, EUA, 1803: nascimento do sistema difuso. Todo juiz ou Tribunal pode realizar o controle de constitucionalidade das normas. a.2.) Constituio Austraca, 1920: nascimento do sistema concentrado. Apenasa Corte Supremo pode realizar o controle. b) No direito brasileiro: em 1891 o Brasil inseriu sistema de controle difuso de constitucionalidade. J as aes do controle concentrado foram surgindo aos poucos 1934: ADI interventiva federal. EC 16/65: Representao de Inconstitucionalidade (hoje a ADI). 1988: ADO, ADPF. EC 3/93: ADC. 10.4. Tipos de inconstitucionalidade. a) material: vcio de contedo. Inconstitucionalidade nomoesttica. (ex. lei que declara distino entre homens e mulheres, institui pena de morte). b) formal: vcio no processo legislativo de formao da lei. Inconstitucionalidade nomodinmica. b.1.) subjetiva: vcio de iniciativa (ex. art. 61, 1) ou competncia. A sano do Presidente da Repblica no convalida o vcio de iniciativa. Trata-se de vcio insanvel. Dessa forma, a smula n 5 do STF est superada pela jurisprudncia da prpria Corte. b.2.) objetiva: vcio no rito ou procedimento (demais atos do processo legislativo). (ex. PLC aprovado com qurum de LO). OBS: Para Barroso, o vcio de competncia configuraria uma inconstitucionalidade formal orgnica, enquanto que os vcios de inciativa e nos demais atos do processolegislativoseriam uma espcie de inconstitucionalidade formal denominada de propriamente dita. c) total:toda a lei. d) parcial: de parte do texto (pode ser apenas uma palavra ou expresso ex. invlido nas leis previdencirias) princpio da parcelaridade e da presuno de constitucionalidade das leis. e) comissiva:tem como fruto a conduta comissiva do Poder Pblico - ADI.
18

f) omissiva: deixar de elaborar a lei enunciada pela Constituio, fruto de uma conduta omissiva do Poder Pblico - ADI por omisso (art. 37, VI, CF). 10.5. Modalidades de controle de constitucionalidade. a) Quanto ao momento de realizao: a.1.) preventivo (a priori): exercido, via de regra, pelo Legislativo e Executivo no processo de formao das leis. Ter como objetos os projetos de lei ou PEC. Ex: Parecer da CCJ e veto presidencial. Exceo: Preventivo judicial - MS impetrado por parlamentar em face de um processo legislativo inconstitucional. OBS.: Se p PL se tornar lei, esse MS ser julgado extinto sem por perda superveniente do objeto. a.2.) repressivo (a posteriori): tem como objeto normas que j passaram pelo processo legislativo. Via de regra, ele exercido pelo Judicirio.Exceo: Poltico repressivo art. 49, V e 62, 5 c/c 9. Para alguns autores tambm exemplo a Smula 473 do STF A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam
ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

b) Quanto ao rgo de realizao: b.1.) poltico b.2.) judicial 10.6. Quadro comparativo entre os sistemas difuso e concentrado. CONTROLE DIFUSO Concreto: processos subjetivos Origem norte-americana CONTROLE CONCENTRADO Abstrato: lei em tese Origem no modelo europeu

Aberto: qualquer juiz ou Tribunal pode Fechado: s o STF pode realiz-lo, que realiz-lo no julgamento de um caso detm a defesa da supremacia da CF/88 concreto Qualquer pessoa pode suscit-lo: autor, Rol taxativo de legitimados: art. 103, I a ru, MP, juiz (de ofcio) IX Forma: via incidental ou de exceo Forma: via principal (pedido) (causa de pedir questo prejudicial ao Aes Principais: ADI, ADC, ADOADPF mrito), reside no fundamento da sentena, pois na parte dispositiva s h o pedido. Efeito inter partes1(regra geral) Efeito erga omnes, no necessita de

Na forma do artigo 178 do RISTF, o Supremo, em sede de controle difuso (no atua no concentrado), dever notificar o Senado Federal, para que este, caso assim entenda (poder), confira efeito erga omnes

19

atuao de SF, pois j esto previstos na CF/88. OBS.: Segundo a jurisprudncia do STF a AP e a ACPtambm servem como instrumento de fiscalizao incidental de constitucionalidade. 10.7. Princpio da reserva de plenrio. Previsto nos artigos 97 da CF, 480 a 482 do CPC, e na smula vinculante n 10 (Viola a clusula de reserva de plenrio (CF, artigo 97) a deciso de rgo fracionrio de tribunal que,
embora no declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder pblico, afasta sua incidncia, no todo ou em parte),

este princpio estabelece que a declarao de

inconstitucionalidade de lei, no mbito dos Tribunais, somente poder ser feitapor meio de deciso da maioria absoluta de seus membros, do pleno ou de rgo especial. Se o rgo fracionrio entender que a lei sob anlise inconstitucional, dever remeter os autos para apreciao pelo Tribunal ou rgo especial. Se j houver precedente do prprio Tribunal ou do STF nesse sentido, o prprio rgo fracionrio poder declarar a inconstitucionalidade da lei.

11. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. EXPRESSES:ERGA OMNES; EFEITOS VINCULANTES; ANLISE EM ABSTRATO; AO DO CONTROLE CONCENTRADO; LEI EM TESE OU AUSNCIA DA LEI EM TESE; EFEITOS PARA TODOS OS INDIVDUOS NO TERRITRIO BRASILEIRO. 11.1. Histrico. Surgiu com a emenda constitucional 16/65, sob a denominao de representao de inconstitucionalidade - RI. S podia ser ajuizada pelo PGR. Em 1988, passou a ser chamada ADI. 11.2. Base legal. Art. 102, I, a, da CRFB e Lei n 9.868/99. 11.3. Finalidade. Expurgar do ordenamento jurdico uma lei ou ato normativo inconstitucional, em nome da supremacia da Constituio. Declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual que viole a CRFB/88.
deciso (CF, art. 52, X), que ser feito por meio de resoluo. No controle difuso poder ser analisado lei ou ato normativo federal, estadual, distrital, municipal e inclusive as normas anteriores CF/88.

20

11.4. Legitimidade. a) especial:IV, V e IX (4+5=9). Tais legitimados devem demonstrar a existncia de pertinncia temtica. b) universal:I a III e VI a VIII no precisam comprovar a pertinncia temtica, pois extremamente importante para a defesa das instituies democrticas - conforme art. 17 da CRFB/88. OPartido Poltico precisa ter representao em, pelo menos, uma das Casas do Congresso Nacional. Deve ajuizar a ao por meio de seu Diretrio Nacional. uma pessoa jurdica de direito privado, tendo tanto CNPJ como inscrio no TSE. A perda superveniente da representao do Partido no curso do feito no acarretar a extino do feito sem resoluo do mrito, pois o momento da aferio da existncia ou no da representao quando da propositura da ao. As Confederaes Sindicais devem ser formadas de acordo com o artigo 535 da CLT, ou seja, por meio de 3 federaes. Smula 677 do STF as CS devem ter registro no Ministrio do Trabalho. pessoa jurdica de direito privado, tem CNPJ sob o n..., Entidades de mbito nacional, segundo entendimento do STF, eles precisam ter representao em pelo menos 9 Estados da federao (art. 8, da Lei 9.096/95).O STF tambm entende que as associaes de associaes (associaes de 2 grau ex. associao nacional de delegado formada por vrias associaes regionais de delegados) tambm podem ajuizar ADI, desde que os interesses que unem os membros da associao devem ser homogneos (Ex.: CUT no pode ajuizar nenhuma ao, pois defende interesses bem heterogneos pedreiro, professor, marceneiro etc). A mesa do CN no pode ajuizar, pois o rol taxativo. Para o Supremo, os legitimados dos incisos I a VII possuem capacidade postulatriaextrada diretamente da CRFB/88, isto , podem ajuizar a ao sem advogado. J os legitimados privados no. 11.5. Objeto. Art. 102, I, a, da CRFB/88 - Lei(passa pelo processo legislativo comum LO ou LC) ou ato normativo (EC, MP no so leis em seu sentido formal, mas funcionam como se o fossem)federal ou estadual. Para o STF s as normas primrias, extradas diretamente da CRFB/88 (leis - art. 59) podem ser objeto da ADI.Decretos autnomos art. 84, VI, Resolues do TSE e do CNJ, Regimento Interno das Casas Legislativas e

21

dos Tribunais, EC, Constituies Estaduais, ECE pois retiram fundamento de validade diretamente do texto constitucional No podem ser objeto da ADI:Projetos de lei, leis municipais, distritais de natureza municipal, normas secundrias (decretos regulamentares), PEC, smulas (vinculantes ou no) e normas pr-constitucionais, leis j revogadas. Via de regra as leis de efeito concreto no so objeto da ADI (ex. lei que muda nome de aeroporto), mas as leis oramentrias podem ser objeto do controle (ADI 4048). 11.6. Participao do PGR ouvido. Atua em todas as aes como fiscal da lei obrigatrio, inclusive naquelas por ele promovidas (art. 103, 1), mesmo nas aes que ele mesmo props, inclusive pode mudar de posicionamento. OBS.: Nenhuma das aes do controle concentrado admite desistncia, pois versam sobre matria de ordem pblica, interesses no disponveis. 11.7. Atuao do AGU citado. Defender o texto impugnado (art. 103, 3), um mnus pblico, o curador da norma impugnada e defensor do princpio da presuno de constitucionalidade das leis defensor legis. No entanto, ajurisprudncia do STF vem relativizando a participao obrigatria do AGU (ADI 1616 e 3916), quando houver precedente pela inconstitucionalidade da lei no STF, o AGU poder ficar dispensado da referida defesa. 11.8. Amicus curiae. Art. 7, 2 da Lei n 9.868/99. Segundo a jurisprudncia do STF poder pedir a participaoat a data da remessa dos autos para julgamento. No cabe recurso da deciso que aceita a sua participao, mas h quem entenda que cabe agravo da deciso que a nega. Se aceita sua participao, poder oferecer pareceres e at sustentao oral. Mas no parte, apenas um colaborador da democratizao das decises do STF, no possuindo interesse recursal algum. Participa na ADI, ADC, ADPF e ADO e SV. 10.9 Cautelar. Efeito subjetivo erga omnes e vinculante (jurisprudncia do STF). Efeitos temporais ex nunc, salvo se o Tribunal entender por conferir efeito retroativo.(art. 11, 1). Efeito represtinatrio (2) evitar uma lacuna legislativa (retomar os efeitos da lei revogada, quando a lei objeto da ao for suspensa).Pedido - quer a suspenso do ato normativo impugnado at a deciso definitiva, presentes os requisitos do periculum in mora e fumus boni iuris. Que seja declarada a inconstitucionalidade da lei por vcio formal e/ou material. Mas se for uma lei muito antiga precisa abrir um tpico para falar

22

sobre a necessidade de modulao dos efeitos temporais da sentena (art. 27 da Lei n. 9.868/99). 10.10. Ambivalncia. Natureza dplice/fungvel da ADI e ADC. Significa que possvel se obter tanto a declarao de inconstitucionalidade ou constitucionalidade de uma lei quando da deciso definitiva, em qualquer uma das ADI ou ADC, pois ambas so fungveis (art. 24). 10.11. Efeitos da deciso definitiva. a) Lei declarada INconstitucional: efeitos subjetivos erga omnesevinculantes (art. 102,2) que alcanam o Poder Judicirio e a Administrao Pblica (mas no vinculam o Poder Legislativo no que tange a sua funo legiferante devido ao princpio da separao dos poderes). Efeitos retroativos (em regra, pois o Brasil adota a teoria da nulidade), mas o Supremo por deciso de 2/3 de seus membros, em vista de razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse pblico poder modular os efeitos jurdicos da deciso (modulao temporal), conferindo-lhe efeitos ex nunc ou prospectivos (art. 27, L.9868). OBS.: O STF tambm vem adotando essa modulao no controle difuso, em sede de recurso extraordinrio. b) Lei declarada CONstitucional: efeitos subjetivos erga omnes e vinculantes. Efeitos retroativos (em regra), mas possvel a modulao de seus efeitos, quando por exemplo, apesar de presumidamente constitucional, os Tribunais deixaram por muito tempo de aplic-la por entender ser ela inconstitucional.

11. TEMAS CONTROVERTIDOS DO CONTROLE CONCENTRADO. 11.1. A lei ainda constitucional (RE 341.717, Informativo 272). A

inconstitucionalidade progressiva. O caso da ao civil ex delito legitimidade do MP, enquanto no for criada a Defensoria Pblica. 11.2. Inconstitucionalidade por arrastamento ou por atrao ou por reverberao normativa. O Supremo no est limitado a declarar a inconstitucionalidade dos dispositivos impugnados na petio inicial. Para tanto, os demais dispositivos declarados inconstitucionais devem ter relao com aqueles impugnados, e ainda afastar os efeitos das normas secundrias tendo em vista a declarao de inconstitucionalidade das
23

normas primrias. No processo objetivo no h obedincia aos princpios da congruncia, da correlao ou da adstrio ao pedido. Tal teoria tem como fundamento os princpios da supremacia da Constituio, da economia processual, da segurana jurdica, do interesse pblico e tambm da razovel durao do processo. 11.3. Transcendncia dos motivos determinantes (Informativo 379). Com base no artigo 102, 2, alguns Ministros do STF vm entendendo que os efeitos vinculantes da decisode mrito no so apenas da parte dispositiva, mas tambm dos fundamentosjurdicos (ratiodecidendi) do julgado, que levou o STF a decidir dessa forma. Logo, vincular alm da parte dispositiva, tambm os fundamentos jurdicos. Tal teoria tem como fundamento os princpios da supremacia da Constituio, da economia processual, da segurana jurdica, do interesse pblico e tambm da razovel durao do processo. 11.4. Abstratizao ou abstrativizao do controle difuso (Informativo 463). Conferir efeitos erga omnes deciso proferida pelo STF em sede do controle difuso. Art. 52, X, da CF. HC 89.959. Nesse HC o STF declarou incidentalmente a inconstitucionalidade do art. 2 da Lei de Crimes Hediondos, que vedava a progresso de regime (foi 6x5 votos). Conforme o art. 178 do RISTF, ao declarar a inconstitucionalidade de uma lei no sistema difuso dever comunicar o SF, que na forma do art. 52, X, poder, no prazo que bem entender, editar uma resoluo suspendendo os efeitos da lei declarada inconstitucional, tornando a norma aplicvel para todos (efeitos erga omnes). Mas como o SF no havia suspendido a referida lei, a DPU-AC ajuizou uma reclamao constitucional (4.335) que tem por objeto a deciso do juiz criminal que continuou a aplicar o art. 2 da lei 8.072/90. Assim, os Ministros Gilmar Mendes e Eros Grau afirmaram, em suma, que a evoluo da jurisdio constitucional evoluiu a tal ponto que todas as decises importantes chegam s mos do STF, logo, todas as suas decises produziriam efeitos erga omnes, tornando-se obsoleta a suspenso da lei pelo SF, passaria a ser mero mecanismo de publicao das decises da Corte (o art. 52, X estaria passando por um processo de mutao constitucional). 11.5. Amodulaotemporaldosefeitosdasentenanosistemaconcentradoenodifuso. (Art. 27, da Lei n. 9.868/99).Em regra, a declarao de inconstitucionalidade de lei no sistema concentrado a torna nula, com efeitos extunc. No entanto, o STF poder o
24

Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros (8 Ministros), restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. A modulao (tambm chamada de manipulao) dos efeitos temporais tem como base o interesse social (pblico) e a segurana das relaes jurdicas. Logo, possvel que o STF declare a inconstitucionalidade da lei sem pronunciar a sua nulidade adotando efeitos ex nunc, ou seja, a lei declarada inconstitucional vai parar de produzir seus efeitos a partir da deciso; ou ainda a partir de outro momento que a Corte decidir (efeitos prospectivos ou pro futuro). Embora esteja prevista claramente no art. 27, da Lei n. 9.868/99 para o sistema concentrado, o STF tambm entende ser possvel sua aplicao no sistema difuso. Poderamos adotar essa tcnica para uma lei declarada CONStitucional? Em nome do interesse social e da segurana jurdica, o melhor entendimento doutrinrio e jurisprudencial no sentido de que SIM possvel que a tcnica seja adotada para a declarao de constitucionalidade da lei. Da mesma forma em caso de no recepo que gera como consequncia que gera a revogao da norma. 11.6. A Interpretao Conforme Constituio e a Declarao de

Inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto. So tcnicas de deciso em sede de controle de constitucionalidade (difuso e concentrado), sendo tambm um princpio de hermenutica constitucional. Tm como fundamento o princpio da presuno de constitucionalidade das leis Interpretao Conforme Constituio parte de uma lei plurissignificativa (tem mais de uma interpretao). Se pelo menos uma de suas interpretaes estiver em conformidade com a CRFB a norma deve ser mantida em vigor e todas as outras interpretaes devem ser refutadas a nica forma de interpretar uma norma desse jeito, qualquer outra forma seria inconstitucional. Declarao de Inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto ex. uma lei que institui tributo que no observa o principio da anterioridade em matria tributria, o que necessitaria observar de acordo como a lei est escrita seria inconstitucional. Nesse caso, o julgador poderia retirar essa hiptese de incidncia mantendo a lei em vigor, recebendo, inclusive, novas interpretaes - somente seria vlida para o exerccio financeiro seguinte. O STF s retira o campo de incidncia da norma, a norma no afastada por completo (ex. Lei da Ficha Limpa que feriu o

