You are on page 1of 83

Para ajud-lo a encontrar respostas claras e concretas s suas perguntas

ARTES ADIVINHATRIAS
O I CHING

O I Ching ou Livro das Mutaes


Os tempos mudam, os costumes evoluem, mas as preocupaes dos homens continuam a ser as mesmas. Livro de orculos e de sabedoria, o I Ching adapta-se a todas as circunstncias da vida.

I Ching, ou Yi-King, com a Bblia, u m dos livros mais an tigos. Foi redigido durante o primei ro milnio antes da nossa era, por u m ou vrios autores, na poca em que, na outra parte do m u n d o , a Bblia tinha ao mesmo tempo os seus pri meiros redatores. Durante trs mil anos, exerceu uma in fluncia dominante na cultura e no pen samento dos povos da China e da sia. Nos sculos VI e V a. C , Confcio e Lao-ts, os dois grandes mestres da fi losofia chinesa, inspiraram-se nele e a ele dirigiram suas referncias e comen trios. Assim, a mentalidade e o modo de vida dos chineses impregnaram-se com os axiomas do Livro das Mutaes. Ao longo dos sculos foram integrados tanto na vida cotidiana dos camponeses como na arte de governar dos imperadores da China. A famosa revoluo cultural no foi suficiente para anular a venerao dos chineses por este livro. Consultam-no sempre atravs dos adi vinhos que oficiam na praa pblica ou nas ruas das grandes cidades da China.

0 PRINCPIO DO I CHING Tal como a Bblia, o I Ching deu lugar a lendas e mistrios que lhe conferi ram um carter esotrico e mstico. No obstante, foi redigido a partir de um sistema bsico e binrio de uma grande simplicidade, sendo posterior mente aperfeioado pelo homem da Antigidade para, tal como a astrolo gia, organizar e compreender o mun do. Este sistema sobejamente conhe cido o do yin e yang, o grande princpio dualista da filosofia chinesa. N o comeo, os livros de orculos e as artes adivinhatrias estabelecidos pelos nossos antepassados ofereciam duas respostas possveis: sim ou no. N o I Ching, o sim representado por um trao inteiro (-) e o no por uma linha dividida (). Pouco a pouco, as per guntas dos homens comearam a pedir respostas mais sutis, mais matizadas. A partir do sim e do no, do trao in teiro e da linha dividida, foram criadas combinaes desdobrando e triplican do os traos, acabando por acoplar duas combinaes de trs linhas inteiras e linhas divididas, formando deste modo os 64 hexagramas que compem o 7 Ching. A FILOSOFIA DO I CHING Cada um dos nossos atos tem um efeito nos movimentos do universo, do cu e da Terra, nas manifestaes da natu reza. A partir da, o universo e a natu reza so considerados um grande livro aberto. Ao consultar este livro, cada um se interroga a si prprio, j que o mundo feito nossa imagem. Ao consultar o orculo do I Ching, a pes-

0 que significa I Ching?


I (ou tambm Yi), em chins, um camaleo, um rptil que adota a cor do ambiente que o rodeia para se confundir e dissimular nele. 0 camaleo o smbolo da mudana ou da transformao que se efetua de acordo com as circunstncias e o momento oportuno. Animal onisciente, ao qual nada lhe escapa devido extrema mobilidade de seus olhos, o camaleo dotado do poder de transformao. Ching (ou tambm King), em chins, faz aluso trama de um tecido no qual, na China antiga, se envolviam os livros sagrados. Literalmente, poderamos traduzirIChing como "a textura do camaleo" ou "a textura do animal que se transforma", que uma das metforas mais apreciadas pelos chineses para designar o Livro das Mutaes. ..

Diagramas, trigramas e hexagramas


Um diagrama um esquema que representa o desenvolvimento e as vibraes de um ou vrios fenmenos. Por exemplo, utiliza-se um diagrama para acompanhar a progresso ou regresso de um doente. Um trigrama composto por trs traos, linhas ou elementos que servem de referncias grficas. E um hexagrama composto por seis traos, linhas ou elementos. Os trigramas do I Ching so constitudos por trs traos inteiros e/ou divididos, e os hexagramas, de seis traos inteiros e/ou divididos, isto , por dois trigramas.

fere. N o entanto, esta mobilidade ou esta mutao permanentes dos elemen tos da natureza que se combinam em cada instante no c seno uma cons tante da vida. Da, a constante paradoxal e genial dos criadores do I Ching, segundo a qual "a transformao o imutvel". O sistema do I Ching baseia-se na permanncia da transformao constante das coisas deste mundo, que atua tambm den tro de ns. Em outras palavras, se existe um princpio fivel e imutvel neste mundo, o da transformao. Tudo passa, tudo muda, tudo est por acon tecer, tudo se transforma. esta a filosofia do I Ching.

Os oito trigramas doIChing

A CONSULTA DO ORCULO DO I CHING pessoa pede uma resposta a si mesma, uma Antigamente, consultava-se o I Ching verdade contida nos axiomas de sabe com ps de aquilia (Aquillea mille doria, compostos segundo as combi folium), uma planta tambm chamada naes dos 64 hexagramas do I Ching. "mileflio" e utilizada com diversos Como traduzir, com palavras e com fins pelos antigos chineses. Com este metforas, o que muda e se transforma jogo de ps de aquilia foi criado o jogo constantemente? De fato, no grande da destreza, chamado mikado. Porm livro do universo e da natureza tudo comum hoje em dia consultar-se o muda e se transforma. Inclusive a ver orculo do I Ching com trs moedas, dade tambm muda e se transforma. nas quais esto gravadas numa face Conforme o momento, as circuns (com o valor 2) os ideogramas chineses, tncias e as situaes e o indivduo, a e na outra (com valor 3), os oito tri verdade no a mesma, a resposta di gramas.

0 I Ching constitudo por oito trigramas principais que se combinam em 64 hexagramas. Tal como se explica nesta edio do I Ching, o hexagrama 42 corresponde a "Yi" (a Evoluo).

42. Y: Evoluo

Evoluo
YI a retido inata, o sentido do dever que faz ganhar altura estatura moral; segundo Confcio e seus discpulos, trata-se de uma das virtudes cardeais do homem, cujo desenvolvimento constitui a finalidade da educao (cfr. o hexagrama 37). 0 hexagramaYentende-se tambm como o esforo consciente de encarnar, no mbito humano, a lei universal. 0 signo confere ao carter a necessria plenitude; com efeito, para que o carter seja bom em sentido completo, no basta a elevao mstica, sendo tambm necessrio existir grandeza, por issoYdefine o crescimento orgnico da personalidade. Atravs das difceis experincias de Kien, Kieh e Sun, chegamos preparados ao tempo da plenitude, da conquista, da conscincia e do conhecimento, ou seja, ao tempo de Yi,

As linhas
As linhas mutantes enriquecem o pensamento da frmula sapiencial e a sugesto da imagem, como o refro de uma cano. O primeiro nove; Vantajoso comprometer-se em tarefas importantes. Grande fortuna. Nenhum erro. Quando a experincia souber dar ao carter a fora necessria e mente a lucidez de juzo, tudo se poder tentar. , pois, tempo de grandes realizaes, de fervor, de satisfaes inimaginveis, basta ter a coragem de experimentar embora, como sempre, comporte um certo risco e exija uma boa dose de coragem.

Os 8 trigramas ou a estrutura do I Ching


O elaborado sistema do orculo do I Ching consta de 8 trigramas que, combinados, formam os 64 hexagramas.
o I Ching, 8 x 8 64 uma mul tiplicao que pode ser consi derada uma frmula mgica e univer sal, uma operao divina. Segundo a lenda, na qual h mais de histria do que mito, foi o imperador chins Fo-Hi que, em meados do se gundo milnio antes de nossa era, des cobriu semelhanas entre as marcas inscritas em seu corpo e as existentes no cu, representadas pelas conste laes. A partir desta observao, o imperador criou os 8 trigramas que regem as leis universais, a ordem do mundo, os fen menos da natureza e, obviamente, o homem. Em outras palavras, esta roda deve ser compreendida como um smbolo uni versal do cosmos e do homem, com a figura binria do yin e do yang em seu centro, revelando o princpio funda mental da criao e da "no permann cia" das coisas. O mtico imperador em questo criou essa roda de tal forma que cada trigrama estivesse relacionado com um dos oito pontos cardeais: o sul, o sudoeste, o este, o noroeste, o norte, o nordeste, o este e o sudeste. Na maioria das vezes, representada por uma figura octogonal que contm 8 tri gramas, cada um deles orientado em di reo ao ponto cardeal ao qual corres ponde. COMPOSIO E SMBOLOS DOS 8 TRIGRAMAS Cada trigrama est relacionado com um princpio do mundo fsico e da na tureza que o simboliza (o Cu, a Terra,

Esta estrutura lida tal como representada pelos chineses: o norte em baixo e o sul em cima. o Trovo, a gua, a Montanha, o Vento, o Fogo e o Lago), assim como com uma direo e, para 4 deles, uma es tao. Por outro lado, de acordo com a tradio chinesa, os 8 trigramas esto tambm relacionados com os elementos, ou mais exatamente, com os agentes do Zodaco chins. Com efeito, provvel que a criao do I Ching seja anterior do Zodaco chins, na medida em que os 8 tri gramas representam as constelaes e que agora sabemos que todos os zo dacos so constitudos a partir desse enxame de estrelas, isto , as conste laes. K'IEN O primeiro trigrama, com posto de trs traos contnuos, repre senta o Cu. Reina no Sul. Estao: Vero. Elemento: Metal. K'OVEN O segundo trigrama, com posto de trs traos interrompidos, re presenta a Terra. Reina no Norte. Es tao: Inverno. Elemento: Terra. TCHEN O terceiro trigrama, com posto por um trao contnuo e dois interrompidos, representa o Trovo. Reina no Nordeste. Elemento: Madeira.

e costumes, antes de fun dir-se para criar a China, o Imprio do Sol, sob o im pulso de imperadores m ticos e legendrios, mas tambm com a ajuda de grandes filsofos, como Confcio e Lao-Ts, que KEN contriburam amplamente O quinto trigrama, composto para fazer da China uma de dois traos interrompidos superpos civilizao de pleno di tos e um trao contnuo acima, repre reito. N o entanto, ao des senta a Montanha. Reina no Noroeste. cobrir os grandes princ Elemento: Terra. pios revelados por estes 8 trigramas, descobriremos SOVEM logo que a interpretao O sexto trigrama, composto dada a eles pelos chineses de um trao interrompido na base com muito simples. De forma dois traos contnuos acima, representa que, da mesma maneira o Vento. Reina no Sudoeste. Elemento: que todos os povos da Fogo. Antigidade, viam o cu redondo e cheio e a Terra LI quadrada e vazia. O stimo trigrama, composto Com base nisso, faz sen de um trao interrompido em meio de tido que o Cu seja re dois traos contnuos, representa o presentado pelo primeiro Fogo. Reina no Este. Estao: a Prima trigrama, K'ien, com trs traos con vera. Elemento: Fogo. tnuos, e a Terra, K'ouen, com trs traos interrompidos. Tchen, o Trovo, TOVEI evidentemente o raio, a tempestade, O oitavo trigrama, composto o fogo que cai do Cu, e a Terra que de dois traos contnuos superpostos, treme sob seu impacto. Para os ante com um trao interrompido acima, re passados, tratava-se de um fenmeno presenta o Lago. Reina no Sudeste. Ele sobrenatural. Parece totalmente j u s mento: Metal. tificado que ele tenha sido escolhido como o terceiro trigrama, j que o raio Esta a composio da roda dos 8 tri e o trovo que o acompanha so efei gramas que formam a estrutura do I Ching e que, quando combinados, pem tos produzidos pelo cu na Terra. Podemos portanto considerar que este nossa disposio 64 hexagramas, cada terceiro trigrama serve de unio entre um deles constitudo de seis traos e os dois primeiros, que so natural cada trao com um significado diferente. mente opostos um ao outro. Com base neles, o orculo do I Ching A gua aparece em seguida como o contm 364 frases ou conselhos de ca quarto princpio, a partir da qual foi rter adivinhatrio. criado o quarto trigrama, K'an. A gua tambm cai do cu, penetra e fertiliza A NATUREZA a terra, desvia-se dos obstculos para DOS 8 TRIGRAMAS avanar e encher as reas vazias da Para compreender o que representa e terra, transforma-se em profundidade significa cada um dos 8 trigramas que e abismo. A seguir, vem a montanha compem a roda do 1 Ching, neces majestosa, que repousa sobre a Terra, srio impregnar-se da mentalidade dos representada pelo quinto trigrama, povos da Antigidade. Mesclaram e Ken, e cujo pico est prximo ao cu, confrontaram sua cultura, crenas, ritos

K'AN O quarto trigrama, composto de dois traos interrompidos e um trao contnuo no centro, representa a gua. Reina no Oeste. Estao: Outono. Ele mento: gua.

Confcio (c. 551 - 479 a. C), homem de letras e filsofo chins. que protege criando obstculos e li mites inacessveis e que como uma coluna sobre a qual o cu repousa. Quanto ao Vento, o sexto trigrama, Souen, penetra e se infiltra por todos os lados, esquivando-se dos obstcu los, arrastando tudo que encontra em seu caminho, invisvel porm real. No o fogo do cu que representa o stimo trigrama, Li, mas sim o fogo fonte de calor e luz, que aquece o corpo, o corao e a alma, que ilumina na noite. Trata-se portanto, tambm da chama da vida, do fogo interior, o que no Ocidente chamamos o fogo de Deus, a luz que brilha na noite, que nos ilumina ou nos inspira, segundo o caso. Finalmente, Touei, o oitavo e l timo trigrama do I Ching, represen tado por um lago. Por que um lago? Porque se trata de gua clara, lmpida, tranqila, que inspira repouso, bemestar, alegria serena, a paz do corao e da alma.

Quando e como devemos consultar o orculo

Quando devemos consultar o I Ching? Quando temos realmente algo que perguntar. Como devemo consult-lo? Da mesma maneira como consultaramos um amigo sempre atento e benvolo.

mtodo de consulta do orculo do I Ching e os 64 hexagramas que oferecem 64 pargrafos de interpre taes gerais, 384 pargrafos de inter pretaes de traos mutveis e 64 con selhos prticos faz com que seja uma arte muito fcil de praticar, na qual, alm disso, preciso fazer muitos poucos es foros pessoais de imaginao ou inter pretao para obter respostas para nos sas preocupaes ou perguntas. Deste modo, trata-se de um orculo tentador,

fcil e agradvel de utilizar, isto , de consultar, cada vez que temos a opor tunidade, pois sabemos que como res posta a nossas perguntas dispomos sempre de no mnimo 2 pargrafos de interpretaes gerais e 2 conselhos pr ticos para ler, isto , de 2 a 12 pargra fos de interpretaes de traos mutveis. Isto significa que podemos consultar este orculo quando nos apetea, sob qualquer pretexto e fazendo qualquer pergunta?

QUANDO PODEMOS CONSULTAR 0 ORCULO DO I CHING? Evidentemente, podemos faz-lo sem pre. Quanto a saber se realmente ser interessante, isso j outra histria. Sem dvida alguma, como acabamos de ex plicar, quando empregamos o I Ching, sempre dispomos de algo que ler em re lao aos hexagramas de nosso lance. Podemos estar seguros, portanto, de que receberemos alguma mensagem, qual quer que seja nossa pergunta.

N o entanto, no se trata de consultar este orculo s tontas at obtermos a res posta que nos convm, pois esta obsti nada atitude muito parecida com a da criana que sempre est fazendo a mesma pergunta para obter a resposta que quer ouvir, mas que por esta razo esquiva a resposta que j recebeu e que, evidentemente, no lhe agrada. N o adulto, tal comportamento con seqncia de um estado de angstia e de impacincia, ou ento das angstias e das dvidas que lhe deixam incapacitado a receber ou ouvir uma resposta. O mesmo I Ching, entre os textos de de senvolvimento de cada hexagrama, nos indica de modo explcito e com clareza que uma atitude assim significa a "lou cura juvenil": "No sou quem busca ao jovem louco", diz o Julgamento do hexagrama 4 em nossa verso, " o jovem louco quem me busca. N o primeiro orculo, in formo. Se me pergunta duas, trs vezes, trata-se de inoportunidade. Se ino portuno, no informo." Como vemos, o I Ching, livro da sabe doria que se inspira justamente em todos os comportamentos humanos, em todas as situaes da vida, tem resposta para tudo. Em outras palavras, nos aconselha que no lhe interroguemos s tontas nem, principalmente, de uma maneira repetitiva, com o risco de nos encon trarmos com uma con fuso de respostas e, por conseguinte, com uma dvida ainda maior so bre a qual necessitva mos consultar. Assim, pergunta: Quando podemos con sultar o orculo do I Ching?, respondemos: quando quisermos. No existe uma hora ideal, um momento perfeito ou um dia mais ade quado que outro para faz-lo. Simplesmente, basta que no o consul

temos por futilidades ou coisas de pouca importncia e escolhamos um momento de tranqilidade, para que no tenha mos que nos apressar e para realizar o lance com toda serenidade. Assim, poderemos consult-lo como devido, impregnando-nos bem de todos os pargrafos de interpretaes que os dois hexagramas nos propem. s vezes, podemos interrog-lo de forma regular e inclusive com bastante freqncia, mas s em determinadas condies e por razes que exporemos a seguir. COMO PODEMOS CONSULTAR 0 ORCULO DO I CHING? Simplesmente, com o maior distancia mento possvel, comportando-nos co mo se estivssemos com um amigo sin cero, um confidente ou um ser em quem confiamos totalmente e do qual sabemos que, ao deix-lo, no partire mos com o corao vazio, mas sim se reno, reconfortado, iluminado e talvez at mesmo consolado, caso em que j estejamos em um bom caminho antes de ir v-lo. fcil imaginar que o I Ching uma es pcie de pessoa possuidora de uma grande sabedoria, com uma grande ex perincia e qual consultamos quando necessitamos conselhos.

Mas, ento, por mais extraordinrio ou incrvel que possa parecer, deveremos compreender que este nobre e clebre ancio metafrico no outro seno ns mesmos. De fato, como j afirmamos antes, ao consultar o orculo do I Ching, estamos nos interrogando a ns prprios, pois nunca imaginamos que, na maioria das vezes, conhecemos todas as respostas a nossas perguntas e todas as solues a nossos atos errneos. N o entanto, a magia do I Ching reside em que estas respostas e solues que buscamos c que alguns dias, em de terminadas circunstncias de nossa vida, podem ser vitais para ns so reve ladas pelo complexo jogo de 8 trigramas. A este respeito, o Ta Chuan, o grande comentrio do I Ching, composto de vrios textos que no sculo XIII de nossa era foram acrescentados aos textos dos he xagramas, isto , ao I Ching propria mente dito depois de terem sido re datados provavelmente pelo rei Wen de Cheu , indica o seguinte: "Os oito trigramas mostram o caminho atravs de suas imagens; as palavras acompanham os traos e as decises falam em funo das circunstncias. Da mesma forma como se entrelaam o firme e o malevel, podemos distinguir a fortuna do infortnio."

A melhor maneira de consultar o orculo do I Ching colocar-se em um lugar agradvel, adotando uma posio confortvel: instalar-se o melhor possvel, em um estado espiritual de extrema confiana, como se estivssemos a ponto de dirigir-nos a um amigo querido.

Do primeiro ao trigsimo segundo hexagrama


Aos 64 hexagramas do I Ching so atribudas sentenas de carter adivinhatrio, mas tambm um sentido inicitico,filosfico,tico e moral.
ara consultar o I Ching (chamado tambm Livro das Mutaes ou das Transformaes) no preciso que haja motivos de preocupaes com o futuro. Pode ler-se simplesmente como uma obra de ensinamentos teis para me lhorar suas atitudes, ser voc mesmo, compreender os demais e conhecer-se. Alm das reflexes e meditaes filos ficas que o caracterizam, contm con selhos prticos para todas as situaes da vida. O que surpreende que, se o con sultamos com fins adivinhatrios, as si tuaes que se deduzem de um lance de hexagramas correspondem quase que exatamente s situaes em que nos en contramos no momento em que o in terrogamos. Os textos relativos aos 64 hexagramas, cada um dos quais possui um nome representativo do princpio fundamental que enuncia, so consti tudos de 8 pargrafos diferentes, dis tribudos da seguinte maneira: 1. a sentena; 2. o smbolo; 3 a 8. o sentido adivinhatrio de cada um dos 6 traos que formam o hexa grama.

NOMES E SIGNIFICADOS DOS PRIMEIROS 32 HEXAGRAMAS


1. A VONTADE faz prevalecer a vontade de ao, as energias criadoras, as foras instintivas. ; 2. A SENSIBILIDADE refere-se a tudo aquilo que se relaciona com a receptividade, ternura, entrega, abandono e abnegao. 3. O NASCIMENTO sublinha o caos ou confuso 'que precede uma criao, uma nova empresa, uma nova idia que germina. 4. A JUVENTUDE revela a ignorncia, a torpeza, a inexperincia, a loucura, a in conscincia, as iluses, mas ao mesmo tempo a inocncia da juventude. 5. A PACINCIA indica a fora serena que sabe esperar antes de agir at o mo mento adequado, a calma, a perseve rana, a contemporizao.

6. A DISCRDIA anuncia um desacordo, um conflito, uma querela, uma discusso, uma polmica, uma disputa ou um escndalo. 7. A DISCIPLINA ensina a quem a escuta as noes de ordem, autoridade e confiana mtua, indispensveis para a luta e a conquista. S. A SOLIDARIEDADE ilustra as idias de coope rao, reunio, colaborao, unio e associao, atribudas a este he xagrama. 9. A SUGESTO indica a influncia que pode exercer a ternura na hora de aconselhar, propor, manobrar, dirigir discretamente, com diplomacia.

10. A CONDUTA implica um comportamento a seguir, uma atitude a adotar, uma norma ou estilo de vida, uma linha de conduta.

11. A CONCRDIA tanto o acordo como a harmonia, a paz nas relaes manas e os elementos que se har monizam para dar lugar a circunstn cias favorveis. 12. A OBSTRUO mostra um obstculo, uma grande dificuldade j pre vista, uma situao em ponto morto, bloqueada, sem sada, uma estagnao. 13. A IGUALDADE faz aluso vida comuni tria, s causas comuns ou centros de interesse comuns que in d u z e m as pessoas a se reunirem, a unirem seus esforos e talentos, a se associarem. 14. A RIQUEZA aparece aqui em referncia s posses e riquezas mate riais e espirituais da pessoa, fora de um esprito iluminado, de pensamento nobre e generoso. 15. A HUMILDADE sugere aqui as qualidades de reserva, simplicidade, ter nura, modstia, que fazem as coisas complexas e difceis serem vistas como fceis e naturais. 16. A EMOO valoriza os sentimentos e emoes que unem, re nem, animam, estimulam os seres e dissipam suas idias obscuras, seus tor mentos e medos. 17. A SIMPATIA manifesta-se aqui em forma de atraes e afinidades que levam certas pessoas, de modo natu ral, a seguir outros ou a se associarem uns com os outros.

18. A CORRUPO definida aqui como a co rrupo do abandonar-se, da preguia, da fraqueza, o princpio da estagnao, de uma decadncia, de uma degenerao, que se deve com bater energicamente. 19. A PROGRESSO est em relao a uma si tuao que evolui, que pro gride, ou a uma possibilidade de pro moo, da qual temos de nos alegrar. 20. A CONTEMPLAO significa tanto ver com j u s tia como mostrar-se justo, ver o que est bem e bom, ver tanto as verdadeiras motivaes das pessoas como mostrar as suas.

15. A AUTENTICIDADE incentiva a mostrar-se natu ral, verdadeiro e a conservar estas qualidades sob qualquer cir cunstncia, a confiar nos bons instin tos e seguir a voz da conscincia. 26. A INSTRUO revela o ensino da cultura, dos conhecimentos e do saber que alimentam o esprito e a alma graas experincia. 57. OS A L I M E N T O S dizem respeito tanto aos ali mentos terrestres como celes tes, materiais como espirituais. Referemse ao bem-estar do corpo e da alma. 2. A SOBRECARGA indica uma situao onde as tenses e as presses so tais que necessrio fazer uso da prudn cia e tomar todo tipo de precaues para evitar uma catstrofe. 29. O ABISMO confronta uma situao pe rigosa, problemtica, vertigi nosa, que devemos evitar a todo custo, esquivar-nos ou ultrapassar dando mostras de flexibilidade, delicadeza e agilidade. 30. A CLARIDADE sublinha a necessidade de es tabelecer valores elevados, princpios nobres, idias justas e boas para poder agir e comportar-se com clareza. 31. O DESEJO origem de nossos impulsos e aes, considerado neste he xagrama como o elemento motor, ini ciador, que influi em nossa vontade assim como na daqueles que nos cer cam. 32. A PERSEVERANA recomenda-se aqui para ad quirir um carter forte e po tente, para agir a longo prazo e alcanar os prprios objetivos.

21. 0 CASTIGO
expressa a idia de que se deve tomar a deciso justa e agir com rapidez para restabelecer a ordem. 22. A BELEZA faz aluso neste hexagrama graa e harmonia das formas exteriores, que no por serem encantadoras e agradveis para ns que deixam de ser efmeras e ilusrias. 23. A SUBMERSO confronta-nos com um per odo de decadncia, de pros trao, de infortnio e de aniquila mento contra o qual intil oferecer qualquer resistncia. 24. A RENOVAO representa neste hexagrama uma reviravolta na vida, uma nova perspectiva que se anuncia, algo novo que se produzir, uma nova era que comea.

Do trigsimo terceiro ao sexagsimo quarto hexagrama


Aqui esto as interpretaes gerais dos ltimos 32 hexagramas do I Ching, do qual j mencionamos que possui 64. Cada um dos seis traos de um hexagrama contm tambm um significado particular.
33. O RETROCESSO revela uma situao diante da qual devemos distanciar-nos, as circunstncias no so favorveis s iniciativas nem ao. 34. O PODER significa aqui que usamos a fora com delicadeza e mode rao, que renunciamos a todo tipo de violncia para exercer um domnio sobre os acontecimentos. 35. A EXPANSO refere-se a uma situao em evoluo positiva, expansiva, um progresso obtido ou realizado, um movimento ascendente, uma gratifi cao ou adiantamento. 36. A CONFUSO indica uma situao confusa, um perodo no qual estamos imersos na adversidade, as dificuldades; conflitos que enfrentamos sem estar em condies de resolv-los. 37. A COMUNIDADE traz tona todas as relaes que existem na vida em co munidade, social, familiar, o papel que cada um desempenha, o lugar que ocupa, o comportamento que se deve adotar no seio do grupo. 38. A SEPARAO faz aluso a tudo que se ope e contradiz natureza hu mana, sublinha os esforos que devem ser feitos para eliminar toda diviso e, assim, ao opor-se, revelar a comple mentaridade. 39. O OBSTCULO indica o caminho a seguir para superar um obstculo, vencer uma dificuldade maior, resolver um problema crucial, livrar-se de uma obs truo. 40. O DESENLACE anuncia a sada, o final, a so luo de uma dificuldade, de um problema, de sofrimentos e preo cupaes, em troca de desfazer um a um todos os ns, o que dar lugar a um al vio e a uma liberao. 41. A PERDA pe com freqncia em evi dncia uma situao onde ser positivo fazer um sacrifcio, abando nar algo em benefcio de outra coisa, atenuar, diminuir, minorar, moderar-se ou acalmar-se. 42. O BENEFCIO contrrio ao hexagrama pre cedente, indica uma das si tuaes mais vantajosas, circunstncias transbordantes de riquezas e possibili dades que preciso saber aproveitar no momento oportuno. Chamado tambm "a Evoluo". 43. A DETERMINAO sublinha a resoluo que de vemos tomar quando se trata de pr um fim desordem, de lutar contra as paixes, dando mostras de firmeza, mas ao mesmo tempo de ateno, de flexibilidade e de bene volncia. 44. A UNIO indica que dois elementos, aparentemente opostos, aca bam encontrando-se um com o outro. Em qualquer caso, para que esta aliana seja frutfera, necessrio que existam certas circunstncias, certas regras de vem ser seguidas. 45. A REUNIO refere-se reunio de um grande nmero de pessoas que tm um mesmo objetivo, uma mes ma motivao e desejam trabalhar jun tas. Porm, para conseguir isto, devem organizar-se e ser solidrios uns com os outros. 46. O CRESCIMENTO toma como exemplo a planta, que cresce aparentemente sem esforo, de forma natural, para indicarnos o procedimento a seguir quando perseguimos um objetivo, queremos evoluir, progredir e triunfar.

47. A FATALIDADE a manifestao do destino adverso, das circunstncias contrrias a nossos desejos e iniciativas, e diante das quais melhor que nos re fugiemos em ns mesmos e esperemos que se apresentem circunstncias mais favorveis. 4S. A ABUNDNCIA revela uma situao onde a ri queza inesgotvel e oferece numerosas possibilidades. Ns a leva mos ao poo para que todos a desfru tem. 49. A MUDANA indica que ter lugar uma mudana, que h algo que j no tem razo de ser, que preciso melhorar, modificar ou transformar. 50. A FORA DO DESTINO deixa ver as qualidades, dons inatos que todos possumos e o m todo indicado para aproveitar nossas possibilidades e interesses, exercendo habilmente nosso livre arbtrio. 51. O MEDO anuncia um acontecimento repentino, surpreendente, im previsvel, desconcertante, contra o qual no podemos fazer nada, mas ao qual devemos dar as boas-vindas. 52. A SERENIDADE ou a paz interior no se pode obter pela fora ou por obri gao. Aqui, trata-se de aprender a no ser vtima dos sentimentos contradi trios, dos desejos, especulaes e an gstias. 53. A PACINCIA o conselho que se d quando queremos empreender, rea lizar ou obter alguma coisa. Diz-se ento que preciso superar as etapas uma a uma, gradualmente, sem pressa nem precipitao.

54. O PRAZER este hexagrama nos diz que o prazer cria sem cessar novos desejos, pulsaes e impulsos desorde nados que semeiam a confuso, mal entendidos e desgostos nas relaes entre as pessoas. 55. A COLHEITA anuncia um perodo de abundncia, plenitude, grande riqueza, que preciso aproveitar mi nuciosamente para que dure o mximo possvel. 56. A INSTABILIDADE indica uma situao que d insegurana, uma situao onde no podemos ficar, parar ou des cansar. 57. A INFLUNCIA que se exerce aqui doce, boa e penetrante; pretende fazer o bem a todos, com a condio dela poder atuar como deve. 5. A ALEGRIA revela o poder e a fora pro duzidos pelo bom humor, a boa disposio de corao e alma, as co rrentes de simpatia e afinidades que cir culam entre os indivduos. 59. 0 RECOLHIMENTO indispensvel para evitar as divises, oposies, conflitos entre os indivduos, geralmente produ tos do egosmo e da intransigncia. 60. A MODERAO nos permite tomar conscin cia dos limites que preciso saber estabelecer e impor a si mesmo, da justa medida, das regras e leis que preciso respeitar.

