You are on page 1of 11

CDIGO PROCESSUAL DE TICA

CFESS CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL RESOLUO CFESS N 428/2002 DE 14 de MAIO de 2002

Dispe sobre as normas que regulam o CDIGO PROCESSUAL DE TICA, incluindo todas as alteraes que foram regulamentadas por Resoluo, bem como aquelas aprovadas pelo Encontro Nacional CFESS/CRESS realizado em 2001.

O CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL, no uso de suas atribuies legais e regimentais, em cumprimento deciso do CONSELHO PLENO do CFESS, em reunio realizada em 14 de maio de 2002; Considerando ser de competncia deste Conselho regulamentar os trmites processuais, atos e ritos que devem ser praticados no curso de processo disciplinar-tico, instaurado pelos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais; Considerando que todos os atos processuais, para sua validade, devem ser revestidos de formalidades e rigor, para que surtam seus efeitos jurdicos; Considerando a necessidade de garantir amplo direito de defesa por todos os meios e recursos que lhe so essenciais, o princpio do contraditrio e regular a interveno das partes das Comisses e dos Conselhos Regionais, fixando-lhes a respectiva posio processual; Considerando a necessidade de dotar os CRESS de instrumentos eficazes que possibilitem a aplicao das normas materiais, consubstanciadas pelo Cdigo de tica Profissional do(a) Assistente Social; Considerando que a reviso do Cdigo Processual de tica objetiva aperfeioar as normas processuais ali inscritas, com o intuito de alcanar um instrumento que disponha de mecanismos adequados a tutela de direitos; Considerando as alteraes ao Cdigo Processual de tica, aprovadas pelo Encontro Nacional CFESS/CRESS realizado em setembro de 2001 em Belo Horizonte; Considerando, finalmente, que tal instrumento processual possibilitar aos Conselhos Regionais e ao Conselho Federal de Assistentes Sociais como instncia recursal, perquirir a finalidade pblica e social, da qual justifica sua existncia,

RESOLVE:

Art. 1 - INSTITUIR o novo CDIGO PROCESSUAL DE TICA. Art. 2 - REVOGAR integralmente as Resolues CFESS: n 260/91 de 28 de outubro de 1991; n 289/94 de 05 de fevereiro de 1994; n 334/96 de 14 de dezembro de 1996 que foram incorporadas presente norma, e demais disposies em contrrio. Art. 3 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 14 de maio de 2002.

ELAINE ROSSETTI BEHRING PRESIDENTE DO CFESS

CDIGO PROCESSUAL DE TICA CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1 - O CONSELHO REGIONAL DE SERVIO SOCIAL - CRESS a partir de representao, queixa ou denncia de assistente social, usurio, entidade ou qualquer interessado ou de ofcio, por deliberao de membro do prprio Conselho Regional, dever avaliar se esta se enquadra nos critrios definidos pelo Cdigo de tica Profissional. Pargrafo nico - A representao ou denncia ex- ofcio poder ser apresentada por deciso da Comisso de Orientao e Fiscalizao do CRESS ou por qualquer Conselheiro(a), dirigida Comisso Permanente de tica, relatando fatos que possam ser caracterizados , em tese, como violadores ao Cdigo de tica Profissional do(a) Assistente Social, de que teve conhecimento, conforme o caso, pela imprensa; pela mdia; por visita de fiscalizao; declaraes e manifestaes pblicas e outros, mediante documento escrito e assinado pelo(a) agente fiscal e/ou Conselheiro(a), contendo os mesmos requisitos exigidos pelas alneas a a e do artigo 2 do presente Cdigo. Art. 2 - A representao, denncia ou queixa de iniciativa de qualquer interessado ou ex-ofcio, dever ser apresentada mediante documento escrito e assinado pelo denunciante, contendo: a) b) c) d) e) nome e qualificao do(a) denunciante; nome e qualificao do(a) denunciado(a); descrio circunstanciada do fato, incluindo local, data ou perodo e nome de pessoas, profissionais e instituies envolvidas; prova documental que possa servir apurao do fato e sua autoria e, indicao dos meios de prova de que pretende se valer para provar o alegado.