25

princpio da anualidade em matria eleitoral, s podendo ser aplicada para as eleio seguinte). 11.7. Ajuizamento simultneo de ADIs perante o STF e TJ. Em princpio so cabveis ADI e RI de uma norma que viola ao mesmo tempo a CE (art. 125, 2) e a CF (art. 102, I, a). O recebimento da ao federal suspende prejudicialmente a ao estadual. E se ADI julgada procedente? Se a lei estadual declarada inconstitucional, a ao estadual perder o objeto e ser julgada extinta sem deciso de mrito. Se, entretanto, a ADI for julgada improcedente, ou seja, se a lei estadual for considerada constitucional a ao estadual passa a prosseguir at a deciso final. 11.8. Embargos declaratrios e modulao temporal dos efeitos da sentena. Lei 9.868/99 - Art. 26. A deciso que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ao direta ou em ao declaratria irrecorrvel, ressalvada a interposio de embargos declaratrios, no podendo, igualmente, ser objeto de ao rescisria. Se o autor na PI pleiteou a modulao e o STF no a analisou, poder ajuizar ED para fazer o STF esclarecimentos acerca dessa omisso. Logo, os ED s poder ser ajuizado para modulao quando este j havia pleiteado na petio inicial, no podendo inovar em sede de ED. Em situaes tais, o STF faz ponderao, aplicando os princpios da razoabilidade e proporcionalidade. 11.9. Interveno de AmicusCuriae: Limitao e Data da Remessados Autos Mesa para Julgamento. Lei 9.868/99 - Art. 7. 2o O relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes, poder, por despacho irrecorrvel, admitir, observado o prazo fixado no pargrafo anterior, a manifestao de outros rgos ou entidades. um instrumento de legitimao das decises do STF. Mas at que momento ele pode formalizar pedido para atuar? At a data da remessa dos autos mesa para julgamento. Tambm os amicuscuriae no podero interpor qualquer recurso. 11.10. Modalidades de ADPF. Lei 9.882/99 - Art. 1o A argio prevista no 1o do art. 102 da Constituio Federal ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e ter por objeto evitar ou reparar leso a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Pblico. Pargrafo nico. Caber tambm argio de descumprimento de preceito fundamental:
26

I - quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores Constituio. ADPF Principal prevista no art. 102, 1, CRFB uma ao que forma o processo objetivo dirigido diretamente ao STF, prevista no art. 1, caput, da Lei 9.882/99. Sem partes, sem conflito, com o desiderato maior de defender a supremacia da CRFB. ADPF Incidental Art. 1, p. nico, I apresentada no curso de um processo subjetivo de forma indireta, promovendo uma ciso funcional vertical de competncia. um instrumento do controle concreto. Remetendo, o juiz do caso concreto para o STF. No entanto, no ocorre na prtica porque os legitimados para tanto so os mesmos da ADPF principal, que preferem, obviamente, ajuizar a ADPF principal. Ademais, essa modalidade est sendo contestada por via de ADI. 11.11. A norma pr-constitucional e o parmetro por meio da EC. A recepo se preocupa com a matria (essncia) da norma , e no com a forma, um fenmeno (automtico) de natureza material. Nenhuma norma deixa de ser recebida por incompatibilidade formal. Ento, normas que foram elaboradas de acordo com o processo legislativo que existia nas constituies presentes poca de sua elaborao no deixam de ser recepcionadas por no serem formalmente compatveis com a atual CRFB. Mas qualquer alterao sofrida, dever ser regida de acordo com a atual CRFB ex. CTN que originalmente foi criado por LO s poder ser alterado via LC. Mas o que acontece com uma norma no recepcionada? Para o STF, uma norma no recepcionada ser revogada, e no declarada inconstitucional. Norma vlida no se torna invlida com a supervenincia de uma nova Constituio (se foi editada com base na CF poca vigente). O STF no adota a tese da inconstitucionalidade superveniente, pois a inconstitucionalidade originria, analisada de acordo com a CF que existia poca da criao da lei. Por fim, uma norma pr-constitucional s poder ser questionada no controle concentrado via ADPF, que permite o pedido de revogao da norma incompatvel materialmente com a CRFB. Pode haver norma pr-constitucional a partir de 1988? possvel sim! (aula 2.5) Pois so normas pr-EC, e como as EC so normas constitucionais derivadas, servem como parmetro do juzo de recepo. A norma no recepcionada, seja por uma CF originria ou por uma mudana de parmetro de uma CF derivada, no ser declarada inconstitucional, mas sim revogada. A revogao afeta o plano da existncia da norma
27

j p da constitucionalidade o da validade. Logo, o entendimento o de que no caso de recepo no haver remessa da deciso ao SF (art. 52, X) e tampouco se observa o princpio da reserva de plenrio (art. 97). 11.12. Medida Provisria: Controle judicial dos pressupostos constitucionais. Relevncia associa-se matria, ao tema, social, econmico, politico, cultural; + Urgncia associa-se a uma situao inesperada que justifica a deciso por meio de uma MP. O STF entende que sim, excepcionalmente (em nome do princpio da separao dos poderes). Diante do excessivo nmero de MPs, esses requisitos podem sim serem analisados pelo Poder Judicirio, por violar os requisitos constitucionais. Existe inconstitucionalidade de uma MP que suspende uma LC? Se a LC for materialmente ordinria e formalmente complementar poder sim, no haver vcio de inconstitucionalidade algum (LC que verse sobre direito civil pois tal direito no reservada LC). A LO de converso no convalida os vcios de origem da MP ex. MP que versa sobre direito penal, mesmo que convertida em LO, no ser vlida. Lembre-se que a MP ato normativo primrio, extrada diretamente da CRFB, podendo ser objeto tanto do controle difuso como do controle concentrado de constitucionalidade. Se no curso da ADI a MP rejeitada ou convertida em LO com alteraes substanciais ocorrer a perda do objeto, sendo declarada extinta sem deciso de mrito. Mas se no curso da ADI a MP convertida em LO sem alteraes ou com alteraes no substanciais no haver prejuzo ao regular prosseguimento da ao, devendo o autor aditar incial informando a mudana de objeto. 11.13. Partidos polticos e perda superveniente da representao no CN. Partido poltico. Legitimidade ativa. Aferio no momento da sua propositura. Perda superveniente de representao parlamentar. No desqualificao para permanecer no polo ativo da relao processual. Objetividade e indisponibilidade da ao. Partido poltico legitimado universal. Mas o partido poltico no possui capacidade postulatria, ou seja, precisa contratar advogado para ajuizar suas aes.

12. A RECLAMAO CONSTITUCIONAL. Vide arts. 14 a 18 da Lei n. 8.038/90. 12.1. Cabimento.


28

Art. 102, I, l: a)Preservar a competncia do STF art. 102, I, II e III; b)garantir a autoridade das suas decises (tanto no difuso ou no concentrado); e art. 103-A e no art. 7 da Lei 11.417/06, c)fazer valer o cumprimento das smulas vinculantes. No cabe a reclamao pelo descumprimento de smula no vinculante do STF.OBS.: O TJ no tem competncia para declarar a inconstitucionalidade de lei estadual ou municipal em sede de RI, usando como parmetro a CRFB/88; se assim o fizer estar usurpando a competncia do STF. Art. 7o Da deciso judicial ou do ato administrativo que contrariar enunciado de smula vinculante, negar-lhe vigncia ou aplic-lo indevidamente caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal, sem prejuzo dos recursos ou outros meios admissveis de impugnao. 1o Contra omisso ou ato da administrao pblica, o uso da reclamao s ser admitido aps esgotamento das vias administrativas. 2o Ao julgar procedente a reclamao, o Supremo Tribunal Federal anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial impugnada, determinando que outra seja proferida com ou sem aplicao da smula, conforme o caso. 12.2. Legitimados. Qualquer pessoa pode apresentar a reclamao constitucional, que esteja participando do processo administrativo ou judicial. No caso do MPU (art. 128, I), s quem poder ajuizar o PGR (art. 46 da LC 75/93); j no MPE ter legitimidade o PGJ. 12.3. Prazo para propositura. No h prazo. Mas dispes a Smula n 734 do STF: no cabe reclamao quando j houver transitado em julgado o ato judicial que se alega tenha desrespeitado deciso do Supremo Tribunal Federal.Eventualmente caberia uma ao rescisria. Pois seria uma ofensa ao princpio da segurana jurdica. 12.4. Natureza jurdica. Para Pontes de Miranda seria uma ao. Mas no recurso, no se pede a reforma da deciso. 12.5. Deciso objeto da reclamao Pode ser judicial ou administrativa. Usa-se as expresses: reclamante, reclamada e deciso reclamada. 12.6. Cautelar Est presente no art. 14, II da Lei n. 8.038/90. 12.7. Reclamao STJ e TJ.
29

Tambm pode ser utilizada para fins de manuteno da competncia do STJ, para preservar a autoridade de suas decises. Aplicando-se lhe os mesmo dispositivos (art. 105, I, f, CRFB/88). Da mesma forma os regimentos internos dos TJs podem trazer tal previso.

13. AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. 13.1. Histrico. Nasce com a EC 3/93. 13.2. Base legal. Art. 102, I, a, da CF e Lei n 9.868/99. 13.3. Finalidade. Defender a segurana jurdica e presuno relativa de constitucionalidade da norma, tornando a sua aplicao obrigatria (art. 14, III deve existir controvrsia judicial relevante sobre a aplicao). Resolver as controvrsias judiciais existentes a respeito da aplicao da norma objeto da ao. No finalidade da ADC, conferir uma presuno absoluta da lei impugnada, tendo em vista que a ADC no faz coisa julgada material; podendo amanh mudar o entendimento. 13.4. Legitimidade ativa. A EC 45/2004 revogou o artigo 103, 4 e alterou o artigo 103 para ampliar o rol de legitimados da ADC (os legitimados so os mesmos da ADI). 13.5. Objeto. Lei ou ato normativo (de natureza primria) federal. No tem por objeto leis estaduais. 13.6. Participao do PGR. Igual a da ADI.OBS.: Nenhuma das aes do controle concentrado admite desistncia, pois versam sobre matria de ordem pblica, interesses no disponveis. 13.7. Participao do AGU. No h previso de atuao do AGU, nem na jurisprudncia do STF nem na lei. 13.8. Amicus curiae. Igual a da ADI. 13.9. Cautelar. Determinao da suspenso dos processos em curso que dependam da aplicao da lei objeto da ADC (Art. 21 da Lei 9.868/99). Efeitos erga omnes e vinculante. Se em 180 dias da deciso da cautelar no houver uma deciso definitiva do STF, os processos
30

deixam de ser suspensos, voltando a correr normalmente.OBS.:Mas a deciso denegatria da cautelar no gera efeitos vinculantes, somente a deciso concessiva da liminar. 13.10. Pedido. o da confirmao da lei para resolver a insegurana jurdica.

14. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO. 14.1. Histrico. Tem por finalidade defender a Constituio Federal da sndrome de inefetividade das normas constitucionais. 14.2. Base legal. Art. 103, 2, da CF e Lei n 12.063/2009. Omisso normativa: 1 grau primria; ou 2 grau secundria. 14.3. Espcies de omisses. Parcial a lei existe, mas no consegue cumprir toda a misso que a CF/88 a destina (art. 7 IV). Total a lei no existe. a) administrativas: so questionadas por meio da ACP, MS, AP ou ADPF. b) normativas: objeto da ADO. c) judiciais: recursos ou embargos. 14.4. Legitimidade ativa. A mesma da ADI e ADC. 14. Participao do PGR. Art. 12-E, 3, da Lei 9.868/99. OBS: a atuao no obrigatria, pois ele s atuar como custos legis nas aes que no tenham sido por ele propostas. 14.6. Participao do AGU. Art. 12-E, 2, da Lei 9.868/99.Sua participao no obrigatria e depender do entendimento do relator, que determinar ou no a sua convocao. 14.7. Amicus curiae. Igual a da ADI. 14.8. Cautelar. Excepcional urgncia e relevncia da matria. Art. 12-F. Consiste na suspenso da aplicao da lei (omisso parcial), na suspenso de processos judiciais ou

31

administrativos, em qualquer outra providncia a ser fixada pelo Tribunal. Efeitos erga omnes e vinculantes.
Art. 12-F. Em caso de excepcional urgncia e relevncia da matria, o Tribunal, por deciso da maioria absoluta de seus membros, observado o disposto no art. 22, poder conceder medida cautelar, aps a audincia dos rgos ou autoridades responsveis pela omisso inconstitucional, que devero pronunciar-se no prazo de 5 (cinco) dias. 1o A medida cautelar poder consistir na suspenso da aplicao da lei ou do ato normativo questionado, no caso de omisso parcial, bem como na suspenso de processos judiciais ou de procedimentos administrativos, ou ainda em outra providncia a ser fixada pelo Tribunal. 2o O relator, julgando indispensvel, ouvir o Procurador-Geral da Repblica, no prazo de 3 (trs) dias. 3o No julgamento do pedido de medida cautelar, ser facultada sustentao oral aos representantes judiciais do requerente e das autoridades ou rgos responsveis pela omisso inconstitucional, na forma estabelecida no Regimento do Tribunal.

14.9. Deciso definitiva. Art. 12-H. Declarada a inconstitucionalidade por omisso, com observncia do disposto no art. 22, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias. 1o Em caso de omisso imputvel a rgo administrativo, as providncias devero ser adotadas no prazo de 30 (trinta) dias, ou em prazo razovel a ser estipulado excepcionalmente pelo Tribunal, tendo em vista as circunstncias especficas do caso e o interesse pblico envolvido. 2o Aplica-se deciso da ao direta de inconstitucionalidade por omisso, no que couber, o disposto no Captulo IV desta Lei. 14.10. Posies do STF sobre a deciso definitiva. At 2007, o STF adotava, em nome da separao dos poderes, a posio no concretista geral, que era muito conservadora (confirmava a mora do poder omissivo), que impedia que o PJ aplicasse por analogia lei j existente para suprir a mora legislativa; tambm impedia a fixao de prazo para o legislador legislar. Em 2007, o Supremo adotou uma posio concretista intermediria, passando a fixar prazo para o legislador suprir a omisso (18 meses para o CN legislar).

14.11. Diferenas do Mandado de Injuno ADO MI

Natureza Jurdica: ao do controle Natureza Jurdica: remdio constitucional concentrado de constitucionalidade Processo objetivo Processo subjetivo

Rol taxativo de legitimados: art. 103, I a Legitimidade ativa:MIIndividual IX qualquer pessoa natural ou jurdica, desde que haja um direito fundamental pendente de regulamentao. MIColetivo art. 5 LXX, mesmos do MSC.
32

Amplitude: visa defender normas Amplitude: muito mais restrita, visa constitucionais que dependem de defender direitos fundamentais que regulamentao. dependem de regulamentao, logo o que pode ser discutido em sede de MI pode o ser em sede de ADO, mas a recproca no verdadeira. Efeito erga omnes. Efeito inter partes, via de regra.

15. ARGUIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. 15.1. Histrico. Nasceu em 1988 (art. 102, 1), mas como uma norma de eficcia limitada dependente de regulamentao, s vindo a ser regulamentada em 1999 pela Lei 9.882. 15.2. Preceito fundamental. Na ADPF n 33, o STF destacou um rol exemplificado de preceitos fundamentais, so eles: arts. 1 ao 4 (princpios fundamentais); 5 a 17 (direitos fundamentais); 34, VII (princpios constitucionais sensveis); 37, caput (LIMPE); 60, 4 (clusulas ptreas). 15.3. Clusula de subsidiariedade da ADPF. Jos Afonso da Silva e Andr Ramos Tavares entendem que essa clusula no deveria existir, pois a Constituio no traz esse carter residual da ao. Por outro lado, Alexandre de Moraes entende que o carter subsidirio se relaciona inclusive com os remdios constitucionais. Segundo o STF, na ADPF 76, o carter subsidirio se refere s aes do controle concentrado federal. Dessa forma, se couber ADI ou ADC, no caber ADPF. Na ADPF 100 o Supremo ampliou o carter residual da ao ao entender que se lei municipal ferir ao mesmo tempo norma da CF e CE, ser cabvel a representao de inconstitucionalidade, com base no artigo 125, 2, e no caber a ADPF. 15.4. Hipteses de cabimento. O artigo 1 da Lei n 9.882/99: I) Lei municipal que fira diretamente a CF, da mesma forma lei distrital de natureza municipal; II) as normas pr-constitucionais (de 1950, 1960...); III) atos normativos secundrios (portarias, decretos regulamentares) de carter individual ou concreto - e atos do poder pblico no normativos (ex: veto do Presidente da Repblica); OBS.: Smula no pode, bem como decises judiciais. 15.5. Legitimidade ativa.
33

Os mesmos legitimados para propositura da ADI e da ADC. 15.6. Modalidades de ADPF. a) Principal:art. 1, capute art.102, 1.ADPF principal, proposta dentro de um processo objetivo (ajuizada diretamente no STF), utilizando via de ao. ao do controle concentrado abstrato no h lide/conflito. b) Incidental:art. 1, pargrafo nico, I. ADPF incidental, proposta dentro de um processo subjetivo, utilizando a via indireta. Mas incua, pois o cidado no pode ajuizar ADPF os legitimados so os mesmos da principal. Ento, na prtica no consegue ser operacionalizada, pois os legitimados preferem apresenta-la diretamente ao STF, sem faz-lo por via incidental em um processo subjetivo. Tambm ao do controle concentrado, mas concreto, pois h lide/conflito a ser resolvido. 15.7. Amicus curiae. Igual ao da ADI. 15.8. Participao do PGR. Como fiscal da lei, quando no for o autor da ao. 15.9. Participao do AGU. Atua quando o objeto for um ato normativo. 15.10. Cautelar. Art. 5, 3, da Lei 9.882. Consiste na suspenso do andamento de processos, efeitos de decises judiciais ou de qualquer outra medida, desde que no se ofenda a coisa julgada. 15.11. Efeitos da deciso definitiva. Pode declarar a inconstitucionalidade da norma. Declarao de revogao no caso de norma pr-constitucional. Efeitos erga omnes e vinculantes para o Poder Judicirio e para a Administrao Pblica. Os efeitos temporais, em regra geral, so extunc, sendo cabvel, contudo, a modulao temporal dos efeitos da sentena (art. 11).

