You are on page 1of 2

Professora: Bruna Marih

brunamariah.quimica@gmail.com brunamariah.quimica@gmail.com

EQUILBRIO QUMICO
AULA 01

EQUILBRIO QUMICO a situao na qual as concentraes dos participantes da reao no alteram, pois as reaes direta e inversa esto se processando com velocidades iguais. N2O4 (g) 2 NO2 (g)

DESLOCAMENTO DE EQUILBRIO AUMENTANDO A CONCENTRAO: De um participante, o equilbrio desloca-se no sentido do seu consumo. DIMINUINDO A CONCENTRAO: De um participante, o equilbrio desloca-se no sentido de seu consumo. AUMENTO DE PRESSO: Desloca um equilbrio para o lado em que h menor volume gasoso. DIMINUIO DE PRESSO: Desloca um equilbrio para o lado em que h maior volume gasoso. EFEITO DE TEMPERATURA AUMENTO DE TEMPERATURA: Desloca um equilbrio no sentido endotrmico. DIMINUIO DE TEMPERATURA: Desloca um equilbrio no sentido exotrmico. EFEITO DO CATALISADOR

EQULIBRIO HOMOGNEO So aqueles em que todos os participantes esto em uma mesma fase. CH3COOH (aq) H+ (aq) + CH3COO- (aq)

EQUILBRIO HETEROGNEO So aqueles em que os participantes esto em mais de uma fase, constituindo, portanto, um sistema heterogneo. Mg (OH)2 (s) Mg (aq) + 2OH (aq)
2+ -

CONSTANTE DE EQUILBRIO Kc

Catalisador no desloca equilbrio. Um catalisador faz com que um processo chegue mais rapidamente situao de equilbrio qumico. EXERCCIOS 1) (UFRGS-RS) Uma reao qumica atinge o equilbrio qumico quando: a) Ocorre simultaneamente nos sentidos diretos e inversos. b) As velocidades das reaes direta e inversa so iguais. c) Os reagentes so totalmente consumidos. d) A temperatura do sistema igual do ambiente. e) A razo entre as concentraes de reagentes e produtos unitria. 2) (UFF-RJ) Determine a expresso que apresenta a expresso da constante de equilbrio, em termos de concentrao de reagentes e produtos, para a reao: H2 (g) + I2 (g) 2 HI (g) a) [HI]2 [H2] [HI] b) [H2] [I2] [HI]2 c) [HI]2 e) 2[HI] [H2] + [I2] [H2] [I2] d) [H2] [I2] 2 [HI]

Kc = [C]c . [D]d [A]a . [B]b


a A + b B c C + d D

GRAU DE EQUUILBRIO = quantidade, em mols, que reagiu at atingir o equilbrio quantidade, em mols do reagente

CONSTANTE DE EQUILBRIO Kp Esta constante s se aplica a equilbrios em que haja a participao de gases.

Kp = (PC)c . (PD)d (PA)a . (PB)b

Professora: Bruna Marih


brunamariah.quimica@gmail.com brunamariah.quimica@gmail.com

EQUILBRIO QUMICO
AULA 01

3) Escreva a expresso de KC para os seguintes equilbrios: a) CO (g) + Cl2 (g) COCl2 (g) b) 2 NO2 (g) 2NO (g) + O2 (g) 4) (PUC RS) Dada a expresso da constante de equilbrio em termos de concentrao de produtos e reagentes: KC= [NO]2 . [O2] [NO2]2 A equao qumica que pode ser representada por essa expresso : a) 2 NO2 (g) 2 NO (g) + O2 (g) b) 2 NO (g) + O2 (g) 2 NO2 (g) c) NO2 (g) 2 NO (g) + O2 (g) d) 2 NO2 (g) NO (g) + O (g) e) NO (g) + O2 (g) 2 NO2 (g) 5) (U. Catlica de Salvador-BA) A produo de carbeto de silcio, importante material refratrio, envolve o equilbrio representado por: SiO2(l) + 3C(s) SiC(s) + 2 CO(g) Para calcular a constante Kp, em termos das presses parciais, dos equilbrios acima utilizou-se a expresso:

Essa expresso adequada SOMENTE para a) o equilbrio I. b) o equilbrio II. c) o equilbrio III. d) os equilbrios II e III. e) os equilbrios III e IV. 8) Fuvest-SP No grfico, esto os valores das presses parciais de NO2 e de N2O4, para diferentes misturas desses dois gases, quando, a determinada temperatura, atingido o equilbrio:

A expresso da constante desse equilbrio dada por a) [SiC] / [SiO2] b) [CO]2 /[C] c) [CO]2 / [SiO2] d) [CO] e) [CO]2 6) (U. Alfenas-MG) Na tabela abaixo esto mostrados os dados referentes reao qumica.

Os valores de X, Y e Z so, respectivamente: a) 0,40; 0,40 e 0,60 b) 0,80; 0,50 e 0,60 c) 0,80; 0,40 e 0,50 d) 0,40; 0,25 e 0,30 e) 0,60; 0,30 e 0,60 7) (Unifor-CE) Considere os seguintes equilbrios em fase gasosa:

Com os dados desse grfico, pode-se calcular o valor da constante (Kp) do equilbrio atingido, naquela temperatura. Seu valor numrico prximo de a) 1 b) 2 c) 4 d) 8 e) 12

You might also like