61. A SINCERIDADE este hexagrama nos diz que sempre provm de uma au tntica clareza interior, de um juzo sadio, objetivo, de uma espontaneidade que se deixa levar pelas correntes de simpatia, com simplicidade. 62. O DEVER indica uma situao onde preciso cumprir com o dever, isto , simplesmente fazer o que as exigncias do momento nos pedem que faamos. 63. A DECADNCIA o que pode acontecer se no estamos atentos naqueles mo mentos em que reina a ordem e tudo parece estar bem. Mas no inevit vel. Podemos nos prevenir contra ela prestando ateno aos detalhes.

64. O XITO
est muito prximo, nos in forma este ltimo hexagrama. Sabemos que chegar, porm para con segui-lo preciso adotar um ponto de vista objetivo e no deixar-se cegar pelo entusiasmo.

Os hexagramas 1 e 2
A partir de agora, voc vai descobrir as interpretaes dos 64 hexagramas do I Ching, que pode ser usado de maneira til em seus lances.
na vida social c material, ou segue outra via discreta na qual se sentir mais livre. As duas opes so vlidas. Escolha consciente mente e no momento opor tuno. Trao 5: atualmente, voc tem a via livre. Tem as car tas na mo para poder agir. Alm disso, est cercado de pessoas que partilham as mesmas motivaes c convices. Se se mostrar receptivo aos seus bons con selhos, no correr o risco de cometer erros. Tem o sucesso assegurado. Trao 6: vangloriou-se de suas foras, capacidades e de suas possibi lidades. Foi demasiado depressa e demasiado longe. Tem de frear de forma impe rativa sua ambio do contrrio pode encontrar-se em um beco sem sada. Mas no uma situao desesperada. Volte simplesmente a consideraes mais justas. Se o fizer, estar cm con dies de abrir caminho e evitar uma decepo.

K'IEN A VONTADE
Interpretao geral do hexagrama Atualmente, encontra-se em uma situao na qual tudo possvel mas na qual no pro duziu nem realizou nada. Germinam todos os projetos e idias mas nada ainda tomou forma. Tudo est por fazer. Se quer alcanar suas metas, tem que se concentrar nas coisas a longo prazo, evitar precipitaes, pois seus pla nos podem fracassar. Tem de juntar todos os elementos teis para poder levar a cabo seus projetos. Considere que tem em suas mos tudo que ne cessrio para alcanar xito, mas no deve se precipitar. Interpretaes dos traos mutveis Trao 1: o momento no propcio para a ao, mas para a reflexo. No desgaste suas foras desejando resul tados imediatos. Arme-se de confiana, de coragem, de perseverana e no se deixe influenciar pelas circunstncias. Se no esperar o momento oportuno para agir, tudo aquilo que empreen deu ter sido em vo. Portanto, um conselho de prudncia que lhe ofe recido aqui. Trao 2: voc est no seu lugar, com confiana c firmeza. Pode agir com efi

ccia para obter o que quer ou satis fazer suas ambies. Porm, se puder consultar uma pessoa digna de confiana e capaz de lhe dar bons conselhos, faa-o. Encontrar, ento, um apoio slido e confivel que lhe dar mais segurana. Trao 3: os acontecimentos atrope lam-se em sua vida ou em sua situao atual. No tem um minuto de des canso. Voc est, sem dvida alguma, atento e no se descuida de nenhum detalhe. Persista nesta via para no se deixar escorregar. No deve ceder vertigem nem mostrar-se presunoso. No lhe faltam recursos mas voc se mostra demasiado prudente c cir cunspecto. Trao 4: voc se encontra ante uma alternativa importante. O u bem segue em frente, supera a dificuldade, toma uma iniciativa que o levar a assumir mais responsabilidades, a ter um lugar

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 1


Seja lcido, tenha pacincia e seja coerente. No se deixe guiar pelos desejos e pelas necessidades insaciveis. Se agir assim, na raiz de possveis frustraes, perder a capacidade de discernimento. Na medida do possvel, organize-se melhor e no faa mais de uma coisa ao mesmo tempo. Assim ter mais recursos energticos. Mas tem tendncia a se dispersar e no saber parar a tempo.

K'OUEM A SENSIBILIDADE
Interpretao geral do hexagrama Em sua situao atual, aja simplesmente no dia a dia, sem fazer muitas pergun tas e sem tomar iniciativas. Tem que ser receptivo, atencioso, compreensivo, fle xvel e estar disponvel. Confie em sua sensibilidade c em seu instinto. Adaptese s circunstncias. No faa nada que saia do normal. No seria um bom mo mento. Interpretaes dos traos mutveis Trao 1: suas idias, seus projetos, suas intenes, seus sentimentos ou seus pressentimentos do momento no so bons. No espere que se cristalizem para agir. Por outro lado, se sentir que uma situao ou uma relao se degrada, no a deixe degenerar. Aja de forma pre ventiva com muita prudncia, avan ando com cautela mas com rapidez. Trao 2: confie totalmente em seu ins tinto. Tenha confiana em si. O que sente atualmente justo. A partir disto, se seus atos forem to claros quanto suas intenes, tudo correr bem, con seguir o que pretende, e ter a apro vao absoluta de tudo aquilo que o cerca, pois o que far corresponder a uma necessidade, a uma evidncia. Trata-se de um ato justo. Trao 3: ainda no o momento de lhe fazer ver nem de lhe atribuir os mritos

de seu trabalho ou de suas aes, em bora lhe pertenam por direito. Por en quanto, s tem que agir com serenidade, de forma sria e ntegra. Desta maneira, adquirir experincia e savoi-faire que, no momento oportuno, lhe permitiro um certo reconhecimento. Trao 4: encontra-se numa situao que implica a maior discrio. Guarde se gredo sobre os seus projetos e no se vanglorie do que est fazendo. Quanto menos disser, melhor ser, visto que h uma pessoa do seu meio com in tenes pouco confiveis. Para evitar problemas, abstenha-se de dizer qual quer coisa que possa ser usada contra voc mesmo. Trao 5: se se encontrar em uma si tuao onde necessitado, que esteja

altura dos aconteci mentos, sem deixar de prestar ateno aos demais; ou for beneficiarse de uma pro moo e de I uma posio gratificante 1 que exigir que seja mui to discreto, n tegro, srio e f justo. Em am bos os casos, te r que confiar em sua sensibilidade. Trao 6: se atiar o fogo, levar um con flito at o fim, mas no se arrepender porque ter con seqncias sobre as duas partes. melhor que se abstenha, que de mo mento assuma suas responsabilidades seja moderado. No imponha nada aos outros. Espere que as coisas se acalmem por si.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 2


correto ser sensvel, receptivo e atencioso com os outros. Mas deve saber explorar estas qualidades. Assim, se se dobrar sobre si mesmo, se no se voltar espontaneamente para os outros ou se se isolar, guardando um sentimento de frustrao, ficar triste e deprimido. Volte a ganhar confiana em si e exera sua boa influncia sobre os outros.

Os hexagramas 3 e 4
atuar, mas tambm, voc escolheu o momento oportuno para faz-lo. N o entanto, voc est indeciso ou no se sente capaz de faz-lo s. No duvide em pedir ajuda, pois seria uma lstima deixar passar uma oportunidade como esta. Trao 5: atualmente, voc se sente s ou incompreen dido em sua situao. verdade que o que voc est fazendo ou menos prezado ou passa totalmente ' despercebido pelos demais. N o entanto, no desanime e no reduza seus esforos. Os tempos mudam. Em breve voc no atuar em vo, j ver. Trao 6: voc tem a impresso de que qualquer coisa que faa, ou comece atualmente, no consegue avanar, no se realiza ou no sai como voc quer. Mas em lugar de se lamentar de sua m sorte, dirija-se s pessoas suscetveis de lhe ajudar a sair desta situao difcil que, no entanto, no definitiva.

TCHOUEN | O NASCIMENTO
Interpretao geral do hexagrama Voc se encontra imerso em uma situao problemtica, confusa, difcil, porm que em muitos aspectos lhe oferece nu merosas possibilidades, boas perspec tivas. Nestas circunstncias, particu larmente importante no se precipitar, mas sim organizar-se, planificar as aes a empreender e pedir ajuda s pessoas competentes, se for necessrio. Certa mente a situao no est clara, porm existe uma promessa de triunfo.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 3


No sero seus impulsos ou as pulsaes que lhe permitiro produzir algo novo ou fazer-lhe dono da situao atual. Voc se engana ao no mostrarse totalmente tal como , ao jogar um jogo duplo ou mostrar aos demais uma cara diferente da sua. Quanto mais for voc mesmo, mais possibilidades ter de encontrar as ajudas ou os apoios de que necessita.

Interpretao dos traos mutveis Trao 1: forando os acontecimen tos voc no conseguir sair mais de pressa da difcil situao que est atra vessando. Em vez de enfrentar os

obstculos de frente, rodeie-os com sensatez, pacincia e humildade. Ao atuar desta forma, triunfar onde os outros fracassaram. Trao 2: ou voc no obtm o que de seja enrgica e sinceramente, ou no pode encarar de frente a pessoa que lhe atrai e lhe interessa. Tanto em um caso como no outro, d as boas-vin das a esta volta do destino, visto que se trata de um mal que vem para o bem. De fato, em um momento dado, voc conseguir o que quer e encon trar a pessoa que lhe convm. Trao 3: se busca algo em um lugar onde no tem nenhuma possibilidade de encontrar, voc corre o risco de perder muito tempo c cansar-se em vo. Faa, portanto, uma pausa. Reflita melhor sobre sua situao. Deixe-se aconselhar pelos demais. En contre concretamente um guia ilu minado que lhe ajudar a progredir. Trao 4: no s voc est em uma si tuao na qual pode empreender ou

Quando um hexagrama no contm nenhum trao mutvel


Pode acontecer que durante um lance voc s obtenha traos inteiros e/ou interrompidos sem cruz (7 e/ou 8), no mutveis. Voc ter ento um hexagrama que no poder se transformar. Neste caso, voc poder fazer um segundo lance. Mas antes, consulte sua tabela do I Ching e identifique o nmero do hexagrama em questo. A seguir, consulte a ficha correspondente aos textos deste hexagrama e aprenda a interpretao geral e o conselho que apresentado. possvel que bastem para responder sua pergunta, e assim no ser necessrio realizar outro lance.

MONG JUVENTUDE

Interpretao geral do hexagrama Se voc se concentrar na rvore no con seguir enxergar a floresta, ver apenas parte das coisas. Da mesma forma, se voc se deixa levar pelas emoes, ver tudo atravs do filtro de seus sonhos e suas iluses. Realizando uma mistura de intuio, reflexo, ateno e discernimento, voc deveria finalmente ver de forma clara esta situao; portanto, se voc a ob serva corretamente, no ser to dif cil como parece.

Interpretaes dos traos mutveis Trao 1: s vezes quando uma pessoa irrefletida ou insensata transgride as re gras de maneira flagrante, de maneira que no h nenhuma dvida sobre sua culpabilidade, preciso atuar com rigor e firmeza, para que a pessoa cm questo tire uma lio do erro que cometeu. Mas, uma vez pronunciada a sentena e infligido o castigo, preciso esquecer rapidamente o que aconteceu, pois o tempo apaga ou soluciona bem as coisas. Trao 2: mostre-se condescendente, compreensivo e tolerante, sem esque cer no entanto de ser firme e enrgico. Com efeito, atualmente voc convive com gente que no se comporta sen satamente, que inclusive atua de ma neira um tanto irresponsvel ou in

conseqente, por falta de discerni mento ou por inexperincia. Trao 3: ou voc est diante de uma pessoa cujos sentimentos so interes seiros e cheios de segundas intenes, ou voc se mostra servil ou se adianta. N o primeiro caso, no deposite ne nhuma confiana nesta pessoa. N o segundo caso, mude de comporta mento e no faa mais do que lhe pe dem, caso contrrio, voc corre o ris co de comprometer-se. Trao 4: voc tem tendncia a viver sob a influncia de pessoas que no so to talmente de confiana. Mas voc no d ouvidos aos conselhos de prudncia que lhe chegam por todos os lados. N o entanto, por no estar totalmente seguro de suas perspectivas atuais, nem

do que est realizando, faria bem em deixar-se guiar. Trao 5: sua natureza compre ensiva e receptiva, natural mente, faz com que voc es teja muito atento s idias, opinies e experincias dos demais, as quais voc sabe aproveitar. Por outro lado, se necessita ajuda enrgica para atuar, no duvide em pedi-la. Estes traos de carter so mais de bom augrio. Trao 6: quando estamos diante de uma pessoa que no quer escutar nada, que se comporta de maneira comple tamente irrefletida, que persiste e se aferra a seus erros, no resta nen huma soluo seno atuar com ela com o mximo rigor. De outra maneira, no parar nunca, a situao piorar e as conseqncias podero ser muito mais graves.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 4


preciso sobretudo no ocupar-se com o intil, seja na vida cotidiana ou nos pensamentos, idias ou relaes. Em conjunto, preciso sempre tentar ir ao essencial. Ao sentir que perde ou desperdia seu tempo com futilidades, bom recorrer ao seu esprito lgico e seletivo. Um bom uso da disciplina exclui toda coao, porm implica em estabelecer ou restabelecer ordem com freqncia.

Os hexagramas 5 e 6
rosas dificuldades, mas vai precisar su perar outras. Porm, no se preocupe com isso. Por enquanto, voc tem a oportunidade de recuperar as foras, de relaxar-se. Estando disposto a esperar o tempo necessrio, voc aca bar conseguindo seus fins e suas metas. Trao 6: depois de ter en frentado numerosas difi culdades e ter transposto inmeros obstculos, voc est a ponto de chegar ao final que estabeleceu como meta ou de obter o que espe rava. N o entanto, neste ponto produzse um acontecimento inesperado e voc parece desviar-se de seu objetivo final ou retardar seu avano. N o entanto, se voc souber aproveitlo, ver que se trata de uma autntica oportunidade. Quando tiver passado, voc agradecer esta reviravolta inesperada das cir cunstncias.

SU
A PACINCIA
Interpretao geral do hexagrama No o momento de atuar. preciso esperar. Algo vai che gar ou algum vai vir. No preciso precipitar os acontecimentos nem in tervir no desenvolvimento natural das coisas para que aconteam mais depressa. N o entanto, esperar no quer dizer per manecer passivo. Pode aproveitar a es pera com o fim de se preparar moral mente para as novas circunstncias que produziro em sua vida, mas conser vando a calma e vivendo normalmente. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: voc tem um bom pressen timento. Efetivamente, voc corre o risco de deparar-se com uma situao difcil, com um problema ou um acon tecimento perturbador ou inesperado. Seria um erro atuar prematuramente, antes do acontecimento, pois lhe le varia a enfrentar inutilmente o perigo. No adote uma atitude de desafio. Es pere sua chegada. Trao 2: o clima de relaes no qual voc se encontra no bom. As ten ses e desacordos podem piorar. Cada uma das partes implicadas neste as sunto tem tendncia a considerar o outro como responsvel.

Poderiam falar mal de voc. No lhes d importncia e tudo se solucionar. Trao 3: voc est em uma situao difcil. Tentou sair dela, mas sua re ao foi demasiado prematura, a con tra-tempo ou realizada de uma ma neira imprudente e descontrolada, sem se atrever a levar a cabo sua deciso. Seu esforo foi em vo. Por isso, at que voc mude de atitude, no con seguir sair das dificuldades. Trao 4: a situao difcil e complicada. No se engane, mas tampouco caia no excesso inverso, ao consider-la mais grave e inextricvel do que na realidade. Permanea tranqilo. Seja lcido, pa ciente e atento aos bons conselhos ao seu redor. Continue cumprindo com suas obrigaes e tarefas habituais. Fa a o que tem que fazer, tranqila mente, e tudo se solucionar. Trao 5: voc tem que alcanar uma meta ou quer obter algo a todo custo. Para consegui-lo, voc superou nume

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 5


A pacincia no tem nada a ver com a preguia. Como o ditado afirma, tudo chega a quem sabe esperar. Se voc souber aguardar o momento oportuno com confiana, pode relaxar. Ento, o que tiver que vir vir e voc estar preparado para receb-lo. Se voc no atua assim, corre o risco de se alterar, de ficar nervoso e de estragar tudo devido sua impacincia ou sua ansiedade. preciso dar tempo ao tempo. Aproveite a vida tal como se apresenta e espere que a situao amadurea.

SOUNG A DISCRDIA
Interpretao geral do hexagrama A sinceridade e a boa vontade no bas tam para evitar os conflitos. Porm, quando dois seres do muita im portncia a suas prerrogativas e a seus bens, no querem ceder em nada e so possessivos, exclusivistas ou egostas, os conflitos acabam sendo inevitveis. Para no atingir este extremo ou para solucionar finalmente as coisas, ne cessrio chegar a compromissos fazendo concesses, reconhecendo as responsa bilidades, os deveres e direitos de cada um e respeit-los. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: em caso de desacordo com uma pessoa que tiver mais peso ou in fluncia que voc, no deixe que as dis cusses se prolonguem ou se envene nem. Interrompa-as buscando um termo mdio e chegando a um acordo com seu interlocutor para tomar a me lhor deciso possvel. Desta maneira voc poder atuar com tranqilidade e voltar a encontrar a se renidade. Trao 2: conscientemente ou de uma maneira irrefletida voc se comprome teu em uma luta ou um conflito, ao fim do qual no ganhar nada pois voc se defrontou com um tema bastante mais forte que voc. O melhor seria que re nunciasse de imediato, que no pusesse

resistncia e que no insistisse. Entre gue as armas e tente proteger-se. Trao 3: ou voc est no meio do fogo cruzado, porm decidiu no tomar par tido por nenhum dos dois lados, o que uma sbia deciso, ou ento voc tende a querer aproveitar-se de uma si tuao qual verdade que voc fez contribuies, mas da qual voc no se beneficia. Voc pode atrair problemas. No atue e console-se pensando que o que real mente lhe pertence nunca poder ser arrebatado de voc. Trao 4: voc est ansioso, alterado, im paciente e descontente. Sempre na defensiva, d a sensao de estar a ponto de morder, de agredir, de reivindicar, de precipitar os aconteci mentos, de provocar uma luta ou um conflito para demonstrar que tem razo.

Por sorte, voc tem conscincia de sua conduta. Voc a corrigir a tempo, se tranqilizar c finalmente tudo ficar solucionado. Trao 5: em caso de litgio ou disputa, se voc tem cer teza de seus direitos, como parece ser o caso, no du vide fazer intervir um r bitro imparcial que decida, ou em recorrer justia. s vezes, quando o dilogo no possvel e parece que nos encontramos frente a um muro de incompre enso, no nos resta outra al ternativa. N o caso presente, de seu interesse atuar assim. Trao 6: A razo do mais forte no a melhor. De fato, voc demonstrou estar em seu direito e voc ganhou. Parece que voc ganhou uma batalha, porm a guerra no acabou. Voc ter que lutar novamente e nada permite pensar que o que voc ganhou no ser perdido multiplicado por cem.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 6


Em francs, existe um provrbio que aconselha a virar a lngua oito vezes na boca antes de falar. Por que oito vezes? Porque se trata de um nmero simblico representado por dois crculos juntos, presos um ao outro, que representam um movimento continuo que se regenera sem cessar, sem nenhum desperdcio de energia. E muitas vezes, depois destas oito voltas da lngua e um tempo de reflexo, optamos finalmente pelo silncio.

Os hexagramas 7 e 8
vergonhar por renunciar, por depor as armas e retirar-se, se no lhe res tar outra alternativa. A atitude contrria seria nefasta e critic vel. Oua bem o que a sabedoria lhe dita. Trao 5: no, no imagi nao sua. Tentam desestabiliz-lo, agridem-no e opem-se cla ramente a voc. E preciso reagir, opor resistncia, mas no de qualquer maneira. Elabore uma estratgia. S voc pode contra-atacar, resistir e fi nalmente vencer. Tem todos os requisitos para faz-lo. Trao 6: no mostrou nenhuma fra gilidade nem nenhuma falha e venceu ou ganhou alguma coisa. Agradea a quem o ajudou, porm no exagere o papel que tiveram neste as sunto. A cada qual os seus mritos e nada mais. Se sua gratido for exagerada, alguns tentariam abusar dela e utiliz-lo con tra voc.

STZE A DISCIPLINA
Interpretao geral do hexagrama A priori, parece que voc est repetindo a questo. N o en tanto, no podia evitar continuar a perguntar-se, dar voltas ao assunto at ficar doente. Est claro que voc ten tou o possvel para que esta situao se resolvesse. intil portanto continuar a insistir. Porm, se quiser optar pela luta e pelo combate at o fim, decida-se de uma vez por todas. E se esta sua deciso, assegure-se de que legtima. Em seguida aja com ordem, mtodo e disciplina, e se lhe pa recer necessrio, pea ajuda. De outro modo, deixe de pensar nisso e tire essa idia da cabea. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se tem que travar uma luta de licada e se, para isso, tem que produ zir o melhor de si mesmo, no atue com rapidez. Estabelea claramente seus ob jetivos. Se necessita de ajuda, pea-a a pessoas competentes e srias que saibam o que tm a fazer. Neste assunto impor tante que cada qual saiba que papel tem a desempenhar e que lugar tem de ocupar. Trao 2: no so somente seus inte resses e seus princpios que esto em

jogo, mas tambm os de um certo n mero de pessoas que confiaram em si para as representar ou defender. De fato, para agir com os outros como con sigo mesmo, tem de permanecer perto deles ou entre eles. Adote uma atitude decidida e compreensiva, ou seja, uma fora tranqila que ganhar para voc a simpatia de todos. Trao 3: o problema que enfrenta nesta altura como o do drago de sete ca beas. De fato, neste assunto, j no se sabe quem pensa, quem dirige, quem faz ou quem quer o qu. Cada um quer dar sua opinio e segu rar as rdeas. Cria confuso e desordem e, se isto continua assim, pode preverse o fracasso. Uma s pessoa deve exer cer a autoridade. Trao 4: a luta que voc provocou ou o combate em que se viu envolvido pa rece sem sada ou desesperado. Estando perfeitamente consciente disto, pre ciso saber que no h razo para se en

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 7


No caso presente, considere simplesmente que tem de submeter-se a uma disciplina, ser rigoroso e impor regras estritas. A indeciso gera desordem e confuso. Quando algum se mostra indeciso, tem de acatar as ordens dos demais. Quando a obedincia se baseia em respeito pelos princpios e pelas regras da vida, tem um carter nobre e elevado. Nisto se distingue a obedincia da servido e da escravido.

PI
A SOLIDARIEDADE
Interpretao geral do hexagrama Pode escolher: j possui um certo ca risma, desejo de poder ou dotes de co mando, pois tem idias ou uma vocao; ter ocasio de reunir as pessoas sua volta, ou ento integrar-se em um grupo de pessoas com as quais compartilha os mesmos sentimentos, paixes, con vices ou motivaes. este o sentido de solidariedade a que se refere este hexagrama: que o sigam os que acreditam em voc, ou que se rena aos que se assemelham a voc. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se se pergunta se tem razo ou no em querer associar-se a uma pessoa que conhece e que parece compartilhar suas motivaes, tem que saber que sem confiana mtua, sem intercmbio sin cero e espontneo, melhor no fazlo. Mas, no caso contrrio, tudo correr bem. Trao 2: importante que comprometa o melhor de si mesmo, que empregue todo seu tempo e toda sua energia ao servio de uma causa comum, nobre e generosa. Se estiver disposto a isto, alcanar xito e prestgio. Caso contrrio, isto , se tentar tirar proveitos, cair em descrdito. Trao 3: Falta-lhe discernimento e jus tia neste assunto, ou ento vai cometer

gundo suas afinidades. Deixe que recorram a voc e acolha de braos abertos aqueles que compartilham os mesmos sentimentos que voc. Quando a simpatia e a atrao mtua guiam as relaes, podemos asse gurar que sero felizes. Trao 6: se no reinar a confiana no seio de uma associao, mais que certo que no funciona. Por isso, se tem tendncia para suspeitar dos outros ou se pouco franco ou pouco leal com eles, suas relaes des virtuam-se inevitavelmente. Se no quer fracassar, tem de respeitar cer tos princpios. um erro de avaliao ou uma injustia. Por outro lado, entrega sua confiana a pessoas que no so dignas dela. Assim no poder ganhar nem chegar a um acordo. O mais prudente seria uma mu dana de atitude. Trao 4: a pessoa com a qual deseja se associar ou com quem deseja se unir no tem uma natureza tranqila e paciente. N o entanto, confia plenamente em voc. Se lhe demonstrar sua entrega e lhe der bons conselhos, acabar conse guindo faz-la entrar na razo. Entre voc e ela, a unio far a fora. Trao 5: trata-se de no forar nem obrigar a ningum. As pessoas unemse espontaneamente e naturalmente se

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 8


Sem entrega no existe confiana. Sem confiana mtua no pode haver solidariedade. Aqui, entrega significa relaxar-se, unir as angstias e as inquietudes que geram tenso e que afastam as pessoas em vez de uni-las. A solidariedade implica reunir em um s e nossa volta os que se assemelham a ns e fazem parte de nossa vida, e
unir-se a eles.

Os hexagramas 9 e 10
Porm, voc gosta dessa pessoa e ela de voc. Tenha confiana em voc mesmo. Pode ajud-la quando for o mo mento ou mostrar-lhe o caminho da sabedoria. Ela o escutar. Trao 5: tem a sorte de estar bem rodeado. Tem de admitir que tem um sentido comunitrio muito desenvolvido ou o sentido inato de compartilhar. , Ao seu lado, toda as pessoas se sentem satisfeitas. Alm disso, entusiasta e empreendedor. As pessoas aderem facilmente sua causa. Tendo em conta isso, como poderia haver atritos entre voc e os demais? Trao 6: beneficia-se de uma situao agradvel, feliz e confortvel. Mas resultante de seus esforos e de seus mritos. Entretanto, voc tem conscincia da fra gilidade das coisas e de que tudo passa. Mas no descanse sombra dos louros alcanados. precisamente quando tudo funciona bem que se deve reforar os prprios fundamentos da vida.

SIAO TCH'OU A SUGESTO


Interpretao geral do hexagrama Quando formulamos uma sugesto, adiantamos uma eventualidade ou uma proposta. Quando sugerimos uma forma ou um objeto, em um desenho por exemplo, aludimos a ele ou desenha mos o contorno sem mostr-lo real mente. Assim, tornamos visvel algo que no o era. Na vida, h momentos em que senti mos que algo est prestes a aparecer ou a ocorrer, embora s percebamos o seu contorno. Esta a situao em que voc se en contra. De momento, faa s o que tem que fazer, controlando suas ambies e seus desejos para que o que pretende ou o que se perfila em sua vida possa ganhar forma. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: ambicioso ou quer obter algo concreto. Nesta perspectiva, decidiu tomar pre caues, estar atento a tudo o que faz, no deixar nada ao acaso e enfrentar esta situao no seu conjunto ou analisar as circunstncias nas quais se encontra de todos os ngulos. Faz bem, j que uni camente desta maneira que o conse guir.

Trao 2: no importa que o incentivem a avanar ou o obriguem a dar alguns passos atrs. O essencial que possa agir em funo dos outros e dos aconteci mentos. Se, por qualquer razo, hoje tiver de re nunciar a tomar alguma iniciativa, faao com serenidade. Assim, poder alcanar ou escolher o melhor momento de agir. Trao 3: se se encontra em uma si tuao difcil ou no centro de um con flito, bastante responsvel por isso, j que cometeu algum erro de juzo. De fato, comprometeu-se demasiado depressa, ou talvez sem considerao, em uma via perigosa ou sem sada. E se parecia que tinha todos os trun fos para ganhar, hoje podemos ver que no assim. Trao 4: est relacionado com uma pessoa que se deixa levar facilmente, que age impulsivamente ou faz o que quer, sem ter em conta os conselhos de quem est sua volta.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 9


Para agir com justia, ou seja, como exigem as circunstncias, muitas vezes importante fazer uma pausa e refletir. Podemos ento tentar pr em harmonia os pensamentos e os atos. Efetivamente, demasiadas pessoas dizem uma coisa e depois fazem outra. Outros agem e em seguida se arrependem, porque, no fundo, desejavam fazer outra coisa ou tinham outras intenes. Quem leva o tempo necessrio para pensar, nunca se comporta desta forma.

LIU A CONDUTA
Interpretao geral do hexagrama Atualmente, em suas relaes com os outros, falta serenidade, quer porque se relacionou com pessoas de quem di fcil aproximar-se quer porque tem de fazer esforos constantes para funcionar com harmonia e preservar o trato com elas. Neste tipo de situaes importante que cada um esteja em seu devido lugar, que possa representar um papel ou ter atri buies dignas de suas competncias e de seus mritos, do contrrio as relaes degradam-se e mais cedo ou mais tar de aparecem movimentos de rebelio. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: embora parea que est em uma situao modesta e disponha de poucas possibilidades para empreender e agir por sua conta, encontra-se em um momento da vida em que pode avanar se suas ambies e seu amor-prprio no forem exagerados. No desvalorize a situao privilegiada em que se en contra, nem se desvalorize a si prprio. Trao 2: existem momentos na vida em que no bom despreocupar-se nem desligar-se do que acontece sua volta. Cumpra seu dever e suas tarefas sem se deixar influenciar pelas circunstn cias nem pelos outros. Assim evitar problemas inteis.

tomar iniciativas, em avanar, em pro gredir. Tem, sem dvida alguma, bons motivos para agir como age, mas seria bom que procedesse com um pouco mais de sabedoria e ponderao. A tomada de certas pre caues deveria ser positiva [ para seus intentos. I Trao 6: voc percorreu um longo caminho. Talvez esteja mesmo pres tes a conseguir seu objetivo. Estar a se perguntar se vai obter tudo o que quer ou me rece. Para sab-lo, recorde o trajeto que percorreu e avalie seu comporta mento. Se agiu bem, se se comportou corretamente, ser recompensado e fi car satisfeito. Trao 3: ou est encarando esta situao com muita precauo, ou vangloriandose de suas foras, ou desvaloriza a ca pacidade de seus interlocutores ou dos meios de que dispem seus adversrios. Em qualquer caso, voc est enganado. Mas no tarde para modificar sua con duta e seu ponto de vista. Se no o fizer, correr riscos conside rveis. Trao 4: tem de tomar uma deciso difcil ou deve correr algum risco. Pa rece que est consciente disso e vai tomar as precaues necessrias para agir. Minimizar os perigos e atingir o ob jetivo. Trao 5: voc confia em si mesmo, em suas capacidades, em seus meios, no hesita nem um s instante em

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 10


A conduta a que adotamos na vida. bom ser flexvel, compreensivo e tolerante com os demais, ou saber adaptar-se s circunstncias, mas devemos ser rigorosos com ns mesmos. Sem uma certa autodisciplina, no podemos alcanar nem empreender nada. Devem ser impostas certas regras e depois respeit-las para evitar maus comportamentos ou desviar-se do caminho traado.

