You are on page 1of 1

COLGIO ESTADUAL LUIZ FERRAZ RUA VINHOSA, 522. BAIRRO: VINHOSA ITAPERUNA/RJ ALUNO (A) ________________________________________________ 1 ANO ENS.

. MDIO PROFESSORA PRISCILLA JUVINO

Z TURMA: _______ TURNO: MANH

Avaliao de Histria 1 Bimestre (Valor 50 pts.) 1. As principais caractersticas do Renascimento foram (0.5): a) romantismo, esprito crtico em relao poltica, temas de inspirao exclusivamente naturalistas; b) antropocentrismo, humanismo e inspirao greco-romana. c) ausncia de perspectiva e adoo de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais; d) uso de temas ecolgicos evidenciando a preocupao com o meio ambiente, execuo de variados retratos de personalidades da poca. e) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade; . 2. Durante a Idade Mdia, a sociedade feudal, estava dividida em 3 ordens ou estados: 1 estado: Clero, 2 estado: Nobreza e 3 estado: Servos. 1 estado tinha a funo de orar pelos outros dois estados; o 2 estado o dever de proteger e o 3 estado de trabalhar para sustentar as outras ordens. Alm do trabalho, o servo deveria pagar impostos ao senhor feudal (nobreza). Cite 3 impostos pagos pelos servos (1.0): ______________________________________________________________________________________________________________ 3. Com relao s artes e s letras de seu tempo, os humanistas dos sculos XV e XVI afirmavam (0.5): a) que a literatura e as artes plsticas passavam por um perodo de florescimento, dando continuidade ao perodo medieval. b) que as letras continuavam as tradies medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos. c) que o alto nvel das artes e das letras do perodo nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o perodo medieval. d) que as artes plsticas continuavam as tradies medievais, enquanto a literatura criava novos estilos. e) que a literatura e as artes plsticas, em profunda decadncia no perodo anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade. 4. Cite o nome dos movimentos protestantes e de seus respectivos lderes (1.0).

_______________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________ Remonta ao Sculo XVI a mensagem religiosa associado idia de que "no mundo comercial e da concorrncia, o xito ou a bancarrota no dependem da atividade ou da aptido do indivduo, mas de circunstncias independentes dele" (Friedrich Engels - DO SOCIALISMO UTPICO AO SOCIALISMO CIENTFICO). Assinale o nome do movimento protestante que pregava a salvao da alma e apresentava princpios bsicos apoiados na prtica econmica da burguesia nascente (0.25). a) Luteranismo. b) Medievalismo. c) Calvinismo. d) Judasmo. e).Jansenismo 6. No Renascimento houve o surgimento de artistas plsticos, escultores e escritores. Cite ao menos 4 nomes de artistas / escritores e suas respectivas obras (0.25): _______________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________ 7. Entre as caractersticas do feudalismo, sistema poltico, social e econmico estruturado na Europa medieval, esto (0.5): a) A existncia de uma forte concentrao de poder nas mos dos monarcas. b) A existncia de uma sociedade estamental, formada por grupos sociais com status fixos, os senhores e os servos, em que os servos eram presos terra e obrigados a prestar servios e pagar impostos aos senhores. c) A terra no tinha valor, sendo inmeras vezes concedida aos servos para que cultivassem a agricultura livremente. d) Uma forte monetarizao das relaes econmicas, favorecendo o crescimento dos ncleos urbanos. e) Uma base econmica voltada ao comrcio entre os vrios feudos existentes 8. Na chamada Idade Moderna, a Igreja sofria grandes crticas e um dos alvos era a prtica da Simonia e da venda de Indulgncias. Explique o que era Simonia (1.0). _______________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________ Boa Prova! 5.

You might also like