Art. 3 - A avaliao a que se refere o artigo 1 dever ser feita por uma Comisso de tica Permanente, instituda, pelo Conselho Pleno do Regional, atravs de Resoluo, composta, no mnimo, por trs Assistentes Sociais, devendo recair a sua Presidncia, necessariamente sobre membro do Conselho. Pargrafo Primeiro: Verificando a Comisso de tica que a representao, queixa ou denncia no preenche os elementos exigidos pelas alneas a a e do artigo 2, determinar que o interessado a emende ou a complete no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de arquivamento, a critrio exclusivo da Comisso. Pargrafo Segundo: A falta dos elementos descritos nas letras d e e do artigo 2 no impeditiva ao recebimento de denncia ou representao. Art. 4 - Recebida a denncia ou representao, o(a) Presidente do Conselho Regional de Assistentes Sociais a remeter Comisso Permanente de tica para se, necessrio e a critrio da Comisso, colher elementos e solicitar ao denunciante e ao denunciado, os esclarecimentos que julgar necessrios. Art. 5 - Com base nos elementos colhidos, a Comisso de tica poder: a) sugerir a excluso liminar da denncia, atravs de parecer escrito, uma vez que os fatos descritos no se enquadram ao Cdigo de tica Profissional do(a) Assistente Social, opinando pelo seu arquivamento; opinar pela instaurao de processo disciplinar tico, atravs de Parecer fundamentado.

b)

Pargrafo Primeiro: O Parecer da Comisso Permanente de tica, conter a sntese dos fatos, fundamentando o arquivamento e, no caso de instaurao de processo, a indicao do fato infringido pelo(a) assistente social e o enquadramento do Artigo do Cdigo de tica Profissional. Pargrafo Segundo : O Parecer da Comisso de tica dever ser elaborado no prazo de at 60 (sessenta dias), aps concludas as providncias previstas no artigo 4 do presente. Art. 6 - O parecer da Comisso de tica ser sempre, submetido apreciao e deliberao do Conselho Pleno que se realizar, imediatamente, aps o recebimento do referido documento, podendo os(as) Conselheiros(as) solicitarem esclarecimentos Comisso Permanente de tica sobre aspectos relativos ao processo. Art. 7 - No caso do parecer de arquivamento da denncia, pela Comisso Permanente de tica ser ratificado pelo Conselho Pleno, ser dada cincia s partes interessadas, que podero recorrer da deciso ao Conselho Federal de Assistentes Sociais, no prazo de 15 (quinze) dias a partir da comunicao da deciso.

CAPTULO II DA COMPETNCIA
Art. 8 - A competncia para apreciar, apurar e julgar infraes ticas em primeira instncia do Conselho Regional de Servio Social onde o(a) profissional estiver inscrito(a), ao tempo do fato punvel ou de sua ocorrncia. Art. 9 - O CRESS que receber denncia, queixa, representao de natureza disciplinar tica, contra ou envolvendo membros de sua Diretoria, do Conselho Fiscal, de Comisso de Fiscalizao ou da Delegacia Seccional, dever declarar-se impedido, atravs de despacho, devidamente fundamentado, remetendo todo o expediente ao CFESS. Pargrafo nico: O CFESS, por sua vez, determinar o desaforamento da denncia, designando outro CRESS, que goze de iseno, para a prtica de todos os atos processuais at o julgamento final de 1 instncia, garantindo-se, assim, a funo do CFESS, como instncia recursal. Art. 10 - Fica vedado ao CFESS, funcionar como Instncia Recursal, em situao que envolva como denunciado, membro de seu Conselho Pleno. Pargrafo nico: Nesta hiptese o membro do CFESS, ser processado, em 1 instncia pelo CRESS onde tiver sua inscrio, cabendo recurso a outro CRESS, que ser designado pelo Conselho Regional onde ocorreu o processo em 1 instncia poca, para funcionar, excepcionalmente, como instncia Recursal. Art. 11 As despesas com custos, deslocamentos e outras, decorrentes do desaforamento de processo disciplinares ticos sero arcadas pelo Conselho Regional de origem, ou seja, aquele onde foi apresentada a denncia e que seria competente para a tramitao e julgamento do processo.

