You are on page 1of 8

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 1 de 8

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO PROVAS ESCRITAS


1) PROVA DE DIREITO CIVIL 1 - Segundo a doutrina, o legislador brasileiro ao redigir o Cdigo Civil utilizou-se da modelagem denominada sistema aberto. Em face dessa afirmao, o que vem a ser "sistema aberto". Ainda, na mesma tica, identifique qual a importncia desse paradigma utilizado pelo legislador do CCB vigente, dando sua opinio sobre a eficcia ou no desse "sistema" na busca da justia. Exemplifique casos caracterizadores desse "sistema aberto" no vigente Cdigo Civil 2 - Fale sobre a responsabilidade civil do mdico, destacando principalmente os seguintes pontos: a) a regulamentao dada ao caso pela legislao consumerista; b) a proteo do consumidor e a natureza da atividade mdica; c) a incidncia das responsabilidades subjetivas e objetivas; d) a incidncia da responsabilidade solidria; e) a responsabilidade do profissional da sade na condio de "ato praticado por equipe mdica"; e f) a responsabilidade da instituio hospitalar (nosocmio), quando seja estabelecimento pblico e, tambm quando seja instituio privada. O candidato pode destacar outros pontos que conhea sobre a matria. 3 - Tendo em vista as inovaes introduzidas pelo atual Cdigo Civil, escreva sobre a boa f como clusula geral das obrigaes, enfocando sua relao com o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana e sua importncia no processo de construo de decises justas. Tendo em vista o princpio da boa-f objetiva, comente a informao do Professor NELSON ROSENVALD: "Os trs grandes paradigmas do novo Cdigo Civil so a eticidade, a sociedade e a operabilidade". 4 - Quais os modos de aquisio da propriedade mvel? Fale sobre os mesmos, em completas e objetivas linhas. 2) PROVA DE DIREITO PENAL 01 - Xisto, policial militar, ao ouvir uma brincadeira feita por Zeus, durante uma partida de futebol, aproxima-se do mesmo, interpelando-o. No satisfeito com a explicao que lhe foi dada, aplica-lhe um soco, causando-lhe escoriaes e hematomas. Otelo, que ali se encontrava interfere no entrevero, o que provocou a ira do policial que, de inopino, sacou de seu revlver, desferindo-lhe trs tiros, produzindo-lhe os ferimentos motivadores de sua morte. Diante da revolta externada pelas demais pessoas que assistiam ao jogo, o policial foge do local e, utilizando-se da mesma arma de fogo, obriga o condutor de um veculo que passava pelas imediaes, a entreg-lo. Logo depois da fuga, teve que abandonar o veculo porque o combustvel acabou, o que facilitou a sua priso pelos componentes de uma viatura que saram em sua perseguio. No momento da efetivao da priso, foram encontrados, em seu poder, 10 (dez) papelotes de cocana, dentro de um envelope, no qual estava escrito: "entregar para o Saci, no lugar combinado". Na hiptese descrita, esclarea, justificadamente: os enquadramentos das condutas do agente Xisto; a competncia para o processamento das mesmas e, o tipo de concurso evidenciado.

