You are on page 1of 24

PSP detm traficante de droga na estrada do Choupal e apreende 720 doses de haxixe

Detido, com residncia da Figueira da Foz, afirmou ter adquirido os estupefacientes num bairro da cidade >Pg 3

www.asbeiras.pt

Tera | 06.ago.2013
edio n. 6014

0,70 (iva includo)


diretor: agostinho Franklin subdiretora: eduarda Macrio

Dirio As Beiras adotou o novo acordo ortogrfico

assaltos a treze jazigos para roubar jarras De Metal


DB-Paulo Marques

Os assaltantes tiveram como alvo, desta vez, o Cemitrio Oriental da Figueira da Foz. apesar dos furtos, no se registaram atos de vandalismo >Pg 3

Correios de Santa Clara mudam para nova loja com melhores condies

Acadmica Extremo esquerdo Abdi assinou ontem por duas pocas >Pg 13 Figueira da Foz Festival da Francesinha regista maior procura este ano >Pg 9 Coimbra Cmara apoia bombeiros voluntrios com 40 mil euros >Pg 6 Crime Apreenso de carapau ilegal na Barra de Mira >ltima Sade Institutos de Oncologia vetam medicamento e Ordem e LPCC pedem explicaes >Pg 22

No princpio foi a grande confuso. A loja era acanhada de mais e o estacionamento no respondia. Agora, numa loja nova, os servios de Correios de Santa Clara parecem regressar normalidade >Pg 5

es sencial
destaques 10H00
Um dia animado com o Palhao Brincalho
Portugal dos Pequenitos, Coimbra

dirio as beiras | 06-08-2013

6 A Universidade do Tempo Livre, 6 Banco de Manuais Escolares est 6 Festas em Honra de S. Caetano,
da Associao Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), em Coimbra, tem inscries abertas para o ano letivo 2013/2014, com opes to diversas como Alemo, Danoterapia ou Histria da Arte. Contactar anaigeral@sapo.pt. a funcionar em Miranda do Corvo com o apoio da Cmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, numa gesto feita pela Biblioteca Municipal Miguel Torga. Aberto aos interessados.

hoje e amanh

em Cantanhede, decorrem a partir de hoje e at ao prximo domingo, com muita animao popular e a presena de alguns nomes nacionais como Fernando Alvim (a DJ), que animar a noite de sexta-feira.

Coimbra Oficinas de Vero com inscries abertas no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


111 O Servio Educativo do Mosteiro de Santa Clara-aVelha promove , nos meses de agosto e setembro, Oficinas de Vero destinadas a criana e jovens entre os seis e os 14 anos. A escolha variada arquitetura, antropologia, arqueologia, modelagem, pintura, teatro e jogos divertidos e as inscries fazem-se em mosteiro. scvelha@drcc.pt, 239 801 160.

regio Pampilhosa da Serra Visitas a locais de interesse arqueolgico


111 A Cmara Municipal de Pampilhosa da Serra inicia hoje um programa de visitas guiadas a locais de interesse arqueolgico no concelho, nomeadamente a locais de arte rupestre e monumentos funerrios. As visitas destinam-se ao pblico em geral, decorrendo entre as 08H30 e as 13H00. O ponto de encontro o edif cio da cmara municipal e a organizao aconselha os participantes a usarem roupa e calado prticos, chapu e a munirem-se de gua. As prximas visitas decorrem a 13 e 20 de agosto. As inscries devem fazer-se para biblioteca@cmpampilhosadaserra.pt ou para o telefone 235 590 324.

10H00

Exposio Se uma pinga no fosse uma pinga, como seria?


Museu da gua de Coimbra

10H00

Coletiva de pintura e Optical Art, de Dulce Fonseca e Cristina Pinto


Posto de Turismo de Gis

Do Sul ao Sol A Universidade de Coimbra e a China


111 O Museu da Cincia da Universidade de Coimbra est a mostrar at outubro a exposio temporria Do Sul ao Sol A Universidade de Coimbra e a China, a dar conta do importante papel da UC no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China, tendo centralizado muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do sculo XVI. A mostra apresenta alguns dos mais significativos traos materiais que testemunham a histria de 500 anos de relaes entre Portugal e a China, em trs ncleos temticos: encontro, cincia e cultura.

10H00

Exposio Termas de Portugal 2013


Casino do Luso, Mealhada

14H00

Arganil Programa de Frias de Vero


111 O municpio de Arganil est a promover at final de agosto um conjunto de atividades desportivas e culturais dirigidas s crianas e jovens em frias escolares. Nas tardes de tera e quinta-feira, a animao acontece na Piscina Municipal de Arganil. Todas as segundas, quartas e sextasfeiras decorrem atividades desportivas, que se estendem a Pombeiro da Beira, S. Martinho da Cortia e Cja. As inscries devem fazer-se para juventude@cm-arganil.pt.

Exposio Marcas (In)visveis, de Rodrigo Oliveira


Crculo de Artes Plsticas de Coimbra (Sereia)

Escola de Negcios de Coimbra d 20% de desconto em candidaturas a ps-graduaes


1 1 1 Coimbra Business School | Escola de Negcios de Coimbra, do Instituto de Contabilidade e Administrao de Coimbra (ISCAC), est a oferecer aos candidatos a ps-graduaes no ano letivo 2013/2014 um desconto no valor da propina at 20%, se as candidaturas forem formalizadas at final de agosto. A Escola de Negcios de Coimbra apresenta novas ps-graduaes, com ofertas que vo da Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade at Gesto Empresarial das Instituies de Sade. As informaes sobre candidaturas e prazos encontram-se disponveis em http://bs.iscac. pt/?_o=20 ou pelo telefone 239 802 187.

22H00

Noite de fado de Coimbra


Caf Santa Cruz, Coimbra

s quartas no Torga em conversa com Arnaldo da Fonte


111 O Ciclo de Conferncias s quartas no Torga apresenta amanh, s 18H00, na Casa Museu Miguel Torga (praceta Fernando Pessoa, Coimbra) a conferncia Miguel Torga na convivncia, com Arnaldo da Fonte. A Cmara Municipal de Coimbra pretende, assim, difundir a personalidade e a obra de Miguel Torga, de uma forma intimista, com a presena de pessoas que privaram com o poeta ao longo da sua passagem por Coimbra.

Museu da gua de Coimbra prolonga at setembro mostra Arquitecture and Nature


111 A exposio Architecture and Nature, do arquiteto japons Kengo Kuma, um dos mais reconhecidos arquitetos japoneses da atualidade, patente no Museu da gua de Coimbra, Parque Dr. Manuel Braga, prolonga-se at 2 de setembro, deciso tomada na sequncia da forte adeso do pblico.

Pombal Rei e Rainha do Mondego em exposio


111 O Centro Cultural de Pombal, instalado no Celeiro do Marqus, est a mostrar at ao prximo dia 11 a exposio itinerante Rei e Rainha do Mondego, produzida pela Agncia de Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

06-08-2013 | dirio as beiras

piquete

| essencial | 3

Furto de metais no Cemitrio Oriental da Figueira da Foz


Foram furtadas jarras e uma imagem de porte mdio (cerca de 30 centmetros de altura) metlicas
DB-J.A.

PSP detm homem por trfico e consumo de droga


111 Um homem, de 43 anos, foi detido por suspeita de trfico e consumo de estupefacientes. A deteno ocorreu este domingo, na estrada do Choupal, em Coimbra. O detido tinha em sua posse 720 doses individuais de haxixe, produto que foi apreendido pela PSP. Ao ser questionado sobre a origem do produto, o suspeito afirmou t-lo adquirido num bairro de Coimbra a um indivduo cujo nome desconhece e que se destinaria a consumo prprio, bem como para vender a alguns amigos, de acordo com um comunicado enviado pela PSP. O produto estupefaciente foi apreendido por esta fora policial, ficando guarda do Tribunal Judicial de Coimbra. Segundo o mesmo comunicado, o homem tem residncia na Figueira da Foz. Deteno e apreenso em So Bartolomeu Este sbado, um homem, de 36 anos, foi detido pela PSP por posse de arma ilegal. A deteno ocorreu na zona de So Bartolomeu, em Coimbra, no mbito de um patrulhamento velocipdico. De acordo com um comunicado enviado pela PSP, o homem j se encontrava referenciado por esta fora policial como suspeito de trfico, consumo e furtos diversos. O documento acrescenta ainda que o homem ter ficado nervoso quando sentiu a presena dos agentes policiais. No mbito de uma ao de busca viatura do homem, foi encontrada uma arma branca debaixo de um tapete, designada como faca do mato, com 15 centmetros de lmina e 25 centmetros no seu total. Ao ser questionado sobre a provenincia da arma, o mesmo respondeu que era da sua propriedade e que a trazia consigo por razes de proteo pessoal. O suspeito tem residncia na zona da Lamarosa, em Ardazubre. Foi tambm na zona de So Bartolomeu, em Coimbra, que a PSP de Coimbra apreendeu na passada sexta-feira 37 doses de cocana. A apreenso ocorreu num estabelecimento comercial localizado na rua Direita. Ao serem alertados por um cidado que no se quis identificar, esta fora policial deslocou-se ao referido estabelecimento, sendo que encontraram o produto estupefaciente na casa de banho. A cocana ficou guarda do Tribunal Judicial de Coimbra. Homem conduz com 1,47 g/l de lcool A PSP deteve um homem, de 57 anos, por conduo sob o efeito do lcool. A deteno ocorreu na passada sexta-feira, na rua Luis Antnio Verney, em Santa Clara. Aps ter sido submetido ao teste de alcoolemia foi-lhe detetada uma taxa de lcool no sangue de 1,47 g/l. Segundo um comunicado enviado pela PSP, o detido tem residncia em Coimbra. J. S.

Esta foi a primeira ocorrncia de furtos e roubos registada em 2013 no Cemitrio Oriental

1 Autarquia participou
a ocorrncia companhia a de seguros

2 Foi pedido PSP

para incrementar a vigilncia no local

Nos ltimos meses, os assaltos nos cemitrios tm sido recorrentes

1 1 1 O Cemitrio Oriental da Figueira da Foz, junto ao Complexo Funerrio Municipal, foi alvo de vrios furtos, durante o fim de semana. Nota de imprensa da PSP adianta que, no dia 3, foi comunicado, pelo responsvel do cemitrio, que desconhecidos introduziram-se no seu interior, provavelmente atravs do mtodo de escalamento, tendo furtado, de diversas campas, vrias floreiras e uma imagem em metal de bronze, material este de avultado valor. Fonte da autarquia expli-

cou ao DIRIO AS BEIRAS que foram furtadas jarras e uma imagem de porte mdio (cerca de 30 centmetros de altura) metlicas de 13 jazigos. Esta foi a primeira ocorrncia de furtos e roubos registada em 2013 no Cemitrio Oriental, local que tem histrico neste captulo. O vereador Carlos Monteiro realou que os ligeiros roubos no foram acompanhados de atos de vandalismo. Carlos Monteiro adiantou, por outro lado, que a autarquia participou da ocorrncia companhia de seguros, para aferir se

os materiais furtados esto abrangidos pela aplice. Provavelmente, no esto, conjeturou o vicepresidente da Cmara da Figueira da Foz. O autarca disse ainda que foi pedido PSP para, dentro do possvel, incrementar a vigilncia no local, que est afastado da cidade e numa zona erma. Vaga de roubos Recentemente, o DIRIO AS BEIRAS publicou uma reportagem sobre furtos em cemitrios da regio do Baixo Mondego e da Bairrada. Esta vaga tem como

alvos preferenciais peas de metais no preciosos mas com elevado valor comercial. Em Alcarraques, por exemplo, o cemitrio foi assaltado trs vezes no espao de um ms e meio. Na Moita, concelho de Anadia, e em Soure, houve elevados prejuzos, situao que se replicou em Ameal, Coimbra, e noutras localidades. As autoridades esto a investigar. Quando os furtos e roubos envolvem atos de vandalismo, a revolta e a indignao tomam conta dos familiares de quem jaz nos cemitrios. | JotAlves

PJ j deteve 23 suspeitos de atearem fogos florestais


111 A Polcia Judiciria (PJ) anunciou ontem, em comunicado, que desde o incio do ano procedeu identificao e deteno de 23 pessoas pela autoria do crime de incndio florestal. Uma estudante de 19 anos suspeita de ter iniciado um incndio no concelho de Tomar foi a ltima das detenes, efetuada pelo Departamento de Investigao Criminal de Leiria, encontrando-se em priso preventiva, informou a PJ.
Arquivo

A suspeita, agindo num forte quadro impulsivo, est fortemente indiciada

de, no dia 30 do de julho, cerca das 15H00, ter ateado um foco de incndio em ve-

getao seca, com recurso a lquido acelerante (presumivelmente gasolina), pode ler-se no comunicado. Neste caso, ocorrido em Tomar, as chamas consumiram uma rea de cerca de 1,2 hectares de mato. Segundo a mesma fora policial, o incndio s no atingiu maiores propores devido pronta interveno dos populares, bombeiros, do Grupo de Interveno de Proteo e Socorro, bem como de meios areos.

GNR apanha 136 condutores


111 A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no domingo, durante a operao Baco, 136 condutores, 129 dos quais com uma taxa de lcool superior a 1,20 gramas por litro de sangue, informou esta fora policial. Dos outros sete detidos, quatro foram por conduo sem carta e trs por outros motivos, l-se no comunicado da GNR.

Durante a operao que fiscalizou 6.773 condutores foram tambm detetados 307 condutores com uma taxa de lcool superior a 0,50 gramas por litro de sangue, l-se no comunicado.

4 | essencial |

Coimbra
Carina Gomes doutorou-se em Sociologia
111 Carina Gisela Sousa Gomes prestou provas de doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas, com uma tese sobre Cidades e imaginrios tursticos. Um estudo sobre quatro cidades mdias da Pennsula Ibrica. Foram arguentes Lus Vicente Batista, Xos Manuel Santos Solla e Eduardo Brito Henriques. No final foi aprovada com distino e louvor, por unanimidade.

dirio as beiras | 06-08-2013

Sala dos Capelos


DB-Carlos Jorge Monteiro

Estudante empreendedor homem, mais velho e qualificado


O que distingue um jovem estudante arrojado? Estudo da Diviso de Inovao e Transferncias do Saber da Universidade de Coimbra estabelece o perfil do estudante empreendedor no mbito do programa Inov C
111 O Estudante Empreendedor tendencialmente do gnero masculino (69%), mais velho (+ de 26 anos de idade) e frequenta cursos com maiores habilitaes acadmicas do que o estudante comum, conclui um estudo realizado pela Diviso de Inovao e Transferncias do Saber da Universidade de Coimbra (UC) no mbito do Inov C, Programa Estratgico que est a consolidar o Ecossistema de Inovao da Regio Centro. Este estudo financiado pelo QREN, no mbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, envolveu 1.764 estudantes do ensino superior e foi realizado ao longo do ltimo ano letivo, revelando tambm que os jovens com perfil de estudante empreendedor apresentam maior apetncia para trabalhar nas frias de vero, praticar uma atividade cultural e/ou fazer parte de rgos de gesto associativos. Mostram ainda uma maior tolerncia ao risco e ao falhano do que os estudantes comuns. Realizao pessoal a principal motivao No inqurito realizado,
DR

Jos Dinis

Pedro Albuquerque novo doutor


1 1 1 Pedro Armelim Baptista de Almiro e Albuquerque prestou provas de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Avaliao Psicolgica, com uma tese sobre Adaptao, validao e aferio do EPQ-R para a populao portuguesa: Estudos nos contextos clnico, forense e na comunidade. Foram arguentes os doutores Leandro Almeida e Rosa Ferreira Novo No final, foi aprovado com distino e louvor, por unanimidade.

Estudo aconteceu no mbito do Programa InovC, que tem candidaturas abertas

os estudantes foram igualmente desafiados a indicar qual o portugus e qual a empresa portuguesa em que pensavam quando ouviam as palavras empreendedor e empreendedorismo. A Sonae a empresa que se afirma como exemplo de empreendedorismo (20,5%), seguindo-se a EDP (7,4%). Quanto aos empreendedores nacionais com mais fama junto dos estudantes, destacam-se Belmiro de Azevedo, Rui Nabeiro e, em terceiro lugar, Soares dos Santos.

Visando perceber a ambio profissional dos jovens estudantes do ensino superior, o estudo permitiu conhecer a apetncia e interesse dos estudantes das instituies de ensino superior da regio Inov C para as temticas relacionadas com empreendedorismo e inovao, afirma o coordenador do estudo, Miguel Dias Gonalves. O estudo realizado revela que 47% dos estudantes desejam vir a trabalhar por conta prpria, tendo como principal motivao a realizao pessoal (59%) e como

maiores receios a incerteza de rendimentos (62%) e a atual conjuntura econmica (61%). Por outro lado, observou-se que os trabalhadores-estudantes demonstram menos receio na criao do prprio emprego do que a mdia dos estudantes, nos fatores Insegurana de emprego, possibilidade de enfrentar um falhano pessoal, possibilidade de a empresa ir falncia e assumir demasiada responsabilidade. O estudo poder ser acedido atravs do seguinte link http://www. uc.pt/gats/IE3.

Jos Dinis

Joana Fialho doutorou-se em Gesto


1 1 1 Joana Rita Silva Fialho prestou provas de doutoramento em Gesto Cincia Aplicada Deciso, com uma tese sobre Avaliao de projetos de investigao e desenvolvimento na rea das telecomunicaes. Foram arguentes os doutores Manuel Cerqueira da Costa Matos, Artur Jorge Pereira Rodrigues e Manuel Jos Rocha Armada. No final, foi aprovada com distino por unanimidade.

A China e a UC para ver no Museu da Cincia


111 Do Sul ao Sol o ttulo da exposio que est patente no Museu da Cincia da UC - Universidade de Coimbra e que apresenta alguns dos mais significativos traos materiais que testemunham a histria de 500 anos de relaes entre Portugal e a China, organizada em trs ncleos temticos: Encontro, Cincia e Cultura. A UC, recorde-se, teve um papel importante no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China e centralizou muito do cocom a China tambm uma das temticas, a partir de matemticos e astrnomos jesutas europeus que passaram pelo Colgio conimbricense antes de partirem em misso para o Oriente. Por fim, a influncia chinesa no gosto e na cultura. Os portugueses divulgaram o ch e importaram porcelana, seda, arroz, laranjadoce e plantas medicinais. A UC reuniu, no sculo XIX, uma notvel coleo de produtos oriundos de Macau que representam este intercmbio cultural.

nhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do sculo XVI. Encontro entre Portugal e a China assinalado pela chegada do explorador Jor-

ge lvares Ilha de Linting, em 1513. A mostra revela um notvel conjunto de documentos e objetos das colees da UC. O intercmbio cientfico

06-08-2013 | dirio as beiras

Coimbra | essencial | 5
db-p. m.

pr-campanha autrquicas
db-Carlos Jorge monteiro

Providncia entrega tarde


O CDS/PP foi o ltimo partido a fazer, ontem tarde, entrega das listas candidatas aos rgos autrquicos de Coimbra. No tribunal estiveram o candidato Cmara, Lus Providncia, os lderes concelhio e distrital, Rui Cruz e Paulo Almeida, para alm de vrios dirigentes e candidatos.
db-Carlos Jorge monteiro

Correios em Santa Clara j regressaram normalidade


111 No princpio foi a grande confuso. A loja era acanhada de mais e o estacionamento no respondia. Para alm disso, no tinha elevador para transportar as caixas de correio para a garagem. Agora, em nova loja e j com todas as condies, o servio de correios funciona com normalidade, na urbanizao da Quinta da Vrzea, adjacente Quinta das Lgrimas. Em Santa Clara, o fecho da estao chamada do Rossio foi um dos mais contestados na autntica razia que os CTT resolveram fazer, em Coimbra. Mas a empresa (ainda) pblica no vacilou. E, como a Junta de Freguesia no aceitou a proposta de concesso, os Correios trataram de arranjar um particular. Lgrimas sim Forum (ainda) no A escolha recaiu numa loja comercial a papelaria Lgrima Culta que, h cerca de um ano, abrira ao lado da Quinta das Lgrimas Para trs ficou a abertura de outra loja, no Forum, que foi anunciada pelo prprio presidente da Cmara, Joo Paulo Barbosa de Melo, mas que continua por abrir. Na nova loja Lgrima Culta, a proprietria, Jlia Simes de S, vive agora uma nova oportunidade, com o negcio da venda de jornais, tabacos, artigos de papelaria, etc., a ser potenciado pelo servio de correios. Teve, at, necessidade de contratar uma funcionria, Carla, que, aps um perodo de formao na empresa, reparte hoje o atendimento quotidiano aos clientes. Os CTT ajudaram, certo, quer na formao, como se disse, quer no fornecimento de materiais e equipamentos. O balco, por exemplo, mantm as caractersticas de uma estao de correios, com o tampo em mrmore. Giros desviados para S. Martinho Aos poucos, portanto, a normalidade regressou ao servio postal. No entanto, h ainda quem se queixe, sobretudo quem tem de se deslocar de mais longe isto porque a loja dos CTT, agora designada de Quinta das Lgrimas, substitui a que durante anos funcionou ao lado do Portugal dos Pequenitos. Tambm h quem venha ao engano. que alguns dos giros que, dantes, eram de Santa Clara, foram entretanto desviados para So Martinho do Bispo, talvez espera da abertura da tal loja no Forum. A generalidade dos clientes, porm, j parece ter interiorizado a mudana. | Paulo Marques

Coligao confiante
A coligao PSDPPM-MPT e n t r e g o u a s listas candidatas ao Municpio de Coimbra. O candidato Joo Paulo Barbosa de Melo revelou-se satisfeito com a composio das listas que rene pessoas tecnicamente muito competentes e politicamente preparadas para os desafios.
db-Carlos Jorge monteiro

A sinalizao da loja bem visvel, entrada da urbanizao

A localizao na rua Antnio Gonalves, n. 53, Lt 17 Loja 3

Socialistas em peso
Os candidatos do Partido Socialista ao Municpio de Coimbra, Manuel Machado (Cmara) e Lus Marinho (Assembleia Municipal) marcaram presena, ontem, no cumprimento da formalidade de entrega, no Tribunal de Coimbra, das listas concorrentes a todos os rgos autrquicos.