CAPTULO III DO PROCESSO DISCIPLINAR E DOS ATOS PROCESSUAIS


Art. 12 - Aps a determinao do Conselho Pleno do Regional, de instaurao de Processo Disciplinar tico, ser expedida Resoluo contendo a deliberao de tal ato e a composio de uma Comisso de Instruo. Art. 13 - O processo disciplinar tico ser remetido ao setor administrativo competente para ser autuado, numerado e rubricadas as folhas, por funcionrio credenciado do Conselho Regional onde a ao tiver curso, atribuindo-se a cada processo um nmero de ordem que o caracterizar e, registrado em livro prprio. Pargrafo nico - O processo ter forma de autos judiciais, com peas anexadas por termo e, os despachos, pareceres e decises sero anexados em ordem cronolgica e numrica. Art. 14 - Os prazos sero contados a partir da juntada aos autos, da comprovao do recebimento das convocaes; intimaes; notificaes e comunicaes, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento.

Pargrafo 2 - Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til, se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes do horrio normal. Art. 15 - A Comisso de Instruo, prevista no artigo 12, de carter temporrio e ser composta por 3 (trs) assistentes sociais, em pleno gozo de seus direitos. Pargrafo nico: vedada a participao de membros do Conselho Regional e Federal de Assistentes Sociais ou representantes de Delegacias dos CRESS, na composio a que se refere o caput deste artigo. Art. 16 - O processo ser instaurado, instrudo e julgado em carter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas s partes e aos seus procuradores, fornecendo-se cpia das peas requeridas. Pargrafo nico: O dever de segredo estende-se Comisso de tica, s Comisses de Instruo e aos(s) Conselheiros(as), como tambm aos(s) funcionrios(as) do Conselho que dele tomarem conhecimento em razo de ofcio. Art. 17 - Todos os atos processuais devero, em regra, ser praticados na sede do Conselho Regional e, quando por necessidade ocorram fora da sede, s podero ser praticados na presena de, pelo menos, um membro da Comisso de Instruo.

SEO I DA INSTRUO DO PROCESSO Art. 18- Determinada a instaurao do processo e cumpridos os requisitos estabelecidos pelos artigos 12 e 13 , o processo ser remetido Comisso de Instruo, que determinar a citao do denunciado, atravs de carta com Aviso de Recebimento (A. R.) preferencialmente na modalidade Aviso de Recebimento/Mos Prprias ( AR/MP ), para que oferea, no prazo de 15 (quinze) dias, defesa por escrito, na qual dever expor claramente suas razes e indicar provas que pretende produzir. Pargrafo Primeiro: A citao do denunciado dever ser instruda com cpia da denncia, parecer da Comisso Permanente de tica, Resoluo da autoridade que determinou a abertura do processo e composio da Comisso de Instruo e ser efetuada atravs de entrega pessoal de contra-recibo, ou de remessa postal com Aviso de Recebimento (A.R.), preferencialmente na modalidade AR/MP considerando-se efetivada a partir da juntada aos autos do Contra Recibo do A. R. Pargrafo Segundo: Na hiptese em que o denunciado ou seu procurador constitudo tenha vista dos autos, no setor administrativo do Conselho Regional, considerar-se- citado, passando a fluir o prazo para a defesa a partir desta data, mediante certido da secretaria. Pargrafo Terceiro: No sendo encontrado o denunciado, ser ele citado por edital, publicado uma nica vez no Dirio Oficial do Estado e em veculo de grande circulao do Estado e afixado na sede do Conselho Regional onde estiver inscrito e na Delegacia da jurisdio de seu domiclio, para apresentar defesa escrita no prazo de 30 (trinta) dias a partir da publicao. Art. 19 - Ser considerado revel o denunciado que: a) b) se opuser ao recebimento da citao; citado pessoalmente ou por edital, no apresentar defesa.

Pargrafo nico: O(A) Presidente do Conselho Regional, atravs do Conselho Pleno, em sesso a ser realizada imediatamente aps a declarao de revelia, nomear para a defesa do denunciado revel, um defensor dativo, que dever recair na pessoa de um advogado regularmente inscrito na OAB ou, de um(a) assistente social inscrito no Conselho Regional que no seja Conselheiro(a) do Regional ou Federal, ou representante de Delegacia Seccional . Art. 20 - Aps a apresentao de defesa, a Comisso de Instruo designar data para tomar o depoimento do denunciante e denunciado, que devero ser intimados pelos mesmos procedimentos previstos pelo art. 18, com antecedncia mnima de 10 (dez) dias, devendo constar da intimao que as partes devero indicar provas, inclusive testemunhal, at a oportunidade da tomada dos depoimentos respectivos .