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 2 de 8

02 - Plato, no ano de 1990, mais precisamente, no dia 08.05.90, praticou abuso sexual (ato libidinoso) contra R.S.G., ento, com 10 (dez) anos de idade, tendo sido denunciado, julgado e condenado por infrao ao artigo 214 combinado com o artigo 224, alnea "a", do Cdigo Penal Na situao exposta, o fato de o crime cometido por Plato (atentado violento ao pudor) estar elencado entre os hediondos, importaria na exarcebao de sua pena, de metade, nos termos do artigo 9, da lei que disps sobre essa categoria de crimes? Explique, fundamentadamente. 03 - O Cdigo Penal, em seu artigo 107, enumera, em seus nove incisos, as causas de extino da punibilidade. A esse respeito, indaga-se: A referida enumerao taxativa? Explique. Com a extino da punibilidade, depois da trnsito em julgado da sentena, desaparecem todos os efeitos da condenao? Explique. 04 - Oto proprietrio de um restaurante, onde chegam dois elementos, Horcio da Silva. Na hora do acerto das despesas, surge uma altercao entre ele, em razo do valor cobrado. No entrevero, Horcio puxa uma faca da cinta e parte para cima de Oto e este, agindo com mais rapidez, apoderase de um revlver que estava na gaveta e d-lhe um tiro, ferindo-o mortalmente. Na sequncia, Silas abre uma bolsa que trazia consigo, momento em que Oto, supondo que, dali, ele tiraria uma arma, atinge-o tambm, com um disparo. Com Silas j cado, Oto desfere-lhe mais dois tiros. Diante do ocorrido, explique a situao de Oto em cada uma das condutas, justificadamente. 05 - Pablo e Juan, com 22 e 19 anos de idade, respectivamente, planejam a prtica de um furto em uma Escola, de onde seriam subtrados alimentos da merenda escolar, em um dia em que esta estaria fechada, por ser feriado nacional. Para a prtica do furto, Pablo forneceu a Juan um p-de-cabra, para que este arrombasse a porta do almoxarifado, onde ficavam acondicionadas as mercadorias, por ele visadas. No dia combinado, por volta das 21:00 horas, Pablo ficou nas imediaes, no interior de um carro, no qual transportariam a mercadoria a ser furtada, enquanto Juan, de posse do p-de-cabra, saltou o muro do terreno que cercava a escola para proceder a subtrao, propriamente dita. Quando Juan tentava abrir a porta do almoxarifado, foi surpreendido pela presena de um vigia, com quem se atracou em luta corporal, em meio qual, desferiu-lhe pancadas na cabea, com o instrumento j citado, provocando-lhe traumatismo craniano, motivador de seu bito. Com a vtima desfalecida, Juan entrou no almoxarifado, cuja porta j havia arrombado, retirando, dali, vrias caixas de alimentos, levando-as at o carro, onde Pablo o esperava. Posteriormente, foram para um local ermo, onde dividiram o produto subtrado, ocasio em que Juan contou para Pablo sobre a morte do vigia. Tomando como base a hiptese aventada, esclarea justificadamente, a situao dos agentes, quanto ao concurso de pessoas, responsabilizao e apenao.

3) PROVA DE DIREITO CONSTITUCIONAL 01 - Discorra sobre o princpio da proporcionalidade, abordando: a) sua conceituao; b) sua fundamentao constitucional; c) sua aplicao no direito processual civil e penal, e d) sua aplicao como princpio de interpretao constitucional.

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 3 de 8

02 - H vinculao ou limitao ao exerccio do poder constituinte originrio? Justifique. 03 - Comente a estrutura da federao brasileira e a incidncia do princpio da subsidiariedade. 04 - Quais so os efeitos que decorrem da declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico no controle difuso?

4) PROVA DE DIREITO COMERCIAL 01 - Como se constitui uma sociedade annima, quais seus livros sociais obrigatrios, seus rgos principais (explique-os) e como se forma seu capital social? 02 - "Segundo Fbio Ulha Coelho, os ttulos de crdito so documentos representativos de obrigaes pecunirias, No se confundem com a prpria obrigao, mas se distinguem dela na exata medida em que a representam. So assim, dotados de caractersticas que lhe so peculiares e intrnsecas, que constituem verdadeiros requisitos para que atinjam sua funo, que , primacialmente, da circulao de riqueza". O doutrinador refere-se caractersticas e requisitos dos ttulos de crdito. Discorra sobre a cartularidade, a autonomia, a abstrao, a inoponibilidade das excesses pessoais aos terceiros de boa-f, a independncia e a tipicidade dos ttulos de crdito. 03 - Defina cada uma das modalidades de concentrao de empresas permitidas no direito brasileiro e indique os documentos essenciais a essa concentrao. 04 - Como relacionar o princpio da autonomia da pessoa jurdica, a preservao da empresa e a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica? 5) PROVA DE PROCESSO PENAL 01 - "LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria". (Constituio Federal, art. 5). Discorrer sobre: a) "nomem iuris" adequado; b) as regras probatrias impostas pela norma constitucional.