16. SMULAS VINCULANTES. 16.1. Histrico. Surgem com a EC 45/04. O STF entendeu que essa norma era de eficcia limitada. Sua regulamentao veio em 2006 com a Lei 11.417. 16.2. Extenso dos efeitos.

34

Seus efeitos vinculantes atingiroos rgos do Poder Judicirio e da Administrao Pblica, direta e indireta, das esferas federal, estadual,distrital e municipal. Mas no atinge o Poder Legislativo na sua funo legiferante(Princpio da separao de poderes). 16.3. Requisitos (so cumulativos). a) matria constitucional deve estar sedimentada(o entendimento deve estar amadurecido) b) controvrsias judiciais ou administrativas atuais c)aprovao por 2/3 dos ministros (8) 16.4. Provocao para edio, reviso ou cancelamento de smula vinculante. a) STF, de ofcio. b) Os legitimados ativos da ADI, ADC, ADO e ADPF. c) Defensor Pblico Geral da Unio (art. 3, Lei 11.417) d) Todos os Tribunais (art. 3) e) Municpio (art. 3, 1): no pode diretamente, mas pode incidentalmente (no curso de um processo) 16.5. Participao do PGR. Nos processos em que no tiverem sido propostos pelo PGR, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei custus legis (art. 2, 2) 16.6. Amicus curiae. Art. 3, 2. Possibilidade. 16.7. Reclamao constitucional (art. 7). Art. 102, I, l da CF/88. Visa garantir: a) a autoridade de suas decises; b) e preservar a sua competncia; e c) o cumprimento da smula vinculante. No recurso, ajuizada diretamente ao STF. Caber da deciso judicial ou administrativa que descumprir smula. OBS.: No entanto, a reclamao por descumprimento oriundo de deciso administrativa s caber aps o esgotamento da instncia administrativa. 16.8. Modulao dos efeitos. Art. 4: ex nunc ou prospectivo.

17. EXPRESSES SOBRE INCONSTITUCIONALIDADE. a) Inconstitucionalidade chapada: lei flagrantemente inconstitucional b) fossilizao do ordenamento jurdico: os efeitos vinculantes no atingem o podem legislativo na sua atividade legiferante, para garantir que o Poder Legislativo.
35

18. CONTROLE CONCENTRADO ESTADUAL. 18.1. Previso constitucional. manifestao do Poder Constituinte derivado decorrente (art. 11, ADCT). Art. 125, 2. O rgo responsvel pelo controle estadual o TJ. O objeto sero as leis estuais e municipais. O parmetro de controle somentea Constituio do Estado (que um reforo autonomia do Estado-membro). Para o STF, em nome do princpio da simetria, as Cartas Estaduais podem instituir a ADC, ADO e ADPF, embora s haja previso expressa na CF da RI (faz s vezes da ADI, como se fosse a ADI estadual). Quanto legitimidade ativa, o Supremo entende que no preciso seguir o paralelismo do artigo 103 da CF, sendo apenas vedada a legitimidade de agir a um nico rgo.OBS.: Norma de observncia obrigatria serve como parmetro das aes estaduais. EC CE no pode ser objeto de RI. Porque o PCDD do art. 11 do ADCT que embasa a criao da CE e da ECE tm o mesmo fundamento, no h hierarquia entre elas, no se podendo realizar controle. 18.3. Lei estadual que viola ao mesmo tempo a CE e a CF. Cabe tanto a RI quanto a ADI, mas o Supremo j decidiu que o recebimento da ADI federal questo de suspenso prejudicial da ao estadual. Se a ADI federal for julgada procedente, a RI ser extinta sem resoluo do mrito por perda superveniente do objeto. Caso a ADI seja julgada improcedente, no haver prejuzo ao regular andamento da RI. 18.4. Amparo legal do controle concentrado estadual. Aplicam-se, por analogia, os dispositivos da Lei 9.868/99. 18.5. Deciso final. Em regra, no controle concentrado no plano federal as decises so irrecorrveis(no cabe recurso nem ao rescisria), ressalvada a interposio de embargos. No entanto, somente no controle concentrado estadual, se a norma violar tambm a CF, caber eventualmente Recurso Extraordinrio (art. 102, III, a, CF), o qual ter efeito erga omnes, independentemente da atuao do Senado Federal, pois um

36

recurso de uma ao do controle abstrato de constitucionalidade, estendendo-se sua eficcia a todo o territrio nacional.

19. CONTROLE CONCENTRADO NO DISTRITO FEDERAL. A lei distrital estadual ou municipal que violar a Lei Orgnica poder ser objeto de controle concentrado, atravs de RI, que ser julgada pelo TJDF.

20. INEXISTNCIA DE CONTROLE CONCENTRADO MUNICIPAL. Razes: no h previso legal; no h hierarquia entre a Lei Orgnica Municipal e as leis municipais. A LO do municpio no serve como parmetro do controle concentrado de constitucionalidade, pois no h apoio na CF nesse sentido. Est afeita apenas ao juzo de legalidade.

21. TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 21.1. Diferena entre direitos humanos e direitos fundamentais. a) direitos humanos: muito utilizada utilizado pelo direito internacional e pela filosofia do direito. b) direitos fundamentais: a expresso que o direito constitucional utiliza para se referir ao tema. Para Comparato, os direitos fundamentais so os direitos humanos positivados na Constituio.

21.2. Direitos (normas declaratrias) e garantias fundamentais (contedo assecuratrio e processual). Na viso de Jos Afonso da Silva h uma teoria bipartida sobre as garantias fundamentais. Elas se dividem em: gerais e especiais. Aquelas seriam as garantias principiolgicas (como o devido processo legal, ampla defesa, contraditrio, juiz natural etc.); enquanto estas se referem aos remdios constitucionais, que por sua vez se subdividem em: a) administrativos- extrajudiciais (no provocam a jurisdio e podem ser exercido por qualquer pessoa natural ou jurdica, nacional ou estrangeira ex. art. 5, XXXIV direito de petio e de obteno de certido, que independe de advogado e de taxas); b) judiciais (art. 5, LXVIII a LXXIII HC, HD, MS, MI e AP).

21.3. Fundamentos.
37

a) Positivista: os direitos so protegidos na medida em que h uma proteo no ordenamento jurdico. b) Jusnaturalista: h valores superiores prpria existncia humana, independente de qualquer previso no ordenamento. c) Culturalista

21.4. Titularidade. Nos termos do artigo 5, caput, so os brasileiros (nato ou naturalizado) e estrangeiros residentes no pas. Segundo o STF, todas as pessoas naturais e jurdicas, sejam elas nacionais ou estrangeiras, gozam da proteo aos direitos

fundamentais.(Lembrando que a pessoa jurdica tem direito indenizao por danos materiais e morais honra, propriedade). Da mesma forma as pessoas jurdicas de direito pblico.

21.5. Positivao. Arts. 5, 6, 196, 225, da CF; o ECA; o CDC; os tratados de direitos humanos etc.

21.6. Eficcia horizontal e vertical. a) vertical: a aplicao dos direitos fundamentais nas relaes entre o Estado e o indivduo. O Estado deve assegurar os direitos fundamentais. Ademais, atravs do Estado que o indivduo busca a proteo aos direitos fundamentais violados. O Estado se rege pelo princpio da supremacia do interesse pblico. b) horizontal: a aplicao dos direitos fundamentais nas relaesentre os indivduos (intersubjetivas).H a autonomia da vontade (liberdade), mas no absolta, quando houver excesso, pode haver a interveno do Estado-juiz, sempre ponderando os direitos postos em conflito (ex. relao de consumo e relao de trabalho). Logo os direitos fundamentais se aplicam tanto nas relaes verticais quanto nas horizontais.

21.7. Geraes/dimenses dos direitos e garantias fundamentais. a) 1 Dimenso:liberdades pblicas, civis e polticas, relacionadas aos direitos negativos (no se exige atuaes positivas por parte do Estado). Sc. XVII, XVIII e XIX. Ex: liberdade de expresso, de ir e vir, religiosa, nacionalidade, direito vida, propriedade. Igualdade perante a lei (formal).
38

b) 2 Dimenso:liberdades positivas. Passagem do Estado Liberal para o Estado Social. Os homens no so iguais, o Estado ajudando o hipossuficiente. Constituies do ps 1 Guerra Mundial. O marco a Constituio Weimar de 1919. Direitos sociais, econmicos e culturais.Exs.: direito sade, educao, moradia, previdncia, dos trabalhadores. Igualdade material (justia social) c) 3 Dimenso:direitos difusos: meio ambiente, patrimnio pblico, histrico e cultural, o desenvolvimento e a paz social. Constituies do ps 2 Guerra Mundial. Igualdade material (justia pluralista). Solidariedade, fraternidade. d) 4 Dimenso: comrcio eletrnico, internet, ciberntica, manipulao do patrimnio gentico, fertilizao in vitro, transgnicos etc. Ps-modernidade e globalizao, avanos tecnolgicos. e) 5 Dimenso:paz mundial. f) 6 Dimenso: direito felicidade (doutrina minoritria).

OBS.: No h hierarquia nem superposio entre as dimenses dos direitos fundamentais.

21.8. Caractersticas dos direitos fundamentais. a) relatividade: no h direito fundamental de natureza absoluta (aborto aborto permitido). b) universalidade: diz respeito aos seus destinatrios (no h qualquer tipo de preconceito ou discriminao, os DF derivam da natureza humana) e sua extenso para fora do Estado (ordenamento interno mais o externo). c) imprescritveis: podem ser exigidos qualquer tempo. d) inalienabilidade: no possuem contedo econmico-financeiro. e) irrenunciabilidade: no possvel abrir mo deles. f) complementariedade: todos os direitos fundamentais se complementam. g) possuem aplicao imediata h) historicidade: os direitos fundamentais so produtos da histria, foram evoluindo, eles so passveis de mutao.

21.9. Os tratados sobre direitos humanos e a CF/88.

39

a) ato complexo: o Presidente da Repblica assina; o Congresso Nacional o aprova por meio de decreto legislativo e o Presidente, em seguida, o promulga (art. 49, I c/c 84, VIII). b) a constitucionalizao formal dos tratados sobre direitos humanos: a EC 45/04 acrescenta ao artigo 5, o 3, o qual prev: Os tratados e convenes internacionais sobre
direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais.Ex: Decreto-Presidencial n 6949/2009 que trata da Conveno

Internacional dos portadores de necessidades especiais o nico que tem status de EC. OBS.: Os tratados que no versam sobre direitos humanos so incorporados com status de lei ordinria federal. c) Pacto de San Jos da Costa Rica: ratificadopelo Brasil em 1992 (sem passar pelo trmite do 3, pois s foi criado com a EC 45/2004), prev em seu artigo 7, a priso civil do devedor de alimentos (nica priso civil admitida).A CF/88, alm da priso do devedor de alimentos, prev a priso do depositrio infiel (art. 5, LXVII). Em 2008, o STF (informativo 531) faz uma reviso jurisprudencial a respeito do tema (mutao constitucional) e estabelece as seguintes premissas: I o art. 5, LXVII, depende de regulamentao, ou seja, a priso civil no seria autoaplicvel; II o pacto umanorma supralegal (versa sobre direitos humanos, mas no foi aprovada com qurum qualificado); III a norma supralegal est acima da legislao ordinria, dessa forma, o pacto revogou as normas meramente infraconstitucionais que versavam sobre a priso civil sobre depositrio infiel; IVo STF passou a fazer uma releitura desse inciso que culminou na edioda Smula Vinculante n 25, a qual destaca que a priso civil do depositrio infiel no mais admitida no pas. d) bloco de constitucionalidade: com base no artigo 5, 2, alguns autores (Valrio Mazzuoli, Flvia Piovesan) defendem a teoria do bloco de constitucionalidade (monista), destacando que tal dispositivo uma clusula de recepo direta e imediata de tratados sobre direitos humanos, os quais tero status de norma constitucional. Bastaria assinar um tratado sobre direitos humanos, independentemente de qualquer incorporao legislativa, j seria possvel reconhec-los imediatamente como norma constitucional. No a opinio do STF, que reconhece apenas na forma do art. 5, 3. Em caso de conflito deve prevalecer a norma mais favorvel ao indivduo.

21.10. Tribunal Penal Internacional (TPI).


40

Criado em 1998 pelo Estatuto de Roma e ratificado, no Brasil, em 2002, por meio do Decreto-Presidencial 4388. Art. 5, 4, da CF.

22. NACIONALIDADE. 22.1. Base legal. Arts. 12 e 13 da CF e Estatuto do Estrangeiro Lei n. 6.815/80. um direito fundamental de 1 gerao. Est associada prpria identidade do indivduo. 22.2. Nacionalidade x cidadania. Nacionalidade um vnculo jurdico que liga o cidado a um pas, atribuindolhes direitos polticos. A cidadania um vnculo de natureza poltica, est associada aos direitos polticos - ttulo de eleitor. Nem todo nacional (brasileiro nato ou naturalizado) cidado (ex: crianas, incapazes, presos por deciso transitada em julgado), muito embora, via de regra, todo cidado um nacional(exceo: portugus equiparado que estiver devidamente alistado nico cidado no nacional art. 12, 1).Logo, a dupla nacionalidade no gera necessariamente a dupla cidadania. 22.3. Conceitos relacionados. a) Aptrida/heimatlos: aquele que no tem nacionalidade b) Poliptrida: aquele que tem mais de uma nacionalidade. 22.4. Espcies. a) Nacionalidade originria/primria/involuntria: aquela que decorre do nascimento - Brasileiros natos. b) Nacionalidade derivada/secundria/adquirida/voluntria: adquirida por meio de um processo de naturalizao - Brasileiros naturalizados. 22.5. Critrios de atribuio de nacionalidade originria. a) Jus sanguinis:todo descendente de nacional, independente do local de nascimento, ser considerado nacional. Adotado normalmente em pases da sia, frica e Europa (Velho Mundo). Pode ser ambilinear ou ambivalente (tanto o pai quanto a me podem transferir sua nacionalidade aos filhos) ou patriliminear (s o pai transfere). b) Jus soli:origem territorial. Ser nacional todo o nascido no territrio do Estado, independentemente da nacionalidade da sua ascendncia. adotado pelos pases do novo mundo (Oceania e Amrica). c) Critrio misto: o adotado no Brasil.Mas no absoluto, pois na forma dp art. 12, I, b e c reconhece o Jus sanguinis. 22.6. Tratamento diferenciado.
41

Em regra, pelo princpio da igualdade, o tratamento aos brasileiros natos e naturalizados deve ser exatamente o mesmo. Mas a prpria CF permite eventuais e excepcionais discriminaes. Esto estabelecidas pela CF, no artigo 12, 3, em funo do: a) cargo: Presidente, Vice-Presidente da Repblica,Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal e Ministro do STF (que a mesma linha sucessria presidencial). H tambm os cargos de oficial das Foras Armadas, membro de carreira diplomtica e Ministro de Estado da Defesa preocupao com o Chefe de Estado e de Governo e a defesa da segurana nacional. b) funo:seis cidados membros do Conselho da Repblica: art. 89, VII. Mas nem todos os seus membros precisam ser brasileiros natos c)extradio: o processo de entrega de um indivduo de um Estado a outro Estado que o reclama e que competente para process-lo e julg-lo. Brasileiro nato no ser extraditado, ainda que possua duplanacionalidade. J o brasileiro naturalizado poder ser extraditado, caso cometa crime comum antes da naturalizao ou esteja envolvido com o trfico de entorpecentes, antes ou depois da naturalizao (art. 5, LI, CRFB).Ningum ser extraditado por crime poltico ou de opinio (LII) d)propriedade: art. 222 c/c art.19, III. 22.7. Brasileiros natos art. 12, I, CF. As hipteses de aquisio de nacionalidade originria se esgotam na CF, no podendo ser ampliada no mbito infraconstitucional. a) nascido na Brasil: regra geral, toda pessoa nascida no territrio brasileiro, ser brasileiro nato (nacional originrio). No ser brasileiro nato o filho de pai e me estrangeiros e desde que pelo menos um deles esteja a servio oficial do seu pas de origem no Brasil (Jus soli). Se de empresa privada ser considerado brasileiro nato. b) nascido no estrangeiro de pai ou me brasileiro a servio do Brasildesde que qualquer deles esteja a servio oficial da Repblica Federativa do Brasil:jus sanguinis + critrio funcional. Por servio oficial entende Jos Afonso da Silva ser aquele que relacionado Administrao Pblica Direta e Indireta (U, E, DF e M). c) registro em consulado ou embaixada; ou residncia fixadano Brasil + manifestao (a qualquer tempo, aps atingida a maioridade) da vontade de ser brasileiro, perante a Justia Federal. Nacionalidade potestativa: jus sanguinis + critrio do registro OU da residncia no pas + opo confirmativa (pessoal, os pais no podem fazer por seus filhos at l a pessoa considerada brasileira nata provisria).
42

Os nascidos entre 07/06/94 e 20/07/07 podem ser levados aos consulados ou buscar um cartrio para fins de registro como brasileiro nato (art. 95 do ADCT). 22.8. Brasileiros naturalizados. As hipteses de aquisio de nacionalidade derivada no se esgotam na CF.Esto tratados na CF (art. 12, II) e na Lei 6815/80 (Estatuto do estrangeiro). No existe naturalizao tcita ou por decurso de prazo, pois ele sempre depende de uma manifestao de vontade. a) naturalizao ordinria: so duas hipteses: I estrangeiro originrio de pas de lngua portuguesa: exige-se apenas a comprovao de que est h 1 ano ininterrupto no pas + idoneidade moral (naturalizao ordinria considerada ato discricionrio); II estrangeiro de outros pases: requisitos previsto na lei 6815 (art. 112): 4 anos de residncia no pas + trabalho + saber ler e escrever + outros requisitos. O ato do Presidente da Repblica que concede ou no a naturalizao de natureza discricionria. b) naturalizao extraordinria ou quinzenria: 15 anos ininterruptos de residncia no pas (as sadas espordicas so permitidas) + sem condenao penal + requerimento. A concesso da naturalizao, nessa hiptese, obrigatria, desde que preenchidos os requisitos acima (ato vinculado). 22.9. Perda da nacionalidade (art. 12, 4). As hipteses de perda se esgotam na CF e no podem ser ampliadas por legislao infraconstitucional. a) cancelamento da naturalizao por sentena judicial, em virtude de ato nocivo ao interesse nacional: s se aplica ao brasileiro naturalizado. Essa ao de cancelamento de naturalizao proposta pelo MPF. chamada pela doutrina de perda sano ou punio. O processo tramita peranteJF de primeiro grau. A nica forma de se recuperar a nacionalidade brasileira perdida nessa situao ser atravs da ao rescisria. b) adquirir outra nacionalidade: chamada de perda mudana. Oriunda de deciso administrativa. Refere-se tanto a brasileiro nato como a naturalizado.Excees (dupla nacionalidade): I reconhecimento de nacionalidade originria por outro pas; II imposio da lei estrangeira para exerccio de direito civil ou trabalhista (ex. jogadores de futebol que so obrigados a adquirir a nacionalidade daquele pas para continuar jogando naquele pas). O brasileiro nato pode perder a nacionalidade brasileira se optar por outra no caso de no ter sido obrigado. Nessa situao, poder readquiri-la tambm administrativamente.
43

22.10. Portugus equiparado (art. 12, 1). A equiparao em relao a direitos civis. Caso se aliste nos termos do Decreto-Presidencial 3927/2001, ser o nico estrangeiro a exercer direitos polticos. Essa equiparao est condicionada a um texto de reciprocidade.