Pargrafo nico: Caso no haja dvidas quanto matria de prova, poder a Comisso de Instruo, determinar o encerramento da instruo processual, sem a tomada do depoimento das testemunhas. Art. 21 - Na mesma data que forem tomados os depoimentos das partes, a Comisso determinar que indiquem provas e apresentem rol de testemunhas no prazo de 15 (quinze) dias, caso ainda no tenham feito, lavrando-se a presente deciso no termo de audincia. Art. 22 - Deferida a prova testemunhal apresentada, ser designada data para oitiva das testemunhas, notificando-se as arroladas pelas partes que no podero exceder a trs para cada uma. Art. 23 - Todos os depoimentos sero prestados frente Comisso de Instruo, cabendo a um de seus membros ou assessoria jurdica do Conselho Regional consignar as respostas que sero imediatamente registradas. Pargrafo Primeiro: Ouvir-se-o as testemunhas do denunciante e, em seguida, as do denunciado, sempre em separado, reduzindo-se a termo os depoimentos prestados. Pargrafo Segundo - As reperguntas formuladas pelas partes sero dirigidas Comisso de Instruo ou Assessoria Jurdica, que por sua vez as formular s testemunhas. Pargrafo Terceiro - Sero recusadas as perguntas que no tiverem estrita relao com o processo ou importarem em repetio de outra j respondida, consignando-se, no termo prprio, quelas que forem indeferidas. Pargrafo Quarto - A Comisso de Instruo no admitir que as testemunhas manifestem juzo de valor sobre os fatos ou emitam opinies pessoais ou tcnicas, devendo se restringir ao esclarecimento dos fatos, objeto da denncia. Pargrafo Quinto - Terminados os depoimentos, sero eles lidos e assinados pelos depoentes e pelos membros presentes da Comisso. Art. 24 - Por dever legal de ordem pblica, dever a Comisso de Instruo prosseguir na apurao e na prtica dos atos processuais previstos, no cabendo em qualquer hiptese: I - suspenso ou arquivamento da denncia na fase pr - processual; II - encerramento da instruo processual, mesmo que por notcia de composio entre as partes na fase processual; III - acatamento de pedido de arquivamento do processo, em face de pedido de desistncia da denncia ou da ao tica. Art. 25 - Compete Comisso de Instruo a utilizao de todos os meios legais disponveis elucidao dos fatos, podendo determinar de ofcio, em qualquer fase processual, diligncias; oitiva de testemunhas; acareao; juntada de documentos e outros que possam servir de subsdios ao convencimento do julgador. Pargrafo Primeiro - A Comisso de Instruo quando julgar necessrio para serem ouvidas outras testemunhas, alm daquelas arroladas pelas partes. poder indicar

Pargrafo Segundo - A acareao ser admitida entre denunciantes, denunciados e testemunhas, a critrio exclusivo da Comisso de Instruo, sempre que suas declaraes divergirem ou forem conflitantes, sobre os fatos ou circunstncias relevantes apurao. Art. 26 - Se denunciante ou testemunha, convocado pela Comisso de Instruo, for assistente social e deixar de comparecer ao depoimento designado, aps regularmente cientificado, sem motivo justo, ficar sujeito apurao do fato, que poder se caracterizar como falta disciplinar, prevista pelo Cdigo de tica Profissional do(a) Assistente Social. Art. 27 - No havendo outras provas a serem produzidas, a Comisso declarar encerrada a instruo processual, assegurando-se s partes o prazo comum de 15 (quinze) dias para apresentao de razes finais. Pargrafo nico: Aps o encerramento da instruo processual vedada s partes, a juntada de qualquer documento.