Os hexagramas 11 e 12
motivaes que compartilha com ou tros, que pensam e vivem como ns. Se suas relaes se baseiam nes tes critrios, no h dvida de que, com o tempo, far o que quiser. Trao 5: as circunstncias em que se encontra favore cem-no. Se, para alm deste bom perodo que atravessa, esti ver receptivo e atento aos bons conselhos que even tualmente lhe daro deter minadas pessoas com expe rincia do seu meio, ento seus empreendimentos correro mui to bem. Trao 6: por razes que sem dvida conhece, j no dono da situao com que se encontra, ou ento esta j no tem razo de ser para voc. Sabendo disso, seria sensato renunciar a ela ou tentar sair dela. Neste caso, uma atitude de afastamento no tem nada de indigno. realmente a nica soluo para evi tar prejuzos maiores ou tornar a si tuao mais difcil ainda.

T'AI A CONCRDIA
Interpretao geral do hexagrama Se deseja que suas aes sejam frutferas, deve conside rar com ateno quatro pontos importantes: em primeiro lugar, deve ter em conta as circunstncias com o fim de saber se so ou no favorveis para suas ini ciativas ou para seus empreendimentos; depois, observe se est de acordo com seu meio e se este ltimo est disposto de forma a que o ajude a consol-lo e apoi-lo; em seguida, avalie as vantagens de que dispe no meio social em que se move e veja se este se adapta bem sua si tuao do momento e se voc est bem integrado; por ltimo, espere e escolha o mo mento oportuno para agir, no force os acontecimentos. Se tudo lhe parecer em ordem, aja com confiana. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: no somente se beneficia atualmente das circunstncias que so suscetveis de favorecer o xito de suas iniciativas, mas tambm parece estar ro deado de amigos ou de relaes que o apoiam e que avanam na mesma direo que voc, compartilhando, desta forma, suas motivaes. No hesite mais, por tanto, em agir ou avanar.

Trao 2: se o que deseja fazer ou obter til para o bem-estar da comunidade, evidente que se trata de algo exce lente. N o entanto, nesta situao, pos sivelmente certos interesses, prprios de um crculo restrito e fechado de in divduos, tero prioridade sobre ou tras consideraes mais solidrias e ge rais. Evite ceder s presses de um esprito de cl, que poderia causar-lhe prejuzos a longo prazo. Trao 3: esteja atento porque, atual mente, est quase chegando l em cima. Ora, na vida, na maioria das vezes, a toda subida corresponde uma queda. L em cima, portanto, no mais que uma passagem. esta a razo pela qual importante cultivar valores profun dos, slidos e evitar apoiar-se em cir cunstncias externas e instveis. Trao 4: no so os meios externos de que dispe que mais contam, mas sim a riqueza interior, as afinidades e

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 11


Para viver em paz e harmonia, preciso saber questionar-se, transformarse, adaptar-se s circunstncias sempre em mudana da vida. Se algum se nega a mudar e quer modelar o mundo e a vida sua imagem, segundo suas convices ou desejos, encerra-se em situaes sem sada. Por outro lado, se formos capazes de nos adaptarmos aos acontecimentos e s exigncias do momento, continuaremos a ser sempre donos de ns mesmos.

P'I A OBSTRUO
Interpretao geral do hexagrama H momentos na vida em que pre fervel abster-se de fazer qualquer coisa. Estes perodos de obstruo nunca per duram; mas, quando estamos mergu lhados neles, temos de encontrar uma explicao para eles. Por isso, se estamos diante de indivduos com quem no temos nada em comum mais vale evi tar, com redobrada razo, todo o trato ou relaes com eles. Saber dizer no em tais circunstncias sinal de clari vidncia e demonstrao de um fora real de carter. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: antes de se aliar ou se asso ciar com outras pessoas, a propsito das quais julga que perseguem o mesmo ob jetivo que voc, assegure-se de que se trata de pessoas honestas e confiveis. Com efeito, bom ajudarem-se uns aos outros, com a condio de ningum sair ferido e de no haver segundas intenes entre os que se unem. Trao 2: no confunda afabilidade com servilismo, evite os excessos de zelo. De fato, existe um certo risco de que aparea algum que tenha a inteno de engan-lo ou explor-lo. Deixe, por tanto, a cada um sua parte de respon sabilidade e no faa nada que no es teja de acordo com suas convices,

inclusive quando tambm sofre as con seqncias da paralisao da situao. Trao 3: est direta ou indiretamente relacionado com uma pessoa que no digna de confiana. Seja qual for sua situao, no consegue conformar-se. Quer sempre mais e para consegui-lo est disposto a tudo. Mas, no fundo, co mea a descobrir de que se enganou no caminho. Por enquanto, no diz nada, mas logo ser obrigado a admiti-lo em pblico. Trao 4: est bastante avanado no ca minho de uma melhoria de sua si tuao. Evite sobrevalorizar-se ou pa vonear-se disso, pois o caminho ainda no acabou. Muito menos quando ainda precisa que o ajudem e as pessoas suscetveis de lhe dar apoio poderiam ficar ressentidas.

Trao 5: desafiou numerosas dificulda des e superou muitos obstculos. A partir de agora, tudo vai melhorar e a estabilidade est muito prxi ma. N o entanto, no grite ainda vitria nem adormea som bra dos louros. Sua situao suficientemente slida e corre o risco de se desequi librar por circunstncias perturbadoras ou impre vistas. Reforce, portanto, os fundamentos mostrando uma extrema vigilncia. Trao 6: desta vez parece que todos os elementos se reuniram para que possa pr termo ao pe rodo de obstruo que atravessava e aos obstculos que encontrou. Po rm, se ainda v que h uma pequena dificuldade ou um pequeno problema, no o menospreze, pois, s vezes, basta um gro de areia para que uma boa en grenagem deixe de funcionar.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 12


Quando algum se encontra em uma situao que parece provisoriamente sem sada e, em conseqncia, no h outra perspectiva seno ter pacincia, o melhor remdio encontra-se muitas vezes nos trabalhos intelectuais ou manuais. De fato, neste tipo de circunstncias, importante ocupar-se do espirito ou concentrar-se em uma tarefa. um excelente meio para lutar contra a ansiedade, a excitao mental e as obsesses.

Os hexagramas 13 e 14
que seria muito mais sensato renunciar definitivamente ao combate. Trao 5: por razes alheias sua vontade, no est em condies de unir-se ou de se aproximar de uma pessoa que compar tilha suas aspiraes. Isto lhe causar uma grande dor. Porm, os laos secretos e profundos que criaram entre vocs, e sua volta, so to slidos que lhes daro a pos sibilidade, mais cedo ou mais tarde, de se reencontrarem. Trao 6: sem dvida alguma, h muita gente sua volta. Por razes di versas, relaciona-se com determinado nmero de pessoas. N o entanto, no simpatiza com nenhuma delas em par ticular. Tanto assim que quase o mesmo que estar sozinho. Porm, com o tempo, acabar por cruzar com pes soas que compartilham as mesmas mo tivaes que voc.

T'ONG JEN A IGUALDADE


Interpretao geral do hexagrama Quando compartilhamos idias e motivaes com de terminadas pessoas, impor tante termos certeza de que estes objetivos no so mesquinhos ou egostas. De fato, s vezes positivo agrupar-se ou associar-se, de forma a cumprir certas tarefas ou obter determi nados resultados, para que todas as pes soas em questo possam obter o mesmo proveito. Este um dos grandes princ pios da igualdade. Mesmo assim, quan do se trata de um empreendimento ou de uma obra comum, com o objetivo de se realizar o que se deseja, preciso ter certeza de que cada pessoa ocupa o lugar que lhe toca por direito prprio e de sempenhar plenamente seu papel. Este tambm um princpio igualitrio. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: trata-se sem dvida de um empreendimento novo ao qual se asso ciou, e aparentemente, apresenta-se sob bons auspcios. Porm para ter melho res possibilidades de sucesso, assegurese de que as tarefas esto divididas entre todos e que cada um esteja em con dies de ocupar seu lugar e desem penhar o papel que lhe devido. Trao 2: est em vias de se associar ou j se associou com pessoas que tm

como nico objetivo o interesse pessoal. Ou ento voc mesmo que tende a pensar somente nos benefcios e vanta gens que pode tirar desta situao. Em ambos os casos, esta atitude egosta e parcial no boa. Acabar por pr sua situao em perigo. Trao 3: ou tem obscuras segundas in tenes, e tem tendncia para suspei tar de que os outros escondem ms in tenes a seu respeito, ou ento gostaria de obter alguma coisa, associar-se ou unir-se a algum, e est disposto a tudo para consegui-lo, sem dizer nada. N o primeiro caso, convm explicar-se para clarificar a situao. N o segundo, seria prefervel que se abstivesse. Trao 4: parece que o conflito em que se encontra chegou ao seu limite. As tenses so tantas, que tem a impresso de estar em um ponto sem retorno. N o entanto, fazendo-o, pode descobrir que tinha tendncia para teimar em vo e

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 13


A igualdade entre as pessoas, em uma sociedade harmoniosa e equilibrada, parecida com a que deve estabelecer em si mesmo com todos os componentes de sua personalidade. No preciso negar nem exagerar nada neste domnio. No se pode renegar a si mesmo, e devemos evitar privilegiar uma das nossas qualidades em detrimento das outras. Portanto, se queremos viver em paz conosco e com os outros, devemos aprender a no seguir os impulsos de nossa imaginao, que tendem a exagerar ou subestimar as coisas. Se j no formos vtimas de nossas mudanas emocionais, adquirimos um estado de esprito igual.

jamos uma terceira pessoa somos vtima He nossas prprias riquezas. Trao 5: de natureza com preensiva e indulgente. So qualidades timas. N o en tanto, a situao em que se encontra exige mais firme za, concretamente com certas pessoas que podem aproveitar-se de sua ama bilidade. Portanto, se quer evitar que suas relaes de generem ou se deteriorem, deve-se manter muito atento e firme. Trao 6: no existe vaidade ne nhuma em voc. Assuma suas res ponsabilidades. Obter excelentes re sultados, graas a seus esforos. Cuide do bem-estar dos outros, porm faa isso com toda simplicidade, sem pedir o re conhecimento ou a admirao. Possui o dom da verdadeira riqueza e esta no lhe poder ser roubada.

TA YEOU A RIQUEZA
Interpretao geral do hexagrama Neste caso, trata-se de riqueza espiri tual. Nunca se esgota, pois quanto mais tiramos dela, mais se renova e cria. Con tudo, freqentemente, ao encontrar-se em uma situao material difcil, ou ao confrontar-se com dificuldades deste ti po, quando se est consciente dela. N o entanto, graas a esta grande riqueza que encontramos no fundo de ns mesmos, e da qual podemos nos alimentar infini tamente, estamos em condies de ul trapassar todas as adversidades da vida, encontrar a ajuda, o apoio, o sustento de que necessitamos e, porque no, obter finalmente uma grande fortuna no pla no material. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: poderia ter tendncia para pecar por vaidade ou uma prodigalidade desmedida. De fato, por natureza ten dem a prevalecer suas virtudes ou a darse sem controle, a entregar-se a pessoas que no o merecem ou que no esto em condies de apreciar sua atitude com justia. Em ambos os casos, seria mais adequado que se abstivesse. Trao 2: presentemente tem muitas obrigaes e responsabilidades que as sumir e desempenhar. Assegure-se de que no sejam demasiado pesadas para voc e, se necessrio, procure ajuda ou

colaboradores que ofeream sua coo perao. Ficar mais forte se souber de legar certas tarefas. Trao 3: possui determinados bens, porm parece tambm ser responsvel pela prosperidade e pela justa distri buio de bens e riquezas que no lhe pertencem. Cumpra esta tarefa com ge nerosidade, e com a maior imparcialida de, a fim de que cada um receba aquilo a que tem direito. Assim evitar qual quer ambigidade e polmica. Trao 4: nunca positivo querer exer cer uma influncia sobre algum fora, ou condicionar os bens dos outros, de ordem material ou espiritual. Quando se estabelecem relaes de fora, estas acabam prejudicadas. E quando inve

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 14


A verdadeira riqueza a interior. Obtmse deixando expressar nossa vontade instintiva, sem exalt-la nem inibi-la. So brestimar-se ou subestimar-se no bom. Demasiada fora to prejudicial quanto demasiada fraqueza. No deve procurar a supremacia nem sentir-se obrigado. 0 essencial ser voc mesmo. assim que se adquire uma certa calma e se vive em paz consigo mesmo. Ora, aquele que vive em paz consigo rico de si prprio e esta a verdadeira riqueza.

Os hexagramas 15 e 16
tros, graas s suas virtudes. Por isso, mais vale cumprir as tarefas com a m xima seriedade e modstia; assim que suas qualidades se valorizam mais. Trao 5: em suas relaes com > os outros, no confunda mo dstia com franqueza, nem afabilidade com servilismo. j Assim, se tem responsabilida des e deveres, ou se ocupa um lugar de autoridade, deve dar mostras de vez em quando de firmeza, de retido e imparcia lidade. A simplicidade nem sempre basta para resolver certas decises importantes. Trao 6: mostrar sistematicamente suas qualidades e apontar com o dedo as fraquezas dos demais no uma boa atitude. Mas dar demasiada importn cia s suas fraquezas e destacar a pree minncia dos outros tambm no um bom ponto de vista. E preciso encon trar o ponto intermedirio: saber ques tionar-se a si mesmo permanecendo consciente de suas qualidades.

K'IEN A HUMILDADE
Interpretao geral do hexagrama Quaisquer que sejam seus mritos, quanto menos jac tar-se deles, melhor para voc. Talvez nem sempre seja assim; mas, por enquanto, deve ser o mais discreto e modesto possvel. No d a oportunidade a que falem de voc. A simplicidade no comportamento faz com que as tarefas mais pesadas pa ream leves. Embora a sua situao deva se destacar um pouco, dever resignarse a trabalhar na sombra, sem que nin gum o saiba. Para voc o resultado ser o mesmo: faa o que tiver que fazer, as suma suas responsabilidades com total discrio, sem querer ficar frente de todos, sem se evidenciar da massa, sem ambicionar uma recompensa, pois per manecendo humilde conseguir um re sultado que ultrapassa suas expectativas. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: no que a situao na qual voc se encontra ou o lugar que ocupa atualmente o valorize ou gratifique. Nem tente que seja assim. Estaria des locado. Conforme-se em agir discretamente, rapidamente. Confie em seu instinto e no faa intervir outra considerao seno a do seu dever. Desta forma obter o que quer e at mais.

Trao 2: o que voc faz exatamente o reflexo do que diz. No h nenhuma defasagem entre suas palavras e seus atos. Por isso, voc inspira confiana, pois se sabe que voc leal, honesto e que mantm sempre suas promessas. So boas qualidades, das quais no deve arrogar-se, o que as torna ainda mais valiosas para os outros. Trao 3: voc se encontra em uma si tuao vantajosa qual foi parar graas s suas qualidades pessoais e a seus es foros. Porm, no consegue sentir-se bem nem relaxado, pois no lhe parece ter ganho nada. Por isso, parece insen svel aos elogios e afabilidade de que objeto. Tem toda a razo, pois no deve mudar nada em voc. Com esta condio con seguir consolidar sua posio. Trao 4: quaisquer que sejam seus mritos, deve considerar que no o nico a t-los e que os outros como voc so capazes de suscitar a apro vao, simpatia ou admirao dos ou

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 15


A humildade no tem nada a ver com a submisso, a dependncia ou a escravido. Quem possui a arte de ajudar o prximo espontaneamente, esquecendo-se de si mesmo, muitas vezes domina sem necessidade de exercer qualquer poder. Por isso, o arbusto que se dobra pela ao do vento, mas que permanece solidamente enraizado, volta sua posio normal e cresce no momento exato. Assim, se passar por um perodo em sua vida em que deve ceder ao peso das obrigaes, presses ou tenses, faa-o com simplicidade, no resista. Quando a tormenta tiver passado sair reforado em sua posio.

YU
A EMOO
Interpretao geral do hexagrama Na natureza, tudo se organiza de ma neira a que se possam observar e iden tificar os movimentos cclicos aos quais est submetida. Assim, alternadamente, certos elementos dominam em detri mento de outros. Por exemplo, na Pri mavera, o que domina o ar, os perfu mes das flores, o vo e o canto dos pssaros, enquanto no Vero o fogo do Sol que reina e queima a Terra. Tudo isso gera uma espcie de estmulo. Da mesma forma, nas relaes huma nas, para que reine um bom entendi mento entre os seres, muitas vezes deve haver uma mesma emoo que os una; e com freqncia necessrio que haja um que seja o iniciador. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: poderia ter tendncia para fazer conjecturas sobre as relaes pri vilegiadas com pessoas com quem, se gundo voc, gratificante conviver. Fa zendo isto, possivelmente no saber apreciar amizades mais simples porm, no final das contas, mais enriquecedo ras. Tente encontrar o meio termo. Trao 2: acredita que ainda no chegou a hora de se deixar levar pelos prazeres e pela despreocupao, e no est en ganado. De fato, muito sensvel aos si nais dos tempos e, segundo o que com

preende, nada lhe parece seguro ou es tabelecido. Confie completamente em seu instinto, porque muito seguro. Trao 3: tem tendncia para o entu siasmo, mas falta-lhe perseverana. Por isso, desvia-se facilmente de suas obri gaes ou responsabilidades, ou des perdia a ocasio de tomar uma de ciso. Ao faz-lo, tende demasiado a contar com os outros ou com as circunstncias. No se surpreenda, portanto, ao ver-se vacilando entre uns e outras. Trao 4: tem uma certa facilidade para suscitar simpatia e criar uma rivalidade sadia em seu redor. De incio, os outros querem dar-lhe sua confiana, partici par em seus empreendimentos ou, sim plesmente, estar com voc. Faa com que os outros se sintam bem dispostos

em relao a voc e assim conseguir tudo que se propuser atualmente. Trao 5: as presses, tenses e li mitaes que voc sofre podem ser consideradas favores. De fato, tem tendncia para se entusiasmar em demasia, para se lanar era projetos utpicos ou para se deixar distrair. Por tal razo e de certa forma, as adversidades que sofre protegem-no. Trao 6: deixou-se ofus car, submergir ou afogar por suas emoes, algumas vezes entusiastas, outras desespera das, e isto acontece com voc h muito tempo. Tanto assim que, hoje, reina um grande fluxo artstico em sua vida. Seria a hora de recuperar e aprender a dominar suas emoes, seno sofrer ainda desiluses ou fra cassos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 16


A emoo que sai do corao e o movimento que cria a energia tm razes comuns. Sem emoo, o homem no sentiria nenhuma sensao particular nem teria nenhum juzo singular. Sem movimento, no haveria energia nem vida na Terra. Mas quando as emoes transbordam, muitas vezes geram confuso. Por isso, quando as energias aumentam ou se saturam, todo o equilbrio da natureza se decompe. Por isso deve aprender a moderar as emoes e dominar as energias. o princpio da harmonia.

Os hexagramas 17 e 18
dependncia. Na realidade, no assim. No se deixe influenciar por cer tas pessoas sua volta, pouco fi veis, que o incentivaro a se guir esse caminho. De fato, vm com segundas intenes. Levam-no a servir os inte resses deles mais do que a defender os seus. Trao 5: todos os elementos esto a favor para que possa conseguir seu objetivo e rea lizar o que lhe interessa neste momento. S deve evitar dormir sombra dos louros. No deixe que vena a euforia que o rodeia e siga seu caminho para tornar realidade o seu ideal ou ambio. Trao 6: embora lhe d a impresso de ter cumprido sua tarefa e de no ter nenhuma razo concreta para se comprometer, algum poder con vid-lo a retomar suas atividades com base em um reencontro ou em uma oportunidade inesperada. Se a coisa valer a pena ou se a pessoa em questo for digna de confiana, no tenha hesitaes.

SOVEI A SIMPATIA
Interpretao geral do hexagrama A simpatia mtua deve ser a razo de toda a unio e colabo rao entre os seres, que tm lugar com vista a empreender ou realizar uma obra em comum. Em conseqncia, es teja seguro de que as pessoas que se unem a voc o fazem com este estado de esprito e de maneira espontnea, pois os interesses de algumas delas no coincidem com os seus; mais cedo ou mais tarde, aparecero as dificuldades na relao. Por outro lado, deve saber contraba lanar um tempo de repouso e des canso, para que os que o cercam o ouam, o apoiem e colaborem com voc; deve estar atento s suas moti vaes, necessidades e desejos. Se quiser que os outros sigam seus pas sos, importante que atue como um guia instrudo, tranqilo e condescen dente. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: nesta situao, indispens vel que seja totalmente objetivo. Deve ter em conta as objees que lhe fize rem, escutar as opinies contrrias s suas, no hesitar em fazer voc mesmo de advogado do diabo. Quanto menos subjetivos e egostas forem seus moti

vos e argumentos, maiores possibili dades de xito ter. Trao 2: na escolha das relaes, s vezes deve ser firmemente seletivo. No se pode cercar de pessoas cultas, inteligentes ou de qualidade e, ao mesmo tempo, conviver com indiv duos de moralidade ou costumes du vidosos, equvocos ou insanos. Deve saber impor certas regras neste campo e permanecer insensvel s ms in fluncias. Trao 3: parece que tem a tentao de se ligar a uma pessoa que no merece toda sua confiana, enquanto por outro lado estabeleceu relaes de pri vilgio com seres dignos de interesse e em quem pode confiar. Deve saber ver a diferena entre as relaes ef meras e as que so duradouras, base adas em laos profundos e slidas afi nidades. Trao 4: tem tendncia para achar que est em condies de representar um papel de lder ou de agir com total in

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 17


A simpatia tem um grande papel em nossa vida. ela que nos impele para umas pessoas em vez de outras ou atrai certas pessoas para ns. preciso responder sempre espontaneamente segundo seus impulsos. No entanto, bom estar consciente do prprio valor, das qualidades, dos meios de que dispomos e, tambm, dos prprios limites para saber se tanto na vida como no que se empreende devemos seguir os outros, colaborar com eles ou ter o papel de lderes e ser seguidos.

A CORRUPO
Interpretao geral do hexagrama Voc est mergulhado em uma situao confusa, conflituosa ou passional, cuja origem reside essencialmente nos erros cometidos no passado, mesmo se outras pessoas tiverem sua quota-parte de res ponsabilidade. N o entanto, voc se encontra em um momento de sua vida em que ainda pode solucionar esses problemas. So bretudo, se quiser, pode trabalhar sobre si mesmo para evitar reproduzir os mes mos equvocos e um dia enfrentar uma situao semelhante. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: no interveio firmemente quando era o momento. Por isso, a si tuao est prestes a deteriorar-se. Por outro lado, por natureza de idias fixas, tende a estagnar nos seus hbi tos ou a reproduzir esquemas herda dos. Deve agir e resistir face a estes maus reflexos. Se consegui-lo, resolver todos os seus problemas. Trao 2: esta situao confusa em que se encontra, e na qual tenta pr ordem, deve-se fraqueza, a um excesso de in dulgncia e acomodao. Deve tomar a cargo a situao com a maior firmeza, mas evite ser demasiado

Trao 5: se no se sente capaz de pr fim aos erros passados e dificuldades que est enfren tando, pea ajuda a uma pes soa energtica e digna de confiana. Se a conhecer, chame-a j. Se no a co nhecer, procure-a com urgncia. Trao 6: no se sinta im plicado nem identificado com os problemas dos ou tros, j que escolheu um ca minho mais discreto, que o conduziu a um certo fecha mento sobre si mesmo. uma nobre atitude, na condio de cul tiv-la e de dar aos outros assuntos de reflexo prprios para ajud-los. severo com as pessoas que pecaram por negligncia. Trao 3: seria possvel acreditar que voc adota uma reao demasiado rude e radical face s dificuldades em que se encontra, mas h circunstncias em que deve reagir com urgncia absoluta e a mxima firmeza. Ainda mais quan do as intenes so boas, o que parece ser o caso. Trao 4: nesta situao, sabe exata mente como pr o dedo na ferida. Porm, deixa que as coisas se deterio rem. Aquele que se encontra enganado pelos acontecimentos e circunstncias no pode considerar-se responsvel. Mas no que se refere a voc, no tem desculpa. Se no agir, ser a causa das dificuldades que, mas cedo ou mais tarde, se manifestaro.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 18


A corrupo traz luz atitudes ou comportamentos errneos, na maioria das vezes devidos aos maus hbitos. preciso indagar-se sobre as causas. De fato, para ter acesso a uma certa harmonia interior e viver em paz com os outros, necessrio aprender a governar-se a si mesmo, a no se iludir com as prprias carncias e mitig-las. Para anular estes maus reflexos do comportamento, bom apreciar, na medida certa, as prprias qualidades e potencialidades. Ao utilizlas em sua plenitude, conseguiremos pr um ponto final no que nos corrompe e nos induz ao erro.

Os hexagramas 19 e 20
ou convid-lo energicamente a prse de seu lado. Trao 5: para continuar seu ca minho para o xito que lhe prometido, e que bem me recido, interessa-lhe muito delegar suas tarefas e pode res, com toda a liberdade e nas melhores condies possveis. Se confiar em pessoas competentes, voc ter as mesmas oportunidades de triunfar. Trao 6: o comportamento que voc adotou excelente, mas talvez voc seja assim por natureza. Em todo caso, o fato de se pr frente dos que o rodeiam, estejam hierarquicamente acima ou a baixo, a melhor garantia do seu progresso e do seu xito em todos os aspectos de sua vida.

LIN A PROGRESSO
Interpretao geral do hexagrama Neste caso trata-se de um , objetivo a alcanar. preciso elaborar planos, tomar medi das, precaues e iniciativas para consegui-lo, pondo todas as vanta gens a seu favor. De fato, os desejos que se formulam tm toda a proba bilidade de serem cumpridos. Mas no sem esforo, sem vontade, sem coragem ou sem prudncia. A progresso no reside apenas no fato de avanar pelo caminho do xito, nem tambm, e principalmente, no de tentar atingir seu objetivo por seus prprios meios, de maneira que ad quirir mais experincia e conheci mento. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: suas idias e projetos sus citaro muito interesse por parte das pessoas que o cercam, principalmente e sobretudo por parte de uma delas, que se encontra em uma situao su perior sua. N o hesite em abrir-se com ela. N o entanto no se desvie de seu caminho e no se deixe influen ciar com o pretexto de u m excelente acolhimento. Nunca esquea de que se trata de suas idias e projetos. Trao 2: atualmente parece que qual quer procedimento ou iniciativa que voc empreender tem todas as pos

sibilidades de chegar a bom termo. Quando se atravessa um perodo to favorvel, durante o qual todas as por tas se abrem com naturalidade, no se deve hesitar n e m por u m momento em seguir adiante. Trao 3: seja qual for a situao ou a posio que voc ocupar, a pro gresso no deve ser constante. Tem de ter momentos de pausa e descanso. N o entanto, mostra-se ansioso, insa tisfeito e impaciente. Aspira a ir ainda mais longe ou a ter ainda mais. Deve estar mais consciente dos de veres que lhe pertencem, especial mente com pessoas que esto sob sua responsabilidade. Trao 4: est ou estar em condies de explorar plenamente seus dons, ta lentos, qualidade e de pr todos seus esforos ao servio de uma causa justa. Para faz-lo, voc precisar consultar um personagem influente ou com uma certa experincia neste campo,

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 19


A progresso implica avanar passo a passo, sem pressa, caminhando a seu ritmo, sem precipitaes e tendo sempre diante dos olhos o objeto que se anseia ou o objetivo que se quer atingir. Esta maneira de operar na vida exterior vale tambm para progredir espiritualmente. No se deve querer compreender, conhecer tudo de repente, mas acumular experincias e impresses. Por ltimo, o progresso comeou com um sentimento de esperana e entusiasmo. No se obtm e no se faz sob coao. Por isso, os esforos cumpridos para progredir devem sempre ser desfrutados.

KOUAN
A CONTEMPLAO
Interpretao geral do hexagrama Quando se tem f em algo ou em algum, sua simples presena, sua prpria existncia bastaro para ficar encantado. De fato, uma f autntica no exige nada, no espera nada. um estado de esprito constante, uma maneira de ser. Aquele que tem uma f semelhante pa rece estar imerso em uma espcie de contemplao maravilhosa e ao mesmo tempo lcida das coisas da vida. o que lhe d carisma e o torna atraente e sim ptico. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: a idia que voc tem sobre os seres com quem deve privar, ou sobre as circunstncias nas quais se encon trar, tem algo de ingnua. Falta-lhe lucidez, supostamente devido falta de experincia. Por outro lado, seja se tem uma certa experincia e persiste mais inquietante. Trao 2: estaria enganado se adotasse juzos exageradamente crticos ou ar bitrrios em relao aos outros em geral e s pessoas com quem lida cm particular. Se lhe falta experincia neste campo, isso compreensvel, mas se for uma pessoa mais madura, im perdovel. Trao 3: quando diz que tenta conhe cer-se melhor, certamente que est sendo sincero. N o entanto, conseguir sobretudo transformar-se avaliando as conseqncias de seus atos com justia.

Uma atitude assim ir permitir-lhe preservar o crdito que os outros depositaram em voc. Trao 6: parece que j no tem intenes egostas e que as nsias pessoais, as relaes de fora e os jogos de poder j no I lhe interessam ou, pelo I menos, interessam-lhe | menos. Assim, voc v as coisas sob um olhar divertido, irnico, diante dos que ainda so vtimas ou de pendem de voc. N o entanto, no condena nada nem ningum. Este com portamento suscita a simpatia dos que o cercam.

Trao 4: voc observou com muita ateno uma pessoa que lhe parece exemplar. Mas no se subestime ou mi nimize suas prprias qualidades. Sem dvida que seria capaz de representar o mesmo papel que ela e ocupar seu lugar. Se esta pessoa o inspirou para o bem, tanto melhor. Compete-lhe a voc agora converter-se em um exemplo para os outros. Trao 5: voc est em uma situao de primeiro plano. Por isso, os outros so to susceptveis de admir-lo como de critic-lo. indispensvel estar atento, avaliar seus xitos e fracassos com a mesma objetividade, tirando benefcios dos primeiros e lies dos segundos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 20


A contemplao no tem nada a ver com admirao. Contemplar um objeto, uma paisagem ou um ser sentir e ter um sentimento em relao a ele, com ele e graas a ele, um bem-estar profundo, uma emoo pura, espontnea, uma felicidade efmera e que, no entanto, deixa uma recordao que perdura. Ao contrrio da admirao, a contemplao no leva avidez. A admirao implica uma espcie de fascnio. Quanto contemplao, uma conseqncia de um olhar lcido e penetrante, que no implica nenhum juzo, que se conforma em ver o que se oferece ao olhar.