23. DIREITOS POLTICOS. 23.1. Base legal. Arts. 1, pargrafo nico, e 14 a 16, da CF. OBS.: Nem todo nacional (brasileiro) cidado (eleitor). Mas via de regra, todo cidado antes nacional. EXCEO: portugus equiparado a brasileiro naturalizado pode exercer seus direitos polticos (votar e ser votado). Tambm quem possui dupla nacionalidade no necessariamente possui dupla cidadania.

23.2. Democracia, soberania popular e direitos polticos.

23.3. Democracia. a) direta: no h intermediao. b) Indireta/representativa: o grau de delegabilidade do Poder Pblico altssimo. As decises polticas fica nas mos dos representantes. c) semi-direta/participativa: o modelo adotado no Brasil (art. 1, pargrafo nico).

23.4. Sufrgio. o direito pblico subjetivo do cidado de participar da formao do poder poltico. a essncia dos direitos polticos, todas as manifestaes polticas existentes so formas de suas manifestaes, no se resume ao direito de votar e ser votado (tem tambm o ajuizamento de AP p. ex).Logo, no se confunde com o voto. Espcies: a) censitrio: com base na renda (ex. mendigos no participavam das eleies nas Cartas Constitucionais de 1824 e 1891). b) capacitrio: com base na capacidade intelectualdas pessoas. No permitia a participao das mulheres na vida poltica. c) universal:previsto no art. 14, caput. No garante a todos necessariamente o mesmo grau de manifestao poltica, mas nele no h discriminao de natureza negativa.

23.5. Cidadania.
44

a) material: conscincia acerca do exerccio dos direitos polticos. b) formal: ter direitos polticos (ttulo de eleitor).

23.6. Classificao dos direitos polticos positivos. a) alistabilidade:capacidade eleitoral ativa. O alistamento obrigatrio para os brasileiros compreendidos entre 18 a 70 anos de idade e facultativo para os de 16 a 18 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos. So inalistveis (art. 14, 2): os estrangeiros* (exceto: portugus equiparado desde que esteja em gozo dos seus direitos polticos) e os conscritos (aqueles que esto cumprindo o servio militar obrigatrio no o militar de carreira, pois este pode votar). a partir dele que nasce o cidado. b) elegibilidade: nem todos que podem votar podem ser votados (ex. analfabeto, cidado com 21 anos no pode ser presidente), mas todos que podem se eleger precisam votar. Condies de elegibilidade (art. 14, 3): I nacionalidade brasileira (via de regra todos, mas ressalva no art. 12, 3:
So privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa );

II pleno exerccio dos direitos polticos; III alistamento eleitoral; IV domiclio eleitoral na circunscrio; V filiao partidria (no h candidatura avulsa no pas); VI idade mnima de 18 (vereador), 21 (deputado estadual, distrital, federal, prefeito, viceprefeito e juiz de paz), 30 (Governador e Vice-Governador de Estado e do distrito federal, 35 (Presidente e Vice-Presidente da Repblica e senador) OBS.: A data que marca essas datas a data da POSSE, e no a do registro de candidatura. c) plebiscitos/referendo: a autorizao de referendo e convocao de plebiscito feita exclusivamente pelo Congresso Nacional (art. 49, XV). O plebiscito uma consulta prvia ao ato do Poder Pblico. J o referendo posterior. O artigo 18, 3 e 4, traz duas hipteses de plebiscito obrigatrio:
3 - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se
anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

45

4 - A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

d) iniciativa popular (art. 61, 2): o povo pode apresentar projeto de lei (complementar ou ordinria; no pode oferecer projeto de EC, pois o art. 60 e seus incisos so taxativos). No h iniciativa popular para apresentao de proposta de Emenda Constitucional. O projeto deve preencher os seguintes requisitos: I 1% do eleitorado nacional (cidados); II eleitorado divididos em pelo menos 5 Estados; III 0,3% do eleitorado local.1503. Deve ser oferecido peranteCmara dos Deputados, o Senado normalmente a casa revisora. e) ao popular (art. 5, LXXIII): um remdio constitucional que s pode ser utilizado exclusivamente pelo cidado (quem est no gozo de direitos polticos).Logo, pessoa jurdica, MP e outros no podem ajuizar AP. Se proposta de boa-f, a ao ser gratuita. f) voto: um instrumento do sufrgio. um direito pblico subjetivo poltico do cidado de participar da formao da vontade social. Mas tambm um dever de dupla dimenso (jurdico sua ausncia pode acarretar sanes jurdicas; e social importante para a formao da vontade coletiva).OBS.: O voto facultativo poderia ser institudo no Brasil? Nada impede, pois no est previsto como clusula ptrea o voto obrigatrio, s o direto, secreto, universal e peridico. 23.7. Direitos polticos negativos. a) Inelegibilidades:geram restries com relao aos direitos polticos passivose subdividem-se em: I absolutas: afeta o indivduo, impedindo-o de concorrer a qualquer cargo eletivo. Segundo a doutrina, esto taxativamente previstas na CF (art. 14, 4) e no podem ser ampliadas pela legislao infraconstitucional. So inelegveis absolutamente: os estrangeiros e conscritos (inalistveis) e analfabetos; II relativas: o art. 14, 9 prev que uma lei complementar pode ampliar as hipteses de inelegibilidade relativa. Esto previstas nos 5, 6 e 7, do artigo 14, que se referem a: reeleio (aplicvel apenas ao Chefe do Executivo, uma vez que no Legislativo no h limite para a reeleio, da mesma forma o Presidente que j foi reeleito no pode nem concorrer para a Vice-Presidncia Lula no poderia ser vice de Dilma). OBS: observada a regra de que apenas 2 mandatos podem ser consecutivos, no h um nmero mximo de mandatos.Desincompatibilizao (6): Se exige a renncia (que
46

definitiva, no pode se licenciar, pois temporria)at 6 meses antes do trmino do mandato para quem pretende concorrer a outro cargo eletivo. No h

desincompatibilizao para a reeleio. A inelegibilidade reflexa (7): alcana apenas os familiares do titular do cargo do Executivo, no do Legislativo.

Evita a formao de uma casta na poltica, pois a democracia visa uma pluralidade de ideais. Os familiares so: cnjuge, companheiro (art. 226, 3), pais, avs, irmos, sogros, noras, genros e cunhados. Para o TSE esto inclusas tambm as relaes homoafetivas. A Smula Vinculante 18 destaca que a dissoluo da sociedade conjugal no curso do mandato no gera a inelegibilidade reflexa. A renncia no primeiro mandato afasta qualquer inelegibilidade reflexa, podendo a famlia concorrer a qualquer cargo eletivo, inclusive ao antes ocupado pelo renunciante (ex. governador Garotinho que renunciou no 1 mandato ao cargo de governador para disputar a presidncia, deixando sua famlia livre para concorrer a qualquer cargo eletivo o que aconteceu com Rosinha Garotinho). O TSE vem proibindo que a mesma famlia ocupe o mesmo cargo eletivo por trs mandatos consecutivos (por isso que o TSE no permitiu que a esposa de Garotinho se reelegesse). Caso renuncie no segundo mandato, a inelegibilidade ser afastada para todos os cargos, salvo para o cargo antes ocupado pelo renunciante mesma justificativa da impossibilidade de 3 mandatos executivos serem ocupadas pela mesma pessoa ou pela mesma famlia. b) Perda ou suspenso dos direitos polticos:o art. 15 prev as hipteses de perda e suspenso dos direitos polticos. O caput veda a cassao (retirada arbitrria, sem fundamento especfico) de tais direitos. Hipteses de perda: I cancelamento de
47

naturalizao por sentena transitada em julgado (art. 12, 4, I); IV recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do artigo 5, VIII (escusa de conscincia) para a doutrina (Jos Afonso da Silva, Gilmar Mendes e Pedro Lenza) tal inciso representa uma hiptese de perda, enquanto que a legislao (CPP e lei) o trata como situao de suspenso. Hipteses de suspenso: II incapacidade civil absoluta (a relativa no gera restrio aos direitos polticos) pode ser uma situao temporria; III condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem os seus efeitos; V improbidade administrativa (art. 37, 4) desde que por deciso condenatria transitada em julgado. Art. 16. Princpio da Anualidade em matria eleitoral o STF j entendeu que resta protegido por clusula ptrea. (lei da ficha limpa que no se aplicou s eleies de 2010).A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se
aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

24. DIREITOS SOCIAIS E O CONTROLE JUDICIAL DAS POLTICAS PBLICAS. 24.1. A evoluo no Brasil. Alm da ampliao material, a Carta de 1988 trouxe o MI, a ADO, o MSC, a ACP, a ADPF. 24.2. Definio de polticas pblicas. 24.3. Argumentos contrrios e favorveis atuao judicial. A suposta ausncia de legitimidade do juz e ofensa ao princpio da separao dos poderes. A implementao de polticas pelo Judicirio, contudo, possvel, pois o Juiz no poder deixar de apreciar leso ou ameaa a direito. 24.4. A judicializao da poltica leva politizao do Judicirio? No. 24.5. Princpios de efetivao das polticas sociais. a) princpio do mnimo existencial: est associado condies dignas de vida. Decorre do princpio da dignidade da pessoa humana. b) princpio da reserva do possvel: o Estado no pode ser condenado quilo que ele no pode pagar. S se torna um obstculo se o Estado comprovar de maneira objetiva que no pode custear a demanda. c) princpio da vedao ao retrocesso social: no se pode extinguir as polticas pblicas j implementadas.

48

25. REMDIOS CONSTITUCIONAIS. So garantias prestacionais, mecanismos de defesa dos nossos direitos e garantias fundamentais. No existe fungibilidade em sede de remdio constitucional, cada um ser apresentado para defender um direito especfico, salvo o MS que tem natureza residual. 25.1. Remdios administrativos (extrajudiciais): art. 5, XXXIV. a) Direito de petio: formulado por simples requerimento e no h necessidade de taxa, no tem previso do pagamento de taxa e pode ser realizado por qualquer pessoa natural ou jurdica, nacional ou estrangeira. No se confunde com direito de ao, exercido na via administrativa. A negativa de tal direito leva a propositura do Mandado de Segurana. b) Direito de obteno de certides:serve para atestar uma situao real. Tambm no precisa de advogado. Segundo doutrina e jurisprudncia majoritrias, da negativa de tal direito cabe a impetrao do Mandado de Segurana. 25.1. Remdios Judiciais. a) Habeas Corpus:liberdade de locomoo gratuita. nico remdio constitucional que no precisa de advogado, mas se cair na OAB deve fazer como se fosse advogado (Advogado OAB n ...). est guiado pelo princpio da universalidade, logo qualquer pessoa pode ajuiz-lo, tenha ou no capacidade civil (ex. o maluquinho pode). b) Habeas Data: dados pessoais gratuita. personalssimo, s quem pode ajuiz-lo o titular do dado, seja pessoa natural ou jurdica. Mas a jurisprudncia entende que, excepcionalmente, poder ser impetrado pelos herdeiros do falecido. c) Mandado de Injuno: direitos fundamentais que dependem de regulamentao. H o MII e o MIC. d) Mandado de Segurana: direito lquido e certo ( residual, a aspirina do ordenamento jurdico). S se no couber outro que caber o MS. Tambm h o MSI e o MSC. e) Ao Popular: direitos difusos gratuita se proposta de boa-f; se de m-f ser onerosa. S pode ser oferecida pelo cidado, que o brasileiro nato ou naturalizado em gozo dos direitos polticos. A ACP no pode ser ajuizada pelo cidado, j a AP tambm no pode ser ajuizada pelos legitimados ativos da ACP.

26. MANDADO DE INJUNO. 26.1. Histrico.


49

Criado em 1988 para proteger a CF em face da sndrome de inefetividade das normas constitucionais, ou seja, das normas constitucionais de eficcia limitada ainda no regulamentadas. Est associado ao princpio da legalidade. 26.2. Base legal. Art. 5, LXXI e, por analogia, a Lei do MS 12.019/09 (no h lei especfica no plano infraconstitucional). 26.3. Omisses. a) administrativas: so objeto da ACP, AP e MS. b) judiciais: recursos e embargos c) normativas: o foco do MI. 26.4. Condies especficas. Comprovao da impossibilidade de exerccio do direito fundamental, somada a inexistncia da lei regulamentadora. 26.5. Finalidade Visa dar plena efetividade s normas constitucionais definidoras de direitos fundamentais em geraldependentes de regulamentao, no somente em relao nacionalidade, soberania e cidadania (ex. art. 7, XXI aviso prvio proporcional; art. 37, VII direito de greve do servidor pblico; art. 40, 4 aposentadoria de servidores que trabalham em atividade de risco). um remdio constitucional dirigido tutela de direitos fundamentais que visa defender direitos fundamentais que dependem de regulamentao. Tem natureza jurdica de natureza dplice, pois uma ao constitucional e tambm uma ao cvel. 26.6. Modalidades. a) Individual: qualquer pessoa natural ou jurdica pode ajuizar cujo direito fundamental esteja presenta na CRFB/88, mas dependa de regulamentao. b) Coletivo: os mesmos legitimados ativos que podem ajuizar o MS coletivo, quais sejam: partidos polticos; sindicatos; entidades de classe e associaes. Quanto ao partido poltico, a CF e a lei indicam que ele deve ter representao no Congresso Nacional (1 membro em pelo menos 1 das Casas). Sindicatos, entidades de classe e associaes devem estar legalmente constitudos e estas devem estar em funcionamento h pelo menos 1 ano podem defender interesses de parte de seus associados e no necessitam de autorizao expressa de membros ou associados. Os sindicatos e associaes devem comprovar a pertinncia temtica.OBS.: No MI falta uma conduta

50

legislativa, associa-se omisso legislativa. Omisses administrativas no comporta MI; poderia comportar MS. 26.7. Cautelar. NO CABE!Em nome do princpio da separao de poderes o STF entende que no cabe provimento cautelar em sede de MI. 26.8. Polo passivo. composto por Poder/rgo/autoridade que deveria ter elaborado a lei.A competncia para julgamento do MI fixada com base no polo passivo. Ex: art. 102, I, q (STF); art. 105, I, h (STJ).Mas se o projeto de lei for de iniciativa privativa de uma autoridade especfica, a ao precisa ser impetrada em face de ato omissivo da autoridade que deveria ter apresentado o referido projeto de lei e no o apresentou ex. art. 61, 1, da CRFB/88, servidor pblico que trabalha em atividade de risco que te procura para ajuizar um MI em face do art. 40, 4. Se de iniciativa concorrente, impetraremos um MI em face da Mesa do CN. Se o projeto de lei estiver parado na CD, impetraremos em face da Mesa da CD; da mesma forma no SF. 26.9. Posies do STF a respeito da deciso final em MI. At 2007 o STF adotava a posio no concretista geral, que aquela que em nome da separao de poderes, impedia que o Judicirio fixasse prazo para o legislador legislar e tambm impedia a aplicao analgica de lei j existente para suprir a omisso. Havia apenas a declarao da mora do poder pblico. Desde de 2007, a Corte vem adotando posies concretistas, as quais no se limitam a declarar a mora do poder omisso. Existe a posio concretista: a) geral: determinar a aplicao analgica de outra lei, com eficcia erga omnesenquanto o Poder Pblico no a regulamente (MI 670/708/712) ex. Lei 7.783/99 para suprir a ausncia da lei de greve dos servidores pblicos; b) individual direta: aqui a eficcia no erga omnes, mas inter partes. (MIs 721/758); c) intermediria: fixa prazo para o legislador legislar (ADI 3682) OBS.: Se durante o julgamento do MI for apresentado PL, ou mesmo este j exista quando de sua impetrao, no restar prejudicado, pois um PL no apto a regularizar o exerccio de direitos fundamentais. 26.10. Objeto. Visa defender direitos fundamentais que dependam de regulamentao. Ele muito mais especfico que a ADO, pois seu objeto est limitado aos direitos fundamentais no regulamentados.
51

26.11. Foro competente. A fixao de competncia para julgamento do MI vai depender da autoridade ou do rgo omisso. art. 102, q e 105, I, h, da CRFB/88. A ao de competncia originria de Tribunal Superior (STF, STJ, TST, TSE e STM) oferecida perante o Ministro Presidente do referido Tribunal 26.12. Diferenas do Mandado de Injuno e a ADO MI Natureza Jurdica: constitucional Processo subjetivo ADO remdio Natureza Jurdica: ao do controle concentrado de constitucionalidade (sem partes, sem lide) Processo objetivo

Legitimidade ativa:MIIndividual - Rol taxativo de legitimados: art. 103, I a qualquer pessoa natural ou jurdica, IX desde que haja um direito fundamental pendente de regulamentao. MIColetivo art. 5 LXX, mesmos do MSC. Amplitude: muito mais restrita, visa Amplitude: visa defender normas defender direitos fundamentais que constitucionais que dependam de dependem de regulamentao, logo o regulamentao. que pode ser discutido em sede de MI pode o ser em sede de ADO, mas a recproca no verdadeira. Efeito inter partes, via de regra. Efeito erga omnes.