Os servios postais disponibilizados esto indicados num painel

6 | essencial | Coimbra coimbra fotogrfica


DR

dirio as beiras | 06-08-2013

Apoio aos bombeiros voluntrios refora equipamento de proteo


111 Numa altura em que a sociedade civil parece esquecer-se cada vez mais do servio prestado pelas associaes humanitrias de bombeiros voluntrios, as dificuldades em que vivem muitas corporaes tm de ser colmatadas pelo apoio municipal. Foi exatamente isso que aconteceu ontem, com os protocolos assinados entre a Cmara Municipal de Coimbra (CMC) e as duas associaes humanitrias de bombeiros voluntrios da cidade Coimbra e Brasfemes , que vo receber, individualmente, 40 mil euros em apoio anual, verba qual somam este ano mais 10 mil euros, destinados a equipamento de proteo individual. E esta, como sublinharam ontem os diversos responsveis na cerimnia que decorreu na sala de sesses da CMC, uma rea da maior importncia para todos aqueles que, diariamente, arriscam a sua vida para garantirem a proteo de pessoas e bens. Situao infelizmente vivida uma vez mais na grande famlia dos bombeiros voluntrios portugueses, que domingo perdeu um dos seus, com a morte de Antnio Ferreira, um dos feridos com gravidade no recente incndio em Miranda do Douro. A verba agora destinada ao equipamento de proteo individual um apoio de extrema importncia para
DB-Carlos Jorge Monteiro

ISECOTUNA anima Expofacic


111 A tuna do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra - ISECOTUNA, atuou na Expofacic, em Cantanhede. Os estudantes contriburam para aumentar a animao no certame.
DR

Protocolos com as associaes humanitrias de Coimbra e Brasfemes foram ontem assinados

ns, porque sem a proteo adequada os nossos bombeiros no conseguem prestar um socorro eficaz s populaes, destacou o 2. comandante Bruno Santos, que ontem assinou o protocolo em representao do presidente da Associao Humanitria de Bombeiros Voluntrios de Brasfemes. Voluntrios so elemento de vitalidade para a Baixa Por seu turno, Joo Silva, o homem que, frente da direo e quase em fim de mandato, tem lutado incansavelmente pela Associao Humanitria dos Bombeiros Voluntrios de Coimbra, destacou a importncia do apoio autrquico, nas pessoas do vereador Joo Belo e do presidente Joo Paulo Barbosa de Melo. E chamou a ateno para a necessida-

CMC assinou, ontem, protocolos com as Associaes Humanitrias de Bombeiros Voluntrios de Coimbra e Brasfemes

1 Apoio a cada uma

Duo brasileiro no Roque no Rio


111 Os msicos brasileiros Chris Kochenborger e Paula Nozzari formam o duo rock Canja Rave, que atuou, no domingo, em mais um concerto do festival Roque no Rio, na praia fluvial de Torres do Mondego.
DR

das instituies de 40 mil euros, agora com um acrscimo de 10 mil euros para equipamento de proteo individual

de de manter o apoio aos Bombeiros Voluntrios de Coimbra, que continuam a ser elemento fundamental para a cidade e a vitalidade da Baixa.

O presidente da Cmara Municipal de Coimbra, que confessou a tentao de, por vezes, concentrar apoios nos corpos de bombeiros municipais, esquecendo um pouco as associaes humanitrias, importante desta vez foi a deciso de atribuir um pouco mais, reforando a eficcia da proteo civil da cidade. Apelando necessidade de manter vivo o associativismo, no desistindo de chamar a sociedade civil a dar a contribuio que lhe compete e sua obrigao, Joo Paulo Barbosa de Melo no deixa de destacar neste apoio s duas corporaes de bombeiros voluntrios da cidade o carinho e o reconhecimento de Coimbra pela sua dedicao. | Ldia Pereira

Jovem da Palheira concluiu curso de msica com nota 20


111 Nuno Oliveira, natural da freguesia de Santa Clara e residente na Palheira, concluiu no passado dia 15 de Julho, com nota 20, uma licenciatura em msica (variante de bateria jazz), na Escola Superior de Msica e Artes do Espetculo (ESMAE) no Porto. O recm-licenciado de 31 anos de idade era j detentor de uma licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), mas
DR

Critas divulga-se na feira


111 A Critas de Coimbra esteve presente pela primeira vez na Expofacic com a divulgao do seu equipamento ComVida Quiaios e com produtos dos projetos Coimbra d sabor tradio e Coimbra d cor tradio.

Nuno Oliveira licenciou-se na variante bateria de jazz

o seu gosto pela msica levou-o, terminado o estgio ps-ISEC, a matricular-se na

ESMAE onde, nos ltimos quatro anos, desenvolveu os seus conhecimentos mu-

sicais e aperfeioou as suas qualidades neste domnio. No recital de avaliao final do curso que decorreu no Porto, perante amigos e familiares, Nuno Oliveira tocou vrios temas de jazz, em conjunto com outros instrumentistas, e superou as expetativas obtendo a classificao mxima atribuda por unanimidade pelo jri presente, constitudo por msicos avaliadores de nacionalidade norteamericana e portuguesa.

06-08-2013 | dirio as beiras

Coimbra | essencial | 7
Arquivo-Lus Carreg

Miguel Torga na convivncia tema de conversa


111 Miguel Torga na convivncia, por Arnaldo da Fonte, o ttulo da prxima conferncia, amanh, do ciclo s Quartas no Torga que a Cmara Municipal de Coimbra est a promover, com periodicidade mensal (at outubro). Depois da abertura do ciclo, pela filha do escritor (Clara Rocha), em maio ltimo, cabe agora a Arnaldo da Fonte (amigo pessoal da famlia) dar prossecuo iniciativa. O objetivo da autarquia difundir a personalidade e a obra de Miguel Torga, de forma intimista, com recurso a pessoas que privaram com o poeta ao longo da sua passagem por Coimbra. Todas as conferncias decorrem na Casa-Museu do mdico e escritor.

memria
jCoimbra jLous

JOS ALVES FERREIRA JANANA, de 75 anos, faleceu. Casado com Maria Fernanda Vilela de Oliveira, era natural de S. Martinho do Bispo e residia em Montesso. O funeral realiza-se hoje, pelas 15H00, da igreja de So Martinho do Bispo para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Casaleiro.
jArganil

JOAQUIM CORREIA ROSA, de 73 anos, faleceu. Casado com Emlia Rosa Rodrigues, era natural e residia na Lous. O funeral realiza-se hoje, pelas 11H45, da Casa Morturia do Cabeo do Moiro para o Cemitrio da Lous. Trata a Agncia Funerria Joo Jos Caetano - Loja Lous.
jMiranda do Corvo

Concurso pblico foi anunciado em Coimbra h cerca de um ms

Estradas do distrito vo entrar em obras


1 1 1 A Estradas de Portugal (EP) j lanou o concurso pblico para a conservao corrente das estradas que integram a rede rodoviria da EP no distrito de Coimbra. O valor base de 9.950.000 euros. Este concurso visa a contratao de trabalhos de requalificao e manuteno, no decorrer do trinio 20132016, a executar nos 703 quilmetros de vias e das 404 obras de arte (pontes, viadutos e outras travessias) que constituem a rede a cargo da Estradas de Portugal neste distrito. As intervenes consistem na requalificao e manuteno de pavimentos, bermas e valetas, passeios, ns, intersees, ilhus e separadores, reposio e adequao da sinalizao e outros equipamentos de proteo e segurana rodoviria, na estabilizao e conservao de taludes e da rede de vedao, na reparao e manuteno de obras de arte, diversas atividades ambientais como poda de rvores e limpeza de terrenos adjacentes plataforma rodoviria. Obras em todo o pas Para alm deste concurso, referente ao distrito de Coimbra, a Estradas de Portugal lanou este ms 17 outros concursos pblicos, correspondendo um por distrito, com um valor global base de 141 milhes de euros. O objetivo a contratao dos trabalhos de requalificao e manuteno dos mais de 14 mil quilmetros que constituem a rede rodoviria nacional sob sua jurisdio. Este preo base de concurso de 141 milhes de euros corresponde a um custo mdio de 3.327 euros em conservao de quilmetro/ano. Este valor que representa uma reduo de 17% relativamente ao valor atualmente contratado, que de 4.010 euros. Subconcesses de regresso De referir igualmente que no mbito destes contratos esto j includos os 660 quilmetros de vias que anteriormente estavam integradas nos contratos de subconcesso e que resultado das recentes renegociaes, regressam para a EP. A contratao da conservao corrente da rede vai permitir EP maior rigor na gesto dos recursos, maior capacidade de resposta face s necessidades de interveno e o controlo permanente dos resultados tendo em vista a contnua melhoria da qualidade do servio prestado aos cidados, refere a empresa pblica, em comunicado, sublinhando: Este investimento insere-se na poltica da EP de incremento permanente das condies de circulao e segurana dos utilizadores da Rede Rodoviria Nacional a seu cargo.

nmeros

milhes de euros o valor base das obras de conservao das estradas do distrito

9,95 404 703

LAURINDA CARRIO BRANDO SANTOS, d e 7 5 anos, faleceu. Casada com Antnio dos Santos Fernandes, era natural da Barreira e residia em Arganil. O funeral realiza-se hoje, pelas 10H00, da igreja matriz de Arganil para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Abel Fernandes, Lda - Loja de Arganil

EDUARDO LOPES LEAL, de 85 anos, faleceu. Casado com Maria do Carmo Branco, era natural e residia em Vila Nova. O funeral realiza-se hoje, pelas 18H30, da capela das Souravas (Vila Nova) para o cemitrio de Vila Nova. Trata a agncia funerria Mirandense - loja de Miranda do Corvo.

Lngua gestual em Almalagus


111 A 30 de agosto realiza-se, na Biblioteca Anexa Municipal de Almalagus, o derradeiro ateli de vero, dirigido ao pblico juvenil (crianas entre os 9 e os 15 anos). O objetivo divulgar e expandir a Lngua Gestual Portuguesa de uma forma pedaggica, dando a conhecer a cultura surda e contribuindo para a facilidade de comunicao entre pessoas surdas e ouvintes e para o desenvolvimento de competncias gestuais, scio-afetivas, culturais, psicomotoras, ao nvel da imaginao e da criatividade das crianas e jovens que nele participem.

Joo Dixo

MISSA DE 1 ANO E AGRADECIMENTO

quilmetros de vias vo ser abrangidos

obras de arte (pontes, viadutos, etc.) esto includas

milhes de euros quanto a Estradas de Portugal vai gastar para obras em todo o pas

141

Suas filhas, Rute e Susana Dixo, participam que, hoje, dia 6 de Agosto, pelas 18h30, na Igreja de St Antnio dos Olivais em Coimbra, ser celebrada missa pelo seu eterno descanso. Agradecem desde j a todas as pessoas que se dignarem a comparecer a este acto, bem como, aos que de qualquer forma lhe manifestaram o seu pesar.

euros o custo mdio anual da conservao de cada quilmetro estradas, no pas

3327

Est na cara!
111 A Mercearia de Arte Alves & Silvestre e a Casa Municipal da Cultura de Coimbra apresentam, na Galeria Pinho Dinis, a exposio coletiva Est na cara!, por Mrio Belm, Juan Daniel Domingues, Mariana de Castro, Eduardo Bragana e Daniel Eime.

tos falecimen tos en agradecim missas de sufrgio

aqui

memria

39575

8 | essencial |

Figueira da Foz
DB-C.T.

dirio as beiras | 06-08-2013

pr-campanha autrquicas

Vero Tambm no CAE com animao para pequenos e grados


111 A programao da 4. edio de Vero Tambm no CAE foi apresentada, ontem, no Olaias Restaurante & Caffe. um evento de qualidade, muito bem estruturado e pensado no equilbrio das despesas e na qualidade dos artistas que se disponibilizaram quase a ttulo gratuito, disse o presidente da Cmara da Figueira da Foz. A iniciativa no traz quaisquer custos para a autarquia figueirense, uma vez que estes so suportados pelos patrocinadores. Continuamos a explorar as potencialidades das nossas infraestruturas e um exemplo de como se pode cobrir toda a poca balnear com animao, acrescentou Joo Atade. Por sua vez, o vereador da Cultura, Antnio Tavares, referiu: um conceito que ano aps ano se tem vindo a afirmar. Pretendemos tentar obter o mesmo nmero de pblico que tivemos na edio anterior cerca de 11 mil pessoas que passaram pelo Centro de Artes e Espetculos (CAE), durante o ms de agosto, disse a chefe de diviso de Cultura da Cmara da Figueira da Foz, que apresentou o programa. O evento deveria ter comeado no fim de semana passado. No entanto, Margarida Perrolas explicou que para no haver duplicao de eventos, inicia-se nos
pr-campanha autrquicas
DR

Mafalda Azenha, advogada

opinio

Somos Figueira revelou nomes


A coligao Somos Figueira entregou ontem, no Tribunal da Figueira da Foz, as listas com os nomes dos candidatos que concorrem Cmara e Assembleia Municipal da Figueira da Foz, bem como s assembleias de freguesia. Os seis primeiros nomes da lista cmara, liderada por Miguel Almeida, que at aqui no eram conhecidos, so: Joo Armando Gonalves (pelouros do urbanismo, ambiente e juventude), Anabela Taba (pelouro das finanas), Margarida Viana (pelouros da ao social e educao), Azenha Gomes (pelouros das coletividades e freguesias) e Ana Catarina Oliveira (pelouro do empreendedorismo). Na lista assembleia municipal mantm-se Vtor Pais (presidente), Isabel Sousa e Ana Oliveira. As listas foram aprovadas por unanimidade. | Cludia Trindade
DB-C.T.

O gro de areia

Rita Guerra a cabea de cartaz dos espetculos

Cerca de 11 mil pessoas passaram pelo CAE na edio do ano passado

1 Todas as aes e

PS entregou as listas
A candidatura do Partido Socialista Avanar com confiana, liderada por Joo Atade, procedeu ontem entrega, no Tribunal da Figueira da Foz, das suas listas com os nomes dos candidatos s prximas eleio autrquicas. Recorde-se que Jos Duarte Pereira o candidato presidncia da Assembleia Municipal da Figueira da Foz. Na entrega das listas estiveram presentes os candidatos e apoiantes, entre outros. C.T.
DB-J.A.

atividades do evento tm entrada gratuita

prximos dias 9 e 10, com a atuao de Dona Ester e Rita Guerra, respetivamente. Nos dias 14, 16 e 17 realizam-se os espetculos de Sebastio Antunes, Jamsons e Tanira. Segue-se a apresentao do lbum Primeira madrugada, da figueirense Isa Cardoso, no dia 23, e um concerto com Joo Gentil e Rita Marques no dia seguinte. Todos os espetculos realizam-se s 23H00.

As crianas Este ano, o evento tem a particularidade de, a anteceder as atuaes, serem realizadas aes para as crianas, atravs da iniciativa Kids Play time, que comea pelas 22H00 e ser dinamizada pela Figueira Stage School e Academia de Dana Roysel Alfonso, onde no vo faltar os insuflveis. Trata-se de um espao agradvel de animao para as crianas e famlia, disse Margarida Perrolas. O Vero Tambm no CAE ter ainda uma vertente gastronmica. imagem do ano anterior, onde tivemos uma adeso muito grande, vamos fazer petiscos portugueses, oferecer caldo verde, entre outros, referiu Nuno Raimundo, gerente do Olaias Restaurante & Caffe. | Cludia Trindade

CDU apresentou lista no tribunal Bloco de Esquerda leva listas ao tribunal


O Bloco de Esquerda apresentou ontem as listas no Tribunal da Figueira da Foz. Esta fora partidria concorre Cmara e Assembleia Municipal da Figueira da Foz e s Juntas de Buarcos, Tavarede e Marinha da Ondas. Encabea a lista candidata ao executivo camarrio Jorge Monteiro. Por sua vez, o deputado municipal Joo Paulo Tom recandidata-se assembleia. J.A. A CDU entregou, no Tribunal da Figueira da Foz, as listas a todos os rgos autrquicos do concelho. Os comunistas apresentam-se nas eleies autrquicas com 272 candidatos. O deputado municipal Antnio Baio lidera a lista cmara e Silvina Queirs cabea de lista assembleia municipal. J.A.
DR

uem de ns j no se aborreceu com um gro de areia numa qualquer engrenagem? H coisas de nada que me fazem pensar nos gros de areia desta vida e que de alguma forma e que atrapalham o fluir dos planos. Seja nas relaes interpessoais, onde fcil criar intriga e destabilizao, seja nas profissionais onde o mercado de trabalho to competitivo que h sempre quem seja capaz de tudo e nem a vida coletiva, de uma cidade ou um de um pas, est livre dos gros de areia. Esses, ganham maior ou menor importncia conforme as consequncias que trazem por fazerem funcionar a engrenagem de maneira anormal mas muitas vezes deixam de o ser para passarem a ser verdadeiras pedras no sapato. Porque se h alguns gros que, sendo pequenos e embora teimem em ter mais importncia do que tem na realidade, acabamos por, com pacincia, faze-los cair, h outros que se transformam em grandes pedras e a pacincia para esperar que caiam por si prprios no suficiente. Na Figueira, por exemplo, que maior pedra tnhamos seno uma dvida de 90 milhes de euros que estrangula qualquer inteno. Mas, apesar de ser grande e difcil de remover, como qualquer pedra ela composta por sedimentos, pequenos gros que a pouco e pouco, com engenho e determinao se conseguem separar. Desfazer a pedra que a Figueira tinha o que tem feito o atual executivo desde que entrou em exerccio. De vrias formas, a cidade est a ficar melhor e isso j se nota.

06-08-2013 | dirio as beiras

regio | essencial | 9
Montemor-o-Velho

Figueira da Foz

Festival da Francesinha com procura superior aos anos anteriores


DR

MPT suporta candidatura independente


DB-J. A.

duas imperiais e um caf includos. O Festival da Francesinha serve-se na sala multiusos do Casino Figueira, comeou no dia 26 de julho e termina no dia 31 de agosto. Vero animado Este evento gastronmico integra a animao do Casino Figueira do pico da poca alta turstica, que este ano tem como cabeas de cartaz vrios vultos da msica portuguesa. Ana Moura, Ala dos Namorados, Marta Gautier, Joana Amendoeira, Lusa Sobral e Andr Indiana so alguns deles. O Fermentarium 2013, por seu turno, d a degustar as melhores cervejas do mundo e a dana do varo e os King of Dance do mais ritmo ao vero do Casino Figueira. Acerca destas e outras propostas, que tm em conta um cartaz local, regional e nacional, Domingos Silva explica: temos de ser criativos, evolutivos e antirrotina, nas solues passveis, possveis e desejveis no espao das trs dimenses acima referidas. Por outro lado, frisa: pretendemos consolidar a posio do casino como um dos palcos da Primeira Diviso dos roteiros de espetculos nacional. | JotAlves

Elisabete Abreu Marques e Jos Oliveira e Sousa

H francesinhas de carne de vaca, frango e vegetariana

111 O VII Festival da Francesinha est a registar uma procura superior s edies anteriores, adianta Domingos Silva, administrador do Casino Figueira. Em termos de mdia diria, esta a melhor e a maior mdia das sete edies, com cerca 300 francesinhas, precisa, destacando que houve um dia com quase meio milhar de francesinhas consumidas. Domingos Silva aponta uma multiplicidade de fatores. Um deles ser a conjuntura econmica do pas. Mas a tradio do

evento, em calendrio, extenso, contedo e preo, tambm ajuda a captar e a fidelizar alguns apreciadores, aduz o gestor. Alm de financeiramente motivadora, diz ainda, a francesinha uma opo que concentra apreciadores em nmero crescente. Os apreciadores da especialidade do norte de Portugal tm trs opes: carne de vaca, frango e vegetariana. Cerca de dois teros preferem a primeira escolha e apenas cinco por cento optam pela verso vegetal. A francesinha custa 5,5 euros, com

Domingos Silva afirma que os espetculos no Salo Caff do Casino Figueira tm tido salas repletas

1 Administrador reala a
qualidade dos artistas e os preos acessveis

2 Fadista Ana Moura

atua no prximo dia 9 sobe ao palco do Salo Caff no dia 15

3 Ala dos Namorados

O Movimento Partido da Terra (MPT) suporta uma lista de cidados livres e independentes cmara e assembleia municipal de Montemoro-Velho. As listas foram entregues ontem no tribunal, no mesmo dia em que os candidatos do movimento Por Amor a Esta Terra se apresentaram comunicao social, com o apoio deste partido. Elisabete Abreu Marques, professora, candidata-se cmara e Jos Oliveira e Sousa, advogado, lidera a lista assembleia. O movimento no se candidata s assembleias de freguesia, porque a deciso de avanar para estas eleies autrquicas recente, explicou um dos elementos ao DIRIO AS BEIRAS. Estamos aqui de nimo forte, enfatizou o candidato Assembleia Municipal, identificando os elementos do movimento Por Amor a Esta Terra como cidados livres e independentes, frase repetida por vrios intervenientes. Por sua vez, a candidata cmara desta-

cou que a estrutura cvica e a candidatura so constitudas por pessoas de diversas idades e ideias. Alis, sublinhou: somos ricos porque somos diversos. Diversidade Elisabete Abreu Marques frisou que o movimento aceita todos os contributos vlidos para o concelho. Os elementos do movimento acentuaram que se candidatam para devolver a democracia e a autarquia aos cidados, tendo como finalidade impulsionar o desenvolvimento econmico e o emprego no concelho. E garantiram que a candidatura apenas o incio, prometendo continuar ativos depois das eleies. O movimento constitudo por pessoas de diversas reas profissionais e partidrias alguns foram militantes e autarcas do PS, PSD, CDS e PCP. Antes da apresentao, fizeram um minuto de silncio pela morte de Carlos Laranjeira, impulsionadora da agricultura moderna no Baixo Mondego. | JotAlves

Figueira no mapa s em lnguas estrangeiras


111 Os mapas tursticos da Figueira da Foz em portugus esto esgotados, h vrios dias, nos postos de turismo, noutros espaos da cmara e nas unidades hoteleiras. Assim, os turistas nacionais que no dominam o ingls, o francs e o castelhano podem recorrer aos funcionrios dos postos de turismo, que lhes fornecem as informaes pretendidas, ou consultar a internet. A verso em portugus dever ser reposta durante o corrente ms. Contactado pelo DIRIO AS BEIRAS, o gabinete da presidncia da cmara explica que est disponvel, no site www.figueiraturismo.com, a edio em lngua portuguesa digital. Por outro lado, acrescenta que, sempre que tem sido solicitada a verso portuguesa, os servios tm instrues para imprimir o mapa existente no site. Por sua vez, continua, os operadores tursticos locais tm a informao da existncia dos mapas em vrias lnguas no referido site e da possibilidade da sua impresso. O gabinete da presidncia conclui afianando que nenhum turista deixou de ter a correta e completa informao. A mesma fonte adianta que os mapas em portugus encontram-se em fase de reviso, e que, at ao momento, no houve uma nica reclamao nos postos de turismo. | JotAlves

