You are on page 1of 40

FUVESTO

15/6/2013

Resoluo Comentada do Fuvesto Conhecimentos Gerais


Obs.: Confira a resoluo das questes de sua verso. A ordem das questes, dentro de cada disciplina, foi mantida.
VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO VERSO

C A B D E D C B A E D A E D B C C D C E B D E D E B E A C A C C D D B C E C E D B A C B D

B A C B A B B A A D D A A D B D C B C D A E E D B D D C B E D C E B C D E B E A C A C C D

B C E C E D B A C B D C A A E C E B B C E B A C B A B B A A D D A A D B D C B C D A E E D

A D B D C B C D A E E D B D D C B E D C E B C E D B C C D C E B D E C A B D E D C B A E D

D E B E A C A C C D D E B B C E B C E C E D B A C B D C A A E C D B D D C B E D C E B C B

C A A E C E B B C E D B D D C B E D C E B C A D B D C B C D A E E B A C B A B B A A D D A

D E D B C C D C E B D E B C E C E D B A C B D C A A E C E B B C E C A B D E D C B A E D A

B D D C B E D C E B C C A B D E D C B A E D A D E B E A C A C C D D E D B C C D C E B D E

A D E B E A C A C C D D B A C B A B B A A D D A E B B C E B C E C E D B A C B D C A A E C

A C B A B B A A D D A E D B C C D C E B D E C A B D E D C B A E D A A D B D C B C D A E E

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

PROVA K

Na charge abaixo, Tio Sam que representa os EUA oferece uma prenda (na forma de uma cenoura gigante) a um sonhador religioso iraniano, enquanto brande na outra mo um porrete:

A China sustenta na atualidade o segundo maior PIB do mundo, suplantada apenas pelo dos EUA. Sobre sua atuao na economia mundial, foram feitos os seguintes grficos:

The Economist, OMC, FMI.

(Revista Foreign Affairs, jan/fev 2013.)

Isso quer dizer : a) Os EUA apoiam totalmente a poltica de enriquecimento nuclear do Ir e o protegem contra qualquer ameaa externa. b) Os EUA pretendem adquirir todas as exportaes de petrleo do Ir para seu prprio consumo e ameaam o pas asitico se esse ousar exportar para outros compradores. c) Os EUA, pacificamente ou pelo uso da fora, pretendem fazer com que o Ir desista de seu processo de enriquecimento de urnio. d) O Ir, um pas pacfico, ameaado continuamente pelos EUA devido sua recusa em exportar petrleo. e) Os EUA exigem que o Ir compre tecnologia nuclear norte-americana, em vez de desenvolver seu prprio programa. Resoluo
Sentindo-se ameaado por uma possvel invaso dos EUA (aps invases ao Iraque e ao Afeganisto), o Ir comeou um programa de enriquecimento de urnio. Apesar de ser um direito seu, como pas signatrio do acordo internacional de controle de armas nucleares, o Ir acusado de enriquecer urnio num nvel superior, para a utilizao em usinas nucleares, com o intuito de desenvolver armas nucleares. Na viso dos lderes iranianos, essa seria uma forma de dissuadir os EUA de no invad-lo.

Escritrio Nacional de Estatsticas da China.


(Almanaque Abril 2013.)

Mediante o que se conhece sobre o desempenho da economia chinesa e com base nos grficos apresentados, pode-se dizer: a) Em 2010 a participao da China no comrcio mundial se equiparava atuao de EUA e Alemanha. b) O Brasil um dos maiores parceiros comerciais da China, apresentando dficit na sua balana comercial com os chineses. c) O crescimento da participao da China no comrcio mundial tende a se estabilizar nos prximos anos, em funo da saturao do processo produtivo chins. d) Em funo de se constituir no maior PIB mundial, os EUA so o maior parceiro comercial da China. e) As exportaes chinesas ultrapassaram as japonesas a partir do ano 2000, momento no qual o PIB chins ultrapassou o japons.

PROVA K

Resoluo
A China est-se tornando um global player com uma participao cada vez maior no comrcio mundial. O Brasil ainda apresenta supervit na balana comercial com a China. A tendncia a participao cada vez maior da China no comrcio mundial. a Unio Europeia o maior parceiro comercial da China. Em funo de uma contnua crise econmica, o Japo tem reduzido sua participao no comrcio global, sendo ultrapassado pela China por volta de 2003.

IV. Mesmo envolvido em lutas sectrias, o Iraque vem mostrando crescimento na produo de petrleo nos ltimos anos. Essa produo se d principalmente na rea norte, hachurada no mapa, dominada pelos curdos. Esto corretos: a) I e II. b) apenas a II. c) I, III e IV. d) III e IV. e) II e III. Resoluo
Em I, a queda da produo de petrleo no Iraque aps 1991 se deve destruio causada pelo ataque das foras de coalizo da ONU, aps a invaso do Kuwait, e ao embargo imposto pela ONU; em III, as reservas iraquianas esto longe de terminar; em IV, apesar de haver petrleo na regio dos curdos, no a que se d a maior extrao de petrleo no Iraque, mas sim no sul do pas.

A partir da dcada de 1970, a histria do Iraque conturbou-se ainda mais, envolvida por diversos acontecimentos que influram na produo de sua principal fonte de renda, o petrleo. Seguem-se abaixo um mapa e um grfico com alguns elementos, sobre os quais afirmamos:

Os dois grficos que se seguem mostram algumas facetas do atual momento da globalizao:

(PNUD, 2013)

(Almanaque Abril, 2013.)

I.

A queda na produo de petrleo entre 1991 e 1996 ocorreu porque as regies produtoras foram envolvidas nos movimentos separatistas dos curdos, que impediram o escoamento do petrleo, at serem dominados por ataques militares, em 1997. II. A invaso do Iraque pelos EUA em 2003 um dos fatores responsveis pela queda na produo desse mesmo ano. III. A produo mostrada no grfico est em queda nos ltimos anos, em funo do esgotamento das reservas iraquianas.

(Revista Carta Capital, 740, maro de 2013.)

A anlise dos dois grficos mais os conhecimentos adquiridos levam concluso de que a) a estrutura bsica do mundo desenhada durante a Guerra Fria se mantm at os dias atuais. b) o crescimento econmico do Norte estar em queda nos prximos anos em todos os ramos de atividade, como, por exemplo, as redes virtuais.

PROVA K

c) a crise de 2008 sustou o crescimento da economia mundial em todos os pases. d) observa-se a emergncia do chamado Sul, com destaque para pases como o Brasil, a China e a ndia. e) o maior nmero de acessos Internet no se relaciona com a emergncia do chamado Sul. Resoluo
Pelos prognsticos apresentados, o chamado Sul, representado no exemplo do grfico por Brasil, China e ndia e generalizado no grfico de acesso Internet, encontra-se num estado de emergncia, enquanto os pases exemplificados como Norte crescem lentamente, como no caso do acesso Internet, ou caem, como acontece com Canad, Frana, Itlia, Alemanha, Reino Unido e EUA.

REGIES ADMINISTRATIVAS

Atente para o texto abaixo: O perodo de recuperao no dura muito. Acreditando que a moeda permaneceria desvalorizada e a demanda externa alta, o _________________expande sua capacidade de produo. Quando a economia mundial entra em colapso em 2008, o pas um dos mais afetados, por ser muito dependente de suas exportaes. O baixo consumo traz de volta a deflao e nem mesmo o pacote de 300 bilhes de dlares suficiente para evitar a pior recesso desde a II Guerra Mundial e uma retrao econmica de 5% em 2009. Em 2010 o governo intervm na cotao da moeda, favorecendo as exportaes. A expanso de 3,9% no PIB aponta uma retomada gradual do crescimento. Essa era a situao do(a) _________________ antes do(a) _________________ de 2011. a) b) c) d) e) China; inundao no Vale do Yang-ts. EUA; furaco Sandy. Espanha; crise bancria. Coreia do Sul; ataque dos msseis da Coreia do Norte. Japo; tsunami.

PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)

(Geoatlas, Editora tica.)

Resoluo
Quando tudo indicava que o Japo retomaria seu crescimento, adveio o terremoto de 11 de maro de 2011 seguido por um tsunami que destruiu cidades e fbricas e causou um acidente nuclear, obrigando o pas a despender elevadas somas na recuperao dos territrios atingidos.

Os mapas a seguir mostram duas anlises cartogrficas diferentes para o espao geogrfico brasileiro. Compareos com ateno:

Analisando-os com cuidado e conhecendo aspectos relacionados questo da representatividade federativa, possvel dizer: a) Os estados so representados no Congresso Nacional de acordo com o tamanho de seus territrios: quanto maior a rea, maior ser o nmero de deputados. b) Os estados so representados no Congresso Nacional de acordo com o tamanho de seu Produto Interno Bruto (PIB): quanto maior o PIB, maior ser seu nmero de deputados. c) O nmero de deputados e senadores proporcional populao, de modo que os estados mais populosos tero maior nmero de deputados e senadores.

PROVA K

d) O nmero de deputados proporcional populao do estado, mas o nmero de senadores fixo (trs por estado), o que gera desequilbrio quanto representatividade, fato criticado pelos estados de maior PIB. e) O nmero de deputados e senadores fixo por estado, para assegurar maior representatividade aos estados de menor PIB. Resoluo
Na representatividade definida no Congresso Nacional, o nmero de deputados proporcional ao nmero de habitantes de cada estado; o nmero de senadores fixo (3 por estado). No h relao com o PIB. Alguns estados do Centro-Sul contestam tal proporo, pois afirmam que seus estados, com maior renda e populao, seriam sub-representados, perdendo em projetos voltados contra seus interesses.

Resoluo
O continente africano o que apresenta as piores condies de vida no globo. Assim, as taxas de mortalidade infantil seriam altssimas, coincidindo com um atendimento sanitrio precarissimo. Observar-se-ia tambm que as taxas seriam menores na Amrica Latina e ainda menores na Amrica Anglo-Saxnica, da mesma forma que na sia o atendimento sanitrio tambm se relaciona com a mortalidade infantil, sendo alto principalmente no sul e no sudeste.

Observe o esquema no qual se nota uma forma de relevo comum no Sudeste do Brasil:

Uma vez por ano celebra-se o dia mundial da gua. Sobre a questo da gua, leia o texto abaixo:

Sobre a importncia da gua para a sade e para a vida no planeta, sabe-se muitssimo. Que componente imprescindvel para os ecossistemas, tambm no h dvidas. A sobreposio de mapas com diversos indicadores de desigualdades sociais em contraste com indicadores de acesso e de qualidade da gua revela uma forte congruncia entre eles. Esta observao no constitui novidade, assim como o reconhecimento global do papel decisivo da gua no desencadeamento direto e indireto de uma grande quantidade de patologias, bem como no condicionamento da mortalidade geral e, em especial, a infantil na maioria dos pases em desenvolvimento.
o 47, Ed. Escala Educacional.) (Revista Geografia n.

(Folha de S.Paulo, 19/3/2013.)

Pensando em dados estatsticos mundiais sobre a taxa mundial de mortalidade infantil e o acesso ao saneamento bsico (populao com acesso a instalaes sanitrias adequadas, como gua e esgoto), podemos concluir que a) as taxas de mortalidade infantil seriam maiores na Amrica Anglo-Saxnica. b) as taxas de mortalidade infantil seriam menores na Amrica Latina. c) as taxas de mortalidade infantil seriam maiores na frica. d) no Brasil, observaramos taxas de mortalidade infantil por todo o territrio nacional. e) no haveria relao entre mortalidade infantil e saneamento na sia.