Os hexagramas 21 e 22
para enfrent-los com tenacidade. No se deixe intimidar. Permanea justo e correto, pois assim que ganhar vantagem sobre eles. Trao 5: sua fraqueza ter um carter demasiado in dulgente. Tenta quase sem pre conciliar o irreconci livel. Ora, as pessoas com quem lida conhecem-no bem e sabe que nem sempre se mostra clemente. Porm, cm sua situao, seria pro vavelmente melhor se se mostrasse mais firme e menos tolerante. Trao 6: ou est em relao com um ser que comete faltas graves mais que insiste em fazer ouvidos surdos a qualquer conselho ou aviso neste caso no poder fazer grande coisa por ele , ou ento adotou um compor tamento equivocado, mas no se dar conta disso at sofrer as conseqn cias.

CHE HO
O CASTIGO
Interpretao geral do hexagrama A situao aludida nesta caso no clara nem har moniosa. Parece que certas pessoas adotaram uma atitude litigiosa, conflituosa e insidiosa. O acordo, a associao, a unio ou reu nio a que aspiramos parece impos svel. Inclusive pode ser que seja v tima dos mexericos, calnias, delao ou traio. No ter outra soluo seno reagir com a mais extrema fir meza e de forma enrgica. E, mais ainda, no deve esperar. Sabe bem que quem cala consente. Por isso, a nica forma de pr fim a esta situao ten denciosa , cm primeiro lugar, de nunciar os autores que provocam o problema e dar-lhes um srio aviso; em seguida, castig-los severamente se persistirem cm sua m atitude. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se uma pessoa de seu meio cometer uma falta ou um erro mais ou menos grave, faa-lhe notar mas no seja muito duro com ela. Aja com sim plicidade, de maneira que compreenda que dever ser mais prudente no fu turo, mais atenta e mais reta. Da mesma forma, se voc mesmo cometeu um erro ou um equvoco, normal que as pessoas afetadas o recriminem c o aju dem a tirar disso uma lio.

Trao 2: est em relao com uma pes soa que cometeu uma falta grave, que se comporta mal e persiste em sua ati tude, j que no quer usar a razo. Deve pois reagir com a mxima firmeza em relao a ela. E inclusive se o castigo aplicado parecer excessivo, o impor tante que tenha posto fim aos seus ex cessos. Trao 3: est totalmente envolvido cm uma situao lamentvel, difcil e li tigiosa causada por pessoas que se com portam mal, no respeitam as regras e se enredam em seus erros. Queria acabar com eles, mas ainda no pode faz-lo. Por enquanto, no desanime. Sua integridade acabar por pr fim a sua desonestidade. Trao 4: enfrenta graves problemas, dificuldades maiores que no deve mi nimizar nem dramatizar. Seus adver srios so muito decididos, dispostos a aproveitar-se de suas fraquezas c a no larg-lo nunca. Prepare-se, portanto,

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 21


Quando nos encontramos sob a influncia da emoo, falta-nos discernimento e cometemos quase sempre erros de juzo ou atos equivocados. A nica maneira de agir e reagir oportunamente em uma situao desagradvel, litigiosa e conflituosa, no a de deixar-se levar pela clera ou pela revolta, mas manter a calma, tomar distncia, ter uma viso sinttica do conjunto, da situao em questo e dos fatores que so a causa dela, para ver claramente quais so os verdadeiros responsveis e pronunciar um castigo justo.

PI A BELEZA
Interpretao geral do hexagrama As formas e as aparncias que tomam os seres e as coisas so quase sempre agra dveis vista, mas podem ser traioeiras. O que belo exteriormente nem sem pre o mesmo em profundidade. o princpio da iluso. Ora, em uma situao assim, parece que domina a tentao de fixar-se apenas no aspecto superficial das coisas. A sede de harmonia e de perfeio uma aspirao nobre. N o entanto, exis tem circunstncias nas quais voc deve preocupar-se mais com o contedo do que com a forma, sobretudo quanto es tiver em jogo uma deciso importante. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: no podemos dizer que se en contra em uma situao clara e bem de finida. N o entanto, valente, enrgico e cheio de boa vontade. Inclusive, se lhe oferecerem vantagens ou privilgios, re cusa-os. Prefere seguir seu caminho e obter unicamente os resultados de seus esforos. Trao 2: d demasiada importncia s formas, s normas, etiqueta e ima gem de marca. Impe-se um mudana de atitude, mas encontrar decepes graves. Tente compreender que um con tinente no tem o valor sem o seu con tedo.

Trao 5: as preocupaes das pessoas com quem convive atualmente so superficiais e sem interesse para voc. Uma delas parece-lhe mais atraente, mas no sabe como fazer-lhe compreen der seus sentimentos em relao a ela. Provavel mente bastar abrir-se com ela. Trao 6: chegou a um ponto de sua evoluo pes soal que lhe permite adotar uma aparncia c um com portamento exteriores per feitamente conformes com o que cm profundidade. Quando se chega a esse nvel de co erncia entre os pensamentos e os atos, pode-se agir coma certeza de no cometer nenhum erro. Trao 3: quando estamos cercados de graa e de bem-estar e tudo parece que est indo da melhor maneira possvel, temos tendncia a relaxar, a confiar nas aparncias e no desconfiar. N o entanto, parece que algum de seu meio se apro xima mais de voc por sua brilhante si tuao do que por si mesmo. Isso no tem nenhuma importncia se ambos o ignorarem, caso contrrio, uma relao assim poderia ter conseqncias nefas tas. Trao 4: parece que tudo o liga secreta e sinceramente a uma pessoa querida, mas de quem se separou. Ao mesmo tempo, tem outras relaes, muito menos satisfatrias, j que so superfi ciais. Deve ser paciente e fiel; acabar por encontrar a pessoa que ocupa seus pensamentos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 22


A beleza interior e exterior ao mesmo tempo, ou no . A beleza exterior baseia-se quase sempre na harmonia das formas. Mas, como sabemos, alm de ser submetida passagem do tempo, a harmonia das formas depende de certos juzos de valor totalmente subjetivos e inconstantes. De maneira que, mais do que fixar-se nesta harmonia fugaz, mais fcil encontr-la em si mesmo, combinando todos os elementos de sua personalidade, ou ajudar os outros a ver claramente em si mesmos, para que possam encontrar sua harmonia.

Os hexagramas 23 e 24
fora moral, de coragem de sua parte, enfrent-la com toda a serenidade, sa bendo que tem de passar por isso. Trao 5: diramos que certas pes soas de seu meio tinham a priori uma opinio muito negativa a seu respeito, por razes que seguramente conhecer. N o entanto, uma delas parece disposta a rever sua opinio. Sua mudana repentina, mas justificada, lhe permi tir dar a volta situao a seu favor. Por isso os que es tavam contra voc se colocaro de repente do seu lado. Trao 6: libertou-se finalmente das tenses e conflitos em que uma pessoa o havia colocado, e da qual o m nimo que pode dizer que no lhe que ria fazer nenhum bem. Contrariamente ao que seria de esperar, embora lutando, ganhou a razo. J est em condies de agir luz do dia e com toda a liberdade. Por outro lado, a pessoa que se ergueu contra voc seguramente sofre as con seqncias de seus erros. Mas voc j no tem nada a ver com ela.

PO A SUBMERSO
Interpretao geral do hexagrama Parece que no vale a pena suportar as circunstncias em que se encontra atualmente ou as dificuldades com as quais se tem de confrontar. De fato, ser intil que rer opor-se ao que parece inelutvel. E ainda mais quando no responsvel nem pelas circunstncias pouco felizes nem por estas dificuldades. Sofre-as sem dvida alguma e v-se no meio da armadilha. A nica coisa que pode pen sar que correspondem a uma mar de falta de sorte, mas que, evidentemente, esta no durar toda a vida. Em todo caso, no o melhor momento para empreender nada de novo. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: a situao atual no apenas difcil e lamentvel, mas chega mesmo a p-lo em perigo. Em conseqncia, deve dar-se conta de que qualquer re ao sua intempestiva, prematura ou irrefletida no faria mais do que agravar as coisas. Ainda mais quando est cer cado de pessoas mal-intencionadas cujas manobras e artimanhas no deixam lugar a dvidas. Os mal-entendidos so to grandes que mais vale no fazer nada e esperar que se apresente uma nova sada. Trao 2: vai confrontar-se com srios adversrios que no poder ignorar e

que esto decididos a pr sua situao em perigo ou a desestabiliz-lo. No se obstine em querer manter sua boa si tuao contra ventos e mars. Resigne-se antes a renunciar a suas pre rrogativas ou a perder sua posio. Neste caso, no h mal que no venha por bem. Trao 3: relaciona-se com pessoas pouco recomendveis ou que tm se gundas intenes. N o entanto, entre elas encontra-se uma pessoa digna de interesse e estima, que atrai sua ateno. Ao dirigir-se a ela, um pouco como se estivesse escolhendo seu campo. U m conflito ser, portanto, inevitvel. Porm, ao agir deste modo, escolhe a boa opo, pois assim no ter de conviver neste meio to mau para voc. Trao 4: est imerso em uma situao muito difcil e lamentvel. No conse guir sem dvida evitar as conseqn cias nefastas e fatais que dela derivam. Seria portanto um sinal de sensatez, de

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 23


Para que possamos compreender o significado deste hexagrama, basta referirnos imagem destas cargas demasiado fortes que pesam sobre uma pessoa, sobre suas costas frgeis e que, mais cedo ou mais tarde, acabaro por as encurvar. Tanto melhor se pudermos tirar daqui algumas lies de sabedoria, apesar de que, com demasiada freqncia, nos deixamos esmagar sob o peso de nossas prprias tenses. Os chineses dizem que, se o homem quiser viver muito tempo, o melhor ser abster-se de esgotar as reservas do Armazm-da-Energia-Sexual, se no quiser consumir-se gastando-as com demasiada freqncia.

FOU A RENOVAO
Interpretao geral do hexagrama A renovao significa que tudo est pres tes a ser solucionado, a encontrar uma s normalidade e transformar-se em simples e fcil. Ento ser o momento de se armar e agir para que a dita situa o perdure. De fato, quando tudo volta normalidade, sentimo-nos dispostos a empreender projetos, mas concentran do-se nas coisas a longo prazo. Convm, portanto, tomar certas precaues e, so bretudo, evitar qualquer precipitao. Ainda assim, se durante este perodo propcio chegar a cruzar-se com pessoas cujas motivaes coincidem com as suas, sua obrigao aproximar-se delas. Porm, faa-o sem segundas intenes, com prudncia e reserva. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: constatar que ser fraco uma coisa que, s vezes, est na natureza hu mana e que um sinal de lucidez. Se no resistir a certas tentaes, no exa gere suas conseqncias. Permanea consciente de suas lacunas e aprenda a no reproduzir seus erros. Este um ato de domnio de si prprio que nos leva pelo caminho da sabedoria. Trao 2: as pessoas com quem se d fa vorecem a evoluo de sua personali dade e ajudam-no a forjar seu carter. Sendo assim, deve seguir seus conselhos

e tomar conscincia de suas prprias fal has para encontrar o caminho certo. Trao 3: instvel, inconstante, inde ciso ou hesitante. Passa de repente do bem para o mal e do mal para o bem. Ainda bem, porque isso tem a vantagem de evitar que permanea em um ponto morto. Podemos concluir que tudo isso possvel no que diz respeito a voc. S lhe falta estar consciente de seus atos, que so conseqncia de decises in conscientes. Ento saber de que lado se pr. Trao 4: estas pessoas com quem con vive atualmente no so realmente re comendveis. Falta-lhes refinamento, inteligncia e sutileza. N o entanto, existe mais ou menos perto de voc uma pessoa excepcional, que deveria atrair toda sua ateno.

Se no a levar em considerao em de trimento de outras porque no com preendeu verdadeiramente o que so as relaes privilegiadas, es senciais e vitais. Trao 5: Pisou em uma poa de gua? Enganou-se? No se preocupe. O que la mentvel nesta situao no reconhecer seus pr prios erros. Porm, desde o momento em que os admita, tudo po de ser solucionado se todas as pessoas contriburem para isso; no estado atual das coisas, parece ser essa a situao. Trao 6: no se surpreenda por estar sempre se confrontando com os mes mos problemas e as mesmas situaes di fceis. De fato, tudo deixa antever que no quer ouvir nada, que se recusa a pr tudo em pratos limpos; simplesmente no quer admitir seus erros c fraquezas. Assim, como pode querer que as coisas se solucionem para seu bem?

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 24


A renovao poderia ser resumida no seguinte provrbio: depois da tempestade, a bonana. As falhas e fraquezas acarretam sempre desordens e problemas. Mas estes no so eternos. Sem dvida alguma, sero reproduzidos at o infinito, enquanto as causas que os provocam estiverem presentes nos homens e nas mulheres. Porm, no dia em que estes homens e estas mulheres tomarem conscincia delas e as mitigarem, aparecer uma autntica renovao.

Os hexagramas 25 e 26
seus medos ou as circunstncias em que se encontre, continue fiel a si mesmo e no se deixe influenciar. Trao 5: se se encontrar, ape sar de ser contra sua vontade, em uma situao lamentvel ou tiver srios problemas para resolver, no se esgote em vo para resolv-los. Tudo voltar a seu curso normal sem necessidade de sua interveno. f Trao 6: atualmente, carece de domnio. Est disposto a agir de forma impulsiva e irrefletida, sem avaliar muito bem as conse qncias de seus atos. N o entanto, voc no se encontra pre cisamente em uma situao que se preste a iniciativas audazes. No lhe in teressa forar ou mudar os aconteci mentos neste momento. Se agir, ir di reto a um estrepitoso fracasso.

WOU WANG A AUTENTICIDADE


Interpretao geral do hexagrama Para ser autntico, isto , para se comportar de forma que cor responda exatamente ao que so mos, basta fazer o que nosso ins tinto nos ditar e o que nosso senso comum nos inspirar fazer nesse mo mento. De fato, se o instinto em si mesmo for bom, s vezes perde seu ca rter pelo mau uso que fazemos dele. Ento ser a natureza de nossas verda deiras motivaes e a justia de nossos atos que nos informar sobre nossas verdadeiras disposies e nosso instinto. Por isso necessrio preservar uma certa pureza de intenes mas tambm a pr pria pureza de nossos atos, para que nossa autenticidade no possa ser posta em dvida. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: os impulsos, sentimentos, de sejos e arrebatamentos que provm do corao tm sempre um carter autn tico. Se atualmente os tiver, pode ex perimenta-los com toda a liberdade, sincera e espontaneamente, confiar ne les e abandonar-se totalmente. So segu ramente a origem de um prazer ou de uma profunda felicidade. Trao 2: parece que perde muito tempo examinando os bons resultados que poderia obter, ou a especular sobre eventuais benefcios que poderia re

tirar de uma ou outra situao. Ser mais correto e razovel, e mais vanta joso tambm, que desta vez se dedi casse plenamente sua obra, sem se preocupar com as circunstncias em que se encontra nem com os meios de que dispe. Ento, e s ento, tudo que empreender ser recompensado pelo xito. Trao 3: est prestes a deixar-se guiar ou ofuscar por maus instintos. Por isso que as vantagens ou benefcios, que no entanto parecem ao alcance de sua mo, lhe escaparo, pois adotar uma atitude errada. Por razes semelhantes, poderia tam bm ser vtima de uma pessoa do seu meio, com a qual teria cometido um grave erro de julgamento. Tanto em um caso como no outro, no futuro tente ser mais perspicaz. Trao 4: o que adquiriu graas aos seus esforos, ao seu savoir-faire e a suas qua lidades no lhe poder ser arrebatado. De maneira que, quaisquer que sejam

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 25


0 que autntico e verdadeiro deve sempre conservar um carter espontneo e uma grande simplicidade em sua expresso. Nunca se obriga uma coisa ou uma pessoa a revelar sua verdadeira face. A autenticidade coincide sempre com a pureza, que no calcula nem repara. Os critrios e os cnones da beleza, da harmonia ou da perfeio no tm nada a ver com a autenticidade, que dessa forma revela que o fundo e a forma so exatamente iguais. Em conseqncia, pouco importa o aspecto que adote um contedo para se manifestar ou se mostrar, se o continente for autenticamente igual sua imagem. Assim procede a natureza, mltipla, variada e sempre autntica.

TA TCH'OU A INSTRUO
Interpretao geral do hexagrama As circunstncias em que se encontra atualmente favorecem o xito de suas audazes empresas e fazem com que se convertam em realidade seus projetos de envergadura. Tanto assim que pa rece que possui todas as qualidades re queridas para vencer eventuais dificul dades ou ultrapassar obstculos que poderiam aparecer em seu caminho. Tudo isso , portanto, um excelente au grio. Para reforar ainda mais seu poder de ao e pr toda a sorte do seu lado, deve tirar uma boa lio das ex perincias do passado, adaptando-as ao presente. De fato, a melhor maneira de se instruir aplicar os ensinamentos re cebidos. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: vivo, agitado e impaciente, age com muita pressa para obter resultados imediatos. N o entanto, no leva em conta o fato das circunstncias cm que se encontra no serem propcias em ab soluto para as iniciativas audazes. Al gum ou algo parar de sbito seu im pulso, e muito melhor assim. Trao 2: tudo o impele a avanar s cegas. N o entanto, algo indizvel e irra cional o retm. Confie nesta boa ins pirao. Ser sua melhor conselheira. De fato, no o momento certo para

Trao 5: no conseguir adoar ou afi nar seu carter opondo-se sua ver dadeira natureza. Ao agir assim, po der afog-la e, ao fazer isso, suas piores tendncias sero intensi ficadas. O conselho que lhe damos, neste caso, o de pro curar as causas profundas de suas reaes equivocadas, repentinas ou violentas. Trao 6: os obstculos que se perfilavam em seu ca minho desapareceram. As tenses que tinha acumulado resistindo a estes obstculos lhe permitiro, a partir de agora seguir em frente. Poder caminhar pelo caminho do xito com toda a confiana. E mais, ter a segurana de que seus mritos sero reconhecidos em seu correto valor. agir. Quando este momento chegar, voc saber e poder dar um verdadeiro salto frente ou conseguir o objetivo que se tinha proposto. Trao 3: as tenses, os impasses, os blo queios, esto a ponto de desaparecer. Pressente, portanto, que rapidamente se encontrar em condies de agir para obter exatamente o que quer. N o en tanto, se o caminho lhe parecer livre, a situao ainda no est totalmente sa nada nem deixou de ser perigosa. Deve ser rigorosamente prudente. Trao 4: para conseguir alcanar o ob jetivo que se props indispensvel que no se engane a si mesmo. Assim, voc precisa controlar sua impacincia, im pulsos, aes ou reaes repentinas ou irrefletidas. Se assim no for, no o con seguir.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 26


No devemos acumular tenses, emoes nem cansao. Tambm no devemos nos mostrar demasiado ansiosos de conhecimentos e ensinamentos. Quando as tenses ou presses que se exercem sobre ns mesmos se acumulam, surge a depresso. Este fenmeno pode ser comparado com o vapor que explode em um recipiente hermeticamente fechado. Se no se tirar a tampa, o vapor armazenado poder produzir uma exploso. Acontece o mesmo com os conhecimentos adquiridos, que se saturam se no houver oportunidade de experiment-los e transmitilos. Do que se deduz que a melhor maneira de se instruir consiste freqentemente em instruir os outros.

Os hexagramas 27 e 28
gozar de um excelente perodo para encontr-los. Trao 5: as responsabilidades que lhe incumbem so um fardo muito pesado de carregar ou as obri gaes que deve satisfazer so muito fortes. Parece portanto que precisa de ajuda ou conselho. Aconse lhe-se atravs de uma pessoa audaz que saber dar-lhe seu apoio moral. No um sinal de fraqueza ou de falta de au tonomia agir desta maneira; pelo contrrio pedir auxlio f uma prova de inteligncia e de humildade. Trao 6: tem de assumir pesadas res ponsabilidades, mas faz frente a elas com muita serenidade e no diminuem nem sua determinao de melhorar seu es tado, nem sua sede de expanso e pro gresso. Uma disposio de esprito to generosa e dinmica sua melhor garantia de xito.

YI OS
ALIMENTOS
Interpretao geral do hexagrama As aparncias so muitas ve zes enganosas, e nem sequer os seres, voluntria ou involunta riamente, se mostram sempre tal com so. Por isso, para conhec-los mais a fundo, s vezes devemos observar suas verda deiras interpretaes, seus centros de interesse, suas motivaes, suas idias e convices, e sobretudo a coerncia entre suas palavras e seus atos. Se, graas a esta anlise, tiver a sen sao de que uma certa harmonia, re tido ou verdade emana deles, ento poder conceder-lhes sua confiana sem reservas. Caso contrrio, deve ficar alerta. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: voc perfeitamente capaz de satisfazer suas necessidades apro veitando suas prprias qualidades, sem dever nada a ningum. Porm, sua si tuao no lhe satisfaz. Olha para os outros com inveja, porque lhe parece que tm mais que voc. Mas tal atitude ameaa trazer-lhe decepes, espe cialmente em suas relaes com os que o cercam, que mostraro um certo desdm. Trao 2: ponha mos obra, tire foras da fraqueza e aja s para satis

fazer suas necessidades. provvel que algumas pessoas de seu meio vo em seu auxlio ou mitiguem suas dificul dades, momentaneamente. Mas, v pensando em animar-se em vez de apoiar-se neles. No cabe aos outros encarregarem-se de voc. Assuma suas responsabilidades e ganhe sua auto nomia financeira. Trao 3: quem pensa apenas nos pra zeres cai quase sempre na armadilha. Os prazeres geram novos desejos, os quais criaro novas necessidades e assim su cessivamente, at que a nossa vida se transforma em um festival de frus traes. Modere portanto sua sede de prazer e sua vida sensualidade. Trao 4: se precisa encontrar ajudan tes, colaboradores ou scios para em preender ou realizar uma tarefa que lhe interessa muito, saia depressa sua procura. Desde que suas intenes sejam nobres e seus projetos prome tam ser proveitosos para todas as pes soas que participem em sua realizao,

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 27


Da mesma forma como os alimentos, as idias e os sentimentos so seu sustento. De fato, tanto o que entra por nossa boca como o que penetra em nosso esprito exerce uma influncia em ns. Razo pela qual sbio prestar ateno aos alimentos materiais e espirituais. Alimentos saudveis e leves fazem com que a digesto seja fcil. Assim, protegemonos dos mal-estares digestivos que amargam nosso carter. Por isso, os pensamentos e os sentimentos despojados de toda a paixo e de toda a avidez favorecem uma certa plenitude interior e deixam o esprito claro.

TA KOUO A SOBRECARGA
Interpretao geral do hexagrama O peso parece demasiado para voc, as tenses sob as quais vive atualmente so insuportveis. Acha que se encontra em uma situao confusa e est prestes a agir muito energicamente, talvez at de forma violenta, para sair desta situao. Mas, neste caso, recebe um aviso. As re aes violentas e radicais no so sob nenhuma considerao adaptveis s cir cunstncias nas quais se encontra. Seria mais razovel desemaranhar o enredo dos elementos que causa esta situao confusa. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se pretende lanar-se em um empreendimento audaz ou tomar uma iniciativa original, deve ser o mais cir cunspecto possvel. Faa-se de advogado do diabo para detectar as falhas e os ris cos dessa situao. As confuses so tais que lhe interessa tomar o mximo de precaues. Trao 2: encontra-se mergulhado em circunstncias excepcionais e entusias mantes. Galvanizado, sentir um vivo desejo de mudana, de evoluo e de progresso. Mas certamente ir conse gui-lo antes de procurar pessoas hu mildes e discretas, do que solicitando a ajuda das pessoas que esto em pri meiro plano.

Trao 5: tranqilo, sua situao ex celente. Simplesmente, faltam bases slidas. Ainda est frgil ou possi velmente influenciado pelas cir cunstncias. Deve pensar em consolidar os fundamentos. Para faz-lo, dirija-se a pessoas modestas, simples e disponveis. Trao 6: s vezes, no se tem outra escolha seno ati rar-se gua sem refletir. Pois bem, tudo deixa supor que est nesse tipo de si tuao. Assim, para circuns tncias excepcionais, medidas excepcionais; e se tem dvidas quanto s suas oportunidades de xito, analise suas intenes e suas motivaes profundas. Se forem boas, no h nenhuma razo para que no consiga seus objetivos. Trao 3: quer goste quer no, as cir cunstncias atuais so graves. Por razes inerentes ao seu carter, no quer levlas em conta. Surdo aos conselhos de prudncia, con tinuar a avanar. Mas se persiste nesta atitude, um fracasso parece inevitvel. Seria mais razovel e inteligente re nunciar a agir, agora que ainda est a tempo. Trao 4: tem a oportunidade de culti var relaes privilegiadas com pessoas totalmente bem dispostas no que se re fere a voc. No entanto, parece tentado a abusar destas relaes para se fazer ver, sem se preocupar com seus desejos nem suas necessidades. Tenha cuidado para que um compor tamento assim no o faa perder todas as oportunidade de xito.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 28


A sobrecarga provoca sempre tenses nas quais, se uma pessoa no vigiar, ou se no se souber avanar passo a passo, existe o risco de desfalecer sob o peso ou de ver como se afunda a situao. Por isso, aqui o melhor conselho , em primeiro lugar, encontrar a maneira de suavizar o peso, de suprimir o que deve ser suprimido, de diminuir em vez de aumentar a carga. Depois, recomenda-se abrandar a velocidade da corrida, solicitar ajuda ou, se necessrio, renunciar, pois, na renncia e na solido que cada um se despoja de toda a carga.

Os hexagramas 29 e 30
celente atitude. Com respeito a voc, mostre suas aptides e aproveite seu sentido de organizao para conse guir resolver seus problemas. Trao 5: est em sua natureza empregar grandes meios para ultrapassar rapidamente suas dificuldades. Mas tal atitude no parece adequada neste momento. Deve agir mais metodicamente, comear pe lo princpio, encarar os pro blemas que lhe surgem pela base e encontrar solues uma a uma. Seno no conseguir evitar ser vtima das circunstn cias. Trao 6: parece que, apesar de todos os conselhos que lhe do, dos avisos que lhe fazem, dos sinais de advertncia e da boa vontade de certas pessoas de seu meio em relao a voc, est empenhado em ir por sua cabea. Por isso, agora afunda-se em suas dificuldades e deve resignar-se a sofrer as conseqncias dos seus erros.

K'AN O ABISMO
Interpretao geral do hexagrama Faz tanto tempo que vive em condies difceis ou pe rigosas que j est acostumado a elas, a ponto de j no acredi tar que pode ser de outra rnaneira.. certo que a fora da inrcia uma segunda natureza no homem e que s vezes nos resignamos sem nos aperce bermos. N o entanto, em seu estado atual, seria bom que tivesse um tempo para estudar seriamente as causas e as origens de seus problemas e as razes que o levaram at aqui. Desta maneira, certamente que encontrar solues para suas dificuldades e poder reagir de maneira a que possa sair dessa si tuao definitivamente. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: a fora da inrcia e a resignao converteram-se em elementos de sua personalidade. Face aos obstculos ou s prprias dificuldades, j no reage. Poderamos mesmo pensar que estas si tuaes lamentveis lhe do uma certa satisfao, que so o pretexto a que re corre para ser vtima a vida toda. Deve reagir de maneira muito firme contra tal atitude, que tanto mal faz ao seu bem-estar e a sua evoluo como indivduo. Trao 2: atualmente, tem muitos pro blemas para resolver. Deve faz-lo com

rigor. As circunstncias no se prestam absolutamente nada elaborao de novos projetos, por mais ambiciosos e estupendos que sejam. De fato, s se riam um pretexto para desvi-lo de suas verdadeiras dificuldades. Deve aplicarse exclusivamente a solucion-las, antes de empreender qualquer coisa em sua vida. Trao 3: parece que caiu em uma arma dilha, que no consegue avanar, nem retroceder. No serviria de nada querer escapar, nem adotar a atitude da aves truz ou reagir de forma violenta. Faa uma pausa. Reflita. E aguarde o melhor momento para solucionar seus proble mas. Decerto que surgir uma soluo brevemente. Trao 4: atravessa um perodo difcil, mas deve mentalizar-se de que no o nico que se encontra nesta situao. Ao faz-lo, adote um comportamento solidrio e junte seus esforos aos de outras pessoas que esto em uma con juntura semelhante sua. uma ex

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 29


0 abismo de que aqui falamos uma representao simblica da angstia, do medo de encontrar-se de novo imerso em uma situao sem sada, em queda livre e sem poder reagir. Porm, se soubermos tirar uma lio de nossas experincias passadas, podemos evitar nos afogar por estas angstias fora de contexto. Por outro lado, s vezes bom cair em um abismo para sairmos dele mais fortes. o mesmo princpio da depresso psquica que precede quase sempre a fase criadora e produtiva da vida, a qual devemos abandonar sem medo para que se possa manifestar.

LI A CLAREZA
Interpretao geral do hexagrama A clarividncia uma faculdade inata do ser humano. Mas devemos exerc-la sobre ns mesmos antes de mostr-la aos outros. De maneira que, para ver claramente em ns e em nossa situao, devemos aprender a abandonar-nos nossa prpria receptividade e confiar mos em nossas intuies. Sem dvida que tal atitude implica uma certa forma de dependncia em relao s cir cunstncias e aos outros. Mas trata-se de uma dependncia positiva, j que lhe permite valorizar melhor suas qualida des, vantagens e defeitos, e torna-o mais consciente dos seus atos. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: est entrando em um novo ciclo de sua vida ou est comeando uma atividade, est criando algo e tudo lhe parece ainda confuso. Deve de monstrar lucidez e calma para no se deixar condicionar por suas emoes, desejos, sentimentos, de maneira que saber ter tudo em conta. T r a o 2: as circunstncias lhe so favorveis. Tem muitos trunfos na mo. Est consciente de suas possi bilidades e dos meios de que dispe. Domina os elementos que lhe so oferecidos. uma prova de xito. Tenha confiana.

ter. Por isso est quase sempre deba tendo-se entre um sentimento de apreenso injustificado e de espe ranas sem uma base real. Se tomar conscincia desta fra queza, que gera em voc um certo desequilbrio, poder achar a soluo. Trao 6: est totalmente consciente de suas fraque zas, lacunas, erros, mas de monstra demasiada pressa em corrigi-las. Assim, no consegue realmente trans formar-sejquefazumam avaliao das nefastas conse qncias de seus maus reflexos. Deve, portanto, aprender a distin guir em si o que tem de ser corrigido e o que no deveria preocup-lo.