10 | essencial | regio

dirio as beiras | 06-08-2013

Lous

Penela

Quartel dos bombeiros est a ficar mais verde


Alugue uma bicicleta e passeie pela serra
111 Com o objetivo de potenciar a mobilidade dentro do concelho da Lous e possibilitar aos muncipes e a quem visita a Lous um meio de transporte ecolgico e saudvel, a cmara municipal tem em funcionamento o projeto Lous a Pedalar. Este consiste no aluguer de bicicletas que podero servir como veculo para conhecer o concelho ou simplesmente para deslocaes dentro do territrio. As bicicletas para aluguer encontram-se disponveis na Piscina Municipal do Parque Carlos Reis, nos meses de julho e agosto. Para proceder ao aluguer do equipamento, o interessado dever ter mais de 18 anos, preencher uma ficha de inscrio e apresentar um documento de identificao. Para os interessados com idades entre os 14 e os 18 anos, o uso das bicicletas possvel mediante a assinatura (presencial) de um termo de responsabilidade por parte do encarregado de educao. As crianas com menos de 14 anos podero utilizar os equipamentos, desde que acompanhadas por um adulto que tenha alugado uma bicicleta. As bicicletas destinam-se, unicamente, para uso recreativo/turstico sendo o seu custo de 2,00 para o perodo da manh (at s 13H00) e de 3,00 para o perodo da tarde (a partir das 13H00), de acordo com o horrio de funcionamento do servio. 111 Os Bombeiros Voluntrios de Penela esto a requalificar as zonas circundantes aos edif cios da corporao. Para alm do motivo esttico de embelezamento dos espaos exteriores, tambm se objetiva nesta atividade fortalecer a resistncia dos terrenos da fachada norte eroso natural e criar nos bombeiros sentimentos de compromisso e de proteo ambiental. O Quartel de Penela + Verde, segundo o bombeiro e tcnico superior de ecoturismo Joo Palrinhas, um projecto que compreende trs focos distintos: a fachada sul, a fachada norte e o apadrinhamento de rvores de fruto por bombeiros. Na fachada sul plantaramse sebes, escallonia rubra, para que, segundo Joo Palrinhas, so uma barreira visual para as novas garagens recm construdas, j que tm um aspecto arquitetnico industrial o que desarmoniza com o restante edifcio em tijolo nu. Na fachada norte, aps realizao de desaterro, construo de muros e melhoramento da barreira diminuindo o seu declive acentuado, socorre-se agora de plantas para fortificar, estes terrenos ngremes e instveis. De acordo com o tcnico, foram plantados junperos rastejantes, juniperus horizontalis, e alecrim, rosmarinus officinalis, porque tm uma forte e densa propagao horizontal. bonito e garante a sustentao de terras. Plantar um pomar, com toda a cumplicidade dos respetivos padrinhos-bombeiros, o grande propsito do projeto. Espera-se que cada bombeiro plante e cuide da sua rvore, disse o 2. comandante da corporao, Antnio Simes Lima. Como um plano algo dispendioso (e moroso), vai tardar a concluir, mas no final os frutos deste trabalho vo estar includos na alimentao dos piquetes e vai ser interessante ver os bombeiros
Bombeiros Voluntrios de Penela

A zona envolvente ao quartel est a ser reflorestada

Centro

Fado e gastronomia nas aldeias do xisto


111 Este ano o Ciclo de Fado das Aldeias do Xisto combina a msica com a boa gastronomia regional inspirada na Carta Gastronmica das Aldeias do Xisto, at outubro. O prximo evento na prxima sexta-feira, 9 de agosto, pelas 20H00, no restaurante Ptio do Xisto, na Aldeia do Xisto de Gondramaz, em Miranda do Corvo . A ementa inclui um Porto branco de boas vindas, sopa da aldeia, chanfana, vinho da casa e, para sobremesa, tigelada ou arroz doce. Segue-se, a 6 de setembro, um jantar com fados no restaurante Ti Augusta, Figueira, Proena-a-Nova, a 13 de setembro em Penela, no restaurante D. Sesnando, e a 20 de setembro no restaurante O Pascoal, em Fajo, Pampilhosa da Serra. O Ciclo de Fado das Aldeias do Xisto um evento em parceria com o Fado ao Centro de Coimbra. O espetculo de fado e jantar para duas pessoas, inspirado na Carta Gastronmica das Aldeias do Xisto, custa 30 euros. Os bilhetes esto venda na Rede de Lojas Aldeias do Xisto, em particular na Loja de Coimbra, diretamente junto dos restaurantes aderentes e via ADXTUR.

Veculo estar, dentro em breve, apto para voltar ao combate

a trocarem produtos entre si, laranjas por pras, figos por mas, acrescentou a mesma fonte. Veculo em recuperao Durante os perodos de menor atividade operacional, os bombeiros de Penela ocupam-se com tarefas e trabalhos de manuteno e melhoria das suas instalaes, espaos envolventes e equipamentos. Esta semana um grupo de bombeiros iniciou a reparao de um dos seus veculos mais antigos - o VFCI-05 - o primeiro Unimog adquirido pela corporao.

Quartel de Penela + Verde, um projecto que compreende trs focos distintos: a fachada sul, a fachada norte e o apadrinhamento de rvores de fruto

1 Fruta vai ser includa


na alimentao dos piquetes

Este veculo, da marca Mercedes- Benz, construdo por volta da dcada de 60 e proveniente da Alemanha, foi recebido na corporao no ano de 1992 e desde ento tem desempenhado funes importantes no que diz respeito ao combate a incndios florestais. Recentemente o carro apresentou problemas, estando neste momento a ser alvo de reparaes que levaram remoo da sua cabine e do motor. Dentro em breve estar apto para voltar operacionalidade.

06-08-2013 | dirio as beiras

regio | essencial | 11

Festa de Nossa Senhora das Necessidades atrai milhares


111 Tem incio no prximo sbado, 10 de agosto, a edio de 2013 da Festa de Nossa Senhora das Necessidades, que se prolonga at segunda-feira seguinte. Ao longo dos trs dias de festa, o sagrado e o profano juntamse num mesmo programa onde a alegria e a animao popular convive com a sagrada devoo santa. Todos os anos so milhares os que se deslocam a Vila Nova de Poiares por ocasio das festas em honra da padroeira do concelho e este ano espera-se que se repita o sucesso. A vertente religiosa, tradicionalmente a cargo da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, tem o seu ponto alto no domingo com a realizao da procisso da padroeira, acompanhada dos inmeros fiis que participam nos festejos religiosos. Cartaz de artistas A cargo do municpio fica a vertente profana da festa, trazendo a Vila Nova de Poiares os artistas que compem o cartaz de espetculos musicais e que so as principais atraes das noites durante os festejos. Assim, no primeiro dia a animao musical estar a cargo de Lucas e Matheus,
DR

Vila Nova de Poiares

Cantanhede

DR

Iniciativa terminou na Expofacic

Reencontro no passeio do Clube Opel Clssico Portugal


111 Cerca de 60 pessoas, com 30 automveis, participaram no III Passeio Opel Clssico na zona Centro. A iniciativa teve lugar no passado dia 27 de julho, com destino Expofacic, em Cantanhede. O passeio, que teve incio na Auto-Industrial, em Coimbra, contou com muitas atividades ao longo do dia. Foi no Museu Nacional Machado de Castro que se realizou a primeira paragem dos viajantes, onde houve a possibilidade de apreciar as obras expostas. Seguiu-se um almoo no restaurante Fornos de S. Domingos, em Torre de Vilela. J em Souselas, realizou-se uma visita guiada capela da freguesia, onde foi possvel conhecer pormenores relacionados com a cultura nacional e local. A visita Adega Cooperativa de Souselas foi o passo seguinte, onde foi dado a conhecer o fabrico do vinho e espumante da regio. Houve ainda a possibilidade de fazer uma prova de espumante, assim como adquirir alguns exemplares de vinho de fabrico prprio. Antes da chegada Expofacic, os participantes no III Passeio Opel Clssico na zona Centro, fizeram uma paragem no Museu da Pedra, onde foram recebidos por elementos da autarquia. O resto do dia foi de convvio e animao no recinto da Expofacic. Refira-se que o Clube Opel Clssico Portugal nasceu h quatro anos e j levou a cabo inmeros encontros distritais e nacionais, com automveis antigos e clssicos. Neste momento conta com cerca de 150 scios, provenientes de todo o pas. J. S.

A procisso, que se realiza domingo, um dos pontos altos da festa

a que se seguem, no domingo, Rui Bandeira e, na segunda-feira, Tiago Maroto, compondo um cartaz marcadamente popular que ir garantir muita alegria e animao nos trs dias de festa. A entrada totalmente livre, durante os trs dias, e apesar de estarmos em tempo de crise, este um investimento que o municpio considera extremamente importante para preservar uma tradio que faz parte da nossa identidade cultural, explicou o presidente da Cmara de Montemoro-Velho, Jaime Soares. Para o responsvel, trata-se de

Os festejos aliam as vertentes religiosa e profana

1 Para as trs noites

esto programados espetculos com artistas populares, como Rui Bandeira, Tiago Maroto e Lucas e Matheus espetculos livre

2 A entrada nos

uma aposta que tem um retorno muito significativo, no s em termos culturais, reforando a felicidade e bem-estar dos poiarenses, mas tambm em termos econmicos, representando um alento para economia local. Por esta altura do ano, Poiares o destino dos seus filhos emigrados e a afluncia de visitantes aumenta exponencialmente durante as festas, fazendo-se sentir com em particular no artesanato e na gastronomia, onde faz disparar o consumo de chanfana, do Poiarito e das muitas iguarias.

Assine o em pdf e escolha o prmio


todos os dias no seu email
R

Escolha a sua oferta

Dados de identicao para envio do jornal


email de envio Nome Morada

assinatura digital Anual 30* 2 a sbado

Cd Postal

Uma assinatura > 3 bilhetes Oceanrio de Lisboa *

3 bilhetes Jardim Zoolgico

telef Data Nasc prosso NIF

Ganhe 3 bilhetes para visitar o segundo maior oceanrio do Mundo ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

Uma assinatura >3 bilhetes Jardim Zoolgico *


3 bilhetes Oceanrio de Lisboa

Modalidades de pagamento
Cheque n Vale postal n
ordem de SOJORMEDIA BEIRAS, SA sobre o banco

Ganhe 3 bilhetes para o Jardim Zoolgico ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas atravs do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

ordem de SOJORMEDIA BEIRAS, SA

Por dbito na conta bancria abaixo indicada, queiram proceder, at nova comunicao em contrrio, ao pagamento das subscries que vos forem apresentadas pela Sojormedia Beiras, SA
Banco NIB Assinatura Balco Data

Autorizao de pagamento por dbito directo em conta (ADC)

39501

*Limitado ao stock existente

*Iva includo taxa legal

12 | essencial | regio

dirio as beiras | 06-08-2013

pr-campanha autrquicas

Condeixa-a-Nova

Gis

Gisela Martins candidata do BE


Uma casa cheia marcou a apresentao da candidatura do Bloco de Esquerda autarquia de Condeixa, na passada sexta feira. A sesso, antecedida de um jantar convvio, contou com a presena da eurodeputada Marisa Matias e do professor universitrio e ex-deputado Jos Manuel Pureza, que iniciaram e finalizaram, respetivamente, os discursos da noite. Pelo meio, os cabeas de lista s Assembleias de Freguesia apresentaram as suas equipas, compostas por pessoas de todos os quadrantes e idades, algumas filiadas no partido, mas maioritariamente, pessoas independentes que veem no Bloco de Esquerda a possibilidade de se representarem e serem ouvidas, mostrando em simultneo o seu descontentamento pelas escolhas e rumos polticos dos ltimos anos. Foi, alis, nesse sentido,
DR

DR

Pedro Coimbra e Lurdes Castanheira, acompanhados pelos candidatos socialistas

PS apresenta equipas
Duarte Ventura e Gisela Martins, com Marisa Matias

que Duarte Ventura e Gisela Martins, candidatos respetivamente Assembleia e Cmara Municipais, discursaram perante uma plateia de apoiantes. Nos discursos pediu-se aos condeixenses que no tivessem medo, que ousassem, se atrevessem e, sobretudo, no se resignassem fora e vcios

dos poderes instalados. O msico Joo Torres pontuou a noite, numa homenagem a Zeca Afonso, no dia em que este faria 84 anos, relembrou que, afinal, o que faz falta mesmo dar poder malta. E mesmo muitos, havemos de ser mais/ Eu bem sei.

Lous

DR

Lurdes Castanheira, que se recandidata pelo PS Cmara de Gis nas prximas eleies autrquicas, apresentou, no domingo, no Parque do Cerejal, toda a equipa que a acompanha. Tendo como mandatrio Jos Albuquerque ngelo, a presidente da cmara, que tambm membro da Comisso Poltica Nacional do PS, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas e presidente da Comisso Poltica Concelhia, destacou que a equipa composta por pessoas filiadas no PS mas tambm independentes. Zlia Baeta, Ana Lusa Duarte e Ana Barata so os elementos novos, e Jorge Reis, atual presidente da junta de Gis,

encerra a lista de candidatos autarquia, uma vez que no se recandidatar freguesia. Integram ainda a candidatura os vereadores Jos Rodrigues e Mrio Garcia e Jos Carvalho mantm-se como candidato presidncia da Assembleia Municipal. Os candidatos s juntas de freguesia so Vtor Marques (Alvares), Carlos de Jesus (Unio de Freguesias do Cadafaz e Colmeal), Graciano Rodrigues (Gis) e Antnio Carvalho (Vila Nova do Ceira). Na sesso, Lurdes Castanheira afirmou-se convicta de que o PS, pela primeira vez, ir ganhar todas as juntas de freguesia, admitindo que a 29 de setembro seja possvel repetir

o resultado que Jos Cabeas teve em 1997, que foi o melhor resultado que o PS atingiu em Gis, elegendo quatro vereadores. O presidente da Federao do PS de Coimbra afirmou que o PS orgulha-se de ter neste concelho uma obra notvel que em grande parte se deve aos presidentes socialistas, e lembrou os antigos presidentes Jos Cabeas e Giro Vitorino. Considerando que Lurdes Castanheira tambm faz parte deste rol de grandes presidentes de cmara, Pedro Coimbra considerou que no dia 29 de setembro, haver uma grande vitria do PS em Gis, o reconhecimento da obra feita ao longo destes quatro anos. | Lurdes Gonalves

Ansio

PSD formaliza candidaturas


Na sesso foram apresentados os candidatos s freguesias

PS divulga nomes s juntas de freguesia


O PS/Lous apresentou os cabeas de lista s juntas de freguesia do concelho. Jos Padro candidata-se Unio de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio, Artur Jorge recandidata-se freguesia das Gndaras, Antnio Maral Unio de Freguesias da Lous e Vilarinho, e Joo Pereira recandidata-se freguesia de Serpins. Numa cerimnia curta e com participao de um nmero considervel de militantes e simpatizantes, foi realado que, todos os membros do PS/Lous, nos diversos cargos que ocupam, tudo fizeram para que nenhuma freguesia do concelho fosse agregada. O cabea de lista Assembleia Municipal, Amndio Torres, referiu o ataque ideolgico feito por este Governo s freguesias, que so o garante de muitos servios prestados aos cidados, enquanto Fernando Carvalho, mandatrio da candidatura, relembrou o dif cil trabalho que os presidentes de junta tm e o seu fundamental papel na defesa dos interesses das respetivas freguesias. O cabea de lista Cmara da Lous, Lus Antunes, destacou que deposita confiana em todos os candidatos. So pessoas com provas dadas e que sero parceiros importantes no trabalho que h para fazer, sublinhou.

Foram entregues no Tribunal de Ansio, sexta-feira, as listas de candidatos do PSD s eleies autrquicas. A entrega aconteceu na presena do candidato presidncia da Cmara Municipal de Ansio, Rui Rocha, e do mandatrio da candidatura, Fernando Ribeiro Marques. Participaram ainda Fernando Incio Medeiros e Jorge Cancelinha, tambm candidatos nas listas Cmara Municipal de Ansio. As listas integram 197 cidados, candidatos Cmara Municipal, Assembleia Municipal e juntas de freguesia.

DR

06-08-2013 | dirio as beiras

desporto | essencial | 13
Pampilhosa Apresentao frente ao Sp. Braga/B
DR DR

Acadmica Abdi faz hoje exames e assina por duas temporadas


111 No foi a tempo de ser apresentado com a restante equipa, mas j reforo. O extremo somali de 24 anos, Abdi, assinou ontem contrato com a Acadmica. reforo para as prximas duas temporadas. Liban Abdi Ali, ou simplesmente Abdi, j rubricou contrato com a Briosa e s falta a realizao dos habituais exames mdicos para que seja apresentado como reforo. a 10. contratao da temporada, o que, a juntar os regressos de Paulo Grilo e Magique, faz com que a Briosa tenha quase meia equipa nova. So, agora, 25 os jogadores que compem o plantel. Este domingo, aps o encontro de apresentao frente ao Rayo Vallecano, confrontado sobre o interesse em Abdi, Srgio Conceio admitiu que lhe agrada sempre trabalhar com os bons jogadores. O Abdi um jogador que

Extremo bem conhecido de Srgio Conceio, que o lanou no Olhanense

Equipa de Fernando Niza manteve a espinha dorsal

conheo, fez um incio de poca fantstico no Olhanense. Tem capacidade e qualidade para jogar na Acadmica, acrescentou ainda Conceio, frisando que, pelo menos na altura, no adiantava falar de um jogador sem contrato. Com este reforo, que se junta a Marinho, Ivanildo, Diogo Valente e Magique,

so agora cinco os extremos no plantel. No entanto, a estes cinco h ainda a juntar as hipteses de Manoel, que fez um grande jogo encostado esquerda, ou John Ogu. Depois de ter direito a folga no dia de ontem, o plantel da Briosa regressa hoje aos treinos pelas 16H00, na Academia Briosa XXI. Abdi pode j estar s ordens de Srgio

Conceio. Amanh a Briosa tem dois jogos-treino agendados: s 10H00, frente ao Nogueirense e s 17H00 com o Ftima, ambos em Coimbra e porta fechada. No sbado h novo amigvel porta aberta, desta vez frente ao Rio Ave, s 18H00, no Centro de Estgios do Luso. | Bruno Gonalves

Patrocinador Idealmed volta a apoiar a Briosa


111 A Idealmed volta a apoiar a Acadmica/OAF na poca 2013/2014, assumindo desta forma uma clara associao comunidade, cidade de Coimbra e regio Centro. Depois do apoio na poca passada, a Idealmed renova o patrocnio Briosa. A Idealmed mantm-se como o parceiro que d resposta a diferentes entidades e instituies quando mais precisam e a renovao do apoio Acadmica reflete-se no mbito desta nossa politica, afirma Jos Alexandre Cunha, CEO da Idealmed. A proximidade s populaes e realidade scio econmica da comunidade na qual a Idealmed se insere, independentemente da diferenciao, da competncia e da qualificao dos recursos humanos que nos caracteriza, s faz sentido se existir envolvimento com as foras vivas da regio, da qual a Acadmica
Arquivo-Lus Carreg

Ricardo Convocatria da seleo conhecida hoje


Arquivo-Lus Carreg

Guarda-redes continua espera da estreia nas convocatrias

Jos Alexandre Cunha

uma forte embaixadora, tanto a nvel nacional como internacional. Depois de um primeiro ano com um balano francamente positivo, voltamos a estar ao lado da Briosa na poca 2013/2014, esperando que a primeira vitria de ontem seja um feliz pressgio para a poca, refere o administrador.

111 O guarda-redes da Acadmica, Ricardo, fica hoje a saber se est ou no entre os 23 eleitos de Paulo Bento para o encontro de preparao da seleo nacional frente sua congnere holandesa. Ricardo voltou a constar da lista de pr-convocados da seleo nacional, o que quer dizer que est entre o lote de jogadores que podem ser chamados a representar a equipa das quinas. O selecionador nacional

divulga a lista hoje, pelas 12H30, no auditrio Manuel Quaresma da sede da Federao Portuguesa de Futebol. A partida entre Portugal e Holanda est agenda para o dia 14 de (quarta-feira), pelas 20H30, no Estdio Algarve. Tambm no dia 14, em vsperas do arranque da Liga, Halliche vai representar a Arglia, frente Guin Conacri de Ciss e John Ogu joga pela Nigria em frica do Sul. B.G.

111 O Pampilhosa apresentou-se aos scios este domingo, numa partida em que a bancada do Estdio Municipal Carlos Duarte esgotou, com cerca de meio milhar de espetadores. Os ferrovirios apresentaram um onze muito prximo daquele que terminou a poca passada, onde apenas Sarmento e Galvo que saram ambos para o Ftima foram substitudos por Alex Garcia e Carlo. Esta regularidade no plantel permitiu ao Pampilhosa controlar o encontro durante muito tempo e Bandeira, ainda durante o 1. tempo, podia ter feito o golo por duas vezes. medida que o cronmetro avanou e que Fernando Niza ia fazendo alteraes, os locais foram perdendo preponderncia. Os visitantes, orientados por Jos Alberto Costa, antigo jogador e treinadoradjunto da Briosa com Jos Guilherme, chegaram ao

golo aos 78 minutos, na sequncia de um livre superiormente apontado pelo mdio Patro. Apesar do resultado, ficaram boas indicaes dos ferrovirios, que prometem lutar pelos lugares cimeiros da Srie E do novo Campeonato Nacional de Seniores. No prximo sbado, em casa, pelas 17H00, o Pampilhosa tem mais um amigvel agendado, desta vez frente ao Nogueirense.

