You are on page 1of 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Como medir tenses com o multmetro (INS131)


Detalhes Escrito por Newton C Braga Todos os leitores sabem que o multmetro o instrumento mais importante da bancada do praticante de eletrnica, principalmente o profissional de manuteno, o estudante e o iniciante. No entanto, o uso do multmetro nem sempre denominado em sua totalidade pelos seus possuidores. Na verdade, a maioria dos possuidores de multmetros no sabe usar muitas de suas funes e mesmo nas mais simples cometem erros. Se o leitor tem dvidas na medida de tenses, este artigo pode lhe ajudar. Uma das formas mais eficientes de se analisar um circuito que apresente defeitos e chegar causa desses defeitos com a medida das tenses em suas etapas. Evidentemente, o instrumento mais usado nestas medidas o multmetro. O que ocorre na prtica entretanto, que alm de poderem medir tenses alternadas e contnuas, os multmetros possuem diversas escalas para cada uma delas. Assim, comum que o operador menos experiente se sinta confuso quando tiver de escolher uma escala apropriada para uma medida. Pior que isso: muitos confundem correntes com tenses, e podem at colocar o multmetro numa escala de correntes e, ao tentar medir uma tenso, danificam o instrumento e em alguns casos at provocam curtos no circuito analisado com a queima de mais componentes. O que ocorre que a medida de corrente faz com que o multmetro apresente uma resistncia praticamente nula, sem limitaes para sua intensidade, conforme mostra a figura 1.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 1 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Em uma tomada no se mede corrente (mA), mas sim tenses (AC Volts).

Assim, se uma tenso for aplicada ao multmetro nesta condio, ele simplesmente representa um curto circuito perigoso. A medida de tenso, por outro lado, feita numa condio de alta resistncia que no traz perigo para o instrumento a no ser em casos que analisaremos e ensinaremos ao leitor como evitar.

A MEDIDA DE TENSO As tenses num circuito ou num componente so medidas com a ligao do multmetro em PARALELO com este circuito, conforme mostra a figura 2.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 2 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Medindo a tenso sobre R2.

Isso significa que o multmetro deve ficar submetido mesma tenso que deve ser medida. Um multmetro ser tanto melhor (mais sensvel) quanto menos corrente ele exigir nesta medida, ou seja, quanto mais alta for a resistncia que ele apresentar nesta medida. O que ocorre que, apresentando uma resistncia menor, o multmetro "carrega" o circuito que est sendo medido, provocando com isso uma alterao da prpria tenso que deve ser medida. A sensibilidade de um multmetro medida em ? por volt. Isto significa que um multmetro que tenha uma sensibilidade de 1 000 ? por volt, quando colocado numa escala de 0-5 volts, se comporta como uma resistncia de 5 x 1 000 = 5 000 ?. Um multmetro de 20 000 ? por volt na escala de 0 - 10 V se comporta como uma resistncia de 10 x 20 000 = 200 000 ?. Para os nossos leitores, multmetros com sensibilidade de pelo menos 5 000 ? por volt so os ideais, se bem que os de 1 000 a 2 000 ?, de muito baixo custo, sejam tolerados na maioria das aplicaes menos crticas. Na verdade, o preo de multmetros na faixa de 1 000 a 5 000 ? por volt to baixo que qualquer praticante de eletrnica pode ter um.

ALTERNADA OU CONTNUA Nos circuitos eletrnicos podemos encontrar tanto tenses alternadas como contnuas.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page= Pgina 3 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Para a medida, evidente que o leitor deve saber reconhec-las, pela anlise do circuito, ajustando o multmetro para as escalas correspondentes. Explicando melhor: na medida da tenso contnua, temos no circuito do multmetro apenas resistores redutores e a corrente resultante circula diretamente pelo instrumento indicador, conforme mostra a figura 3.

Circuito do instrumento na medida de tenses contnuas.

Na medida de uma tenso alternada, entretanto, o multmetro utiliza diodos retificadores (um ou mais), conforme mostra a figura 4.

Circuito na medida de tenses alternadas.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 4 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

A presena desses diodos faz com que as escalas de tenses alternadas dos multmetros tenham algumas diferenas em relao s escalas de tenses contnuas. Assim, conforme mostra a figura 5, as escalas de tenses contnuas so lineares, ou seja, com uma separao igual entre suas divises.

Escalas diferentes para tenses contnuas e alternadas.