Trao 3: falta-lhe equilbrio interior e por isso tende a se deixar influenciar pelas circunstncias exteriores, passando por fases de entusiasmo excessivo e por fases de desnimo extremo. Seria bom se aproveitasse mais seus re cursos pessoais e desse menos im portncia ao que se passa sua volta. Trao 4: energtico, mas peca pela impacincia. ambicioso, mas quer re sultados imediatos. Ao faz-lo, nunca olha as coisas a longo prazo. Se no obtiver resultados rpidos, aban dona tudo. Seria bom aprender a mo derar esta ansiedade, que o impele a viver na urgncia, e planejar o futuro, se no se quiser ver em uma situao sem sada. Trao 5: As circunstncias instveis nas quais est imerso influenciam seu car

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 30


0 entusiasmo e o desnimo, a esperana e o medo, provm sempre de uma falta de clareza. Quanto mais capaz for de ver e compreender as circunstncias tal como so, sem lhes dar mais importncia do que a que tm na realidade, tanto mais se estar em condies de viver harmoniosamente com elas. Isto o que significa a clareza. Implica que, ao ver claro em ns mesmos, vemos com clareza o outro e estamos receptivos s circunstncias de nossa vida e aos seres com quem convivemos, sem nos deixarmos influenciar pelas referidas circunstncias nem pelos referidos seres

HIEN O DESEJO
Interpretao geral do hexagrama Se se comportar ou agir le vando em conta o que est ao seu redor, os outros em geral e seu ambiente em particular, pode estar bem certo de que en contrar os conselhos necessrios e no momento oportuno. Assim, ir cruzar-se no caminho com pessoas suscetveis de ajud-lo ou de lhe dar apoio. Mas, principalmente, encontrar seres prximo dos quais se sentir bem, que partilharo suas idias, suas convic es, e com quem ter muitas afini dades em tudo. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sua disposio, aptides e qua lidades naturais, que o tornam singular, lhe permitiro, em um momento ou outro, exercer uma influncia sobre quem o rodeia, ou ento assumir algu mas responsabilidades. Sem dvida que tudo isso no acontecer no presente. Entretanto, se persistir em cultivar sua personalidade neste sentido, provavel mente ir consegui-lo, mais cedo ou mais tarde. Trao 2: u m indivduo demasiado impaciente, excessivo e exclusivo ao dar mostras de uma pressa constante, de uma vontade imperiosa de se pr frente e impor sua prpria vontade

sobre os outros. Nunca bom exporse desta forma, atrair a ateno sobre si mesmo a todo custo, forar sistema ticamente os acontecimentos ou o des tino. Espere, portanto, ser solicitado, que tenham realmente necessidade de suas competncias, ou que as circuns tncias lhe dem a oportunidade de se fazer valer. Trao 3: tem tendncia para se deixar submergir e ofuscar por suas emoes e sentimentos, por seu entusiasmo es pontneo, ou para ceder face a seus impulsos. Assim como no benfico submeter-se sistematicamente aos convites dos outros, aos seus caprichos ou aos seus desejos, no bom deixarse guiar pelos prprios sentimentos contraditrios ou excessivos. Deve aprender, portanto, a controlar suas emoes. Trao 4: voc se enganaria se se esgo tasse nervosa, fsica e moralmente com o fim de exercer uma influncia sobre certas pessoas de seu meio.

De fato, uma atitude assim no s seria infundada, como, com certeza, se re velar como a causa de sentimen tos contraditrios que semeariam a confuso em suas relaes. Trao 5: parece seguro de si mesmo, decidido e perfeita mente consciente do controle que est em condies de exercer sobre si prprio. Sabe do que capaz, sabe o que quer e como obt-lo. En tretanto, deve estar consciente de que tal atitude o isola, pois torna-o hermtico e insensvel aos conselhos dos outros e que o impede de exercer qualquer in fluncia sobre a evoluo de sua vida. Trao 6: suas palavras, bem como suas intenes, so boas, generosas, entu siastas e ambiciosas. Infelizmente, tudo leva a crer que so melhores do que seus atos. Por isso, se deseja que se faa caso de seus conselhos, de suas opi nies, ou que todos se ponham do seu lado, seria sensato e sagaz de sua parte conceder maior ateno ao que faz, abs tendo-se de falar em demasia.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 31


0 que o desejo tem de bom que impele quase sempre para um impulso irreprimvel dirigido ao prximo ou aos outros. No entanto, corre muitas vezes o risco de cegar, pois pode converter-se em uma obsesso. Por isso, se quisermos realmente compreender o prximo, preciso saber pr freio em nossos desejos, acalm-los ou abstrairmo-nos deles. Ao no sermos guiados s pelos desejos, ento estamos em condies de compreender os dos outros, de relativizar ou no dramatizar as situaes e, principalmente, de no sermos por mais tempo vtima de sentimentos egostas.

HONG A PERSEVERANA
Interpretao geral do hexagrama Neste caso, trata-se de uma continui dade no tempo, de uma vontade de fazer durar as coisas para ter o mximo de se gurana. Isto no pode ser realizado sem perseverana. De maneira que, se deseja preservar e prolongar a situao em que se encontra, conservar seus bens e suas aquisies, indispensvel que se adapte s circunstncias que o rodeiam e que tenha em conta a evoluo dos aconte cimentos, sem por isso renunciar aos seus objetivos. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: seu comportamento intran sigente ou suas repetidas exigncias ameaam mago-lo. Ao ceder face im pacincia ou ao tentar com todas suas foras conseguir seus fins e precipitar os acontecimentos para satisfazer seus de sejos, no tem totalmente em conta nem as circunstncias nem as exigncias do momento. Deve saber que obstinandose em uma atitude semelhante no ob ter o que deseja, e corre inclusive o pe rigo de se encontrar no mesmo ponto de partida. Trao 2: est em uma situao que, em conjunto, no favorece a livre expresso de seu talento nem a realizao de suas

ambies ou de seus projetos; no en tanto, seria potencialmente muito capaz de lev-los a bom termo. Est consciente disso. Entretanto, no ceda tentao de forar os acontecimentos para con seguir seus fins. uma resoluo sen sata. Tenha pacincia. Trao 3: seu bem-estar depende de masiado dos acontecimentos exterio res e afortunados, o que significa que, quando as circunstncias no lhe forem favorveis, desanimar. Se persistir nesta atitude, s o esperam decepes das quais ser o nico responsvel. Trao 4: se no conceder a si prprio a oportunidade de satisfazer seus dese jos ou suas ambies, ou se procura algo de forma obstinada onde no tem ne nhuma possibilidade de o encontrar, porque est no mau caminho. Ento,

no sero nem sua determinao nem sua fora de carter que lhe permitiro atingir seu objetivo. Trao 5: tem muitas responsabi lidades a assumir, mas nunca deve ceder, por mais adversas e pesadas que estas sejam. E mesmo que esteja muito ocupado, submetendo-se as sim a obrigaes importan tes e honrando seu sentido do dever, conserve uma certa flexibilidade e uma disponi bilidade para saber sempre se ' adaptar s circunstncias. Trao 6: o clima psicolgico de ansiedade em que est mergulhado, sem realmente ter conscincia disso, levam-no impacincia e precipitao. Entretanto, ao faz-lo, age quase sem pre em contratempo e raramente obtm os resultados desejados. Deve, portanto, curar-se desta ansiedade crnica, seno passar por novos fracassos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 32


A perseverana no deve ser confundida com a estagnao, a rotina, a fora do hbito ou a obstinao. Implica efetivamente um estado de viglia constante, um objetivo que perseguimos pacientemente e ao qual nos entregamos, certos de o conseguir com o tempo. Mas deve manifestar-se longe de toda a tenso ou relaxao. Corresponde a um esprito sempre estvel, imperturbvel, a um esforo que nunca se debilita, a uma convico pessoal e a uma certeza: a de conseguir os objetivos, mais cedo ou mais tarde.

Os hexagramas 33 e 34
desta separao, j que parece que pre cisava mais de voc do que voc dela. Trao 5: depois de uma reflexo madura, compreendeu que muito mais sensato renunciar a uma situao, retroceder e ganhar distncia. Visto que isto est claro, no espere mais para realizar este re gresso tranqilidade, sem extrapolar ou especular so bre o futuro. Conforme-se em pr termo a esta situao. Em seguida, ' voc ter todo o tempo do mundo para poder pensar em r seu futuro e fazer novos projetos. Trao 6: sabe o que deve fazer. J no tem qualquer dvida. No se arrepende nem tem nenhum remorso. Quando tudo parece to simples, claro e evidente, no necessrio evitar mais as coisas. Pode agir com toda a independncia e libertar-se, de uma vez por todas, de tudo que se apresentar como obstculo ou empecilho para seu atos, desejos c vontades.

TOUEN O RETROCESSO
Interpretao geral do hexagrama A situao em que se en contra chegou a tal ponto que, se se obstinar em conti nuar a luta e o combate at o fim, corre o risco de sofrer uma derrota estrondosa. N o entanto, isto no significa que deva cruzar os braos, aceitar tudo ou dei xar-se levar. Significa simplesmente que prefervel esperar por um momento mais propcio ou por circunstncias mais favorveis para continuar a luta. Por isso, mas em outro mbito, se se encontrar com um ser malvolo, no se oponha a ele no estado atual das coisas. Deve antes de mais nada dar-lhe a impresso de que seus ataques o deixam indiferente. As sim, vai esgotar-se e, principalmente, per der o domnio sobre si mesmo. Interpretao dos laos mutveis Trao 1: atravessa atualmente um pe rodo durante o qual necessrio que guarde distncia ou se limite. Entre tanto, no pode tomar precaues con tra eventuais situaes perigosas ou circunstncias imprevisveis. No oportuno agir nem empreender qual quer iniciativa. O melhor que se em pregue a fundo por sair deste mau passo para salvar o que puder. Trao 2: as circunstncias no lhe so favorveis. O meio em que evolui tam

bm no lhe propcio. No encontra nenhuma relao fivel em que se possa apoiar. Por isso, pe tanta perseverana e vontade, f e tenacidade em obter o que quer, que acabar por alcanar seu objetivo. Trao 3: atualmente, seu desejo dis tanciar-se, renunciar a algumas de suas experincias ou elevar o nvel de suas atividades. N o entanto, as circunstncias em que se encontra no o permitem. V-se obri gado a realizar esforos, especialmente com seus colaboradores ou colegas, e estes ltimos no lhe parecem altura de sua tarefa. Trao 4: descobriu que sua nica sada renunciar a toda relao c romper todos os laos com uma pessoa do seu meio. Faa-o, no entanto, desapaixo nadamente, sem segundas intenes, mas sem demoras. Deve saber, por outro lado, que no final das contas a pessoa em questo ter mais dificul dades do que voc em recompor-se

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 33


As circunstncias em que nos encontramos s vezes so to inquietantes que corremos o risco de cair na confuso ou abandonar tudo de vez. Para remediar esta situao, basta nos resignarmos em guardar uma certa distncia para podermos encontrar-nos a ns mesmos. Efetivamente, s quem tem um equilbrio interior razovel consegue fazer face aos acontecimentos ou situaes, por mais complicados e desestabilizadores que eles sejam, sem complicar as circunstncias.

TA TCHOUANG O PODER
Interpretao geral do hexagrama Tem carta branca. Isto significa que neste momento pode agir de acordo com sua vontade, sem ter de prestar contas a nin gum. N o entanto, este livre arbtrio no exclui uma certa autodisciplina. De fato, quanto mais poder se tem, melhor uso se deve fazer dele. Deve estar consciente de suas responsabilidades, mostrar-se justo e correto, atento ao que se passa sua volta, s necessidades dos outros e escolher o momento ideal para agir. Desta forma, obter excelentes resul tados. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: possui todos os poderes para agir e progredir. E ainda mais, sua fir meza e determinao so tais que, quando decide fazer algo, nada nem nin gum parece resistir-lhe. Entretanto, tal como esto as coisas atualmente, voc se equivocaria se quisesse precipitar os acontecimentos. aconselhvel conter seus impulsos. Trao 2: encontra-se no caminho do sucesso. Pode no ser bvio para os ou tros, mas pressente que est ao alcance de sua mo. No se envaidea, por tanto, de suas foras nem de sua sorte. Ainda lhe resta caminho por percorrer antes de chegar ao final ou de estar to talmente satisfeito.

Trao 5: renuncie a toda forma de agressividade ou violncia e no tente fazer-se ver. Seja dono de si mesmo. Evitar cometer um grave erro e, com o tempo, seguramente ter a oportunidade de se congratular por ter renun ciado a exercer um domnio fsico sobre os aconteci mentos para desenvolver em voc uma certa fora in terior. T r a o 6: encontra-se em uma situao sem sada e no tem nenhuma possibilidade de recuar. Neste tipo de circuns tncias, preciso saber esperar sem desanimar. No se impaciente e, principalmente, no insista em querer sair desta situao a todo custo. Acalmese e reflita. Tudo acabar por voltar aos eixos. Trao 3: sem dvida que no lhe faltam nem vontade, nem fora, nem um certo poder. Mas seria inoportuno ostentar isso, embora certas pessoas possam obrig-lo. Mostre-se comedido, mais moderado, mais sensato, modesto e sagaz. Assim voc far melhor uso de suas foras e de seu poder; e espere o melhor momento para progredir ou impor sua vontade. Trao 4: se tentar defender-se obsti nadamente, ultrapassar fora os obs tculos que aparecem em seu caminho, ser origem de infinitas tenses, fortes resistncias e, finalmente, se esgotar em vo. Pense que a fora interior mais forte do que a fora exterior. Rena suas energias. Resigne-se. Espere o melhor momento para agir.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 34


Para exercer um poder na vida social, necessrio esforar-se continuamente, utilizar meios fsicos, psicolgicos e materiais, que nem sempre so louvveis. Por outro lado, quem exerce um poder sobre si mesmo no tem necessidade de recorrer fora nem a artifcios. Bastalhe estar atento a si mesmo, valorizar suas qualidades e suas fraquezas com justia, lucidez e benevolncia, ser receptivo com os outros e as circunstncias. Ao faz-lo, exerce naturalmente um poder sobre os acontecimentos de sua vida.

Os hexagramas 35 e 36
teve de maneira ilcita lhe ser atri budo. Trao 5: sua situao bastante prspera, mas voc no pretende obter muitas vantagens pesso ais com isso. De fato, parece que d muita mais importn cia e se interessa mais pelo que faz do que pelos resul tados que obtm ou os be nefcios que isso lhe possa trazer. Ter muito mais satis fao ao cumprir uma tarefa ou algo que realmente lhe in teresse. Trao 6: est prestes a intervir com violncia para pr ordem em sua situao ou restituir a justia. Obviamente, uma resoluo desse g nero ser certamente perigosa. Mas esta s deve ser tomada se se tratar de erros ou falhas cometidas por pessoas prxi mas. Para obter a reparao, deve mo derar-se. Mostre-se imparcial. Evite qualquer reao radical, extremista ou inflexvel.

TSIN A EXPANSO
Interpretao geral do hexagrama As circunstncias favorecem a expanso em sua situao profissional, sua influncia so cial e sua evoluo pessoal. Assim, se lhe propuserem uma tarefa im portante, uma nova posio, novas res ponsabilidades ou uma misso de con fiana, aproveite-se e aja de maneira a que as iniciativas e as posies que tomar nesse sentido sirvam causa do desenvolvimento do conjunto de sua si tuao. Assim, matar dois coelhos com uma s cajadada, sem incorrer em nenhuma falha. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sente-se inseguro em sua de terminao. Tem dvidas sobre se est em condies de poder melhorar sua si tuao profissional ou no. Tem a impresso de que suas iniciativas no so entendidas, so mal interpre tadas, que os outros no esto dispostos a aceit-las. N o entanto, no ceda em suas decises. Deve seguir seu caminho sem se preocupar com a opinio dos ou tros, uma vez que deste modo acabar por atingir seu objetivo. Trao 2: estabeleceu uma relao com uma pessoa influente ou que se encon tra em uma posio chave. Aspira, em segredo, a trabalhar com ela, propor-

lhe seus servios e prestar-lhe ajuda, o que, certamente, o ajudar a dar um passo em frente, tanto profissional como socialmente. Seus desejos neste sentido acabaro sem dvida por rea lizar-se visto que parece que este per sonagem est prestes a fazer-lhe uma proposta. Trao 3: esfora-se por fazer avanar sua situao com a ajuda de outras pes soas que depositam confiana em voc e apoiam suas iniciativas. Sem dvida alguma, tais apoios diminuem um pouco seu livre arbtrio. Mas isto no deveria ter conseqncias. Necessita que o apiem. Participaro ento de seu xito. Trao 4: as circunstncias favorecem plenamente a evoluo e expanso de sua situao. Estaria muito enganado se no o aproveitasse. N o entanto, em pregue os meios mais nobres. Caso con trrio, todos os resultados que obtiver sero manchados pelo oprbrio e, como tudo acaba por se saber, o que voc ob

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 35


A expanso um fenmeno natural. Na natureza, tudo progride, se expande, evolui no momento prprio ou quando as circunstncias se apresentam. Para ns exatamente igual, assim como para as situaes que criamos. Chega um momento em que tudo levado para retomar seu lugar. No entanto, neste campo, nunca devemos forar as coisas e precipitar os acontecimentos para obter aquilo que queremos, nem sequer confundir o fim com os meios. De fato, uma expanso artificial no um sinal de evoluo e nunca dura muito tempo.

MING YI
A CONFUSO
Interpretao geral do hexagrama No se encontra em situao de se im por. Nem dispe das armas nem dos ar gumentos necessrios para denunciar clara e firmemente o que teria de ser de nunciado para libert-lo de suas difi culdades. Sem dvida alguma, uma si tuao deplorvel e lamentvel. Mas, por enquanto, deve tomar um partido. Isto no significa que sua vontade se veja di minuda, nem que voc seja um prisio neiro dos distrbios, da confuso e dos problemas que existem atualmente. No aja de imediato, permanea lcido e vi gilante. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: encontra-se em uma situao incmoda e insegura. Os demais e as circunstncias no favorecem de ma neira nenhuma a realizao de suas idias, de seus projetos, de seus dese jos ou de suas aspiraes. N o entanto, voc no leva os outros nem estas cir cunstncias nefastas em considerao, visto que seu ideal que o move e voc persegue seu objetivo com perseverana e tenacidade. Trao 2: voc sofreu uma negativa ou um fracasso. Possivelmente tentaram prejudic-lo ou colocar-lhe obstculos. Mas voc reage com rapidez e energica mente, para evitar sofrer as conseqn

cias e poup-las aos que o cercam. No poderia ter um comportamento melhor. Trao 3: so, sem dvida alguma, as cir cunstncias fortuitas que lhe daro opor tunidade para descobrir a pessoa res ponsvel ou a causa de suas dificuldades. Assim, estar em condies de agir de modo a que deixem de prejudic-lo. N o entanto, no demonstre demasiada im pacincia, pois estes problemas j exis tiam h muito tempo. No os solucio nar em um s dia. Trao 4: voc se relaciona com a pes soa que tem sido a causa dos proble mas, dificuldades ou obstculos com que se depara atualmente. Sendo assim, tenha conscincia de que est cercado e que isso no mudar. Nestas con dies no tem outro remdio seno abandonar tal situao. Caso contrrio,

degenerar e lhe causar prejuzos ainda maiores. Trao 5: voc se relaciona com seres que lhe so hostis, ou ento se en contra em uma situao sem sada. Tanto em um caso como no outro, no parece estar em posio de se defender. Em tais circunstncias, reco menda-se a reserva mais ex trema. No diga nada, no se mova. Espere que lhe surja uma sada. Trao 6: os adversrios ou causadores dos problemas que voc enfrenta no lhe do descan so nem trguas. Sua pacincia est prestes a se esgotar e tem a impresso de estar indefeso. No entanto, esses seres em questo adotaram um comportamento to negativo que est quase prejudicandoos. A arma que lhe tinham apontado est pronta a virar-se contra eles. Seu prprio veneno far com que eles peream.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 36


Acontece freqentemente, por negligncia ou descuido, sermos arrastados ou vermo-nos submersos em uma situao confusa. Pode ser provocada pelos outros, mas tambm pode deverse nossa falta de vigilncia. Para mitigar isto, basta que nos esclareamos a ns prprios. De fato, quanto mais cristalinos forem nossos pensamentos e idias, mais claramente os atos dos demais sero executados, cumpridos e compreendidos. Se reinar em ns a clareza, os problemas e a confuso exteriores no nos atingiro.

Os hexagramas 37 e 38
de certa comodidade e segurana, tanto para si como para os seus. Trao 5: voc mesmo ou encon tra-se diante de uma pessoa digna de confiana, cujo carter firme e benvolo suscita a simpatia de todos e a aprovao incon dicional do meio e cujas mo tivaes e atos se inspiram em sentimentos generosos e espontneos. Tanto se se tratar de voc como de um ser que lhe prximo, um comportamento to positivo , em todo caso, uma prova de felicidade e sucesso. Trao 6: no se questione mais sobre a natureza ou o tipo de relaes que cultiva. Melhor preocupar-se em assumir suas obrigaes morais e suas responsabili dades materiais de maneira que aqueles que dependam de si ou que necessitem do seu apoio possam compreender suas verdadeiras motivaes. Assim, seus atos sero compreendidos e aprovados por todos. Poder ento agir com toda a tranqilidade.

KIA JEN A COMUNIDADE


Interpretao geral do hexagrama As relaes que cultiva com os membros de sua famlia, seus parentes e as pessoas com quem convive normalmente for mam o molde da natureza das relaes que manter mais amplamente em seu meio social, quer no mbito de sua ati vidade quer no de sua vida cotidiana. Assim, deve saber encontrar e dar uma coerncia, tambm uma lgica, a seus pensamentos, idias e palavras, por um lado, e a seus atos, por outro, de ma neira que, para os outros, passe sem pre a impresso de ser uma pessoa equilibrada, fiel a si mesmo e a seus compromissos. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: para preservar o equilbrio e a harmonia em seu lar e em suas rela es familiares ou sociais, indispen svel que cada membro ocupe seu lu gar, desempenhe seu papel e assuma plenamente suas responsabilidades. De fato, quando cada um faz sozinho o que quer, como e quando lhe apetece, ins tala-se a desordem. Em qualquer comunidade humana, pa ra evitar que as relaes se degradem ou degenerem, devemos estabelecer certas regras e normas que sero respeitadas por todos.

Trao 2: em sua posio ou situao atual e, por outro lado, em funo das relaes que cultiva, prefervel abs ter-se de tomar uma iniciativa audaz mas arbitrria. No force muito as coisas. Limite-se simplesmente a cumprir suas tarefas e assumir suas obrigaes. Trao 3: deve resolver um problema muito delicado referente a uma pes soa prxima, cujo comportamento o leva a agir com firmeza. Custa sempre ser duro com um ente querido. En tretanto, se as circunstncias o exigirem ou se os fatos forem graves, prefer vel um excesso de rigor do que dema siada liberdade, a qual poderia ter conseqncias desastrosas a longo prazo. Trao 4: seja muito prudente c mo derado na gesto de seus lucros. Deve saber equilibrar seus ganhos com seus gastos. Conseguir assim sanear e es tabilizar sua situao financeira e, ao mesmo tempo, poder aproveitar-se

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 37


Viver em comunidade implica ser capaz de demonstrar, ao mesmo tempo, uma grande flexibilidade e uma grande firmeza. A flexibilidade til para se submeter s exigncias da comunidade, de maneira que os interesses de cada um favoream os de todos. A firmeza necessria para que, no seio da comunidade, cada ser possa preservar sua personalidade, autonomia e singularidade. No entanto, s quem sabe viver em harmonia, isolando-se ou sendo ele prprio livre, capaz de viver em comunidade.

K'OUEI A SEPARAO
Interpretao geral do hexagrama Os antagonismos, as contradies e as oposies que se revelam entre alguns seres podem tanto funcionar como a causa de discrdias, conflitos e in compreenses, como lev-los a tomar conscincia da diversidade de suas qua lidades ou de seus critrios e da riqueza de suas diferenas. Por isso, quando dois indivduos, aparentemente opos tos, vivem plenamente sua singulari dade e no se fecham em suas parti cularidades, podem complementar-se e enriquecer custa do contraste que formam. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se, por culpa de um desacordo ou de um equvoco, uma pessoa do seu meio virou-lhe as costas, no tente cham-la razo. Se suas relaes so sinceras, acontecer no devido mo mento. Assim, se pessoas com as quais no tem nenhum lao o solicitam, no tente afast-las fora. Cedo com preendero seu erro e se afastaro. Trao 2: os contratempos, a falta de co municao, os equvocos sem uma ver dadeira causa, so a origem da ruptura com uma pessoa de seu meio. Entre tanto, a coisa poderia ser solucionada se aceitar encontrar-se em terreno neutro e sem segundas intenes.

Trao 3: tem a sensao de que tudo est contra voc. Tanto se se tratar de acontecimentos ou de circunstncias, como de pessoas, tudo e todos parecem criar obstculos no caminho. N o en tanto, parece tambm que tem a opor tunidade de manter uma relao privi legiada com um ser digno de confiana, que seu maior apoio e que poder mesmo ajud-lo. Trao 4: no apenas as circunstncias e as pessoas desfavorecem seus projetos, mas, para aumentar as dificuldades, atualmente no surge nenhuma pers pectiva interessante. A nica coisa que voc pode fazer estabelecer relaes, seno privilegiadas, pelo menos basea das em uma vontade comum em me lhor-las. Apesar de tudo, especialmente de seu ceticismo ou de suas reticncias,

se cruzar com um ser por quem, es pontaneamente, sente uma atrao mtua, considere-o como sinal de uma mudana positiva. Trao 5: est mergulhado em uma situao to complexa, to lamentvel, que tudo o incita a fechar-se em si mesmo. N o entanto, uma pessoa de seu meio, na qual talvez j no pense, reaparecer em sua vida e lhe propor uma co laborao ou uma associao. ' Aceite com toda confiana. Trao 6: por fraqueza, negli gncia ou orgulho, deixou que ' se estabelecesse uma diferena en tre voc e outra pessoa. Por isso, des de ento vive afastado dela ou no con fia nela. Todavia, tudo leva a pensar que se encontra com muito boa disposio em relao a voc. Podemos pensar, por tanto, que tudo acabar por se arranjar.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 38


Quase sempre, o egosmo que nos separa, pois, na natureza, cada coisa tem seus limites, mas as separaes no existem. H sempre separaes sutis, inexplicveis mas profundas e fundamentais, entre todos os seres e todas as coisas da vida que os unem, apesar delas mesmas. Quando, na natureza, existe uma verdadeira oposio, trata-se sempre da promessa de uma unio ou de um nascimento. Por isso, vendo bem as coisas, os pontos de separao so quase sempre ao mesmo tempo pontos de reunio.

Os hexagramas 39 e 40
Trao 5: deve fazer face a graves di ficuldades. Sabe perfeitamente que, se no reagir energicamente, esta situao ir degenerar. Por isso, esta boa vontade ma nifesta e esta sensata deter minao suscitam a estima de seu meio, com o qual po de contar, pois cada mem bro do mesmo est disposto a participar particularmente em sua vitria e em seu xito. Trao 6: enfrenta problemas e dificuldades que no lhe dizem respeito pessoalmente, mas que tocam ao conjunto da comunidade a que pertence. Nada o obriga, pois, a participar em sua so luo. Entretanto, bem verdade que sua ex perincia pessoal e sua natureza ben vola e generosa o predispem a isso. Logo, sem dvida que no hesitar em intervir mais uma vez para resolver seus problemas ou vencer suas difi culdades.

KIEN O OBSTCULO
Interpretao geral do hexagrama Quando lhe parece que a situao difcil que enfrenta no tem sada, para ultrapassla deve saber, por um lado, cer car-se de pessoas fiveis e eficazes, cuja ajuda e apoio lhe sero teis, e, por outro, questionar-se, perguntar-se pelas causas profundas, pelas origens destes embaraosos problemas e difi culdades. De fato, avaliando bem sua parte de responsabilidade neste as sunto, estar em condies de obter valiosos ensinamentos que podero servir causa de suas aes ou em preendimentos futuros. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: seu impulso v-se travado ou parado em suas aes por um obst culo maior. Seria muito perigoso se guir seu caminho sem t-lo em conta, pois isto o levaria a uma situao ainda muito mais confusa. Faa uma pausa. Reflita sobre a verdadeira natureza de seu problema. Encontre as solues adequadas e espere o momento prop cio para agir. Trao 2: encontra-se suspenso por uma grande dificuldade que no pode ignorar. A sensatez leva-o a tomar um tempo para refletir e assim agir no mo mento certo. Mas, no dispe do tem po necessrio.

Ser obrigado a agir rapidamente. Sem dvida que no poder evitar alguns prejuzos. Mas no tem outra escolha. Trao 3: se decidisse desafiar sozinho e sem qualquer preparao alguma das dificuldades que enfrenta atualmente, no s poderia pr sua situao pes soal em perigo, como tambm a das pessoas que o cercam ou que esto sob sua responsabilidade. por esta razo que se deve abster de reagir de forma desconsiderada ou avanar sem refletir. O melhor refu giar-se entre seus parentes, que ficaro muito contentes com sua sensata re soluo. Trao 4: est enfrentando problemas e dificuldades que no conseguir re solver sozinho. Alm disso, no tem nenhuma perspectiva ou segurana de que as circunstncias evoluam favora velmente para voc. Esta situao deve gui-lo para encontrar naturalmente a ajuda e o apoio de pessoas competen tes, sinceras e eficazes.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 39


Cada vez que aparece um obstculo no caminho, devemos saber parar e refletir sobre a maneira de ultrapass-lo ou de evitar, seja qual for sua origem ou natureza. De fato, querer seguir nosso caminho a todo custo, sem levar em considerao as dificuldades que encontramos, uma atitude suicida. E mais ainda quando grande parte dos obstculos que enfrentamos se devem a nossas prprias carncias ou a nossos maus reflexos de comportamento. Assim, refletir bem diante do obstculo no significa apenas ter as melhores oportunidades.

HIAI O DESENLACE
Interpretao geral do hexagrama As dificuldades e obstculos que en controu esto prestes a desaparecer. Na verdade, sente um intenso alvio que no deve incit-lo auto-satisfao ou a deixar-se ir. Sobretudo, no deve ignorar resolver os assuntos menores que podero ainda restar. Por outro lado, se vier a julgar os erros cometi dos por outras pessoas, mostre-se in dulgente, passe uma borracha e vire a pgina. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: depois de ter ultrapassado com sucesso os obstculos, gozar de um perodo de calma que deveria per mitir recarregar as baterias. Aproveite a fundo este momento de graa para se preparar para novos empreendimentos. Trao 2: ter de lidar com pessoas no claramente malvolas, mas que agem na sombra, com astcia, para que suas iniciativas no corram bem ou para que suas aes paream no ter funda mento. Ora, esconda mais de um s na manga e, se no final reagir com a mes ma sutileza, lhe daro razo ou ter a ltima palavra. Trao 3: depois de ter vencido as di ficuldades, adquiriu uma situao, se no invejvel, pelo menos muito mais segura e confortvel. N o entanto, se

laes, seria ineficaz opor-se a elas ar bitrariamente ou manifestar-lhes hos tilidade. Seria mais prudente e sen sato e, tambm, mais produtivo, fazer-lhes sentir sua deciso de cortar todos os laos com elas, afastando-se delas interior mente, eliminando em voc todo tipo de sentimento em relao a elas. Finalmente acabaro por afastar-se com toda naturalidade. Trao 6: est enfrentando uma situao ou um caso de soluo muito clara. De fato, est consciente de que tem um adversrio que, se no rea gir rpida e radicalmente, no o deixar chegar ao seu objetivo nem estar tranqilo. Por isso no deve he sitar mais em agir para reduzir essa pes soa impotncia. considerar seus bens como defini tivamente adquiridos, e se der mostras de suficincia, poder muito bem, sem se dar conta, pr em perigo ou levan tar a inveja de pessoas mal-intencio nadas. Trao 4: convive com pessoas que en controu em sua intimidade, que parece fazem parte de sua vida, mas com quem, na realidade, no tem nenhum ponto em comum, exceto o terem em preendido juntos uma ao em um da do momento. Mas, se deseja cultivar relaes mais sinceras e profundas com outras pessoas, deve pr fim a estas companhias passageiras, do contrrio, os seres com quem sente mais afini dade se afastaro de voc. Trao 5: se lida com pessoas com quem deseja romper todo o tipo de re

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 40


0 desenlace o instante em que todas as tenses se libertam, quando os conflitos se resolvem e os problemas encontram suas solues. Uma vez feito isso, deve saber-se a lio e aprender destas experincias dolorosas para que no voltem a se repetir. Mas ficam ainda por desfazer os ns dos ressentimentos, rancores, amarguras e de qualquer idia de vingana suscetvel de nos atormentar. No sendo assim, corremos o risco de reproduzir, com nosso pesar, as mesmas causas que geraram estas dificuldades, j passadas, e encontrarmo-nos novamente mergulhados nelas.