Assinale a alternativa que indica o provvel acontecimento que ocorreria caso houvesse um elevado ndice pluviomtrico no local e o nmero no diagrama onde tal fenmeno teria maior probabilidade de ocorrer: a) O solo se manteria totalmente impermevel, regio (1). b) O solo deslizaria abruptamente, regio (4). c) O solo sofreria laterizao, regio (5). d) O solo ficaria rido, regio (3). e) O solo no sofreria qualquer impacto, regio (2). Resoluo
Com a chuva, a gua penetra na terra e, sem poder entrar na camada impermevel da rocha, escorre pelo morro. Com a presso da terra molhada e a grande declividade, a primeira camada desliza sobre a rocha. A maior probabilidade de deslizamento se encontra na regio 4, onde os declives so mais acentuados.

PROVA K

Esto corretas: a) I e II. d) Apenas a III. Resoluo

b) II e III. e) Apenas a I.

c) I e III.

A respeito do IDH, publicado pela ONU no Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 14 de maro de 2013, observa-se que o Brasil se encontra em 85 o . lugar, com um ndice de 0,730. Sabendo-se que o IDH conta com uma lista de 186 pases, sendo o primeiro dessa lista a Noruega, com 0,955, e o ltimo, Nger, pas africano com 0,304, conclui-se que a) apesar de apresentar um ndice inferior a alguns pases da Amrica Latina, o IDH do Brasil pode ser considerado elevado. b) o ndice do Brasil j figura entre os de nvel muito elevado, comparando-se queles de pases do norte do continente europeu. c) o ndice do Brasil s pode ser considerado mdio, pois o pas se encontra na poro intermediria dos demais ndices. d) o ndice brasileiro baixo, semelhante ao de pases da frica Subsaariana. e) o ndice brasileiro o melhor da Amrica Latina, tendo em vista o fato de que o Pas possui o maior PIB entre os latino-americanos. Resoluo
Como o IDH leva em considerao, alm da renda (o PIB per cpita) corrigida pelo poder de compra, tambm dados de educao (tempo de escolaridade) e sade (expectativa de vida), o ndice do Brasil perde muito em valor e se encontra atrs do de vrios pases latino-americanos. O ndice brasileiro considerado elevado, mas est longe de se aproximar do dos pases nrdicos da Europa; porm, distancia-se tambm dos baixos ndices da frica Subsaariana.

Em II, o efeito estufa tem causas naturais que se relacionam com a reflexo para o interior da atmosfera de calor retido nas proximidades da superfcie terrestre por vapor dgua, gs carbnico natural e outros. Em III, a preocupao com o aumento da temperatura da atmosfera procede, pois foi comprovado empiricamente por medies obtidas no mundo todo.

11

A questo coreana desperta o interesse da mdia e opinio pblica mundial. Observe a charge abaixo:

(Folha de S.Paulo, 6/4/2013.)

10

Muito se discute nas ltimas dcadas sobre o efeito estufa. Sobre esse assunto, leia as assertivas abaixo: I. Trata-se de um efeito natural que permite a manuteno da vida sobre o planeta, pois o calor refletido de volta para a superfcie mantm a temperatura mdia em torno de 15C; caso o efeito estufa natural no existisse, a temperatura mdia do planeta cairia para 18C negativos. II. O efeito estufa causado exclusivamente pela ao humana, que queima carvo, petrleo e outros combustveis fsseis devolvendo para a atmosfera carbono que foi armazenado no subsolo durante milhes de anos. III. O atual aquecimento da atmosfera terrestre apenas um fenmeno natural e no apresenta relao alguma com as atividades humanas. H uma preocupao excessiva por parte de algumas autoridades sem que haja justificativa para tal.

Conhecendo aspectos histricos antigos e recentes sobre a crise coreana, a charge permite concluir: a) Os EUA pretendem dominar toda a pennsula coreana para, ento, impor regio do extremo oriente sua forma de governar, o que inclui a introduo do capitalismo na China. b) Os EUA tm por objetivo dominar apenas militarmente a pennsula coreana, desunida desde a Guerra da Coreia de 1950-1953. c) A questo coreana uma iniciativa militarista do Conselho de Segurana da ONU para impor o processo de globalizao s sociedades orientais. d) Alm da imposio militar num processo de unificao da pennsula coreana, a presso norte-americana tem por objetivo implantar tambm a poltica econmica estadunidense atravs da futura implantao de empresas capitalistas na Coreia do Norte. e) Os coreanos do norte planejam a unificao da pennsula para, enfim, ter acesso aos benefcios do capitalismo, como as empresas estadunidenses. Resoluo
A charge critica o fato de que, aps um eventual confronto militar entre a Coreia do Sul (apoiada pelos EUA) e a Coreia do Norte, ocorreria uma possvel vitria da aliana EUA Coreia do Sul, com posterior implantao no norte a forma de atuao capitalista, com a entrada de empresas estadunidenses.

PROVA K

12

A ONU Organizao das Naes Unidas possui uma srie de agncias e organizaes que se dedicam aos mais diversos assuntos. Entre elas est a Unio Internacional de Telecomunicaes, que analisa o acesso a computadores, Internet e outras tecnologias de comunicaes. A partir dessas anlises, a Unio criou o ndice de Oportunidade Digital, a partir do qual foi confeccionado o seguinte mapa e tabelas:

Posio
o 1.

Pases Noruega Austrlia Estados Unidos Pases Baixos Alemanha Nova Zelndia Irlanda / Sucia Sua Japo Canad Coreia do Sul Islndia / Hong Kong Dinamarca Israel Blgica ustria / Cingapura Frana

IDH 0,955 0,938 0,937 0,921 0,920 0,919 0,916 0,913 0,912 0,911 0,909 0,906 0,901 0,900 0,897 0,895 0,893

2o .
o 3.

4o . 5o .
o 6.

7o . 9o . 10 o .
o 11.

12 o . 13 o . 15 o . 16 o . 17 o . 18 o . 20 o .

PROVA K

(Almanaque Abril, 2013 / O Estado de S.Paulo, 15/3/2013.)

Leia as assertivas: I. possvel notar que alguns pases ocupam posies semelhantes na lista do ndice de Oportunidade Digital (IOD) a posio no IOD e a 85 a . no IDH. Os pases mais bem colocados no e na do IDH: o Brasil, por exemplo, ocupa a 65. IOD so, muitas vezes, os que aparecem nos primeiros lugares no IDH. II. Nota-se tambm que a cobertura proporcionada por telefonia celular no Brasil quase idntica quela proporcionada nos dez primeiros colocados. Contudo, os dados de infraestrutura e de acesso banda larga so bastante precrios, o que afasta o Brasil das primeiras posies. III. Todos os pases que se colocam entre os primeiros no ndice de Oportunidade Digital (IOD) possuem reduzidas populaes, o que facilita sobremaneira a instalao de redes digitais e o acesso a infraestrutura, oportunidade e utilizao dessas redes. Mediante seus conhecimentos, esto corretas: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) Apenas a I. e) Nenhuma das opes. Resoluo
Em III, o Japo e o Reino Unido so pases de grandes populaes: o Japo possui 126,4 milhes de habitantes e o Reino Unido possui 62,8 milhes de habitantes. O que permite o acesso ou no ao IOD a presena de infraestrutura adequada alm das condies financeiras envolvidas.

PROVA K

13

Antibiticos so substncias naturais produzidas por micro-organismos e seus anlogos sintticos. Podem ser bactericidas, quando destroem e matam as bactrias, e bacteriostticos, quando impedem a sua multiplicao ou bloqueiam o metabolismo. A penicilina um antibitico bactericida porque a) interfere na replicao do DNA. b) inibe a transcrio. c) interrompe a traduo. d) bloqueia a sntese proteica. e) inibe a formao da parede celular. Resoluo
O bactericida impede a formao da parede celular, destruindo a bactria.

Resoluo
A velocidade, ao longo do trajeto indicado, aparece no grfico b.

16

14

Sabendo-se que a miopia e o uso da mo esquerda so condicionados por genes autossmicos recessivos, considere a genealogia a seguir:

Os dados obtidos a partir da anlise dos excretas nitrogenados presentes na urina de trs grupos de animais so mostrados na tabela abaixo. Grupos animais Amnia Excretas Ureia cido rico 1 ++ + 2 + ++ 3 +

() indica uma quantidade mnima ou nula de substncias (+) indica pequena quantidade (++) indica grande quantidade Assinale a alternativa que indica corretamente os animais dos grupos 1, 2 e 3, respectivamente. a) Insetos, maioria dos peixes sseos e tubares. b) Mamferos, algumas aves e anfbios. c) Moluscos, pssaros e alguns tubares. d) Maioria dos peixes sseos, mamferos e aves. e) Tubares, maioria dos peixes sseos e mamferos. Resoluo
Os peixes sseos, na sua maioria, so amoniotlicos; os mamferos, ureotlicos e as aves so animais uricotlicos.

Assinale a alternativa correta. a) O indivduo 2 deve ser heterozigoto para os alelos dessas duas caractersticas. b) O indivduo 3 deve ter herdado os alelos dessas duas caractersticas apenas de sua me. c) A probabilidade de o casal 1 2 ter uma criana destra e de viso normal de 1/4. d) Todos os descendentes de pai mope e canhoto possuem essas caractersticas. e) A probabilidade de o casal 4 5 ter uma criana mope e canhota de 3/8. Resoluo
O indivduo 2 heterozigoto para a caracterstica destro e homozigoto para a miopia. O indivduo 3 herdou os genes recessivos do pai e da me. Todos os descendentes possuem genes recessivos, mas no, obrigatoriamente, as caractersticas. A probabilidade de o casal 4 x 5 ter uma criana mope e canhota de 1/8.

15

Indique o grfico que mostra, corretamente, a velocidade do sangue no seguinte trajeto: aorta artrias arterolas capilares vnulas veias veia cava

10

PROVA K

17

Resoluo
O RNAt responsvel pelo transporte e no pela sntese de aminocidos. O cdon GUA do RNAm se ligar ao anticdon CAU do RNAt. Cada trs bases do RNAm codifica um aminocido. Cada aminocido codificado por um ou mais cdons especficos.

A figura a seguir representa as trocas gasosas realizadas por uma minhoca.

19

C
Bomba-relgio subterrnea

Derretimento do permafrost, solo permanentemente congelado do rtico, pode aumentar aquecimento global em at 2,5 vezes
Sobre esse processo, foram feitas trs afirmaes: I. A troca de CO2 por O2 s possvel graas a um processo conhecido como difuso. II. Ele chamado de respirao traqueal. III. Para que as trocas gasosas ocorram com eficincia atravs do tegumento, a superfcie do animal deve estar constantemente mida. Est correto o contido em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resoluo
A afirmativa II incorreta; o processo chamado de respirao cutnea.

A rea de permafrost cobre 20% das terras do hemisfrio Norte


Formao Durante milhares de anos, animais e plantas morreram e ficaram presos sob essa camada de gelo, assim como o carbono da sua decomposio. Degelo Com o aquecimento global, essa camada de gelo, antes permanente, comea a derreter, liberando o carbono na atmosfera. Consequncias Parte desse carbono torna-se metano, um gs-estufa at 25 vezes mais potente do que o dixido de carbono oriundo de combustveis fsseis.
(Folha de S.Paulo, 1/12/2011)

18

A fenilalanina um dos aminocidos codificados no cdigo gentico, sendo de grande importncia na constituio das protenas. Sobre a sntese de protenas, correto afirmar: a) O RNA transportador responsvel pela sntese e pelo transporte do aminocido especfico at os ribossomos. b) Se no RNA mensageiro o cdon a ser lido for GUA, o RNA transportador que traz o aminocido especfico se ligar com o anticdon CAT. c) Cada trs bases de RNA ribossmico codifica um aminocido especfico da protena. d) A mesma fita de RNA mensageiro poder ser lida por vrios ribossomos, resultando em vrias molculas proteicas iguais. e) A fenilalanina e os demais 19 aminocidos correspondem a um nico cdon especfico no RNA mensageiro.