02 - Em uma ao penal de conhecimento de carter condenatrio, como o rgo jurisdicional pode certificar-se da autoria e da verificao existencial do fato? (Discorrer sobre o corpo de delito). 03 - Explique o carter da "Reviso Criminal" 04 - O ato processual como ao humana voluntria de um sujeito processual ou de um sujeito estranho relao processual, que a lei utiliza aos fins da constituio, desenvolvimento, modificao ou extino da relao processual tem, efetivamente, sentido finalstico pela influncia

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 4 de 8

direta do ATO sobre o processo. Posto isto, distinga o ato em relao aos efeitos.

6) PROVA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 01 - A Assistncia judiciria no Brasil tema de preceito constitucional com lei ordinria estabelecendo a forma de sua concesso. Indaga-se quais os destinatrios desse benefcio? Justifique. 02 - SCRATES ajuza ao negatria da paternidade em face de PLATO, dizendo que ao tempo em que foi declarada judicialmente a paternidade do requerido no era disponvel o exame de DNA. Afirma no ser o pai de Plato. Constri sua tese na fundamentao que a justia deve prevalecer sempre, mesmo quando o deciso est protegida pelo manto da coisa julgada. Requer a produo de exame de DNA. Citado, o ru alega em defesa que a matria est consolidada pela certeza jurdica da coisa julgada, pedindo a extino do processo sem julgamento do mrito. Como juiz (a) voc acolheria a tese da defesa dando primazia segurana jurdica, ou permitiria o avano do processo com abrandamento da regra processual? Justifique. 03 - Numa execuo que se arrasta por mais de 10 anos, a penhora recaiu sobre nico bem disponvel do devedor, um imvel cujo valor supera em muito o crdito. Finda a segunda praa sem arrematao, o credor requereu a adjudicao de parte dela do bem penhorado, oferecendo preo proporcional no inferior ao do edital, correspondente ao valor do crdito executado. possvel a adjudicao na forma pleiteada? Justifique. 04 - Segundo Araken de Assis, in Revista de Processo Civil, vol. III, ano 28, julho/setembro - 2003, pagna 20: "Pode-se definir o contempt of court como a ofensa ao rgo judicirio ou pessoa do juiz, que recebeu o poder de julgar do povo, comportando-se a parte conforme suas convenincias, sem respeitar a ordem emanada da autoridade judicial". Em que pese tal instituto ter origem prxima no sistema processual dos pases anglo-saxnicos, o legislador brasileiro, em inobscurecvel simpatia, tem introduzido em nosso sistema processual o implante do tema. Aponte no Cdigo de Processo Civil a utilizao do instituto, bem como discorra sobre a finalidade de sua adoo. 05 - Na comarca de Goinia, foi concedida pela autoridade judiciria competente da fazenda pblica estadual, definitivamente, a segurana em mandamus, para a liberao de mercadorias, fundamentada com o seguinte precedente do Superior Tribunal de Justia (RESP 162034 / RS; RECURSO ESPECIAL 1998/0001823-9): " PACFICO NO MBITO JURISPRUDENCIAL DESTA CORTE O ENTENDIMENTO DE QUE " INADIMISSVEL A APREENSO DE MERCADORIAS COMO MEIO COERCITVEL PARA PAGAMENTO DE TRIBUTOS". (SMULA NUM. 323/STF). Expedida a ordem, a autoridade impetrada recusou-se ao cumprimento. O impetrante noticia o fato ao juiz da causa, pedindo que seja expedido mandado de priso por desobedincia de ordem judicial. possvel o acolhimento? Justifique.

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO PROVAS PRTICAS ELABORAO DE SENTENAS