Pampilhosa

Eduardo, Bruno Parente, Wilson, Leito, Alex Garcia, Suio, Beb, Carlo, Diogo Andr, Bandeira e Ivan Jogaram ainda Ricardo, Manuel, Brunito, Mauro, Ronaldo, Videira e Roberto Treinador Fernando Niza

Sp. Braga/B

Tiago S, Artur Jorge, Hugo Basto, Diogo Coelho, Leandro, Nikiema, Nuno Valente, Chidi, Piqueti, Diogo Ribeiro, Welthon Jogaram ainda Cavadas, Djibril, Patro, Kappel, Erivaldo e Guilherme Treinador Jos Alberto Costa Estdio Municipal Carlos Duarte Espetadores Cerca de 500 Golo Patro (78)

Muita gente assistiu ao jogo de apresentao

14 | essencial | desporto

dirio as beiras | 06-08-2013

Ciclismo Candidatos Volta perfilam-se a partir de amanh


111 Com o rei David Blanco deposto por retirada, h lugar para as restantes tropas disputarem um lugar que, partida da 75. edio da Volta a Portugal, parece ao alcance de quase uma dezena de ciclistas. Longe vo os tempos em que apostar num vencedor para a Volta a Portugal era um risco seguro, um exerccio calculado, sem grande necessidade de recorrer a cbulas, classificaes passadas, resultados que passam mais ou menos despercebidos. Mas, este ano, dif cil escolher dois ou trs favoritos para o 1. lugar na prova que arranca amanh em Lisboa e termina a 18 de agosto em Viseu, e que sofreu a primeira baixa antes da partida, com a suspenso de 12 anos aplicada a Srgio Ribeiro, por irregularidades no passaporte biolgico. Hugo Sabido, pelo dorsal que enverga e pelo estatuto de vice-campeo, um nome inevitvel, at porque preparou milimetricamente a sua presena e, azares parte, tem nos seus colegas da LA-Antarte um esquadro resistente e organizado para escolt-lo nos declives da Serra da Estrela. Depois h o trio da EfapelGlassdrive, uma verdadeira conjugao de caractersticas dspares, da experincia de Rui Sousa, 3. em 2012, regularidade de Hernni Broco, 5. em 2010 e 2011,
DR

FPN/Tiago Mogadouro

Hugo Sabido carrega o dorsal n. 1 nesta 75. edio da Volta

Hugo Neto, Florbela Machado e Alexandre Coutinho venceram a prova coletiva

passando pela fora do espanhol Arkaitz Duran, um todo o terreno que j deu nas vistas no peloto internacional, e pela incgnita Nuno Ribeiro, nico vencedor da Volta presente nesta edio. O poderio coletivo da equipa cor-de-rosa s encontra paralelo na formao nmero um do ranking nacional, a OFM-Quinta da Lixa, dominadora durante a temporada, que se apresenta no prlogo com um lder assumido, Gustavo Cesar Veloso, sem excluir das contas outros dois espanhis, Alejandro Marque e Dlio Fernandez. As primeiras dvidas devero comear a ser desfeitas na Senhora da Graa, 4. etapa, mas a grande seleo dos candidatos ser feita na Serra da Estrela, centro nevrlgico da Volta, com duas etapas de alta montanha (7. e 8.), a segunda das quais a terminar na Torre, na vspe-

ra do contrarrelgio Sabugal-Guarda. Com conjuntos mais inexperientes, as duas equipas mais antigas do peloto portugus apresentam-se como outsiders da luta pelo pdio, sem negarem o desejo de se assumirem como surpresa ao longo dos 1.607,2 quilmetros de prova, distribudos por um prlogo e 10 etapas. Daniel Silva, o 4. classificado do ano passado, lidera uma Rdio Popular-Onda que mistura experincia com juventude e que dificilmente ter capacidade para controlar sozinha a corrida. J a Banco Bic-Carmim adapta-se ao novo estatuto de segunda linha, depois de ter conquistado cinco Voltas a Portugal consecutivas, com David Blanco (quatro) e Ricardo Mestre, antes de viver um descalabro desportivo e econmico no ano passado.

Natao Columbfila brilha no Nacional de guas Abertas


1 1 1 A Columbfila Cantanhedense somou trs ttulos nacionais no Campeonato Nacional de Natao de guas Abertas, que este fim de semana se disputou no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho. A equipa de Cantanhede sagrou-se campe nacional por equipas, ttulo a que juntou as vitrias de Florbela Machado, em seniores femininos e de Diogo Marques em juvenis masculinos. Na prova por equipas, a Columbfila Cantanhedense foi a grande vencedora ao fim dos cinco quilmetros. A equipa formada por Florbela Machado, Hugo Neto e Alexandre Coutinho, venceu com o tempo de 1h03:12.8, frente da equipa do Sporting, constitudo por Mafalda Beleza, Mrio Bonana e Bernardo Graa, que terminou com 1h05:50.4. A SFUAP, com Helena Carvalho, Cludio Pinheiro e Vasco Gaspar, garantiu o 3. lugar com o registo de 1h06:35.4. A jovem Florbela Machado foi ainda a melhor entre as mulheres, com o tempo de 0:58:55.6, frente de Anglica Andr (Leixes), com 1:00:57.9, e de Helena Carvalho (SFUAP), com 1:03:23.9. Em juvenis masculinos, Diogo Marques (Columbfila Cantanhedense) foi primeiro com 0:58:57.1, frente do seu colega de equipa, Alexandre Coutinho, que terminou a prova com 0:59:17.7 e Daniel Cazeiro (Naval Amorense) com 1:03:20.9.

Ciclismo Volta de Cadetes Xadrez Joo Vasco Vicente arranca na Figueira da Foz triunfa em Pedras Salgadas
111 A Figueira da Foz recebe, amanh, o arranque da Volta a Portugal de Cadetes. A prova, que ter trs etapas e um total de 196,1 quilmetros, arranca da Figueira da Foz, amanh s 14H15, prevendo-se a chegada a Aveiro para cerca das 16H00, depois de percorridos 59,6 quilmetros. A segunda viagem ter 67,4 quilmetros, iniciando-se na Trofa, s 14H10, e terminado na Santa Luzia, Viana do Castelo, cerca das 16H00. A ltima etapa a mais longa. O peloto vai cumprir 69,1 quilmetros, entre Terras de Bouro (14H15) e Fafe (16H15). Meta volante da Volta Tambm amanh, na Figueira da Foz, a avenida 25 de abril recebe uma meta voltante, mas neste caso da Volta a Portugal dos grandes. o regresso Figueira da mais importante prova do ciclismo, depois das chegadas em 2003 e 2004. 111 Realizou-se em Pedras Salgadas o 2. Torneio Internacional de Xadrez, tendo o jovem Joo Vasco Vicente da Academia de Xadrez Pedro Hispano - Soure, vencido o evento ao triunfar nos sete jogos realizados. Destaque tambm para o sub-12, Pedro Rodrigues, que ao posicionar-se no 8. lugar da classificao geral, com 4,5 pontos, venceu o seu escalo. Esta competio destinaDR

Pedro Rodrigues e Joo Vasco Vicente ladeiam Alberto Machado

da a seniores, foi dominada pelos xadrezistas espanhis, tendo os dois jovens do concelho de Soure sido os nicos portugueses a classificar-se no top-10. Na cerimnia de entrega de prmios, o vice-presidente da Cmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, destacou a qualidade demonstrada pelos jovens do distrito de Coimbra, refletida na classificao final.

06-08-2013 | dirio as beiras www.facebook.com/diarioasbeiras www.twitter.com/asbeiras

www.asbeiras.pt leitores

Esta pgina toda preenchida com as suas colaboraes, com notcias da sua terra, com informaes teis que nos queira dar, com felicitaes de parabns para os seus amigos e familiares, com denncias de situaes que julgue necessrio serem resolvidas na sua terra ou localidade, tudo isto gratuitamente. Colabore e envie as suas informaes para leitores@asbeiras.pt ou para o n. 962107855

pensar

foto denncia
Para quem circula de transporte pblico e vive na Fonte da Talha ( entrada de Coimbra, aps atravessar a ponte Rainha Santa Isabel) o acesso paragem de autocarro foi completamente esquecido. Perante a falta de escadas, os passageiros tm de galgar a rampa visvel na imagem, um risco para qualquer pessoa e completamente invivel para a populao mais idosa. urgente uma interveno. Lus Pimentel

DR

comentrios Universidades privadas tm cursos em saldos para atrair alunos


3E depois o desemprego sobe, entre os jovens licenciados... Maria dos Anjos Roque

O Real Madrid disputa este torneio porque sou profissional.


Jos Mourinho , treinador do Chelsea

leitores correio
Serra da Boa Viagem
Frequentador da Serra da Boa Viagem h mais de 30 anos, no posso deixar de lamentar o abandono a que tem sido sujeita. Tudo comeou, fez agora 20 anos, com o terrvel incndio de 1993 que devastou a serra, reduzindo em muito a floresta e as infraestruturas de lazer que faziam a delcia de muitas famlias. De ento para c, pouco ou nada se fez e a serra est entregue sua sorte. A natureza encarregou-se de fazer crescer algumas rvores, apesar de mais dois incndios nesse perodo, mas algumas zonas de piquenique continuam ao sol, as fontes esto inacessveis e as casas florestais que outrora prestavam apoio na manuteno da serra esto agora abandonadas. Mas o que mais lamentvel e suscitou este texto o estado da estrada florestal que liga o restaurante Abrigo da Montanha povoao da Serra da Boa Viagem. Esta estrada est cheia de buracos e d uma imagem de abandono que esta serra no merece. Rodrigo Porto

Sanfil ser o melhor hospital do Mundo em algumas reas cirrgica


3Hospitais da Universidade de Coimbra tambm o podiam ser e no entanto... graas ao oportunismo e ausncia de altrusmo na sociedade portuguesa, temos o Servio Nacoinal de Sade a caminhar para a morgue... Maria dos Anjos Roque

A cobardia
Tiveram lugar dois acontecimentos totalmente correlacionados e at causalmente ligados, por via da denncia pblica, at mundial, de crimes diversos e graves praticados pelos Estados Unidos. Nada que seja propriamente novo, para l de se ter vindo a conhecer tais realidades por via de gente do interior da prpria mquina de segurana ou de defesa dos Estados Unidos. Refiro-me aos casos que envolveram o soldado Bradley Manning e o analista de sistemas, Edward Snowden. O primeiro forneceu uma quantidade vastssima de material classificado da defesa dos Estados Unidos a Julian Assange e sua WkiLeaks, onde se continha a demonstrao de crimes de guerra de extrema gravidade, mas de cuja origem, em termos de motivao induzida, sempre duvidei. O segundo mostrou a todo o Mundo o desde sempre conhecido: os Estados Unidos espiam todo o Mundo, desde amigos a inimigos, empresas

ou interesses os mais diversos. A evidncia. Em todo o caso, uma evidncia sobre que quase nada se vai referindo na nossa sociedade. Ainda h dias pude referir o programa dominical de Jos Pacheco Pereira, onde l voltou a tentar bater em Vladimir Putin, mas sempre sem se pronunciar sobre os gravssimos casos dos mil e um crimes de violao de direitos de todo o tipo sobre povos e pases por parte dos Estados Unidos. (...) Estes dois casos os de Bradley Manning e de Edward Snowden permitem perceber como a democracia conduziu a uma perda muitssimo acentuada do brio ptrio, levando a colaboraes muito fceis de conseguir por parte da grande comunicao social em face dos grandes interesses geostratgicos dos Estados Unidos e de outros poderosos do tempo que passa. A verdade que a fora da conscincia est sempre presente, em maior ou menor grau, pelo que novas fugas sobre crimes graves dos Estados Unidos podero vir a dar-se. Hlio Bernardo Lopes

A ministra [das Finanas] acabou de sair de uma para se meter noutra.


Marcelo Rebelo de Sousa, professor universitrio

Em caso de necessidade ou sempre que tiver uma queixa ou um pedido de reparao, pode contactar: Cmara Municipal de Coimbra 800 202 126 guas de Coimbra 800 202 354 EDP 800 506 506 Gs (linha de emergncia)800 200 157 Portugal Telecom 800 207 168 Recolha de monos (objetos volumosos) 239 802 070

nmeros verdes

ASSEMBLEIA GERAL Antnio Madeira Teixeira (presidente); Jos Carlos Madeira de Jesus (secretrio) CONSELHO DE ADMINISTRAO Pedro Miguel da Silva Teixeira (presidente); Rosinda da Silva Teixeira (vice-presidente); Patrcia Sofia Batista Pereira Forte (vogal) COMISSO EXECUTIVA Ivo Magalhes (presidente) DIREO DIRETOR Agostinho Franklin- CP-TE-n. 842 agostinho.franklin@asbeiras.pt SUBDIRETORA Eduarda Macrio - CP n. 1201 eduarda.macario@asbeiras.pt

PROPRIEDADE Sojormedia Beiras SA Contribuinte n 508535115 Sede, Redaco e Administrao: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra CRC Coimbra sobre o n508535115 Capital social: 100.000 euros Detentores de mais de 10% do capital: G.W.I. Investments SA -100 %

REDAO CHEFE DE REDAO Dora Loureiro - CP n. 2054 dora.loureiro@asbeiras.pt Paulo Marques (reprter Coordenador) - CP n. 2442, paulo.marques@asbeiras.pt Antnio Alves - CP n. 4485, antonio.alves@asbeiras.pt Antnio Rosado - CP n. 7751, antonio.rosado@asbeiras.pt Bruno Gonalves- CP n. 9424, bruno.goncalves@asbeiras.pt Carlos Jorge Monteiro (reprter fotogrfico), Jos Armando Torres CP n. 5508, jose.torres@asbeiras.pt JotAlves (Figueira da Foz)- CP n. 7763, jota.alves@asbeiras.pt Ldia Pereira- CP n. 2685, lidia.pereira@asbeiras.pt

Lus Carreg (reprter fotogrfico) - CP n. 2241, luis.carrega@asbeiras.pt Patrcia Cruz Almeida - CP n. 6427, patricia.almeida@asbeiras.pt Rute Melo- CP n. 7085 rute.melo@asbeiras.pt DEPARTAMENTO GRFICO COORDENADORA Carla Fonseca carla.fonseca@asbeiras.pt Alfredo Jos, Ana Vendeiro, Rui Semedo e Victor Rodrigues
PROJETO GRFICO

Ana Paula Ramos (Coordenadora comercial) Adelaide Gaspar, Ana Nunes (assist. marketing), Carla Santos, Cidlia Santos, Cristina Mota, Margarida Fernandes, Rosa Pereira, e Rui Francisco DIREO FINANCEIRA DIRETOR Carlos Fernandes COORDENAO INFORMTICA Samuel Costa CONTACTOS SEDE: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra, tel. 239 980 280, 239 980 290, Telem: 962 107 682 fax 239 980 288, administrativos@asbeiras.pt

REDAO Tel. 239 980 280, Fax 239 983 574 redaccao@asbeiras.pt PUBLICIDADE tel. 239 980 287, fax 239 980 281, publicidade@asbeiras.pt CLASSIFICADOS tel. 239 980 290, fax 239 980 281, classificados@asbeiras.pt ASSINATURAS tel. 239 980 289, assinaturas@asbeiras.pt
Figueira da Foz (delegao) figueira@asbeiras.pt, Loja N. 47, Edifcio FozCenter Centro Comercial Figueira Shopping, Rua da Repblica, N. 202, S. Julio, 3080-036 Figueira da Foz, telm. 962108037 e 962109037 fax 233 422 927

Depsito Legal n. 228/82 IMPRESSO - Unipress, Centro Grfico, Lda.

DISTRIBUIO VASP, CTT, VASP Premium e Expresso

TIRAGEM MDIA DE JULHO: 12.000

A. Franklin/ P.Costa DIREO COMERCIAL E ADMINISTRATIVA DIRETOR Cortez Magalhes

Membro da Aind e da APIR


REGISTADO NO ICS SOB O N. 109712

16 | pensar | opinio
Paulo Almeida Presidente da Distrital de Coimbra do CDS-PP Hlder Rodrigues Engenheiro Qumico Industrial Lus Santarino Formador/professor

dirio as beiras | 06-08-2013

Direitos das Crianas so Direitos Humanos

A gesto e conservao da Zona Qualificada


A quem se dirige esta crnica No Encontro da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) com um conjunto de convidados envolvidos na Candidatura a Patrimnio da Humanidade, coube a Raimundo Mendes Silva, coordenador do processo, fazer a apresentao: A gesto e conservao da Zona Qualificada. A Zona Qualificada, uma vasta rea de 117 hectares, constituda por Zona Classificada e duas Zonas de Proteco, abrangendo toda a parte central da cidade. Esta crnica dirige-se aos muitos milhares de pessoas a quem este tema interessa, pois tem a ver com a sua vida, o seu futuro nos prximos 5-10 anos. Tem por objectivo esclarec-los e motiv-los para este grande desafio, que agora se lhes oferece. Em tempo de raras oportunidades, ser Patrimnio Mundial uma oportunidade magnfica para o relanamento da cidade. Assim esta tenha leaders altura e a populao saiba corresponder, com inteligncia, imaginao e muito trabalho! 2. A zona classificada constituda por Alta Universitria e Sofia. Inclui 29 edifcios e espaos pblicos, todos eles com Planos de Interveno, constantes da candidatura, cujas obras esto em curso ou previstas acontecer. No existem prazos fixados para a sua execuo. Iro sendo intervencionados dentro das verbas disponveis, mas dentro dos parmetros arquitectnicos acordados e da mxima transparncia. Peritos da Unesco deslocar-se-o periodicamente a Coimbra verificando o que vai acontecendo. A cidade no pode adormecer sombra da bananeira, como muitas vezes tem acontecido! 3. A Zona de Proteco: Cidade Histrica Inclui no essencial toda a Alta e Baixa da Cidade. Na Alta, zona tradicionalmente ligada vida acadmica, haver um objectivo chave: a melhoria da sua habitabilidade. V-se muito trabalho realizado, sobretudo devido ao labor de muitos anos do Gabinete do Centro Histrico, mas h ainda muito trabalho por fazer: recuperao de habitaes e espaos pblicos (Sousa Bastos, Torre de Anto, Sub-Ripas), caladas e acessos, redes de gs e de combate a incndios, controlo de trnsito e do rudo nocturno. Um longo percurso ainda a percorrer! Na Baixa, zona tradicionalmente ligada ao comrcio, haver um objectivo chave, a sua revitalizao e modernizao. Apesar de alguns bons exemplos, est quase tudo por fazer! Andar pela Baixa pode vir a ser no futuro um atractivo notvel da cidade. Hoje, tal como est, uma desolao! A nvel da limpeza das ruas, da degradao dos edifcios, do comrcio, do patrimnio e da segurana nocturna. 4. A Zona de Proteco: Urbe Sc. XIX Uma vasta zona que compreende: Av. S da Bandeira, Praa da Repblica, Sereia, Botnico, Seminrio, indo at Av. Navarro. Corresponde ao modelo urbanstico do Sc. XIX, com os espaos verdes envolventes do Sc XVIII. Um objectivo chave: manter uma unidade formal que importa reafirmar. A recuperao dos inmeros edifcios degradados da Av. S da Bandeira, a valorizao dos Jardins da Sereia e do Botnico, so urgentes. 5. O Debate No debate que se seguiu, muitas intervenes merecem ser recordadas: A UC e a CMC devem dar autonomia, poder e capacidade de deciso ao RUAS, para poder funcionar com eficcia. Mas dada a extenso do projecto a realizar, este deve dar origem a vrios grupos de trabalho especficos, de forma a envolver grande parte das empresas, instituies e da populao A percepo visual to estratgica que merece uma 1. abordagem, com um grupo de acompanhamento (arquitectos, paisagistas, histria de arte). indispensvel a existncia de mecanismos de transparncia muito fortes e evidentes, quer a nvel da execuo quer do oramento.

Reflexes
SWAPS O governo composto por idiotas, ou quer fazer de ns idiotas? SWAPS Esta Ministra, o seu Secretrio de Estado e at o novo MNE, esto ao servio de quem? No sabe? Olhe que no difcil saber! PROFESSORES Sindicatos tratam de questes de mercearia com tanta gente no desemprego! PROFESSORES Cidados que deram uma vida ao ensino no mereciam estar a ser tratados como proscritos. PROFESSORES A falta de respeito com que so tratados, evidenciam a firma humilhante como est a ser tratada a sociedade. PROFESSORES Mais uma derrota para os sindicatos. Os seus representantes j perderam toda a credibilidade. Desabituados que j esto de dar aulas, um cadeiro para a vida, boa vida direi eu, bem melhor que aturar criancinhas. O governo faz deles o que quer e ainda lhe sobra tempo! ASSOCIAES DESPORTIVAS Deixou de ser possvel o destacamento de professores para assumirem a sua direco tcnica. Porque ser que continuam os portugueses a pagar aos professores sindicalizados para exercer essa actividade? Todos iguais, todos diferentes? Ou no!!!! SNS Se est falido a culpa no dos utentes mas de polticos incompetentes e corruptos. A defesa da sade dever ocupar muito do nosso tempo. SNS A malta ainda no percebeu que, para enterrar na banca vrios milhares de milhes, preciso ir busclo a algum lado. Se no estiverem de olho vivo COIMBRA Nesta altura do ano ningum passa cartucho a questes polticas locais. COIMBRA O ms de Setembro dever ser prdigo em anlises e analistas polticos. Como eu no percebo nada da coisa, vou tentar manter-me afastado o mais possvel. que tenho algum receio que algumas listas de candidatos s autarquias podero ser de refugo, e eu recuso-me a que a minha cidade seja governada por desqualificados! PORTUGAL No pas, isso sim, preciso ter cuidado. Se no te pes a pau, quando deres conta j l o tinhas! AAC.oaf Gostei do que vi. A equipa poder ser uma agradvel surpresa. J tempo dos scios e simpatizantes terem uma poca tranquila. BASQUETEBOL A vitria de Portugal na Estnia deixa boas perspectivas para o jogo de Coimbra dia 13. Era giro estar muita gente...mesmo em tempo de frias! BASQUETEBOL Mesmo sendo em causa prpria, no posso deixar de me congratular com o apoio que tenho recebido. Com uma direco de enorme qualidade tudo se simplifica. O todo muito mais eficiente e eficaz do que a parte! BASQUETEBOL Contaro com a nossa dedicao e trabalho, sempre que a sua dignidade estiver em causa.

er conhecimento da real e verdadeira ascendncia faz parte da nossa personalidade. Representa uma efectiva condio de gozo pleno do direito identidade pessoal e do direito ao nome. O Tribunal Constitucional no se esquece de referir que tal direito assume a natureza de direito fundamental com dignidade constitucional, quando escreveu no Acrdo n. 99/88, de 28 de Abril: existe um direito fundamental ao conhecimento e reconhecimento da paternidade a qual constitui uma referncia essencial da pessoa -, direito que se extrai seja do direito integridade pessoal, e em particular integridade moral, seja do direito identidade pessoal, reconhecidos nos artigos 25., n. 1, e 26., n. 1, da Constituio. O direito identidade pessoal , portanto, um direito que a nossa Constituio consagra como direito fundamental e cujo sentido se traduz na garantia da identificao de cada pessoa, como indivduo, singular e irredutvel, e que abrange, para alm do direito ao nome, um direito historicidade pessoal. Esta historicidade pessoal designa o direito ao conhecimento da identidade dos progenitores, podendo fundamentar, por exemplo, o direito investigao da paternidade ou maternidade. Recentemente, passou a ser reconhecido a qualquer pessoa o direito a ver judicialmente reconhecida a sua paternidade, direito este que pode ser exercitado durante toda a sua vida. Contudo, por intermdio da adopo plena, a criana adoptada perde qualquer ligao com a famlia de sangue, ou seja, torna-se verdadeiro filho dos adoptantes (ou adoptante, no caso de adopo singular). Com efeito, a criana perde os apelidos de origem e fica s com os das pessoas que a adoptam. Em determinadas condies, pode ser pedido ao tribunal a alterao do nome prprio da criana. Esta criana adoptada no vai poder conhecer a sua verdadeira e real ascendncia, uma vez que esta a que resulta dos documentos fabricados no processo da adopo, que no pode ser revogado depois de concludo. Por isto, quando a votao sobre a co-adopo por pessoas do mesmo sexo regressar ao Parlamento depois de frias, gostaria que houvesse muito menos rudo e gritaria e seria interessante que a discusso se centrasse mais nos direitos da criana adoptada e menos nos reclamados direitos dos homossexuais, digo, dos casais formados por pessoas do mesmo sexo. As crianas adoptadas no podem fazer as escolhas que os adultos fazem nas suas vidas. Pior de tudo, os adultos decidem as vidas das crianas. Concluindo com o mais importante, o meu apelo vai no sentido de no nos esquecermos que as crianas so pessoas e que os direitos das crianas so, antes de tudo, direitos humanos.

