You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior

Gabarito

Concurso Pblico: MDIC- 2012


(Edital ESAF n. 04, de 21/3/2012)

1
1. Nome: 2. 3. 4.

Prova

Instrues

Conhecimentos Gerais

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

A confiana em si prprio o primeiro segredo do sucesso.


5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

LNGUA PORTUGUESA 1 - Para preservar a coerncia e a correo gramatical do texto, assinale a opo que corresponde ao termo a que se refere o elemento coesivo constitudo pelo pronome -la (. 6). A reciprocidade de tratamento tradicional princpio da liturgia diplomtica. Esse pressuposto consagrado na relao entre as naes econmicas e migratrias, entre outras determinante para estimular o equilbrio e afastar a tenso na convivncia entre os pases, colaborando para mant-la em desejvel harmonia. hipocrisia, por exemplo, cobrar de uma parceria obedincia a normas de bom trato (ou de acolhimento) se o outro lado da fronteira no contemplado com o respeito ao protocolo da civilidade.
(O Globo, 26/3/2012)

3 - Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo incorreta. A fraqueza da produo manufatureira, nos ltimos meses e anos, aqueceu o debate sobre o risco de desindustrializao no Brasil. No ano passado, seu crescimento foi de apenas 0,3%, uma ninharia em comparao com a alta de 6,7% no varejo. Mesmo que se considere um perodo mais longo, a diferena continua dramtica: a manufatura est no nvel do incio de 2008, contra quase 35% de aumento nas vendas de varejo. Espera-se alguma retomada para este ano. Uma parte da desacelerao de 2011 decorreu da diminuio de estoques em alguns setores, como o automobilstico, pressionados por importaes crescentes e vendas internas estagnadas. Feito um ajuste, a produo pode retornar ao nvel normal.
(Adaptado do Editorial, Folha de S. Paulo, 29/3/2012)

10

10

15

a) convivncia(.5) b) liturgia (.2) c) reciprocidade(.1) d) tenso(.5) e) hipocrisia(.7) 2 - Assinale a opo que constitui continuao coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo. O governo concedeu R$ 97,8 bilhes em benefcios scais a empresas, nos ltimos cinco anos, e adotou dezenas de medidas para conter a valorizao cambial e proteger a indstria da concorrncia estrangeira mas tudo isso teve resultados insignicantes, como demonstra o fraco desempenho brasileiro no mercado internacional de manufaturados. Incapaz de acompanhar o crescimento do mercado interno, a indstria de transformao perdeu espao no Brasil para os concorrentes de fora e cresceu em 2011 apenas 0,1%, ou quase nada.
(Adaptado do Editorial, O Estado de S. Paulo, 29/3/2012)

a) A substituio de se considere(.6) por sejam considerados mantm a correo gramatical do texto. b) A substituio da expresso uma ninharia(.4) por insignicante respeita as relaes de sentido do texto e confere-lhe mais formalidade. c) O pronome seu(.3) retoma o antecedente produo manufatureira(.1). d) O emprego da voz passiva em Espera-se(.10) recurso de impessoalizao do texto. e) A forma verbal pressionados(.13) est no masculino plural porque concorda com alguns setores(.12). 4 - Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto. Quando a crise nanceira eclodiu em 2008, uma das ameaas mais temidas foi __1__ ela trouxesse consigo o protecionismo generalizado. A crise ainda no acabou, as perspectivas pessimistas __2__ comrcio mundial no se concretizaram, e __3__ Brasil tenta agora obter sinal verde para fechar por um tempo sua economia, abrindo caminhos __4__ outros pases em situao semelhante faam o mesmo. A Organizao Mundial do Comrcio OMC daria ento aval a esse protecionismo, supondo que ela fosse capaz de estabelecer __5__ deveria ser a taxa de cmbio de equilbrio de seus membros, e o perodo pelo qual uma taxa desalinhada poderia voltar ao seu nvel normal, que o que o Brasil parece supor ao pedir proteo temporria. A proteo, se concedida ao Brasil, provavelmente elevaria seus substanciais saldos comerciais, valorizando mais sua moeda, __6__esse apenas um dos problemas da proposta.
(Editorial, Valor Econmico, 29/3/2012)

a) Por isso esse protecionismo seja uma forma de compensar a falta de uma estratgia minimamente ecaz. O resultado s poder ser o desperdcio de mais dinheiro, esforos e oportunidades. b) Esses investidores tomam dinheiro barato na Europa e aplicam no Brasil, em troca de juros altos. A ao defensiva, nesse caso, justicvel, embora pouco ecaz. c) Alm disso, consenso entre esses empresrios, administradores e governantes que preciso aplicar muito mais dinheiro em mquinas, equipamentos e obras de infraestrutura. d) Portanto, diante desse bom desempenho um erro atribuir os problemas nacionais a fatores externos. Mas preciso responsabilizar os bancos centrais do mundo rico por uma parcela importante dos males econmicos do Pas. e) Sem competitividade, essa indstria superada pelos produtores instalados nas economias mais dinmicas e mal consegue manter, mesmo na Amrica do Sul, posies conquistadas em tempos melhores.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 2

2
com o do a respeito do sobre o para com o

3
aquilo que o o o que o que o nosso

4
para de que para que dos quais com que

5
onde que qual de quanto como

6
porm todavia mas no entanto porquanto

a) b) c) d) e)

o de que que a de que que qual

Prova 1 - Gabarito 1

5 - Assinale a opo que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta a lacuna do trecho a seguir. Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul so mais do que cinco economias emergentes em expanso num mundo em crise. Reunidas sob o acrnimo Brics, abrigam mais de 40% da populao global e somam perto de US$ 14 trilhes de PIB, ou seja, quase um quinto das riquezas produzidas no planeta. natural que busquem maior participao no cenrio internacional o que seria facilitado por uma atuao conjunta, em bloco. ______________________________________________ ______________________________________________ A instituio permitiria aos pases reduzir a dependncia econmica em relao aos Estados Unidos e Unio Europeia, em srias diculdades. Mais do que isso, a experincia poderia depois ser replicada para dar um pontap inicial para mudanas polticas no apenas voltadas ao desenvolvimento sustentvel, como tambm segurana e paz no universo, com um rearranjo das regras e dos organismos internacionais.
(Adaptado do Correio Braziliense, 27/3/2012)

7 - Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. O alto custo da folha de pessoal, __1__encargos e das regras rgidas __2__contratao e demisso, fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil e, __3__comparao com outros pases, seu efeito se torna ainda mais notvel __4__valorizao do cmbio. Da mesma forma, o peso excessivo dos tributos e o preo elevado da energia, entre outros itens que compem os custos industriais, reduzem a competitividade da indstria. Do lado das empresas, o nvel muito baixo de investimentos em inovao mostra despreocupao ou desateno __5__fatores essenciais para a conquista e preservao dos mercados mais promissores da economia contempornea. H muitas coisas alm do cmbio nas diculdades __6__passa a indstria no Pas.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 24/3/2012)