Art. 28 - A Comisso de Instruo poder determinar a reabertura da Instruo Processual antes da elaborao do parecer final, quando novos elementos venham a ser de seu conhecimento. Pargrafo nico: Nesta hiptese, aps a produo da prova que tenha suscitado a reabertura da Instruo, a Comisso conceder s partes o prazo de 15 (quinze) dias para completarem suas razes finais. Art. 29 - Findo o prazo para a apresentao das razes finais, a Comisso de Instruo elaborar parecer conclusivo, no prazo de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado pelo(a) Presidente do CRESS por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa, contendo: I. II. Uma parte expositiva, compreendendo a descrio dos fatos, a capitulao que foi dada pela Comisso de tica, a sntese de todos os atos processuais praticados na Instruo. Uma parte conclusiva, compreendendo a apreciao do conjunto dos fatos e provas, bem como a interpretao, assinalando se houve transgresso ao Cdigo de tica e, expondo quais os artigos e as penalidades.

Art. 30 - Concludo o relatrio, a Comisso de Instruo comunicar ao() Presidente do Conselho Regional, que marcar a data do julgamento, cientificando as partes com antecedncia mnima de 10 (dez) dias.

CAPTULO IV DO JULGAMENTO DOS PROCESSOS


Art. 31 - O julgamento dever ser realizado pelo Conselho Pleno do CRESS, no prazo de at 60 (sessenta) dias aps o recebimento do Parecer da Comisso de Instruo. Pargrafo Primeiro - O julgamento ter carter sigiloso e o Conselho Pleno s poder deliberar com a presena mnima de 6 (seis) membros e mxima de 9 (nove) e decidir por maioria dos votos dos presentes. Pargrafo Segundo - As partes podero fazer-se representar por advogado, atravs de instrumento de mandato especfico, sendo, porm, imprescindvel a presena de defensor dativo quando o denunciado for revel. Art. 32 - Abrindo a sesso do julgamento o(a) Presidente do CRESS convidar as partes e seus procuradores a ocupar seus lugares e anunciar seu incio, apregoando o nmero do processo a ser julgado e o nome das partes e, em seguida, passar leitura da denncia e do parecer da Comisso de tica. Art. 33 - Aps, ser dada, imediatamente, a palavra a qualquer membro da Comisso de Instruo que, dever se fazer presente na sesso do Conselho Pleno, convocada, especialmente, para julgamento do processo, que proceder apresentao e leitura de seu relatrio e voto. Art. 34 - Em seguida, as partes e ou seus patronos constitudos podero fazer suas sustentaes orais, falando pela ordem denunciante e denunciado, sendo facultado a cada um o prazo de 15 (quinze) minutos, prorrogvel a critrio do Conselho Pleno.

Art. 35 - O(A) Conselheiro(a) Presidente dar a palavra aos Conselheiros(as), para solicitarem esclarecimentos ao membro da Comisso de Instruo, presente ao ato e, para discutirem pontos relativos ao processo. Art. 36 - As partes ou seus procuradores, se assim solicitarem, tero o direito rplica por mais 15 (quinze) minutos, prorrogveis a critrio do Conselho Pleno. Art. 37 - Encerrada a fase de discusso e esclarecimentos, o(a) Presidente passar a tomar os votos dos Conselheiros(as), que podero fundament-lo. Pargrafo nico - As partes e/ou seus procuradores constitudos permanecero no recinto do julgamento no momento dos Conselheiros proferirem seus votos.

Art. 38 - A tomada de votos obedecer as seguintes etapas: a) b) c) d) Verificao de necessidade de converso do julgamento em diligncia; Avaliao de preliminar, suscitada nas razes finais ou no julgamento; Procedncia ou improcedncia da ao e, Aplicao de penalidade.