1.

06-08-2013 | dirio as beiras

negcios press release


6 Vinho da Quinta de Lemos
classificado entre os melhores vinhos do mundo. Trs prmios atribudos num dos mais importantes e reconhecidos concursos de vinhos do mundo coloca o Dona Georgina 2005, da Quinta de Lemos (Viseu), entre os melhores cinco vinhos do mundo.
DR

agir

EFAPEL cresce 60 por cento em Moambique


1 1 1 A EFAPEL, maior fabricante nacional de aparelhagem eltrica de baixa tenso, registou, no primeiro semestre de 2013, um crescimento homlogo das suas vendas em mercados como Moambique (60 por cento), Gergia (25 por cento), ustria (30 por cento) e Espanha (10 por cento). As exportaes representam cerca de 30 por cento da faturao da empresa, j presente em 53 pases. Neste semestre, a EFAPEL registou uma faturao global de 12,5 milhes de euros, o que representa um crescimento negativo de seis por cento em relao ao mesmo perodo de 2012. Tal facto deve-se crise no setor da construo em Portugal, que acaba por afetar setores afins. Ainda assim, a empresa de Serpins, na Lous, tem vindo a conquistar quota no mercado interno, consolidando a sua posio graas ao reconhecimento da qualidade dos seus produtos e do seu servio. A EFAPEL conta investir, em 2013, cinco milhes de euros no lanamento de novos produtos e na aquisio de equipamentos, gastando uma verba de 790 mil euros. Na rea comercial, a EFAPEL tenciona intensificar a sua atividade em mercados fora da zona Euro, designadamente na Europa de Leste, Mdio Oriente, sia Central e Norte da Europa.

Vinhos do Do na Feira de So Mateus


111 Os Vinhos do Do associam-se Mostra Beir, uma iniciativa da Expovis que ir decorrer entre sexta-feira e o prximo dia 18 de agosto, no mbito da Feira de So Mateus, em Viseu. Assim, a organizao pretende premiar os produtos endgenos da regio, de forma a potenciar a economia local. O setor dos vinhos ser representado pela Comisso Vitivincola Regional do Do e por oito produtores que faro a promoo dos seus produtos.

Internacionalizao das faianas Bordallo Pinheiro para EUA em setembro


H dois anos o produto entrou em Espanha e este ano a aposta tem sido o Brasil. O produto j est tambm em territrio norte-americano
111 A Vista Alegre Atlantis (VAA) vai avanar no prximo ms de setembro com a internacionalizao das faianas Bordallo Pinheiro para os Estados Unidos, um dos trs mercados de aposta para a marca, disse Lusa o diretor de marketing, Nuno Barra. A Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, sempre esteve muito virada para o mercado nacional e uma das orientaes estratgicas foi acelerar a internacionalizao, explicou Nuno Barra, apontando trs mercados prioritrios: Espanha, Brasil e Estados Unidos. Comemos a internacionalizao h cerca de dois anos, com a entrada do produto em Espanha, e este ano a aposta tem sido o Brasil, onde est patente uma exposio de produtos Bordallo Pinheiro criados por 20 artistas brasileiros, a qual vir para Portugal em outubro. Espanha e Brasil com a mesma estratgia No caso de Espanha, a internacionalizao das faianas Bordallo Pinheiro tem corrido bem, nesta fase virada para segmentos mais direcionados, como decoradores, arquitetos de interiores, adiantou o diretor de marketing. A estratgia de internacionalizao no Brasil tem sido semelhante de Espanha, e a resposta tem sido positiva. Nos Estados Unidos, a expanso da marca arrancar por volta de setembro, embora o produto j esteja em territrio norte-americano. Questionado sobre quando a marca Bordallo Pinheiro estar consolidada naqueles mercados, Nuno Barra disse ser dif cil de prever, embora aponte 2016 como um horizonte alcanvel. Em relao parceria que a Vista Alegre Atlantis tem com a marca de luxo Lacroix, anunciada no incio do ano, Nuno Barra disse que est a correr muito bem, sendo o terceiro produto mais vendido pelo grupo portugus. Em Portugal o nmero um, disse, acrescentando que esta parceria ir resultar em novas colees para o Natal, adiantando que os produtos foram bem aceites nos mercados asiticos, Brasil e Estados Unidos. Tambm temos projetos (em conjunto com a Lacroix) no cristal e no vidro, adiantou. Em relao aos mercados da ndia e da Colmbia, onde a Vista Alegre Atlantis est presente com parceiros locais, Nuno Barra adiantou que o mercado asitico tem sido mais difcil, at pela questo dos hbitos locais.

EDP vai premiar escolas do ensino bsico


111 Onze concelhos; Onze escolas; Dois mil alunos esta a meta que a EDP ir atingir com a ao promovida durante a 75. edio da Volta a Portugal em Bicicleta. passagem pelos onze concelhos, a EDP ir desafiar as populaes de cada concelho a eleger a escola do ensino bsico da sua eleio. A escola que receber o maior nmero de votos ser eleita a escola do concelho e os seus alunos iro receber kits de material escolar.

Classificados
anncios &
habitao
IMOBILIRIA PATROCNIO TAVARES, S.A.

aRRenda-se T2, sito rua Machado de Castro, n 80 - Coimbra, mobilado. Informa: 239 482 634 // 961 094 462 aRRenda-se/Vende-se T2,
parcialmente mobilado, com cozinha totalmente equipada. Na Av. Elsio de Moura - Coimbra. Contactar: 918 383 865 // 962 046 468

exposio ao sol, todas as divises so grandes e o imvel est em estado novo, a cozinha tem a possibilidade de l colocar uma mesa de refeies e ainda tem despensa, no quarto encontra um enorme roupeiro de parede a parede, c/ luz natural na casa de banho. 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI maravilhoso T1+G dupla. Numa zona ptima para quem procura frias sem ficar longe da praia, c/ duas frentes, janelas grandes e muita luz no interior, l dentro encontra uma boa distribuio dos espaos e reas bastante grandes, cozinha c/ despensa e no quarto um enorme roupeiro de parede a parede, est imaculado e fica c/ tudo o que l vir dentro. 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

quartos grandes e cada um c/ seu roupeiro, tem duas frentes, sol todo o dia e vistas desimpedidas, j foi remodelado e no precisa de levar obras. Apenas 67.500. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

aO sOTTO maYOR, T2+G. Numa

CONSTRUO CIVIL

Vendas Moradias
em Orelhudo - Cernache, 1 piso - 2 quartos, sala, WC, copa, Hall e marquise coberta - 127m2. R/C - 1 quarto, cozinha, 2 salas, WC, reas de servio - 127m2. Garagem coberta - Logradouro c/ 360m2. + Opel Corsa /92 + Motociclo Peugeot/80. Preo 70.000. Telem: 939 301 745

Vende-se URGenTe, Vivenda

arrenda T3+G junto zona do estdio, sala ampla c/ lareira, cozinha equipada e varanda c/ boa exposio solar. Construo moderna. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

a FeRReIRa & sILVa Lda,

FIGUeIRa da FOZ, T1K c/ terrao

aPaRT. T3 R/C, espaoso, c/ alguma moblia, roupeiros, cozinha equipada e churrasqueira. Em vivenda. Perto da Antiga Makro. Telem: 964 799 965 // 239 404 332

aparTaMenTo T4
Nicolau Chanterene a famlia ou grupo de estudantes. Com garagem ou aparcamento. Telem: 919 031 009 // 917 571 329

Terrenos
construo, em Sargento Mor junto ao IC2. Contactar: arrendoapartamento@ gmail.com ou 917 098 684

aRRenda-se aPaRT. T4, Rua

em zona central e prxima da marina. Prdio pequenino c/ poucos vizinhos e a pagar um condomnio baixinho. Tem uma construo recente e todos os acabamentos so actuais, cozinha de linhas direitas totalmente equipada, preparado para receber aquec. central e todas as janelas c/ vidro duplo, tem despensa para arrumos e 2 roupeiros enormes. S 49.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

C/ VIsTas de maR, em Buarcos T2 c/ arrumos. Em prdio pequenino de baixo condomnio, localizado na proximidade da praia para quem procura frias, c/ duas frentes, vrias varandas e sol ao longo de todo o dia, as reas interiores so muito interessantes, tem uma boa cozinha j equipada e c/ despensa, l dentro todas as madeiras so em tons de branco o que torna o ambiente mais requintado. Agora 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI COmO nOVO, T2 c/ sto, no centro da cidade junto ao comrcio e todos os servios, como novo, apenas c/ 7 anos, cozinha moderna totalmente equipada, mobilado, c/ vistas fabulosas e c/ sol de manh noite, apenas a 80.000. Invista bem o seu dinheiro. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI
arrumo. Tem vistas de mar a toda a volta e encontra-se em ptimo estado, quase sem uso. Est inserido em prdio de baixo condomnio c/ terrao comum e churrasqueiras. O preo nico s 75.000 negocivel. Venha conhecer esta oportunidade. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

que d a volta a quase todo o apartamento, a sala tem lareira e os quartos alm de grandes tm roupeiro, est de origem e necessita de algum restauro. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

34863

Compra, venda e troca de prdios, moradias, andares, escritrios, lojas e terrenos. Rua da Soa, 175 C Telf.: 239 854730 - COIMBRA

construo recente, reas privativas de estacionamento e jardim. Pedir fotos a: arrendoapartamento@gmail.com ou 917 098 684

aRRendO T2 PedRULHa,

aO LadO da maRGInaL,

aparTaMenTo T3
914 048 617 - T3, arrenda-se boas
condies e com transportes porta.

localizao muito central prxima do casino e a dois passos da linha de marginal, um prdio sem elevador e c/ um condomnio relativamente baixo, est de origem mas estimado e vendido c/ tudo o que l est, a cozinha tem uma boa despensa a garantir apoio, ambos os quartos grandes e c/ roupeiro, muito prtico e confortvel. 65.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

PARQUES DE ESTACIONAMENTO na Avenida Ferno Magalhes (Coimbra) Centro Comercial D. Dinis (em frente Bombeiros Voluntrios) e no Parque Mondego (ao lado da Rodoviria)

33337

equipada, despensa, garagem, sto, e logradouro, prprio ao prprio, 82.000. Telem: 963 547 820

Moradia T3
C/ meIa dZIa de anOs, bonita
Moradia T3. Moderna e em estado novo, localizada juntinho cidade, bons acessos e num stio onde tudo existe a dois passos, tem um pequeno jardim na frente e um bom quintal nas traseiras onde foi colocado o telheiro e a churrasqueira, toda ela c/ vidros duplos e aquec. central a funcionar, a cozinha maravilhosa e tem sala de jantar ao lado, a sala comum tem salamandra a dar ambiente. 105.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

85.000, vendo fabuloso T3 dentro da


cidade. Tem uma localizao ptima por excelncia, no est longe da praia para quem quer frias como est prximo das escolas e locais de abastecimento para quem c vive. Foi remodelado uma casa nova da porta para dentro, as reas so fantsticas e tem enormes janelas a deixar passar luz para dentro, j c/ aquec. central e janelas c/ vidro duplo. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

VendO TeRRenO, 1800m2 p/

JUnTO aO HOTeL TamaRGUeIRa, enorme T1 totalmente remodelado, c/ cozinha equipada e mobilado, a ser vendido muito prximo da praia, c/ vistas agradveis ainda a ver o mar. Agora a 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

Moradia T3
aRRenda-se na ZOna de CeRnaCHe, moradia isolada, T3,
R/c e 1 Andar, quintal com 200m2 e jardim. Telem: 911 989 066

aRRendamenTOs aparTaMenTos
arrenda T3 e T4 - Rua do Brasil / Rua Carlos Seixas / Solum / St Clara / Monte Formoso / Av. Emdio Navarro. Bons Preos. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

em BUaRCOs, fantstico T2+G e

nO CenTRO de BUaRCOs, em

a FeRReIRa & sILVa Lda,

arMazns
aRRenda-se OU Vende-se aRmaZm, 300m2, c/ sobrepiso, 2
WC, 800 Renda / 95.000 Venda. Em Eiras. Telem: 969 158 441 andreiapintomarques@gmail.com

aRRenda-se aPaRTamenTO,

estado rigorosamente impecvel bonito T1+G. O apart. encontra-se a 500 m do mercado de Buarcos e est muito bonito. Tem boas reas, muito sol e vistas desafogadas. O preo no tem concorrncia s 60.000. Para visitar ligue: Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI rigorosamente novo fantstico T1K localizado a poucos metros da praia e c/ vistas maravilhosas de mar e praia. O apart. no foi utilizado, tem cozinha semi-equipada c/ electrodomsticos por estrear, sol todo o dia e terrao comum c/ churrasqueiras. O preo nico s 46.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

COm VIsTa maR, em Buarcos T3+G. Em condomnio fechado c/ piscina construdo h meia dzia de anos, tem reas grandes, acabamentos modernos e nunca foi usado, a varanda vira s vistas e faz toda a frente do apartamento, sala ptima c/ lareira e j c/ aquec. central a funcionar, todos os quartos so duplos e tem roupeiro, preo muito em conta. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI COmPLeTamenTe RemOdeLadO, T3 vende-se na cidade barato.
Em prdio pequeno c/ 2 portas por piso, tem uma grande cozinha onde poder colocar a mesa de refeies, a varanda vira ao sol e foi marquisada onde est criado um solrio, todos os quartos so grandes j c/ cho em madeira, no corredor tem um enorme roupeiro a dar arrumao, sala comum ampla c/ um bonito cho em tijoleira. Agora 65.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

recm-remodelado e mobilado em Miranda do Corvo, junto ao Mini Preo. Telem: 918 875 130 // 967 066 197

ouTro
arrenda em Coimbra/ Bons Preos Escritrios - Lojas - Armazns - Garagens - Telef: 239 780 875 // 932 227 701

OPORTUnIdade, em estado

aparTaMenTo T1
arrenda T1 na Qt. D. Joo / Elsio de Moura / Celas / Urb. Panorama / S. Miguel / Gorgulo / Loreto. Bons preos, a partir de 250. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

a FeRReIRa & sILVa Lda,

a FeRReIRa & sILVa Lda,

FRIas
aLGaRVe - FRIas aPRaZVeIs, apartamentos junto Praia de

JUnTO PRaIa, e c/ vista mar, vende-se remodelado T2+G e arrumo. Em prdio c/ poucos vizinhos e de baixo condomnio, ltimo andar c/ umas vistas lindas e sol todo o dia, tem duas varandas, a cozinha toda branquinha c/ despensa e zona de refeies, a sala tem uma bonita lareira de canto, ambos os quartos grandes e c/ roupeiro. 75.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI mUITO BaRaTO, T2+G junto ao
centro mdico de Buarcos, a dois minutos da marginal, em ptimo estado de conservao, c/ excelentes reas, equipado e c/ quase toda a moblia, agora no preo de 85.000. Muito barato. No perca esta oportunidade. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

JUnTInHO CIdade, vende-se barata Moradia T3. C/ poucos anos de construo e em estado novo, toda ela tem acabamentos modernos e bastante actuais, jardim na frente e um bom quintal nas traseiras onde tem a churrasqueira, a cozinha maravilhosa j toda equipada e c/ copa para as refeies, sala comum c/ uma salamandra a emitir calor, todos os quartos c/ cho em madeira clara e roupeiros. Agora 105.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI mORadIa T3+1, na cidade a preo de apartamento. Tem 2 anos de construo, casinha de rs-do-cho e primeiro andar c/ um maravilhoso aproveitamento de espao, garagem grande c/ porto comandado, l para trs tem um grande ptio c/ churrasqueira, cozinha moderna e equipada c/ tudo, sala de jantar e sala de estar c/ lareira toda virada ao sol e c/ grandes janelas a deixar passar luz. 97.500. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

a FeRReIRa & sILVa Lda,


arrenda T1 novos c/ garagem em zona nobre da cidade com sala, cozinha equipada e ampla varanda. Construo moderna. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

Olhos de gua, vista panormica. Praia da Rocha e em espao rural c/ piscina. Preos imbatveis. Proprietrio. Telem: 969 022 591

PRXImO maRIna, T1K c/ pouco

aRRenda-se meses de VeRO, quinzena ou semana,

aRRenda-se T1, mobilado, sito


Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, n 329 (Cruz de Celas) - Coimbra. Informa: 239 482 634 // 961 094 462

apartamento c/ 2 quartos, c/ WC privado, salo e cozinha, marquise c/ churrasqueira. Na Quarteira norte. Telem: 917 602 157

uso. Em prdio pequenino c/ baixo condomnio construdo h meia dzia de anos, tem acabamentos modernos e j com a cozinha toda equipada, caixilharia com vidro duplo e um bom terrao a toda a volta do apartamento, preparado para receber aquecimento central, s 49.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

OPORTUnIdade, espaoso T2+1


localizado na Figueira da Foz. O apart. foi remodelado e encontra-se muito bonito. Tem enorme marquise e lavandaria. Tem muito sol, o +1 um quarto enorme sem luz natural ideal para arrumaes. O preo nico s 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

em BUaRCOs, enorme T3 totalmente remodelado, c/ vistas panormicas e muito sol. Encontra-se estimado e muito bonito. Cozinha c/ despensa, w.c. c/ banheira de hidromassagem e boa varanda na sala. Tem muita arrumao nos quartos. O preo de 85.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI T3 na CIdade, com garagem,
localizado no centro da cidade, em bom estado e em prdio pequeno c/ baixo valor de condomnio, c/ varanda grande marquisada, virado a nascente e poente, apenas 80.000. Seja bem aconselhado e invista c/ segurana. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

Moradia T4
mORadIa T4, a preo de
apartamento. Localizada prxima da cidade e c/ acessos directos, tem uma cave onde pode colocar vrios carros, stio para garrafeira ao fundo, no piso de cima tudo grande, a cozinha d ligao ao quintal nas traseiras, a sala comum tem uma grande varanda virada s vistas e ao sol, todos os quartos so duplos e j c/ cho em madeira natural. 90.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

PRaIa de mIRa, T2 bem equipado,


20m da praia, c/ aparcamento, excelente preo. semana ou quinzena. Praia de boa qualidade Bandeira Azul. Telem: 919 081 598

T1 PaRa FRIas, em Buarcos, a


dois minutos da praia, completo, mobilado, c/ boa varanda c/ sol todo o dia, em prdio pequeno c/ baixo valor de condomnio. Boa oportunidade para frias. S 50.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

aparTaMenTo T2
a FeRReIRa & sILVa Lda,
arrenda T2 em vrios locais da cidade - Vale das Flores / R. Brasil / Celas / Urb. Panorama / Loreto / St. Clara. Bons preos, a partir de 330. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

FIGUeIRa da FOZ
Vendas aparTaMenTo T1
maRGInaL, fabuloso T1+G dupla. Situado no centro de Buarcos e a dois passos da praia, muito airoso e c/ uma

aparTaMenTo T2
aO sOTTO maYOR, bonito T2. Em zona calma e residencial, o prdio pequenino c/ pouca confuso e baixo condomnio, tem uma cozinha enorme c/ copa e varanda a virar ao sol,

aparTaMenTo T3
65.000, junto ao jardim das Abadias
bonito T3. um imvel que se encontra num edifcio pequeno e no tem condomnio, c/ trs frentes e sol ao longo de todo o dia, tem uma varanda enorme

Terrenos
Vende-se TeRRenO P/2 mORadIas, na Sanguinheira (perto
da Igreja), beira da Estrada Tocha Cantanhede. Trata: 0035 262 150 3330 // 963 974 243

aPaRTamenTO T2 OU KITCHeneTTe, sem mveis, em


Celas arrenda-se. Prdio com elevador. Telem: 966 050 877

Moradias
Vende-se mORadIa mOBILada, Figueira da Foz, junto praia,
zona sul, 3 quartos, 2 salas, cozinha

06-08-2013 | dirio as beiras

anncios & classificados | agir | 19


sria, faz limpezas, cozinha, passa a ferro, vigilncia e assistncia a crianas ou pessoas idosas. Telem: 966 072 291 // 961 127 072

38096

35062

emprego
Ref 588125794 - Tempo Completo MURTEDE
soLDaDor a arCo ELCtriCo (miG/maG) FrEsaDor mECniCo

oFErtaemprego
Part-timE / FuLL-timE, - Ganhe at 2200 iniciais. Marque Entrevista: Telem: 918 244 772 anunCiar aQui FCiL! Nova
gerao de anncios classificados do DB. Ligue 239 980 290 ou mail para classificados@asbeiras.pt

diversos
antiGuiDaDEs
a antiQuEs oCasio aLFarrabista, Antiguidades
compra, Sigilo e preo justo. Recheios, bibliotecas, mveis, discos, grafonolas, potes, pias, relgios, tudo antigo. Avaliaes/mudanas. Vamos a casa, resposta rpida por e-mail: antiquesocasiao@gmail.com. Coimbra + de 30 anos no mercado. Telem: 926 607 295

Ref 588133884 - Tempo Completo COIMBRA Ref 588134549 - Tempo Completo COIMBRA
ConDutor DE mQuina DE EsCaVao (Com Carta ConDuo C+E) assistEntE DEntrio