2
de para da na com a

3
em na da por por

4
diante da por causa da em razo da decorrente da em vista da

5
com os com um dos sobre pelos com

6
em que pelas quais por quem por que pela qual

a) b) c) d) e)

por causa dos em razo dos decorrente dos em vista dos diante dos

a) Maior dos Brics, a China, segunda potncia mundial, tem PIB de US$ 7,4 trilhes e reservas cambiais superiores a US$ 3 trilhes. Contudo, uma ditadura que ganha mercados mundo afora com vantagens articiais, como a desvalorizao da moeda, o yuan, um calo inclusive para o Brasil, invadido por produtos chineses em condies desfavorveis de competitividade. b) Assim, reconhecer a necessidade de promover correes de rumo internas desao de primeira ordem para os cinco emergentes. Aproximaes bilaterais, vale lembrar, tambm terminam por fortalecer o quinteto emergente. c) A Rssia, por sua vez, apresenta desenvolvimento relativo e hoje consolida-se como economia de mercado ainda sob olhares desconados de parte dos governantes de outros pases do globo. d) Os demais pases tm abismos sociais a superar, problemas de desigualdades evidentes, o que deixa o bloco, formalizado ou no, distante da pose de referncia internacional na questo do desenvolvimento humano. e) Avanar na criao de um banco de desenvolvimento, proposto pelo primeiro-ministro indiano, como alternativa ao Banco Mundial Bird e ao Fundo Monetrio Internacional FMI, j seria grande passo. 6 - O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que apresenta erro gramatical ou de graa de palavra que prejudica a coerncia textual. Constata-se(1) uma discrepncia nas carteiras dos maiores detentores de dinheiro no mundo rico: uma pequena frao, menos de 10%, est investida(2) nos pases emergentes, que, no entanto, j representa(3) mais de 50% do PIB global. Nesse cenrio o Brasil continuar a conviver com macias(4) entradas de recursos, que devem manter o real ainda valorizado. O governo precisa favorecer investimentos diretos e conter uxos mais especulativos. tolervel desestimular a entrada de capital aventureiro, mas cumpre evitar exageros que afugentem (5) o dinheiro bom.
(Editorial, Folha de S. Paulo, 25/3/2012)

8 - Assinale a opo em que a reescrita do trecho altera as relaes semnticas entre as informaes do texto. a) Um acmulo de fatores mais e menos antigos conspirou para deprimir a indstria brasileira, especialmente o segmento de transformao, nos ltimos anos. A indstria brasileira, especialmente o segmento de transformao, nos ltimos anos, foi deprimida em decorrncia de um acmulo de fatores mais e menos antigos. b) Infraestrutura precria, custos elevados de mo de obra, carga tributria alta e educao insuciente so alguns dos antigos problemas que aoraram com toda intensidade quando a crise internacional acentuou a tendncia de apreciao do real e aumentou a concorrncia mundial. Quando a crise internacional acentuou a tendncia de apreciao do real e aumentou a concorrncia mundial, antigos problemas aoraram com toda intensidade, tais como: infraestrutura precria, custos elevados de mo de obra, carga tributria alta e educao insuciente. c) O custo da mo de obra industrial no Brasil, de US$ 10,08 por hora, um tero do vericado nos Estados Unidos e Japo, mas maior do que o de pases como o Mxico, cuja indstria automobilstica vem preocupando Braslia, e, naturalmente, do que o da China. um tero do vericado nos Estados Unidos e Japo, cuja indstria automobilstica vem preocupando Braslia, o custo da mo de obra industrial no Brasil, de US$ 10,08 por hora, mas maior do que o de pases como o Mxico, e, naturalmente, do que o da China.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5
3 Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

d) Nesse espao de tempo, o cmbio teve uma valorizao de 40% em termos reais, frente a uma cesta de 15 moedas, o que deixou a indstria brasileira com diculdades de competir no s com a China, mas tambm com a Alemanha. O cmbio teve uma valorizao de 40% em termos reais, frente a uma cesta de 15 moedas, nesse espao de tempo, o que deixou a indstria brasileira com diculdades de competir no s com a China, mas tambm com a Alemanha. e) Os custos da indstria brasileira vm subindo continuamente. A folha de salrios da indstria aumentou 25% desde 2005 em reais, j descontada a inao. A energia eltrica, um importante indicador da infraestrutura, cou 28% mais cara, apesar da abundncia de recursos hdricos. Com a valorizao do real, os custos tornaramse ainda maiores. Vm subindo continuamente os custos da indstria brasileira. Aumentou 25% em reais desde 2005, j descontada a inao, a folha de salrios da indstria. Ficou 28% mais cara, apesar da abundncia de recursos hdricos, a energia eltrica, um importante indicador da infraestrutura. Os custos tornaram-se ainda maiores com a valorizao do real. 9 - Assinale a opo que constitui continuao coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo. Em um cenrio internacional ainda inspirando muitos cuidados, com a zona do euro anestesiada aps o choque da operao de resgate da Grcia e a preocupao com outros membros doentes como Portugal, e a China desacelerando, um sopro de alento vem dos Estados Unidos. a) Mesmo que a economia americana tenha comeado a sair da lama em meados de 2009, mas escorregou vrias vezes. Em alguns momentos pesaram os motivos externos, como a crise da zona do euro e a alta do preo do petrleo. b) Por outro lado, a taxa de desemprego saiu dos 9% em que permaneceu congelada por muito tempo e recuou para 8,3%. Neste ano, o nmero de vagas criadas est reagindo e as informaes indicam que o motivo no que as pessoas se desanimaram e no procuram mais emprego. c) Quando certamente esses entraves mais srios estavam no prprio mercado domstico, onde bancos cheios de crditos duvidosos negaceavam crdito, e consumidores atolados em dvidas evitavam comprar e tentavam se desalavancar. d) Portanto, essa receita familiar real, cou estvel e o acesso ao crdito continuou restrito. Alguns desses problemas acabaram ou perderam a intensidade. E h nmeros positivos. O mais otimista, provavelmente, o nvel de emprego. e) A boa notcia, como destaca reportagem da mais recente revista The Economist que a recuperao da economia americana no robusta nem dramtica, mas real.

