You are on page 1of 3

LISTA DE TERMOLOGIA - TRANSMISSO DE CALOR

1. TRANSMISSO DE CALOR

O calor se propaga espontaneamente sempre de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. A propagao de calor se d por conduo, conveco e radiao.
2. CONDUO

surge em virtude do seu aquecimento ou resfriamento. O congelador de uma geladeira colocado na parte superior; o ar frio desce, retira calor dos corpos que esto na geladeira, aquece-se e sobe at o congelador, onde novamente se resfria.

Se colocamos uma extremidade de uma barra metlica sobre uma chama e seguramos na outra extremidade, notamos que esta se torna cada vez mais quente, apesar de no estar em contato direto com o fogo. Dizemos que o calor atingiu a extremidade mais fria da barra por conduo atravs do material que a constitui. As molculas da extremidade quente da barra aumentam a amplitude de sua vibrao medida que a temperatura aumenta. Verificam-se ento colises dessas molculas com as suas vizinhas, menos prximas da extremidade mais quente, e que se movem mais lentamente: assim, parte da energia das molculas da extremidade mais quente absorvida pelas vizinhas, e o processo se repete progressivamente. Desse modo, a energia trmica se propaga de uma molcula para a seguinte, sem que se desloquem as molculas de sua posio inicial.
Calor

Quente

Frio

Ar

4. IRRADIAO OU RADIAO

barra metlica

fato conhecido serem os metais bons condutores de calor e eletricidade. capacidade de serem bons condutores de eletricidade devemos a existncia dos eltrons livres, isto , dos eltrons que se separam de suas molculas. Os eltrons livres tambm tomam parte na conduo do calor: a razo pela qual os metais so bons condutores de calor exatamente o fato de tanto os eltrons livres como as molculas tomarem parte na transmisso de energia trmica das partes quentes para as partes frias.
3. CONVECO

O termo radiao se refere emisso contnua de energia, da superfcie de todos os corpos. Esta energia chamada energia radiante e se apresenta sob a forma de ondas eletromagnticas. Estas ondas se deslocam com a velocidade da luz e so transmitidas tanto atravs do vcuo como no ar (no vcuo, a transmisso melhor, pois o ar as absorve um pouco). Quando elas atingem um corpo que no lhes transparente, tal como a superfcie da mo ou as paredes de um quarto, elas so absorvidas e sua energia transformada em calor.

Sol

Terra

5. GARRAFA TRMICA (VASO DE DEWAR)

Processo de transmisso de calor com o arraste de matria. Este processo caracterstico dos lquidos e gases (fluidos). A movimentao das diversas partes do fluido ocorre pela diferena de densidade que
1

A garrafa trmica permite a conservao por um tempo maior da temperatura de um lquido em seu interior. Isso se d diminuindo as trocas de calor com o ambiente da seguinte maneira: Tampa evita conveco. Vcuo conduo e conveco. Parede espelhada evita irradiao.

Tampa
Ar frio

Ar quente

Poro Espelhada

Vcuo
gua fria
Areia quente

6. LEITURA COMPLEMENTAR

Ar quente Ar frio

Efeito Estufa Um dos exemplos de aplicao da irradiao a estufa de plantas. Nas estufas, o teto feito de vidro transparente. A luz solar (energia radiante) atravessa as paredes de vidro e a energia absorvida pelas plantas e objetos no interior da estufa. Posteriormente, essa energia emitida (irradiada) na forma de raios infravermelhos que no atravessam o vidro; assim o interior da estufa mantm-se aquecido. O vapor dgua e o dixido de carbono presentes na atmosfera terrestre dificultam a propagao dos raios infravermelhos. Com isso, a energia trmica emitida pela Terra fica, em parte, retida. O aumento progressivo de dixido de carbono (CO2), principalmente devido s indstrias e aos carros, que lanam grandes quantidades de gases na atmosfera, entre eles o CO2, faz com que se acentue tal fenmeno, denominado efeito estufa. Devido ao efeito estufa, a energia mdia da Terra tende a aumentar, provocando derretimento do gelo polar (fuso) com graves conseqncias para o planeta, desde grandes inundaes at doenas de pele nos seres vivos. Os problemas que podem surgir, se o efeito estufa no for controlado, so muito amplos para a vida na Terra. Brisas litorneas No litoral, comum a ocorrncia de brisas. Para o melhor entendimento de tal fenmeno, vale lembrar que o calor especfico da gua bem superior ao de outros materiais. Isso significa que a gua sofre uma menor variao de temperatura que, neste caso, a areia da praia. De manh, o Sol aquece tanto a areia quanto a gua do mar, mas a areia se aquece mais rapidamente. O ar que est sobre a areia se aquece e sobe, sendo substitudo pelo ar que estava sobre a gua: a brisa martima. noite, a areia se resfria mais rapidamente do que a gua. Ento, o ar junto gua, agora mais quente que o da areia, sobe, dando lugar ao ar que estava junto areia: a brisa terrestre.