DistribuiDor

Ref 588131835 - Tempo Completo MURTEDE Ref 588132751 - Tempo Completo CONDEIXA-A-NOVA (EGA)
EmPrEGaDo DE baLCo

Coimbra
ProCuraemprego
FiGuEira Da FoZ, empregada domstica, c/ 45 anos de idade, muito

Ref 588135219 - Tempo Completo COIMBRA

Aumenta hipteses de seres contratado... Aumenta as as hipteses de seres contratado...

sErraLHEiro CiViL - Ref 588101967 FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir serralheiro civil obrigatoriamente com experiencia de trabalho em alumnios para trabalhar em Angola e Moambique aJuDantE DE CoZinHa- Ref 588110472 FiGuEira Da FoZ/Praia DE Quiaios - pretende-se admitir ajudante de cozinha com experiencia. CarPintEiro DE LimPos- Ref 588110767

sabilidade e autonomia. Exige-se disponibilidade e flexibilidade de horrio. FoZ pretende-se admitir pasteleiro com experiencia.
sErraLHEiro CiViL Ref 588125581 sourE - pretende-se admitir serralheiro de alumnios com experiencia sErraLHEiro CiViL Ref 588125590 PastELEiro Ref 588125578 - FiGuEira Da

Como construir o Curriculum Vitae Tcnicas pesquisa Emprego / Estrangeiro Simulao de Entrevista de Emprego Workshops de Motivao Pessoal

Como elaborar carta Apresentao/Motivao

ria lto su is n t Co r 1 G

aLFarrabista ComPra,

Bibliotecas e Livros Antigos. Alto preo. Vai a casa, qualquer ponto do pas. Mximo sigilo. Somos livreiros especializados h 20 anos. Telef: 239 826 014

Noes bsicas de Net-Emprego / Networking

ComPro E VEnDo, ouro, prata,

FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir carpinteiro de limpos com experiencia

588117810 montEmor o VELHo pretende-se motorista de pesados de mercadorias com carta de articulados com experiencia em servio internacional ( Espanha, frana, blgica, holanda )
EsCriturrio - Ref 588120427- FiGuEira

trab aGrCoLa (trabaLHaDor ruraL)

Da FoZ - pretende-se recrutar escrituraria/o, obrigatoriamente com conhecimentos de alemo e francs, para trabalhar com mercado luxemburgus.
EstoFaDor - Ref 588120907 mira pretende-se estofador e ajudante de estofador tornEiro mECniCo Ref 588123529

Ref 588126866 - FiGuEira Da FoZ - a entidade pretende recrutar pessoa para trabalhar na produo do milho e desempenhar funes de cultivo, rega e de preferncia dever saber conduzir trator e mquinas agrcolas. Preferncia com carta de conduo de pesados. FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir serralheiros civis e montadores de estruturas metlicas com experiencia para montagem de pavilho, na zona industrial da figueira da foz.
mECniCo-auto - Ref 588131087 FiGuEira sErraLHEiro CiViL - Ref 588129692

36128

ELECtromECniCo, Em GEraL Ref 588125669 FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir eletromecnico com conhecimentos de informtica e capacidade de liderana e organizao

39407

motorista PEsaDos Mercadorias Ref

FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir serralheiro civil de oficina, com conhecimentos de soldadura argon - semi-automtica e de interpretao de desenhos

Av. Guarda Inglesa, Lote 1, N 75, R/c A 3040-193 Coimbra Tlm. 967.363.444 | Tlf. 239.445.194 oficinadeemprego@hotmail.com

cristais a cores, moedas e notas portuguesas e estrangeiras. Antiguidades em geral. Antiguidades Mayflower - Centro Comercial Mayflower (Celas). Telem: 934 199 357

astroLoGia
mDium ViDEntE, Espiritual Curandeiro, atende diariamente de 2 a Domingo. Se tens problemas que julgas no ter soluo, vem que eu resolvo, seja ele qual for. Marcaes dirias das 10:30h s 23:30h. Atendimento Ribeira de Frades. Cada um d o que quer. Telem: 916 493 069(TMN) // 919 525 903

RECICLAGEM DE METAIS CENTRO DE ABATE AUTOMVEL (V.F.V) VENDA DE PEAS USADAS


VALORIZAMOS VECULOS PARA ABATE / SALVADOS Espinheira - Penacova - Telemvel: 917 955 970

EmPrstimos
CrDito imEDiato, a partir 300,
garantias de cheques pr-datados ou penhora de ouro. Telem: 936 162 993

FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir torneiro mecnico e Fresador para trabalhar em unidade fabril FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir Fresador Mecnico para trabalhar em unidade fabril
sErVEntE-Const CiViL E obras PbLiCas FrEsaDor mECniCo Ref 588123533

Da FoZ - pretende-se admitir mecnico-auto com experincia na rea e com carta de conduo de ligeiros

Ensino
CEntro DE EXPLiCaEs inDiViDuais, do 5. ao 12. e ensino
superior, a todas as disciplinas, c/ professores experientes e c/ consultas de terapeuta da fala, dislexia e psicologia. Pequenos Gestos. Telef: 239 703 010 // 917 640 021 www. maia-ferreira.com

- Ref 588124797 sourE - empresa do ramo da construo civil pretende admitir um servente para cofragens ou indiferenciado habituado a trabalhar na construo civil - obra em Coimbra a entidade d transporte a partir do estaleiro (perto de Lourial). A empresa tem outra obra Beja onde ira precisar tambm de carpinteiros de cofragens e um ajudante dando tambm transporte a partir do estaleiro.
tCniCo DE VEnDas - Ref 588124948 FiGuEira Da FoZ- empresa de servios de contact center, pretende admitir tcnico de vendas, com ou sem experiencia, mas com vocao para a rea comercial, boa capacidade de comunicao, argumentao e tratamento de objees, empatia e boa capacidade de relacionamento, orientao comercial e para trabalhar por objetivos, respon-

FiEL DE armaZm - Ref 588131327 mira - pretende-se admitir pessoa com experiencia na conduo de veculos de elevao e transporte para armazm. Necessita ter experincia na execuo de tarefas de picking aJuDantE FamiLiar- Ref 588132830 FiGuEira Da FoZ/aLQuEiDo - pretende-se admitir ajudante familiar preferencialmente com experiencia. outros CoZinHEiros- Ref 588133355 FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir pessoa com experincia na confeo de pizzas. LubriFiCaDor DE mQuinas - Ref 588134008

GRANDE MDIUM VIDENTE INTERNACIONAL ESPECIALISTA EM TODOS OS PROBLEMAS VINDO DO CENTRO MAIS IMPORTANTE DE ASTROLOGIA

VIDENTE HADJA

35910

FiGuEira Da FoZ - pretende-se admitir pessoa com experincia na rea de lubrificao industrial, manuteno industrial.

Iniciado desde os 8 anos de idade! O poder da sua vidncia ir ajudar a resolver TODOS OS SEUS PROBLEMAS: Mesmo que sejam problemas de longo tempo, dio, lcool, jogos, maus-olhados, nanceiros, afectivo, negcios, depresso, insucessos, dez tipos de doenas incluindo casos desesperados, sorte trabalho, quaisquer complexos fsicos ou morais. Torna invulnarvel qualquer pessoa que queira ser! Prev os perigos indicando todas as preocupaes a tomar. Conhecido por garndes personalidades do mundo inteiro. xito em todos os domnios. Exame do sexo para ter fora no amor. Se o teu marido ou a tua mulher foi embora, vem consultar-me irs v-lo(a) na mesma semana. Faz emagrecer ou engordar. Resultados rpidos e garantidos a 100% em 3 dias. Trabalho honesto, srio, e ciente e rpido (por correpondncia, enviar um envelope com selo). Se quer comear uma nova vida contacte-me.
R. Casal Vagares, 40 R/C dto Sto Antnio dos Olivais 3030-141 Coimbra (junto ao Leroy Merlin)

Matemtica Fsico-qumica, Alga, Estatstica, Mtodos Quantitativos, Numrica, Computacional, Complexa, Previso. Econometria. Mts. Investigao. Anl. Dados, etc. Contactos: 964 157 116 // 910 460 545 // 239 711 544, matstat.spss@gmail. com

PrEParao EXamEs,

outros
rECHEio DE rEstaurantE VEnDE-sE, todo o mobilirio
existente (mesas, cadeiras, bancas de inox, etc.), maquinarias (maquinas de lavar, frigorficos industriais, exautores, microondas, etc.). O prprio. Telem: 960 252 128

Centro de Emprego e Formao Prof. do Pinhal Interior Norte Servio de Emprego e Formao Prossional de Arganil
Av. das Foras Armadas - Edifcio Argogest 3300-011 Arganil - PORTUGAL Tel: +351 235 205 984/5

964 243 553 / 918 369 474 / 239 100 391


PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO Consulta de 2. a Sb. das 9h30 s 21h. Trabalho rpido e e caz.

sErVEntE FLorEstaL

REF. 588067525 - A tempo Completo - Arganil No exigida experincia na profisso


EmPrEGaDo DE mEsa

outros trabaLHaDorEs no QuaLiFiCaDos Da inD transFormaDora

REF. 588128058 A tempo completo - Tbua No exigida experincia na profisso REF. 588129227 - A tempo Completo - Gis No exigida experincia na profisso
sErVEntE FLorEstaL

ASTRLOGO MESTRE KANDURA


Africano, Vidente e Curandeiro, ajuda a resolver problemas mais difceis ou graves com siglo e rapidez: amor, insucessos, depresso, negcios, justia, impotncia sexual, maus olhados, invejas, doenas espirituais, vcios de droga e lcool. Cura certas doenas crnicas atravs de remdios e chs africanos. Arranja e mantm empregos, aproxima e afasta pessoas amadas. L a sorte e d previses da vida e do futuro. Se quer prender a si uma vida nova, e pr m a tudo o que o preocupa, contacte o Mestre Kandura, que tratar o seu problema com e ccia e honestidade. Pagamento depois do resultado positivo. Marcao: pessoalmente, carta ou telefone. No se preocupe com nada. Contacte o Mestre.

saDE
massaGista tntriCa, em SPA de luxo (sem convvio). Telem: 927 567 256 massaGista tEraPEuta, com
muita simpatia em SPA de luxo. Visite-me! Telem: 913 557 389

REF. 588100709 - A tempo Completo - Arganil Com experincia na profisso


EmPrEGaDo DE mEsa

REF. 588121752 A tempo completo Arganil No exigida experincia na profisso


VEriFiCaDor DE QuaLiDaDE

REF. 588129970 - A tempo Completo - Tbua Com experincia na profisso


outros trabaLHaDorEs no QuaLiFiCaDos Da inD transFormaDora

CabELEirEiro

Ref. 588126290 A tempo Completo - Tbua No exigida experincia na profisso

REF. 501789227 - A tempo Completo Tbua No exigida experincia na profisso

Resultados rapidamente 5 dias positivos 100%

AlmAGmea
sEnHor rEsiDEntE na FiGuEira Da FoZ, c/ casa e
carro, deseja conhecer senhora, fisicamente apresentvel, entre os 50/61 anos, para convvio e possvel compromisso. Telem: 916 348 993

Consultas das 9 h s 21h de Segunda a Domingo

38018

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formao, IP. Para obter mais informaes ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando referncia (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Alerta-se para a possibilidade de ocorrncia de situaes em que a oferta de emprego publicada j foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilizao ao Dirio As Beiras e a sua publicao.

Telem.: 912 713 524 / 961 714 985 239 101 478
(Junto Estao da Rodoviria de Coimbra)

20 | agir | anncios & classificados


1 LiNDa mULHEr, loirinha Um DoCE...Um PECaDo...,

dirio as beiras | 06-08-2013

relax
Coimbra
39533 * Foto Real

safadinha, meiga, sexy. O. natural, adora por trs. Telem: 915 554 413

elegante, meiga. Massagem profissional na marquesa. Telem: 966 058 261

1 VEZ CHiNESa, bonita, alta,

Portuguesa, jovem, corpo de modelo. Dominao, massagens. Casais, TB hotis, 24H. Pea-me o que queira que no lhe nego a nada Telem: 915 185 564

PORTUGUESA

18 Aninhos, Meiguinha, Apertadinha, Safadinha...

39561

39528

Morena Sensual Bumbum Atrevido Adoro Tudo nas Calminhas...

1 VEZ CLaSSE E SENSUaLiDaDE!!, bela portuguesa 19 anos, corpo


de menina. Sozinha em privado. Telem: 926 122 012

CaNTaNHEDE NoVaS Na CaSa, menina traos orientais, 19A,


mamas XXXL + amiga 21A morena, lindas, meigas e completas. Juntas ou separadas. Telem: 919 198 873

mm Hum cia!! i del


40tona! P XXXL Kero-te dar prazer! Realizar tuas fantasias! Meiga. Telefona-me! Dominaes Acessrios Cintura Casais/Deslocaes hotis

912 662 804


CaSa NoVa Na FiGUEira,
portuguesa + amiga brasileira, o. natural. Aceita colaboradoras. Telem: 925 293 157

Telem: 918 469 039


SoL, bonequinha de luxo, 1 vez na Figueira da Foz das 10H00 01H00. Telem: 914 304 183 TriNToNa SoZiNHa, loirinha, olhos azuis, peito grande, rabo grande, o. natural. Telem: 927 341 021 Aceita colaboradora. ViVa, 43a, peito XXXL, 48/50, portuguesa, carente, meiga, tudo nas calmas. Acessrios de cintura, dominaes, o. nat. at ao fim. Deslocaes. Telem: 919 748 492 S ns ident.

1 Vez Portuguesa 30A A qualidade que procura!

apetitosa, meiga e quentinha. Mxima higiene. Venha conferir! 24 H. Telem: 914 939 656 // 964 222 237

1 VEZ DoCE QUarENToNa,

FiGUEira Da FoZ

Bela Ruiva
39573

Coimbra 1 Dia, 1 vez K. fao

961 387 455


S ns ident.
Vem conhecer... Uma jovem portuguesa muito bonita, espera por ti... Corpo fascinante. Simptica. Meiga. Vais gostar!! Mxima higiene. Bom estacionamento. Telem: 969 255 858

isso. Portuguesinha, muito meiga e elegante. Telem: 924 116 131

a bELa Do VEro oraL DELiraNTE!!! P.XXL NaT... duda-ruivabela.blogspot.com 910 778 837 / 926 708 876
37162

962 031 820


(S n. ident.)

escultural, seios grandes, sigilo/ privado. Telem: 926 891 772

Loira mEiGUiNHa, corpo

NoViDaDE CaroL, deliciosa,

1 aDorVEL LoiriNHa, linda e


gostosa, adora dar e receber prazer, 23A, 1 doce de menina. Apt. discreto, vdeo, acessrios, simulao masculina. S ns ident. Telem: 913 258 307

39576

1 abriGo mUiTo DiSCrETo!!,

ENFErmEira DESEmPrEGaDa, linda, meiga, corpo escultural.


Atendimento meia liga e salto. Massagens. Telem: 918 891 277

belos peitos, corpo de Eva, sexo de Ado, completssima. Telem: 918 091 223

1 VEZ LiNDa TraVESTi, com

morena 25 anos meiga, peito XXL, espanholada, O. natural at ao fim, 24h. Telem: 961 059 310

Menina meiguinha

1 aDorVEL PorTUGUESa,

apartamento discreto, mximo sigilo, massagem ertica e relax em marquesa. Ambiente tranquilo. Telem: 918 086 653

JoVEm CariNHoSa, em

1 VEZ SaNDra, seios grandes,

1 Vez Figueira
Acessrios de Cintura Massagem Profissional

lindssima, O. natural, delirante at ao fim. Massagem relax sem pressa. Confira! Telem: 965 542 767

PombaL
1 VEZ mENiNa, muito elegante, simptica, atraente, adora beijinho na boca, o. gulosa + massagem. 24h. Comigo vale tudo! Telem: 913 658 719 PombaL mEiriNHaS, novidade
portuguesa + amigas de vrias nacionalidades. Visita-nos. Telem: 969 777 749 // 919 815 328

Isabel, 50A, meiga e desinibida. Est em apartamento privado e confortvel. O. natural. Telem: 919 064 175

Atende todos os dias Telem: 962 003 408

1 braSiLEira, quentinha e meiga.

1 DELiCioSa PorTUGUESa + amiGa!, Sedutoras, elegantes,

Massagens Especiais

Act., Dominante Sexo sem Limites Para iniciantes e Curiosos

Jovem Bem Dotado

39577

1 bELa PorTUGUESa, tima


formao, alta, bonita, corpo escultural, simptica, com charme, discreta, sedutora e muito elegante. Apartamento prprio. Ambiente calmo e discreto. Speak english. Telem: 964 689 284

a NoV. TraVESTY, boneca sexy, bumbum guloso, o. natural, FM + Beijinho, + banho de leite. Dote 21X5, 24H. Telem: 910 311 961
ltimos dias, 40A, corpo de 20, boas mamas, meiguinha, sexy, completa. Atend. local privado sem pressas. Os amigos que j me conhecem venham dizer adeus para sempre! Para os que no me conhecem ltima oportunidade. Telem: 969 446 848 seios lindos, O. natural, molhadinho e picante. Toda boa, sem pressas. Confira! Telem: 965 542 720

963 459 272


QUarENToNa, atraente, peludinha, envolvente e desinibida. Amante prefeita. Espero por Ti!! Telem: 915 836 579 // 965 563 639

aDorVEL SENHora S,

meigas e simpticas. Venha apagar o nosso fogo! (c/ proteo/higiene) S ns ident. Telem: 924 017 229

919 087 567

1 Jia PorTUGUESa,
quarentona, peito lindo, botozinho, O. nat. at ao fim. Massagem relax sem presas. Fala 4 idiomas. Um prazer de mulher! S ns ident. Telem: 924 316 823

PROFESSOR

Atende com calma. Telem: 914 204 447

mENiNa, meiguinha, simptica.

Tlf 239 827 891 Tlm 966 658 785 / 918 371 443
FACILIDADES DE PAGAMENTO - RESULTADOS TRABALHO GARANTIDO NUM MXIMO DE 9 DIAS

SEIDI

VIDENTE

MEDIUM INTERNACIONAL

1 Hora DE maSSaGEm, com

ousadia e sensualidade, relax, antistress, reflexologia podal e Quirmassagem. Telem: 910 435 279
37107

PorTUGUESa DiVorCiaDa,
meiguinha e carinhosa, s ns identificados. Ligue. Telem: 962 637 868

1 VEZ 21 aNiNHoS, meiguinha, sensual, atende em lingerie, privado, sem pressas. Telem: 919 844 379

boNECa LoiriNHa, meiguinha,

aSTrLoGo GraNDE mESTrE

mESTrE mUTar
239 821 723 917 863 970 964 817 682
FaCiLiDaDES PaGamENTo
TRABALHO GARANTIDO C/ RESULTADOS RPIDOS Grande Cientista
Espiritualista, Curandeiro, descendente de uma poderosa e antiga famlia de curandeiros, dotado de conhecimentos e poderes absolutos de magia negra e branca e feitios herdados dos imprios de mali, Senegal, Gabu. baseado nestes poderes e conhecimentos mgicos ajuda a resolver problemas difceis ou graves rapidamente: amor, insucessos, depresses, negcios, justia, impotncia sexual, maus olhados, invejas, doenas espirituais, vcios de droga, tabaco e alcoolismo, ajuda a arranjar e a manter o emprego. aproxima e afasta pessoas amadas com rapidez total. Se quer prender a si uma vida nova e pr fim a tudo o que o preocupa no perca tempo, contacte o GraNDE mESTrE mUTar. Ele tratar do seu problema com eficcia e honestidade.

Grande cientista, espiritualista e curandeiro; descendente de uma antiga famlia com conhecimentos e poderes absolutos de Magias Negra e Branca e feitios dos Imprios de Mali, Senegal e Gabu. tambm professor dos astrlogos em Senegal, Gmbia, GuinKonacri e Mali. Conhecedor de casos desesperados, ajuda a resolv-los mesmo de longo tempo, grande ou grave e de difcil soluo como por exemplo doenas fsicas e espirituais, negcios, impotncia sexual, justia, invejas, prender ou desviar, afastar e aproximar pessoas amadas. L sorte, d previso da vida e futuro. Faz trabalho distncia pelo bom esprito e forte talism. O sucesso no futuro depende da sua deciso, pois possvel dominar qualquer situao com feitio e poder. Ponha fim a tudo o que o preocupa. No deixe agravar os seus problemas. Tenha tranquilidade e certeza na sua vida material, profissional e sentimental. Contacte o Prof. Seidi, pois ser o seu indispensvel. Pois pessoa dotada de grandes poderes e feitios irresistveis.

Consultas: De Segunda a Sbado, das 9 s 21 horas Marcao: pessoalmente ou por carta Rua Figueira da Foz, n. 39 - 3. Esq. - 3000-184 Coimbra
36644

33660

ASTRLOGO

PROF. MESTRE SAFI


239 826 782 | 917 834 763 | 966 386 313 Voc merece ser feliz, consulte-me no dia e na hora que precisar No h vida sem problemas, nem problemas sem soluo.
Ajuda em todos os problemas: amor, doenas fsicas e espirituais, negcios, impotncia sexual, justia, invejas, maus-olhados, vcios de droga, tabaco, lcool, homens e mulheres fugitivos dos seus pares. L a sorte, d previso de vida e futuro. Faz trabalho distncia. Se no quer sofrer mais, contacte o Prof. SAFI.

Consultas - 20 Euros - 2 a Sbado marcaes pessoalmente, carta ou telefone, das 09H00 s 22H00

av. Ferno de magalhes n. 465 b - 6F (porta esq. ao p das Finanas) - 3000-177 Coimbra

Marcao por telefone, carta ou pessoalmente,

2. a Sb. 9H s 21H Av. Ferno de Magalhes,- 465 - B, 6. A 3000-177 Coimbra

06-08-2013 | dirio as beiras

culturas
6 A regra do jogo, de Jean Renoir, o filme que a Fila K Cineclube e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, exibem hoje, s 21H30, no mbito do ciclo Clssicos do cinema ao ar livre nos jardins daquele espao museolgico e patrimonial. 6 Cinema ao ar livre regressa
Casa de Ch do Jardim da Sereia, em Coimbra, a 8 de agosto, s 22H00, com a exibio do filme O homem elefante, de David Lynch. A entrada gratuita e a iniciativa pertence Fila K Cineclube e APPACDM.
DR

viver

ltimo filme de Paulo Rocha uma imensa despedida


111 O filme Se eu fosse ladro... roubava, que o realizador Paulo Rocha fez antes de morrer e que se estrear no festival de cinema de Locarno (Sua), uma imensa despedida, disse Lusa o encenador Jorge Silva Melo. Paulo Rocha morreu em dezembro passado, aos 77 anos, deixando por estrear esta longametragem, que ser exibida fora de competio, no prximo dia 14, no Festival de Cinema de Locarno, que comea amanh. Jorge Silva Melo foi um dos primeiros a visionar o filme, tendo escrito um texto, a pedido da Cinemateca, para acompanhar a divulgao internacional da obra. Para o encenador, Se eu fosse ladro... roubava um filme extremamente comovente, doloroso, feito beira da morte, magistralmente filmado. uma imensa despedida, mas no com arrependimento. uma despedida com vitalidade. O filme articula uma fico baseada nas memrias da vida do pai de Paulo Rocha, com imagens que o realizador retirou de vrios filmes seus, dando-lhes uma nova interpretao. um filme sobre uma partida para longe. At final do ano, a Cinemateca far uma homenagem a Paulo Rocha.