10- O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de graa de palavra. Em alguns pases mais afetados pela crise global, como os Estados Unidos, a indstria buscou aumentar sua competitividade por meio da forada reduo dos custos de produo, o que (1) implicou demisses em massa. Mesmo com menos trabalhadores, a indstria manteve ou ampliou a produo, alcanando ganhos notveis de produtividade. Mesmo que aceitasse (2) arcar com um custo social to alto, dicilmente o Brasil alcanaria (3) resultados econmicos to rpidos. O aumento da produtividade do trabalhador brasileiro limitado, entre outros fatores, pela defazagem (4) nos investimentos em educao. Com escassez (5) de trabalhadores qualicados, exigidos cada vez mais pelo mercado de trabalho, os salrios de determinadas funes tendem a subir bem mais do que a produtividade mdia do setor, o que afeta o preo dos bens nais.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 24/3/2012)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 11- O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de graa de palavra. Poucos dias depois de estender (1) a cobrana de 6% do Imposto sobre Operaes Financeiras IOF para os emprstimos externos de cinco anos (antes eram taxados apenas os de trs anos), como parte da guerrilha que mantm (2) para conter a valorizao do real frente ao (3) dlar, o ministro da Fazenda no apenas reconheceu que sacrica sua f no cmbio utuante, como admitiu haver efeitos colaterais da medida que tero de ser mitigados (4). De fato, o aumento do custo desse tipo de emprstimo ajuda o governo a rejeitar o capital oportunista, que aqui vem apenas para tirar vantagem de nossas taxas de juros elevadas, mas ingeta (5) problema na veia dos exportadores que precisam nanciar suas operaes no exterior. Ele fez questo de reforar sua disposio de continuar atirando com todas as armas contra o excesso de liquidez mundial, provocado pelo tsunami cambial promovido pelos bancos centrais europeu e norteamericano.
(Editorial, Correio Braziliense,15/3/2012)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 1 - Gabarito 1

12- O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que manteve o emprego correto do sinal indicativo de crase. Interessa (1) todo o Pas, por sua importncia para (2) produo, (3) criao de empregos e o desenvolvimento, a agenda levada ao Congresso pelo presidente da Confederao Nacional da Indstria CNI. Ao apresentar uma lista de 131 projetos considerados favorveis ou prejudiciais ao setor, ele cobrou dos parlamentares, como de costume, ateno urgente s (4) questes de grande relevncia para (5) economia, especialmente numa fase de crise internacional.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 29/3/2012)

14- O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. Mais um setor pede proteo contra a (1) concorrncia externa: em resposta a pedido, de julho de 2011, de entidades de produtores de vinhos nos, o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior MDIC abriu investigao para decidir se (2) aplica restries (3) importao do produto. O MDIC vai apurar os motivos pela qual (4) a entrada do produto estrangeiro quase triplicou desde 2002, chegando a 72 milhes de litros em 2011. Caso conclua que h prejuzo grave (5) indstria brasileira, pode estabelecer salvaguardas a saber: cotas para a entrada de vinhos estrangeiros ou aumento da alquota do imposto de importao (hoje de 27%).
(Editorial, Folha de S. Paulo, 28/3/2012)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 13- Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial da Folha de S. Paulo de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) Houveram muitas mudanas nas condies externas e internas da economia, que contriburam para a estagnao da indstria brasileira. Do lado externo, os altos preos das matrias-primas exportadas pelo Brasil encorpam a entrada de divisas e valoriza o real. b) Internamente, a renda do trabalho ampliada por polticas salariais e previdencirias generosas, estimula o consumo e o setor de servios. O resultado seria a especializao da economia nos setores primrio e tercirio, cuja forte gerao de emprego, em troca de menor competitividade industrial. c) A perda de mercado para importaes, por sua vez, no seriam um problema, j que boa parte delas seria compras de bens de capital para investimento e modernizao do parque industrial. d) No se deve considerar que exportaes de poucos produtos primrios sejam conveis, pois uma inverso de preos traria problemas s contas externas. No que se refere s importaes de bens de capital, fato que o uso de equipamentos importados melhora a produtividade, mas a perda da base de conhecimento uma ameaa para o futuro do pas. e) temerrio considerar que, um pas de renda mdia e com baixa escolaridade, como o Brasil possa manter tal padro de crescimento. Servios que geram renda, hoje, so atividades complexas como design industrial e marketing, de alto contedo intelectual. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

15- Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial do Valor Econmico de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta. a) Parece cada vez mais claro que a tendncia de valorizao do real vai durar um bom tempo. H demanda futura garantida para as commodities que o pas exporta e enormes possibilidades de novos negcios. b) Toda a estrutura de defesa comercial deveria ser aperfeioada e acelerada para barrar a concorrncia desleal. Os instrumentos disponveis para isso no tm sido usados intensamente como seria necessrio. Resta, porm, a competitividade. c) A bonana encontrou o pas com uma carga de impostos maior do que a de competidores emergentes do mesmo porte, gargalos enormes na infraestrutura e, ainda por cima, uma taxa de juros astronmica a conhecida conspirao de custos contra as empresas nacionais. d) A valorizao agravou problemas crnicos, em detrimento da indstria. A licena para se proteger que o Brasil pede agora j existe de alguma forma e ela deveria se voltar prioritariamente contra a China, cuja mgica de formao dos preos dos bens exportados poderosa. e) O investimento externo direto mudou de patamar. At o ano passado eles cobriam praticamente o decit em conta corrente, ao que limitava o efeito, para explicao da valorizao da moeda, de tsunamis monetrios e capitais especulativos.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 1 - Gabarito 1

16- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opo que respeita as exigncias gramaticais da norma culta na sua transcrio. a) Em geral, quando a economia est em trajetria de crescimento, multiplicam-se as condies para os ganhos de produtividade, pela facilidade de se concretizarem investimentos. Mas no algo que caia do cu. Sem esforo e determinao, a produtividade no avana. b) Mas h tambm os fatores que no dependem diretamente dos agentes econmicos, como o ambiente institucional para a realizao de negcios, a infraestrutura de uso comum, as prioridades e a execuo da poltica econmica, o que se reetem no crdito e na carga tributria. c) So vrios os fatores que contribuem para os saltos de produtividade. Alguns relacionados do processo produtivo, como inovao, a melhoria da gesto dos recursos disponveis, a atualizao tecnolgica, a motivao dos que produzem, a utilizao dos insumos (bens e servios) mais adequados para se chegarem ao resultado nal. d) Com uma taxa de investimento relativamente baixa cuja proporo do Produto Interno Bruto (PIB), pouco acima dos 19%, o Brasil conseguiu avanar socialmente sem um crescimento econmico to forte. e) A estabilidade monetria abriu caminhos para ganhos de produtividade que tornou factveis tais avanos, mas preciso denir prioridades claras nos gastos pblicos. 17- Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta. a) Esto na lista, entre outros, projetos relativos a novas regras para licitaes, a normas de licenciamento ambiental, reduo da jornada de trabalho, ao m da contribuio adicional de 10% em caso de demisso injusticada, regulamentao dos contratos de terceirizao e condio das agncias reguladoras. b) Para os pases da Europa em situao mais complicada, a superao dos problemas depender de ganhos considerveis de produtividade e de reformas, em alguns casos dolorosas, para desemperrar a economia. O desarranjo nanceiro e scal foi apenas uma das consequncias de um desajuste mais amplo. c) Para a Confederao Nacional da Indstria CNI h alguns temas de maior importncia para considerao dos parlamentares. Essa pauta mnima inclui dezesseis projetos em tramitao no Congresso, selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial.

