You are on page 1of 23

CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GNERO

Prefcio- Apresentao do tema - Milena Barreto de Oliveira


O presente trabalho uma produo coletiva do grupo H, de um material paradidtico para auxiliar professores na prtica docente de temas transversais, feito a partir da ferramenta virtual Wiki e que compe a avaliao final do curso de extenso Conceitos Fundamentais em Sociologia, realizado pela Fundao CECIERJ no primeiro semestre de 2012. O grupo foi formado com os alunos ativos do curso, listados em ordem alfabtica e dividido pela equipe de tutoria em fruns distintos que atravs desse espao iniciamos o contato e as discusses a respeito da escolha de um tema que se relacionasse com os propostos pelo curso. A Sociologia uma rea muito ampla das Cincias Humanas sugerindo vrias temticas, porm o grupo logo demonstrou interesse pelos temas de cidadania e de desigualdade de gnero. Desta forma, unimos esses dois temas e os relacionamos no trabalho que foi entitulado de Cidadania e desigualdade de gnero. Compreendemos cidadania como o exerccio pleno das funes sociais e polticas totais do indivduo e gnero como um conceito relacionado ao papel social que o indivduo exerce na sociedade em detrimento do seu sexo anatmiuco. As desigualdades de gnero so produzidas em todos os espaos da vida social, tanto nos pblicos quanto no privado. Os movimentos sociais tm se empenhado em lutas para resguardar os direitos civis de homens e mulheres e nessa perspectiva a luta pela igualdade de gnero tambm constante. O Brasil tem avanado bastante no que se refere ampliao e exerccio desses direitos, na promoo da cidadania. No entanto ainda h muitos obstculos a serem transpassados e considerados no que se refere igualdade, educao de qualidade, respeito e valorizao dos indivduos. As discusses propostas nesse material tm como objetivo motivar a reflexo coletiva e individual contribuindo para a eliminao de qualquer desigualdade e diferena. Propomos a reflexo acerca dos conceitos de gnero e cidadania. Para desenvolver melhor esses temas iremos: conceitu-los, expor o papel da famlia e da escola no aprendizado de gnero, mostrar que a formao da identidade da criana e do adolescente construda socialmente, exemplificar as diferenas de gneros nos setores pblicos e privados, apontar a violncia e discriminao de gnero como reflexo da desigualdade social, o surgimento de Movimentos sociais pela igualdade de gneros, relacionar Direitos Humanos, Cidadania e gnero, sugerir propostas educativas possveis e por fim colocar nossas consideraes finais. Todo trabalho est pautado nas referncias bibliogrficas citadas que nos serviram de base para a construo dos nossos textos. Nosso objetivo maior o de contribuir com os professores na discusso dos temas nas salas de aulas proporcionando o respeito dos direitos civis dos indivduos, da igualdade de gnero, contribuindo dessa maneira para que a escola seja um espao pblico de promoo da cidadania.

Conceito de Cidadania e Gnero- Mnica Pires de Oliveira

Olhando do alto do prdio o incrvel formigueiro humano que se movimento pelas ruas da cidade, mal nos lembramos que cada ponto se movimentando naquele intenso vai e vem trata-se de um ser humano, de um indivduo, de uma pessoa, de algum. Mas naquela massa disforme quase no d para identificar tratar-se de homem ou mulher no ponto em que tentamos fixar o olhar. Quem seria aquele humano que segue?... Humanos e grupos quem veio antes?