Festival Dias da Lua anima Quarta-Feira


111 A aldeia de Quarta-Feira, localidade da freguesia de Sortelha, no Sabugal, est a promover o festival Dias da Lua 2013, que integra diversas atividades at 12 de agosto. O evento, organizado pelo grupo de teatro Guardies da Lua e pela Cmara Municipal do Sabugal, inclui oficinas de teatro e pintura, espetculos de teatro, desportos radicais, jogos tradicionais e um passeio pedestre, entre outras atividades. O festival encerra com Os filhos do Vento e da Lua, pelos Guardies da Lua.

Neve em silncio - A intoxicao invisvel do rtico, de Jan van den Berg, foi o filme vencedor em 2012

CineEco tem 400 filmes inscritos para a 19. edio


O CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, na sua 19. edio, decorre entre os dias 19 e 26 de outubro de 2013 em Seia, com filmes provenientes de 40 pases
1 1 1 A organizao do CineEco Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou que recebeu a inscrio de 400 filmes para o certame, a realizar em Seia de 19 a 26 de outubro. Segundo Mrio Jorge Branquinho, diretor do festival, os filmes inscritos so provenientes de 40 pases e concorrem s vrias seces competitivas. As obras selecionadas sero anunciadas at um ms antes do festival, de acordo com o regulamento, refere o mesmo responsvel, numa nota enviada agncia Lusa. Portugal o pas mais representativo com mais de 70 filmes, entre curtas e longas-metragens, seguindo-se o Brasil com mais de 50, o que refora a aposta na lusofonia, uma componente importante do festival, assinalado. Segundo a organizao, para alm da seco da lusofonia, o CineEco conta ainda com uma competio internacional, que integra longas, mdias e curtas-metragens de fico, animao e documentrio. prestgio no quadro de festivais internacionais de cinema, sendo um dos membros fundadores da plataforma internacional Green Film Network - www.greenfilmnet. com , refere ainda Mrio Jorge Branquinho. O festival, organizado pela Cmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgao de valores naturais e ecolgicos, atravs do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renovveis, requalificao urbana, alimentao biolgica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedaggica. As entradas para o festival so livres em todas as sesses, excepo das sesses comerciais das 21H30 (Panorama Nacional/ Internacional) no Cineteatro de Seia e das sesses do Panorama Infanto-Juvenil de sbado e domingo, com o bilhete normal a custar 3,5 euros e aquele comprado com o carto municipal a custar 1,75 euros.

O CineEco o nico festival em Portugal e o segundo mais antigo do mundo dedicado temtica ambiental

1 Portugal concorre com mais


de 70 filmes,seguindo-se o Brasil com mais de 50, reforando-se assim a aposta na lusofonia

Museu do Ca e Siega Verde com bilhete nico


1 1 1 Uma parceria entre a Fundao Ca Parque e a Junta de Castela e Leo, Espanha, permitir a criao de um bilhete nico para visitar o Museu do Ca e o stio arqueolgico de Siega Verde. O territrio que une o Museu do Ca, Parque Arqueolgico do Vale do Ca e o stio arqueolgico de Siega Verde, situado em Villar de la Yegua, Salamanca , ambos patrimnio da humanidade , estende-se por cerca de 60 quilmetros entre Portugal e Espanha.

2 As obras selecionadas

sero anunciadas at um ms antes do incio do festival a decorrer em Seia

O CineEco, que cumpre este ano a sua 19. edio, o nico festival em Portugal e o segundo mais antigo no mundo dedicado temtica ambiental e afirma-se como uma marca de

P2 I
1

P2
1

22 | viver |

sade e bem estar


Passatempos

D
Passatempos Passatempos E

A 1dirio as beiras | 06-08-2013 R1 N3 T 1 E 1 R1 I

SOLUES: KEN&KEN

D 111 O bastonrio da OrA E dem dos Mdicos garantiu 1 E J ontem que o medicamenDR FF B 111 O secretrio-geral to recusado a doentes nos 1G PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE K da Liga Portuguesa Contra o trs Institutos Portugueses G P2 C Cancro (LPCC), Vtor Veloso, de Oncologia (IPO) Lisboa, HH 1 2 3 4 e Coimbra 5 6 7 tem 8 efi9 10 L11 12 13 14 15 disse ontem que vai pedir Porto 11 2 D 1 2 1 A esclarecimentos aos trs ccia comprovadssima e I I A Institutos Portugueses de o maior avano dos ltiI 1 N3 T 1 E 1 E 1 1J J M B Oncologia (IPO) e ao MinismosPoro anos contra cancro da HORIZONTAIS: 1 - Caminhar . Musgoso. 2 - Dotes naturais. de o fios A1 trio da Sade sobre a aleprstata, responsabilizando F KK P P2 2 3 - Acol. Oferecer em holocausto. 4C - Amamentar . Stima nota da gada recusa aos doentesdobados. de a tutela pela deciso econoN 1 LL D2 E 1 P 2 escala musical. 5 - Nivelar . Anuncia. 6 - CorpoDsimples, gasoso, G medicamentos inovadores. micista. A 1 amarelo-esverR1 M Em declaraes agncia Entretanto, o presidente deado, de cheiro activo e sabor custico. Cabo nutico onde se prendem os do M HORIZONTAIS: 11 -Caminhar . Musgoso. Dotesnaturais. naturais.Poro Poro de fios O 1 HORIZONTAIS: Caminhar. Musgoso. 2 2-H Dotes de fios IConselho 1 N 3 T de 1 E 1 R 1 I 1 O1 R 1 O E Lusa, a propsito de uma dobados. 33 - Acol. Oferecer 4- Amamentar. Amamentar .Stima Stima nota da papa-figos e as velas para as segurar do lado donde sopra o vento. Administrao 7 - Ave perN dobados. - Acol. Oferecerem emholocausto. holocausto. 4 nota da escala musical. 5 - Nivelar . Anuncia. 6 - Corpo simples, gasoso, amarelo-esver- N notcia veiculada ontem no do IPO de Lisboa, Francisco escala musical. 5 Nivelar. Anuncia. 6 Corpo simples, gasoso, amarelo-esverA S P 1 1 2 F A 1 C2 I nalta africana. Pequeno patamar . 8 Designa dor , admirao, repugnncia deado, de cheiro activo e sabor custico. Cabo nutico onde se prendem os O Dirio de Notcias (DN), que Ramos, explicou Lusa que deado, de cheiro activo e sabor Cabo nutico onde se os 3sopra 1prendem 8 4custico. 1 papa-figos 1 e as velas1 para as segurar do lado donde o vento. 7 - Ave per- O (interj.). T ribunal da chancelaria da cria romana. 9 - Mensageiro (fig.). Matilha de papa-figos e as velas para as segurar do lado donde sopra o vento. 7 - Ave perd conta de que a Ordem os medicamentos em 1 Icausa D2 E R 1 P2 O 1 S1 1 G nalta africana. Pequeno patamar . 8 - DesignaJ dor , admirao, repugnncia nalta africana. Pequeno patamar. 8 - Designa dor, admirao, repugnncia (interj.). T ribunal da chancelaria da cria romana. 9 - Mensageiro (fig.). Matilha de A . 10 - Apupar . Discurso. 11 - Quantidade de cabedal para calado. dos Mdicos ter pedido ces ex- a correr so muito caros e com be(interj.). Tribunal da chancelaria da cria romana. 9 - Mensageiro (fig.). Matilha de ces a correr . 10 - Apupar . Discurso. 11 - Quantidade de cabedal para calado. O O 1 1 A 1 H plicaes ao MinistrioAquelas. da nef cios muito reduzidos ces a correr. 10 Apupar. Discurso. 11 Quantidade de cabedal para calado. K INSTRUES Utilize as letras para criar uma pa INS Aquelas. INST Aquelas. Sade sobre uma alegada e eficcia que no ma 1 N3 A Aduvidosa, 1 C2 A 1 N 3 T 1 O 1 R1 I maior nmero de pontos, utilizando as casas qu maio po VERTICAIS: 1 - Jornada. Que existe presentemente. 2 - Ave parecida com P U 2 a 1 D 2 L recusa dos trs IPO (Lisboa, constam do formulrio napor 2 VERTICAIS: 1 Jornada. Que existe presentemente. 2 Ave parecida com a par pomba. . 3 -multiplicar Fmea do melro. Insignificncia (fig.). 4 - Dividir ao meio. por 2Purificar ou 3, palavra por 2 ou 3). Utilize VERTICAIS: 1 - Jornada. Que existe presentemente. 2 - Ave parecida com E a1 Porto e Coimbra) em fornecional do medicamento. T 1 J para pomba. Purificar. 3 Fmea do melro. Insignificncia (fig.). 4 Dividir ao meio. de Que se refere a dois. 5 - A unidade. Doutrina segundo a qual, o organismo, sob O 1 M de 24 Que se refere a dois. 5 - A unidade. Doutrina segundo a qual, o organismo, sob para os maximizar. No so permitidos nomes p pomba. Purificar . 3 - Fmea dodades melro. Insignificncia (fig.). 4 Dividir ao meio. cer medicamentos a doenObastonrio da Ordem 2 - Dotes a influncia de uma doena, elabora as substncias destinadas a combat-la. que existem. Alguns HORIZONTAIS: 1 - Caminhar. Musgoso. Poro de fios aDoutrina influncia de uma elabora substncias destinadas a combat-la. O 1 doena, I A R 1 G 4 N 36 1naturais. 1ou K - Dormitrio. sistema que se afastaas da crena geral. Rebocar .7 tes com cancro, Vtor Veloso dos Mdicos, Jos Manuel Silhospitais do tudo, outros pontos: Experiente ; entre 15 e 24, para Avan Que se refere a dois. 5 - A unidade. Doutrina segundo a qual, o organismo, sob S dobados. 3Acol. Oferecer em holocausto.de 4 -6Amamentar. Stima nota da 7Dormitrio. -24 Doutrina ou sistema que se afasta da crena Graceja. 8 - Perfume. Instrumento de Matemtica. 9 - Rebocar. Substncia utilizada N geral. R 1 SU disse ter ficado muito preova, desmentiu afirmaes no do uma situInstrumento de Matemtica. 9 - Substncia utilizada para Graceja. 8gasoso, -os Perfume. condimentar alimentos. Que mal se v. 10 - Empunhar . Popularidade. escala musical. 5 -combat-la. Anuncia. simples, amarelo-esver1 R 1 6 - Corpo P2 U Das R 1Nivelar. 2 O 1 L a influncia de uma doena, elabora asnada. substncias destinadas a condimentar os alimentos. Que mal se 10 - Empunhar. Popularidade. GR 11 - Que ocupa ose primeiro lugar .os Contr . v. da prep. a com o art. def. os. cupado com a situao. deste responsvel, garantinao que, a nvel nacional, deado, de cheiro activo e sabor custico. Cabo nutico onde prendem O a com o art. def. os. 7 Dormitrio. 6 - Doutrina ou sistema que se afasta da crena geral. Rebocar . GRA 11 - Que ocupa o primeiro lugar. Contr. da prep. O O 1 1 uma situao de preodo que a eficcia deste mediquase caricata e M inconspapa-figos e as velas para as segurar do lado donde sopra o vento. 7 - Ave perHORIZONTAIS: 1 - Caminhar. Musgoso. 2 - Instrumento Dotes naturais. Poro de fios de Matemtica. 9Substncia utilizada para Graceja. 8 - Perfume. nalta africana. Pequeno patamar. 8 - Designa dor, admirao, repugnncia Objetivo da Liga 4 - Amamentar. cupao para a Liga porque camento est comprovada, titucional. A nossa constidobados. 3 - Acol. Oferecer em holocausto. Stima nota da A 1 E 1 F 4 I 1 N3 T N R 1 (interj.). Tribunal da chancelaria da cria romana. 9 - Mensageiro (fig.). Matilha de defender doente ns somos a associao que justifica-o, afirmando condimentar os o alimentos. Que mal se v. 10 - Empunhar . Popularidade. tuio diz que todos os do- mas escala musical. 5 - Nivelar. Anuncia. 6 - Corpo simples, gasoso, amarelo-esverces a correr. - Apupar. Discurso. 11 - Quantidade de cabedal para calado. deado, de cheiro activo e sabor custico. Cabo nutico onde prendem os ter oncolgico colaborar representa mais expressivaque os10 IPO no tm de facentes tm de osO mesmos KEN&KEN ##### GRAU DE DIFICULDADE 11 - Que ocupa oeprimeiro lugar .se Contr . da prep. a com o art. def. os. INSTRUES Utilize as letras par Aquelas. papa-figos e as velas para as segurar do lado donde o vento. 7 - Ave perKEN&KEN com as instituies e sopra direitos mente os doentes oncolgito outra hiptese que no e as mesmas acesnalta africana. Pequeno patamar. 8 - Designa dor, admirao, repugnncia maior nmero de pontos, utilizand FCIL DIFCIL T1 X8 I1 N 3 medicamento, 1 E centros de referncia cos e porque existem ligaa4 recusa do sibilidades. Por isso,A este 1 F (interj.). Tribunal da chancelaria da cria romana. 9 - Mensageiro (fig.). Matilha de por 2 ou 3, multiplicar palavra por VERTICAIS: 1 - Jornada. Que existe presentemente. 2 - Ave parecida com a FCIL DIFCIL es muito estreitas entre os uma vez que este no consum assunto de Estado, um ces a correr. 10 - Apupar. Discurso. 11 - Quantidade de cabedal para calado. para os maximizar. No so permit pomba. Purificar. 3 - Fmea do melro. Insignificncia (fig.). 4 - Dividir ao meio. 1 Veto dos IPO atinge INSTRUES Utilize para uma palavra. segundo O objectivo conseguir o Aquelas. centros de oncologia, disse. ta doas formulrio, sob pena assunto para o Ministrio de 24 pontos: Experiente; entre 1 Que se refere aletras dois. 5 - A criar unidade. Doutrina a qual, o organismo, sob maior nmero de pontos, utilizando as casas que do mais pontos (multiplicar letra alguns frmacos De acordo com o DN de de virem a ser responsabilida Sade, sublinhou. a influncia de uma doena, elabora as substncias destinadas a combat-la. por 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que j esto no tabuleiro VERTICAIS: 1 - Jornada. Que existe presentemente. 2 - Ave parecida com a considerados ontem, o veto dos IPO atinge zados.Um despacho do seO responsvel disse tam6 - Doutrina ou sistema que se afasta da crena geral. Rebocar. 7 - Dormitrio. para os maximizar. No so permitidos nomes prprios nem estrangeirismos. Mais pomba. Purificar. 3 - Fmea do melro. Insignificncia (fig.). 4 - Dividir ao meio. SUDOKU 9X9 demasiado caros alguns frmacos, consideracretrio de Estado da Avanado Sade, bm que a Liga no est Instrumento de Matemtica. - Substncia utilizada para Graceja. 8 - Perfume. de 24 pontos: Experiente ; entre 15 e 24, ; menos 9 de 15, Promessa Que se refere a dois. 5 - A unidade. Doutrina segundo a qual, o organismo, sob condimentar Que mal se v. 10 - Empunhar. Popularidade. dos demasiado caros e que, de 14 os dealimentos. junho, estabelece favor de terapias que esto a influncia de uma doena, elabora as substncias destinadas a combat-la. GRAU DE DIFICULDADE #### 11 - Que ocupa o primeiro Contr. da prep. a com o art. def. os. - Dormitrio. 6 - Doutrina ou sistema que se afasta da crena geral. Rebocar. alegadamente, levantam o princpio e aslugar. regras de em 7 fase experimental e que SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL Instrumento de Matemtica. 9 - Substncia utilizada para sobrevivnGraceja. 8 - Perfume. dvidas quanto eficcia. elaborao do Formulrio zer uma restrio drstica no do uma FCIL DIFCIL condimentar os alimentos. Que mal se v. 10 - Empunhar. Popularidade. SO A verificarem-se si- oem Nacional do Medicamento determinados medicia e qualidade ##### GRAU DE DIFICULDADE 11estas - Que ocupa primeiro lugar. Contr. da prep. a com o art. def.adequada os. tuaes, devem ser esclare- camentos pe em causa o de vida ao doente. Estou a e probe a aquisio de meSOLU INSTRUES cidas e penso que o Minis- tratamento inovador aos favor das teraputicas que dicamentos que no estejam 1 O objectivo preencher os quadrados utilizando trio da Sade tem de dar doentes oncolgicos. includos nesse formulrio. do qualidade de vida eKEN&KEN INSTRUES nmeros que completem as operaes matemticas. 1 O mdulo objectivo preencher os quadrados utilizando 1 a cara a uma situao que Vtor Veloso disse Lusa uma sobrevivncia maior E responsabiliza civil, cri2 Em com cercadura, o mesmo nmero s pode nmeros que completem as operaes matemticas. ser utilizado uma vez. alg nos parece situar-seKEN&KEN dentro que a Liga tem recebido aos doentes (). No estaminal e financeiramente os FCIL DIFCIL 2 Em mdulo fcil, com cercadura, o mesmo s pode 3 Na categoria cada linha verticalnmero ou horizontal 2de uma certa irregularida- vrias dezenas de queixas mos em tempos de despe- responsveis que autorizem ser utilizado uma vez. deve ter os nmeros de 1 a 4. a6 FCIL 3 Na categoria fcil, cada linhalinha vertical ou horizontal DIFCIL 4 Na categoria difcil, em cada devem constar de, salientou. Na opinio relacionadas com a recusa sismo ou usar medicamen- a aquisio de frmacos no ho os nmeros de 1 a 6, sem repeties. deve ter os nmeros de 1 a 4. do responsvel, a unio dos de medicamentos. includos nesse formulrio, tos que no tm interesse qu 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar trs IPO no sentido de fapelo que os administradoPreocupa-nos as desigual- nenhum, disse. ca os nmeros de 1 a 6, sem repeties. m res dos IPO no podem ser 1 - Complete jogo como um Sudoku clssico, com os algarismos de 1 a 6, uma bola e dois cartes de penalidade. os condenados por no dispen2 - Se conseguir ligar seis casas contendo os algarismos de 1 a 6 da bola at baliza, marca golo. S se pode deslocar sar os medicamentos, consihorizontalmente e ou verticalmente e no pode entrar mais do que uma vez nas seis casas para chegar ao golo. Se descobrir derou Jos Manuel Silva, que caminhos diferentes da bola baliza, uma mesma bola pode aponta diretamente o dedo marcar vriosSOLUES: golos para as duas equipas. A equipa A marca SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAV ao Ministrio da Sade. os golos na baliza da esquerda e a equipa B na da direita. O bastonrio afirma que SOLUES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FU sudoku palavras cruzadas SOLUES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRAS este medicamento tem be- CRUZADAS INSTRUES nefcios muito aconselhados 1 O objectivo preencher os quadrados utilizando INSTRUES para os doentes, est em toINSTRUES 1 O objectivo preencher os quadrados utilizando 1 O objectivo preencher os quadrados utilizando as operaes matemticas. nmeros que completem das as guidelines internacionmeros que completem as operaes matemticas. nmeros que completem as operaes matemticas. nais, nas normas de orien2 Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero 2 s pode Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero s pode 2 Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero s pode tao clnica da Ordem dos ser utilizado uma vez. ser utilizado uma vez. ser utilizado uma vez. Mdicos e da Direo-Geral 3 Na categoria fcil, cada linha vertical ou horizontal 3 Na categoria fcil, cada linha vertical ou horizontal 3 Na categoria fcil, cada linha vertical ou horizontal deve ter os nmeros de 1 a 4. da Sade, tem todos os esdeve ter os nmeros de 1 a 4. 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar deve ter os nmeros de 1 a 4. tudos que j demonstraram 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar os nmeros de 1 a 6, sem repeties. 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar os nmeros de 1 aa 6, sem repeties. amplamente sua eficcia.

Deciso Liga Contra o Cancro economicista acusa bastonrio quer explicaes sobre PALAVRAS CRUZADAS dos mdicos recusa de medicamentos
Passatempos

A1 S 1 SC F PALAVRAS CRUZADAS Palavras PALAVRAS cruzadas CRUZADAS S D2 E 1 P 2 O1 I 1 S G


A
A

H I

O 1 SCRABBLE O 1 A1 1 C2 A 1 N 3 T 2 3 4 5 6
B
B

CC D

E I

P U D O R O R

N T

SUDOKU 9X9

Sudoku

KEN&KEN

39201

solues

os nmeros de 1 a 6, sem repeties.

HORIZONTAIS: 1 - Ir, Muscoso. 2 - Dom, Meada. 3 - Alm, Imolar. 4 - Aleitar, Si. 5 - Rasar, Sim. 6 - Cloro, Amura. 7 - Tua, Patim. 8 - Ui, Dataria. 9 - Arauto, Adua. 10 - Vaiar, Oro. 11 - Solaria, As.

SOLUES: KEN&KEN

SOLUES: KEN&KEN

28 Abril 2011

47

SOLUES: KEN&KEN

SOLUES: KEN&KEN

VERTICAIS: 1 - Ida, Actual. 2 - Rola, Luir. 3 - Mlroa, Avo. 4 - Mear, Dual. 5 - Um, Isopatia. 6 - Seita, Atoar. 7 - Camarata, Ri. 8 - Odor, Mira. 9 - Sal, Sumido. 10 - Asir, Aura. 11 - Primaz, Aos.