27. HABEAS DATA. 27.1. Histrico. Surge em 1988, inspirada na FreedomofinformationAct de 1974. Tem natureza jurdica de natureza dplice, pois uma ao constitucional e tambm uma ao cvel. 27.2. Base legal. Art. 5, LXXII e Lei 9.507/97. 27.3. Finalidade. Conhecer OUretificar dados pessoais (relativos ao nome, escolaridade, sade, trabalho essas duas finalidades esto previstas na CF) e complementaros dados pessoais que estejam certos ou incompletos (esta ltima finalidade s est prevista no

52

art. 7, III, da Lei 9.507, no est na CF). No pode haver duas ou trs coisas ao mesmo tempo. S cabe HD para uma dessas finalidades. OBS:No cabe HD para ter acesso dado pblico (administrativos ou certides), mesmo que de interesse pessoal; se denegado, enseja a propositura de Mandado de Segurana e no de Habeas data. O HD s para dados pessoais, no cabe para conhecimento de dados de terceiro. OBS.:Da negativa do direito de certido em processo administrativo tambm no cabe HD, mas MS. OBS.:Da mesma forma da negativa de acesso autoria do denunciante em PAD, cabendo MS e no HD. 27.4. Remdio constitucional personalssimo. Em regra geral, a ao s pode ser apresentada pela pessoa natural ou jurdica, nacional ou estrangeira (desde que haja um interesse para acesso, retificao ou complementao de dados pessoais), que seja titular do dado. Excepcionalmente, a jurisprudncia j fixou entendimento de que cabvel, eventualmente, a propositura de tal ao pelos herdeiros do de cujus. O HD impetrado em face de autoridade coatora (a pessoa que tem poder de deciso naquela esfera administrativa ex. no impetro em face de ato do atendente do balco, mas do representante da autoridade com poder de deciso). 27.5. Dados pessoais constam de: a) banco de dados pblico: administrao pblica direta ou indireta. b) banco de dados privado de carter pblico. 27.6. Definio de carter pblico. Art. 1, pargrafo nico da Lei 9.507/97. Socializao das informaes com terceiros (exs: SPC e SERESA). 27.7. Smula n 2 do STJ + art. 8 da Lei 9.507/97. No cabe HD se no houver recusa da informao por parte da autoridade administrativa. No se trata de esgotamento de instncia administrativa, significa apenas que a pessoa deve ter tentado conseguir administrativamente. O lapso temporal serve para comprovar a recusa da informao (art. 8): I -10 dias no caso de conhecimento da informao; II 15 dias, para retificao ou complementao da informao.Passado esses dias, presume-se a recusa. O STF entendeu que esse requisito constitucional e est relacionado ao prprio interesse de agir. 27.8. Gratuidade.
53

Prevista no art. 5, LXXVII. A gratuidade para todas as pessoas. 27.9. Cautelar. No h previso legal. Entretanto, o entendimento dominante que, em nome do Poder Geral de Cautela, nada impede que o Poder Judicirio conceda um provimento antecipado ou cautelar, com base no artigo 273 do CPC. 27.10. Competncia. Fixada de acordo com a autoridade coatora(polo passivo). Principais - STF: art.102, I, d. STJ: art. 105, I, b; TRF: art. 108, I, c; Juiz Federal: art. 109, III; Juiz do trabalho: art. 114, IV.

28. AO POPULAR. 28.1. Histrico. Surge em 1934, suprimida da Carta de 1937, e volta a fazer parte da Carta Brasileira em 1946. 28.2. Base legal. Art. 5, LXXIII e Lei 4.717/65. 28.3. Finalidade. VISA DEFENDER OS DIREITOS DIFUSOS! Defendeo patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa (padres ticos e de boa-f), ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.Visa invalidar ou desconstituir atos ou contratos administrativos que tenham provocado a leso ou ameaa de leso ao patrimnio comum.Ataca leis de efeitos concretos (sentido formal, mas materialmente ato administrativo), bem como atos administrativos, sejam eles vinculados ou discricionrios, os atos de gesto da Administrao Pblica. NO PODEM SER OBJETOS DE AP: atos jurisdicionais, lei em tese, pois no discutimos a norma pura na AP, mas seus efeitos concretos no patrimnio comum. Tem natureza jurdica de natureza dplice, pois uma ao constitucional e tambm uma ao cvel. Mas uma manifestao de direito publico subjetivo (pode ser exercido a qualquer tempo) poltico do cidado. uma ao corregedora dos rumos da Administrao Pblica, ou seja, por meio dela o cidado fiscaliza a atuao administrativa e preserva o patrimnio comum. Aproxima a populao de seus governantes, uma ao de fiscalizao. 28.4. Legitimidade ativa.
54

O cidado o legitimado. A comprovao da condio de cidado feita atravs da apresentao da cpia do ttulo de eleitor ou documento equivalente (art. 1, 3). O cidado o brasileiro nato ou naturalizado em gozo dos direitos polticos (eleitor).Logo, os analfabetos e os maiores de 70 anos de idade, desde que devidamente alistados, podem ajuizar AP. Quanto ao maior de 16 e menor de 18, prevalece na doutrina o entendimento de que poderia sim, desde que alistado, dispensando at a assistncia. O portugus equiparado*, conquanto devidamente alistado, pode ajuizar a ao popular. No podem ajuiz-la: os inalistados (os que no se alistaram), os inalistveis(estrangeiros* e os conscritos cumprindo servio militar obrigatrio) e quem sofreu perda ou suspenso dos direitos polticos. A Smula 365 do STF destaca que pessoa jurdica no pode ajuizar ao popular.De idntica forma, o MP tambm no pode ajuizar AP, pois no tem ttulo de eleitor; mas atuar como custos legis. ADMITE LITISCONSRCIO ATIVO, mas no indispensvel. 28.5. O papel do MP na AP. Atua obrigatoriamente como fiscal da lei em todas as AP (arts. 6, 4 e 7, 1). Em caso de desistncia do autor da ao, o MP atuar como substituto processual (art. 9). Ademais, o MP dever promover a execuo da sentena caso o autor no a promova no prazo legal (art. 16) Caso decorridos 60 (sessenta) dias da publicao da sentena condenatria de segunda instncia, sem que o autor ou terceiro promova a respectiva execuo. o representante do Ministrio Pblico a promover nos 30 (trinta) dias seguintes, sob pena de falta grave. 28.6. Espcies de AP. a) preventiva: quando h ameaa ao direito. Proposta antes de consumada a leso. b) repressiva: quando a leso j houver sido concretizada. O prazo prescricional de 5anos, contados do conhecimento da leso (art. 21, da Lei n. 4.717/65). 28.7. Polo passivo. Litisconsrcio passivo necessrio entre todos os envolvidos na leso (art. 6 da Lei n. 4.717/65), indispensvel que todos aqueles contriburam para o ato seja responsabilizado. A ao ajuizada (temos autor(es) e ru(s))necessariamente em face de pessoas jurdicas de direito pblico (Administrao direta ou indireta) ou privado (que receba recursos pblicos), agentes polticos e at mesmo de particulares. 28.8. Gratuidade. Em regra geral, a ao gratuita, mas ser onerosa se proposta de m-f.
55

28.9. Competncia. Art. 5, da Lei 4.717, ser proposta de acordo com a origem do ato: Justia Comum de primeiro grau, inclusive contra ato do PR no h competncia originria do STF nesta situao. EXCEO: O STF ser competente, originariamente, para julgar a ao popular, nas seguintes situaes: quando h um conflito federativo (art. 102, I, f); quando todos os magistrados estiverem envolvidos (art. 102, I, n) 28.10. AP e controle de constitucionalidade. Pode haver o controle difuso de constitucionalidade via ao popular. 28.11. Cautelar. Art. 5, 4: suspenso liminar do ato impugnado. Se houver previso de dano irreparvel, h pedido de concesso de tutela antecipada. Vide art. 273 do CPC juzo de verossimilhana (fumus bi iuris) e perigo da demora (periculum in mora)

29. HABEAS CORPUS. 29.1. Histrico. o remdio constitucional mais antigo da histria brasileira. Est previsto no ordenamento jurdico brasileiro desde 1891. Existia a chamada doutrina brasileira, defendida por Ruy Barbosa, segundo o qual o HC deveria ser utilizado para defender todos os direitos fundamentais. Com o surgimento do MS em 1934, o HC ficou restrito defesa da liberdade de locomoo. 29.2. Base legal. Art. 5, LXVIII e arts.647 e ss do CPP. 29.3. Finalidade. Defender a liberdade de locomoo (direito de ir e vir) que esteja sendo ameaado ou tenha sido lesionada. O STF vem admitindo que o HC seja utilizado para impugnar prova ilcitaacostadas em processos em curso cuja pena privativa de liberdade possa ser imputada. O STJ entende cabvel o HC para defender a liberdade do nascituro (antecipao teraputica do parto). Os Tribunais Superiores entendem que o HC no pode ser utilizado para a defesa da liberdade de animais. Tem natureza jurdica de ao constitucional, mas ao mesmo tempo uma ao penal no condenatria, pois seu objetivo a defesa da liberdade de ir e vir. 29.4. Espcies.

56

a) preventivo:ameaa - o pedido ser de salvo conduto. Para evitar a consumao da leso liberdade de locomoo, hiptese na qual concedido o salvo-conduto b) repressivo:leso - o pedido ser pelo alvar de soltura (liberatrio). utilizado com o propsito de liberar o paciente quando j consumada a coao ilegal ou abusiva ou a violncia sua liberdade de locomoo. O pedido o alvar de soltura. 29.5 Smulas do STF. Smulas 693, 694 e 695. A smula 690 no tem mais eficcia, pois quem julga o HC contra decises de turmas recursais o Tribunal de Justia. 29.6. Legitimidade ativa. Observa o princpio da universalidade. considerada pelo STF uma ao penal popular. Todas as pessoas (natural ou jurdica em favor da liberdade de terceiro, nacional ou estrangeira) tm legitimidade ativa para apresentar a ao de Habeas Corpus.A capacidade civil do autor dispensada. A figura do advogado tambm dispensada NICO REMEDIO CONSTITUCIONAL JUDICIAL QUE DISPENSA ADVOGADO. O paciente ser quem est ameaado ou j sofreu a leso, podendo inclusive ser o impetrante do HC. OCdigodeProcessoPenal,emconsonnciacomotextoconstitucionalde1988,presti giaocarterpopulardohabeascorpusaoadmitiraimpetraoporqualquerpessoa,emseufavor oudeoutrem.Assimnodeseexigirhabilitaolegalparaimpetraooriginriadowritoupara interposiodorespectivorecursoordinrio(STF,HCn80.744,Rel.Min.NelsonJobim,DJ,2 8.06.2002). 29.7. Polo passivo. Abuso de poder cometido por uma autoridade (coatora, via de regra) do Estado, quem determinou a leso ou ameaa de leso: delegado, juiz, promotores, tribunais etc. J a ilegalidade pode ser de atos de particulares: diretores de clnicas mdicas, asilos, manicmios. 29.8. HC e priso militar. No cabe HC contra priso disciplinar militar (art. 142, 2). Significa que se a priso for vlida, no cabe ao juiz adentrar no mrito. J a priso militar invlida, configura uma ilegalidade, o que dar margem para a propositura de HC. 29.9. Competncia.

57

Fixada de acordo com autoridade coatora. Destacar os seguintes artigos: STF: art.102, I, d. STJ: art. 105, I, b; TRF: art. 108, I, c; Juiz Federal: art. 109, III; Juiz do trabalho: art. 114, IV. 29.10. Gratuidade Tanto o HC como o HD so gratuitos (art. 5, LXXVII). 29.11. Hipteses de no cabimento. Smula 691 do STF: No compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra deciso do Relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar. Smula 692 do STF:No se conhece de habeas corpus contra omisso de relator de extradio, se fundado em fato ou direito estrangeiro cuja prova no constava dos autos, nem foi ele provocado a respeito. Smula 693 do STF:No cabe habeas corpus contra deciso condenatria a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infrao penal a que a pena pecuniria seja a nica cominada. Smula 694 do STF: No cabe habeas corpus contra a imposio da pena de excluso de militar ou de perda de patente ou de funo pblica. Smula 695 do STF: No cabe habeas corpus quando j extinta a pena privativa de liberdade. 29.12. Cautelar? Pedir habeas corpus com pedido de liminar, seja ele preventivo ou repressivo. 29.13. Jurisprudncia. HC pode ser impetrado por juiz que convocado para participar de CPI no qual no se diz em que qualidade ele ir participar, pois o magistrado tem o direito de s participar da CPI como testemunha, e no como investigado. Da mesma forma cabe HC para garantir o direito ao silncio tanto da testemunha quanto do investigado em sede de CPI. Em sede de HC se tutelou a possibilidade de participao de advogado em CPI, ele pode se comunicar com seu cliente durante sua oitiva garantia contra o silncio, a autoincriminao etc. HC preventivo para mostrar que o dbito no tem natureza alimentar, nem involuntrio nem inescusvel, evitando assim a priso do sujeito paciente.

58

Marcha da maconha: Amicuscuriae no legitimado para impetrar habeas corpus, nem pode o ser tambm para a defesa de pessoas indeterminadas. O STJ entende que o remdio adequado para garantir o direito a liberdade de nascer do feto anenceflico o HC. Cabe HC para impugnar prova ilcita em processo em curso cuja pena privativa de liberdade possa ser imputada ao ru. Cabe MS para impugnar prova ilcita em processo em curso cuja pena imputada seja restritiva de direito direito lquido e certo de ampla defesa e contraditrio.

30. MANDADO DE SEGURANA. 30.1. Histrico. O MS individual surge na Carta de 1934, no previsto na de 1937 e volta a fazer parte do ordenamento em 1946. O MS coletivo surge em 1988. 30.2. Base legal. Art. , LXIX e LXX e Lei n 12.016/2009. Tem natureza jurdica de natureza hbrida ou mista, pois uma ao constitucional e tambm uma ao cvel de rito sumrio, mesmo quando impetrado contra ato de juiz criminal. 30.3. Finalidade. um remdio constitucional de natureza residual que visa invalidar atos de autoridades ou a supresso de efeitos de omisso administrativa capazes de lesar direito (individual ou coletivo), desde que lquido e certo. Visa defender direitos que no podem ser objeto de nenhum outro remdio constitucional. No cabe MS, se couber outro remdio constitucional judicial (HC, HD, AP ou MI), pois o MS um remdio residual.OBS.: no cabe MS contra lei em tese (smula 266, STF). 30.4. Hipteses de cabimento. Para defender certides, o acesso a dados pblicos denegados, o direito aposentadoria, a ser nomeado a funo pblica quando aprovado em concurso pblico no numero de vagas anunciadas pela Administrao no prazo do recurso, a participar do processo legislativo constitucional. 30.5. MS e processo legislativo. cabvel a impetrao MS por parlamentar no curso de um processo legislativo inconstitucional, em um controle preventivo judicial de constitucionalidade. Tendo o

59

direito lquido e certo de somente participar de um processo legislativo constitucional ex. PEC que institui pena de morte. 30.6. Espcies. a) Preventivo: ameaa.Quando h sria ameaa de leso a direito lquido e certo b) Repressivo:Quando a leso j ocorreu. Nesse caso, deve ser obedecido o prazo decadencial de 120 dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato administrativo que, com base na lei, concretiza ofensa a direito do impetrante (art. 23, da Lei 12.016). Ex. Edital que viola princpio da igualdade contar a partir do indeferimento da inscrio formalizada pela Administrao. 30.7. Modalidades. a) Individual: pode ser impetrado por pessoa natural ou jurdica, nacional ou estrangeira. Tambm poder ser impetrado por rgos pblicos e universalidades de bens (massa falida, esplio e condomnio). b) Coletivo: pode ser impetrado por partidos polticos (com representao no CN e sem necessidade de comprovar pertinncia temtica); sindicatos; entidades de classe e associaes (h pelo menos 1 ano de funcionamento). (art. 21 da Lei n. 12.016/09). O requisito de um ano em funcionamento hoje s exigido para as associaes, com o intuito de que sejam criadas apenas para a impetrao do remdio. Ademais, segundo jurisprudncia consolidada, como se trata de substituio processual, no h necessidade de autorizao expressa de cada um dos associados (diferente da hiptese de representao processual do art. 5, XXI, em que a autorizao exigida). 30.8. Hipteses de no cabimento (Lei n. 12.016). No cabe mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico(art. 1, 2). No se conceder MS quando se tratar (art. 5): I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo; II de deciso judicial de qual caiba recurso com efeito suspensivo; III de deciso judicial transitada em julgado o que caberia seria ao rescisria. Art. 7, 2:No ser concedida medida liminar que tenha por objeto a compensao de crditos tributrios, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza. Smula 266 do STF: no cabe MS contra lei em tese, s cabe contra atos que foram praticados com base na lei. A anlise de inconstitucionalidade se dar incidentalmente.Smulas 267 (No cabe mandado de
60

segurana contra ato judicial passvel de recurso ou correio), Smula 268 (No cabe mandado de segurana contra deciso judicial com trnsito em julgado.) e 269 (O mandado de segurana no substitutivo de ao de cobrana). Com algumas restries, como exemplo: "Uma exigncia tributria configura interesse de grupo ou classe de pessoas, s podendo ser impugnada por eles prprios, de forma individual ou coletiva. Precedente: RE 213.631, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ 7.4.2000. O partido poltico no est, pois, autorizado a valer-se do mandado de segurana coletivo para, substituindo todos os cidados na defesa de interesses individuais, impugnar majorao de tributo" (STF, RE 196.184, Rel. Min. Ellen Gracie, j. 27.10.04, DJ de 18.2.05). As organizaes coletivas do art. 5, LXX esto autorizadas aa impetrar MS na defesa de todos os membros ou de parte deles. No se discute direitos difusos em sede de MS.

