You are on page 1of 10

Concordncia Nominal

1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo


Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o ltimo ou vai facultativamente: para o plural, no masculino, se pelo menos um deles for masculino; para o plural, no feminino, se todos eles estiverem no feminino.

Exemplos: Ternura e amor humano. Amor e ternura humana. Ternura e amor humanos. Carne ou peixe cru. Peixe ou carne crua. Carne ou peixe crus.

2. Adjetivo + Substantivo + Substantivo + ...


Quando o adjetivo anteposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o mais prximo. Exemplos: Mau lugar e hora. M hora e lugar.

3. Substantivo + Adjetivo + Adjetivo + ...


Quando dois ou mais adjetivos se referem a um substantivo, este vai para o singular ou plural. Exemplos: Estudo as lnguas inglesa e portuguesa. Estudo a lngua inglesa e (a) portuguesa. Os poderes temporal e espiritual. O poder temporal e (o) espiritual.

4. Ordinal + Ordinal + ... + Substantivo


Quando dois ou mais ordinais vm antes de um substantivo, determinando-o, este concorda com o mais prximo ou vai para o plural. Exemplos: A primeira e segunda lio. A primeira e segunda lies.

5. Substantivo + Ordinal + Ordinal + ...


Quando dois ou mais ordinais vm depois de um substantivo, determinando-o,

este vai para o plural. Exemplo: As clusulas terceira, quarta e quinta.

6. Um e outro / Nem um nem outro + Substantivo


Quando as expresses "um e outro", "nem um nem outro" so seguidas de um substantivo, este permanece no singular. Exemplos: Um e outro aspecto. Nem um nem outro argumento. De um e outro lado.

7. Um e outro + Substantivo + Adjetivo


Quando um substantivo e um adjetivo vm depois da expresso "um e outro", o substantivo vai para o singular e o adjetivo para o plural. Exemplos: Um e outro aspecto obscuros. Uma e outra causa juntas.

8. "O (a) mais ... possvel" - "Os (as) mais ... possveis" - "O (a) pior ... possvel" - "Os (as) piores ..." - "O (a) melhor ... possvel" - "Os (as) melhores ... possveis"
O adjetivo "possvel", nas expresses "o mais ...", "o pior ...", "o melhor ..." permanece no singular. Com as expresses "os mais ...", "os piores ...", "os melhores ...", vai para o plural. Exemplos: Os dois autores defendem a melhor doutrina possvel. Estas frutas so as mais saborosas possveis. Eles foram os mais insolentes possveis. Comprei poucos livros, mas so os melhores possveis.

9. Particpio + Substantivo
O particpio concorda com o substantivo a que se refere. Exemplos: Feitas as contas ... Vistas as condies ... Restabelecidas as amizades ... Postas as cartas na mesa ... Salvas as crianas ... Observao:

"Salvo", "posto" e "visto" assumem tambm papel de conectivos, sendo, por isso, invariveis: Salvo honrosas excees. Posto ser tarde, irei. Visto ser longe, no irei.

10. Anexo / bastante / incluso / leso / mesmo / prprio + Substantivo


Essas palavras concordam com o substantivo a que se referem. Exemplos: Vo anexas as cpias. Recebi bastantes flores. Vo inclusos os documentos. Cometeu um crime de lesa-ptria. Cometeu um crime de leso-patriotismo. Ele mesmo falou aquilo. Ela mesma falou aquilo. Elas prprias falaram aquilo.

11. Meio (= metade) + Substantivo


O adjetivo "meio" concorda com o substantivo a que se refere. Exemplos: Meias medidas. Meio litro. Meia garrafa.

12. Meio (= um tanto) + Adjetivo


O advrbio "meio", que se refere a um adjetivo, permanece invarivel. Exemplos: Ela parecia meio encabulada. Janela meio aberta. Observaes: 1. Na fala, observam-se exemplos do advrbio "meio" flexionado. Tal fato pode ser explicado pelo fenmeno da "concordncia atrativa", ou por influncia do adjetivo a que se refere: "Ela est meia cansada". Dessa concordncia existem exemplos entre os clssicos: "Uns caem meios mortos". (Cames) 2. Em "meio-dia e meia", "meia" concorda com a palavra "hora", oculta na expresso "meio-dia e meia (hora)". Essa a construo recomendada pela maioria dos manuais de cultura idiomtica. A construo "meio-dia e meio" tambm ocorre na fala; a forma "meio" permanece no masculino, por atrao ou influncia da forma masculina "meio-dia".