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 5 de 8

1) DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL O Representante do Ministrio Pblico do Estado de Gois ofereceu denncia contra JUCA BRAVO, brasileiro, solteiro, sem profisso definida, natural de Cod - MA, nascido aos 20 de agosto de 1969, filho de Apolo Bravo e de Maria Madalena, com endereo na Rua 105, n 110, Setor Bela Vista: JOO SABIDO, brasileiro, solteiro, comerciante, natural de Braslia - DF., nascido aos 02 de janeiro de 1980, filho de Antnio Sabido e de Sebastiana Serefina Sabido, residente e domiciliado na Rua 57, n 172, Setor Central, Goinia - GO e NERO CORAGEM, brasileiro, casado, policial reformado, natural de Cruaru - PE , nascido aos 16 de dezembro de 1942, filho se Jos Coragem e de Lucrcia Coragem, residente e domiciliado na Rua 230, n 1986, Setor Central, Anpolis 0 GO. Sustenta o Representante do Ministrio Pblico que o primeiro denunciado ( Juca Bravo), no dia 08 de fevereiro, nesta cidade de Goinia - GO, por volta das 21:00 horas, na Praa Cvica, rompeu o quebra-vento do veculo, tipo Gol, cor vermelha, ano 1997, de propriedade da vtima BENEDITO FLORNCIO, subtraindo vrios objetos que se encontravam no seu interior, dentre eles um aparelho toco CD, vendendo-o no dia seguinte, pela quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais), para o segundo denunciado (Joo Sabido). Posteriormente, ou seja, no dia 10 do mesmo ms e ano, o primeiro denunciado (Juca Bravo), quando se encontrava nas proximidades do Estdio Serra Dourada, onde acontecia uma exposio de veculos, rompeu o quebra-vento de veculo Fiat Uno, cor prata, ano 1998, de propriedade da vtima ANA BOLENA, conseguindo subtrair o aparelho de som do referido automvel, sendo que nessa oportunidade, contou com o auxlio do terceiro denunciado (Nero Coragem), o qual ficou em alerta para vis-lo sobre a aproximao de pessoas ou da polcia, bem como para assegurara a posse da res furtiva. Concluiu o Ministrio Pblico, pela incurso de JUCA BRAVO nas sanes do art. 155, 4, inciso I e IV; JOO SABIDO, art. 180, 1, e NERO CORAGEM, art. 155, 4, incisos I e IV, todos do Cdigo Penal. Recebida a denncia em 10.04.1998, os acusados foram citados e interrogados, tendo apresentado Defesa Prvia, nos termos da lei. O primeiro e terceiro denunciados ( Juca Bravo e Nero Coragem), quando interrogados, em juzo, negaram a autoria, alegando que a confessaram perante a Autoridade Policial, porque sofreram presso por parte do Delegado. O segundo denunciado (Joo Sabido) negou a autoria, dizendo, contudo, que comprou o aparelho toca CD, desconhecendo a sua origem. As vtimas prestaram declaraes, e quatro testemunhas confirmaram o fato, inclusive, declararam que JUCA BRAVO j havia sido condenado em outro processo, pela prtica de porte ilegal de arma, e estava cumprindo pena em regime semi-aberto, poca do evento narrado na pea acusatria. As testemunhas arroladas pelos Defensores, em nmero de seis (06), nada souberam dos fatos. Na fase do art. 499, do Cdigo Penal, as partes no requereram qualquer diligncia. Na oportunidade do art. 500, do mesmo Diploma Legal, o representante do Ministrio Pblico pugnou pela condenao dos acusados, nos moldes da denncia. O defensor do primeiro e do terceiro denunciados ( Juca Bravo e Nero Coragem) requereu a absolvio de ambos, sob alegao de absoluta falta de prova para sustentar um decreto condenatrio, enquanto o defensor do segundo acusado (Joo Sabido) sustentou que o mesmo no tinha conhecimento da procedncia ilcita do aparelho de som que adquiriu de Juca Bravo, inclusive chegou a procurar pela nota fiscal do referido aparelho, entretanto, o 1 denunciado ficou de lev-la posteriormente, razo pela qual deve ser absolvido. Acrescentou, ainda, que em caso de outro entendimento, deve ser declarada, em relao a ele, a nulidade do processo, porquanto no lhe foi nomeado como curador, quando interrogado na Polcia, um bacharel em Direito e sim, um leigo.

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 6 de 8

Os autos foram conclusos ao juiz, para a elaborao da sentena no dia 16.05.2005.