e) Alguns projetos tratam de questes tributrias. O documento da CNI aponta alguns que, se aprovados, resultaro em maior tributao da atividade produtiva, agravando uma das mais importantes desvantagens competitivas da indstria brasileira, e outros que traro benefcios. Nenhum deles, no entanto, tem a amplitude necessria a uma reforma efetiva do sistema de impostos e contribuies. 18- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Estado de So Paulo de 24 /3/2012. Assinale a opo que foi transcrita de forma gramaticalmente correta. a) Por tornar mais acentuada a perda de competitividade da indstria brasileira, a valorizao do real em relao ao dlar vm despertando reaes cada vez mais cidas de dirigentes empresariais, mas est muito longe de ser o nico, ou o principal, problema que prejudica o desempenho do setor manufatureiro. b) Questes estruturais e modelos de gesto empresarial inadequados tem sobre a atividade industrial efeitos negativos muito mais profundos e duradouros e, por isso, mais nocivos do que a taxa de cmbio. c) Sem eliminar essas decincias, o Brasil ter cada vez menos condies de competir com outros pases, at mesmo com os vizinhos sul-americanos. preciso considerar que a valorizao do real tambm fez o custo da mo de obra na indstria aumentar. d) Mesmo, porm, que a questo cambial venha a ser superada, a qualidade da atividade industrial continuar prejudicada por decincias histricas, e por isso muito conhecidas, mas que tem sido toleradas por governantes, empresrios, trabalhadores e pela sociedade. e) Pesquisas e estudos recentes no deixam dvidas quanto aos impactos do cmbio valorizado sobre a produtividade da indstria brasileira quando comparadas com a de outros pases. 19- Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opo correta quanto ao emprego dos sinais de pontuao. a) Estudo recente de uma instituio americana, mostra que, em termos da produtividade do trabalho, estamos atrs da Argentina, do Chile, do Mxico, do Uruguai, do Peru e da Colmbia, para citar apenas algumas naes sul-americanas. Superamos apenas a Bolvia e Equador. b) O aumento da escolaridade, foi um passo frente, pois os jovens estaro mais aptos ao aprendizado necessrio, a um bom desempenho em suas prosses e atividades do que as geraes anteriores. c) Porm, para se nivelar aos parmetros, at mesmo, da maioria dos pases do continente, o Brasil, ter de andar bem mais rpido.

d) No se deve contemplar o Brasil como uma ilha de tranquilidade, de estabilidade, de equilbrio, no meio da inndvel crise internacional. A experincia europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 6

Prova 1 - Gabarito 1

d) O pas j se encontra em um estgio no qual os saltos de produtividade no ocorrero sem investimentos mais expressivos. Alm de equipamentos, automao e outras ferramentas da tecnologia, parte desses investimentos precisar estar voltada para os recursos humanos. e) recente (menos de vinte anos) um envolvimento mais vigoroso do poder pblico, nesse esforo, para qualicar os recursos humanos disponveis. At ento, a iniciativa partia de instituies privadas ou das empresas, muitas vezes agindo de maneira isolada. 20- Em relao pontuao do texto, assinale a opo incorreta. O tempo em que o sistema nanceiro apresentava srios problemas e em que os clientes dos bancos sofriam pesadas perdas pertence ao passado. Hoje, quando o sistema nanceiro mundial passa por graves problemas, o do Brasil brilhante exceo. Misso conjunta do Fundo Monetrio Internacional FMI e do Banco Mundial Bird, depois da avaliao do nosso sistema nanceiro, concluiu que ele estvel, com baixo nvel de riscos e evidente capacidade de amortiz-los numa eventualidade. O Relatrio de Estabilidade Financeira que o Banco Central BC acaba de divulgar justica amplamente a avaliao dos dois organismos internacionais. A explicao de como nosso sistema evoluiu da fase dos problemas para a estabilidade atual deita razes, num primeiro momento, numa forte concentrao dos estabelecimentos, que, reunindo recursos importantes e desenvolvendo toda uma engenharia para atrair mais recursos, puderam atravessar diversas fases delicadas. O papel do Banco Central foi decisivo.
(Adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 23/3/2012)

INGLS Read the text below entitled Currency disunion in order to answer questions 21 to 25: Currency disunion
Source: www.economist.com (Adapted) Apr 7th, 2012

10

15

The Irish left the sterling zone. The Balts escaped from the rouble. The Czechs and Slovaks left each other. History is littered with currency unions that broke up. Why not the euro? Had its fathers foreseen turmoil, they might never have embarked on currency union. The founders of the euro thought they were forging a rival to the American dollar. Instead they recreated a version of the gold standard abandoned by their predecessors long ago. Unable to devalue their currencies, struggling euro countries are trying to regain competitiveness by internal devaluation, ie, pushing down wages and prices. That hurts: unemployment in Greece and Spain is above 20%. And resentment is deepening among creditors. So why not release the yoke? The treaties may declare the euro irrevocable, but treaties can be changed. One reason the euro holds together is fear of nancial and economic chaos on an unprecedented scale. Another is the impulse to defend the decades-long political investment in the European project. So, despite many bitter words, Greece has a second rescue. So the euro zone remains vulnerable to new shocks. Markets still worry about the risk of sovereign defaults, and of a partial or total collapse of the euro. Common sense suggests that leaders should think about how to manage a break-up. 21- In paragraph 1, the author claims that if the euros fathers had foreseen turmoil, they would never have a) begun a currency union. b) replaced the euro. c) maintained the euro zone currencies. d) turned down a currency union. e) devalued the euro. 22- In paragraph 2, the author points out that struggling euro countries are a) steadily recuperating competitiveness. b) currently devaluing their currencies. c) expected to value their currencies. d) incapable of devaluing their currencies. e) not allowed to push down wages and prices.

20

a) As vrgulas aps Hoje(.3) e aps problemas(.5) isolam orao subordinada anteposta principal. b) As vrgulas aps que(.16) e aps recursos(.18) isolam orao subordinada de gerndio. c) A vrgula aps estvel(.8) isola elementos de uma enumerao. d) As vrgulas aps razes(.15) e aps momento (. 15) isolam adjunto adverbial intercalado na orao principal. e) As vrgulas aps Bird(.7) e aps nanceiro (. 8) isolam adjunto adverbial intercalado em orao subordinada.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 1 - Gabarito 1

23- In paragraph 2, the author argues that treaties a) might have been ratied. b) may be altered. c) should have been negotiated. d) ought to bring about changes. e) must be urgently approved. 24- In paragraph 3, the author tries to explain why the euro a) recovered. b) devalued. c) values. d) collapsed. e) remains. 25- According to the text, currency unions a) have invariably strengthened markets. b) are not supposed to break up. c) have previously proved unsuccessful. d) restructure regional markets. e) prevent long-term damages.