Nas escalas de tenses alternadas, por outro lado, as divises so mais prximas umas das outras em torno do ponto de 0 volt, pois o diodo no conduz totalmente seno com uns 0,6 V se for de silcio, alterando assim a linearidade da escala. Em outras palavras, os multmetros comuns que usam diodos para retificar as tenses alternadas medidas, no tm preciso na medida de tenses menores que 1 volt. A identificao dos pontos de um circuito em que encontramos tenses alternadas ou contnuas simples. Evidentemente, ela envolve o conhecimento bsico do princpio de funcionamento dos circuitos analisados. Mais informaes sobre este assunto fundamental pode ser encontrada no Curso Bsico de Eletrnica, do autor deste artigo, em que o princpio de funcionamento de componentes e circuitos analisado. Vamos dar alguns exemplos de que tipo de tenso encontrar nos aparelhos comuns:

a) Tenses alternadas: Na entrada da rede de energia Nos interruptores e fusveis da rede de energia Nos enrolamentos primrios e secundrios dos transformadores de fontes de alimentao ligadas rede de energia Nos circuitos que operam com TRIACS e SCRs ligados rede de energia

b) Tenses contnuas Depois de diodos retificadores de fontes de alimentao Em pilhas e baterias


http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page= Pgina 5 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Em circuitos com vlvulas e transistores nos elementos de polarizao Na alimentao de circuitos integrados Nas sadas de eliminadores de pilhas e fontes No circuito eltrico de um automvel

QUE ESCALA USAR? Uma vez que saibamos se num ponto de um circuito a tenso contnua ou alternada resta agora descobrir qual a sua ordem de grandeza. Com isso no queremos dizer que o leitor precise saber qual o valor exato da tenso, mas sim, mais ou menos quanto deve esperar na medida no ponto visado do circuito analisado. Por exemplo, sabemos que num ponto do circuito que seja alimentado pela rede de energia, a tenso deve ser da ordem de 110 V ou 220 V. Da mesma forma, no secundrio de um transformador de uma fonte esta tenso estar entre 6 e 20 V conforme este transformador. Se tivermos um diagrama do aparelho, ser mais fcil ainda, pois podemos ter nesse diagrama as tenses indicadas para os pontos que vamos medir. importante saber esta ordem de grandeza para que o multmetro no seja colocado numa escala muito abaixo da necessria para medir a tenso desejada. Se ajustarmos um multmetro para a escala de 0 - 1 Volt, por exemplo, e o ligarmos num ponto do circuito em que a tenso seja de 120 ou 150 Volts por exemplo, a sobrecarga pode queim-lo, conforme mostra a figura 6.

Tenses muito acima da escala danificando o multmetro.

Alm disso podem ocorrer danos mecnicos com a agulha batendo violentamente no final da escala.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page= Pgina 6 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Assim, existem dois procedimentos importantes para se evitar que possa ocorrer a sobrecarga de um multmetro numa medida de tenso contnua ou alternada:

* Coloque o multmetro na escala apropriada para a tenso que espera medir (alternada ou contnua) * Se no tiver idia dessa tenso, comece ento pela mais alta do multmetro, conforme mostra a figura 7.

Na dvida, comece pela escala mais alta.

A deflexo inicial da agulha permite ter uma idia do valor da tenso. Podemos ento mudar a escala de modo a ter uma leitura "mais confortvel" num ponto em que as indicaes sejam mais precisas. Por exemplo, se colocamos o multmetro na escala de 0- 300 Volts e o ponteiro mal se mexe, dando a entender que a tenso de alguns volts apenas, podemos pass-lo para a escala de 0 - 30 V, onde obtemos uma leitura "mais confortvel" e precisa, conforme mostra a figura 8.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 7 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

Escolha a escala mais cmoda para leitura

POLARIDADE Nas medidas de tenses alternadas no preciso observar a polaridade das pontas de prova. No entanto, na medida de tenses contnuas, a polaridade deve ser observada. A ponta vermelha (ligada ao +) deve ser colocada no ponto mais positivo do circuito e a preta no mais negativo ou em zero volt (terra), conforme mostra a figura 9.

Observando a polaridade na medida de tenses contnuas.

Se houver inverso das pontas de prova, nestas condies, a agulha tende a se movimentar em sentido contrrio ao desejado e isso pode ser ruim para o instrumento, pois seu mecanismo forado. Em alguns multmetros existe uma chave no painel que permite inverter as ligaes internas das pontas de prova, conforme mostra a figura 10.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 8 de 9

Como medir tenses com o multmetro (INS131)

07/08/13 23:05

A chave de inverso da polaridade das pontas de prova.

Assim, para estes multmetros no ser necessrio retirar as pontas de prova dos locais em que elas se encontram para a fazer a inverso: basta atuar sobre a chave no painel. Este recurso importante quando fixamos as pontas de prova num circuito por meio de garras jacar o que costuma dar certo trabalho de acesso.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2713-ins131?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 9 de 9

You might also like