30.9. Smulas do STF. Smulas:430 (Pedido de reconsiderao na via administrativa no interrompe o prazo para o mandado de segurana); 510 (Praticado o ato por autoridade, no exerccio de competncia delegada, contra ela cabe o mandado de segurana ou a medida judicial); 512 (No cabe condenao em honorrios de advogado na ao de mandado de segurana); 624 (No compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer originariamente de mandado de segurana contra atos de outros tribunais); 625 (Controvrsia sobre matria de direito no impede concesso de mandado de segurana ex. possvel discutir incidentalmente a inconstitucionalidade de lei); 629 (A impetrao de mandado de segurana coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorizao destes);630 (A entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria);632 ( constitucional lei que fixa o prazo de decadncia para a impetrao de mandado de segurana); 633 do STJ (Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica). 30.10. Polo passivo. Autoridade coatora - ser notificada (aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica e que pode reverter o ato no se confunde com o mero executor do ato) + pessoa jurdica que esta integra ser
61

cientificada (art. 6 e 7 da Lei 12.016). Quando no vier claramente quem a autoridade coatora devemos impetr-lo em face do representante daquela entidade. 30.11. Condiesespecficas.DireitoLquidoecerto.Provapr-constituda. O direito lquido e certo deve estar expresso na norma legal. E como regido pelo rito sumrio, no admite dilao probatria, necessitando, assim, de prova prconstituda - prova documental. Se a parte no tiver, o juiz pode determinar que a autoridade apresente o documento em juzo (art. 6, 1). 30.12. Litispendncia. O MS coletivo no induz litispendncia para a ao individual, mas para que o autor na via individual possa se beneficiar da deciso na via coletiva, dever desistir da ao individual. 30.13. Competncia. Fixada em razo da autoridade coatora. STF: art.102, I, d. STJ: art. 105, I, b; TRF: art. 108, I, c; Juiz Federal: art. 109, III; Juiz do trabalho: art. 114, IV. 30.14. Cabe liminar? Existindo fumus boni iuris e periculum in mora pode sim ser possvel a concesso de medida liminar (art. 7, III da Lei n. 12.016/09). Podendo ter natureza cautelar ou satisfativa. E o art. 273, 7 do CPC traz a fungibilidade.

31. TEORIA DOS PODERES. 31.1. Poder poltico Caractersticas. Uno, indivisvel. 31.2. A separao de poderes. Aristteles A poltica. John Locke O segundo tratado do governo civil. Montesquieu O esprito das leis. 31.3. A separao de poderes na CF/88. Art. 2 da CF. Independentes: cada Poder realiza suas funes tpicas. Harmnicos: realizao do sistema de freios e contrapesos. clusula ptrea (art. 60, 4, III). Necessidade de separar, dividir esses poderes, corolrio de um Estado Democrtico de Direito. Mas junto a isso, se desenhou a necessidade de que cada funo exercesse alm de funo tpica, funes atpicas, num verdadeiro sistema de freios e contrapesos. (O Poder Legislativotambm tem a funo tpica de fiscalizar (ex. CPI) art. 70, mas atipicamente tambm possui atribuies de executivo ex. licitaes, mas tambm possui funo jurisdicional ex. Senado Federal que julga o
62

Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade). O Poder Executivo possui funo tpica administrativa, mas tambm legislativo ex. MP, e tambm jurisdicional ex. Processo Administrativo Disciplinar. Da mesma forma o Poder Judicirio, que possui tipicamente funo jurisdicional, mas tambm, atipicamente, funo legislativa elaborar seu prprio regimento interno, e executiva ex. realizar concurso pblico, licitaes.

32. PODER LEGISLATIVO. 32.1. Funes tpicas e atpicas. Funes do Legislativo: a) tpicas: legislar e fiscalizar (CPI); b) atpicas: administrativas (licitaes) e judicirias (julgamento do Presidente da Repblica, art. 52, p. nico). 32.2. Viso geral do Legislativo Federal. O sistema bicameral federal. Congresso Nacional: Cmara dos Deputados e Senado Federal. Arts. 44 a 46. 32.3. Os sistemas unicamerais. a) Estado:Assembleia Legislativa (art. 27) b) Municpio:Cmara Municipal (art. 29) c) Distrito Federal: Cmara Legislativa (art. 32) 32.4. Casas do CN CMARA DOS DEPUTADOS Representantes do povo SENADO FEDERAL Representantes dos Estados e DF

Requisitos de elegibilidade: brasileiros Requisitos de elegibilidade: brasileiros natos e naturalizados, 21 anos (art. 14, natos e naturalizados, 35 anos (art. 14, 3). So cumulativos. 3). So cumulativos. Presidente da CD: brasileiro nato Territrios: 4 DF Mandato: 4 anos (art. 44, p. n.) Renovao total Sistema eleitoral: proporcional. Presidente do SF: brasileiro nato Territrios: no elege nenhum Mandato: 8 anos (2 legislaturas art. 46, 1). Renovao parcial: alternadamente 1/3 e 2/3

Sistema eleitoral: majoritrio simples ou comum (ganha a eleio quem receber a melhor votao). Mesa do SF: 11 membros

Mesa da CD: 11 membros

Total de 513, mnimo de 8 e mximo de So 3 por Estados, totalizando 81. 70 por Estados.
63

Se forem criados Territrios, elegero 4 No elegero nenhum Senador, pois no deputados federais (sai da regra de 8 a tero autonomia. 70).

33. ESTATUTO DOS CONGRESSISTAS. 33.1. Histrico. Nasce do direito ingls. A primeira constituio a traz-lo foi a de 1824. 33.2. Conceito. Conjunto das prerrogativas, inviolabilidades, impedimentos, imunidades que lhe garantem a independncia e liberdade funcional. So irrenunciveis, pois pertencem ao cargo e no ao parlamentar. E como visam defender a independncia funcional, os suplentes no gozam de imunidades nem de prerrogativas. 33.3. Base legal. Arts. 53 a 56 da CF 33.4. Prerrogativa de foro (art. 53, 1). OBS.:Posse de parlamentar federal no dia 1/02, a prpria investidura no cargo. J a diplomao no mesmo ano, antes da posse; confirma que a eleio ocorreu de forma vlida, ocorrendo at o dia 19/12. a) crime comum cometido antes da diplomao:antes da diplomao ser a Justia Comum e da diplomao at o trmino do mandato e o julgamento ser perante o STF. Diplomao o ato que confirma que a eleio ocorreu de forma vlida e realizada pela Justia Eleitoral, at o dia 19 de dezembro do ano em que ocorreu a eleio. Em mais um exemplo de mutao constitucional, o Supremo cancelou a smula 394 e passou a adotar a regra da atualidade do mandato, logo, terminado o mandato o processo dever ser remetido instncia inferior. SALVO SE HOUVER ABUSO DE DIREITO, QUANDO O STF PRORROGA A COMPETNCIA ex. quando renuncia em cima da hora para tentar se livrar de condenao. b) crime comum cometido aps a diplomao:o STF ser o rgo competente, enquanto perdurar o mandato. uma prerrogativa de foro de natureza criminal, quanto ao restante no haver tal benesse. Ao terminar o mandato, o processo ser remetido para a Justia Comum.Se cometer crime doloso contra a vida, competente ser o prprio STF, e no o Tribunal do Jri, pois a competncia estabelecida na CF/88 a afasta. 33.5. Imunidades materiais ou inviolabilidades parlamentares (art. 53, caput).

64

Os deputados e senadores so inviolveis civil e penalmente por quaisquer opinies, palavras e votos. Segundo o STF, dentro do plenrio essa imunidade ser absoluta, enquanto que, fora do plenrio, ser relativa. A imunidade material se estende: 1) s entrevistas jornalsticas; 2) transmisso para a imprensa, do contedo de pronunciamento ou de relatrios produzidos pelas casas legislativas; 3) declaraes feitas aos meios de comunicao social. (Informativo 476) (Se fosse numa reunio de condomnio ou atos da vida privada p.ex. no seria salvaguardado). Aps o fim do mandato, no responder pelas palavras proferidas em seu exerccio, mas se novas palavras forem proferidas, responder normalmente. 33.6. Imunidades formais. a) Priso (art. 53, 2): em regra, no haver priso do parlamentar. Exceo: priso cautelar em flagrante de crime inafianvel (art. 5, XLII, XLIII e XLIV). Os autos da priso devem seguir, em 24 horas, para que a Casa Legislativa a qual pertena resolva (relaxe) sobre a priso pela maioria absoluta de seus membros.Para a doutrina, alm disso, o parlamentar tambm poder ser preso por fora de sentena penal condenatria transitada em julgado. b) Processo (art. 53, 3 ao 5): o Supremo no precisa mais de licena da Casa legislativa para poder processar o parlamentar. Entretanto, ao receber a denncia o STF deve dar cincia Casa legislativa, e qualquer partido poltico com representao na casa poder requerer a suspenso da ao e, caso a Casa concorde, no prazo de 45 dias, o Supremo dever aceitar a e determinar a suspenso do feito, ficando suspenso, contudo, o curso do prazo prescricional.Essa imunidade s se estende ao parlamentar que cometer crime aps a diplomao. Se anterior, s ter a prerrogativa de foro, mas no ter esse benefcio da sustao. 33.7. Imunidades. a) Deputados Estaduais (art. 27, 1): recebe o mesmo tratamento dos deputados federais. Dessa forma, eles gozam de imunidades materiais, formais (priso e processo) e so julgados em caso de crime pelo TJ (prerrogativa de foro). No apenas no Estado membro, desde que haja a correlao entre a palavra e a funo pblica. b) Deputados Distritais (art. 32, 3):Idem anterior. c) Vereadores (art. 29, VIII): gozam apenas de imunidades materiais. Essa imunidade restrita ao limite do Municpio. Ou seja, eles no gozam de imunidade nem quanto s prises nem quanto ao processo. Quanto prerrogativa de foro, o Supremo entende que ela pode ser instituda pela Constituio Estadual, respeitando-se a smula 721 (A
65

competncia constitucional do Tribunal do Jri prevalece sobre o foro por prerrogativa de funo estabelecido exclusivamente pela Constituio estadual), ou seja, vereador sempre ser julgado pelo Tribunal do Jri, pela prtica de crimes dolosos contra a vida. 33.8. Observaes finais. Suplente de parlamentar no goza nem de imunidades nem de prerrogativas, tendo em vista que tais garantias so inerentes ao cargo.Conforme o artigo 53, 8, as imunidades no sero suspensas durante o Estado de defesa, j que, durante o estado de stio (situao mais gravosa), a regra a manuteno das imunidades.Com o licenciamento do parlamentar, as prerrogativas de foro so mantidas, mas as imunidades materiais ficam suspensas. 34. COMISSES PARLAMENTARES DE INQURITO (CPIS). 34.1. Funo tpica do Poder Legislativo. Fiscalizao. 34.2. Histrico. Direito ingls. 34.3. Base legal. Art. 58, 3 e Lei 1579/52, Lei 10.001/2000 e Lei 10.679/2003. 34.4. Requisitos para criao da CPI. a) 1/3 de assinaturas dos membros: da Cmara dos Deputados (171 assinaturas) ou Senado Federal (27 assinaturas). CPMI (171 assinaturas da CD + 27 assinaturas do SF) b) Fato deteminado c) Prazo certo: deve indicar, quando da sua instaurao, o dia de seu desfecho. O STF admite prorrogaes sucessivas, desde que no seja ultrapassado o perodo da legislatura em que fora aberta. 34.5. Direito das minorias parlamentares. No se pode restringir a atuao da minoria, por fora do plutalismo poltico. 35.6. Vedaes. Respeito ao princpio da reserva da jurisdio e o Poder de Cautela do Judicirio. A CPI no pode: a) determinar violao de domiclio; b) determinar interceptao telefnica; c) expedir mandado de priso; d) determinar a suspenso ou dissoluo das atividades de uma associao; e) determinar constrio de bens dos investigados; f) condenar ningum. 35.7. Poderes da CPI.
66

a) determinar a quebra de sigilo de dados bancrios, fiscais e telefnicos dos investigados. b) investigar, colher depoimentos de testemunhas (inclusive sob conduo coercitiva) c) transportar-se para diversas localidades. d) requisitar auditorias e relatrios do Tribunal de Contas. e) requisitar a realizao de percias. f) convocar magistrados para as audincias (na qualidade de testemunhas). 35.8. Observaes finais. No h um nmero mximo de CPIs. Os advogados tem o direito de participar das CPIs, auxiliando os seus clientes. O direito ao silncio garantia para as testemunhas e investigados. A testemunha no obrigada a levrar o termo de se obrigar a dizer a verdade.

36. PODER EXECUTIVO. 36.1. Funes tpicas e atpicas. Funes tpicas: administrativas. Funes atpicas: editar medida provisria, julgar processo administrativo disciplinar. 36.2. Base legal. Arts. 76 a 83 da CF. 36.3. Formas de governo. Forma de instituio do governo e relao entre governantes e governados. a) Monarquia: origem divina, vitaliciedade, hereditariedade e irresponsabilidade dos governantes. b) Repblica: origem do povo, eleies peridicas, temporariedade dos mandatos e responsabilidade poltica dos governantes. O princpio republicano fundamento da Repblica do Brasil, princpio sensvel e limitao material implcita ao poder de reforma. 36.4. Sistemas de governo. a) Parlamentarismo:o Chefe de Estado ( o rei ou o presidente) e Chefe de Governo o Primeiro Ministro, que s governa enquanto usufrui da confiana do Parlamento. b) Presidencialismo:o Presidente acumula as funes de Chefe de Estado e Chefe de Governo (executivo monocrtico) e no depende da confiana do Congresso Nacional para administrar. 36.5. Viso Geral do Executivo Federal (art. 76 a 83).
67

Os Ministros de Estado sero escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exerccio dos direitos polticos. No h candidatura autnoma (candidato e vice) nem avulsa no pas (todos devem estar filiados partido poltico). OBS:rol de sucessores do presidente da repblica: no existe. S o vice est habilitado suced-lo (nico). J o rol de substitutos o seguinte: vice-presidente; presidente da CD; presidente do SF e presidente do STF (nesta ordem).

Nas eleies para presidente o sistema eleitoral o majoritrio de maioria absoluta ou em dois turnos (art. 77, 2). Nos Municpios com + de 200.000 eleitores, as eleies do executivo municipal so feitas atravs do sistema majoritrio de maioria absoluta (pode haver 2 turno); j nos Municpios com menos de 200.000 o sistema majoritrio simples ou comum (no h 2 turno). Em caso de empate o critrio a idade, pois traria mais sabedoria.

As eleies so diretas Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga; mas h previso de eleies indiretas (art. 81, 1), no caso de a vacncia de Presidente e vice ocorrer nos 2 anos finais do mandato eletivo, sendo elas realizadas pelo Congresso Nacional, em 30 dias.OBS.: Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores.

Perda do cargo: se decorridos 10 dias da data fixada para a posse, o Presidente ou vice no tiverem assumido o cargo, este ser declarado vago, salvo motivo de fora maior (art. 78, pargrafo nico);em casode ausncia do pas, por mais de 15 dias e sem licena do Congresso Nacional, o Presidente tambm perder o cargo (art. 83). 36.6. Imunidades e responsabilidades do Presidente da Repblica (arts. 85 e 86). a) Imunidades formais:I Priso: no cabe priso cautelar do Presidente; s pode ser preso em caso de sentena condenatria criminal transitada em julgado (art. 86, 3); II Processo: crimes comuns (STF), crimes de responsabilidade (Senado Federal). Cabe a CD realizar, por 2/3 dos seus membros (342), um juzo de admissibilidade das acusaes.As decises da CD vincula o SF, mas no o STF, tendo em vista que este pode no receber a denncia, por entender, por exemplo, que o fato atpico. b) Prerrogativa de foro: crimes comuns (STF), crimes de responsabilidade (SF); este no um crime em si, mas uma infrao poltico-administrativa que encontra no art. 85 da CF/88 um rol exemplificativo, alm da Lei n. 1.079/50. Smula 722 do STF: So

68

da competncia legislativa da Unioa definio dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento. c) Suspenso das funes (art. 86, 1 e 2): se o STF ou SF receberem as acusaes, o Presidente ficar suspenso de suas funes. Entretanto, se decorridos 180 dias sem a concluso do julgamento o Presidente retornar funo, mas o processo prosseguir. d) Caractersticas do processo por crime de responsabilidade: a condenao acarreta as seguintes sanes, cumulativamente: perda do cargo + inelegibilidade por 8 anos para qualquer cargo, emprego ou funo pblica. O qurum para julgamento o de 2/3 do Senado Federal. A deciso de mrito do SF irrecorrvel. No caso Collor, o exPresidente apresentou uma renncia aps iniciado a sesso do julgamento. O STF, contudo, entendeu que a renncia no seria aceita para excluir a pena de 8 anos de inelegibilidade. e) Clusula de irresponsabilidade penal relativa (art. 86, 4): o processo criminal, decorrente de crime no relacionado ao exerccio das funes presidenciais, ficar suspenso. S ser responsabilizado por crime que tenha relao com o exerccio de suas funes. Ou seja, o STF no tem competncia para processar o Presidente da Repblica por crimes ocorridos antes do mandato ou durante o mandato, mas que no estejam relacionados aos exerccios da funo presidencial. 36.7. Imunidades dos Governadores e Prefeitos. Para o STF, levando em considerao que o Presidente da Repblica o nico Chefe de Estado do pas, bem como o princpio republicano, que determina como regra geral a responsabilidade do governante, logo as regras do artigo 86, 3 e 4 (irresponsabilidade) se aplicam apenas ao Presidente da Repblica mas possvel que as Cartas Estaduais estabeleam a imunidade formal quanto ao processo e tambm quanto prerrogativa de foro nos crimes de responsabilidade. O STF tambm decidiu que o artigo 86, caput, pode ser estendido s Cartas Estaduais e Leis Municipais. No que tange prerrogativa de foro: Prefeito (art. 29, X): TJ; Governador (art. 105, II, a): STJ.