3. A palavra "meio" funciona como elemento de justaposio em "meias-luas", "meios-termos", "meios-tons", "meia-idade", etc.

13. Verbo transobjetivo + predicativo do objeto + objeto + objeto ... Verbo transobjetivo + objeto + objeto ... + predicativo do objeto
Verbo transobjetivo o verbo que pede, alm de um complemento-objeto, uma qualificao para esse complemento (= predicativo do objeto). Nesse caso, o predicativo concorda com o(s) objetos. Verbo transobjetivo + predicativo do objeto + objeto + objeto ...
Julgou Considerei Achei inocentes oportunas simpticos o pai e o filho a deciso e a sugesto a irm e o irmo

Verbo transobjetivo
Julgou Considerei Achei

+ objeto + objeto ...


o pai e o filho a deciso e a sugesto a irm e o irmo

+ predicativo
inocentes oportunas simpticos

14. Casa, pgina (+ nmero) + numeral


Na enumerao de casas e pginas, o numeral concorda com a palavra oculta "nmero". Exemplos: Casa dois. Pgina dois.

15. Substantivo + bom / preciso / proibido


Em construes desse tipo, quando o substantivo no est determindado, as expresses " bom", " preciso", " proibido" permanecem no singular. Exemplos: Ma bom para a sade. preciso cautela. proibido entrada. Observao: Quando h determinao do sujeito, a concordncia efetua-se normalmente: proibida a entrada de meninas.

16. Pronome de tratamento (referindo-se a uma pessoa de sexo masculino) + verbo de ligao + adjetivo masculino
Quando um adjetivo modifica um pronome de tratamento que se refere a pessoa do sexo masculino, vai para o masculino.

Exemplos: Sua Santidade est esperanoso. Referindo-se ao Governador, disse que Sua Excelncia era generoso.

17. Ns / Vs + verbo + adjetivo


Quando um adjetivo modifica os pronomes "ns / vs", empregados no lugar de "eu / tu", vai para singular. Exemplos: Vs (= tu) estais enganado. Ns (= eu) fomos acolhido muito bem. Sejamos (ns = eu) breve.

linguagem e pela linguagem que o homem se constitui como sujeito. Benveniste

Concordncia Nominal - exerccios com gabarito


Concordncia Nominal EXERCCIOS
EXERCCIOS 1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordncia nominal. a) livro e revista velhos b) aliana e anel bonito c) rio e floresta antiga d) homem, mulher e criana distradas 2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto concordncia nominal. a) Falou bastantes verdades. b) J estou quites com o colgio. c) Ns continuvamos alerta. d) Haver menos dificuldades na prova. 3) H erro de concordncia nominal na frase: a) Nenhuns motivos me fariam ir. b) Estavam bastante fracos. c) - Muito obrigada, disse a mulher. d) Foi um crime de lesa-cristianismo. 4) Est correta quanto concordncia nominal a frase: a) Levou camisa, cala e bermuda velhos. b) As crianas mesmo consertariam tudo. c) Trabalhava esperanoso o rapaz e a moa. d) Preocupadas, a me, a filha e o filho resolveram sair. 5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em: a) Anexas seguiro as fotocpias. b) Em anexo estou mandando dois documentos. c) Esto anexos a certido e o requerimento. d) Anexo seguiu uma foto.

6) H erro de concordncia nominal nas seguintes frases: a) Vs prprios podereis conferir. b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possveis. c) Anexo ao requerimento a documentao solicitada. d) Ele j estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitria. 7) Assinale o erro de concordncia nominal. a) Ma timo para isso. b) necessrio ateno. c) No ser permitida interferncia de ningum. d) Msica sempre bom. 8) Assinale a frase imperfeita quanto concordncia nominal. a) O artista andava por longes terras. b) Realizava uma tarefa monstro. c) Os garotos eram tal qual o av. d) Aquela a todo-poderosa. 9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parnteses pode ser usada na lacuna? a) Estudei msica e literatura............................ ( francesa / francesas ) b) Histrias quanto.............................. tristes. ( possvel / possveis ) c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais ) d) S respondia com .......................palavras. ( meio / meias ) 10) Marque o erro de concordncia. a) Os alunos ficaram ss na sala. b) J era meio-dia e meio. c) Os alunos ficaram s na sala. d) Mrcia est meio vermelha. 11) Assinale a opo em que o nome da cor apresenta erro de concordncia. a) Tem duas blusas verde-musgos. b) Usava sapatos creme. c) Comprou faixas verde-azuladas. d) Trouxe gravatas azul-celeste. 12) Aponte o erro de concordncia. a) Vi homem e mulher animados. b) Era uma pseuda-esfera. c) Encontramos rio e lagoa suja. d) Regina ficou a ss. 13) Marque a frase com palavra mal flexionada. a) Comprou camisas vermelho-sangue. b) Assuntos nenhum lhe agravavam. c) No h quaisquer perspectivas. d) Elas no se abrem por si ss. 14) (PROF.-MT) A frase em que a concordncia nominal contraria a norma culta :