2) CIVIL E COMERCIAL Jos da Silva scio de Manoel de Sousa na empresa COMPRAFCIL MATERIAIS DE CONSTRUO LTDA., cuja constituio jurdica e legal data de 07 de maio de 1998. Recentemente, em 05 de outubro de 2003, Jos da Silva intentou uma ao judicial visando a dissoluo da sociedade empresria. Na petio inicial, alegou a quebra da affectio societatis, por descumprimento da finalidade social e o uso da pessoa ficta para monobras ilegais. Essas condutas foram imputadas ao scio Manoel de Sousa. Com a inicial vieram vrios documentos, alm de que foi requerida a produo de prova oral e pericial. Em contestao, que foi apresentada dois dias aps o trmino do prazo legalprevisto (intempestiva, portanto), Manoel de Sousa refutou os argumentos de fao e de direito contidos na pea vestibular, concentrando sua defesa no fato de que o princpio de continuidade da empresa impediria a pretenso do autor. Apresentou documentos. Houve impugnao contestao, oportunidade em que Jos da Silva suscitou a intempestividade da defesa apresentada e requereu a decretao da revalia com a consequente incidncia de seus efeitos legais. Observou-se a completa instruo probatria, com a colheita de prova testemunhal, depoimentos pessoais e percia tcnica contbil. As provas colhidas em juzo formariam a convico sobre a tese esboada pelo autor da ao. Nos memeoriais escritos apresentados por ambas as partes, cada uma delas ratificou as suas respectivas teses. Os autos foram conclusos para sentena. OBSERVAES: 01 - O (a) candidato (a), diante deste caso concreto, deve proferir a sentena cabvel, observando todas as normas de direito que permeiam o caso, em especial aquelas que regulam o ato processual a ser elaborado nesta prova, bem como o direito material prprio. 02 - Os fatos que envolvem o caso concreto so apenas os que constam do enunciado acima, ressalvnado-se que todos ele devero ser considerados para efeito de proferimento da sentena. No ser portanto, admitida divagao por parte do candidato (a).

3) DIREITO PROCESSUAL CIVIL E CONSTITUCIONAL PENLOPE STANKIS, domiciliada nesta cidade, move ao indenizatria em face da SOCIEDADE INFORMATIVA ANULA-TESE LTDA (REVISTA FALA TUDO), e do jornalista ARISTICOLIS XERAFONTIS, com fundamento nos artigos 5, V, X, XIV e 220, da Constituio Federal e artigo 186 do Cdigo Civil, sob a seguinte argumentao:

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 7 de 8

Na condio de atriz, a autora integra o elenco da pea teatral - "A Lgica" - interpretando Madalena, uma prostituta que chega ao pice da sociedade onde vive, graas s informaes recebidas de seus "clientes", pessoas influentes na Corte, num pais imaginrio, cujo reinado era caracterizado pela desorganizao total. Salienta que tem vinte anos de exerccio da profisso artstica, recebendo vrias premiaes e durante esse perodo jamais ficou desempregada, a ponto de adquirir, fruto de seu trabalho, considervel patrimnio, alm de elevado conceito internacional como atriz. Relata que, a pretexto de comentar sua atuao na pea exibida nesta cidade (Goinia), local em que fixou residncia h trs anos, procura de melhor qualidade de vida, por ironia do destino, a primeira requerida publicou sua fotografia na capa da REVISTA FALA TUDO 36 edio, com a seguinte chamada: "FICO OU REALIDADE?", de autoria do segundo requerido, com circulao nacional no dia 25 de dezembro de 2003. Considera o contedo da matria veiculada como altamente ofensiva sua pessoa, pois teve sua honra, a intimidade, a vida privada e a imagem desprezadas pelos requeridos. guisa de se comentar sua atuao na pea teatral, a matria questionada tece consideraes descabidas, preconceituosas, gratuitas, migrando para o ataque pessoal. Cita trechos da publicao: "A atriz Penlope interpreta to bem a personagem Madalena graas aos seus dotes fsicos, negra poposuda, faladeira, dissimulada, ntima de polticos da Repblica, ficando vontade para exteriorizar no palco aquilo que faz muito bem na realidade..." "... Contam que a P (como era conhecida na noite carioca), constumava levar filhos de homens influentes ao seu lupanar, uma cobertura na zona sul, para inici-los na vida sexual..." Discorre sobre vrias consideraes injuriosas e difamatrias veiculadas na matria sob enfoque, fatos que possibilitam a reparao por dano moral e imagem, alm dos reflexos de ordem econmica, pois teve seus contratos de publicidade cancelados, alm da resciso do seu contrato de trabalho com a Companhia Theatral Lux Ltdas, por conta do escndalo deflagrado a partir da nefasta e irresponsvel matria jornalstica. Ao final, aps arrolar lies doutrinrias e precedentes jurisprudenciais acerca do tema, roga o acolhimento dos pedidos, com a condenao dos requeridos, solidariamente, indenizao por danos morais e imagem na ordem de R$ 1.000.000,00 (hum milho de reais), alm dos danos materiais, lucros cessantes e danos emergentes, a serem apurados por liqidao de sentena, custas e honorrios. A documentao de fls. 45/108 acompanha a inicial. Citados, os requeridos ofertaram resposta prprias, por advogados distintos. A primeira requerida, em preliminar, argi a incompetncia deste juzo, pois embora tenha sua sede nesta cidade, o jornalista autor da matria questionada e segundo requerido reside na cidade de Aparecida de Goinia e, por fora do art. 94 do Cdigo de Processo Civil e da Lei de Imprensa, o foro de seu domiclio deve ser o determinante para a competncia. Aduz, tambm, a decadncia, pois na data da publicao da matria ao exerccio da ao (protocolizao dia 02 de abril de 2004) demandou tempo superior a trs meses. No mesmo passo, salienta que parte ilegtima para figurar no plo passivo da ao, j que no pode ser responsabilizada por ato de terceiro, o jornalista que assinou a matria. No mrito, pondera que a Carta Magna consagra a liberdade de expresso e que o contedo da