O carbono liberado na atmosfera sob forma de CO2 e CH4 pode ter a sua origem a partir da a) decomposio anaerbica provocada por fungos unicelulares. b) decomposio anaerbica e aerbica originada da atividade de arqueobactrias at ento congeladas. c) atividade aerbica de fungos e bactrias e de bactrias anaerbicas tais como as arqueobactrias. d) atividade aerbica de cianobactrias fossilizadas e de fungos decompositores. e) fermentao aerbica da matria orgnica compactada pelo tempo. Resoluo
A liberao de CO2 para a atmosfera pode resultar da respirao aerbica por atividade de bactrias decompositoras e por arqueobactrias metanognicas.

PROVA K

11

20

O esquema abaixo mostra a origem simplificada do vrus H1N1.

Analise as seguintes afirmaes: I. Armazenamento de amido. II. Absoro de luz e fotlise da gua. III. Reduo do CO2. IV. Polmero que evita o rompimento celular. A associao correta entre as afirmaes (I a IV) e as estruturas celulares (A, B, C, D, E, F) : a) I-B, II-A, III-C, IV-D b) I-C, II-A, III-B, IV-E c) I-B, II-C, III-D, IV-E d) I-E, II-C, III-B, IV-E e) I-C, II-A, III-B, IV-D Resoluo
I. Reserva de amido C Citosol II. Absoro de luz e fotlise da gua A Membrana do tilacoide III. Reduo do CO2 B Matriz do cloroplasto IV. Polmero que evita o rompimento da clula E Parede celular

A respeito do vrus H1N1, responsvel pela gripe A, pode-se afirmar: I. O vrus H1N1 resultante do rearranjo de vrios tipos de vrus atravs de um processo de recombinao de genomas, durante a reproduo sexuada desses vrus. II. O vrus H1N1 contm genes dos vrus da gripe suna, aviria e humana. III. Quando ocorrem grandes reagrupamentos de genomas virais, os humanos dificilmente apresentam imunidades a esses novos agentes infecciosos. Esto corretas: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Resoluo
A afirmao I incorreta porque os vrus no apresentam reproduo sexuada.

22

O cladograma representa o parentesco entre grupos de seres vivos ou a origem evolutiva (filognese) desses grupos. Analise o cladograma a seguir relacionado filognese vegetal.

21

A ocorrncia da endosporia (germinao do megsporo no interior do megasporngio) e o dobramento da folha carpelar para encerrar os vulos no seu interior so fenmenos que ocorreram, respectivamente, em: a) III e IV b) II e IV c) III e V d) IV e V e) II e III Resoluo
A endosporia fenmeno observado em gimnospermas e angiospermas. Dobramento da folha carpelar para a formao do ovrio aparece entre as angiospermas.

O diagrama a seguir representa uma microalga verde do filoplncton marinho. Nele, observa-se um esquema simples do cloroplasto encontrado no interior dessa clula.

12

PROVA K

23

24

Analise o esquema cujas reaes representam parte de um processo metablico e as figuras que representam organelas celulares.

Devido a suas propriedades fungicidas, o sulfato de cobre penta-hidratado bastante empregado para controle de fungos em frutas. Uma amostra de sulfato de cobre penta-hidratado CuSO4 . 5 H2O possui 190,5 gramas de cobre. Assinale o nmero adequado de mols de oxignio que essa amostra contm. Dado: massa molar em g/mol: H = 1; O = 16; S = 32; Cu = 63,5. a) 9 b) 11 c) 17 d) 27 e) 35 Resoluo
CuSO4 . 5 H2O O 1 mol 9 mol 63,5 g 9 mol 190,5 g x x = 27 mol

25

A figura 1 mostra um esquema simplificado da espectrometria de massa de um elemento X. Mais abaixo, temse o grfico da porcentagem da intensidade de ons detectados em funo da massa atmica em unidades unificadas de massa atmica do elemento X (figura 2).

Em relao a essa srie de reaes, correto afirmar que elas esto diretamente relacionadas organela a) III, local no qual ocorrem as reaes X e Y. b) IV, local onde ocorrem as reaes Y. c) II, local em que ocorre parte das reaes. d) qualquer uma das organelas, visto que ocorre liberao de CO2. e) III, local no qual ocorre apenas a sequncia de reaes Y. Resoluo
As reaes observadas em X correspondem gliclise, que acontece no citosol. As reaes de Y referem-se ao Ciclo de Krebs (ciclo do cido ctrico), que ocorre na matriz da mitocndria (organela III).

Figura 1

Figura 2

PROVA K

13

Com base nas figuras, podemos afirmar que a) existem quatro istopos do elemento X. b) a maior abundncia isotpica do istopo 23X. c) existem 3 picos, sendo o de menor massa sempre o mais abundante. d) o istopo 25X existe em uma pequenssima porcentagem. e) o istopo 22X existe numa quantidade bastante reduzida. Resoluo
O elemento X possui trs istopos (trs picos), sendo o mais abundante 24X e o menos abundante 22X.

Esse modelo est relacionado com algum aspecto da situao descrita a seguir: Ao receber o seu pedido em uma lanchonete, uma estudante adoou o suco e temperou o sanduche natural com um pouco de sal. Aps degustar o seu lanche, tomou um sorvete de creme com casquinha. Depois, bebeu gua em um copo descartvel, efetuou o pagamento da sua conta no caixa e recebeu R$ 1,00 de troco. Qual parte do texto acima est diretamente associada ao modelo apresentado? a) Adoou o suco. b) Temperou o sanduche natural com um pouco de sal. c) Tomou um sorvete de creme com casquinha. d) Bebeu gua em um copo descartvel. e) Recebeu R$ 1,00 de troco. Resoluo
O modelo de ligao qumica apresentado o da ligao metlica (mar de eltrons). A parte do texto que est associada a esse modelo recebeu R$ 1,00 de troco. A moeda de 1 real feita de uma mistura de metais.

26

Vidros de vasilhames contm cerca de 80% de SiO2 em sua composio. Assim, considerando esse percentual, correto afirmar que, em 525 g de vidro de vasilhame, a quantidade de matria em mols de SiO2 : Dado: massa molar do SiO2 = 60 g/mol a) 4 mol b) 7 mol c) 14 mol d) 3 mol e) 9 mol Resoluo
Vidro SiO2 100 g 80 g 525 g x x = 420 g m 420 g n = n = n = 7 mol M 60 g/mol

28

O bicarbonato de sdio slido pode atuar como fermento qumico na preparao de pes e bolos, por sofrer decomposio a temperaturas relativamente baixas (cerca de 100C). A sua decomposio produz carbonato de sdio, gs carbnico e vapor-dgua. Dados de massas molares em g/mol: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23. Uma padaria consumiu 4,2 kg desse fermento na fabricao de bolos de chocolate. Qual a massa de carbonato de sdio produzida ao final desse processo? a) 2650 g b) 3975 g c) 5300 g d) 6625 g e) 7870 g Resoluo
Equao qumica da decomposio: 2 NaHCO3 Na2CO3 + CO2 + H2O 2 . 84 g 106 g 4,2 kg x x = 2,65 kg 2650 g

27

Um modelo de ligao qumica ilustrado a seguir. Nele, as esferas menores representam eltrons.

Disponvel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/

14

PROVA K

29

Resoluo
1) Trigonal planar: 2 ligaes simples e uma dupla ligao 2) Tetradrica: 4 pares de eltrons 3) Trigonal piramidal: 3 pares de eltrons e 1 par de eltrons isolado.

O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partculas sai do catodo, passa atravs de um orifcio no anodo e sofre a influncia das placas metlicas A e B.

31

De acordo com esse esquema, o feixe se aproxima de A quando a) as placas A e B forem negativas. b) a placa A for negativa e a B, positiva. c) a placa A for positiva e a B negativa. d) as placas A e B forem positivas. e) as placas A e B forem neutras. Resoluo
Os raios catdicos so feixes de partculas negativas (eltrons). O feixe se aproxima de A quando a placa A for positiva e a B, negativa.

A nitroglicerina um explosivo muito sensvel e instvel descoberto em 1847 por Ascanio Sobrero. O explosivo trinitrotolueno (TNT) em sua forma refinada completamente estvel, e, ao contrrio da nitroglicerina, relativamente insensvel a frico, impacto ou agitao. necessrio o uso de um detonador para provocar sua exploso. O RDX um explosivo que apresenta estabilidade, maleabilidade e resistncia ao calor e pode ser moldado sem o perigo de uma detonao indesejada. As estruturas da nitroglicerina, do TNT e do RDX esto representadas a seguir.

30

A glicina considerada o aminocido estruturalmente mais simples. um neurotransmissor inibitrio, glicognico (converte-se em glicose no fgado). Atua como fonte de nitrognio para a sntese de aminocidos no essenciais no organismo. Participa, ainda, de vrias funes fisiolgicas, bem como se converte em creatina, a qual est presente nos msculos, no crebro e no sangue como um promotor da contrao muscular, alm de inibir o desejo de consumo de acar.
(Lehninger et. al., Principles of Biochemistry, 2004, ISBN 978-0-7167-4339-2.)

Analisando a molcula da glicina a seguir, determine a geometria molecular de cada um dos tomos indicados.

Os explosivos podem ser classificados de acordo com as suas reaes de combusto como: completa: nO 2 nC + nH / 2 incompleta: nO < 2 nC + nH / 2 em que nO, nC e nH so, respectivamente, o nmero de tomos de oxignio, carbono e hidrognio na molcula. A nitroglicerina, o trinitrotolueno e o RDX podem ser classificados, respectivamente, como explosivos de combusto a) completa, completa e completa. b) completa, completa e incompleta. c) completa, incompleta e incompleta. d) incompleta, completa e incompleta. e) incompleta, incompleta e incompleta.

a) 1 = trigonal planar; 2 = tetradrica; 3 = trigonal piramidal. b) 1 = tetradrica; 2 = tetradrica; 3 = tetradrica. c) 1 = trigonal planar; 2 = tetradrica; 3 = tetradrica. d) 1 = tetradrica; 2 = tetradrica; 3 = trigonal planar. e) 1 = trigonal planar; 2 = trigonal piramidal; 3 = trigonal piramidal.

PROVA K

15

Resoluo
Nitroglicerina: C3H5O9 Trinitrotolueno: C7H5O6N3 RDX: C3H6O6N6 9 > 2 . 3 + 5/2 (completa) O C H

Resoluo
A massa de gasolina em um tanque de 50 litros menor que a massa de lcool contida no mesmo volume. m m Gasolina: d = 0,70 g/mL = V 50 000 mL m = 35 000 g m m lcool: d = 0,80 g/mL = V 50 000 mL m = 40 000 g A gasolina libera maior quantidade de energia por grama de combustvel que o lcool. Gasolina: 114 g 5100 kJ 1 g x x = 44,7 kJ lcool: 46 g 1200 kJ 1 g x x = 26 kJ Um litro de etanol gera menor quantidade de energia que um litro de gasolina. Gasolina: 1 L 1000 mL 700 g 114 g 5100 kJ 700 g x x = 31 316 kJ lcool: 1 L 1000 mL 800 g 46 g 1200 kJ 800 g x x = 20 869 kJ Um veculo cujo tanque tem capacidade de 50 litros ter menor autonomia utilizando lcool como combustvel. Admitindo energia de 5100 kJ: m 114 g Gasolina: d = 0,70 g/mL = V V V = 162,8 mL (menor) lcool: 1200 kJ 46 g 5100 kJ x x = 195,5 g m 195,5 g d = 0,8 g/mL = V V V = 244,4 mL (maior) Um volume de 162,8 mL de gasolina libera a mesma quantidade de calor que 244,4 mL de lcool. Para que seja vivel o uso de lcool, o custo deve ser igual ou menor do que o da gasolina. Preo de 1 L de gasolina . volume da gasolina = preo de 1 L de lcool . volume do lcool 162,8 244,4 R$ 2,70 . = R$ 1,80 . 1000 1000 0,44 0,44 Os preos usados em Teresina so viveis. R$ 2,70 para 1 L de gasolina R$ 1,80 para 1 L de lcool

6 < 2 . 7 + 5/2 (incompleta) O C H 6 < 2 . 3 + 6/2 (incompleta) O C H

32

Os veculos do tipo flex possuem motores adaptados para funcionar tanto com lcool quanto com gasolina ou, ainda, com misturas de lcool combustvel e gasolina em quaisquer propores. Um sensor presente no tanque identifica o tipo de combustvel em uso, e um mdulo de controle eletrnico determina a quantidade que deve ser injetada no motor de forma a obter a melhor relao ar-combustvel para a sua queima. A seguir, so apresentadas as entalpias de combusto no estado padro H0 para alguns combustveis. Combustvel Gasolina lcool Frmula e massa molar C8H18 (l) 114 g . mol1 C2H5OH (l) 46 g . mol1 H0 (kJ/mol) 5100 1200

Dados adicionais. Considere a gasolina composta apenas de iso-octano (C8H18); Considere o lcool combustvel composto de etanol anidro (C2H5OH); Densidade do etanol 0,80 g.mL1 Densidade da gasolina 0,70 g.mL1. Supondo que, para completar um determinado percurso, a quantidade de energia gerada no motor flex seja a mesma, tanto com o uso de gasolina como de lcool, correto afirmar que a) um veculo cujo tanque tem capacidade de 50 litros ter maior autonomia (far um maior percurso) utilizando lcool como combustvel. b) um litro de etanol gera maior quantidade de energia que um litro de gasolina. c) se o preo mdio da gasolina, em Teresina, de R$ 2,70, para que o uso de lcool seja vivel financeiramente para o consumidor, o seu preo dever ser de R$ 1,80 ou menor. d) a gasolina libera menor quantidade de energia por grama de combustvel que o lcool. e) a massa de gasolina contida em um tanque de 50 litros maior que a massa de lcool contida no mesmo volume.