Pargrafo Primeiro: Decidindo o Conselho Pleno pela necessidade de diligncia, o julgamento ser suspenso, lavrando-se em ata de julgamento e encaminhando-se os autos Comisso de Instruo que atuou no feito, para o cumprimento da medida e, cumprida esta, a Comisso de Instruo aditar seu relatrio, remetendo-o, em seguida, Presidncia do CRESS, para reincluso em pauta do Conselho Pleno a ser marcado no prazo de at 30 (trinta) dias, renovando-se as intimaes. Pargrafo Segundo: Deliberando pelo acolhimento de preliminar de nulidade, o Conselho Pleno a lavrar em ata do julgamento, determinando a renovao dos atos praticados, a partir do ltimo vlido. Pargrafo Terceiro: Havendo deciso, ainda que por maioria, sobre a procedncia do feito, passar-se- votao da pena a ser aplicada. Pargrafo Quarto: Ao() Conselheiro(a) vencido, que entender improcedente o feito, vedado manifestar-se sobre penalidade. Pargrafo Quinto: O(A) Presidente, nesta fase, perguntar aos(s) Conselheiros(as) se existe outra pena a ser proposta, diversa daquela sugerida pela Comisso de Instruo. Havendo manifestao de outra penalidade, o(a) Presidente(a) colocar em votao, apresentando primeiramente a da Comisso e aps, a do(a) Conselheiro(a). Pargrafo Sexto: O(A) Presidente s votar em caso de empate. Art. 39 - Proclamado o resultado, a deciso do Conselho Pleno receber a forma de Resoluo, a ser lavrada pelo Presidente do Conselho Regional imediatamente aps a audincia, com as razes do Relatrio transformadas em fundamentao. Art. 40 - Ser designado um(a) Conselheiro(a) para redigir a fundamentao da deciso, se o parecer da Comisso de Instruo tiver sido vencido, quanto procedncia do feito e quanto penalidade. Art. 41 - Estando as partes presentes ao julgamento, considerar-se-o intimados da deciso, dando-se-lhes cincia do incio da contagem do prazo de recurso. Art. 42 - Todos os atos realizados no julgamento devero constar de Ata prpria. Art. 43 - Ausentes as partes do julgamento, sero elas intimadas, por correspondncia postal com aviso de recebimento, do inteiro teor da deciso, bem como do prazo para interposio de recurso ao Conselho Federal de Servio Social . Pargrafo nico - A intimao do denunciado revel ser efetivada atravs de publicao de Edital, nos termos que dispe o pargrafo 3 do artigo 18 deste Cdigo.

CAPTULO V DOS RECURSOS


Art. 44 - As partes podero interpor recurso ao Conselho Federal da deciso do Conselho Regional, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da cincia da deciso ou recebimento da intimao. Pargrafo nico: Interposto, tempestivamente, o recurso ter efeito suspensivo da execuo da pena aplicada. Art. 45 - No prazo de 15 (quinze) dias, a contar da cincia do interessado, poder ser interposto recurso ao Conselho Federal contra a deciso do Conselho Regional que indeferir a instaurao do processo disciplinar.

Art. 46 - Os recursos sero interpostos, por escrito, devendo ser protocolados na Secretaria do Conselho Regional, que certificar nos autos a data de entrada e fornecer ao recorrente comprovante do protocolo. Art. 47 - Recebido o recurso o(a) Presidente do Conselho Regional, mandar intimar a parte contrria para contra-arrazo-lo no prazo de 15 (quinze) dias e, em seguida, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, determinar a remessa dos autos ao Conselho Federal.

CAPTULO VI DO JULGAMENTO NO CFESS


Art. 48 - Recebido o recurso pelo Conselho Federal, o(a) Presidente dever designar um(a) relator(a), dentre os membros do Conselho, que elaborar relatrio e parecer, observandose indicao do Conselho Pleno. Art. 49 - A apreciao do recurso ser feita pelo Conselho Pleno do CFESS em sesso que se realizar, imediatamente, aps a exposio feita pelo(a) Relator(a). Pargrafo nico - O julgamento do recurso dever ser realizado pelo Conselho Pleno do CFESS no prazo de at 90 (noventa) dias, aps o recebimento do relatrio e parecer do(a) Relator(a). Art. 50 - As partes e seus procuradores, sero intimadas da data do julgamento, sendo-lhes facultada a apresentao de sustentao oral. Art. 51 - O Conselho Federal, deliberar por maioria de votos, sob forma de Resoluo, confirmando ou reformando, no todo ou em parte a deciso recorrida. Art. 52 - O julgamento dos processos em grau de recurso, obedecer as disposies contidas no Captulo IV deste Cdigo, no que couber.