37. PROCESSO LEGISLATIVO COMUM/ORDINRIO (LO/LC). 37.1. H hierarquia entre LO e LC? No,ambas so normas primrias, extraem o fundamento jurdico de validade diretamente na CF/88. As normas se diferem em relao matria e ao qurum. Na LO o qurum de maioria simples/relativa/comum (art. 47); enquanto que na LC o qurum
69

de maioria absoluta (art.69), e matria constante nos art. 22, p. n. e 93 caput. possvel que uma lei ordinriarevogue uma lei complementar? Sim, quando a LC dispuser sobre assunto que materialmente reservado LO (informativo 520); prevalece a matria e no a forma. 37.2. Atos do processo legislativo. a) iniciativa:consiste na apresentao do projeto de lei. Pode ser extraparlamentar (o projeto vem de algum que no parlamentar) ou parlamentar, alm de privativa/reservada (art. 61, 1). OBS.: O princpio da simetria a base do processo legislativo estadual e municipal se de iniciativa do Presidente, ser do Governador e Prefeito nos planos estadual e municipal respectivamente. A sano do Presidente da Repblica no convalida o vcio de iniciativa. A smula n 5 do STF j foi superada pela jurisprudncia da prpria Corte. Na forma do artigo 64, via de regra, os projetos de lei comeam a tramitar na Cmara dos Deputados (Casa Iniciadora), salvo se o SF (que originariamente seria Casa Revisora) apresentar o projeto de lei. Inciativa concorrente (art. 61, caput). Iniciativa popular, requisitos: A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao
Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.1503 No h iniciativa popular para apresentao da PEC.

b) discusso e emendas: a CCJ realiza o controle preventivo (a norma ainda no existe) poltico (porque os membros da comisso so agentes polticos membros da CD ou SF) de constitucionalidade. OBS.: Art. 63, I embora o PL de iniciativa do Presidente no possa significar aumento de despesa, s pode haver aumento de despesa se houver questes oramentrias relativas ao tema na forma do art. 166, 3 e 4. No se admite alteraes substanciais. Seu parecer no vincula todo o processo legislativo, pois pode ser derrubado. c) votao: I LO: maioria simples (deve estar presente a maioria absoluta dos deputados no pode estar presente menos da metade do total da Casa, e obter a votao de um nmero superior metade dos presentes) Ex.: na CD preciso de 129 votos desde que presentes 257 parlamentares, enquanto que no SF tem que estar presente pelo menos 41, sendo necessrio apenas 21 votos para aprovao;

70

II LC: maioria absoluta (usa como referencial a totalidade dos membros no metade mais um, metade aproximada). Ex: Na CD so necessrios 257 votos (o nmero inteiro superior metade), j no SF sero necessrios 41 votos. d) sano e veto:atos exclusivos do Chefe do Executivo. Devem ser feitos no prazo de 15 dias teis, contados do recebimento do projeto de lei. A sano representa aquiescncia e pode ser tcita ou expressa (o silncio importa em sano), O veto deve ser expresso, motivado. O veto irretratvel;supervel pela derrubada do Congresso Nacional; total ou parcial (o qual no pode tratar de palavra ou expresso, devendo abranger texto integral de artigo, inciso, alnea ou pargrafo). Veto pode ser poltico/material (quanto contrrio ao interesse pblico) ou jurdico/formal (quanto o presente veto um projeto de lei inconstitucional). Nesta hiptese o PR realiza controle preventivo poltico de constitucionalidade. Quando o Presidente veta, deve apresentar as razes em 48h ao presidente do SF. A partir de ento estabelecido o prazo de 30 dias para se realizar uma sesso conjunta para analisarem o veto. Para derrub-lo so necessrios os votos da maioria absoluta de deputados (257) mais a dos senadores (41), em escrutnio secreto. Se o derrubaram e a lei nasceu, precisa ser publicada art. 66, 5 Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da
Repblica. 7 -Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos dos 3 e 5, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo.Se

o veto for parcial, as partes no vetadas

(que foram sancionadas tacitamente) seguem para a promulgao e publicao, no ficam aguardando o que acontece com as partes vetadas. e) promulgao e publicao: recaem sobre as leis e no os projetos. A promulgao o ato que confirma que a lei(e no o projeto) certifica sua existncia, foi elaborada de acordo com o texto constitucional, sendo, portanto, vlida, alm de atestar a existncia da norma. J a publicao d notoriedade a lei atravs da sua insero no Dirio Oficial. OBS: Princpio da irrepetibilidade: art. 67, CF/88 A matria constante de projeto de lei
rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional .

37.3. Fases do processo legislativo. a) introdutria:relaciona-se com o ato da iniciativa. b) constitutiva:b.1.) deliberao parlamentar: atos de discusso, emendas e votao; b.2.) deliberao executiva: sano e veto c) complementar:atos de promulgao e publicao.
71

OBS.: art. 66, 6-Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, o veto ser colocado na
ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final.

38. PROCESSO LEGISLATIVO SUMRIO. Art. 64 - Prazo mximo de 100 dias. Os cdigos no se submetem ao processo sumrio.
Art. 64. A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. 1 - O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa.No obrigado ser de iniciativa privativa. 2 Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. 3 - A apreciao das emendas do Senado Federal pela Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias, observado quanto ao mais o disposto no pargrafo anterior. 4 - Os prazos do 2 no correm nos perodos de recesso do Congresso Nacional, nem se aplicam aos projetos de cdigo.

39. LEIS DELEGADAS. 39.1. Natureza jurdica. Ato normativo primrio. 39.2. Base legal. Art. 68 da CF. 39.3. Procedimento. Nasce de uma solicitao do Presidente da Repblica ao Congresso Nacional. O CN autorizarar ou no ao Presidente editar a Lei, por meio de resoluo (art. 68, 2), fixando os limites do contedo. 39.4. Limitaes materiais expressas. Art. 68, 1. 39.5. Espcies de delegao. a) delegao atpica ou imprpria (art. 68, 3): o projeto de lei elaborado pelo Presidente retorna ao Congresso para ser aprovado. b) delegao tpica ou prpria: o CN no delibera sobre o projeto. 39.6. Controle de constitucionalidade da lei delegada. Art. 49, V. Controle repressivo de constitucionalidade.

72

40. RESOLUES E DECRETOS LEGISLATIVOS. Matrias em que as Casas deliberam separadamente so exteriorizadas por meio de resoluo (arts. 51 e 52). J os decretos legislativos exteriorizam as deliberaes das duas Casas (art. 49). No sano ou veto no processo de elaborao das resolues e dos decretos.

41. MEDIDAS PROVISRIAS. 41.1. Natureza jurdica. Ato normativo primrio (extrai seu fundamento do art. 59 da CF/88). No lei, mas tem fora de lei (ordinria). No pode tratar de matria reservada lei complementar. 41. Base legal. Art. 62. 41.3. MP nos Estados e Municpios. Art. 25, 2. possvel a edio da MP em mbito estadual e municipal, desde que haja previso na CE e na Lei Orgnica do Municpio. OBS.: art. 25. 2 -Cabe aos
Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao.

41.4. MP e controle de constitucionalidade. a) sistemas de controle: tanto no difuso como no concentrado. b) objeto de ADI? Pode, mas se no curso do processo a MP for rejeitada ou convertida em lei ordinria com alteraes substanciais, a ao perder o objeto e ser extinta sem resoluo de mrito. Se no houver alteraes substanciais, o feito seguir normalmente, devendo o autor da demanda apenas aditar a inicial para questionar a lei ordinria. c) h controle dos requisitos de relevncia e urgncia? Sim, excepcionalmente (informativo 599). Diante do excessivo nmero de MPs, esses requisitos podem sim serem analisados pelo Poder Judicirio. d) LO convalida os vcios da MP? No. A lei de converso no convalida os vcios de origem da MP. 41.5. Limitaes materiais (sobre o que a MP no pode tratar). a) Expressas: 62, 1; 25, 2; 246, da CF;e
73

73 do ADCT. b) Implcitas: no pode versar sobre matrias que so de competncia exclusiva do CN (do art. 49), nem de matria de iniciativa privativa da CD e SF (dos arts. 51 e 52). 41.6. Procedimento de converso. a) Casa iniciadora (art. 62, 8): a casa onde se inicia o processo de converso da MP em lei ordinria a Cmara dos Deputados. b) Prazo: 60 dias, prorrogveis automaticamente por mais 60. Todavia, durante o perodo de recesso a contagem do prazo fica suspensa. Diante disso, o prazo mximo de vigncia da MP ser de 160 dias (120 + perodo de suspenso em virtude do recesso). (Ex. Se o PR editar uma MP em 22/12, entre o dia 23/12 a 2/2 recesso - tero passados mais de 40 dias sem ter comeado a contar ainda o prazo dos 60 dias, produzir os efeitos jurdicos desde a edio). c) trancamento de pauta (art. 62, 6): se a MP no for apreciada em at 45 contadas de sua publicao pela Casa, entrar em regime de urgncia, ficando a pauta da Casa Legislativa trancada. A partir do 45 dia a MP tranca a pauta por onde ele estiver passando, ou seja, se a MP chegar ao SF, aps passar 45 dias na CD, ele j chegar trancando a pauta do Senado Federal. Ver MS 27.931 (informativo 540). d) aprovao com ou sem alteraes: se houver alteraes no texto da MP, haver sano ou veto do Presidente da Repblica (art. 62, 12). A contrario sensu, se no houver alterao no projeto, a sano ou veto sero dispensados, sendo a lei promulgada pelo Presidente do Senado Federal. e) rejeio tcita ou expressa: no h aprovao tcita deve haver um processo legislativo para converso da MP em LO. Os efeitos da rejeio so ex nunc, a menos que o Congresso edite um decreto legislativo, no prazo de 60 dias contados da sua rejeio, para regular as relaes jurdicas que foram afetadas pela MP durante a sua vigncia. f) vedao reedio (art. 62, 10): MP no pode ser reeditada na sesso legislativa em que se operou a sua rejeio. O artigo 67 no se aplica s MPs. 41.7. MPs anteriores EC 32/2001. Art. 2 da EC 32/2001: MPs que esto em vigor na data de promulgao desta emenda continuam em vigor, at que MP ulterior a revogue explicitamente ou haja deliberao definitiva do Congresso Nacional.

42. ORGANIZAO DO ESTADO.


74

42.1. Conceito e elementos. O Estado a forma de organizao poltica que tem dentre os seus elementos: o povo, o territrio, o governo e a soberania. 42.2. Formas de Estado. a) Unitrio ou simples: h uma concentrao do poder poltico nas mos do governo central. Os demais entes so subordinados ao governo central. b) Composto ou federativo: h uma relao de colaborao mtua entre o governo central e os demais entes (descentralizao geogrfica de poder poltico dividido em entes federativos). 42.3. Histrico. a) EUA, 1787: fora centrpeta: movimento de agregao. b) Brasil, 1889: fora centrfuga: movimento de segregao. 42.4. Caractersticas da Federao. a) descentralizao poltico-administrativa: autonomia dos entes federativos. b) sistema de repartio de competncias c) bicameralismo: uma Casa representa a vontade do povo (CD) e outra a vontade dos Estados (SF). d) rgo judicial: para dirimir os conflitos federativos (STF). e) Constituio rgida: em defesa do pacto federativo. No Brasil, a forma federativa de Estado clusula ptrea (art. 60, 4). f) Inexistncia do direito de secesso: vedao ao desfazimento do vnculo federativo. g) interveno federal: mecanismo de defesa da federao. h) controle de constitucionalidade: evitar a usurpao de competncia entre os entes. i) Poderes constituintes derivados decorrentes: Estados-membros (art. 11, ADCT). 42.5. Federalismo dual e cooperativo (ou de participao). No Federalismo dual h uma diviso de competncia muito rgida entre os entes. J no Federalismo cooperativo existem competncias compartilhadas, dividas e paralelas entres os entes. Segundo Bonavides, no Brasil impera um Federalismo cooperativo autoritrio, pois as atribuies da Unio so bem mais amplas que as dos demais entes federativos. H uma unidimensionalidade de fato, tendo em vista o poder da Unio na formao da vontade nacional. 42.6. Federalismo simtrico e assimtrico. Anlise da homogeneidade entre os entes da Federao. No Brasil, a Federao assimtrica, pois, apesar de ser adota o mesmoidioma em todo o territrio nacional, h
75

uma grande disparidade entre a renda em cada Estado, a localizao das indstrias, a educao, etc. A par disso, o Federalismo de direito simtrico, pois a representao dos Estados-Membros no Senado Federal igualitria (mesmo nmero de representantes). 42.7. Vedao ao desequilbrio federativo. Art. 19 da CF. I princpio da laicidade; II princpio da veracidade dos documentos pblicos; III princpio da igualdade visando o tratamento equivalente entre brasileiros natos e naturalizados e vedando a discriminao com relao procedncia nacional. 42.8. Os entes federativos: autonomia e soberania. A Federao brasileira chamada atpica, singular ou tricotmica (3 eixos de poder poltico: a) nacional Unio; b) regional Estados; c) local Municpios). Cada um dos entes federativos goza autonomia, que se manifesta pela trplice capacidade (auto-organizao, autogoverno e autoadministrao). Somente a Repblica Federativa do Brasil (U+E+DF+M) possui soberania nacional que fundamento da RFB no plano externo, enquanto que os entes federativos tem autonomia. O territrio no ente federativo, pois no possui autonomia. Ele , segundo alguns autores, uma autarquia federal (pertence Unio). O Governador do Territrio indicado pelo presidente (art. 32, 3). Na forma do art. 18, 2 e 3 da CF, possvel a criao de novos territrios, que devero ser criados por uma LC federal. a) auto-organizao: capacidade de elaborar as suas prprias leis. b) autogoverno: existncia do Executivo, Legislativo e Judicirio em cada ente. OBS: o Estado o nico ente federativo que possui uma Justia prpria (TJ). c) autoadministrao: se refere aos artigos 37 a 41. 42.9. A peculiar situao dos Municpios. Com a EC 15/96, os requisitos para criao de Municpio passaram a ser: a) estudos de viabilidade divulgados; b) plebiscitos, envolvendo as populaes diretamente interessadas e c) lei estadual, desde que num perodo fixado por uma lei complementar federal. Em 2000 foi criado um Municpio chamado de Luiz Eduardo Magalhes, e logo em seguida foi ajuizada a ADI 2240. O STF, no julgamento, declarou a inconstitucionalidade da lei sem pronunciar a sua nulidade. Com a EC 57/2008, foi inserido ao artigo 96 do ADCT, para convalidar a situao dos Municpios criados, fundidos, incorporados ou desmembrados, cuja lei tenha sido publicada at 31/12/2006.
76

No mesmo dia do referido julgamento, a Corte tambm, na ADI 3682, fixou um prazo de 18 meses para o Congresso elaborar a lei complementar. 42.10. Interveno federal (arts. 34 a 36). a) Histrico: surge em 1787. b) Histrico no Brasil: 1934 c) objetivo: preservar o pacto federativo, um mecanismo de defesa. um instituto de manuteno do pacto federativo. d) princpios norteadores: I princpio da no interveno (a interveno ser excepcionalssima); II princpio da necessidade; III princpio da temporariedade (no pode ser permanente); IV princpio da proporcionalidade. e) amplitude da interveno:federal (da Unio nos Estados/DF ou em Municpio de Territrio no interveno federal de municpio de Estado); estadual (dos Estados nos seus respectivos Municpios). OBS.: No interveno do DF em qualquer ente, pois em si, no h nenhuma outra diviso. A interveno sempre do ente maior para o ente menor. Nos Territrios h a interveno federal pela Unio, pois no goza de autonomia. Da mesma forma nos municpios, pois o menor ente, ele s pode sofrer interveno. f) modalidades ou espcies de interveno:I espontnea: sem provao de autoridade alguma, o PR verifica a situao e decreta a interveno (art. 34, I a III, eV). Antes da se pronunciar sobre a interveno o Presidente deve ouvir o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional (arts. 90, I e 91, 1, II). H um controle poltico da interveno, a posteriori, realizado pelo Congresso Nacional (art. 49, IV); II provocada: nasce da requisio ou solicitao de uma autoridade externa (art. 34, IV, VI e VII c/c art. 36, I, II, III). Na hiptese do art. 34, IV c/c art. 36, I, os Poderes Executivo e Legislativo solicitaro interveno ao Presidente da Repblica, enquanto o rgo do Judicirio solicitar ao Supremo que requisitar (ordenar) ou no ao Presidente que realize a interveno. Nas situaes do art. 34, VI e VII, a atuao do CN ser dispensada (art. 36, 1). g) Decreto interventivo: no plano federal ato privativo do PR (art. 84, X), j no plano estadual ser do Governador Estadual. h) Prazo: no h prazo especfico, mas nenhum decreto interventivo poder ter prazo indeterminado (art. 36, 4 - princpio da temporariedade). i) pressupostos materiais do decreto interventivo: art. 34. um rol taxativo, no podendo ser ampliado por qualquer espcie normativa.
77

j) pressupostos formais do decreto interventivo:art. 36. 42.11. Interveno estadual. No caso dos incisos I, II e III, do artigo 35, a interveno espontnea. J a hiptese do art. 35, IV representa uma interveno provocada. 44.12. ADI Federal ou Representao de Inconstitucionalidade interventiva. a) Natureza jurdica: ao do controle concentrado(pois s pode ser julgada pelo STF) inserida em um caso concreto (pois o objetivo final da ao no o de declarar a inconstitucionalidade da lei, mas sim o de resolver o conflito federativo). Alm disso, na ADI interventiva apenas o PGR, no plano federal, pode ajuizar a ADI interventiva. Anlise incidental. b) Pressupostos: violao a um dos princpios sensveis do artigo 34, VII, da CF c/c os requisitos formais constam no artigo 36, III. c) Legitimado: apenas o PGR. d) Efeitos: O STF determina que o PR suspenda o ato impugnado e, se esta medida no for suficiente, ser decreta a interveno federal. Visa restaurar a normalidade do pacto federativo. 42.13. Repartio de competncias. a) Princpio da predominncia de interesses (nacional, regional ou local). b) Tcnicas de repartio:I competncias so enumeradas para a Unio e remanescente para os Estados (Brasil); II competncias so enumeradas para os Estados e remanescente para a Unio (caso exclusivo do Canad); III todas as atribuies so enumeradas tanto para os Estados quanto para a Unio ( o caso da Venezuela). c) classificao das competncias:legislativas/materiais, polticas ou administrativas/ tributrias. c.1.) materiais, polticas ou administrativas: art. 21- competncias exclusivas da Unio (indelegveis) vogal(e)/(i)vogal. Art. 23 competncias comuns/paralelas: manifestao do federalismo cooperativo todos os entes esto unidos, em conjunto. c.2.) legislativas. art. 22 competncia privativa da Unio (delegvel, a todos os Estados, por meio de LC) consoante(p)/(d)consoante.Art. 24 competncias concorrentes: cabe Unio editar normas gerais (art. 24, 1), enquanto que os Estados e DF exercem competncia suplementar, para adequar as normas gerais as suas realidades locais (2). Os Estados exercem ainda a competncia legislativa plena, quando no houver lei federal. Todavia, a supervenincia da lei complementar federal
78

acarretar a suspenso da lei estadual no que lhe for contrria (4). O municpio no exerce competncia legislativa concorrente. Art.25, 1 -competncia residual ou remanescente 2 (gs canalizado) e 3 (LC regies metropolitanas) - competncias expressas dos Estados.Art. 30 competncias dos Municpios:I peculiar assunto de interesse local; II suplementar lei federal ou estadual, em relao s matrias previstas no artigo 24. O DF tem, via de regra, competncias atribudas aos Estados e Municpios, mas no todas elas, tendo em vista, que o DF no tem, por exemplo, Judicirio prprio.