16

PROVA K

33

34

O vidro um slido no cristalino, cuja produo inicial atribuda aos fencios. Acredita-se que, no comeo, a obteno desse material tenha resultado de possveis combinaes entre sal marinho, ossos e areia presentes nas fogueiras acesas, nas praias. Por outro lado, tm-se registros da arte de fazer vidros de tonalidades diferentes no Egito Antigo. J os primeiros vidros incolores foram obtidos por volta do ano 100 d.C., em Alexandria, possibilitados pela melhoria nos fornos e pela introduo de xido de mangans nas composies. At o sculo XVII, tanto as etapas quanto os produtos envolvidos na formao dos vidros no eram bem compreendidos. Os sculos seguintes marcaram importantes avanos nessa atividade, incluindo novos processos para a produo de vidros base de xidos, como o processo sol-gel, um processo totalmente qumico, desenvolvido nas trs ltimas dcadas do sculo XX. Alm disso, outros tipos de vidro tm sido objeto de estudo, por exemplo, os vidros de calco-haletos e de poliestireno.
(ALVES, O.L., GIMENEZ, I.F., MAZALI, I.O. Vidros. Qumica Nova

Mananciais de Abastecimento: A cidade de Manaus utiliza, para a produo de gua, o Rio Negro, manancial superficial, e o lter do Cho, manancial subterrneo. Processo de Tratamento: A gua captada nos mananciais submetida a um processo de tratamento antes de ser liberada ao consumo. No caso da gua do Rio Negro, alm da sua cor escura, destaca-se a alta acidez. Esta condio obriga a realizar uma correo para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez (pr-alcalinizao). Isso necessrio para ter as condies qumicas ideais para as etapas seguintes do tratamento. Essa correo feita na adutora de gua bruta, antes da chegada Estao de Tratamento de gua (ETA) Ponta do Ismael, onde passar pelas etapas de coagulao, floculao, clarificao, filtrao, desinfeco e ajuste final de pH. A gua do manancial subterrneo captada por meio de poos profundos. Essa gua passa por um processo em que recebe cloro antes de chegar s casas dos consumidores. Esquema de abastecimento de gua:

na Escola - Cadernos Temticos, 9-20, 2001. Adaptado.)

Em relao produo de vidro, so feitas as consideraes a seguir: I. A fuso dos componentes uma das etapas para a produo de vidros pelo processo sol-gel. II. Elementos qumicos localizados em diferentes grupos da tabela peridica podem fazer parte da composio dos vidros. III. Os vidros iniciais dos fencios podem ter sido produzidos a partir de componentes contendo NaCl, CaO e SiO2. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resoluo
Incorreta. O processo sol-gel totalmente qumico, portanto, no corresponde ao processo de fuso (fenmeno fsico). II. Correta. O sdio, componente do sal marinho, pertence ao grupo 1 da tabela peridica e outro componente, o cloro, pertence ao grupo 17 da tabela peridica. III. Correta. Os vidros iniciais dos fencios podem ter sido produzidos a partir de componentes contendo NaCl (sal marinho), CaO (ossos) e SiO2 (areia).
I.

c) I e II, apenas.

A substncia que pode ser corretamente utilizada na etapa de pr-alcalinizao da gua do Rio Negro representada pela frmula a) SO2, que um xido cido molecular. b) CaO, que um xido cido molecular. c) CaO, que um xido bsico molecular. d) CaO, que um xido bsico inico. e) SO2, que um xido bsico inico. Resoluo
A substncia que pode ser corretamente utilizada na etapa de pr-alcalinizao da gua do Rio Negro representada pela frmula CaO, que um xido bsico inico.

PROVA K

17

Texto para as questes de 35 a 40.

36

O IMPRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPRIO O Brasil do sculo XIX, excluindo-se a primeira e a ltima dcada, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei frente da cena poltica. Mas se D. Joo, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel esta, quando da ausncia de seu pai ocuparam o espao formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma srie de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes presentes na memria dos escravos africanos ou nas lembranas dos saudosos colonos portugueses , povoaram o nosso assoberbado calendrio de festas. Oriundo de tradies diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o pas das festas, o depositrio de um arsenal de smbolos, costumes e valores. Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscpio, essas tradies no foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrrio, dinamicamente, acabaram por criar festas prprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simblico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porm no sempre principal.
(Lilia M. Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trpicos.) *puzzle: confuso; quebra-cabea.

Considerada no contexto, funciona como um substantivo coletivo a palavra a) cena. b) mando. c) arsenal. d) costumes. e) rituais. Resoluo
Arsenal foi empregado com o sentido de grande quantidade de ou conjunto.

37

No texto, as palavras assoberbado e depositrio assumem, respectivamente, os sentidos de a) categrico / fiador. b) altivo / multiplicador. c) diferenciado / organizador. d) sofisticado / idealizador. e) rico / mantenedor. Resoluo
Assoberbado significa, no contexto, rico, cheio, repleto; depositrio, aquele que mantm a guarda de bens.

38

35

Com a leitura do texto, infere-se que a realeza, no Brasil do sculo XIX, a) cedia espao ao povo, na representao teatral e, consequentemente, no poder. b) estava presente nas festas populares, representando realezas fictcias. c) esforava-se para fazer do pas um territrio de festas de diferentes tradies. d) induzia o povo a participar das manifestaes culturais, que se tornavam oficiais. e) era representada pelo rei, prncipes e princesas, que comandavam a corte e as festas. Resoluo
No final do texto, a autora explica que a realeza era personagem frequente nas festas populares.

A respeito do uso dos travesses no texto, correto afirmar que a) introduzem pensamentos margem da discusso dos fatos narrados. b) acrescentam dados indispensveis para a compreenso do assunto tratado. c) intercalam informaes sobre expresses imediatamente anteriores. d) sinalizam as mudanas de narrador na exposio de acontecimentos secundrios. e) organizam as ideias de modo a torn-las coerentes com o restante do texto. Resoluo
Os trechos entre os travesses explicam os antecedentes princesa Isabel e reinos distantes.

39

No trecho Contudo, (...) essas tradies no foram apenas se reproduzindo, o termo destacado indica a) concluso. b) concesso. c) condio. d) causa. e) contraposio. Resoluo
A conjuno coordenativa contudo estabelece relao de oposio ao que foi dito anteriormente.

18

PROVA K

40

Resoluo
A segunda estrofe no exprime certeza, mas hiptese.

Os radicais que constituem o segundo elemento estrutural das palavras cosmologia e caleidoscpio significam, respectivamente, a) conhecimento e construo. b) sabedoria e ordem. c) descrio e aparelhamento. d) cincia e viso. e) interpretao e desenvolvimento. Resoluo
O radical grego -logia significa tratado, cincia, discurso; j -scpio, instrumento para olhar.

42

No final do poema, que pedido o eu lrico faz sua amada, em troca do sofrimento deixado pela morte dela? a) Que pea a Deus que o faa morrer logo. b) Que se lembre de seu amor puro. c) Que descanse para sempre no cu. d) Que faa que ele viva sempre triste. e) Que ela no se esquea da mgoa que sua morte causou nele. Resoluo
A resposta ao teste se encontra no ltimo terceto.

Texto para as questes 41 e 42.

Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida, descontente, Repousa l no cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esqueas daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma cousa a dor que me ficou Da mgoa, sem remdio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou.
(Cames)

Texto para as questes 43 e 44.

Um dia de procisso foi sempre nesta cidade um dia de grande festa, de lufa-lufa, de movimento e de agitao; e se ainda hoje o que os nossos leitores bem sabem, na poca em que viveram as personagens desta histria a coisa subia de ponto; enchiam-se as ruas de povo, especialmente de mulheres de mantilha; armavam-se as casas, penduravam-se s janelas magnficas colchas de seda, de damasco de todas as cores, e armavam-se coretos em quase todos os cantos. E quase tudo o que ainda hoje se pratica, porm em muito maior escala e grandeza, porque era feito por f, como dizem as velhas desse bom tempo, porm ns diremos, porque era feito por moda...
(Manuel Antnio de Almeida,

Memrias de um Sargento de Milcias)

41

43

Considere o texto e assinale a alternativa incorreta. a) Os pronomes l e c indicam a separao fsica dos amantes. b) A segunda estrofe exprime a certeza de que, aps a morte, sobrevivem as lembranas e os afetos desta vida. c) O eu lrico cr na vida aps a morte e nela pretende reencontrar a amada. d) Os versos ...que te partiste / To cedo desta vida... revelam que a mulher em questo teve morte prematura. e) Alma minha gentil a maneira com a qual o eu lrico se dirige amada.

O tempo do enunciado o tempo dos fatos narrados (tempo a que o texto se refere). O tempo da enunciao o momento em que a narrao feita (tempo em que o texto elaborado). Assim sendo, assinale a alternativa cujas expresses indicam, respectivamente, o tempo do enunciado e o tempo da enunciao. a) hoje e na poca em que viveram. b) Um dia e na poca em que viveram. c) na poca em que viveram e hoje. d) desta histria e um dia. e) um dia e um dia. Resoluo
A expresso na poca em que viveram as personagens desta histria indica o tempo em que ocorreram os fatos narrados; hoje indica o tempo em que se escreve a narrativa.

PROVA K

19

44
Resoluo

46

O termo que melhor define lufa-lufa a) baguna. b) afobao. c) privao. d) calor. e) competio.
Lufa-lufa significa agitao e pressa na maneira de proceder; af, azfama, corre-corre (dicionrio Houaiss).

A frase Engraado que pouca gente enxergava a maldade da fera, no contexto, denota a) os mtodos dissimulados da fera. b) a impotncia das pessoas diante dela. c) a indiferena das pessoas diante do problema. d) a ingenuidade das pessoas em face dessa maldade. e) a boa-f de alguns polticos. Resoluo
Como pouca gente enxergava a maldade da fera, a maioria era indiferente ao poder do drago, ou seja, ao problema que se agravava.

Texto para as questes 45 e 46.

