You are on page 1of 3

Contabilidade Publica

Define-se Contabilidade Pblica como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execuo dos oramentos, dos atos e fatos da fazenda pblica e o patrimnio pblico e suas variaes. Portanto, seu escopo relaciona-se ao controle e gesto dos recursos pblicos. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000), a contabilidade pblica alou uma maior importncia e valorizao. A contabilidade societria, relacionada com a atividade privada, rege-se pela Lei das Sociedades Annimas e pelo Cdigo Civil, que estabelecem regras de procedimentos contbeis. J a contabilidade pblica regulada pela Lei 4.320/1964, que a Lei das Finanas Pblicas. A contabilidade societria tem como foco principal o patrimnio e as suas avaliaes, de tal forma que a principal pea o balano patrimonial. Porm, na contabilidade pblica, o mais relevante o balano de resultados, que trata da despesa e da receita, ou seja, de que forma foi arrecadado o dinheiro e como foi aplicado. Outra diferena que a contabilidade da rea societria tem como viso o patrimnio e o lucro. J na rea pblica, a viso a gesto. A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF deu forma ao Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, definiu o que compe o relatrio, como se publica essa informao. Tambm trouxe como inovao o relatrio de gesto fiscal, que visa demonstrar se foram atingidas as metas e os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. Outra inovao que a lei exigiu que as receitas vinculadas tenham a contabilizao de onde est evidenciado o que j foi aplicado e qual o saldo. A lei tambm passou a dar uma maior importncia e visibilidade contabilidade. A Contabilidade Pblica - seja na rea Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal - tem como base a Lei 4.320, de 17 de maro de 1964, que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. A Lei 4.320/64 est para a Contabilidade Aplicada Administrao Pblica assim como a Lei das Sociedade por Aes , Lei 6.404/76, est para a Contabilidade aplicada atividade empresarial. A Contabilidade Pblica registra a previso da receita e a fixao da despesa, estabelecidas no Oramento Pblico aprovado para o exerccio, escritura a execuo oramentria da receita e da despesa, faz a comparao entre a previso e a realizao das receitas e despesas, controla as operaes de crdito, a dvida ativa, os valores, os crditos e obrigaes, revela as variaes patrimoniais e mostra o valor do patrimnio.

A contabilidade pblica est interessada tambm em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza oramentria (previso da receita, fixao da despesa, empenho, descentralizao de crditos etc.) ou sejam meramente administrativos (contratos, convnios, acordos, ajustes, avais, fianas, valores sob responsabilidade, comodatos de bens, etc.) representativos de valores potenciais que podero afetar o patrimnio no futuro. O objeto de qualquer contabilidade o patrimnio. A contabilidade pblica no est interessada somente no patrimnio e suas variaes, mas, tambm, no oramento e sua execuo (previso e arrecadao da receita e a fixao e a execuo da despesa). A contabilidade pblica, alm de registrar todos os fatos contbeis (modificativos, permutativos e mistos), registra os atos potenciais praticados pelo administrador, que podero alterar qualitativa e quantitativamente o patrimnio. O objetivo da Contabilidade Pblica o de fornecer aos gestores informaes atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decises, aos rgos de controle interno e externo para o cumprimento da legislao e s instituies governamentais e particulares informaes estatsticas e outras de interesse dessas instituies.

Contabilidade em escolas Depoimento: Christiana e Gislaine a escriturao feita atravs de um caixa denominado (Caixa Escolar) onde so lanadas as Contribuies Expontneas dos alunos e Verbas enviadas pelo governo para fins especficos como: Compra de Ativo Permanente, merenda escolar, e manuteno da escola, estas verbas enviadas pelo governo so fiscalizadas pela super itendncia do ensino. No final doano feito um balano simples, de onde so tiradas informaes para imposto de Renda(isento) entrega se a raiz negativa e DCTF semestral. Concluso: feito apenas o caixa Escolar inscrito no CNPJ e nada mais. Assim fao com duas escolas estaduais e uma municipal.Estou aprendendo como trabalhar com caixa escolar agora, quem tiver experincia posteaqui.Tenho apenas uma dvida, a DCTF para caixa escolar mensal ou semestral?Quando fazemos a DIRF e RAIS??? O que devemos fazer: I- Declarao de Imposto de Renda; II - RAIS; III - DCTF; IV - DIRF;

V - Atualizar junto a Receita Federal o responsvel pelo CNPJ, quando houver mudana domesmo (PS: como atualizar?); VI - Elaborar escriturao contbil; (H modelos para o caixa escolar? Podem me mandar)? VII - Cumprir outras obrigaes sociais ou fiscais que a legislao federal, estadual oumunicipal exigirem.

You might also like