You are on page 1of 2

Para apresentar uma perspectiva filosfica que considera a importncia da sabedoria e do conhecimento cristalizados na linguagem e na cultura, propomos a leitura

de um texto de Antonio Gramsci, que apresentado a seguir. Nesse texto, o filsofo italiano chega a afirmar que, em um certo sentido, todos somos filsofos. Acontece que a prpria linguagem que aprendemos quando crianas e que usamos e reelaboramos no cotidiano tambm carrega diversos conceitos e noes que expressam vises de mundo. Essas vises de mundo podem estar mais ou menos articuladas, ser mais ou menos completas. Porm, todas as pessoas abraam alguma viso de mundo, seja uma viso comum a seu grupo, seja uma elaborao prpria. Tomarmos a iniciativa de examinar e avaliar as ideias que recebemos de nossa cultura e de nossos pais j um primeiro passo na atividade de filosofar, quando entendida como pensar a si mesmo, por si mesmo. A filosofia na escola, sendo um dos elementos de formao dos cidados, ter de lidar com a questo do sentido de sua presena na formao geral. Se nem todos sero filsofos profissionais, por que todos devem estudar filosofia? Refletir sobre as concepes filosficas presentes no senso comum um modo de preparar-se para responder a esta questo... Deve-se destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia seja algo muito difcil pelo fato de ser a atividade intelectual prpria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filsofos profissionais e sistemticos. Deve-se, portanto, demonstrar, preliminarmente, que todos os homens so filsofos, definindo os limites e as caractersticas desta filosofia espontnea peculiar a todo o mundo, isto , da filosofia que est contida: 1) na prpria linguagem, que um conjunto de noes e de conceitos determinados e no, simplesmente, de palavras gramaticalmente vazias de contedo; 2) no senso comum e no bom senso; 3) na religio popular e, conseqentemente, em todo o sistema de crenas, supersties, opinies, modos de ver e de agir que se manifestam naquilo que se conhece geralmente por folclore. Aps demonstrar que todos so filsofos, ainda que a seu modo, inconscientemente (porque, inclusive na mais simples manifestao de uma atividade intelectual qualquer, na linguagem, est contida uma determinada concepo do mundo), passemos ao segundo momento, ao momento da crtica e da conscincia, ou seja, ao seguinte problema:

prefervel pensar sem disto ter conscincia crtica, de uma maneira desagregada e ocasional, isto , participar de uma concepo do mundo imposta mecanicamente pelo ambiente exterior, ou seja, por um dos vrios grupos sociais nos quais todos esto automaticamente envolvidos desde sua entrada no mundo consciente (e que pode ser a prpria aldeia ou a provncia, pode se originar na parquia e na atividade intelectual do vigrio ou do velho patriarca, cuja sabedoria dita as leis, na mulher que herdou a sabedoria das bruxas ou no pequeno intelectual avinagrado pela prpria estupidez e pela impotncia para a ao) ou prefervel elaborar a prpria concepo do mundo de uma maneira crtica e consciente e, portanto, em ligao com este trabalho do prprio crebro, escolher a prpria esfera de atividade, participar ativamente na produo da histria do mundo, ser o guia de si mesmo e no aceitar do exterior, passiva e servilmente, a marca da prpria personalidade?

You might also like