Era uma vez, num tempo no muito distante, um drago feio e assustador. Ele passeava solto pelo Brasil, espalhando misria. Tinha presas enormes e soltava fogo pelas narinas. Assustava mulheres, crianas e velhos. Era o drago da inflao. Criado nos pores do governo gastador, era bem alimentado e no parava de crescer. Um de seus truques mais perversos era parecer um bichinho de estimao, inofensivo e familiar. Engraado que pouca gente enxergava a maldade da fera. Os poucos que conheciam seus truques achavam que nada podia ser feito. O drago da inflao parecia uma espcie protegida da fauna brasileira. Aos poucos, porm, o Brasil foi-se incomodando com aquelas garras afiadas, os dentes cortantes e o insuportvel fogo das narinas que queimava dinheiro. Com a pata esquerda o drago arrancava riqueza de quem j tinha to pouco e com a direita entregava aos mais ricos. Assim foi cavando um fosso de desigualdade to fundo que quase tragou toda a sociedade brasileira.
(Revista Veja, out. 1999)

47

Quanto ao emprego da voz passiva sinttica, assinale a alternativa incorreta, considerando a norma culta. a) Sobre ele, nunca se ouviu gritos de combatentes. b) Quase todo ms se consertam as fechaduras daquele edifcio. c) No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes e barulhos estranhos. d) Na lngua falada, cometem-se cotidianamente frequentes erros de concordncia. e) Nunca se vero tamanhas crueldades. Resoluo
De acordo com a norma culta, teramos: Sobre ele, nunca se ouviram gritos de combatentes.

Texto para a questo 48.

45

De acordo com o texto, o governo brasileiro mantinha com o drago uma relao de a) discrdia. b) desfavorecimento. c) inferioridade. d) cumplicidade. e) austeridade. Resoluo
A relao de cumplicidade entre o governo brasileiro e o drago confirma-se no seguinte trecho: Era o drago da inflao. Criado nos pores do governo gastador, era bem alimentado e no parava de crescer.

(...) Amar vida; ter constantemente Alma, sentidos, corao abertos Ao grande, ao belo, ser capaz dextremos, Daltas virtudes, t capaz de crimes! Compreender o infinito, a imensidade, E a natureza e Deus; gostar dos campos, Daves, flores, murmrios solitrios; Buscar tristeza, a soledade, o ermo E ter o corao em riso e festa; E branda festa, ao riso da nossa alma Fontes de pranto intercalar sem custo; Conhecer o prazer e a desventura No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto O ditoso, o misrrimo dos entes Isso amor, e desse amor se morre. (...)
(Gonalves Dias)

20

PROVA K

48

49

Assinale a nica alternativa que no expressa a concepo de amor presente nos versos anteriores. a) O amor sempre leva o homem ao crime e morte. b) O amor no exclui o sentimento de Deus. c) O amor faz nascer no homem sentimentos contraditrios. d) O amor desperta no homem o gosto pela solido. e) O amor torna o homem sensvel ao que grande e belo. Resoluo
Os versos afirmam que amar ser (a)t capaz de crimes e que desse amor se morre, mas no chegam a sugerir que amar leva o homem, necessariamente, ao crime e morte.

Texto para as questes 49 e 50.

As afirmaes seguintes descrevem adequadamente diversos elementos do texto transcrito, menos uma. Assinale-a. a) O texto exemplifica uma das caractersticas do narrador machadiano, que interrompe a narrativa para dialogar com o leitor, tecer comentrios jocosos, emitir opinies cnicas. b) O tom irnico do captulo deve-se ao teor zombeteiro das mximas apresentadas, quando de mximas se esperariam grandes verdades morais. c) A expresso bocejos de enfado refere-se s mximas, constituindo, portanto, uma metfora. d) O ttulo do captulo Parnteses justifica-se, pois o narrador intercala uma digresso na sequncia narrativa. e) A utilidade de mximas, segundo o narrador, limita-se a epgrafes de discursos sem assunto. Resoluo
O narrador afirma que as mximas que ele ir apresentar podem servir de epgrafe a discursos sem assunto, e no que mximas em geral tenham apenas essa funo.

CXIX PARNTESES Quero deixar aqui, entre parnteses, meia dzia de mximas das muitas que escrevi por esse tempo. So bocejos de enfado; podem servir de epgrafe a discursos sem assunto: [1] Suporta-se com pacincia a clica do prximo. [2] Matamos o tempo; o tempo nos enterra. [3] Um cocheiro filsofo costumava dizer que o gosto da carruagem seria diminuto, se todos andassem de carruagem. [4] Cr em ti; mas nem sempre duvides dos outros. [5] No se compreende que um botocudo fure o beio para enfeit-lo com um pedao de pau. Esta reflexo de um joalheiro. [6] No te irrites se te pagarem mal um benefcio: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar.
(Machado de Assis, Memrias Pstumas

50

Nas alternativas seguintes, uma das mximas do autor se encontra inadequadamente interpretada. Assinale-a. a) A mxima [1] refere-se nossa indiferena aos problemas alheios e equivale ao provrbio Pimenta nos olhos dos outros refresco. b) Na mxima [2], h um paradoxo, pois se afirma que o tempo, que matamos, quem nos enterra depois. c) Na mxima [3], o narrador defende a ideia de que o valor dos objetos determinado por sua utilidade. d) Da mxima [5], depreende-se que nosso ponto de vista est condicionado por nossa cultura. e) Na mxima [6], afirma-se que a queda em sentido conotativo causa menos malefcios que a queda em sentido denotativo. Resoluo
Segundo a mxima 3, o valor dos objetos (e o prazer que eles proporcionam) depende de serem eles reservados a poucos, o que confere prestgio social queles que os possuem ou a eles tm acesso.

de Brs Cubas)

PROVA K

21

Texto para as questes de 51 a 53.

10

15

20

25

30

Personal life-style is socially conditioned. Young motorcyclists are happy to wear crash helmets if that is what their friends and role models are doing. Smokers are more likely to give up the habit if smoking brings disapproval within their section of society. Individuals are unlikely to eat very differently from the rest of their families and social circle, and the housewife buys what is readily available and attractively priced, or what is most strongly advertised. It makes little sense to expect individuals to behave differently from their peers; it is more appropriate to seek a general change in behavioural norms and in the circumstances which facilitate their adoption. To change an established habit can be traumatic, whether it is stopping smoking, reducing salt intake or starting to use condoms. Sometimes the trauma persists, but more often it is the change which is troublesome. The distress consequent on stopping smoking eventually passes, and established non-smokers do not continue to suffer. Food certainly tastes insipid when salt intake has just been reduced, but after a time it again tastes normal. Once society has accepted a new norm of behaviour, then to maintain the healthier habit no longer requires effort from individuals. The health education phase is an unfortunate temporary necessity, pending changes in social norms. We no longer need to be reminded to brush our teeth or to wash our hands after defecation; it has become second nature.
(Rose, G. The strategy of preventive medicine. GB, Oxford University Press.)

L-se no texto: We no longer need to be reminded to brush our teeth or to wash our hands... *no longer = no mais *to be reminded = ser lembrados

52

Assinale a alternativa que NO expressa um argumento contido no texto: a) Fumantes tendem a abandonar o vcio ao perceber desaprovao em seu meio social. b) As pessoas costumam ter hbitos alimentares diferentes dos demais membros de sua famlia. c) Indivduos tm comportamentos semelhantes aos de seus pares. d) A sociedade, quando aceita novas formas de comportamento, diminui o esforo para manter hbitos mais saudveis. e) Preos atraentes e forte apelo publicitrio podem influenciar hbitos de compra da dona de casa. Resoluo
L-se no texto: Individuals are unlikely to eat very differently from the rest of their families and social circle,... *unlikely = improvveis

53

No texto, a expresso second nature (l. 30) pode ser substituda por a) novelty. b) habit. c) coincidence. d) agreement. e) vital. Resoluo
a) c) d) e)

51

novelty = novidade, inovao coincidence = coincidncia agreement = acordo vital = vital

Segundo o texto, correto afirmar que a) a mudana de um hbito alimentar sempre traumtica. b) as pessoas adotam medidas de higiene com base em necessidades temporrias. c) eventualmente, o sofrimento decorrente do abandono de um vcio pode cessar. d) na dieta, a reduo da ingesto de sal um hbito adquirido. e) alguns hbitos j so considerados naturais como, por exemplo, escovar os dentes. Resoluo
Alguns hbitos j so considerados naturais como, por exemplo, escovar os dentes.

Texto para as questes 54 e 55.

A new study suggests that a high number of American teenagers suffer from a disorder that leads to fits of uncontrollable rage. Researchers from the Harvard Medical School conducted a survey and interviewed over 10,000 teens aged 13 to 17. They discovered that eight per cent of them suffered from a mental disorder called intermittent explosive disorder (IED). The team says that based on its results, up to six million youths in the U.S. could be suffering from this illness. IED leads sufferers to suddenly lose control of even the smallest, non-threatening situations. They can fly into a fit of rage on impulse and become extremely

22

PROVA K

aggressive. Sufferers break or smash things, scream and shout, become violent and can attack others. The scientists say it is responsible for a lot of domestic violence and problems at school. The study is published in the journal of Archives of General Psychiatry. It is the first large-scale research to document the extent of IED in the USA. Lead researcher doctor Ronald Kessler described the potential importance of his research, saying: "If we can detect IED early and intervene with effective treatment right away, we can prevent a substantial amount of future violence." He added: "It's a problem because it really gets in the way of your life. There are lots of things people don't get treatment for because it doesn't really impact them. This does. The problem is an awful lot of people have it more than I thought it's awfully chronic, and it's impairing." Dr Kessler believes it is important this problem is given more recognition. "Social disorders can fall through the cracks, and this is one of them," he said.

Resoluo
A expresso right away (= imediatamente) pode ser substituda, sem alteraode sentido, por at once. a) now and then = de vez em quando. b) eventually = finalmente, por fim. c) so far = at agora. d) out of the blue = inesperadamente, repentinamente.

56

(CTIN) O proprietrio de uma grande rea retangular cedeu Prefeitura duas regies com a forma de tringulos equilteros de lado y, para fins de utilidade pblica, conforme mostra a figura.

54

C
Se o permetro do terreno, aps a cesso, mede 3 600 m, ento y vale, em metros, a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60 Resoluo (750 y) + 2y + 1000 . 2 = 3600 y + 1750 = 1800 y = 50

De acordo com o texto, a) o estudo mencionado afirma que 10.000 adolescentes americanos tm ataques incontrolveis de raiva. b) o mesmo estudo afirma que mais de 6 milhes de jovens americanos sofrem de doena mental. c) o estudo afirma que mais de 800 dos adolescentes entrevistados sofrem de transtorno explosivo intermitente. d) Dr. Kessler afirma que os jovens no buscam tratamento para o IED, pois essa doena no causa impacto em suas vidas. e) o estudo mencionado foi o primeiro a documentar casos de IED no mundo. Resoluo
L-se no texto: ...conducted a survey and interviewed over 10,000 teens aged 13 to 17. They discovered that eight per cent of them suffered from a mental disorder called intermittent explosive disorder (IED).

57
13 sen + x 2

3 e sen x = Se 0 < x < , ento o valor da expresso 5 2

+ cos (7 + x) + cos (4 + 2x) ser:


c) 0,8 d) 1 e) 1,6

a) 0 Resoluo
1) sen

b) 0,28

55

13 +x 2

= sen 6 + + x = sen 2

+ x 2

E
2) 3)

= sen

Em: "If we can detect IED early and intervene with effective treatment right away..., a expresso destacada pode ser substituda, sem alterao de sentido, por a) now and then. b) eventually. c) so far. d) out of the blue. e) at once.

x = cos x 2

cos (7 + x) = cos (6 + + x) = cos ( + x) = cos x 9 cos (4 + 2x) = cos (2x) = 1 2 . sen2 x = 1 2 . = 25 18 7 = 1 = = 0,28 25 25

PROVA K

23

4)

sen

+ x + cos (7 + x) + cos (4 + 2x) = 2

13

A alternativa que contm dois desses grupos formados : a) b) A B A C B 3 1 1 4 3 C C E E E 4 2 4 2 4

= cos x cos x + 0,28 = 0,28

58

; ; 2 ;... Considere a progresso aritmtica 9 6 9

c) d) e)

Se a e b forem o dcimo stimo termo e o vigsimo termo dessa progresso, respectivamente, ento o valor de cos (a b) ser: 1 1 3 a) 1 b) c) d) e) 1 2 2 2 Resoluo
1) O primeiro termo a1 e a razo r da progresso artmtica

Resoluo
1) 2) De (II), conclumos que 2 forma grupo com A ou E. De (I), conclumos que A 2 impossvel e, portanto, E 2 .

