You are on page 1of 2

Coordenao:

Membros do FNE:

CADARA
Conselho Nacional de Educao

CNEEI

Contamos com voc nas Conferncias Municipais, Intermunicipais e Estaduais, do Distrito Federal e Nacional de Educao!

FEDERAO DE SINDICATOS DE PROFESSORES DE INSTITUIES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Ministrio da Educao

Ministrio da Educao
G O V E R N O F E D E R A L

Informaes:
Ministrio da Educao Secretaria executiva Adjunta Esplanada dos Ministrios - Bloco L 7 andar Sala 705 CEP: 70.047-900 - Braslia - DF Brasil Telefones: (61) 2022-7856/2022-7850 Fax (61) 2022-7846 conae2014@mec.gov.br, fne@mec.gov.br

G O V E R N O

F E D E R A L

fne.mec.gov.br

G O V E R N O

F E D E R A L

G O V E R N O

F E D E R A L

Ministrio da Educao

Ministrio da Educao

CONFERNCIA NACIONAL DE EDUCAO

CONAE 2014
Participao Popular, Cooperao Federativa e Regime de Colaborao

O PNE NA ARTICULAO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAO:

POR QUE REALIZAR A CONFERNCIA?


Com a realizao da Conae 2014, o Ministrio da Educao, os movimentos sociais e seus parceiros institucionais garantem um espao democrtico para que toda a sociedade possa expressar sua opinio e participar da organizao da educao nacional. Ela incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais que esto colocadas na sociedade brasileira. Esse processo aglutina os desafios inerentes educao nos mbitos pblico e privado, analisa os desafios e oferece subsdios ao processo de formulao e implementao das polticas pblicas, contribuindo assim, com o Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. O Frum Nacional de Educao (FNE) rgo de coordenao da Conae 2014 e o Ministrio da Educao, responsvel pelo apoio institucional, assumem, dessa forma, a coordenao desse amplo debate nacional sobre a educao em todos os nveis, etapas e modalidades de ensino. A mobilizao social prevista nas diversas etapas da Conae vai permitir a discusso, em nvel local e de forma democrtica, das responsabilidades e dos compromissos com diretrizes, que sero

A etapa nacional da Conferncia Nacional de Educao- Conae 2014 ser realizada no perodo de 17 a 21 de fevereiro de 2014 e ter como sede a cidade de Braslia/DF. At l, sero realizadas, a partir de novembro de 2012, Conferncias Preparatrias e Livres (presenciais e/ou digitais); Conferncias Municipais, Intermunicipais, no primeiro semestre de 2013 e, Estaduais e do Distrito Federal, no segundo semestre do mesmo ano, garantindo, assim, a participao de todos aqueles que se interessam em promover educao de qualidade no Brasil. importante a participao de todos, principalmente dos atores fundamentais do processo educacional: estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educao, entre muitos outros segmentos e setores. Vamos debater e apresentar propostas para melhorar a educao bsica, educao superior, educao profissional e tecnolgica e as demais etapas e modalidades de ensino.

referncias para a definio de polticas educacionais a serem desenvolvidas em um amplo processo de colaborao, respeitando a autonomia federativa e promovendo a consolidao da unidade nacional. No ano de 2013, dar-se- incio a um novo perodo administrativo na esfera municipal, que resultar na necessidade de realizao de conferncias municipais para a construo das polticas pblicas locais. Nesse contexto, a Conae oportunizar a discusso das polticas educacionais associada discusso das novas diretrizes para a educao nacional. A Conferncia Nacional de Educao debater um conjunto de propostas que subsidiar a definio de responsabilidades concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados na efetivao e na implementao do Plano Nacional de Educao pelos Municpios, pelos Estados e pelo Distrito Federal, no contexto da articulao do Sistema Nacional de Educao, abrangendo especialmente a participao popular, a cooperao federativa e o regime de colaborao. A Conferncia Nacional de Educao tem por objetivo propor poltica nacional de educao, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuies concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

COMO EST ORGANIZADA?


O Frum Nacional de Educao criado pela Portaria n 1407 de 14/12/2010, tem entre suas atribuies, coordenar as conferncias nacionais de educao. Para desenvolver suas atividades, conforme o disposto na Resoluo n 01/2012 de Convocao da Conae 2014 e Regimento Interno da Conferncia Nacional de Educao, observa o seguinte: I. Atender aos aspectos polticos, administrativos e financeiros que sejam relevantes para a realizao da Conae 2014; II. Apoiar e acompanhar a preparao e o desenvolvimento das Conferncias Preparatrias e Livres (presenciais e/ou digitais) e Conferncias, Municipais e ou Intermunicipais, Estaduais e do Distrito Federal de Educao; III. Realizar a etapa nacional da Conae 2014.

especificidades e perspectivas de cada realidade, sem esquecer as formas de articulao e de colaborao no mbito municipal, estadual e nacional. O debate ser orientado por um Documento-Referncia, j disponibilizado na pgina (fne.mec.gov.br) do Ministrio da Educao. Todas as propostas devem ser apresentadas e discutidas pelas Conferncias Estaduais. Na Conferncia Estadual de Educao ser elaborado um relatrio pelo Frum Nacional de Educao, com todas as deliberaes, incluindo as novas propostas, este relatrio ser inserido no Sistema de Relatoria da Conae 2014, a ser disponibilizado no site do Frum Nacional de Educao e Conae 2014. Depois de realizado o processo de condensao e sistematizao das propostas estaduais, o Frum Nacional de Educao elaborar o DocumentoBase, de mbito nacional, a ser analisado, discutido e aprovado na Conferncia Nacional de Educao 2014. Os procedimentos durante a Conferncia Nacional de Educao e as formas de inscrio e credenciamento dos participantes constam no Regimento Interno da Conae 2014 e nos demais documentos e normas regulamentares do Frum Nacional de Educao.

VOC PODE E DEVE PARTICIPAR


Promova o debate em cada local onde voc atua, visite a pgina do Frum Nacional de Educao (fne.mec.gov.br) e participe das conferncias preparatrias e livres (presenciais e/ou digitais). Para vir Etapa Nacional da CONAE, em 2014, ser preciso que voc participe como delegado na Conferncia Municipal e se eleja como delegado na Estadual. TEMA CENTRAL: O PNE na Articulao do sistema Nacional de Educao: Participao Popular, Cooperao Federativa e Regime de Colaborao.
EIXOS TEMTICOS
EIXO I O PNE e o Sistema Nacional de Educao: organizao e regulao EIXO II Educao e Diversidade: Justia Social, Incluso e Direitos Humanos. EIXO III Educao, Trabalho e Desenvolvimento Sustentvel: Cultura, Cincia, Tecnologia, Sade e Meio Ambiente. EIXO IV Qualidade da Educao: Democratizao do Acesso, Permanncia, Avaliao, Condies de Participao e Aprendizagem. EIXO V Gesto Democrtica, Participao Popular e Controle Social. EIXO VI Valorizao dos Profissionais da Educao: Formao, Remunerao, Carreira e Condies de Trabalho. EIXO VII Financiamento da Educao, Gesto, Transparncia e Controle Social dos Recursos.

ETAPAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS, ESTADUAIS E DO DISTRITO FEDERAL


As Conferncias de Educao Municipais e ou Intermunicipais, Estaduais e do Distrito Federal, sero organizadas e coordenadas por um frum de educao local, composto por membros titulares e suplentes indicados por entidades que compe o Frum em cada local, que dever escolher a melhor forma de aprofundar a discusso temtica, incluindo a discusso das

You might also like