43. ESTADO DE EXCEO. 43.1. Estado de legalidade ordinrio e extraordinria. O estado de legalidade extraordinrio o sistema constitucional das crises, tem como objeto as situaes de anormalidade. Estado de defesa e estado de stio so considerados estados de legalidade extraordinria. 43.2. O sistema constitucional das crises. Fundamento de validade. 43.3. Princpios norteadores. a) temporariedade b) necessidade c) proporcionalidade 43.4. Histrico. Previsto desde 1934 (estado de stio). Estado de emergncia inaugurado por Vargas em 1937. O estado de exceo do AI 5 foi ilegal, pois no observou os princpios norteadores. 43.5. Estados de legalidade extraordinria na CF/88. a) Estado de defesa: mais brando. Poderes de crise quem decreta o PR (art. 84, IX) Extenso: 136, caput para locais restritos ou determinados b) Estado de stio: de maior gravidade (art. 137, I) Poderes de crise quem decreta o PR (art. 84, IX) Extenso: 137, caput para locais restritos ou determinados ou para todo o territrio nacional. 3.6. O estado de exceo na modernidade. Utilizao do estado de exceo no apenas para defender a paz, mas para usar a lei como mecanismo vlido de tortura. 46.7. Estado de defesa e estado de stio.
79

Estado de defesa Locais restritos e determinados

Estado de stio Locais restritos e determinados ou de abrangncia nacional

Durao: at 30 dias, admitindo apenas Durao: art. 137, I: at 30 dias, admitidas 1prorrogao por igual perodo (136, 2) vrias prorrogaes. art. 137, II: no h prazo definido, haja vista a situao calamitosa no ter prazo para ser sanada. CD e CR: art. 90, I e 91, 1, II CD e CR: art. 90, I e 91, 1, II

Autorizao do CN: no h necessidade Autorizao do CN:sim, necessria (art. 136, 4 a 7) (arts. 138, 2 e 49, IV) Controle judicial Controle judicial

Direitos que podem sofrer restrio: art. Direitos que podem sofrer restrio: art. 136, 1 e 3. Rol taxativo 137, I c/c 139: rol taxativo. Art. 137, II: no apresenta previso constitucional, logopoder restringir todo e qualquer direito, desde que se observe o princpio da proporcionalidade. Art. 60, 1: a PEC pode ser iniciada e Art. 61, 1 discutida, mas no pode ser votada, promulgada nem publicada. As imunidades tambm no podem ser Art. 53, 8: em regra, as imunidades suspensas e no h exceo alguma a esse parlamentares sero mantidas, mas podem respeito sofrer restries.

47. PRINCPIOS DA ORDEM ECONMICA. 47.1. A Constituio e economia. Todos os fatores que integram a economia interessam Constituio. No Brasil h uma ordem econmica compromissria, fundada na valorizao do trabalho humano e tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social. 47.2. A ordem econmica compromissria. Art. 1, IV (valores sociais e livre iniciativa), da CF; art. 3, II (desenvolvimento nacional) e III (erradicar a pobreza, a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais). Art. 170, I soberania nacional (econmica): est relacionada ao fortalecimento do mercado interno; II e III propriedade privada e funo social da propriedade: a funo social remodelou o conceito de propriedade privada; IV livre concorrncia (as decises devem ser tomadas inicialmente no ambiente de mercado, norteadas pela lei da oferta e da procura); V consumidor (humanizao do capital social); VI meio ambiente; VII - reduo das desigualdades
80

regionais e sociais; VIII busca do pleno emprego; IX tratamento favorecido para as EPP.

48. AES AFIRMATIVAS. 48.1. Histrico. Surge na dcada de 1990. 48.2. Definio. Aes governamentais que visam defender os direitos das minorias. O sistema de cotas uma das manifestaes de aes afirmativas. 48.3. Princpio da igualdade. Na 1 dimenso dos direitos fundamentais se falava em igualdade em sentido formal (perante a lei). Na 2 dimenso, houve uma preocupao com a igualdade material (justia social), buscando a proteo dos hipossuficientes. A 3 dimenso analisou a igualdade material visando buscar a Justia pluralista, ou seja, o respeito pleno aos direitos das minorias. 48.4. Fundamentos filosficos. Justia compensatria e Justia distributiva. 48.5. Fundamentos jurdicos. Art. 5, I; 7, XVIII, XX, XXX, XXXI; 37, VIII. 48.6. ADPF 186. 48.7. Aes afirmativas. Lei de incentive da mulher no mercado de trabalho; o estatuto do idoso, o sistema de cotas, a conveno internacional sobre os portadores de necessidades especiais (decreto presidencial 6949/2009), etc.

49. TRIBUNAIS DE CONTAS. 49.1. Histrico. Desde de 1826 j se discutia a necessidade de criar um rgo independente para que pudesse fiscalizar as questes oramentrias, contveis e financeiras envolvendo o dinheiro pblico. Foi implementado pela primeira vez na Carta de 1891. Em 1988, ele ganha um maior nmero de atribuies. 49.2. Sistema de fiscalizao.

81

a) interno (art. 74): feito por cada Poder, por meio de seus prprios rgos. Necessidade de dar cincia ao TCU, sob pena de responsabilidade solidria (art. 74, 1). b) externo (art. 70): atribuio tpica do Poder Legislativo. Realizado pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas, rgo independente que exerce jursdio administrativa. 49.3. Composio (art. 73). a) 9 ministros: nomeados dentre brasileiros, com mais de 35 anos, que tenham idoneidade moral e reputao ilibada, notrio conhecimento jurdico, contbil, econmico e financeiro e, ainda, mais de 10 anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional. 1/3 dos membros so indicados pelo Presidente da Repblica e 2/3 so escolhidos pelo Congresso Nacional. Eles tem as mesmas garantias dos Ministros do STJ (art. 73, 3). 49.4. Atribuies (art. 71). a) apreciar as contas do PR: no se confunde com o julgamento. Este atividade de competncia do CN. b) julgar as contas dos administradores. 49.5. Jurisprudncia do STF. O TCU no tem competncia para determinar a quebra do sigilo de dados bancrios, at porque no h previso na LC/105. O TC aprecia as contas de empresas pblicas e sociedades de economias mista. Smula vinculantes n 3. Smula 347 do STF: TCU como rgo de realizao de controle de constitucionalidade. 49.6. TCE e TCM. A existncia do TCE obrigatria e deve seguir o paralelismo das formas, isto , o princpio da simetria, aplicando-se as regras previstas para o TCU. O TCE composto por 7 Conselheiros. possvel a criao de TCM desde que organizados e mantidos pelos Estados. O TCE no pode ter mais atribuies que o TCU. Quem julga os Ministros do TCU o STF; j os Conselhos do TCE e TCM so julgados pelo STJ.

50. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA (CNJ). 50.1. Histrico. Surge com a EC 45/04. o nico rgo do Poder Judicirio desprovido de atividade jurisdicional. No exerce funo jurisdicional tpica. 50.2. Base legal.
82

Art. 103-B, CF. 50.3. ADI 3367. Proposta sob a alegao de que o CNJ feriria a separao dos poderes. O STF julgou improcedente a ao, sedimentando o entendimento que o CNJ no fiscaliza o STF. 50.4. Fiscalizao do CNJ. Art. 102, I, r. Ele fiscalizado pelo STF, logo este no pode ser por aquele fiscalizado. 50.5. Sede. Capital federal. 50.6. Composio. Art. 103-B. Incisos I ao IX: membros da magistratura. X a XIII: 2 MP, 2 advogados e 2 cidados. 15 membros; mandato de 2 anos, permitida uma reconduo. O CNJ presidido pelo Presidente do STF - e nas suas ausncias e impedimentos pelo Vice-Presidente do STF (1). O Ministro do STJ exerce a funo de Ministro Corregedor. A EC 61 acabou com as idades mnimas e mximas para o cargo de Conselheiro do CNJ. Das ilegalidades do CNJ cabe ajuizar ao no STF (Art. 102, I, r). Por fim, frise-se que cargo de Conselheiro no privativo de brasileiro nato. O ministro do STJ exercer a funo de corregedor, ficando excludo da distribuio de processos no Tribunal (5). Oficiaro perante ele o PGR e o Presidente do CFOAB (6). 50.7. ADC n 12. O STF confirmou o poder normativo do CNJ, ou seja, as suas Resolues tm fora de lei, so normas primrias que retiram fundamento jurdico de validade diretamente do texto da CF. Eles podem ser objeto de ADI e ADC. 50.8. Atribuies. Art. 103-B, 4.

51. DIREITO ADQUIRIDO E AS NORMAS CONSTITUCIONAIS. No h direito adquirido em face de normas constitucionais originrias. Quanto s normas constitucionais derivadas, segundo Jos Afonso, h direito adquirido em face das emendas constitucionais. Em sentido contrrio, Celso Ribeiro Bastos entende que a expresso lei do artigo 5, XXXVI se dirige apenas s normas infraconstitucionais, razo pela qual, no h que se falar em direito adquirido em face de norma constitucional, seja ela originria ou derivada. O STF, no julgamento da ADI 939,
83

positivou que h direito adquirido em face emendas constitucionais. J na ADI 3104, o Supremo sufragou o entendimento de que no h direito adquirido em face regimes jurdicos (previdencirio, trabalhista, tributrio). No h tambm direito adquirido quinto constitucional, pois ele considerado regime jurdico (informativo 579 do STF).

52. DIREITOS FUNDAMENTAIS DO ARTIGO 5. I Princpio da igualdade: equiparao de tratamento entre homens e mulheres. II Autonomia da vontade e princpio da legalidade em sentido amplo. VI, VII e VIII Princpio da laicidade: Estado laico, leigo ou no confessional. Estado laico o que possui sentimento religioso, mas no adota religio oficial. A escusa de conscincia. Se houver recusa de cumprimento da prestao alternativa, haver a restrio dos direitos polticos (art. 15, IV). IX e X limitaes liberdade. XI inviolabilidade de domiclio. A expresso casa no apenas a residncia, mas tambm o local de trabalho, onde algum exerce uma atividade privada. Princpio da reserva de jurisdio: somente a autoridade judiciria pode determinada a quebra da inviolabilidade. Ver informativo 529 do STF. XII intimidade e vida privada. Regra geral: os meios de comunicao so inviolveis. Em relao aos dados, correspondncias e telegramas no h observncia ao princpio da reserva de jurisdio, o que significa que eles podem ser determinadas por lei ou autorizao judicial. Dados telefnicos, bancrios e fiscais podem ser violados pela CPI. A interceptao telefnica, por outro lado, s pode ser determinada por ordem judicial. O TCU no pode violar dados. Requisitos da interceptao telefnica: a) ordem judicial; b) fins de investigao criminal ou instruo penal; c) nos termos da lei 9.296/96. O acesso informaes veiculadas por email tambm depende da observncia de tais requisitos. XIII liberdade profissional. Norma de eficcia contida. XIV No confundir com o anonimato. Sigilo da fonte significa preservar a figura do informante. XV liberdade de locomoo, de ir e vir ou ambulatorial. Norma de eficcia contida. XVI direito reunio. Requisitos: a) pacfica; b) sem armas; c) locais abertos; d) no h necessidade de autorizao, mas sim de aviso prvio; e) no frustrar outra reunio j agendada.
84

XVII a XXI direito de associao. Paramilitar: tem hierarquia prpria; ideologia de combate s instituies oficiais. A associao s pode ser suspensa ou dissolvida por determinao judicial. XXII e XXIII direito propriedade. A funo social requisito implcito ao direito de propriedade. XXIV desapropriao por necessidade, utilidade pblica ou interesse social. Princpio da supremacia do interesse pblico. Indenizao justa (valor de mercado da propriedade), prvia e em dinheiro. O art. 182, 4, III, trata da desapropriao sano promovida pelo Municpio, decorrente do no cumprimento da funo social da propriedade. Neste caso, a indenizao ser posterior (resgate no prazo de at 10 anos) e o pagamento feito atravs de ttulos da dvida pblica. O art. 184 prev ainda a despropriao sano realizada pela Unio para fins de reforma agrria. O resgate deve ser feito no prazo de at 20 anos. O pagamento tambm feito por meio de dvidas pblicas; as benfeitorias teis e necessrias, contudo, sero indenizadas em dinheiro (art. 184, 1). XXV requisio administrativa. Uso em caso de perigo iminente. Sem indenizao, salvo se houver dano. A requisio pode ser de bens (mveis ou imveis) ou de servios. XXVI impenhorabilidade da pequena propriedade rural. Requisitos: a) um membro da famlia nela trabalhando; b) dvida contrada para investimento na prpria terra. XXVII propriedade intelectual. XXVIII direito de arena. XXXI sucesso. Aplica-se a lei brasileira, salvo a lei do de cujus for mais favorvel aos brasileiros. XXXIV remdios constitucionais administrativos. LV devido processo legal. Dupla acepo: a) processual; b) substantiva ou material: vinculao ao ideal de justia.

53. SEGURANA PBLICA. Art. 144 da CF. Dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. As atividades de polcia so: a) administrativa e b) de segurana. A polcia de segurana divida em polcia ostensiva (preventiva)e judiciria(repressiva). Os rgo da segurana pblica, previsto, no artigo 144 foram um rol taxativo: PRF, PF, PFF, Polcia civil e Corpo de bombeiros. Atribuies da PF: exercer com exclusividade as funes de
85

polcia judiciria da Unio. A PRF e PFF destinam-se ao patrulhamento ostensivo, respectivamente, das rodovias e ferrovias federais. A Fora Nacional de Segurana foi criada com o objetivo de promover uma maior integrao entre os entes federativos no que a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio. Deriva do federalismo cooperativo. Regulada pela lei 11.473. Atividade de policiamento ostensivo. Segundo o STF, Estados-Membros no podem ampliar o rol dos rgos de segurana.O STF entendeu que a PM tem a funo de radiopatrulha area, pois se inclui no poder residual da policia estadual. vedada a realizao de greve pelos militares (art. 142, 3, IV). O STF destacou tambm que a Polcia Civil no pode fazer greve.

54. PODER JUDICIRIO. 54.1. Funes tpicas e atpicas. Tipicamente o Judiciria realiza as atividades jurisdicionais. Atipicamente o Judiciria realiza a criao de seus regimentos internos (legislativa) e licitaes (administrativa). 54.2. Princpios constitucionais. a) Imparcialidade b) Amplo acesso justia c) Juiz natual d) Devido processo legal 54.3. Estrutura do Poder Judicirio. rgos: STF, STJ, CNJ, TSE, TST, STM, TRF, TER, TRT, TM, TJ, juz de direito, juiz federal, juiz do trabalho, juiz eleitoral, juiz militar. 54.4. Necessria releitura do papel do Judicirio. O papel mais efetivo do Judicirio (ativismo judicial). 54.5. Garantias institucionais (art. 95). a) vitaliciedade: aps 2 anos de exerccio. A perda do cargo nesses 2 anos s pode ser atravs de deliberao do Tribunal ao qual se encontra vinculado ou por deciso judicial transitada em julgado. Aps esse prazo, s por deciso judicial transitada em julgado. b) inamovibilidade: exceo: por interesse pblico, desde que pelo voto da maioria absoluta do respectivo Tribunal ou do CNJ. c) irredutibilidade dos subsdios.
86

54.6. Vedaes. a) ao exerccio de outro cargo ou funo: salvo uma de magistrio (em instituio pblica). Havendo compatibilidade de horrio, o STF permite que o magistrado exera atividade de magistrio em outras instituies. b) dedicar-se poltica partidria c) exercer a advocacia: perodo da quarentena.

OBS.: VIDE SLISDES DA AULA 3.

87

You might also like