Os hexagramas 41 e 42
que estiverem cheios de boas intenes em relao a voc possam expresslas plenamente. Trao 5: esteja ou no consciente disso, deve saber que de qual quer forma gozar de uma grande alegria ou de uma grande felicidade cm um fu turo muito prximo, espe cialmente no mbito de sua vida mais ntima, sentimen tal e afetiva. Trao 6: sua natureza ben vola e generosa leva-o natu ralmente a fazer com que os outros se aproveitem de todas as vantagens que adquiriu ou ob teve graas a seus prprios esfor os e mritos, e impele-o a distribuir seus ganhos ou em reinvestir seus lu cros. Uma atitude to positiva s pode lhe trazer a estima, o agradecimento e o reconhecimento de todas as pessoas que o rodeiam.

SOUEN A PERDA
Interpretao geral do hexagrama A situao em que se en contra atualmente no po sitiva ou talvez no lhe permita ser valorizado. N o entanto, no tem razo para se envergonhar nem para ter complexos dela. Apenas deve ter em conta suas verdadeiras motiva es e os impulsos sinceros e espont neos de seu corao. Esta autenticidade que demonstra pode, efetivamente, compensar de sobra os poucos meios de que dispe. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sua natureza benvola, so lidria e espontnea leva-o a ajudar uma pessoa que no final das contas est em uma situao mais confortvel do que a sua. Por isso, se esta pessoa sou ber valorizar com justia o servio que est lhe prestando, poder agir com toda confiana; mas se no for digna disso ou considerar como uma dvida, no o faa. Trao 2: no confunda amabilidade com servilismo. U m a pessoa servial disponvel, entregue, espontnea. Um ser servil anula sua prpria personali dade para se submeter a indivduos que toma por mais fortes ou melhor situa dos do que ele. Prestar um servio re vela uma nobreza de corao e uma fora de carter. Ser servil conse

qncia de sentimentos baixos, mes quinhos, que apenas merecem ser des prezados. Trao 3: toda relao triangular suscita, mais cedo ou mais tarde, paixes, tenses, conflitos, por culpa dos cimes. Assim prefervel que uma das trs pes soas se retire. Uma relao privilegiada s pode che gar a ser profunda entre dois seres. Se estiver em uma situao deste tipo, j sabe o que deve fazer. Mas, por outro lado, quando nos sen timos sozinhos, acabamos sempre por encontrar o ser que o destino nos pre parou. Trao 4: suas fraquezas e sua falta de flexibilidade no favorecem os impul sos sinceros de certas pessoas do seu meio em relao a voc. Por outro lado, parece que cultiva re laes com seres que o incentivam a tais atitudes. No demasiado tarde para se dar conta disso e reagir de maneira que aqueles

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 41


Os ciclos da vida esto feitos de tai forma que todos ns passamos por momentos benficos e momentos de perdas. No entanto, para evitar que nos encontremos sem nada nos momentos de perdas, devemos saber poupar nos momentos de lucros. Da mesma forma, quando temos muitos recursos vitais e energticos, no devemos esbanjlos, para poder tirar do que soubemos poupar, quando estivermos fracos ou des falecidos.

YI O GANHO
Interpretao geral do hexagrama Divida de forma espontnea e ge nerosa os bens de que dispe com aqueles que o cercam. No s ficaro agradecidos, como se entregaro a voc de corpo e alma. Por isso sua situao e seus assuntos continuaro a prospe rar e a dar seus frutos. Com relao a voc especificamente, no hesite em corrigir suas fraquezas e em inspirarse nas qualidades das pessoas de seu meio que mais admira. Tirar tambm o melhor proveito de si mesmo. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: as circunstncias em que se en contra atualmente so to favorveis que lhe oferecem a oportunidade de realizar algo ambicioso que no fazia parte, sem dvida, de seus projetos. certo que se enganaria se se privasse disso e se no tirasse proveito desta situao to van tajosa. Trao 2: suas motivaes e suas aes esto em perfeita harmonia com as cir cunstncias favorveis em que se en contra e das quais pode tirar proveito, estando seguro de alcanar seus obje tivos, de obter sua fmalidade ou realizar o que quiser. ] Uma situao to positiva de todos os pontos de vista , evidentemente, prova de sucesso e triunfo em todos os m bitos de sua vida. Trao 3: as circunstncias favorveis em que se encontra, assim como seu

comportamento justo e conseqente, permitem-lhe resolver facilmente os problemas e as dificuldades com que se confronta atualmente e aprender uma lio imediata, enriquecedora e til, no s para voc, como tambm para aqueles que o cercam e para a evo luo e progresso de sua prpria si tuao em geral. Trao 4: Tem a oportunidade de de sempenhar um papel de mediador ou de mensageiro. No subestime a importncia de tal misso. Para se fazer digno dela e cum prir como deve, necessrio dar mos tras de objetividade, de honestidade e de neutralidade, qualidades que no qual quer um que tem e que implicam pos suir uma conscincia clara, lcida e exi gente.

Trao 5: o que justo, reto e bom no precisa ser medido. Assim, se seus atos se basearem nesses princpios e suas moti vaes forem tambm since ras e generosas, pode estar seguro de que ter resulta dos bastante positivos em todas os seus empreendi mentos. Trao 6: Se ceder aos seus impulsos e falar in discriminadamente, se ten tar obter algo a todo custo, sem apoio ou ajuda de ne nhum tipo, ir direto ao fra casso. Por outro lado, se refletir antes de agir, se pesar os prs e os contras e medir suas palavras antes de se expres sar, se estiver seguro das pessoas a quem se dirige, todos os seus em preendimentos triunfaro.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 42


Os excessos so to duros de suportar como o vazio. Em tudo preciso encontrar o meio termo. 0 vazio tem de ser preenchido, mas no pode transbordar. Assim que obtivermos numerosos ganhos e lucros, devemos saber redistribuilos nossa volta para evitar todo excesso, desenfreamento e saturao. Devemos tambm agir de igual modo em relao aos nossos pensamentos, idias e emoes, seno, nos ultrapassaro e j no conseguiremos nos dominar.

Os hexagramas 43 e 44
Portanto, seria muito sensato e acertado que acalmasse e no se obstinasse mais em intervir. Saber ouvir este con selho? Trao 5: voc cruzar com duros adversrios ou diante de seres que tm os meios de exercer um poder, uma influncia ou presses contrrias a suas in iciativas, a seus projetos c a suas aes. N o entanto, no se renda e continue a lutar , para obter o que quer e am biciona, mesmo quando as re laes que est obrigado a man ter com essas pessoas possam parecer desalentadoras ou no haja esperanas nem perspectivas de me lhora. Trao 6: se voc se esforou para re solver grandes dificuldades para finali zar uma situao negativa ou para reti ficar ou melhorar, isso muito positivo. N o entanto, assegure-se de que foi ao fundo das coisas e de que no se es queceu nem do mnimo detalhe, que poderia ser essencial c perigoso. S cumprindo esta condio poder ficar satisfeito com seus resultados.

KOUAI A DETERMINAO
Interpretao geral do hexagrama O instinto e a razo nem sempre esto de acordo; as paixes e a sen satez, tampouco. Entretanto, quer se trate de condenar suas fraquezas quer as fraquezas dos de mais, ou acabar com uma situao pre judicial, voc deve agir ou reagir com a mxima firmeza. Por outro lado, muito importante que suas idias e seus atos no sejam rgidos ou sistemticos. Melhor permanecer receptivo s opi nies e objees dos outros, e ser capaz de se questionar. Interpretaes dos traos mutveis Trao 1: est decidido a continuar, a avanar, mas ainda existem movimen tos contrrios ou pontos de tenso que travam e o retm. Esta a razo pela qual seria muito mais prudente no pas sar dos limites nem precipitar nada, cor rendo o risco de, caso contrrio, sofrer o contragolpe imediato por seus atos prematuros. Trao 2: se cm qualquer circunstn cia demonstrar introspeco, com cer teza suscitar a estima e o interesse dos outros. Se sua clarividncia lhe permi tir exercer um autntico domnio de si mesmo e de seus instintos, nunca ser vtima de suas emoes, de seus exces sos ou da loucura.

Se, por ltimo, souber tomar todas as precaues necessrias antes de em preender qualquer coisa, ento no cor re risco algum e seu xito est totalmen te assegurado. Trao 3: determinadas circunstncias obrigam-no a conviver com uma pes soa de seu meio no muito bem con siderada. De maneira que as pessoas o julgam cmplice ou imaginam que partilha das mesmas opinies deste personagem. Ora, enganam-se, mas voc no tem nenhum meio de de monstrar sua boa f. Limite-se, por tanto, a cumprir sua tarefa permane cendo fiel a seus princpios e espere o momento oportuno para se afastar desse indivduo. Trao 4: possui uma natureza ansiosa que o impele a agir sem descanso. Mas, forando os acontecimentos e influindo constantemente sobre as circunstncias, tal como faz agora, gera, sem saber, si tuaes confusas, obstculos e inumer veis dificuldades.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 43


A determinao vale mais do que a indeciso. No entanto, se provocar um estado permanente de superexcitao e agitao, tanto nos pensamentos como nos atos, seus efeitos podem ter nefastas conseqncias. De maneira que preciso fazer uso dela com moderao, apenas quando as circunstncias a reclamam. Ser decidido marcar limites. Mas , principalmente, impor limites a ns prprios. Se no respeitarmos nossos prprios limites, a determinao no tem nenhuma finalidade.

KEOU A UNIO
Interpretao geral do hexagrama Os fenmenos de atrao e de repulsa so mais fortes do que qualquer coisa. De maneira que, quando dois seres se atraem mutuamente, nada os pode im pedir de se encontrarem e de se uni rem. Por outro lado, desconfie das pessoas que no esto ligadas por uma unio particular e das que tm tendncia para dar demasiada confiana ou crdito. Interpretaes dos traos mutveis Trao 1: uma pessoa que no lhe pa recia perigosa ou cujos atos no lhe pa reciam ter conseqncias, encontra-se finalmente em uma situao que re fora seu poder e, portanto, seus atos. Se persistir em deixar fazer, sem rea gir ou sem intervir energicamente, aca bar por ter graves problemas. Trao 2: encontra-se diante de um in divduo a quem, com razo, confere uma confiana muito limitada. Suas relaes so tais que se poder permitir exercer uma influncia po sitiva e sutil sobre ele para que no co meta equvocos. Mas, bvio que no dever baixar a guarda, pois do contrrio, as coisas so capazes de fugir de seu controle por inrcia ou falta de tato. Trao 3: est tentado a iniciar relaes com uma pessoa de intenes ou rela

cionamentos duvidosos, ou pelo me nos contrrios s suas convices e a seus princpios. Apesar da decepo ou da frustrao que sente neste momento, excelente no o fazer, pois assim evitar come ter um grave erro. Trao 4: nunca esquea de manter re laes privilegiadas com pessoas mo destas, que no tm uma situao que corresponde a suas verdadeiras dispo sies. O que conta antes de mais nada so as intenes e as motivaes dos in divduos, no sua situao social. U m dia poderia precisar delas tanto como neste momento elas parecem precisar de voc. Trao 5: est insatisfeito com o com portamento e as atuaes de algumas

pessoas do meio que o rodeia, mas no ser por isso que intervir em suas vidas, em suas escolhas ou em suas decises. Deixa-as fazer sem dizer nada. Escolheu a atitude correta. De fato, determinadas cir cunstncias do momento inclinaro os ditos indiv duos a adotar outro com portamento, a aproximarse de voc e a partilhar sua opinio. Trao 6: afastou-se do mun do exterior e de suas relaes. Isto nem sempre bem recebi do por parte daqueles indivduos que o cercam que, ao faz-lo, o jul gam mal. N o entanto, isto no muda em nada sua atitude, nem a tranqilidade de seu esprito, pois voc sabe per feitamente que seu comportamento lhe convm e que no saberia agir de outra forma.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 44


Parece freqentemente que da unio e da oposio participam os mesmos critrios, os mesmos elementos que podem unir ou opor dois seres. Por isso, tudo depende do ngulo de viso que cada um dos protagonistas adotar. Uma verdadeira unio produz-se quando duas pessoas tomam suas oposies complementares uma da outra.

Os hexagramas 45 e 46
esforos espontaneamente e com toda a sinceridade, claro que no precisa de lhes pedir nada, est tudo muito bem. Por outro lado, se outros in divduos lhe do a conhecer as mesmas intenes, mas voc nota neles abertamente se gundas intenes porque querem aproveitar-se de suas vantagens ou do que eles consideram privilgios, f portanto dever mostrar-se muito vigilante, precavido e ' exigente com eles. Trao 6: deseja aproximar-se de uma pessoa ou ligar-se a ela, porm voc no se faz entender com demasiada clareza ou ento no os entendeu. Em todo caso, para pr fim a um malentendido, mostre-lhe pessoa em questo sua decepo e seu descon certo pois no ser certamente indi ferente a seus sentimentos.

TS'OUEI A REUNIO
Interpretao geral do hexagrama Para que uma comunidade possa se articular e evoluir de maneira harmoniosa, impor tante que uma mesma motivao e sentimentos parecidos sejam com partilhados por todos os membros que a compem. De fato, em qualquer comunidade exis tem sempre riscos de tenses, de de sacordos e de conflitos. N o entanto, possvel evit-los, adotando uma atitude preventiva, mantendo-se disposto a en frentar eventuais discrdias. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: uma pessoa exerce inexplica velmente uma forte atrao sobre voc e voc desejaria aproximar-se dela. N o entanto, a intimidade das relaes que voc mantm com outros indivduos retm-no e mergulha-o na confuso. Confie pois nesta primeira pessoa digna de estima. Ela o ajudar a ver com maior clareza e a tomar boas resolues, ou seja, as necessrias. Trao 2: no esbanje nem desaproveite suas energias toa em querer tomar uma direo em vez de outra, no ator mente a cabea em fazer uma escolha a todo custo. Se se encontrar com al gum que partilhe seus sentimentos e seus princpios, pode espontaneamente

conceder-lhe sua confiana, abrir-lhe seu corao e deixar-se levar pelo jogo das afinidades. Neste tipo de situaes, se se mostrar sincero, tudo se torna mais simples e evidente. Trao 3: sente-se s, isolado, fora do jogo, e tem muitas dificuldades quer por timidez quer por falta de humildade, para se integrar cm um grupo ou entre outras pessoas com quem desejaria travar relaes. Ento, basta que se aproxime de uma delas para que o introduza no seio deste meio social que o atrai. Trao 4: assume uma funo ou uma responsabilidade, ou ento vocao ou um comportamento unificador. Anima assim aqueles que o rodeiam a comprometerem-se, a agirem ou a tra balharem em uma obra comum, a qual se deve toda a voc. Trao 5: se existem pessoas sua volta que se associam com voc ou juntam

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 45


Para que os seres de naturezas diferentes, s vezes mesmo opostas, possam se reunir, se juntar, viver ou trabalhar juntos no seio de uma comunidade, devem ter um objetivo comum mas deve existir sobretudo um sentimento de solidariedade que os una uns aos outros. E mais, quando queiramos reunir todas as nossas foras, todas as nossas energias para obter ou realizar qualquer meta ou objetivo, todas as caractersticas componentes de nossa personalidade devem estar relacionadas, ligadas, unidas umas s outras sem excluir nenhuma.

CHENG O CRESCIMENTO
Interpretao geral do hexagrama Atualmente voc se beneficia de cir cunstncias que s podem motiv-lo a agir. agora ou nunca que deve apren der algo e progredir. No espere mais, no hesite mais. Ouse pr-se a caminho, realizar seus projetos, tomar iniciativas audazes, j que, repitamos, estes dispem de todas as oportunidades para ter xito para alm de suas expectativas. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: tem inteno de tomar uma iniciativa, est decidido a empreender uma ao ou a realizar um projeto. Mas isto implica que tenha a aprovao ou o apoio de uma pessoa influente ou de algum que possui um certo poder ou autoridade. N o entanto, acontece que, pelo fato de no ter nenhuma referncia, algo o faz temer no ser escutado. Ao pedir ajuda a esta pessoa bem si tuada, voc se dar conta rapidamente de que mostra muita boa predisposi o em relao a voc mesmo. Trao 2: s vezes falta-lhe flexibilidade e tato nas relaes com aqueles que o rodeiam. N o entanto, digno de confiana e muito honesto. Estas qualidades valemlhe o interesse e a estima de todos e fazem esquecer que concede pouca im

portncia a convenes ou que suas rea es se revelam s vezes severas ou sem matizes. Trao 3: as dificuldades e os obst culos que encontrou ou que ainda pode encontrar e que, por outro lado, enfrenta atualmente, vo desaparecer como por magia, pelo menos no que est em sua mo. Continua a avanar, visto que ir beneficiar-se com cir cunstncias excepcionais; no hesite mais e aproveite. Trao 4: finalmente conseguiu atingir seus objetivos. Obteve ou realizou o que queria. E se no fosse esse o caso deve saber que dentro em pouco ser u m dado ad quirido. Saboreie plenamente sua vit ria e seu xito; estes deveriam permi

tir-lhe assentar sua posio e melho rar sua situao. Trao 5: encontra-se no cami nho do xito. Se no baixar a guarda, se no esmorecer, se no pre cipitar os acontecimentos e, no entanto, subir um a um os degraus permane cendo tenaz, atento e vi gilante, acontea o que acontecer, ento tem por certo que o xito e a vit ria estaro no final de seus esforos e voc ser recom pensado. Trao 6: no tente obter o que quer a todo custo, sem ter em conta as circunstncias em que se encontra, os meios de que dispe e suas possibilidades. De fato, sua falta de escrpulos e coe rncia poderiam ter conseqncias ne fastas ou perigosas.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 46


0 crescimento uma manifestao natural e espontnea na natureza. Porm, uma rvore no cresce nem se desenvolve se no possuir slidas razes. De maneira que toda a energia que despender para se agarrar terra nunca ser gasta em vo. Graas a ela baseiam-se os princpios sobre os quais se poder apoiar para crescer e expandirse. Todos os homens deveriam inspirarse neste exemplo.

Os hexagramas 47 e 48
Trao 5: no est em uma situao de fora nem em uma posio estra tgica ideal. Por isso, encontra-se impossibilitado de obter os meios que seriam teis e neces srios para ajudar aqueles que precisam ou para evitar uma desgraa que poderia piorar a situao. N o entanto, os aconteci mentos evoluem de maneira que pode esperar uma mu dana positiva por parte das pessoas responsveis. Interessalhe muito permanecer fiel s suas convices e continuar com r sua ao. r Trao 6: no consegue desfazer-se, radical e definitivamente, de uma si tuao ou de uma relao que j no tem razo de ser. Deve, portanto, agir firmemente e to Trao 3: face aos obstculos e s difi mar energicamente a deciso que se im pe sem perder mais tempo e, princi culdades com que se confronta atual mente, d mostras de indeciso ou en palmente, sem desanimar nem perder a to necessita contar com ajudas, ou coragem. tambm considera situaes ilusrias ou completamente inadaptadas s cir cunstncias do momento. Deve, por Conselho prtico revelado tanto, reagir mais energicamente e pelo hexagrama 47 tomar firmes e oportunas decises nesta situao. A fatalidade no mais do que a conseTrao 4: deseja sinceramente ajudar qncia de nossos atos equivocados. certas pessoas do seu meio ou pessoas No entanto, como por natureza temos conhecidas, que passam por dificulda tendncia para a passividade ou para des reais ou que verdadeiramente ne a resignao, mostramos disposio cessitam de apoio. para culpar uma sorte injusta de todos Ora, aqueles que estariam em condi os nossos males. No se trata de fataes de as ajudar ou os que teriam o lidade, mas sim de obscurantismo. um dever de faz-lo no o fazem. Mas sua sinal de fraqueza face adversidade, natureza benvola, generosa e seu po no de firmeza. Por isso, quando estader de convico deveriam finalmente mos imersos em uma situao aparenpermitir-lhe vencer estes obstculos temente sem salda, inextricvel, depassageiros. veremos recorrer firmeza de esprito, Dentro em pouco, ir constituir-se sua visto que s ela mais forte do que o volta uma corrente de solidariedade e destino. generosidade.

K'OUEM A FATALIDADE
Interpretao geral do hexagrama Se a sorte lhe for contrria, se sofrer os infortnios da sorte ou se tiver a impresso de que se en contra face a obstculos intranspon veis, deve dar mostras de firmeza in terior. Ento conseguir vencer suas dificul dades permanecendo fiel a si prprio, a seus princpios, a suas convices e a suas crenas. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se se lamentar de sua m sorte, se se render ou se desesperar por no encontrar uma sada ou uma soluo, no s no resolver nada co mo, alm do mais, tudo faz pensar que a situao se ir agravando. O conse lho que aqui lhe oferecido , portan to, que reaja mais energicamente e no se deixe levar. Trao 2: est experimentando um grande fastio devido monotonia de sua vida atual. certo que sua posio no reflete suas capacidades. N o entanto, breve mente ter a possibilidade de ascen der a uma situao mais de primeiro plano. Enquanto espera que chegue o m o mento, prepare sua personalidade c tenha confiana em si e f na vida.

TSING A ABUNDNCIA
Interpretao geral do hexagrama Os princpios e as convenes que nos foram inculcados, ou que adquirimos graas a ns mesmos, no so mais do que instrumentos teis para expressar nossa personalidade e nossa verdadeira natureza. E assim tanto para voc como para cada um de ns. Por isso, no d mais importncia do que a que as con venes possuem e nunca deixe de ali mentar a riqueza de recursos interio res que s a voc pertencem. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sua solido ou isolamento fazem-no sofrer. Parece que, por no ter suficiente estima por si prprio c por deixar de cultivar suas qualidades pes soais e suas riquezas interiores, ignora ou rejeita as dos outros. Esta a causa insondvel de seu isolamento. A partir de agora, j sabe como remedi-lo. Trao 2: no lhe faltam qualidades potenciais, nem valor pessoal, mas no se dedica o suficiente a isso ou abstmse de as cultivar ou aproveitar. De ma neira que se rodeia de seres que no o valorizam nem o estimulam. Deveria, portanto, ter mais auto-estima ou ir ao encontro de indivduos cujos centros de interesse o enriqueceriam. Trao 3: tem boas qualidades, mas ignora o fato ou nega-se a admiti-lo. Ou

cipalmente, falta-lhe generosidade e simplicidade em suas relaes com os outros. Tanto assim que no deixa que ningum usufrua dos seus dons e aptides. Deveria tomar conscincia disso. De fato, se no as aproveitar mos, nossas qualidades e ta lentos permanecem estreis I e no so teis a ningum. Trao 6: ao fazer com que aqueles que o rodeiam se beneficiem de suas qualidades, aptides ou talentos, 7 voc se enriquece sempre um pouco mais. Uma atitude to correta, honesta e positiva no faz seno com que merea a estima e a considerao de todos e lhe garanta uma certa plenitude interior, que j no ir esgotar-se. tende por natureza a subestimar-se ou subvalorizar-se. N o entanto, tem pr xima a voc uma pessoa solcita e ben vola da qual deveria seguir o exemplo e os conselhos que est disposta a darlhe. De fato, parece que lamenta sua ati tude e se encontra disposta a ajud-lo. Trao 4: est em um momento de sua existncia em que sente a necessidade de pr ordem em sua vida e esclarecer as idias. Por isso, no se mostra muito atento aos outros e no consegue em preender nada de novo. Porm, isso no traz conseqncias, visto que este retor no a si mesmo vai lhe permitir agir com maior eficincia e viver mais harmonio samente. Trao 5: possui excelentes qualidades, mas no as aproveita o suficiente e, prin

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 48


A imagem escolhida para ilustrar este hexagrama a do poo. De fato, o poo oferece gua lmpida, pura e refrescante a todos os que queiram beber dele. um smbolo de generosidade e abundncia, mas tambm de enriquecimento constante. Deste modo, quanto mais gua se tirar do poo, tanto mais ela se renova e se regenera. Por outro lado, se deixarmos de ir ao poo, sua gua se estagna e se esgota. assim que devemos ser, como um poo do qual todas as pessoas possam beber para que nossos dons e qualidades naturais se enriqueam constantemente.

Os hexagramas 49 e 50
considerao os interesses e a situao de cada um. Caso contrrio, no ob ter a confiana necessria para esta tarefa. Trao 5: voc sabe exata mente quais so as mudanas que quer fazer na sua vida e quais as pessoas sua volta que, por no se con formarem em compreen der a necessidade destas transformaes, esto dis postas a apoi-lo e a unir-se a voc para que tenha con dies de compreend-las ra pidamente. Deste modo, al canar suas metas e objetivos facilmente. Trao 6: aps a mudana radical ou importante que acaba de fazer em sua vida, ou era sua situao, ainda sobram alguns pequenos pormenores por con sertar. No seja demasiado exigente e rigoroso em relao ao progresso dos que o ro deiam. De fato, o essencial que esta mudana tenha sido realizada e que, a partir deste momento, todos possam viver em harmonia, em equilbrio c tra balhar em paz.

KO
A MUDANA
Interpretao geral do hexagrama Tentou de tudo para consertar as coi sas, mas, apesar de seu esforo, est sempre tropeando com os mesmos obstculos e as mesmas dificuldades. Assim, deve impor em sua vida uma mudana radical ou uma transformao mais profunda. Entretanto, faa-a de maneira dinmica e positiva, de modo a que todas as pes soas concordem e acolham esta mu dana com alegria. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: voc deu a volta situao, esgotou todas as possibilidades, todos os recursos de que dispunha, sem con seguir nenhum resultado positivo; con seqentemente, deve efetuar uma mu dana radical o mais cedo possvel. N o entanto, para efetu-la no empreenda nada que no esteja de acordo com as exigncias do momento. No aja pre maturamente nem sem preparao. Es pere o momento oportuno para inter vir, se no quiser estragar ou perder tudo. Trao 2: a partir deste momento, pa rece-lhe evidente que somente uma mudana radical, realizada dentro das regras, mas com a maior firmeza, lhe

permitir sanear e renovar sua situao. N o entanto, para obter a aprovao de todas as pessoas afetadas, importante que tenha uma viso clara das trans formaes que vai empreender e que algum digno de confiana possa darlhe apoio moral. Trao 3: se uma mudana profunda se apresentar como uma necessidade que j no pode ignorar mais, no ceda pe rante a impacincia para realiz-la, antes pelo contrrio. No tente impedi-la a todo custo, com o pretexto de que teme ou evita mudar seus hbitos. Tenha como certo que, tendo dado uma volta situao, con sultado as pessoas certas e competen tes e recebido delas aprovao c alento, deve tomar uma resoluo firme neste sentido, sem esperar mais. Trao 4: para realizar a mudana im portante a que aspira, ou de que sua vida necessita atualmente, indispen svel que suas motivaes sejam ob jetivas e generosas, que tenham em

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 49


A mudana uma necessidade vital. No deve vir de um ato gratuito ou de uma vontade instvel ou inconstante. Quando uma mudana se impe verdadeiramente, sempre reconhecida. De fato, precede a uma situao sem sada ou uma circunstncia em que tudo aspira e chama pela necessidade de uma mudana. Assim, algo bom e natural admiti-lo, visto que sem mudana permaneceria sempre tudo confuso e catico.

TING A FORA DO DESTINO


Interpretao geral do hexagrama O destino o instrumento graas ao qual sua vida encontra um sentido, sua forma e sua fora. Assim, para viver melhor necessrio conhec-lo e sub meter-se a ele. Ao conhecer seu destino, tomar conscincia de suas possibilida des e de suas limitaes e cultivar sua vida. Desta maneira, seu destino e sua exis tncia permanecero em harmonia. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: se for sincero, se estiver dis ponvel, se for receptivo, se estiver dis posto a transformar-se interiormente, a duvidar quando necessrio, a fazer todos os esforos possveis para cum prir as tarefas que lhe foram designadas ou a assumir suas obrigaes, ento no hesite mais: mais cedo ou mais tarde suas qualidades e mritos sero reco nhecidos. Trao 2: na medida do possvel, preo cupe-se unicamente com os resultados tangveis, concretos e positivos que ob tiver, excluindo qualquer outra consi derao. Sem dvida, no poder evi tar suscitar a inveja sua volta. N o entanto, dedicando-se plenamente a seus trabalhos mais produtivos, se tor nar intocvel. Trao 3: atualmente encontra-se em uma situao ou posio na qual no

daqueles que o odeiam ou dependem de voc, e continua receptivo s suas opinies ou conselhos. S assim poder contar com o apoio in condicional de auxiliares e de colaboradores eficazes e competentes. Mantenha-se firme com esta atitude e com esta boa disposio moral. Trao 6: tem fama de mostrar um carter firme e decidido, sabendo, ao mesmo tempo, ser gene roso c benvolo. Estas qua lidades suscitam a simpatia e o interesse sua volta e pro porcionam-lhe freqentemente a oportunidade de prodigalizar bons conselhos. Uma atitude to positiva, que olha pelo bem de todos, s pode ser-lhe favorvel. pode explorar suas qualidades, dons e aptides. Evidentemente, isto deixa-o frustrado ou contrariado. Assim, tem a sensao de que tudo que faz no serve para nada. N o entanto, por muito es tranho que possa parecer, no neces sita preocupar-se de antemo, mas deve cultivar suas qualidades at que as cir cunstncias lhe sejam finalmente favo rveis e possa aproveit-las a seu favor. Trao 4: tem responsabilidades ou obri gaes importantes a assumir, mas no tem certeza de estar altura. Duvida de si mesmo e de sua competncia. Alm disso, no se dedica suficientemente a isso e suas relaes fazem-no perder de vista seu objetivo que, por razes invo cadas, seguramente no alcanar. Trao 5: tem responsabilidades a as sumir ou um poder a exercer. N o en tanto, permanece atento s necessidades

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 50


A fora no uma qualidade essencialmente boa. Pode ser m ou boa conforme o corao seja desapiedado ou nobre. boa se os sentimentos que vierem do corao tambm o forem e se escolhermos bons alimentos espirituais. Mas se nos alimentarmos dos maus pensamentos dos outros e de idias obscuras, a fora que cresce em ns pode ter conseqncias nefastas ou muito destrutivas. Assim, devemos estar atentos ao que entre por nossa boca e ao que dela saia, pois s deste modo poderemos estimar a verdadeira natureza de nossa fora.