ATENO! Somente responda s questes do idioma ESPANHOL se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.
ESPANHOL CPC espera conocer propuesta de reforma tributaria antes que sea enviada al Congreso Su deseo de conocer el proyecto de reforma tributaria que prepara el gobierno antes de que sea enviado al Parlamento manifest el timonel de la Confederacin de la Produccin y del Comercio (CPC), Lorenzo Constans, quien dijo que, de todas formas, esa es una decisin que debe tomar el presidente chileno, Sebastin Piera. Asimismo, plante que no opinar sobre los cambios tributarios hasta que no se conozcan en detalle, pero aprovech para enviar un consejo al presidente Piera en momentos previos a la reunin que sostendra con el primer ministro japons, teniendo en cuenta que tambin se est discutiendo una reforma de este tipo en este pas. Esperemos que se renan, que tenga una informacin que sirva para comparar, porque tambin, a lo mejor, hay que alivianar la carga, dijo Constans.
(Texto adaptado de Diario Financiero, 31. 03.2012)

26- En el texto se dice que el presidente de la CPC solo emitir su opinin sobre los cambios tributarios cuando estos se conozcan: a) de ocio. b) bajo mano. c) al detalle. d) sin dilacin. e) de pblico. 27- De acuerdo con el texto, el Sr. Constans espera que de la reunin con el primer ministro de Japn surjan datos a partir de los cuales: a) habr que equilibrar los impuestos. b) se redena la estructura tributaria. c) tal vez sea necesario elevar gravmenes. d) ser preferible alivianar la carga. e) quiz se tenga que aligerar la tributacin.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 1 - Gabarito 1

Amparos contra aranceles a importaciones de EU Diversas empresas mexicanas han promovido al menos 45 demandas de amparo en siete estados del pas para impugnar la constitucionalidad del decreto que impuso aranceles de entre 10 y 20 por ciento a diversos productos estadounidenses en represalia por no permitir el acceso a transportistas mexicanos. La mayora de las compaas inconformes han argumentado la inequidad, porque el castigo slo se aplic a ciertos productos dentro de las mismas fracciones arancelarias. El impacto de los aranceles ya se reeja en diversos productos, ya que, por ejemplo, las manzanas y las fresas han subido 20 por ciento para los importadores, quienes transmiten el costo a las ventas por menudeo.
(Fragmento de La Jornada, 04.04.12)

La crisis no da tregua en Portugal Portugal cumple ahora un ao intervenida sin que el rescate nanciero haya mejorado sus cifras macroeconmicas, lo que se reeja en la vida real en forma de aumento de parados y emigrantes, as como en la profundizacin de las brechas sociales. Los 78.000 millones de euros concedidos por la Unin Europea y el Fondo Monetario Internacional han servido para garantizar que el pas cumpla con sus compromisos y evite el riesgo de impago, aunque no para revitalizar de momento su economa ni reducir la presin de los mercados. En ese lapso han perdido el trabajo ms de 100.000 portugueses y se prev que este ao sigan sus pasos otros 40.000 ms; su PIB se ha contrado un 1,6% y caer el doble en 2012; mientras el gasto y la inversin pblica se han desplomado. La recesin ha contribuido a que la deuda pblica del pas supere ya incluso el valor total de su economa, sobrepasando as los 180.000 millones de euros. El prstamo de la troika llevaba, como contrapartida, la adopcin de un vasto programa de ajustes que el Gobierno luso ha aplicado con rmeza. Entre ellos destaca el incremento de la carga scal, a travs de un aumento del IVA que ha encarecido para todos los portugueses por igual desde la luz, el gas y el combustible hasta la compra de alimentos, lo que ha penalizado el consumo privado, considerado fundamental para regresar a la senda del crecimiento.
(Texo adaptado de Elmundo.es, 07.04.12)

28- Segn el texto, las demandas presentadas por diversas compaas mexicanas: a) buscan equilibrar el comercio bilateral. b) persiguern elevar los precios al por menor. c) rechazan la aplicacin equitativa de gravmenes a las importaciones. d) refutan las tarifas a productos estadounidenses. e) reivindican el acceso de los transportistas locales al mercado de Estados Unidos.

29- El sentido del primer prrafo del texto se mantendra inalterado si la palabra aunque se sustituyera por: a) ms b) pero c) igual d) an e) todava 30- A juzgar por la informacin contenida en el texto, el prstamo concedido a Portugal por la Unin Europea y el Fondo Monetario Internacional ha: a) supuesto un mnimo de control y scalizacin externa. b) aumentado el desempleo y la inmigracin. c) asegurado la capacidad estatal de honrar obligaciones nancieras. d) de garantizar el regreso de Portugal a la senda del crecimiento este ao. e) de disminuir la deuda pblica del pas.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 1 - Gabarito 1

ATENO!
Somente responda s questes do idioma FRANCS se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

27- Daprs le texte LAccord commercial anti-contrefaon compte ses opposants , le dit accord serait ensuite: a) propos lensemble des pays. b) adopt par lensemble des pays. c) refus par lensemble des pays. d) accept par lensemble des pays. e) impos lensemble des pays. 28- Selon le texte LAccord commercial anti-contrefaon compte ses opposants , cet accord permettrait aux ayants droits de : a) encadrer la circulation des produits de la contrefaon. b) dtourner la circulation des produits de la contrefaon. c) lgaliser la circulation des produits de la contrefaon. d) empcher la circulation des produits de la contrefaon. e) augmenter la circulation des produits de la contrefaon. Comptitivit des territoires et stratgies de localisation des entreprises La France comme dautres pays dvelopps connat une dgradation de sa comptitivit qui se traduit par un dcit croissant de ses changes extrieurs et des dlocalisations. Comme dautres pays dvelopps, elle fait face un double d: celui lanc par les pays mergents qui bncient de larges avantages de cot et celui lanc par des pays dvelopps au premier rang desquels lAllemagne dont les entreprises pallient latonie de leur demande interne en conqurant des marchs extrieurs. La thorie du commerce international et la thorie de la localisation, mais aussi lexprience, nous enseignent que la restauration de sa comptitivit suppose que davantage dentreprises sengagent plus intensment dans la R&D et dans linternationalisation de leurs activits en exportant plus et en investissant et en externalisant davantage lextrieur. Le succs de cette stratgie reste toutefois troitement subordonn la capacit des pays dvelopps relancer de manire coordonne leurs demandes internes respectives, gage de lobtention de gains mutuels et quitables.
(les notes N 7 / 28 novembre 2011)

FRANCS LAccord commercial anti-contrefaon compte ses opposants On en sait dsormais plus sur le projet dAccord commercial anti-contrefaon (ACAC, en anglais ACTA). Et ce quon sait provoque des ractions houleuses. La mthode de ngociation de cet accord, dj, avait de quoi scandaliser : cel en secret par les lobbies de la proprit intellectuelle et une poigne de grands pays industrialiss, discut hors de tout cadre international il nen manque pourtant pas qui soient comptents sur les domaines du commerce international, de la lutte contre les tracs et de la proprit intellectuelle : Organisation mondiale du commerce (OMC), Organisation mondiale de la proprit intellectuelle (OMPI), etc. , ce trait serait adopt par un noyau dur comportant les Etats-Unis, lUnion europenne et neuf autres pays, puis, au fur et mesure des amicales pressions exerces par les nations les plus avances , stendrait progressivement lensemble des pays du monde cest--dire tous ceux qui souhaitent faire partie du club mondial du commerce. LACTA ouvrirait aux ayants droit (dtenteurs du copyright dun lm, par exemple) des facilits exceptionnelles pour faire censurer un site Internet. Les fabricants de sacs main, les rmes pharmaceutiques et autres dtenteurs de marques ou de brevets pourraient solliciter les services de douane pour obtenir la saisie ou la suspension de produits en transit. La mobilisation initiale des dfenseurs dun Internet libre, mais aussi des militants de laccs aux mdicaments, qui craignaient les consquences sur le commerce des gnriques destins aux malades du Sud, sest renforce de faon impressionnante ces dernires semaines. Une ptition europenne a dj dpass les deux millions de signatures ! Et une journe mondiale de manifestations est organise le 11 fvrier.
(www.monde-diplomatique.fr/carnet/2012-02-10-ACTA)

29- Daprs le texte Comptitivit des territoires et stratgies de localisation des entreprises, la comptitivit de la France sur le march mondial est caractrise par : a) une forte croissance de ses changes extrieurs. b) un dsquilibre progressif de ses changes extrieurs. c) une hausse continue de ses changes extrieurs. d) une stabilisation de ses changes extrieurs. e) une dcroissance progressive de ses changes extrieurs.