CAPTULO VII DAS NULIDADES


Art. 53 - Nenhum ato ser declarado nulo se da nulidade no resultar prejuzo para as partes. Art. 54 - A nulidade poder ser declarada de ofcio ou por iniciativa de interessado e ocorrer, dentre outros, nos seguintes casos: I - Por suspeio argida contra Conselheiros(as), membros das Comisses ou das Delegacias Seccionais , acolhida pelo Conselho Pleno do CRESS. II- Por falta de cumprimento das formalidades legais prescritas no presente Cdigo. Pargrafo Primeiro contribudo ou dado causa. Nenhuma das partes poder argir nulidade que haja

Pargrafo Segundo - No ser declarada nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa. Art. 55- Considerar-se-o sanadas as nulidades: I - se no forem argidas em tempo oportuno; II - se, mesmo que praticado por outra forma, o ato atingiu sua finalidade; III - se as partes, ainda que tacitamente, aceitaram seus efeitos. Art. 56 - Os atos cuja nulidade no foram sanadas na forma do pargrafo anterior sero renovados ou retificados. Pargrafo nico - Declarada a os atos subseqentes e dele derivados. nulidade de um ato, considerar-se-o nulos todos

CAPTULO VIII DAS PENALIDADES


Art. 57 - As penalidades s infraes disciplinares ticas, sero aplicadas pelo CRESS, em conformidade com o previsto pelo Cdigo de tica Profissional do(a) Assistente Social.

CAPTULO IX DA EXECUO
Art. 58 - Cumpre ao Conselho Regional a execuo das decises proferidas nos processos disciplinares . Pargrafo Primeiro - No havendo recurso ao Conselho Federal , a execuo da deciso ocorrer aps o seu trnsito em julgado, que dever ser certificado nos autos respectivos. Pargrafo Segundo - Em caso de recurso a execuo da deciso se dar aps a devoluo dos autos instncia de origem. Art. 59 - A execuo das penalidades impostas pelo Conselho Regional e pelo Conselho Federal de Servio Social, processar-se-o na forma estabelecida nas respectivas decises. Art. 60 - Aps o trnsito em julgado ou aps o recebimento dos autos da instncia recursal, conforme o caso, o CRESS ter o prazo de 60 (sessenta) dias para aplicao da penalidade imposta.

CAPTULO X DA REABILITAO Art. 61 - Aps decorridos 5 (cinco) anos de aplicao da pena de cassao do exerccio profissional, poder o penalizado requerer sua reabilitao, perante o Conselho Regional de Servio Social respectivo, solicitando a reativao de seu registro profissional. Art. 62 - O interessado dever apresentar requerimento, dirigido ao() Presidente do CRESS, solicitando sua reabilitao, informando a data que lhe foi aplicada pena de cassao de exerccio profissional e declarando que em tal perodo no exerceu qualquer funo, atividade ou atribuio do(a) Assistente Social. Art. 63 - O CRESS, em seguida, determinar o desarquivamento do processo tico respectivo, de forma a verificar e confirmar o transcurso do prazo de 5 (cinco) anos, aps a aplicao da pena de cassao do exerccio profissional. Pargrafo Primeiro - Confirmado o requisito a que se refere o caput do presente artigo, ser lavrada informao administrativa, constando a confirmao do transcurso do prazo. Pargrafo Segundo - O pedido de reabilitao, juntamente com a informao administrativa sero anexados ao processo tico do interessado. Art. 64 - Alm do requisito temporal, previsto pelo artigo 57 do presente instrumento, para efeito do deferimento do pedido de reabilitao, o interessado dever se submeter a uma capacitao e orientao, realizada por agente multiplicador, Conselheiro(a) ou por profissional indicado pelo CRESS, cujo contedo versar sobre os princpios e normas do Cdigo de tica Profissional do(a) assistente social.

Pargrafo Primeiro - A capacitao ter, durao mxima de 8 (oito) horas e ser ministrada em dias e horrios compatveis com as disponibilidades dos interessados. Pargrafo Segundo - O pedido de reabilitao ficar suspenso at o prazo mximo de 60 (sessenta dias) de forma a possibilitar a realizao da capacitao pelo interessado. Art. 65 - O pedido de reabilitao ser indeferido:

I - se no houver transcorrido mais de 5 (cinco) anos, contados da data da publicao no Dirio Oficial da aplicao da pena de cassao do exerccio profissional, at a apresentao do requerimento de reabilitao. II - existir prova inequvoca quanto prtica de exerccio de funes, atividades ou atribuies do(a) assistente social pelo interessado, no perodo em que estava cumprindo pena de cassao. III - se o interessado deixar de comparecer e de se submeter capacitao a que se refere o art. 60 deste Cdigo. Art. 66 - Aps a concluso da capacitao e das orientaes pertinentes, o responsvel por esta, encaminhar ao() Presidente do CRESS, informao escrita, relatando os procedimentos e o aproveitamento do interessado. Art. 67 - Decorridos 60 (sessenta) dias sem que o interessado comparea capacitao tica, embora regularmente cientificado, pelo menos por duas vezes consecutivas das datas e horrios designados, o responsvel por esta encaminhar ao() Presidente do CRESS informao sobre o fato. Art. 68 - Competir ao Conselho Pleno do CRESS, na primeira reunio que se realizar, aps o encaminhamento da informao e relatrio do responsvel pela capacitao, julgar o pedido de reabilitao profissional. Art. 69- O interessado ser comunicado do resultado do julgamento de seu pedido e, no caso de indeferimento, ser assinalado o prazo de 30 (trinta) dias para interposio de recurso perante o Conselho Federal de Servio Social.

CAPTULO XI DA PRESCRIO
Art. 70 - A punibilidade do(a) profissional assistente social, por infraes ticas praticadas, prescreve em 5 (cinco) anos , contados da data em que se tiver verificado o fato imputado. Art. 71 - O conhecimento expresso ou a notificao vlida feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior. Pargrafo nico - O conhecimento expresso, notificao ou citao, de que trata este artigo, ensejar a defesa escrita ou a termo, conforme o caso, a partir do qual recomear a fluir novo prazo prescricional. Art. 72 - Todo processo disciplinar paralisado h mais de 2 ( dois ) anos, pendente de ato processual, despacho ou julgamento, ser arquivado ex-ofcio, ou a requerimento da parte interessada . Pargrafo nico - O CRESS dever apurar a responsabilidade em relao inrcia nos tramites do processo tico, que gerou o seu arquivamento, garantindo direito de defesa e do contraditrio e, aplicando as penalidades cabveis.

CAPTULO XII DAS DISPOSIES FINAIS


Art. 73 - Contam-se em dobro os prazos para qualquer manifestao ou recurso, quando as partes residirem fora da cidade onde o Conselho ou a Delegacia Seccional tenha sua sede, bem como se tiverem constitudo diferentes procuradores. Art. 74 - Esto absolutamente impedidos de exercer funo de membros de Comisso de tica, Instruo e de Relator(a), em qualquer instncia, bem como de participar do julgamento do processo, os parentes at 3 grau das partes, queles que de qualquer forma se hajam envolvido com o fato objeto da denncia, ou que tenham, publicamente, emitido juzo de valor sobre o mesmo.

Pargrafo Primeiro - Aplica-se a disposio do caput aos(s) Conselheiros(as) que intervirem em qualquer fase da apurao ou participarem do Julgamento do processo, ou que tenham amizade ntima ou inimizade notria com as partes ou com seus respectivos cnjuges, companheiros(as), parentes e afins, at terceiro grau. Pargrafo Segundo - O impedimento ou a suspeio ser declarado de ofcio, podendo a parte tambm suscit-lo a qualquer tempo, em qualquer que seja a fase processual, desde que o faa na primeira oportunidade, aps ter tomado conhecimento do fato. Art. 75 - Sendo o impedimento ou a suspeio suscitado pela parte, dever o suscitado, caso o reconhea, assim o declarar, dando cincia do fato ao() Presidente do Conselho, para que designe substituto, mediante indicao do Conselho Pleno. Art. 76 - Das decises que no forem objeto de recurso, sero encaminhadas cpias do relatrio e da Resoluo ao Conselho Federal no prazo e 30 (trinta) dias aps o trnsito em julgado. Art. 77 - Os Conselhos Regionais podero dispor supletivamente sobre as disposies deste Cdigo, aplicando as normas do processo penal, do processo civil e os princpios gerais do Direito, sendo que caber ao Conselho Federal firmar jurisprudncia, conforme alnea C, do artigo 1 do Cdigo de tica Profissional.

You might also like