Os hexagramas 51 e 52
tanto, parece estar preparado para eles. Voc est, portanto, totalmente con centrado, imerso na situao. No se deixe dominar pelos aconteci mentos. Para tal, ao voltar a ter con trole e a ficar senhor de situa es que so produto de seu prprio destino, sua vitria I parece assegurada. ' Trao 6: os transtornos que foram produzidos em sua vida ou em seu ambiente tm, em primeiro lugar, um efeito nefasto sobre seu equi lbrio psicolgico. Mas voc soube sobrepor-se e julgar obje tivamente esta situao. Tentou exortar a calma aos demais, igualmente afetados por estes transtornos. N o entanto, parece que no lhe escu taram ou que no tenham compreen dido sua atitude. No d nenhuma importncia a isto e, pensem o que pensarem os demais, digam o que disserem, mais do que tudo no entre em u m pnico gene ralizado.

TCHEN O MEDO
Interpretao geral do hexagrama Quaisquer que sejam os acontecimentos imprevisveis que surjam ou as mudanas inevitveis produzidas em sua vi da, as quais voc deve enfrentar, se voc se preparou anteriormente ou se soube cultivar em voc qualidades nti mas, profundas, essenciais, permanece r inquebrantvel, fiel a si mesmo e perfeitamente sereno. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: est se produzindo uma m u dana tal em sua vida ou em sua si tuao que voc teme o pior, com a n tima e pessimista convico de que no saber enfrent-la nem reagir como deve. N o entanto, analisando bem, e uma vez passado o choque, descobrir que este transtorno na situao , no final, um mal que vem para o bem. Trao 2: voc foi vtima de um trans torno to grande que no conseguiu evi tar danos nem conseqncias nefastas para voc ou para os que o cercam. Entretanto, no deve inquietar-se em excesso nem fazer um drama de sua si tuao. Embora tenha sofrido perdas, recuperar o que lhe pertence em seu devido tempo. Trao 3: voc no responsvel pelo transtorno que se produz atualmente

em sua existncia, pois obedece a cir cunstncias exteriores ou conse qncia de elementos inerentes a seu destino. Trata-se portanto de uma autntica prova da qual voc pode tirar o maior proveito para sua evoluo pessoal, se souber explor-la com habilidade, arte e inteligncia. Trao 4: as circunstncias neste ponto so to problemticas e confusas que voc no pode empreender uma luta verdadeira e enrgica para obter o que quer, nem esperar enfrentar uma ad versidade determinada que lhe obri garia a reagir firmemente, para impor de forma clara sua vontade. De fato, a situao est to enredada, to complexa e difcil, que mais vale renunciar a empreender qualquer coi sa, para sair adiante, ao menos por en quanto. Trao 5: os transtornos produzidos atualmente em sua existncia no lhe do nem trgua nem descanso. N o en

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 51


"0 medo no evita o perigo", diz um provrbio. Mas aqui no se trata de viver com o medo do amanh, nem de inquietar-se pelo seu futuro. 0 medo a que se faz aluso neste hexagrama est em relao com uma atitude feita de respeito e de circunspeco face aos acontecimentos da vida. 0 medo em que vive a pessoa que se pergunta se est atuando ou reagindo bem, se seus atos refletem perfeitamente seus pensamentos, suas intenes e suas convices..., lhe ajuda a superar os obstculos, a sair vitorioso de suas adversidades e transformar-se em dono de seu destino.

KEN A SERENIDADE
Interpretao geral do hexagrama Para viver em paz, relaxado e com toda tranqilidade, deve atuar em funo das circunstncias. Se acredita que pode se guir adiante, no hesite. Se, pelo contrrio, tem a impresso de que vale mais renunciar a todo o em preendimento, no faa nada. Qualquer outra considerao ou extrapolao es taria fora de lugar e no traria mais que decepes. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: deu um passo para a frente, mas no se pode dizer realmente que conseguiu empreender algo. Em u m m o m e n t o como este, quando est a ponto de tomar importantes decises e realizar escolhas essenciais para seu futuro, importante que confie em suas intenes, sem deixar-se in fluenciar pelas circunstncias em pro cesso de mudana com as quais se de parar. Trao 2: deixou-se levar a uma si tuao que no boa, ou ento est obrigado a seguir uma pessoa deter minada por um caminho perigoso ou sem sada. Felizmente, pressentiu o pe rigo e se deteve em tempo, com tanta sorte que no sofrer danos. N o entan to, indubitavelmente no acontecer o mesmo com esta pessoa, principalmen te se se nega a cair na realidade.

Trao 3: voc vtima de uma grande ansiedade, que lhe deixa impaciente, nervoso e febril. Tenta domin-la re correndo a mtodos draconianos. Atuando assim, estar operando con tra si prprio pondo em perigo seu equilbrio vital e seu bem-estar. Deve, portanto, renunciar a tais medidas, dei xar que sua ansiedade natural se ex presse livremente para conhec-la e compreend-la melhor. Assim como encontrar a paz. Trao 4: ainda no dono de seus im pulsos, emoes, desejos e de todas as angstias cclicas, pequenas e grandes, c de suas inevitveis conseqncias; mas, ao menos, no as ignora e sabe evitar ser sua vtima. Encontra-se, pois, no bom caminho para encontrar o equilbrio mais profundo, uma harmonia e uma serenidade interiores mais completas.

Trao 5: tem um projeto a realizar, uma tarefa a cumprir ou uma mis so que levar a cabo, que est in dubitavelmente acima de suas possibilidades, mas que se vangloria de poder alcanar. Ao faz-lo, descobrir ra pidamente que excedeu na confiana em suas for as e seus meios e com preender que sempre imprudente ou perigoso vender a pele do urso an tes de ca-lo. Trao 6: faa o que deve no momento oportuno. No exija nada mais de si prprio. No pea nada mais aos outros. No espere mais nada da vida. Uma atitude serena e um comportamento to correto lhe garantem o sucesso e o triunfo em todos os seus empreen dimentos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 52


A verdadeira paz da alma s se obtm se aceitamos ser ns mesmos. Obrigar-se a ser outra coisa que no somos na realidade provocar tenses interiores constantes. S aquele que lcido, que no se prejulga nem se condena a si mesmo, est em condies de se conhecer. Deixe que suas fraquezas e seus defeitos se expressem com naturalidade. Ao faz-lo, voc se dar a possibilidade de modificar a origem de tudo isso, isto , voc mesmo. Portanto, pode acabar por adquirir uma autntica serenidade.

Os hexagramas 53 e 54
que, se analisa as circunstncias em que se encontra atualmente, ao menos uma prova de segurana para o pre sente. Trao 5: os mal-entendidos e as coisas que no se dizem se acumulam entre uma pessoa prxima com a qual voc teria a possibilidade de cul tivar relaes privilegiadas e voc. Mas, voc menos respon svel que os seres hipcritas e malvolos que parecem ter ' exercido uma influncia nefasta sobre o ser em questo. N o entanto, voc pode e deve reagir com energia e o mais rapidamente possvel para dissipar o mal-estar. Trao 6: voc est em uma situao ideal que lhe permite realizar-se, des tacar-se e prodigalizar suas vantagens tenazmente. Aproveite sem reservas e sem blo queios este momento privilegiado.

TSIEN A PACINCIA
Interpretao geral do hexagrama Se voc aspira a exercer cer ta influncia em seu meio ou a desempenhar u m papel im portante em seu setor, deve seguir uma evoluo lenta porm segura, avanar etapa por etapa, de maneira que a influncia que voc exercer possa ser baseada em fundamentos e princpios slidos. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: voc est a ponto de empre ender uma ao ou de comprometerse em uma via decisiva para si mesmo, mas avana com prudncia, sem saber exatamente onde se aventura nem co mo faz-lo, alm de no ter nenhum apoio, nenhuma referncia que possa ajudar-lhe a obter seu objetivo. Esta prudncia efetivamente o certo, pois ela que empurra a tomar o tem po necessrio para triunfar plenamente em seus empreendimentos. Trao 2: atualmente voc se encon tra em uma situao estvel, cmoda, que lhe d a segurana necessria para empreender projetos ou realizar idias importantes, buscar novas perspecti vas em sua vida pessoal e profissional. Alm disso, tem a arte de fazer com que os demais aproveitem seus bene fcios ou as vantagens de que voc dispe.

Tudo isto , evidentemente, muito po sitivo, tanto para seu presente como para seu futuro. Trao 3: evite forar os acontecimen tos, queimar etapas, abandonar a meio caminho as regras e os objetivos que voc se tinha proposto, do contrrio, corre o risco de estragar tudo que tinha empreendido ou obtido at agora e arrastar os que lhe cercam a uma si tuao desastrosa. Mantenha-se tran qilo em seu lugar, sem intervir nem provocar os acontecimentos, e tudo sair bem. Trao 4: no ponto em que se encon tra, voc no tem mais escolha seno esforar-se em encontrar um ponto de apoio, uma referncia em um lugar ou em u m meio que certamente no lhe convm ou que lhe parece hostil, mas que tem o mrito de lhe dar a opor tunidade de fazer uma pausa para es perar tempos melhores. Esta situao no u m fim em si mesmo, mas voc estar de acordo em

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 53


A pacincia se ilustra com o desenvolvimento lento, normal, natural, como uma planta que, com o tempo, se transforma em uma rvore ou uma criana que se transforma em um homem. Em nenhum caso este movimento progressivo deve ser precipitado ou interrompido. preciso deixar que siga seu curso. Da a necessidade de submeter-se ao ritmo da evoluo natural com pacincia, de maneira que cada coisa e cada um de ns possa crescer como devido.

KOUEI MEI O PRAZER


Interpretao geral do hexagrama A simpatia um impulso afetivo livre e espontneo, ao que voc est disposto a entregar-se sem freios. N o entanto, para que se transforme em sentimen tos mais profundos e mais duradouros necessrio deixar que se desenvolva livremente. As pulsaes ou os movi mentos do corao demasiado violen tos raramente levam a relaes slidas, mas sim a rupturas e a uma vida afe tiva instvel. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: uma pessoa influente, experi mentada, que exerce certa autoridade ou certo poder, mostra uma sincera sim patia por voc. N o entanto, no basta colocar-se em uma situao vantajosa para, por sua vez, exercer influncia, manter sua posio ou representar seu papel. Em circunstncias assim, voc deve demonstrar maior discrio para poder atuar, se no mais na sombra pelo menos sem pr-se em evidncia. Trao 2: voc se relaciona ou se as socia com uma pessoa cujo comporta mento atual lhe decepciona ou no corresponde s convenes estabeleci das de antemo. N o entanto, apesar da amargura que voc sente, voc perma nece fiel aos seus compromissos, leal e sincero.

Trao 5: uma associao ou uma unio baseada em profundas inclinaes, em sentimentos autnticos e em relaes sinceras despojadas de toda forma e toda conveno, tem mais valor que uma aliana de aparncias faus tosas ou chamativas, mas sem nenhuma base real. Trao 6: suas relaes afe tivas precisam de profun didade, sinceridade e au tenticidade. Se voc no modificar seu comportamento e se obsti nar sistematicamente em enganar-se a si mesmo, ou com respeito a suas relaes senti mentais, voc se precipitar de cepo e ao fracasso. Mas, evidente mente, uma atitude to equivocada como esta pode ser corrigida. Trao 3: suas aspiraes e desejos so desproporcionais ou inadaptados sua situao real ou ao meio no qual voc evolui. Para satisfaz-las, dever obri gar-se a sair de seus limites, correr ris cos, fazer concesses ou atuar de uma forma fora do normal ou pouco con vencional. Voc deve ser consciente disso e atuar com conhecimento de causa. Trao 4: se souber esperar traanqila e pacientemente o momento oportuno permanecendo, acontea o que acon tecer, fiel a seus princpios e natu reza real de sentimentos e de relaes que voc deseja realmente viver, no haver nenhuma razo para que sua pacincia no seja recompensada e para que no encontre a pessoa que lhe foi destinada.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 54


0 prazer que os seres se do se baseia em uma inclinao natural e espontnea. Para dar e receber prazer, devemos deixar que esta inclinao se expresse livremente. Aquele que se encontrar ofuscado por seus desejos e tenta satisfaz-los a todo custo est obcecado por seu prprio prazer. Tal atitude a origem de uma vida desordenada e catica, pois o prazer a conseqncia da livre inclinao entre os seres, no sua causa.

Os hexagramas 55 e 56
Trao 5: seja qual for a posio em que se encontre, continue disponvel, atento e receptivo aos audazes con selhos dos que lhe cercam, de suas preocupaes, cuidados e sugestes. Uma atitude to be nvola, audaz e ousada uma promessa de felicidade, boa sorte e plenitude tanto para seus prximos como para voc. Trao 6: suas aspiraes, de sejos e ambies so dema siado egostas. De fato, parece mais preocu pado por seu bem-estar pessoal e vantagens ou riquezas que pos sam beneficiar voc e o seu cl, que pelo desenvolvimento do meio social no qual voc evolui. Alm disso, parece que gosta de ser o dono absoluto em sua casa, e inclusive seus familiares acabam por esquivarse de voc. urgente uma mudana de comportamento!

FONG A COLHEITA
Interpretao geral do hexagrama Passar por um perodo de realizao e plenitude duran te o qual se sentir dono da si tuao e em perfeita harmonia com seu meio ou com o contexto no qual evolui. N o entanto, deve ter em conta que este momento passa geiro, razo pela qual deve abandonarse a ele sem reservas, sem preocuparse com o futuro. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: para conseguir realizar tudo que quer, quer se trate de projetos muito importantes para voc, quer se trate de empreendimentos mais ambi ciosos, pode unir-se sem reticncias a uma pessoa, cujo poder de ao e ener gia lhe sero benficos e que lhe aju dar a realizar seus empreendimentos. De maneira que as pessoas confiaro em voc o assim obter resultados ex celentes. Trao 2: voc se encontra em uma si tuao na qual suas iniciativas e seus atos, por mais positivos que sejam, so suscetveis de ser mal interpretados De fato, seres de carter desconfiado e in vejoso se imiscuram entre a pessoa que dirige esta empresa e voc, a ponto de todas suas iniciativas estarem atual mente destinadas ao fracasso. Em cir cunstncias como esta, o essencial

permanecer fiel a si mesmo. Seus m ritos acabaro por serem reconhecidos, no se preocupe. Trao 3: atualmente voc se encontra em uma situao e em u m ambiente que fazem com que no possa e m preender absolutamente nada positivo para seu meio ou sua comunidade. De fato, a pessoa responsvel est envolta em tal confuso, que j no se encon tra em condies de ver as coisas cla ras em sua vida, ou em sua situao e se sente vtima de todas as influncias. Em circunstncias assim seria sensato renunciar a qualquer atuao. Trao 4: chegou seu momento de unir-se a um ser cuja clareza de juzo e experincia lhe ajudaro a atuar mais eficazmente para obter o que deseja. O perodo que atravessa atualmente, e durante o qual tem a oportunidade de conhecer a uma pessoa cujas qualida des so complementares s suas, lhe augura sem dvida uma poca de xito e abundncia.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 55


Cada um recolhe o que semeia. Este o sentido da colheita. Mas o perodo da colheita tambm uma poca de abundncia, pois a natureza se mostra generosa e prdiga em riquezas. S falta saber o uso que far delas, pois depois da colheita somos conscientes de que ser preciso esperar todo um ano para voltar a colher ou at mesmo mais, se a prxima colheita no for boa. De maneira que, seja qual for a colheita que tenhamos, preciso tirar o melhor partido tanto para ns mesmos como para os demais, aproveitar plenamente durante o presente, mas tambm pensar no futuro.

LIU A INSTABILIDADE
Interpretao geral do hexagrama Ainda no chegou sua hora de estabe lecer-se em alguma parte, de plantar suas razes e de integrar-se definitiva mente em u m meio social. Por isso, no deve entreter-se pelo caminho, sem adotar certa moderao nas re laes com os demais e s freqentar, se possvel, pessoas de carter agrad vel, compreensivo, aberto e acolhedor. Ento acabar encontrando mais cedo ou mais tarde, um lugar ideal onde ins talar-se. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sua situao no lhe auto riza a deixar-se levar por uma alegria fictcia ou um humor fora de lugar. De fato, se se comporta deste modo, aca bar sofrendo conseqncias nefastas, pois os que esto ao ser redor ou com os quais convive j no lhe levaro a srio e no lhe valorizaro nem lhe le varo em considerao. Trao 2: sem dvida, ainda no se ins talou definitivamente, mas pelo menos sua situao cmoda. Alm disso, voc tem uma atitude atenta e recep tiva aos demais. Por outro lado, os que lhe apreciam lhe animam e protegem. N o entanto, sua maior riqueza ter perto de voc uma pessoa leal, fiel, que se entrega de corpo de alma.

Trao 3: suas formas bruscas e sua ex cessiva propenso a imiscuir-se nos as suntos dos demais lhe valero, um dia ou outro, certos desgostos ou a anti patia do meio em que voc evolui. Alm disso, no possui compreenso e respeito por uma pessoa fiel e dedi cada que est prxima a voc. Na verdade, se no muda de atitude, se no modifica radicalmente seu com portamento, sua situao ficar peri gosa muito rapidamente. Trao 4: visto do exterior, voc d a impresso de ter um carter moderado compreensivo e atento. N a realidade, esconde uma ambio ou uma grande cobia que lhe fora se cretamente a se destacar, e lhe dispe para tudo em busca de seus objetivos e na tentativa de melhorar sua situao.

N o entanto, uma atitude assim lhe faz viver na insegurana e no temor constante de perder o que tinha adquirido. Trao 5: circunstncias parti culares lhe obrigam a mudar de residncia ou de lugar de atividade profissional. Em u m primeiro m o mento, isto lhe deixa in quieto e inbil. Mas, se souber dar mostras de u m esprito de adaptao, fle xibilidade e receptividade, poder finalmente entabular novas relaes muito agrad veis e assim integrar-se em um meio que, a priori, lhe parecia es tranho e hostil. Trao 6: acontea o que acontecer, sempre deve saber adaptar-se s cir cunstncias e aos caracteres dos que lhe cercam. Se no se esfora em reagir assim, mais cedo ou mais tarde perder sua tranqilidade e j no saber o que fazer nem onde ir.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 56


Na natureza, o que parece instvel desde o exterior se baseia, na realidade, em estruturas e princpios muito estveis. Da mesma forma, quando nos encontramos imersos em uma situao instvel ou estamos obrigados a mudar de lugar, de situao, adaptando-nos s circunstncias e aos demais, o que conta o ncleo slido de nosso prprio ser que deve permanecer imutvel e constante.

Os hexagramas 57 e 58
existncia. N o entanto, para conseguir o melhor resultado possvel, neces srio passar um tempo refletindo, meditando e amadurecendo sus idias antes de se lanar a esta nova vida. Do momento que estiver comprometido, reflita bem sobre os mtodos que voc empregar para chegar a seus objetivos. Levando em conta todo o que foi recomendado at este momento, provavelmen te obter uma mudana digna de elogio. Trao 6: sabe exatamente onde esto os desenganos, as desiluses, as dificuldades e as influncias negativas e nefastas de que padece. Mas, empregou tanta energia em afastlas, em inutiliz-las, que j no se en contra em condies de opor-se a elas de forma eficaz e radical. Neste caso, mais vale renunciar a toda ofensiva prematura, retomar foras e comear uma ao de salvao, do mo mento cm que se sinta em condies e com foras para faz-lo.

SOUEN A INFLUNCIA
Interpretao geral do hexagrama Sc deseja aprofundar em um tema, ir at o fundo das coisas, compreender as causas c os mecanismos de uma si tuao, penetrar no significado oculto de um acontecimento ou uma circunstncia concreta, indispensvel atuar com suavidade, explorando suas capacidades psquicas mais que sua fora exterior. Para tal, por outro lado, necessrio ter um objetivo concreto e louvvel, para que consiga chegar at o fim desta investigao e que esta lhe seja til. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: vtima de uma extrema in deciso que ameaa pr-lhe em perigo, se persistir nesta atitude. Em tal caso, quando a pessoa j no sabe a quem re correr, preciso lanar-se sem refletir ou pensar, avanar ou retroceder, mas decidir sem hesitar, de uma vez por todas, firme e energicamente, a direo a ser tomada. Trao 2: cruzar com dificuldades e obstculos imprecisos e estranhos, de vido a seres malvolos que atuam na sombra e os quais no consegue iden tificar. N o entanto, no deve deixar-se desanimar por estas manobras hostis e agressivas, pois deve perseguir a estes

adversrios at sua retirada para dis suadi-los, desmascar-los e deix-los inofensivos. Trao 3: est em condies de saber exatamente cm que momento se en contra e o que vai fazer. N o entanto, sempre tentando aprofundar nas coi sas ou ir mais alm ainda de sua busca, acabar perdendo-se nos detalhes e no se decidir a atuar. Considere, portanto, que quase sempre, quanto mais tempo pensar, mais dvida ter e menos atuar. Trao 4: assume plenamente suas responsabilidades e obrigaes mate riais e morais. bastante audaz para ser capaz de extrair concluses de suas aes passadas e das circunstncias em que se viu imerso. U m a atitude to sadia lhe garante o sucesso em sua vida e o triunfo de seus empreendi mentos. Trao 5: est a ponto de poder tomar a melhor alternativa e umas boas so lues em sua situao ou cm sua

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 57


Muitas vezes, com suavidade e de forma progressiva como se exerce a maior e mais forte influncia. De fato, quando esta se manifesta violentamente, quer atravs de imposio ou coao, raramente eficaz e duradoura. Porm, quando atua de forma sutil, indizvel, a partir do interior, tem os mesmos efeitos que os que o Sol exerce sobre a Terra e as plantas na primavera, quando os dias se ampliam pouco a pouco, fazendo com que surjam os brotos e as flores se abram.

TOUEI A ALEGRIA
Interpretao geral do hexagrama A alegria se baseia em uma serenidade instintiva, uma f profunda, uma ver dade interior, enquanto que o estar con tente algo superficial e efmero. Por isso, um comportamento alegre e co municativo pode ajudar espontanea mente aos que passam por circunstn cias duras ou estejam tendo dificuldades. Da mesma forma, o saber estimulante e generoso, enquanto que a cincia , muitas vezes, austera e unilateral. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: sente-se em paz consigo mes mo e com os que o cercam. No tem nenhum sentimento exclusivo em re lao a ningum e no rejeita nem re pudia ningum. Tal disponibilidade in terior e afetiva, despojada de qualquer transtorno passional, o faz sereno, se guro de si mesmo e faz ter confiana no futuro. Trao 2: est em relao com os seres de costumes e intenes duvidosas, e de temer que no permanea indife rente a seus movimentos ou a suas po sies. N o entanto, ser muito conve niente no reagir a isso formalmente, e portanto se reprimir a tempo. De maneira que este ambiente negativo j no tentar exercer nenhuma influn cia sobre voc.

Trao 3: quando no se sabe encon trar em si mesmo a fonte inesgotvel da alegria pura e simples de ser, de viver e de amar, sente a vida neces sidade de alimentar-se de prazeres, dis traes e coisas agradveis. Porm, a longo prazo, uma dependncia assim perigosa, pois no s esgotante, como tambm conduz muitas vezes ao desespero, ao escrnio, amargura e aos remorsos Trao 4: debate-se eternamente entre desejos de conhecer a alegria profunda, espiritual e duradoura e uma sede de prazeres efmeros, egostas ou mes quinhos. Entre ambos, deve escolher com firmeza, sendo consciente que pra zer atrai prazer e que este, por sua vez, provoca um novo prazer, e que corre o risco de cair em um poo sem fundo de paixes c frustraes.

Trao 5: est em relao com pessoas que, incidentalmente ou sem pa recer, poderiam perturbar ou atrapalhar seu equilbrio, sua serenidade, ou fazer-lhe des viar de seu caminho. No ignore as conseqncias de suas influncias nega tivas, insidiosas e destru toras. Preserve-se contra elas antes que tenham tentado qualquer coisa neste sentido. Trao 6: por no ter sa bido cultivar os valores profundos, uma verdade in terior, uma alegria autntica, estar preso em um redemoinho de prazeres efmeros, de diverses e satisfaes superficiais. Por isso, seu futuro j no depende de sua vontade, mas sim das circunstn cias exteriores, que lhe faro feliz quando forem favorveis, ou infeliz quando se opuserem aos seus desejos.

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 58


A verdadeira alegria vem do mais profundo de um ser. Assim, nunca se exterioriza de forma superficial ou artificial, do contrrio os demais no poderiam sensibilizar-se diante dela, pois a alegria profunda um sentimento to puro, to rico e to forte, que ningum pode permanecer indiferente a ela. No tem nenhuma relao com estar contente, que no passa de uma expresso furtiva e passageira.

Os hexagramas 59 e 60
tudo converge para uma separao ou para uma ruptura definitiva, preciso lanar mo s grandes idias, os grandes sentimentos, os valores eternos que renem os seres, ou ento encontrar uma pes soa cuja fora moral e cujo so juzo aniquilaro todas as incompreenses, todas as diferenas, algum que pe a todos de acordo. Trao 6: encontra-se cm uma situao aparentemen te sem recursos, que reclama que se tome uma iniciativa imediata e urgente, de maneira que possa evitar que os seus pa deam de conseqncias nefastas e trgicas. Deve afastar-se e evit-las; assuma ple namente suas responsabilidades e reaja como devido. para ter opinies mais comedidas, mel hor adaptadas realidade e s cir cunstncias. Trao 3: as circunstncias nas quais se encontra requerem que omita suas consideraes pessoais ou sua viso egosta para dedicar-se de corpo e alma a uma ao ou empreendimento am bicioso. Mas, isto implica abrir mo de algumas de suas prerrogativas a fim de poder ampliar seu horizonte c seu campo de ao. Trao 4: no d mais importncia a al gumas relaes cm detrimento de ou tras. De fato, ao renunciar a estas com panhias em particular, estar disponvel para novos encontros e assim ampliar seu crculo de relaes. Quanto mais ambicioso um projeto, mais pre ciso abrir-se a todas as possibilidades que nos oferecem os demais e aos va riados elementos que se cruzam na vida, para realiz-lo. Trao 5: quando parece que j no existe nenhum recurso possvel e que

HOUAN O RECOLHIMENTO
Interpretao geral do hexagrama O egosmo, o individualismo, o interesse pessoal e o amor prprio so a origem de todas as diferenas, de todas a dissenes, oposies e rupturas entre os seres. Para compensar estas tendncias ne fastas, os indivduos devem reunir-se para experimentar um sentimento comum, uma mesma f ou para de fender uma causa compartilhada. Ento desaparecero as atitudes mes quinhas. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: est consciente que algumas diferenas de opinies, sentimentos opostos, pontos de vista contrrios esto a ponto de afast-lo ou separlo de um ser prximo a voc ou de al gumas pessoas que freqenta. Portanto, deve reagir com firmeza para pr fim a estes equvocos ou mal-entendidos sem fundamento, que poderiam con duzir ruptura. Trao 2: seu juzo a respeito dos de mais intransigente, exclusivo e ar bitrrio. Este repdio de qualquer compreenso objetiva e de toda con cesso talvez conduza voc solido ou a um isolamento forado. Deve, portanto, fazer um esforo imperativo

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 59


O recolhimento tem lugar quando reunimos em ns todas as caractersticas que compem nossa personalidade, que quase sempre tendemos a dividir. Da mesma forma, quando os homens se separam, divididos pelas idias, opinies, convices ou interesses contraditrios ou opostos, bom que em seguida possam recolher-se juntos, reunir-se em uma mesma motivao ou f comum, despojada de qualquer egosmo.

TSIE
A MODERAO
Interpretao geral do hexagrama Em qualquer assunto, bom saber im por-se alguns limites, algumas medi das concretas que permitam trabalhar sobre algumas bases slidas e em um quadro bem definido. Do contrrio, efetivamente, nos dispersamos, desper diamos nossas energias ou trabalha mos em vo. N o entanto, as responsabilidades e obrigaes impostas no devem endu recer-nos ou deteriorar nossa vida. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: queria destacar-se ou atuar energicamente, mas as circunstncias contrrias ou pontos de resistncia in superveis o impedem. Se aceita o au grio e se resigna a esperar o momento oportuno para atuar, sua vontade e poder sairo to reforados que con seguir imediatamente, e com segu rana, seu objetivo. Trao 2: chegou a hora de atuar, de tomar uma iniciativa, de lanar-se para a frente, de traduzir suas boas intenes em atos claros e concretos. Seria, por tanto, totalmente inoportuno duvidar ou perder-se em reflexes fora de lugar, pois deixaria passar a oportunidade de obter rapidamente o que queria ou de alcanar seus objetivos.

vontade, e cujos atos e comportamento no tenham nada de exemplares. Para que seus prximos se submetam a algumas restries necessrias, em primeiro lugar dever imp-las voc mesmo e aterse a elas sem reticncias. Trao 6: no nada bom que se imponha restries severas com dureza, pois isto acabar engendrando, mais cedo ou mais tarde, tenses, resistncias fsicas e morais que logo poriam em perigo seu equilbrio. N o entanto, se considera que somente tem este meio para preservar-se de riscos ou perigos por culpa de seu carter fraco, ou de sua falta de controle sobre si mesmo, ento faz bem em atuar assim. Trao 3: cede demasiado facilmente tentao do excesso em todos os m bitos: prazeres sem freio, gastos des considerados ou esbanjamento. Este comportamento inconseqente s po de lev-lo a conhecer, mais cedo ou mais tarde, reveses de sorte e golpes dos quais ser o nico responsvel. Trao 4: qualquer medida que aponta a preserv-lo dos erros ou excessos que poderia cometer deve ser tomada es pontaneamente e no deve ser a ori gem de tenses ou esforos constan tes, assim s obteria o resultado oposto ao desejado. Se, pelo contrrio, se im pe serenamente certas restries, estas lhe sero proveitosas. Trao 5: no se comporte como uma pessoa que deseja que obedeam seus conselhos ou que se dobrem sua

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 60


Quem vive sem medida e sem limites est condenado a perder-se. Conseqentemente, para instaurar certa harmonia tanto em si mesmo como na prpria vida social, preciso demonstrar moderao, pois, se no somos capazes de moderar nosso comportamento, assim como nossos atos, no poderemos conseguir que os demais o faam. Por outro lado, se nos submetermos a regras ou a restries excessivas ou foramos os demais a submeter-se a elas, nunca obteremos o resultado desejado. Por isso, at mesmo no exerccio da moderao, preciso mostrar-se moderado.