26- Daprs le texte LAccord commercial anti-contrefaon compte ses opposants , le dit accord a t : a) discut ouvertement par quelques pays. b) rdig conjointement par lensemble des pays. c) tabli huis clos par quelques pays. d) abandonn discrtement par quelques pays. e) ngoci longuement par lensemble des pays.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

10

Prova 1 - Gabarito 1

30- Daprs le texte Comptitivit des territoires et stratgies de localisation des entreprises , pour dvelopper leur comptitivit sur le march mondial, un pays et ses entreprises doivent : a) partager leurs investissements sur les marchs intrieurs et extrieurs. b) consacrer leurs extrieurs. investissements aux marchs

33- Correlacione as colunas I e II, distinguindo as polcias administrativa e judiciria. Ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta para a coluna II. I (1) Polcia Administrativa. (2) Polcia Judiciria. II ( ) Atuao predominantemente voltada para as pessoas. ( ) Atuao voltada para as atividades das pessoas. ( ) Preparatria para a represso penal. ( ) Relaciona-se com o valor contido na liberdade de ir e vir. ( ) Relaciona-se com os valores informadores dos interesses gerais, convivenciais. a) 1, 1, 2, 1, 2 b) 2, 2, 1, 1, 1 c) 1, 2, 1, 2, 1 d) 2, 1, 2, 2, 1 e) 1, 2, 2, 1, 1 34- Abaixo, na coluna I, esto descritas diversas formas de atuao do poder de polcia. Classique-as conforme as tcnicas descritas na coluna II e assinale a opo que apresente a sequncia correta para a coluna I. I () Declarao de Renda de Pessoas Fsicas. Apresentao do carto de vacinas para a efetivao de matrcula de menor na rede pblica de ensino. Multa pelo avano de sinal vermelho. Concesso de alvar de funcionamento. Concesso da Carteira Nacional de Habilitao. (1) II Tcnica de ordenao pela informao. Tcnica de ordenao pelo condicionamento.

c) concentrer leurs investissements sur les marchs intrieurs. d) amoindrir leurs investissements sur les march intrieurs et extrieurs. e) arrter leurs investissements sur les marchs intrieurs et extrieurs.

DIREITO ADMINISTRATIVO 31- A determinao de realizao de viagem a servio de agente pblico, com pagamento de dirias e passagens pela Administrao Pblica, sem que haja qualquer interesse ou benefcio para o servio pblico e cujo propsito seja o deleite do agente pago com recursos pblicos, congura-se: a) Excesso de poder. b) Ato jurdico vlido. c) Afronta publicidade. d) Ato passvel de convalidao. e) Desvio de poder. 32- Determinado municpio da federao brasileira, visando dar cumprimento a sua estratgia organizacional, implantou o programa denominado Administrao Transparente. Uma das aes do referido programa consistiu na divulgao da remunerao bruta mensal, com o respectivo nome de cada servidor da municipalidade em stio eletrnico da internet. A partir da leitura do caso concreto acima narrado, assinale a opo que melhor exprima a posio do Supremo Tribunal Federal STF acerca do tema. a) A atuao do municpio encontra-se em consonncia com o princpio da publicidade administrativa. b) A atuao do municpio viola a segurana dos servidores. c) A atuao do municpio fere a intimidade dos servidores. d) A remunerao bruta mensal no um dado diretamente ligado funo pblica. e) Em nome da transparncia, o municpio est autorizado a proceder a divulgao da remunerao bruta do servidor e do respectivo CPF. ()

()

(2)

(3)

Tcnica de ordenao sancionatria.

() ()

a) 2, 2, 3, 1, 1 b) 3, 3, 1, 2, 1 c) 1, 1, 3, 2, 2 d) 3, 1, 3, 2, 2 e) 2, 1, 3, 1, 2

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

11

Prova 1 - Gabarito 1

35- O ato de autorizao de uso de um bem pblico cujo prazo j tenha expirado e os atos que integram um procedimento administrativo que j tenha chegado ao seu m possuem em comum o seguinte: a) so atos administrativos vinculados. b) so atos administrativos anulveis. c) so atos administrativos viciados. d) so atos administrativos irrevogveis. e) so atos administrativos conversveis. 36- As alternativas abaixo trazem caractersticas tpicas dos delegatrios de servios pblicos. Assinale a opo que contemple caracterstica aplicvel apenas s permisses. a) Descentralizao por colaborao. b) Celebrao com pessoa fsica ou jurdica. c) Natureza contratual. d) Possibilidade de extino por caducidade. e) Obrigao de prestar servio adequado. 37- As alternativas abaixo exprimem formas de provimento derivado do servidor pblico. Assinale a opo em que ambos os provimentos requeiram a estabilidade como uma das condies de sua implementao. a) Readaptao e reverso por invalidez cessada. b) Promoo e aproveitamento. c) Reintegrao e reconduo. d) Promoo e reconduo. e) Reverso por invalidez cessada e reconduo. 38- Assinale a opo em que a responsabilidade civil dar-se- de forma subjetiva. a) Responsabilidade pela omisso tambm chamada de servio deciente ou falta do servio. b) Responsabilidade do Estado pelo ato comissivo ensejador de dano que seu agente cause a terceiro. c) Responsabilidade dos prestadores de servio pblico por ato comissivo causador de dano ao usurio do servio. d) Responsabilidade pela omisso ensejadora de servio deciente, ocasionando dano nuclear. e) Responsabilidade pela atuao omissiva do Estado no seu dever de assegurar a integridade de pessoas ou coisas.

39- Correlacione as colunas I e II para ao nal assinalar a opo que apresente a sequncia correta para a coluna II. I (1) Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. (2) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente. (3) Negar publicidade aos atos ociais. ( ) II Aes e omisses dolosas ou culposas que lesionem o patrimnio pblico quando da aplicao das regras de gesto dos recursos, bens e direitos que o integram.

( )

Recebimento doloso de vantagem indevida que no decorra da contraprestao legal pelos servios prestados. Conduta dolosa de agente que, sem enriquecer ilicitamente ou causar dano ao patrimnio pblico, atua com comprovada inobservncia dos princpios regentes da atividade estatal.