2)

2 ; ; ;... 9 6 9

so, respectivamente, iguais a: 3)

obrigatoriamente, um dos grupos

a1 = e r = = 18 9 6 9 Se a for o dcimo stimo termo da P.A., ento: 18 a = a1 + (17 1) . r = + 16 . = = 18 18 9 3) Se b for o vigsimo termo da mesma P.A., ento: 2 + 19 b = a1 + (20 1) . r = + 19 . = = 18 18 9 7 21 = = 6 18 4) cos (a b) = cos

De (III), conclumos que B, a primeira consoante, forma grupo com o 3, que mpar e no o menor. O segundo grupo, portanto, B 3 .

4)

Se um dos grupos B

3 e A forma grupo com um n-

mero mpar, de acordo com (I), ento outro grupo ser A 5) 6) 1 . 4 .

O ltimo grupo, obrigatoriamente, C Os quatro grupos so: A 1 , B 3 , C 4 , E 2 .

7 6

6 7 = cos = 6

3 = cos = 2 6

60

59
A B C

(SEED) O valor P de certo tipo de computador decresce com o tempo t, como mostra o grfico.

Esto desenhadas 4 placas com letras e 4 placas com nmeros. E 1 2 3 4

Sero formados 4 grupos com duas placas cada um, sendo uma placa com letra e outra placa com nmero. Para formar os grupos, so dadas as informaes: I. A primeira vogal no forma grupo com nmero par. II. O menor nmero par no forma grupo com consoante. III. A primeira consoante forma grupo com nmero mpar, mas no com o menor.

Se t = 0 corresponde data de hoje, pode-se concluir que o computador valer R$ 1.350,00 daqui a

24

PROVA K

a) 1 ano. b) 1 ano e 5 meses. c) 1 ano e 6 meses. d) 2 anos. e) 2 anos e 3 meses. Resoluo

Desta forma, o nmero mximo de pessoas que podem ter permanecido na fila 7.

62

Uma herana em dinheiro foi dividida entre 4 irmos da seguinte forma: o filho mais velho recebeu metade do dinheiro mais R$ 8000,00, o segundo mais velho recebeu metade do que sobrou mais R$ 8000,00, o terceiro filho recebeu metade do que sobrou mais R$ 8000,00. Aps o terceiro filho receber sua parte, sobrou para o filho mais novo a quantia de R$ 114 000,00. Quanto recebeu o filho mais velho? a) R$ 1.008.000,00. b) R$ 1.000.000,00. c) R$ 912.000,00. d) R$ 920.000,00. e) R$ 520.000,00.
Usando a semelhana dos dois tringulos hachurados, temos: 3t 450 3t 1350 900 = = 3 t = 1,5 3 900 63 900 0 t = 1,5 Observao: Poder-se-ia, tambm, escrever a sentena que define a funo, que P(t) = 300 t + 1800. Primeiro filho

Resoluo
1) Se x for o valor da herana, em reais, ento: Recebe (R$) 0,5x + 8 000 Sobra (R$) 0,5x 8 000

Segundo 0,25x 4 000 8 000 = 0,25 x 4 000 + 8 000 filho = 0,25 x 12 000 Terceiro 0,125x 6 000 8 000 = 0,125x 6 000 + 8 000 filho = 0,125 x 14 000 Quarto filho 2) 3) 0,125 x 14 000 0

61

Um cliente, ao chegar a uma agncia bancria, retirou a ltima senha de atendimento do dia, com o nmero 49. Verificou que havia 12 pessoas sua frente na fila, cujas senhas representavam uma progresso aritmtica de nmeros naturais consecutivos, comeando em 37. Algum tempo depois, mais de 4 pessoas desistiram do atendimento e saram do banco. Com isso, os nmeros das senhas daquelas que permaneceram na fila passaram a formar uma nova progresso aritmtica. Se os clientes com as senhas de nmeros 37 e 49 no saram do banco, o nmero mximo de pessoas que pode ter permanecido na fila : a) 6 b) 7 c) 9 d) 12 e) 16 Resoluo
o Se o cliente tem sua frente 12 pessoas, ele o 13. elemento da fila. A P.A. inicial (antes das pessoas se retirarem) (37, 38, 39; ...; 49), de treze termos. Retirando-se termos desse progresso, podemos formar as seguintes P.A.: (37, 39, 41, 43, 45, 47, 49), (37, 40, 43, 46, 49), (37, 41, 45, 49) ou (37, 43, 49)

0,125x 14 000 = 114 000 x = 1 024 000 O filho mais velho recebeu, em reais: 0,5 . 1 024 000 + 8 000 = 520 000

63

(FATEC) Considere uma sequncia finita formada por nmeros inteiros positivos. Escolhido o primeiro termo (a1) da sequncia, adota-se, a partir do segundo termo, o seguinte procedimento para a obteno do n-simo termo (an): an 1 , se an 1 par an = , 2 3 . an 1 + 1, se an 1 mpar

para n natural maior ou igual a 2. O ltimo termo da sequncia obtido quando, ao aplicar o procedimento, se obtm pela primeira vez o nmero 1. Nessas condies, se a1 = 12, ento a quantidade de termos da sequncia obtida a) 7 b) 8 c) 9 d) 10 e) 11

PROVA K

25

Resoluo
Se an =

Resoluo

an 1 , se an 1 par 2 3 . an 1 + 1, se an 1 mpar

e a1 = 12, ento: 12 a2 = = 6 2 6 a3 = = 3 2 a4 = 3 . 3 + 1 = 10 10 a5 = = 5 2 a6 = 3 . 5 + 1 = 16 16 a7 = = 8 2 8 a8 = = 4 2 4 a9 = = 2 2 2 a10 = = 1 2 A sequncia tem, pois, 10 termos. I)

a . (c 2) = 18
a . c = 30

c = 5

a=6

II)

b+2=a=6b=4 metros quadrados, era a . b = 6 . 4 = 24.

III) A rea da sala de ginstica, antes da reforma, em

65

O grfico indicado na figura representa a funo f: , definida por: x2 2x + 8, para x 1 1,25x + 6,25, para x > 1

64

(FATEC) Uma academia possui duas salas contguas e retangulares: uma para ginstica e a outra para ioga, conforme mostra a figura. Sala de ginstica Sala de ioga O intervalo real com todos valores de x para os quais f(x) 0 9 19 24 a) [ 3; 4] b) ; c) ; 5 5 5 2

Para adequar o atendimento aos usurios, a academia realizou uma reforma em que a sala de ginstica foi transformada em um quadrado, aumentando o lado menor em 2 metros. Dessa maneira, a sala de ioga foi reduzida de 30 m2 para 18 m2. A rea da antiga sala de ginstica, em metros quadrados, era a) 18 b) 20 c) 24 d) 32 e) 36

9 11 d) ; 2 2

e) [ 4; 5]

26

PROVA K

Resoluo
1) 2) 3) 4) 5) x2 2x + 8 = 0 x2 + 2x 8 = 0 x = 4 ou x = 2 1,25x + 6,25 = 0 1,25x = 6,25 x = 5 x = 0 f(0) = 8 x = 1 f(1) = g(1) = 5 O grfico de f :

O grfico da funo R, definida por R(x) = (15 + x) (124 4x), :

15 + 31 e a abscissa do vrtice = 8. 2 A renda ser mxima no ms 8, que agosto.

67

6)

f(x) 0 4 x 5

66

Uma herana foi dividida entre a viva, a filha, o filho e o motorista. A filha e o filho ficaram com a metade, distribuda na proporo de 4 para 3, respectivamente. A viva ganhou o dobro do que coube ao filho, e o motorista, R$ 800,00. Qual o valor da herana? a) R$ 7.200,00 b) R$ 8.400,00 c) R$ 11.200,00 d) R$ 15.800,00 e) R$ 13.700,00 Resoluo
Se fa, fo e v forem as quantias recebidas pela filha, filho e viva, respectivamente, e h for o valor da herana, ento: fa fo fa + fo h/2 h = = = = 4 3 7 7 14 4h 3h fa = e fo = 14 14 6h v = 2 fo v = 14 4h 3h 6h 13h + + + 800 = h + 800 = h 14 14 14 14 h = 800 h = 11 200 14

(UFV) Uma farmcia vendeu, em dezembro, 124 unidades de um determinado produto a R$ 15,00 cada um. O dono da farmcia estima que, para cada R$ 1,00 de aumento no preo do produto, ele deixar de vender 4 unidades. Se em cada ms houver um aumento de R$ 1,00, considerando que o primeiro aumento ocorreu em janeiro, o ms em que haver renda mxima ser: a) julho. b) agosto. c) setembro. d) outubro. e) novembro. Resoluo
Se R(x) for a renda da farmcia no ms x, com 1 x 12 e x , temos: Aumento (R$) 1 2 3 x Preo (R$)

1)

2)

3)

Ms 1 2 3 x

Quantidade

R (x) (R$) 16 . 120 17 . 116 18 . 112

4)

15 + 1 = 16 124 1 . 4 = 120 15 + 2 = 17 124 2 . 4 = 116 15 + 3 = 18 124 3 . 4 = 112 15 + x 124 x . 4

(15 + x) . (124 4x)

PROVA K

27

68

vitrias militares; j Otvio procurou apresentar-se como amigo da paz, responsvel pela implantao da Pax Romana nas provncias do Imprio. e) Csar, depois de se livrar de seus colegas de triunvirato, tentou restaurar as atribuies do Senado, na tentativa de salvar o regime republicano; j Otvio, ao assumir o ttulo de Augusto, valeu-se dele para assumir teocraticamente o controle do Estado. Resoluo
Os objetivos polticos de Csar e Otvio eram idnticos: exercer o poder de forma centralizada e autoritria. Csar, porm, encontrou resistncia e foi assassinado. J Augusto logrou alcanar seu objetivo, concentrando poderes de forma gradual e aparentando preservar a autoridade do Senado.

Caio Jlio Csar (100 44 a.C)

69

Otvio Augusto (63 a.C- 14 d.C)

Apesar de parentes prximos, Jlio Csar e Otvio Augusto adotaram mtodos diferentes para consolidar seu poder. Neste sentido, podemos entender que a) Csar, ao se tornar ditador perptuo, entrou em confronto com parte do Senado e pereceu assassinado; j Otvio preocupou-se em manter as aparncias republicanas, embora gradualmente concentrasse em suas mos todos os poderes de governo. b) Csar optou por uma via populista que, apoiada nos equestres e na plebe, entrou em confronto com o Senado; j Otvio apoiou-se exclusivamente nos militares para submeter o Senado e implantar uma monarquia personalista em Roma. c) Csar tentou ganhar o apoio dos senadores para seu projeto poltico, mas, prejudicado por sua origem plebeia, veio a ser derrubado; j Otvio, graas prtica do po e circo, conseguiu firmar-se no poder com o apoio das massas populares. d) Csar embasou sua carreira poltica no prestgio que acumulara junto s legies, em funo de suas

Aps ter sido condicionado ao nomadismo pelas limitaes da caa e da coleta, o homem iniciou o pastoreio e as primeiras formas de agricultura. Acerca do desenvolvimento desta ltima, pode-se afirmar que a) fez parte da Pr-Histria (Revoluo Paleoltica), quando os homens primitivos comearam a utilizar instrumentos de pedra lascada. b) teve incio no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia), difundindo-se depois para Europa, sia Oriental e desta para o continente americano. c) teve sua origem na China, como ocorreu com tantas outras invenes, de l se difundindo para a Europa e depois para a Amrica. d) ocorreu em tempos diferentes no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia), na sia Oriental (ndia e China) e na Amrica (Mxico e Peru). e) sua relevncia no deve ser superestimada, j que a cermica e a tecelagem foram mais importantes para a evoluo do homem. Resoluo
A prtica da agricultura mais do que o pastoreio tornou o homem produtor de alimentos, gerando excedentes que permitiram a sedentarizao dos grupos humanos, geralmente s margens de grandes rios. Esse processo fez parte da Revoluo Neoltica, quando determinadas comunidades, em momentos cronologicamente distintos, passaram a confeccionar instrumentos de pedra lascada.