gua quente

Areia fria

Inverso trmica Outro fenmeno importante relacionado com a conveco do ar a inverso trmica. Ela causada pela ausncia de correntes de conveco no ar em dias frios em grandes centros urbanos. Normalmente, a camada de ar poludo junto ao solo mais quente que as camadas superiores, com ar mais limpo. Ento o ar poludo tende a subir e os poluentes so dispersos nas camadas mais altas da atmosfera. Porm, em dias mais frios, h um maior nmero de frentes frias. Quando h o encontro de duas massas de ar de diferentes temperaturas, a mais fria fica por baixo. Assim, em dias frios, o ar poludo, junto ao solo, mais frio do que o ar limpo das camadas superiores. Isso impede a ocorrncia de correntes de conveco, aumentando a concentrao de poluentes no ar prximo ao solo.
ar limpo frio ar limpo frio

ar poludo quente
dia normal
ar limpo quente
ar limpo quente

ar poludo frio dia frio (inverno): inverso trmica

ESTUDO DIRIGIDO

(UnB) Julgue os itens abaixo: uma pessoa aquecida repousa, exclusivamente, na baixa condutividade trmica da l. 2 A radiao no visvel, emitida por um corpo aquecido, obedece s mesmas leis da reflexo para a luz visvel. 3 O processo de transmisso de calor por conveco exige movimento de translao de matria. 4 O processo de transmisso de calor por radiao exige a presena de meio material entre os sistemas envolvidos no processo.
GABARITO

Cite os trs processos de transmisso de calor. Qual deles ocorre no vcuo? Cite um bom condutor e um bom isolante trmico.
EXERCCIOS

1 A capacidade de um casaco de l de manter

(UnB) Julgue os itens abaixo: 1 Em uma garrafa trmica, hermeticamente fechada e contendo gua fervente, no h sada de calor por conveco. 2 As chamins de grandes fornos so muito altas. Isso facilita a conveco e assim a renovao do ar a ser queimado. 3 Com o bisturi a raio laser transfere-se energia trmica para o tecido por conveco. A radiao o principal processo de transferncia de energia no caso: a) da chama no fogo para a panela. b) do Sol para um satlite de Jpiter. c) do ferro de soldar para a solda. d) da gua para um cubo de gelo flutuando nela. e) de um mamfero para o meio ambiente. Em uma sala de temperatura homognea, toca-se numa pea de metal e numa pea de madeira; nota-se que o metal parece mais frio que a madeira. Esta diferena de sensao d-se porque: a) o calor especfico do metal maior que o calor especfico da madeira. b) a temperatura do metal est mais baixa do que a temperatura da madeira. c) o coeficiente de condutibilidade trmica do metal maior que o da madeira. d) o metal conduz o calor por conduo e a madeira por radiao. e) a madeira menos densa que o metal. (FAAP) O calor se propaga atravs dos corpos, sejam eles slidos, lquidos ou gasosos. Abaixo, da incandescncia, nos slidos, a propagao mais intensa dada pela: a) conduo trmica. b) conveco trmica. c) irradiao trmica. d) contato trmico. e) decomposio trmica.

Estudo dirigido 1 Os trs processos so: conduo, conveco e irradiao e somente a irradiao ocorre no vcuo, desta maneira que a energia solar chega terra.

2 Condutor: barra de ferro Isolante: madeira Exerccios 1 2 3 4 5 C, C, E B C A E, C, C, E

You might also like