( )

a) 1, 2, 3 b) 2, 1, 3 c) 1, 3, 2 d) 3, 2, 1 e) 2, 3, 1 40- Fundamentada no seu poder de autotutela administrativa, a Administrao pblica Federal procedeu reviso nas vantagens concedidas a servidor pblico que repercutiu diretamente na sua esfera patrimonial, ocasionando-lhe diminuio remuneratria. A partir do caso concreto acima narrado, assinale a opo que exprime a posio do Supremo Tribunal Federal STF acerca do tema. a) A autotutela administrativa, per si, afasta a necessidade de abertura de procedimento administrativo garantidor do contraditrio. b) O devido processo legal administrativo exigvel tanto nos casos de anulao quanto de revogao do ato administrativo. c) O acesso ao Poder Judicirio j representa a garantia do contraditrio e da ampla defesa, estando a Administrao desincumbida de faz-lo. d) Somente nos casos de revogao do ato administrativo a Administrao deve garantir o contraditrio e a ampla defesa. e) Considerando-se que o ato da administrao retirava do servidor pagamento indevido, a executoriedade autorizava-lhe a suspender o referido pagamento sem o devido processo legal.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

12

Prova 1 - Gabarito 1

DIREITO CONSTITUCIONAL 41- Sabe-se que a doutrina constitucionalista classica as constituies. Quanto s classicaes existentes, correto armar que I. quanto ao modo de elaborao, pode ser escrita e no escrita.

44- O controle da constitucionalidade consiste na vericao da adequao de uma lei ou de um ato normativo com a Constituio, vericando seus requisitos formais e materiais. Sobre o controle de constitucionalidade, correto armar que a) o Supremo Tribunal Federal armou ser legtima a utilizao da ao civil pblica como instrumento de scalizao incidental de constitucionalidade, pela via difusa, de quaisquer leis ou atos do Poder Pblico, desde que a controvrsia constitucional no se identique como objeto nico da demanda, mas simples questo prejudicial, indispensvel resoluo do litgio principal. b) somente pelo voto de dois teros de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. c) no Brasil o sistema de controle de constitucionalidade repressivo judicirio foi somente o concentrado, vez que compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio. d) os parlamentares so legitimados, mas no os nicos, propositura de mandado de segurana para a defesa do direito lquido e certo a um processo legislativo conforme as normas constitucionais e legais. Quando a autoria for de parlamentares, o prosseguimento do processo, at deciso nal do Supremo Tribunal Federal, depender da manuteno do autor de sua condio de membro do Congresso Nacional. e) antes de declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia e oportunidade para que o Poder competente adote as providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 45- Sobre os direitos polticos, correto armar que a) a inelegibilidade absoluta excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinria especca. b) a Constituio determina que no podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. No se enquadra no conceito de conscritos os mdicos, dentistas, farmacuticos e veterinrios que prestam servio militar obrigatrio. c) garantido o exerccio do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva raticao ou rejeio, o referendo convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. d) segundo a doutrina, o sufrgio restrito poder ser censitrio, quando o nacional tiver que preencher qualicao econmica, ou capacitrio, quando necessitar apresentar alguma caracterstica especial (natureza intelectual por exemplo). e) a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominao absoluta, no consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos.
13 Prova 1 - Gabarito 1

II. quanto forma, pode ser dogmtica e histrica. III. quanto origem, pode ser promulgada e outorgada. IV. quanto ao contedo, pode ser analtica e sinttica. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e IV esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas. e) II e III esto incorretas. 42- O Poder Constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. A respeito do Poder Constituinte, correto armar que a) no Poder Constituinte Derivado Reformador, no h observao a regulamentaes especiais estabelecidas na prpria Constituio, vez que com essas limitaes no seria possvel atingir o objetivo de reformar. b) o Poder Constituinte Originrio condicionado forma prexada para manifestar sua vontade, tendo que seguir procedimento determinado para realizar sua constitucionalizao. c) no Poder Constituinte Derivado Decorrente, h a possibilidade de alterao do texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio. No Brasil exercitado pelo Congresso Nacional. d) as formas bsicas de expresso do Poder Constituinte so outorga e conveno. e) o Poder Constituinte Originrio no totalmente autnomo, tendo em vista ser necessria a observncia do procedimento imposto pelo ordenamento ento vigente para sua implantao. 43- A respeito da arguio de descumprimento de preceito fundamental, correto armar que a) tem carter subsidirio, porque a lei expressamente veda a possibilidade de arguio de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio ecaz de sanar a lesividade. b) os legitimados ativos no so os mesmos para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade. c) norma constitucional que independe de regulamentao, por isso diz-se que no possui eccia limitada. d) da deciso que julgar procedente ou improcedente o pedido cabe recurso, inclusive ao rescisria. e) no ocorre de forma preventiva perante o Supremo Tribunal Federal, mas repressiva para reparar leses a direitos quando causadas pela conduta comissiva ou omissiva de qualquer dos poderes pblicos.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

46- A Constituio Federal estabelece em seu art. 5 os direitos e garantias fundamentais do cidado. A respeito do tema, correto armar que a) a Constituio probe a deportao e a expulso de brasileiro. O envio compulsrio de brasileiro para o exterior constitui banimento, que pena excepcional e tambm vedada pela Constituio. b) no Brasil terminantemente proibida a pena de morte pela Constituio, no havendo exceo de tempo ou lugar. c) a interceptao telefnica tem exceo criada pela Constituio para a violao das comunicaes telefnicas, quais sejam, ordem judicial, nalidade de investigao criminal e instruo processual penal ou nas hipteses e na forma que a lei complementar estabelecer. d) o habeas corpus dever ser impetrado somente contra ato de autoridade, no sendo aplicvel contra ato praticado por particular. e) a nalidade lcita de que trata o direito associao est ligada somente s normas de direito penal. 47- A respeito da tutela constitucional das liberdades, correto armar que a) o habeas corpus poder ser utilizado para a correo de qualquer inidoneidade, mesmo que no implique coao ou iminncia direta de coao liberdade de ir e vir. b) ser possvel pessoa jurdica gurar como paciente na impetrao de habeas corpus. c) o entendimento pacicado nos Tribunais Superiores o de que no se conceder habeas data caso no tenha havido uma negativa do pedido no mbito administrativo. d) o cabimento do mandado de segurana ocorrer mesmo quando existir deciso judicial da qual caiba recurso suspensivo. e) os processos de habeas data tero prioridade sobre qualquer outro processo. 48- Nos termos da atual redao da Constituio, so objetivos estabelecidos para a organizao da seguridade social, exceto: a) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. b) distino dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, conforme suas peculiaridades. c) equidade na forma de participao no custeio. d) irredutibilidade do valor dos benefcios. e) diversidade da base de nanciamento.