Os hexagramas 61 e 62
energias para a perseguio de um ob jetivo em comum. Trao 5: qualquer unio ou as sociao deve estar baseada em inclinaes naturais, princ pios srios, fundamentos reais e uma verdade p r o funda. Se no for este o caso, ser efmera ou no se cum prir segundo seus desejos. Trao 6: parece equipado de um forte poder de se duo e de convico que lhe permite exercer uma grande influncia em seu meio. N o entanto, suas palavras ou discur sos no se baseiam em convices profundas, nem em experincias vi vidas, e no s semearo a confuso, como tambm sero a origem de gra ves decepes cm suas relaes. tamente o que quer, pois, em tal caso, exercer um poder real sobre as cir cunstncias de sua vida. N o entanto, se pretende intervir ar bitrariamente no curso dos aconteci mentos, obter o resultado oposto. Trao 3: demasiado dependente do crculo de relaes no qual se move, dos sentimentos que os demais tm por voc e dos estados de nimo, fe lizes ou infelizes, de seu ambiente. No algo ruim em si, mas seja cons ciente de que isso lhe priva de auto nomia interior. Trao 4: evite ser demasiado depen dente das relaes privilegiadas que mantm. Em sua vida de casal, deve igualmente saber preservar tanto a sua autonomia e independncia quanto a sua origi nalidade e personalidade. No se identifique com a personali dade e o carter de seu companheiro e, reciprocamente, deixe-o ser ele mes mo. De tal maneira que possa unir suas

TCHOUNG FOU

A SINCERIDADE
Interpretao geral do hexagrama As relaes que mantm atualmente no tem fundamen tos interiores nem inclinaes ou afinidades de tal tipo, mas sim unica mente interesses comuns. Tais relaes s podem ser efmeras. Se deseja entabular relaes mais autenti cas, deve adotar um comportamento ntegro, enrgico e sem equvocos. No condene os demais por isso. Mostre-se perspicaz e compreensivo. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: a perspiccia e o equilbrio interior se baseiam cm um carter constante, disponvel e em um com portamento atento, vigilante e pre ventivo. Mas se cultiva relaes par ticulares e seletivas, das quais espera qualquer aprovao ou um reconheci mento, no somente perder sua in dependncia e sua integridade, como tambm qualquer objetividade em seus atos e opinies. Trao 2: se seus atos coincidem com seus pensamentos, se suas motivaes so claras e se traduzem na expresso de sua vontade, finalmente, se seus sentimentos so sinceros, no tenha nenhuma dvida de que obter exa

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 61


A sinceridade qual este hexagrama faz aluso o resultado das qualidades interiores autnticas com a firmeza de esprito, a receptividade e a compreenso. Aquele que, em princpio, no repudia nem condena nada nem ningum, comeando, evidentemente, por si prprio, expressa-se sempre com simplicidade e verdade. Uma sinceridade deste tipo sempre reconhecida pois quando sai ao exterior, ilumina, modera, alivia.

SIAO KOUO O DEVER


Interpretao geral do hexagrama N o dispe das qualidades nem dos meios necessrios para realizar proje tos ambiciosos. N o entanto, se de monstra finura, discrio, habilidade e d provas de uma humildade sincera, obter resultados muito louvveis. No deve, portanto, preocupar-se com as opinies dos demais, mas sim perma necer consciente e fiel a si mesmo em qualquer circunstncia. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: no chegou a hora de e m pregar grandes meios para obter o que quer, nem de mostrar-se presunoso com seus desejos e projetos. De fato, se tenta atuar prematuramente neste sentido, antes de estar preparado, ou o objetivo que tem em mira est acima de suas capacidades reais, obter u m estrepitoso fracasso. Trao 2: deseja obter algo ou encon trar algum que ostenta u m posto chave, cuja influncia ou apoio pode riam ser-lhe benficos. Seguramente, no conseguir seu objetivo. N o en tanto, sua solicitude ser possivelmente levada em considerao. Conforme-se com isto por enquanto, pois assim ter superado uma etapa importante. Trao 3: pensa que seria indigno ou de gradante renunciar a atuar ou no cor

importante para voc. N o entanto, no consegue encontrar os companhei ros ou apoios necessrios. A sada se encontra seguramente pr ximo a uma pessoa desconhe cida ou que tem uma grande reputao, mas cujas quali dades so excepcionais, i Obviamente, ela que lhe ajudar a realizar sua tarefa e, se voc no a realizou, vai conhec-la muito em breve. Trao 6: demasiado im paciente, nervoso e febril. Quer obter a todo custo coisas inacessveis. Se no se acalma, se no modera sua ansiedade, se no domina seu comportamento im pulsivo, sofrer logo suas nefastas con seqncias e finalmente no obter nada de nada. rer todos os riscos de que se sente capaz ou com direito de tomar. N o entanto seria mais razovel mostrar-se mais pru dente e no ignorar nenhum detalhe antes de lanar-se a este empreendi mento perigoso. Se consegue realiz-lo, ento alcanar seus objetivos. Caso contrrio, tudo pode acontecer. Trao 4: no cometa nenhuma im prudncia, no tente impor sua von tade nem seus desejos tal como esto as coisas atualmente. Em tais circunstncias, impe-se uma maior vigilncia. Trata-se de no per der de vista o objetivo que se havia pro posto e manter-se nele com conscin cia, certeza e tenacidade. Assim, no momento oportuno, poder atuar. Trao 5: deseja realizar u m projeto ambicioso ou cumprir uma obra muito

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 62


Cumprir com o dever significa simplesmente fazer o que sabe, no momento devido. Nele se distingue o dever do servilismo. De fato, quando cumprimos o que as circunstncias exigem, no fazemos mais que responder a princpios simples, coerentes e naturais. Por outro lado, quando nos obrigamos a atuar, por necessidade ou por interesse, temos o sentimento de ser vtima de contingncias. A Terra no tem que obrigar-se a girar em torno do Sol, nem o Sol a brilhar. Simplesmente, uma gira e o outro brilha. Ao faz-lo, cumprem com seu dever.

Os hexagramas 63 e 64
seus atos devem basear-se na sinceri dade e na honestidade. No se con forme em respeitar os princpios e as convenes, mas sim que deve dar-lhes profundidade, uma autenticidade sem a qual no tm nenhum valor. Trao 6: conseguiu superar as dificuldades e os obstcu los que foram aparecendo em seu caminho. Assim, alcanou seus obje tivos. Obviamente, pode fe licitar-se. N o entanto, evite a compla cncia retrospectiva. Concentre-se mais objetivamente no futuro ou se deixar prender por estes acontecimentos pertencentes ao passado.

KITSI A DECADNCIA
Interpretao geral do hexagrama Sua situao lhe parece to talmente satisfatria. As difi culdades se dissiparam e voc conseguiu resolver seus proble mas. Tudo lhe parece completamen te normal. N o entanto, cm tais cir cunstncias, muitas vezes quando, confiando na situao, passam desa percebidos os sinais aparentemente in significantes de uma possvel degra dao. Portanto, seria sensato no subestim-los. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: deixa-se levar por uma cor rente generosa e alentadora que lhe deixa otimista e entusiasta. N o en tanto, conserva sua perspiccia e con fia em suas intuies que lhe ditam ser mais prudente e no lanar-se em aes prematuras. Sem dvida alguma, seus amigos no levaro em conside rao tais conselhos, mas o essencial que voc os leve a srio. Trao 2: deseja realizar um projeto ambicioso ou cumprir uma obra muito importante para voc, mas no obtm nenhuma ajuda nem nenhum apoio de pessoas que ostentam a autoridade e o poder necessrios. N o entanto, no se resigne e faa o impossvel para ser reconhecido. Seria mais audaz de sua parte mostrar-se paciente, sabendo que

o que lhe pertence no lhe pode ser arrebatado, e que isto lhe valer, mais cedo ou mais tarde, estima ou consi derao. Trao 3: obteve excelentes resultados e se beneficiar em conseqncia de uma situao em vias de melhora. O b viamente, algo excelente. N o entanto, deve mostrar-se exigente e seletivo na escolha de seus companheiros. De fato, aqueles com quem obteve os bons re sultados no so necessariamente os mesmos com quem continuar sua evoluo. Trao 4: beneficia-se de uma situao cmoda e em plena expanso. Mas, logo aconteceu um fato inquietante. Soube solucion-lo com rapidez e efi ccia e tudo voltou ordem rapida mente. Mas, no esquea de levar cm considerao tal peripcia para que no se produza, pois, a longo prazo, isto poderia pr sua situao em perigo. Trao 5: desfruta de uma situao to vantajosa que esquece de que todos os

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 63


A decadncia surge muitas vezes quando tudo nos parece normal, fcil, simples e garantido. Se diminumos nossos esforos e damos mostras de um excesso de confiana ou despreocupao, se no tivermos prudncia, estaremos ignorando os sinais indizveis de uma degenerao e ao no saber preveni-la, mais cedo ou mais tarde, sofreremos suas conseqncias.

WEI TSI O TRIUNFO


Interpretao geral do hexagrama Encontra-se cm uma situao confusa, difcil e perigosa. O menor passo em falso poderia ser fatal. N o entanto, se for consciente disso e se tomar o tempo necessrio para refletir e aproveitar as vantagens e os meios de que dispe, certamente conseguir sair desta si tuao. Interpretao dos traos mutveis Trao 1: certa confuso reina em seu redor e voc vtima de incertezas. Voc decide, portanto, tomar uma ini ciativa clara, direta e entusiasta para sair deste clima confuso, mas as circuns tncias no so propcias para tais de cises. Por enquanto, mais vale que se abstenha de atuar. Trao 2: est em uma situao inc moda e deseja sair dela o mais rpido possvel, mas ainda no chegou o mo mento de atuar neste sentido. Deve se preparar para quando chegar a hora. Continua firme e perseverante. Deste modo, quando as coisas amadurece rem, estar totalmente pronto e poder libertar-se de suas obrigaes e de suas travas. Trao 3: chegou a hora de sair de uma situao difcil, confusa, desordenada, que obstaculiza a maioria de suas aes e iniciativas. No pode atuar s, mas, por outro lado, tampouco pode espe

feito. A partir de agora, pode olhar para o futuro com deciso e aproveitarse plenamente das vantagens de , que dispe, que no tm nada a ver com os obstculos e di ficuldades prprias da si tuao precedente. Trao 6: j tem o que que ria. Sua situao sadia, prspera e est em plena expanso. Os acontecimentos do passado lhe permitiram valorizar sua capacidade e aptides; pode confiar no futuro. N o entanto, nunca peque por excesso de confiana em si mesmo e em seus meios, de presuno ou despreocupao, pois nunca nada est livre de um revs da fortuna. rar muito tempo impassvel. Deve, portanto, solicitar rapidamente o apoio de pessoas competentes e eficazes que lhe ajudaro a resolver este delicado problema para poder continuar avan ando. Trao 4: passou a hora da reflexo, as vs consideraes e as palavras fora de lugar, pois, a partir de agora de ver atuar com a maior determinao para pr fim a uma situao confusa e insatisfatria. Q u a n d o isto se tiver cumprido, poder ento decidir cons truir algo que repouse sobre bases sa dias e slidas. Trao 5: fez exatamente o que seu dever e suas responsabilidades lhe di tavam. Tudo saiu bem. A situao foi finalmente saneada e voc est satis

Conselho prtico revelado pelo hexagrama 64


0 triunfo s se obtm graas a um trabalho paciente e perseverante, a uma longa reflexo que nunca baixa a guarda. Esta a diferena entre o triunfo, resultado de um esforo constante e abnegado, que supe uma espcie de consagrao, e o xito, um relmpago, uma alegria efmera. Deste modo na vida o melhor triunfo continua sendo o da obra cumprida por si mesma.

A jogada do I Ching
A consulta do orculo do I Ching de uma grande simplicidade. Mas, embora jog-lo seja muito fcil, ele no deve ser interrogado sem motivos importantes.

ntes de iniciar o processo de con sulta do I Ching que, como voc ver, no representa nenhuma dificul dade e qual nos habituamos rapida mente indispensvel ter uma per gunta concreta a fazer. Quanto a isto, queremos chamar a ateno sobre o fato de que, quando se consulta qualquer orculo neste caso o I Ching es tamos nos interrogando a ns mesmos. Na realidade, todas as respostas a nos sas perguntas, todas as solues a nos sos problemas esto em ns. Porm, em geral no temos conscincia disso. De fato, usar estes jogos adivinhatrios e consultar os orculos atravs do I Ching, do Tar, das runas, da geomancia... um excelente mtodo para estimular e experimentar nossas faculdades intuiti

vas. normal pensar-se que somente alguns seres, equipados de um dom de clarividncia, so capazes de "predizer o futuro". Mas nunca pensamos que as faculdades psquicas, das quais somos igualmente portadores, so despertadas e cultivadas com base em alguns m todos. Desta forma, se aplicamos estes mtodos, podemos explorar nossas qua lidades naturais de percepo. U m destes mtodos consiste em apren der a interpretar as respostas que nos chegam atravs deste ou daquele jogo adivinhatrio. E a primeira regra saber formular uma pergunta da maneira mais clara e precisa possvel, com o fim de obter respostas, em forma de me tforas e smbolos, que tambm sejam claras.

Naturalmente, para interrogar o or culo, preciso utilizar as trs fichas e o tabuleiro do I Ching. Instale-se em uma mesa e comece re fletindo sobre sua pergunta, escrevendoa no caderno. A seguir, veremos um exemplo de uma jogada completa.

EXEMPLO DE UMA JOGADA


Q Q Uma vez escrita sua pergunta no caderno, lance as trs fichas sobre a mesa. 1." jogada: em suas faces visveis figu ram: 2 pontos, 2 pontos, 3 pontos, que somam: 2 + 2 + 3 = 7. Este nmero, 7, corresponde a um trao inteiro. Dese nhe um trao inteiro em seu caderno, constituindo assim a base do hexagrama. 2." jogada: volte a lanar as fichas sobre a mesa. Agora voc obtm: 2 pontos, 2 pontos, 2 pontos. Ou seja, um total de 6 pontos, que correspondem a um tra o interrompido seguido de um x. Desenhe-o acima do trao inteiro. 3." jogada: lance suas fichas pela terceira vez. Aparecem: 3 pontos, 3 pontos, 2 pontos, que formam um total de 8 pon tos, que correspondem a um trao in terrompido, que voc desenhar em seu caderno acima do trao precedente, portador de um x. Desta forma voc ter construdo um trigrama, isto , uma fi gura formada por trs traos. 4." jogada volte a lanar as fichas. Agora voc obtm: 3 pontos, 3 pontos, 3 pon tos, total de 9 pontos, que correspon dem a um trao inteiro seguido de um x, que voc desenhar acima do ter ceiro trao. 5."jogada: jogue as fichas mais uma vez. Agora voc obtm: 2 pontos, 2 pontos, 2 pontos, ou seja, 6 pontos em total, co mo na segunda jogada. Desenhe um trao interrompido seguido de um x em seu caderno, sobre o quarto trao.

0 valor dos traos


6 pontos, isto , trs vezes 2 pontos em cada ficha, significam um trao interrompido seguido de um x: x 7 pontos, isto , 2 pontos em duas fichas e 3 pontos em uma ficha, formam um trao inteiro: 8 pontos, ou duas vezes 3 pontos em duas fichas e 2 pontos em uma ficha, representam um trao interrompido: 9 pontos, constitudos por trs vezes 3 pontos em trs fichas, eqivalem a um trao inteiro seguido de um x: x

A JOGADA DO I CHING
Semelhante a nossas sugestes com res peito aos lances do Tar, recomendamos aqui tambm que voc esteja pre parado com um caderno ou bloco de notas dedicado unicamente ao jogo do I Ching.

o dedo indicador de uma mo na casa correspondente a um trigrama e o in dicador da outra mo na casa corres pondente ao outro trigrama, deslo 0 Utilize agora o tabuleiro do I Ching que-os at a interseo, isto , at o para encontrar os nmeros de sua j o centro do tabuleiro, at que ambos os gada, procedendo da seguinte forma: eixos se encontrem e anote o nmero Q Concentre-se agora sobre o hexa um hexagrama que contm 6 traos, consti- inscrito nesta casa. grama resultante, comeando pela base: tudo por 2 trigramas de 3 traos cada um. Trata-se do nmero 21. Divida cada um dos hexagramas em O primeiro hexagrama o 21. dois: Assim, anote-o no caderno, acima do Os trs primeiros traos de cada um primeiro hexagrama de sua jogada. correspondem a u m dos 8 trigramas que figuram na coluna da esquerda 0 Para o segundo hexagrama, cha do seu tabuleiro do I Ching. Trata-se m a d o hexagrama de m u t a o , da coluna dos trigramas inferiores. proceda exatamente da mesma ma 0 Desenhe ento o hexagrama de Os trs traos superiores de cada um neira. mutao, sabendo que somente os tra correspondem a um dos 8 trigramas Voc vai obter ento o nmero 61 que o os marcados com um x se transformam que figuram sobre a linha horizon nmero deste segundo hexagrama. em seu contrrio (veja o quadro). tal, superior do tabuleiro. Assim, comeando pela base: Trata-se da linha de trigramas supe 0 Agora s nos falta referir aos pa riores. - o primeiro trao no muda; rgrafos que correspondem aos traos - o segundo trao passa a ser um trao in O primeiro trigrama do primeiro inteiros e interrompidos seguidos de hexagrama est constitudo de 1 trao um x, para descobrir as interpretaes teiro; - o terceiro trao no muda; inteiro e 2 traos interrompidos. Trata- de sua jogada. - o quarto trao volta a ser um trao inter se do Tchen, o stimo trigrama inscrito rompido; na coluna dos trigramas inferiores, co A mutao dos traos - o quinto trao volta a ser um trao in meando de baixo. Um trao interrompido seguido de teiro; O segundo trigrama do primeiro um x transforma-se em um trao inteiro hexagrama est constitudo de 1 trao - o sexto trao no muda. seguido de um x. Os segundo, quarto e quinto traos, que inteiro, 1 trao interrompido, 1 trao Um trao inteiro sem x no se transse transformam porque esto seguidos inteiro. Trata-se do Li, o segundo tri forma. Continua sendo um trao inteiro. de um x, ficam tambm com o x no grama que figura sobre a linha dos tri Um trao interrompido sem x no se gramas superiores, comeando pela di novo hexagrama. transforma. Continua sendo um trao inDesta forma, voc conseguiu o seguinte reita. terrompido. hexagrama de mutao: 6." jogada: finalmente, a ltima jogada das fichas. Por acaso, resultou em: 2 pontos, 2 pontos, 3 pontos, com um total de 7 pontos, como na primeira jogada. O sexto e ltimo trao do hexagrama um trao inteiro, sem x. 0 Para saber a que hexagrama co rrespondem estes dois trigramas, uti lize o tabuleiro do I Ching. Coloque

Um trao inteiro seguido de um x


transforma-se em um trao interrompido seguido de um x.

Exemplo e interpretao de uma consulta ao orculo


Depois de haver aprendido a natureza dos 6 traos que formam um hexagrama e como executa um lance com as peas do I Ching, voc j pode consultar o orculo.

I Ching para os chineses espe cialmente para os confucionistas, isto , os seguidores ou discpulos de Confcio o que o Talmud para os hebreus, um livro sobre as regras e as leis inerentes s relaes humanas, que em princpio e durante muito tempo foram transmitidas oralmente, antes de serem escritas e compiladas ao longo de trs sculos aproximada mente. Renem, portanto, informaes que respondem a qualquer situao, qualquer problema, qualquer pergunta dos homens e mulheres. Por parado xal que possa parecer, os sbios tendem com freqncia a responder a uma per gunta com outra pergunta que, bem pensada, contm a resposta pergunta que aca bamos de fazer. Este o pro cedimento com o qual fun cionam o I Ching e o Talmud, insistindo ambos no fato de que nada imutvel, de que tudo muda e se transforma, evolui em todo momento e que, conseqentemente, a nica verdade que existe a verdade do momento, sa bendo que amanh, com toda probabilidade, ser diferente. Por isso, o homem que consulta o or culo do I Ching ou estuda o Talmud deve praticar a acrobacia da mente, que con siste em cultivar o paradoxo, para com preender que, aqui na Terra, qualquer afirmao cria uma negao c vice-versa. De maneira que, somente quem aceitar a no se estancar, a seguir o fluxo con tnuo dos pensamentos da mesma forma que o do rio e da vida, ser capaz de tirar proveito das mensagens que lhe

so transmitidas. N o entanto, no deve lev-las ao p da letra, mas sim inter pret-las em funo da situao e do estado de esprito no que qual se en contra no momento em que, ao inda gar o orculo, est se perguntando a si prprio. EXEMPLO DA REALIZAO DE UM HEXAGRAMA Depois de haver refletido muito sobre a pergunta que deseja fazer, lance as 3 fichas do I Ching de que dispe, seis vezes seguidas, da mesma forma como se jogasse os dados, e escreva em um caderno, um a um e consecutiva-

O primeiro trao deste hexagrama um trao interrompido; o segundo, um trao inteiro seguido de uma cruz; o terceiro, um trao interrompido; o quarto, um trao interrompido; o quinto, um trao inteiro seguido de uma cruz; e, finalmente, o sexto, um trao interrompido. Assim, dispo mos do seguinte hexagrama: . 8 x 9 8 8 x 9 8 Em seguida, realizamos o hexagrama de transfor mao, fazendo evoluir os traos mutveis e sabendo que os 9, ou traos inteiros seguidos de uma cruz, se transformam em 6, ou traos interrompidos segui dos de uma cruz. Assim ob temos o seguinte hexagrama de transformao: 8 x 6 8 8 x 6 8 Agora, para descobrir os nmeros, nomes e pargrafos de interpretao destes hexagramas, consultaremos a ta bela do I Ching. Ento veremos que o

mente, os 6 traos que obteve. Por exemplo, a pergunta : "obterei o posto que desejo?". Jogue, portanto, as 3 fichas 6 vezes se guidas. La primeira vez sai: 3, 3, 2. La segunda vez sai: 3, 3, 3. La terceira vez sai: 3, 3, 2. La quarta vez sai: 3, 3, 2. La quinta vez sai: 3, 3, 3. La sexta vez sai 3, 3, 2.

primeiro hexagra ma do lance est constitudo de K'an abaixo e K'an acima que, juntos, formam o hexagrama 29, K'an, o Abismo, e que o segundo hexagrama est constitudo de K'ouen abaixo e K'ouen acima, que juntos formam o hexagrama 2, K'ouen, a Sensibilidade. Ento, basta remeter-se nesta ordem s fichas correspondentes de Artes Adivinhatrias: o I Ching, para recordar todas as interpretaes que correspondem ao nosso lance. EXEMPLO DE INTERPRETAO DE UM HEXAGRAMA Evidentemente, voc deve primeiro levar em conta o hexagrama de seu lance. Remetendo-se ficha pertinente

de Artes Adivinhatrias: o I Ching, voc observar que o hexagrama 29, K'an, o Abismo, lhe oferece 8 pargrafos de in terpretaes diferentes. Para cada hexa grama voc deve consultar sempre: 1) o pargrafo intitulado "Interpretao geral do hexagrama"; 2) o pargrafo ou os pargrafos que cor respondem aos traos mutveis, isto , aos traos inteiros e/ou interrompidos seguidos de uma cruz que figuram em seu hexagrama; 3) o pargrafo intitulado "Conselho pr tico revelado pelo hexagrama". O primeiro pargrafo revela o clima geral de sua situao ou das circunstn cias relativas situao que lhe preo cupa. O pargrafo ou os pargrafos se guintes, relacionados com os traos mutveis, atiram-no de cheio no corao da mencionada situao, dando a voc conselhos, obviamente, teis. O ltimo pargrafo contm conselhos sensatos referentes sua situao, sua preocu pao e sua pergunta, que voc poder meditar com toda tranqilidade e aprender sem dvida valiosas lies. Assim, voc dispor de um conjunto de informaes que lhe ajudaro a encon trar respostas a suas perguntas e so lues a seus problemas. Se o hexagrama que voc formou de acordo com seu lance no contm nenhum trao mutvel, leia apenas o primeiro e ltimo pargrafo, que bas taro para esclarecer a situao.

Se contm mesmo que seja um nico trao mutvel, e melhor ainda, dois, como o caso de nosso exemplo, voc deve consultar evidentemente os par grafos que correspondem ao hexagrama de transformao que acabou de reali zar. Seguindo com nosso exemplo, pro ceda da mesma maneira que com o pri meiro hexagrama de nosso lance e assim conhecer os 4 pargrafos relativos transformao ou provvel evoluo, ne cessria e s vezes fatal, da situao que lhe preocupa. Em seguida, voc dispor de todas as informaes que pediu ao orculo do I Ching, consultando-o.

A adivinhao atravs do I Ching


Consultar o orculo do I Ching no tem nada de anedtico. Efetivamente, nos revela que nada fixo nem definitivo, o que provoca ao mesmo tempo tranqilidade e angstia.

egundo os chineses da Antigidade, a adivinha o atravs do I Ching se ba seia em dois princpios fun damentais: l. O I Ching uma linguagem mgica que permite ao ho mem comunicar-se com inte ligncias superiores a ele. Por isso, nunca deve abusar de suas consultas ao orculo do I Ching, com o risco de perder esta comunicao, til para sua evoluo pessoal. 2. Esta linguagem mgica se baseia na utilizao do N mero e seu simbolismo. AS BASES DA LINGUAGEM DO I CHING Segundo os criadores do I Ching, o mundo est consti tudo de quatro princpios es senciais e bsicos, agrupados de dois cm dois: o cu c a terra por um lado, e o esprito e a matria por outro. Por tanto, o esprito tem que ver com o cu, e a matria com a terra. Desta forma, para os antigos chineses, depois da morte, o que est aparentado com a terra isto , a mat ria, a carne e o corpo volta terra, e o que pertence ao cu isto , o esprito , volta ao cu. Continuando com os criado res do I Ching, para eles a terra e a matria so conside rados princpios derivados, isto , procedentes de uma realidade anterior, indivisvel e absoluta, que engendra todas as manifestaes de

vida no mundo das aparncias, tanto no mundo visvel como no invisvel. Por isto, atribuiuse terra o Nmero 2, repre sentado por um trao inte rrompido. O cu e o esprito, seu equivalente no homem, se v como a unidade ltima. No entanto, no est representado pelo 1, pois os chineses pen savam que continha a terra ou matria cm seu interior em germe, potencialmente ou em seu seio. Da que o Nmero que deram a ele foi o 3, em lugar do 1. De fato, o 1 no pode ser dividido nem multi plicado. No pode integrar-se na realidade fsica nem ma terial do mundo manifesto, e ainda menos no dos homens c sua linguagem. Por outro lado, e sempre segundo os fi lsofos chineses da Antigi dade, o 1 no pode represen tar o mundo concreto. Como no influencivel, tampouco pode influenciar. A reside um dos grandes prin cpios e mistrios, transmiti dos pelo I Ching. Essas concepes nos fazem pensar nas do aleph, definidas pelos cabalistas, embora a cul tura chinesa e a tradio he braica paream, se no opos tas em muitos pontos, pelo menos contraditrias. O I Ching, a partir desses 8 trigramas que constituem sua estrutura, nos revela esse jogo de transformaes que a vida.

OS NMEROS E OS TRIGRAMAS Assim, o 2, Nmero par, pertence ao mundo terrestre, enquanto o 3, N mero mpar, designa o mundo celeste. A partir de ambos, todos os nmeros pares esto relacionados com a terra e todos os nmeros mpares com o cu. Segundo os chineses, este sistema to coerente e aparentemente simplista, os tenta na realidade todos os mistrios e os segredos de uma verdadeira gnese do mundo. Por isso, para eles, quem manipula as varinhas de mil-em-rama propcias adivinhao ou quem jogar as fichas do orculo do I Ching, estar entrando no jogo csmico incessante da criao do mundo, que sempre torna a comear; ou, se se prefere, de um mundo que se encontra em um estado de gnese perptua. De fato, as relaes que se estabelecem entre o 3 e o 2, agrupadas de trs em trs, oferecem 8 combinaes que cons tituem os 8 trigramas, que por sua vez representam tudo que acontece no cu e na terra. Estas mltiplas combinaes de trs em trs dos dois nmeros de base 3 e 2, so uma representao per

feita do movimento incessante ou da transformao constante dos fenme nos que se produzem no universo. Assim, o I Ching tambm foi denomi nado Livro das transformaes ou das mutaes. Mediante a transformao de um trao inteiro (3) em trao interrompido (2) dentro do mesmo trigrama, os oito trigramas nos revelam o processo do jogo das modificaes que se produzem sem cessar no cu e na terra graas a eles: 1. 4 trigramas produzidos pela intro duo de um trao inteiro

dade ao consultante de compreender como se transformam as situaes, circunstncias e acontecimentos que nos cercam, mediante a inverso ou a modificao dos chamados traos mu tveis. 0 SENTIDO PROFUNDO DA ADIVINHAO ATRAVS DO I CHING As bases do I Ching revelam, portanto, que existe uma ordem no caos, que tudo que existe no universo, assim como tudo que acontece em nossa vida, denota um mundo em perptua formao. Por isso, o que nos ensina de sada o I Ching que, tanto no cu como na terra, tanto em ns como em nosso meio, nada se fixa de uma vez por todas. E certo que uma consulta inteligente do I Ching pode ser con siderada uma verdadeira psicoterapia (assim o chamaramos atualmente), no sentido cm que os fundamentos e a linguagem do I Ching nos induzem a lanar, apreender e em seguida a in tegrar em nossa vida o grande prin cpio das transformaes. muito mais importante do que parece, por que, de sada, nossa mente nos incita a estabelecer-nos cm determinados es tados psquicos e fsicos, tanto por razes de ordem afetiva como mate rial, psicolgica ou moral. Se atuamos assim, para compensar ou acalmar as angstias, pois todos as temos. N o en tanto, vivemos em um mundo mate rialista, que no nos oferece muitas oportunidades para deter-nos e refle tir sobre ele. E quando o fazemos , quase sempre, tarde demais, porque fisicamente j no estamos em con dies de compreend-lo ou enfrentlo, ou ento porque nossas angstias nos abateram e no somos capazes de perceber isto. Finalmente, a adivinhao do I Ching, alm de nos ajudar a solucionar alguns problemas aos quais temos que en frentar durante nossa vida cotidiana, tambm pode nos permitir compre ender a verdadeira natureza de nossas angstias e chegar a domin-las.

2. 4 trigramas produzidos pela intro duo de um trao interrompido

Estes trigramas desdobrados oferecem 64 hexagramas, que correspondem a todas as situaes terrestres relaciona das com todas as possibilidades celes tes. Portanto, o orculo do I Ching est em condies de responder a todas as situaes da vida, pois d a possibili

You might also like