70

O termo Cruzada foi utilizado contemporaneamente com outros, como peregrinao [ Terra Santa] e Guerra Santa. Mas veio a se tornar dominante porque os guerreiros que partiam para o Oriente Prximo ostentavam a cruz (smbolo cristo) em suas vestes.

28

PROVA K

Alm de seu aspecto militar, a participao em uma Cruzada podia ser entendida como uma forma de penitncia ou de se alcanar uma graa. Entre as principais consequncias das Cruzadas, podemos citar a) a consolidao do feudalismo na Europa Ocidental e o fortalecimento do Imprio Carolngio. b) a reabertura do comrcio com o Oriente, promovendo o Renascimento Comercial e Urbano na Europa. c) a dominao muulmana sobre o Mediterrneo e a expanso do comrcio rabe no Oriente Mdio. d) a propagao da Peste Negra na Europa e a retrao das atividades econmicas na Frana e na Itlia. e) o domnio cristo sobre a Terra Santa, expandindo a autoridade papal s terras do Oriente Prximo. Resoluo
Embora as Cruzadas no tenham alcanado seu objetivo precpuo (conquista da Terra Santa e de Jerusalm), elas contriburam para restabelecer os contatos comerciais entre o Oriente e o Ocidente, criando condies para o incio do Renascimento Comercial e Urbano na Europa.

Resoluo
Para Calvino, a riqueza material representa um indcio mas no uma prova de salvao, pois pessoas condenadas ao Inferno tambm poderiam enriquecer-se. Assim sendo, a riqueza s indicaria predestinao ao Paraso quando resultasse da prtica das virtudes santificadoras (trabalho, poupana e moral rigorosa).

72

71

Remonta ao sculo XVI a mensagem religiosa associada ideia de que, no mundo comercial e da concorrncia, o xito ou a bancarrota no dependem da atividade ou da aptido do indivduo, mas de circunstncias independentes dele.
(Friedrich Engels. Do Socialismo Utpico ao Socialismo Cientfico.)

O texto faz referncia ao Calvinismo. Assinale a alternativa correta sobre essa vertente da Reforma Protestante do sculo XVI. a) A riqueza material significa um claro indcio de predestinao salvao da alma, pois somente os eleitos de Deus tm direito graa do enriquecimento. b) O desapego aos bens materiais, tal como foi pregado por Cristo, constitui um indcio da predestinao do fiel a ter sua alma recebida no Paraso. c) A usura e o lucro devem ser considerados prticas abusivas e pecaminosas, constituindo um gravssimo obstculo salvao da alma de quem os pratica. d) A acumulao de riqueza resulta da prtica de virtudes como o trabalho e a poupana, as quais esto vinculadas predestinao do indivduo para a salvao. e) O enriquecimento pessoal depende de circunstncias puramente materiais, no havendo interferncia da Providncia Divina para que ele possa concretizar-se.

Sobre a Revoluo Gloriosa, de 1688, e a proclamao do Bill of Rights, de 1689, podemos afirmar que a) consolidaram a repblica parlamentar dirigida por Oliver Cromwell, assinalando o pice das Revolues Inglesas do sculo XVII, que afastaram definitivamente do trono os Stuarts e seu projeto de instituir uma monarquia liberal. b) asseguraram na Inglaterra a supremacia da burguesia sobre a monarquia absolutista dos Stuarts, de modo a preservar a poltica econmica mercantilista que, por meio de medidas intervencionistas, protegia as manufaturas tradicionais. c) estabeleceram na Inglaterra a supremacia do Parlamento sobre a monarquia, substituindo o projeto absolutista dos Stuarts pela monarquia parlamentar, o que possibilitou classe burguesa maior participao no governo do pas. d) contriburam para estabelecer condies polticas favorveis implantao da Revoluo Industrial, que transformaria a Inglaterra em um pas sem atividade agrcola, apenas exportador de artigos produzidos por meio do sistema fabril. e) tinham como objetivo precpuo transformar a sociedade inglesa em uma estrutura mais justa, uma vez que proporcionaram a todos os cidados o direito de voto e a possibilidade de se candidatarem a uma cadeira no Parlamento. Resoluo
A Revoluo Gloriosa e o Bill of Rights (Declarao de Direitos) que se lhe seguiu estabeleceram a supremacia do Parlamento sobre o poder real, pondo fim s tentativas da Dinastia Stuart de implantar o absolutismo no pas. Com isso, a burguesia, que j se destacara na Revoluo Puritana de 1642-60, aumentou sua participao na vida poltica, o que abriria espao para o advento da Revoluo Industrial.

PROVA K

29

73

75

Comparando as colnias da Amrica Portuguesa e da Amrica Espanhola, pode-se afirmar que a) as funes dos encomenderos hispano-americanos foram idnticas s dos sesmeiros brasileiros. b) as atividades agrrias e mineradoras constituram a base das exportaes coloniais. c) a atuao da Espanha, diferente da de Portugal, foi contrria s diretrizes mercantilistas. d) as manufaturas foram proibidas, para no competir com a economia metropolitana. e) a escravido africana foi a base de sustentao das atividades mineradoras nas duas reas. Resoluo
A colonizao espanhola e portuguesa na Amrica caracterizou-se como de explorao, dentro da poltica mercantilista, voltada para o enriquecimento da metrpole. Nesse contexto, a minerao e a agricultura foram as atividades econmicas mais importantes se bem que na Amrica Espanhola a minerao era prioritria e, no Brasil, teve importncia somente no sculo XVIII.

A criao, em territrio brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na poca da colonizao portuguesa, caracterizou-se por a) ser independente das demais atividades econmicas, as quais eram direcionadas para a exportao. b) ser responsvel pelo surgimento de uma nova classe de proprietrios que se opunham escravido. c) ter estimulado a exportao de carne para a metrpole e a importao de escravos para a Colnia. d) ter-se desenvolvido em funo do mercado interno, em diferentes reas no interior da Colnia. e) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da Colnia. Resoluo
Estabelecendo-se que os muares (assim como equinos, ovinos, caprinos e sunos) devem ser considerados como gado e no apenas bovinos e bubalinos , a pecuria foi uma importante atividade subsidiria no Brasil Colnia, tanto em apoio economia aucareira como atividade mineradora. No primeiro caso, desenvolveu-se no Serto Nordestino e no Vale do So Francisco; no segundo, principalmente no Rio Grande do Sul.

74

76

Quanto utilizao da mo de obra durante o primeiro sculo de colonizao, na Regio Nordeste do Brasil, pode-se afirmar que a) os escravos africanos foram utilizados preponderantemente como mo de obra colonial desde a fase do escambo do pau-brasil. b) os tupis realizavam o comrcio das madeiras com os franceses, ao passo que outras populaes plantavam gneros alimentcios para os colonos. c) negros e indgenas coexistiram nas propriedades aucareiras at o incio do sculo XVII, realizando por vezes tarefas diferenciadas. d) as principais atividades econmicas nesse perodo tinham como base o trabalho familiar e a mo de obra livre. e) a falncia do escambo do pau-brasil resultou na utilizao exclusiva do indgena na cultura aucareira, at o final do sculo XVI. Resoluo
A escravizao dos indgenas coincidiu com o incio da colonizao do Brasil, enquanto o trfico negreiro se tornou uma atividade regular a partir do Governo-Geral. Embora a tendncia fosse o predomnio da mo de obra negra, esta coexistiu com a utilizao dos ndios na produo aucareira at o sculo XVII.

Os que trazem [o gado] so brancos, mulatos e pretos, e tambm ndios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vm atrs das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que no saiam do caminho e se amontoem.
Antonil, Cultura e opulncia do Brasil, 1711.

O texto expressa uma atividade econmica caracterstica a) do Serto Nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da Colnia. b) de regies canavieiras onde se utilizava mo de obra disponvel na entre-safra do acar. c) de todo o territrio da Amrica portuguesa onde era fcil obter mo de obra indgena e negra. d) das regies do Nordeste, produtoras de charque, que empregavam mo de obra assalariada. e) do sul da Colnia, visando abastecer de carne a regio aucareira do Nordeste. Resoluo
O texto refere-se pecuria, atividade subsidiria da lavoura canavieira e que, alm de se desenvolver nas reas interioranas (Serto Nordestino), empregava mo de obra livre, de origens tnicas diversas diferentemente do escravismo praticado na maior parte da Colnia. A pecuria nordestina destinava-se, primordialmente, a fornecer transporte para a cana cortada e o acar produzido, e tambm fora motriz para os engenhos.

30

PROVA K

77

79

A autoridade do prncipe limitada pelas leis da Natureza e do Estado. O prncipe no pode, portanto, dispor de seu poder e de seus sditos sem o consentimento da Nao e independentemente da escolha estabelecida no contrato de governo.
Diderot, artigo Autoridade poltica, Enciclopdia. 1751

Tendo por base esse texto da Enciclopdia, correto afirmar que o autor a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania eram iguais para todos os grupos sociais. b) propunha princpios polticos que estabeleciam leis destinadas a legitimar o poder republicano, de acordo com a vontade geral. c) apoiava uma poltica de Estado submetida ao princpio da escolha do dirigente da Nao por meio do voto universal. d) acreditava na revoluo armada como nico meio de se afastarem monarcas com tendncias polticas absolutistas. e) defendia, com os demais iluministas, os princpios do liberalismo poltico, que se contrapunham aos regimes absolutistas. Resoluo
Diderot, filsofo iluminista, retoma no texto citado as ideias de John Locke, Pai do Iluminismo e idelogo da Revoluo Gloriosa. Segundo ele, o poder dos governantes deve ser limitado por um contrato com os governados, de forma a assegurar a liberdade dos cidados.

Racionalizar o uso da gua significa us-la sem desperdcio e consider-la uma prioridade social e ambiental, para que a gua tratada nunca falte nas torneiras. Assim, se por uma torneira defeituosa cair uma gota de gua a cada segundo e, em uma hora, o volume de gua desperdiado for de 0,18 litro, correto afirmar que o volume de uma gota de gua igual, em m3, a a) 4,0 . 109 b) 5,0 . 108 c) 4,0 . 106 d) 5,0 . 105 e) 2,0 . 104 Dado: 1 litro = 103 m3 Resoluo
V1 ........... 1 s 0,18 . 103 m3 ............ 3 600 s 0,18 . 103 V1 = m3 3 600 180 106 V1 = . m3 102 36 V1 = 5,0 . 108 m3

80

78

A elevao de Recife condio de vila; os protestos contra a implantao das Casas de Fundio e contra a cobrana do quinto; a extrema misria e carestia reinantes em Salvador, no final do sculo XVIII, foram episdios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevaes coloniais: a) Guerra dos Emboabas, Inconfidncia Mineira e Conjurao dos Alfaiates. b) Guerra dos Mascates, Revolta de Beckman e Revolta dos Mals. c) Revolta de Beckman, Inconfidncia Mineira e Guerra dos Emboabas. d) Confederao do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Mals. e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjurao dos Alfaiates. Resoluo
O enunciado menciona os principais fatores desencadeadores de algumas rebelies coloniais, devidamente contempladas na alternativa e, a saber: Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos ou de Vila Rica e Conjurao Baiana ou dos Alfaiates.