a) O poeta considera ingrata a terra e o filho. b) O poeta considera ingrato o filho e a terra. c) O poeta considera ingratos a terra e o filho. d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas. e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos. 15) (T.A.CVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em portugus." Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto concordncia nominal : a) Tornou-se clara para o leitor minha posio sobre o assunto. b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto. c) Ficou clara para o leitor minha posio e meus argumentos sobre o assunto. d) Ficaram claras para o leitor minha posio e argumentao sobre o assunto. e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o assunto. 16) (TFC) Assinale a opo em que no h erro. a) Seguem anexo os formulrios pedidos. b) No vou comprar esta camisa. Ela est muito caro. c) Estas questes so bastantes difceis. d) Eu lhes peo que as deixem ss. e) Estando pronto os preparativos para o incio da corrida, foi dada a largada.

GABARITO 1- d distrada/ distrados 2- B quite 3- D Leso deve concordar com o substantivo a que aparece ligado no nome composto. 4- c No h erro. 5- D Anexo deixou de concordar com foto. 6- B e C Na letra B - a palavra possvel concorda com o artigo. Na letra C - a palavra ANEXO deveria concordar com A REFERNCIA SOLICITADA. 7- C No ser permitido. 8- C Os garotos eram tais qual o av. 9- D - meias palavras 10- B Meio dia e meia 11- A Verde - musgo 12- Pseudo -esfera 13- B Nenhuns 14 - D 15 - E Quero tornar claro... 16- D Na letra a, o adjetivo anexo deve concordar com formulrios: anexos. Na b, o

adjetivo caro deve concordar com camisa: ela est muito cara. Na c, a palavra bastante um advrbio de intensidade, pois se liga ao adjetivo; no pode ir ao plural. O gabarito a letra d, porque ss adjetivo, equivalendo a sozinhas. Na letra e, o adjetivo pronto tem de concordar com o substantivo preparativos. Corrija-se: "Estando prontos os preparativos..." Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: Estudo da Gramtica

Reaes: 6 comentrios:
1. Letcia Pereira23 de abril de 2013 07:04 Mas na questo 6 a letra a tb est errada pq o "anexo" deveria concordar com "a documentao" que est anexa. isso ou estou equivocada? Responder Respostas

1.
Ivone Amorim25 de abril de 2013 16:16 Letcia, voltemos questo 6. Encontramos, na letra "c", a seguinte frase: *- Anexo ao requerimento a documentao solicitada. Neste caso, a palavra ANEXO deveria concordar com A DOCUMENTAO SOLICITADA, ficando, assim, no feminino. Obrigada, Letcia, por sua colaborao. Abrao! Responder 2. olharouver29 de abril de 2013 06:34 Na questo das cores verde-musgos est errada e porque verdeazuladas no est? Responder Respostas

1.
Ivone Amorim30 de abril de 2013 07:48

A regra geral dos substantivos compostos esta: Adjetivo-Adjetivo = Segundo Adjetivo-Substantivo = Nenhum ir ir variar variar

Analisando as palavras compostas, temos o seguinte: A primeira adjetivo e a segunda substantivo? Nenhum dos dois ir variar. (Isso funciona somente para cores) Exemplos: "Tapetes verde-musgo"; "Saias amarelo-ouro"; "Olhos azul-turquesa"; Na palavra composta "verde-azulada" temos adjetivo + adjetivo - s a segunda varia. Responder 3. Annimo2 de junho de 2013 10:36 Ento na questo 6, a resposta B ou C ? Responder Respostas

1.
Ivone Amorim23 de junho de 2013 14:37 Respostas B e C.

You might also like