49- A Constituio, em seu Ttulo VIII, tratou da ordem social, um assunto de muita relevncia para o pas. Sobre esse assunto, correto armar que a) o art. 195 e seus incisos da Constituio, ao disporem sobre o custeio da seguridade social, passaram a prever contribuio a cargo dos aposentados e pensionistas, sendo vedado aos Estados-membros ou Municpios editarem disciplina em contrrio. b) a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio, pois apresenta natureza de seguro social, sendo ainda realizada mediante recursos do oramento da seguridade social, previsto no art. 195 da Constituio, alm de outras fontes. c) entre as diretrizes constitucionais afetas sade, temos a possibilidade da destinao de recursos pblicos para auxlio ou subveno s instituies privadas com ns lucrativos, desde que, quando preciso, prestem atendimento pblico. d) so de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei complementar, sobre sua regulamentao, scalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. e) veda-se a liao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. 50- Sobre a Administrao Pblica e seus servidores, correto armar que a) o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites denidos em lei complementar. b) lei complementar reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de decincia e denir os critrios de sua admisso. c) vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, ressalvados, nos termos denidos em leis complementares, os casos de servidores: portadores de decincia; que exeram atividades de risco e aqueles cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. d) os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei complementar, sem prejuzo da ao penal cabvel do efeito integrador. e) as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especcas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes scais, na forma da lei complementar.
14 Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

DIREITO CIVIL 51- A propsito do incio da vigncia da lei, todas as armativas abaixo so verdadeiras, exceto. a) A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral. b) Salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o territrio nacional quarenta e cinco dias depois de ocialmente publicada. c) As emendas ou correes lei que j tenha entrado em vigor no sero consideradas lei nova. d) Se, durante a vacatio legis, vier a lei a ser corrigida em seu texto, que contm erros materiais ou falhas de ortograa, ensejando nova publicao, os prazos mencionados nos itens anteriores comeam a correr da data da nova publicao. e) Nos estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, inicia-se trs meses depois de ocialmente publicada. 52- Assinale a opo incorreta sobre as formas de revogao da lei. a) A revogao expressa , algumas vezes, singular, taxativa e refere-se especialmente disposio abolida. b) A derrogao ocorre quando a nova lei regula toda a matria, que era regulada pela lei precedente, caso em que a revogao desta sempre total. c) A revogao tcita, que tambm chamada de indireta, pode vericar-se de dois modos diversos, um deles ocorre quando a lei nova encerra disposies incompatveis com as da anterior, podendo a revogao ser parcial. d) A revogao expressa pode tambm ser geral, compreensiva e aplicar-se a todas as disposies contrrias, sem individualizao. e) A sucessiva ab-rogao de uma lei, que ab-rogou outra anterior, no faz ressurgir a anterior, nem mesmo no caso em que no tenha sido promulgada outra lei nova. 53- Assinale a opo incorreta. a) O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo denitivo. b) O domiclio da pessoa natural, quanto s relaes concernentes prosso, ser considerado o lugar onde esta exercida. c) Nos contratos escritos, no podero os contratantes especicar como domiclio o lugar onde exeram e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes. d) Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domicilio para os atos nele praticados. e) Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio do municpio o lugar onde funcione a administrao municipal.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 15

54- Sobre as pessoas jurdicas, assinale a opo correta. a) So livres a criao, a organizaco, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, cabendo ao poder pblico conceder ou negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. b) So pessoas jurdicas de direito pblico interno a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios, as autarquias, inclusive as associaes pblicas, as fundaes e os partidos polticos. c) So pessoas jurdicas de direito privado, entre outras, as sociedades civis, religiosas, cientcas, literrias e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional. d) As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. e) Prescreve em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro. 55- Sobre as diferentes classes de bens, esto corretas todas as armaes, exceto. a) Os bens naturalmente divisveis no podem tornar-se indivisveis por vontade das partes. b) Os bens considerados em si mesmos podem ser imveis ou mveis, fungveis e consumveis, divisveis, singulares e coletivos ou indivisveis, singulares e coletivos. c) No sentido jurdico, os bens so considerados valores materiais ou imateriais e que, por tal qualidade, podem ser objeto de uma relao de direito. d) Coisas e bens so conceitos que no se confundem, embora a coisa represente espcie da qual o bem o gnero. A honra, a liberdade, a vida, entre outros, representam bens sem, no entanto, serem consideradas coisas. e) As coisas e os bens constituem o patrimnio de uma pessoa, porm, ao direito somente interessam coisas suscetveis de apropriao, isto , que sejam economicamente apreciveis.

Prova 1 - Gabarito 1

56- Assinale a opo incorreta. a) Bens pblicos so os bens do domnio nacional, pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno. Os demais so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. b) No dispondo a lei em contrrio, consideram-se bens dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. c) So pblicos os bens de uso comum do povo, como os rios, mares, estradas, praas; os de uso especial, como os edifcios e terrenos destinados a servio ou estabelecimento da Administrao Pblica, e os dominicais. d) Os bens de uso comum so inalienveis; j os dominicais podem ser alienados, desde que cumpridas as exigncias legais. e) O uso comum dos bens pblicos gratuito, no podendo a entidade a cuja administrao pertencerem, estabelecer de forma diversa. 57- Sobre os defeitos do negcio jurdico, assinale a opo incorreta. a) A coao, para viciar a declarao de vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens. b) O erro substancial quando concerne qualidade essencial da pessoa a quem se rera a declarao de vontade, desde que tenha inudo nesta de modo relevante. c) Poder ser anulado o negcio jurdico por dolo de terceiro se a parte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento; em caso contrrio, ainda que subsista o negcio jurdico, o terceiro responder por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou. d) Ocorre a leso quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. e) No se considera coao a ameaa do exerccio normal de um direito, nem o simples temor reverencial. 58- Sobre a validade do negcio jurdico, assinale a opo correta. a) A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, pois aproveita aos cointeressados capazes, salvo se for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum. b) A escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modicao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o salrio mnimo vigente, exceto se a lei dispuser em contrrio. c) A validade das declaraes de vontade depender de forma especial, e se atender mais ao sentido literal da linguagem do que inteno nelas consubstanciada.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 16

d) A impossibilidade inicial do objeto invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. e) O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e for necessria a declarao de vontade expressa. 59- Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. No pratica ato ilcito: a) o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu m econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. b) o que pratica o ato no exerccio regular de um direito reconhecido. c) aquele que age em legtima defesa, mesmo causando dano a outrem. d) aquele que provoca a deteriorao da coisa alheia ou leso a pessoa a m de remover perigo iminente. e) todas as opes esto corretas. 60- Em relao prescrio e decadncia, so corretas as armaes abaixo, exceto. a) A prescrio representa a interferncia do tempo nas relaes jurdicas, pela qual desaparece o direito de algum pleitear o reconhecimento de um direito subjetivo violado. b) So causas que interrompem a prescrio: o despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; o protesto cambial; a apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. c) So requisitos da prescrio e da decadncia a inrcia do titular de um direito e o decurso do tempo para o exerccio desse mesmo direito. d) A decadncia representa tambm a interferncia do tempo nas relaes jurdicas, dirige-se, porm, no aos direitos subjetivos, mas aos direitos potestativos. e) A decadncia a extino de um direito pelo seu no exerccio, no prazo assinalado por lei ou conveno. Extingue, portanto, a ao atribuda a um direito.

Prova 1 - Gabarito 1

You might also like