06-08-2013 | dirio as beiras

COIMBRA (permanente)
Politxis Txis de Coimbra S. Jos Praa da Repblica Estao Nova 239 499 090 239 822 287 239 822 287 239 826 622

TV Hoje
06:30 10:00 13:00 14:15 18:00 19:00 20:00 21:15 22:30 00:00 01:00 02:45 03:00

Guia astrolgico telefones teis


CARNEIRO 21/3 a 20/4 Procure evitar alguma oscilao de humores, que, aliada a uma intensificao de sentimentos, poderia originar um desentendimento. TOURO 21/4 A 21/5 A lua nova de Sagitrio poder trazer-lhe intensificao emocional e aumento do seu magnetismo, com resultados positivos na sua vida GMEOS 22/5 A 21/6 Tendncia a causar uma boa impresso pblica, sobretudo se souber escutar os outros. CARANGUEJO 22/6 A 23/7 Permita-se um maior grau de intimidade e de partilha com quem importante para si. Poder sentir um maior apelo de fuso entre si e a pessoa amada. LEO 24/7 A 23/8 Procure ver o lado dele da questo e compreender as suas limitaes, evitando critica-lo ou julg-lo. VIRGEM 24/8 A 23/9 Conceda-se a si mesmo o valor que merece e aproveite para deixar bem clara a sua posio num assunto profissional. No desperdice o seu tempo. BALANA 24/9 A 23/10 Se estiver indeciso entre tentar transformar algum a todo o custo e simplesmente, adaptar-se a ele aceitandoo como , lembre-se que s transformamos verdadeiramente algum quando mudamos ns prprios. ESCORPIO 24/10 A 22/11 Se procura estar sempre muito seguro de si, porque que se sente tantas vezes to defesa? Esteja atento a um provvel conflito de autoridades. SAGITRIO 23/11 A 21/12 Poder ver reconhecida a sua capacidade de promover os consensos, com uma persuaso autntica e charmosa. A intuio estar em alta. CAPRICRNIO 22/12 A 20/1 O seu sentido de realismo ajudar a reforar estabilidade na sua vida. AqURIO 21/1 A 19/2 Procure desfrutar da companhia de amigos e de grupos de interesses partilhados. PEIxES 20/2 A 20/3 Poder vir a sentirse estimulado pelo gosto da competio num assunto profissional ou de estudos. Aproveite este impulso para se exceder.

Cinemas

FIGUEIRA DA FOZ Txis, Central Txis (servio permanente) 233 420 880/965 255 030/916 481 072 Praa de Txis, Praa 8 de Maio 233 423 788/233 423 500

guias & passatempos | viver | 23

farmcias
AVEIRO Anadia SCAR ALVIM (TEL. 231 512 607 ); Aveiro SADE (TEL. 234 422 569 ); Mealhada MIRANDA SUC (TEL. 231 202 166 ); COIMBRA Arganil MODERNA (TEL. 235 202 431 ); Cantanhede CENTRAL (TEL. 231 422 256 ); Coimbra SANTA ISABEL, AV. DE S DA BANDEIRA, 28 (TEL. 239 824 916 ); LOUREIRO, RUA DOS CANTONEIROS, 16/18 A B, ANTANHOL (TEL. 239 443 355 ); FARMCIA CHC (TEL. 239 442 616 )/24 horas; Condeixa-a-Nova FERREIRA (TEL. 239 945 938 ); Figueira da Foz FARIA (TEL. 233 422 776 ); Gis COROA (TEL. 235 778 021 ); Lous TORRES PADILHA (TEL. 239 971 106 ); Mira MATILDE SOARES (TEL. 231 451 255 ); Miranda do Corvo ANTUNES (TEL. 239 532 136 ); Montemor-o-Velho NUNO LVARES (TEL. 239 680 143 ); Oliveira do Hospital SANTOS (TEL. 238 644 471 ); Pampilhosa da Serra CENTRAL (TEL. 235 594 127 ); Penacova PENACOVA (TEL. 239 477 145 ); Penela PENELA (TEL. 239 569 137 ); Soure JACOB (TEL. 236 502 113 ); Tbua SIMES FERREIRA (TEL. 235 418 222 ); Vila Nova de Poiares SANTO ANDR (TEL. 239 421 155 ); LEIRIA Castanheira de Pra DINIZ CARVALHO (TEL. 236 432 313 ); Figueir dos Vinhos CORREIA SUC (TEL. 236 552 312 ) Leiria LIS (TEL. 244 882 609 ); Pedrgo Grande BAETA REBELO (TEL. 236 486 133 ); Pombal BARROS (TEL. 236 212 037 ); VISEU Mortgua ABREU (TEL. 231 922 185 ); Santa Comba Do MONTEIRO (TEL. 232 891 238 ); Viseu VAZ SUC (TEL. 232 436 273 );

RTP 1

07:00 Z ig Zag 15:00 Duas Midas Nas Lonas 15:25 Iniciativa 15:30 Ei-Los Que Partem - Histria Da Emigrao Portuguesa 16:30 Sociedade Civil 18:00 A F Dos Homens 18:32 Iniciativa - Repetio 18:35 Ler +, Ler Melhor 18:40 Zig Zag 20:55 Ler +, Ler Melhor - Repetio 21:00 Ei-Los Que Partem - Histria Da Emigrao Portuguesa 22:00 Sntese 24 Horas 22:21 Agora 22:30 Sangue Fresco 23:30 Lado B 00:30 Pedro E Ins 01:35 Agora - Repetio 01:40 Euronews 07:00 E dio Da Manh 09:00 A Vida Nas Cartas: O Dilema 09:45 Querida Jlia 13:00 Primeiro Jornal 14:30 Vingana 15:30 Boa Tarde 18:30 Cheias De Charme 20:00 Jornal Da Noite 21:45 Dancin Days 22:45 Avenida Brasil 23:45 Pginas da Vida 00:45 Investigao Criminal: Los Angeles 01:45 Donas De Casa Desesperadas 02:30 Hawthrone 03:15 Podia Acabar O Mundo 06:30 10:15 13:00 14:30 16:00 18:00 19:00 20:00 21:30 21:45 22:30 23:30 00:30 01:30 02:30 04:00

RTP 2

om Dia Portugal B Vero Total Jornal Da Tarde H Volta Portugal Em Direto O Preo Certo Telejornal Sporting De Braga x West Ham: Torneio Do Guadiana 2013 Portugueses Pelo Mundo Viva, Mas No Muito Sob Suspeita Ler +, Ler Melhor Vidas Em Jogo

SIC

TVI

22:30 T aa da Alemanha - Resumo da 1 Eliminatria 23:00 Bundesliga Goal - Anteviso Da poca 23:30 Guinness International Champions Cup 01:30 Liga Escocesa: Resumo da Jornada 02:00 Guinness International Champions Cup
O DIRIO AS BEIRAS no se responsabiliza por eventuais alteraes que os canais faam programao diria agendada.

SPORT TV1 SPORT TV1

irio Da Manh D Voc Na TV! Jornal Da Uma Ningum Como Tu A Tarde Sua Doce Fugitiva Doida por Ti Jornal Das 8 Euromilhes OK KO Destinos Cruzados Mundo ao Contrrio Castle O Cdigo de Chicago Deixa-me Amar a Vida Alvim!

Coimbra Bombeiros de Brasfemes 239 910 000 Bombeiros Sapadores 239 792 800 Bombeiros Voluntrios 239 822 323 Brigada de Trnsito 239 794 400 EDP (avarias) 800 506 506 Centro Hospitalar Psiquitrico de Coimbra: Unidade de Sobral Cid 239 796 400 Unidade de Arnes 239 640 461 CP 239 828 406/239 835 242/239 837 691 Emerg. Criana Maltratada 239 702 233 Emergncia Social 239 822 139 GNR (comando) 239 794 300 H. da Universidade 239 400 400/500/600 Hospital Peditrico 239 488 700/239 480 300 Hospital dos Coves 239 443 020/239 800 100 Linha de Sade Pblica 808 211 311 Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400 Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060 GNR 239 794 300 Policia Judiciria 239 863 000 PSP 239 797 640 AC, guas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000 AC, guas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354 Lusitania Gs-Gs Natural 800 200 157 SOS Adolescente 800 202 484 SOS Mulher 239 832 073 SOS Amigo 239 721 010 SOS Estudante 808 200 204 Arganil Bombeiros 235 202 122 GNR 235 205 437 Centro de Sade 235 205 728 Cantanhede Bombeiros 231 422 122 GNR 231 422 446 Hospital 231 419 210 Condeixa Bombeiros 239 941 503 GNR 239 941 155 Centro de Sade 239 941 346 Figueira da Foz Dirio As Beiras 233 422 927 Bombeiros Municipais 233 402 800 Bombeiros Voluntrios 233 402 260 EDP (avarias) 800 506 506 GNR (Maiorca) 233 930 177 GNR (Paio) 233 940 519 GNR (Quiaios) 233 919 107 Guarda Fiscal 233 422 914 Hospital (Urgncias) 233 402 097 PSP 233 407 560 Gis Bombeiros 235 771 122 GNR 235 770 160 Centro de Sade 235 772 322 Lous Bombeiros 239 990 530 GNR 239 990 060 CP 239 993 9 52 Centro de Sade 239 995 138 Bombeiros de Serpins 239 970 000 Mealhada Bombeiros 231 202 122 GNR 231 202 351 Bombeiros Pampilhosa 231 949 122 CP Pampilhosa 808 208 208 Centro de Sade 231 202 023 Mira Bombeiros 231 480 670 GNR 231 489 500 Centro de Sade 231 489 580 Miranda do Corvo Bombeiros 239 532 194 GNR 239 532 147 Centro de Sade 239 532 420 Montemor-o-Velho Bombeiros 239 689 214 GNR 239 687 140 Centro de Sade 239 689 128 Mortgua Bombeiros 231 920 122 GNR 231 927 360 Centro de Sade 231 922 152 CP 808 208 208 Oliveira do Hospital Bombeiros 238 604 370 GNR 238 604 444 Centro de Sade 238 600 250 Pampilhosa da Serra Bombeiros 235 594 122 GNR 235 590 100 Centro de Sade 235 590 200 Penacova Bombeiros 239 477 469 GNR 239 470 160 Centro de Sade 239 477 134 Penela Bombeiros 239 560 100 GNR 239 569 135 Centro de Sade 239 569 160 Poiares Bombeiros 239 429 010 GNR 239 421 119 Centro de Sade 239 421 288 Pombal Bombeiros Voluntrios 236 212 122 Brigada de Trnsito 236 212 063 EDP (avarias) 800 506 506 CP 808 208 208 GNR 236 212 011 Hospital 236 212 130 PSP 236 218 122 Rodoviria - Beira Litoral 236 212 058/236 212 060 Soure Bombeiros 239 506 300 GNR 239 502 228 Centro de Sade 239 509 810 Tbua Bombeiros 235 412 122 GNR 235 410 430 Centro de Sade 235 410 410 Voluntrios de Vila Nova de Oliveirinha 238 604 887 962 377 373 Tocha GNR 231 440 100 Bombeiros 231 443 710

COIMBRA Dolce Vita Coimbra (Tel. 239 780 541 )

Sala 1 Os Smurfs 2 (CB) Digital Dob 11h00(S Dom), 14h00, 16h30, 19h00, 21h30, 00h00 Sala 2 Turbo (M6 ) Digital Dob 11h20 (S Dom), 13h40, 16h00, 18h30 Sala 2 WWZ : Guerra Mundial (M16 ) Digital 22h00, 00h40 Sala 3 Gru O Mal Disposto 2 (M6 ) Digital Dob 11h10 (S Dom), 13h30, 16h10, 18h40 Sala 3 Homem de Ao (M12 ) Digital 21h00, 00h15 Sala 4 Wolverine (M12 ) Digital 14h30, 17h40, 21h10, 00h25 Sala 5 A Gaiola Dourada (CB) Digital 13h50, 16h20, 18h50, 21h20, 23h50 Sala 6 S Deus Perdoa (M16 ) Digital 15h20, 22h30 Sala 6 - As Vidas de Arthur (M16 ) 19h40 Sala 7 - Monstros : A Universidade (M6 ) Digital Dob 11h40 (S Dom), 15h00, 17h50 Sala 7 Depois da Terra (M12) Digital 22h20 Sala 8 Um Homem de Familia (CB) Digital 14h10, 16h40, 19h10, 21h40, 00h20 Sala 9 Phantom Submarino Fantasma (CB) Digital 14h20, 16h50, 19h20, 21h50, 00h10 Sala 10 - Paixes Probidas (M16 ) Digital 14h40, 17h00, 19h30, 22h10, 00h35

Ganhe estas promoes com o nosso jornal !


R Visite o Portugal dos Pequenitos 5 DB = 1 Convite Adulto 3 DB = 1 Convite Infantil/Snior
Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 5 Dirio as Beiras receba 1 Convite Adulto para visitar o Portugal dos Pequenitos, ou na aquisio de 3 jornais receba 1 Convite Infantil/Snior.

loja

R Visita Quinta da Paiva - Parque Biolgico de Miranda do Corvo 3 DB = 1 Convite Adulto 2 DB = 1 Convite Criana
Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 3 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Adulto e na aquisio de 2 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Criana.

R Pack Famlia visita ao Oceanrio de Lisboa Uma assinatura > 6 bilhetes


Ganhe 6 bilhetes para visitar o segundo maior oceanrio do Mundo ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

Forum Coimbra (Tel. 239 442 917 )

Sala 1 Gru O Mal Disposto 2 (M6 ) Dob Digital 13h40, 16h00, 18h50 Sala 1 Batalha do Pacifico (M12 ) Digital 21h20, 00h15 Sala 2 Midos e Grados 2 (M12 ) Digital 14h10, 16h50, 19h30, 22h10, 00h30 Sala 3 Turbo (M6) Dob Digital 13h30, 16h10, 18h40 Sala 3 - Mestres da Iluso (M12 ) Digital 22h00, 00h35 Sala 4 Os Smurfs 2 (CB) Dob Digital 3D 13h50, 16h20, Sala 4 Os Smurfs 2 (CB) Digital Dob 19h10, 21h40, 00h10 Sala 5 Wolverine (M12 ) Digital 14h00, 17h20, 21h30, 00h25 Sala 6 A Gaiola Dourada (CB) Digital 14h20, 16h40, 19h20, 21h50, 00h20

R Pack Famlia Jardim Zoolgico Uma assinatura 5 Bilhetes


Ganhe 5 Bilhetes para visitar o Jardim Zoolgico ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

R Assinatura DB Voucher Centro ptico Sotto Mayor


Ganhe um Voucher do Centro ptico Sotto Mayor na Figueira da Foz, ao fazer uma assinatura anual do Dirio as Beiras em formato papel no valor de 110 euros. O valor da assinatura reverte integralmente para o voucher, que pode usufruir em culos de sol ou servios de optometria, contactologia e terapia visual. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas atravs do telef. 239 980 289 ou por email: assinaturas@asbeiras.pt Todas estas promoes esto disponveis na sede do nosso jornal, com as mesmas condies, em dia teis das 9h00 s 18h00.
* Campanhas atuais vlidas e limitadas ao stock existente, salvaguardando qualquer erro tipogrfico

Figueira da Foz Foz Plaza (Tel.233246362 )

Sala 1 Turbo (M6 ) (Dob.) Digital 11h00 (Dom.), 13h00 (Dom.), 15h00, 17h50 Sala 1 Depois da Terra (M12 ) Digital 21h00, 23h40 Sala 2 A Gaiola Dourada (CB) Digital 12h50 (Dom.), 15h10, 18h30, 21h20, 00h10 Sala 3 - Wolverine (M12 ) Digital 12h40 (Dom.), 15h20, 18h20 Sala 3 Wolverine (M12 ) Digital 3D 21h10, 23h50 Sala 4 Os Smurfs 2 (CB) (Dob.) Digital 11h00 (Dom.), 13h10 (Dom.), 15h30, 18h10 Sala 4 Os Smurfs 2 (CB) (Dob.) Digital 3D 21h30, 00h00 Sala 5 Gru O Maldisposto 2 (M6 ) (Dob.) Digital 11h00 (Dom.), 13h20 (Dom.), 15h40, 18h00 Sala 5 Midos e Grados 2 (M12 ) Digital 21h40, 00h20

R loja
R  QuiosqueSousa R ATabacariado
Telef. 239 810 600 Largo da Portagem // Coimbra tel 239 820 995

lojas aderentes

coimbra montemor-o-velho R  TabacariaAlvorada R PapelariaBento


Centro Comercial Dolce Vita // Coimbra tel 239723 034 Rua Dr. Jos Galvo, 222 - tel 239 680 251

lous
R QuiosqueLous
Av. S. Silvestre - Lous Telef. 239 991 569

FrumCoimbra

figueira da foz R  QuiosqueEco

cantanhede R Livraria,papelaria, tabacariaToca

Cais da Alfndega //Figueira da Foz tel 233 422 710 Buarcos // Telef.233 044 608

Rua Padre Amrico N 6 Tel./ Fax-231423843

R RotundaPapelariaLda
Nos quiosques Loja Beiras pode tambm fazer a sua assinatura do jornal (entrega de prmios at 48 horas aps cobrana) e colocar a publicidade da sua empresa ou instituio

Apreenso de carapau ilegal no valor de quase seis mil euros


DR

Mulher encontrada sem vida em Alfarelos


111 Uma mulher de 46 anos foi ontem, hora do almoo, encontrada sem vida numa zona de pinhal, com mato denso, em Casal do Redinho, Alfarelos (concelho de Soure). De acordo com informao de fonte dos Bombeiros Voluntrios de Soure, a mulher estava desaparecida desde as 10H30 de domingo, altura em que foi vista pela ltima vez. Ao final do dia de domingo foi acionada a GNR para efetuar as buscas e ontem de manh 12 elementos dos Bombeiros Voluntrios de Soure, auxiliados por cinco viaturas, bateram a zona onde a mulher tinha sido vista. Contudo, cerca das 12H00, foi encontrada sem vida, prxima da residncia. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal da Figueira da Foz para ser autopsiado.

111 A GNR, atravs do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 1.140 quilogramas de carapau imaturo. A apreenso decorreu na manh de ontem, no mbito de uma ao de fiscalizao rodoviria a mercadorias, na Barra de Mira, na freguesia de Mira. De acordo com um comunicado da GNR, o pescado tem um valor presumvel no mercado de 5.700 euros. O mesmo documento indica que o carapau, que estava a ser transportado em duas viaturas

ligeiras de mercadorias, possua um tamanho entre os nove e os 11 centmetros. Refira-se que, de modo geral, o pescado no pode ter um tamanho inferior a 15 centmetros. Dois homens identificados No mbito da apreenso foram identificados dois homens, com 60 e 52 anos. Cada um dos indivduos estava a conduzir um veculo. Desconhece-se de onde que o pescado era proveniente, assim como qual era o seu destino. No entan-

to, presume-se que o carapau teria como objetivo a comercializao. Mais de 20 toneladas apreendidas em dois meses O pescado ser analisado e entregue a instituies de solidariedade social da regio, como habitual nestas circunstncias. Recorde-se que, desde junho a GNR j deu conta da apreenso de mais de 20 toneladas de pescado ilegal, como foi noticiado na edio de 2 de agosto no DIRIO AS BEIRAS. | Joana Santos

Jovem detido em flagrante delito por furto de veculo


Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. - 3000-001 Coimbra Telefs: REDAO 239 980 280 FAX 239 983 574 SERVIOS COMERCIAIS 239 980 287 FAX 239 980 281 ASSINATURAS 239 980 289 www.asbeiras.pt redaccao@asbeiras.pt clubedoleitor@asbeiras.pt publicidade@asbeiras.pt

Tempo

Lous diz que reduo de turmas ataque escola pblica e universal


111 O executivo municipal da Lous assumiu ontem a rejeio relativamente reduo de turmas nos vrios ciclos de ensino do concelho. A tomada de posio foi conhecida ontem, aps uma reunio do executivo camarrio que visou debater as medidas recentemente implementadas pelo Ministrio de Educao e Cincia, no que se refere reduo drstica do nmero de turmas, ao consequente aumento do nmero de alunos por turma e integrao de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em turmas com nmero de alunos superior ao definido por lei, pode ler-se em comunicado. Segundo o mesmo comunicado, o executivo entende que as medidas se traduzem num grave retrocesso educativo e social, que configura um ataque escola pblica e universal. Autarquia preocupada com alunos com NEE No mbito da tomada de posio, o comunicado salienta que no esto a ser respeitadas as determinaes legais relativas criao de turmas nas quais estejam integrados alunos com NEE. Nos ltimos 39 anos, o concelho da Lous assume ter encetado esforos para a incluso e para a integrao social, particularmente e desde logo na educao, pelo que no pode aceitar que sejam criadas estas turmas, acrescenta o documento. A poupana que o ministrio pretende realizar de imediato com estas medidas acarretar prejuzos avultados, sociais e econmicos, a mdio e a longo prazos, devido ao facto das geraes envolvidas serem afetadas na sua educao e formao. Nesta situao, a autarquia recorrer a todos os meios legais para impedir estas alteraes. Na reunio que se realizou ontem, foram ainda aprovados apoios financeiros no valor de 17.500 euros a entidades do concelho.

Hoje
Mxima 26o Mnima 16o
Cu pouco nublado

111 Um homem, de 21 anos, foi detido em flagrante delito por furto de um automvel. A deteno ocorreu no passado sbado, na Praia da Barra, em Aveiro. De acordo com um comunicado enviado pela PSP de Viseu, o jovem ter sido surpreendido pelos elementos policiais dentro o presumvel carro furtado. Em sua posse tinha uma gazua e chaves de um automvel, objetos que foram de imediato apreendidos. O jovem j estava referenciado pelo mesmo tipo de crime, adianta o mesmo comunicado. O suspeito foi ontem presente a tribunal, para primeiro interrogatrio. No entanto, so desconhecidas as eventuais medidas de coao aplicadas. J. S.

Quarta
Mxima 26o Mnima 14o

Beb dentro de carro que se despistou na A1


111 Quatro pessoas, incluindo um beb, viajavam ontem num veculo ligeiro de passageiros que capotou ontem devido a um despiste. O acidente ocorreu na A1, na zona de Pombal, no sentido sul-norte. Segundo fonte dos Bombeiros Voluntrios de Pombal, alm da criana de 10 meses, viajam dentro do carro trs adultos. Apesar de ningum ter sofrido ferimentos, a criana foi transportada para o Hospital Peditrico de Coimbra por precauo. No local estiveram as corporaes de bombeiros de Soure e Pombal. J. S.

Quinta
Mxima 27o Mnima 12o
Fonte: www.meteo.pt

Mars

Figueira da Foz Preia-Mar -03H26/15H40 Baixa-Mar - 09H24/21H51

9 77087 3 776210

06014

Fonte: www.hidrogrfico.pt

You might also like