Um coelho descreve uma trajetria retilnea. No primeiro segundo de seu movimento, o coelho percorreu uma distncia d e da em diante em cada segundo de movimento ele percorre a metade da distncia percorrida no segundo anterior. A distncia total percorrida pelo coelho, em um intervalo de tempo infinitamente longo, um valor mais prximo de: a) 2 d b) 3 d c) 4 d d) 5 d e) 10 d NOTE E ADOTE: A soma S dos termos de uma progresso geomtrica, com infinitos termos, cujo primeiro termo vale a1 e cuja razo vale q, dada por: a1 S = 1q

Resoluo
1 a1 = d e q = 2 d S = 1 1 2 S=2d

PROVA K

31

81

82

Um trenzinho de brinquedo percorre uma trajetria retilnea e sua velocidade escalar V varia com o tempo t conforme o grfico a seguir.

Duas pequenas esferas, A e B, so lanadas verticalmente a partir das posies indicadas na figura, no mesmo instante t = 0 e ficam sob ao exclusiva da acelerao da gravidade.

No instante t = 0, o trenzinho ocupa uma posio A. A posio da trajetria mais distante do ponto A, no intervalo de 0 a 120 s, indicada por B. Podemos afirmar que a) a distncia AB vale 175 m. b) a distncia total percorrida pelo trem foi de 35 m. c) a distncia entre a posio no instante t = 0 e a posio no instante t = 120 s vale 35 m. d) a acelerao escalar no instante t = 70 s maior do que no instante t = 60 s. e) a velocidade escalar mdia entre os instantes t = 0 e t = 120 s nula. Resoluo
a) (F) s = rea (V x t) 3,0 AB = (40 + 30) (m) 2 AB = 105 m (F) s = rea (V x t) s1 = 105 m 2,0 s2 = 70 . (m) = 70 m 2 d = s1 + s2 = 175 m c) (V) s = s1 + s2 = 35 m (F) 70 = 60 (MUV) (F) s 35 m m Vm = = 0,29 120 s s t Na direo vertical, as esferas devero aproximar-se de 20 m. srel = Vrel . t 20 = (10 + 10) . T T = 1,0 s

A distncia entre as esferas valer 50 m no instante a) t = 0,5 s b) t = 1,0 s c) t = 1,5 s d) t = 2,0 s e) t = 2,5 s Resoluo
Como as esferas tm aceleraes iguais ( aA = aB = g ), o movimento relativo retilneo e uniforme ( arel = 0 ) Da figura: d = 40 m

b)

83

d)

e)

Uma partcula se desloca ao longo do eixo x de modo que sua coordenada de posio x dada em funo do tempo t pelas relaes: x = 1,0 + 1,0 t (SI) para 0 t 4,0 s x = 2,0 t 3,0 (SI) para 4,0 s t 8,0 s x = 21,0 1,0 t (SI) para 8,0 s t 12,0 s

32

PROVA K

O deslocamento da partcula entre os instantes t1 = 2,0 s e t2 = 10,0 s tem mdulo igual a: a) 8,0 m b) 10,0 m c) 11,0 m d) 13,0 m e) 15,0 m Resoluo
t1 = 2,0 s x1 = 1,0 + 1,0 . 2,0 (m) = 3,0 m t2 = 10,0 s x2 = 21,0 1,0 . 10,0 (m) = 11,0 m d = x2 x1 = 8,0 m

85

Uma partcula eletrizada com carga q, dotada de veloci dade v e lanada em um campo de induo magntica B, sofre a ao de uma fora magntica Fmag. Essa fora, denominada fora magntica de Lorentz, tem intensi dade dependente do ngulo formado entre v e B .

84

Considere o velocmetro de um carro, indicado na figura, calibrado em km/h.

Qual, entre os grficos abaixo, melhor representa a dependncia entre a intensidade da fora magntica e o ngulo ? Quando o ponteiro do velocmetro tem velocidade angular com mdulo constante, o carro est em movimento uniformemente variado com acelerao escalar a. rad Para = (constante), o valor de a, em m/s2, : 25 s a) 1,0 b) 2,0 c) 3,0 d) 4,0 e) 5,0

Resoluo
Para V = 90 km/h = 25 m/s, temos = rad 2 V = e a = t t a V = V a = . 25 2 a = . (m/s2) a = 2,0 m/s 25 2

Resoluo
A intensidade da fora magntica dada por: Fmag = q v B sen Para nulo ou = rad (180), temos: sen = 0 Fmag = 0

PROVA K

33

Para = rad, ou seja, 90, temos: 2 sen = 1 Fmag


mx

1)

Clculo da potncia mxima fornecida pelo gerador ao resistor R: (100)2 U2 P = P = (unidades SI) R 10 P = 1,0 . 103 W

= q v B

Este o valor mximo para a fora magntica. Assim, o grfico que melhor representa a dependncia o da alternativa b.

2)

Balano energtico: igualamos a energia eltrica fornecida com a energia trmica recebida pela gua. Wel = Qrec P . t = m . c . P . t m = c . 1,0 . 103 . 600 m = (unidades SI) 4,0 . 103 . 25,0

86

m = 6,0 kg

Um gerador de corrente contnua, com fora eletromotriz E = 200 V e resistncia interna r = 10,0 , est fornecendo tenso eltrica a um resistor R que aquece a gua do tanque da figura.

87

Com o sistema trabalhando com potncia eltrica mxima, ou seja, tempo mnimo de aquecimento, verificou-se que a temperatura da gua elevou-se de 10,0C para 35,0C em apenas 10,0 minutos. Podemos concluir que a massa de gua contida no tanque de: a) 6,0 kg b) 8,0 kg c) 18,0 kg d) 80,0 kg e) 100 kg NOTE E ADOTE: Calor especfico sensvel da gua: c = 4,0 . 103 J/kgC No h perdas de calor para o ambiente. Resoluo
Nas condies de mxima potncia, a resistncia externa R deve ser igual resistncia interna r do gerador e a tenso fornecida igual metade da fora eletromotriz. R = r = 10,0 E 200 V U = = = 100 V 2 2

Um aquecedor eltrico, dotado de um resistor hmico, traz uma etiqueta metlica com a seguinte inscrio: tenso nominal 220 V; potncia nominal 4000 W. Uma pessoa vai ligar o aquecedor em sua residncia e observa que h duas tomadas eltricas: 220 V e 110 V. Analise os procedimentos a seguir e assinale se cada afirmativa verdadeira ou falsa. I. Ligando o aquecedor na tomada de 110V, sua potncia eltrica se altera para 2000 W. II. Independentemente de ligar o aquecedor numa tomada de 110 V ou de 220 V, a resistncia eltrica no vai se alterar. III. A potncia nominal de 4000 W constante no aparelho, quer ele seja ligado na tomada de 110 V dessa residncia ou na de 220 V. IV. Se a pessoa ligar o aquecedor na tomada de 110 V, este vai funcionar com uma potncia eltrica de 1000 W. Est correto apenas o que se afirma em: a) II e IV b) II, III e IV c) I e II d) II e III e) I e IV Resoluo
I.

II.

Incorreta. A potncia eltrica de um aparelho proporcional ao quadrado da tenso aplicada. Quando a tenso se reduz metade (110V) a potncia fica dividida por 4 e passa a valer 1000W. Correta. O resistor hmico e a sua resistncia eltrica no varia com a tenso aplicada.

34

PROVA K

III. Incorreta. Apenas a resistncia eltrica no varia. A potncia varia com a tenso aplicada, pois para cada tenso haver uma intensidade de corrente. IV. Correta.
2 2 U2 U2 U2 U1 P = R = (constante) = R P P1 P2

O grfico abaixo relaciona a intensidade da corrente eltrica, em ampres, com a temperatura do objeto incandescente visto no pirmetro.

U1 U2 Sendo

P1 = P2

Valores nominais

U1 = 220 V

U2 = 110 V P2 = ?

P1 = 4000 W

Estando o forno a uma temperatura de 1100C, a resistncia R1 ajustada no reostato, vale: a) 40 b) 30 c) 20 d) 10 e) 5,0 Resoluo


220 110 2 1

4000 = (unidades SI) P2

4000 = P2 i 1,0 500 = 6,0 1,0 2000 500 i 1,0 500 = 5,0 1500 500 i = + 1,0 (A) 300

4000 P2 = W 4

P2 = 1000 W

88

Os termmetros de lmima bimetlica no serviriam para medir a temperatura de um forno metalrgico, pois o prprio termmetro derreteria. Para altas temperaturas, o termmetro mais indicado o pirmetro ptico, que compara a cor emitida pelas paredes do forno com a cor do filamento de uma lmpada padro. Nesse caso, o termmetro no entra em contato com o forno. Esse tipo de termmetro tambm pode ser utilizado para medir a temperatura das estrelas.

= 1100C 1100 500 i = + 1,0 (A) 300 600 i = + 1,0 (A) 300 i = 2,0 + 1,0 (A) i = 3,0 A U = (R1 + RL) i U = R1 + RL i U R1 = RL i 120 R1 = 30 () 3,0 R1 = 10

PROVA K

35

89

(IV) Incorreta. Na travessia do prisma, sofre menor desvio a cor vermelha e maior, a cor violeta.

Em 24 de Maro de 1973 foi lanado um dos lbuns de maior sucesso em todos os tempos: The Dark Side of the Moon (O Lado Obscuro da Lua), da banda inglesa Pink Floyd, cone mundial do rock progressivo. A sonoridade das canes e as letras psicodlico-vanguardistas logo encantaram os amantes desse gnero musical, transformando The Dark Side em um grande xito fonogrfico. A capa do lbum, prensado originalmente em vinil, trazia um prisma que recebia pela esquerda um fino feixe de luz branca. Notava-se na imagem a decomposio desse feixe nas diversas cores componentes da luz branca, fenmeno conhecido em ptica como disperso luminosa.

90

Ao perceber que, subitamente, a torneira da pia da cozinha comeou a gotejar, Vtor acudiu prontamente o desperdcio de gua, atarraxando a borboleta do dispositivo hidrulico. Isso, porm, fez apenas com que as gotas diminussem gradativamente sua frequncia de impacto sobre um determinado ponto da superfcie tranquila da gua previamente armazenada na cuba de profundidade constante existente sob a torneira. Das alternativas abaixo, uma figura da superfcie da gua contida na cuba, compatvel com a situao proposta :

A respeito da disperso luminosa no prisma, verifique as proposies corretas: (I) O fenmeno, relacionado com a refrao da luz, ocorre porque para cada cor do espectro visvel, o prisma oferece um ndice de refrao absoluto diferente. (II) O ndice de refrao absoluto do prisma maior para a luz amarela do que para a luz azul. (III) Os caminhos pticos das diversas luzes na travessia do sistema ptico podem ser descritos geometricamente pela lei de Snell Descartes. (IV) Na travessia do prisma, sofre menor desvio a luz violeta e maior, a luz vermelha. Esto corretas apenas as proposies: a) (I), (II) e (IV) b) (II), (III) e (IV) c) (I), (II) e (III) d) (I) e (III) e) (II) e (IV) Resoluo
(I) Correta. (II) Incorreta. O prisma apresenta ndices de refrao absolutos crescentes para as cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta, respectivamente. (III) Correta.

Resoluo
Tendo-se em conta que as ondas que se propagam na superfcie da gua da cuba tm velocidade de intensidade constante, suas frentes de onda so circulares. A reduo da frequncia do gotejamento provoca aumento no comprimento de onda. De fato: = f, em que v a intensidade da velocidade de propagao, o comprimento de onda e f a frequncia. Sendo v constante, a reduo de f implica aumento de . Dessa forma, as ondas mais perifricas, criadas primeiramente com frequncia maior, devem ter comprimentos de onda menores, apresentando-se mais juntas umas das outras.

36

PROVA K

PROVA K

37

38

PROVA K

PROVA K

39

40

PROVA K

You might also like