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

51 CONCURSO PBLICO PARA JUIZ SUBSTITUTO

Pgina 8 de 8

matria questionada no pode dar ensejo qualquer indenizao, pois conforme o direito (artigo 5, IX, IV, XIV e 220, pargrafo 1 da Constituio Federal).Verbera que a autora, como pessoa famosa, clebre, no deve ocultar nada de sua vida ao conhecimento pblico, nem tampouco a sua imagem. Ademais, papel da imprensa noticiar fatos de interesse da coletividade, em detrimento do interesse individual, como na hiptese. Requer, pois, caso superadas as preliminares, que os pedidos sejam julgados improcedentes, com as conseqncias da sucumbncia. O segundo requerido, em sua contestao, articula as mesmas preliminares, com exceo da ilegitimidade ad causam passiva, pois entende que quem deve responder pela eventual responsabilizao apenas a primeira requerida. No mrito, assevera que no praticou ilcito algum. Diz que seu comportamento est amparado no artigo 5, IX, IV, XIV e artigo 220, da Constituio Federal. Lembra que a liberdade de expresso sustentculo maior da democracia. Critica alguns julgados citados na inicial como retrgrados, jamais vistos sequer na pior fase da ditadura militar. Articula que realiza jornalismo investigativo, informador, livre, possuindo vasta contribuio ao aprimoramento das relaes sociais. Reafirma o que disse na matria questionada, fruto de sua investigao acerca dos fatos junto a fontes fidedignas (sobre as quais no est obrigado a revelar). Pede, tambm, na eventualidade da superao das preliminares, que no mrito seja desacolhida a pretenso exteriorizada na inicial. Aponta, de outro passo, que indenizao pleiteada exorbitante, positivando inteno de enriquecimento sem causa, fora dos parmetros estabelecidos pela Lei de Imprensa (tarifria), legislao infraconstitucional que disciplina a espcie. Houve rplica, ocasio em que a autora se mostrou irresignada com a forma utilizada pelos requeridos para a argio da incompetncia relativa. A seu juzo, isto reflete ato atentatrio regularidade da marcha processual, cuja rejeio era imperativo legal. Refuta, tambm, tanto a questo prejudicial como as preliminares, porque inocorrentes no caso. Por outro lado, entende como extemporneas as contestaes dos requeridos, pois a citao de ambos ocorrera no dia 12 de abril de 2004, enquanto que as peas de respostas foram protocolizadas coincidentemente no dia 28 de abril do mesmo ano, ou seja, no 16 (dcimo sexto) dia de fluncia do prazo. Assim, finaliza, impostergvel o reconhecimento da revelia. Instaladas a que se manifestassem sobre eventual necessidade de dilao probatria, as partes requereram o julgamento do processo conforme o seu estado. o relatrio. Decido.

file://Z:\51_JUIZ_SUBSTITUTO\Provas_Escritas.htm

23/3/2006

You might also like