Essa pergunta em um primeiro momento pode parecer fcil de responder, pois humanos vivem em grupos e grupos so constitudos por....humanos. Desde os tempos mais antigos o homem um ser social. O convvio em sociedade implica em experincias,brigas, acordos, em trocas. Somos produtos da sociedade em que vivemos e a sociedade tambm produto das pessoas que ali se inserem. Ser ento que o fato de estar vivendo em sociedade nos torna um cidado? Lembre-se: Cidado no uma cidade grande! O que nos torna cidado? Cidadania a possibilidade que todos tm de cumprir seus deveres e de exercitar seus direitos assegurados em lei. Cidado o indivduo eu desfruta desses direitos assegurados pelo Estado, participando consciente e efetivamente de tudo que diz respeito sociedade em que vive (1) Direitos, deveres duas palavras, uma participao. Vejamos: a noo de cidadania rene uma idia ativa de duas mos, uma avenida: um lado que vem o outro lado que vai. No convvio do indivduo dentro do seu grupo social, uma cadeia de prerrogativas e obrigaes se formam parece chato n? To bom se todos as pessoas s tivessem direitos; mas assim que funciona e para por ordem, para mediar as relaes e ditar as normas que regem a sociedade temos a figura do Estado. A dimenso normativa da cidadania configura-se concretamente em condio de igualdade de direitos civis, polticos e sociais. No, entanto, deve-se lembrar que semelhante situao resultou historicamente em vertentes paradoxais relativas pertinncia social e poltica dos vrios grupos sociais. De um lado, o status de cidado transformou-se em importante fora inclusiva dos indivduos na vida nacional. Contudo, tambm funcionou como significativa fora de excluso de uma grande parcela de pessoas da comunidade de polticas nacionais. (2) Para facilitarmos o entendimento de como o Estado age na vida das pessoas/indivduos vamos usar a figura do juiz de um ringue imaginemos sua figura como O ESTADO , ele ditar e far valer as regras da luta e a cada round de disputa o dever ou o direito se manter de p, mas no significando a derrota definitiva do oponente, pois na luta diria do nosso

dia-a-dia sempre haver espao para uma nova disputa na arena. esse cenrio que temos de luta cidad de devemos inserir os direitos das minorias. s vezes o oponente no ringue poder aparentar fraqueza ou esmorecimento, mas a cada treino, a cada disputa, a cada luta seu fortalecimento o agigantar. Tomemos de exemplo a questo do gnero em nossa sociedade. Hoje o cenrio social atual demanda uma amplitude maior no leque de aceitao e descaracterizao dos papis pr-estabelecidos pelo senso-comum: o que papel feminino e masculino. Em maio de 2012 a Comisso de Juristas do Senado aprovou a proposta que aumenta a quantidade de situaes em que uma pessoa pode responder na justia pela prtica de atitudes discriminatrias e elas podem ser elencadas em vrios motivos: gnero, identidade ou orientao sexual e at mesmo pela razo da procedncia regional, que nada mais preconceito do local de nascimento. Veja que o Estado atravs da sua lei visa proteger o diferente. Ns como humanos temos a desnecessria tendncia de rejeitar o diferente: a aparncia fsica, a etnia, a classe social; mas quase sempre esquecemos que h uma diferena bsica enquanto seres humanos: homem e mulher.

Surgimento do conceito de gnero. Hoje em dia por causa do surgimento do conceito gnero no usamos mais falar de guerra dos sexos ou de diferena de sexos, at mesmo por causa dos transexuais muita gente evita a rotulagem unicamente baseada no sexo das pessoas pois, aps a possibilidade de mudana de sexo alguns cidados passaram a declarar que: o seu nascimento em um sexo no o faz necessariamente pertencente a ele ou como disse um transexual paulista: - Eu no sou homem. Eu estou em um corpo de homem. Aps minha operao serei aquele a que pertence o meu pensamento. importante saber que So Paulo o primeiro estado brasileiro a instalar na capital um ambulatrio voltado para travestis e transexuais, respeitando o direito integridade e respeito identidade social desta populao. A expresso "gnero" comeou a ser utilizada justamente para marcar que as diferenas entre homens e mulheres no so apenas de ordem fsica, biolgica. Como no existe natureza humana fora da cultura, a diferena sexual anatmica no pode mais ser pensada isolada do "caldo de cultura" no qual sempre est imersa. Ou seja, falar de relaes de gnero falar das caractersticas atribudas a cada sexo pela sociedade e sua cultura. A diferena biolgica apenas o ponto de partida para a construo social do que ser homem ou ser mulher. Sexo atributo biolgico, enquanto gnero uma construo social e histrica. A noo de gnero, portanto, aponta para a dimenso das relaes sociais do feminino e do masculino. importante enfatizar esta distino de conceitos (biolgico X cultural), porque, como no se trata de fenmeno puramente biolgico, podemos constatar que ocorrem mudanas na definio do que ser homem ou mulher ao longo da histria e em diferentes regies e culturas. Desse modo, se as relaes homem X mulher so um fenmeno de ordem cultural, podem ser transformadas. E a educao desempenha importante papel nesse sentido. A compreenso do conceito de gnero possibilita identificar os valores atribudos a homens e mulheres bem como as regras de comportamento decorrentes desses valores . Com isso, ficam mais evidentes:

a interferncia desses valores e regras no funcionamento das instituies sociais, como a escola; a influncia de todas essas questes na nossa vida cotidiana; a possibilidade de se ter maior clareza dos processos a que esto submetidas as relaes individuais e coletivas entre homens e mulheres. A perspectiva de gnero precisa, portanto, ser encarada como um dos eixos que constituem as relaes sociais como um todo. O conceito de gnero tambm permite pensar nas diferenas sem transform-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenas sejam ponto de partida para a discriminao. O fato de poder gerar um filho, por exemplo, no razo para que as mulheres sejam consideradas superiores ou inferiores aos homens, apenas diferentes. Um exemplo concreto das mudanas ocorridas nas relaes de gnero diz respeito responsabilidade de homens e mulheres na reproduo. claro que a gestao, parto e amamentao no seio so capacidades exclusivamente femininas. Porm, o cuidado das crianas no exclusivo de mulheres. Essa mudana pode ser notada no cotidiano urbano com o aumento do nmero de pais (homens) que cuidam das crianas, ie, alis, est representada num aspecto legal: no Brasil, alm da "licena-maternidade", j existe tambm a "licena-paternidade". que garante uma semana para o pai cuidar dos filhos. Em alguns pases europeus a legislao mais avanada e a licena para cuidar do filho recm-nascido pode ser exercida tanto pela me como pelo pai da criana, ficando a cargo do casal decidir qual dos dois cuidar do beb. (3) Comisso do Senado aprova projeto que criminaliza preconceito por gnero Disponvel em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,comissao-do-senado-aprova-projeto-quecriminaliza-preconceito-por-genero,878042,0.htm VASCONCELOS, Ana Coleo Base do Saber : Sociologia/ 1 edio So Paulo Rideel, 2009. CARBONI, C. 1986. Cittadinanza sociale e classsi: Marshall contro Marx. Politica e Economia, vol.7, pp.67 e ss. http://www.sinteseeventos.com.br/bien/pt/papers/marciabarattoDireitosHumanosRelacoesd eGeneroeCidadania.pdf relaes de gnero: Disponvel:http://www.educared.org/educa/index.cfm? pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7 Apostila Telecurso : Sociologia : ensino mdio / Ana Cristina Loureiro Jurema, Thamy Pogrebinschi?. 1 ed.Rio de ..... Janeiro : Fundao Roberto Marinho, 2008. Msica: Pacato cidado - Skank Disponvel letra e vdeo em http://letras.mus.br/skank/72338/

Documentario Meninas gravidez na adolescncia Completo (ORIGINAL), in, ...... http://www.youtube.com/watch?v=KaVDBiZ?-bdM Desigualdade de Gnero, in , http://www.youtube.com/watch?v=wNLb2MqKUXI Desigualdade de Gnero, in, http://www.youtube.com/watch? v=oUhbC1rCChg&feature=related

SUGESTO DE VDEO Filme: Tomates Verdes Fritos, (Fried Green Tomatoes, 1991 ) dirigido por Jon Avnet . carinhas memes, http://atalhodaweb.blogspot.com.br/2012/01/emoticons-dos-memes-parao-msn_12.html

Papel da famlia e da escola no aprendizado de gnero- Mnica de Lima Bastos


Ns, seres humanos, nascemos e passamos nossa existncia em sociedade porque necessitamos uns dos outros para viver. Famlia e escola so espaos sociais de construo de relaes, contextos primrios de socializao dos indivduos. O processo de socializao comea na famlia, passa pela escola , e inclui outros caminhos, como o convvio no bairro, na igreja, os grupos profissionais ou de esportes os quais o indivduo freqenta. Enfim, nosso dia pontuado por relaes que no se limitam a um nico espao, mas aqui, neste trabalho, estaremos enfocando como se apresentam as aes da famlia e da escola nas questes de gnero e como estas devem proceder no sentido de minorar o preconceito e a discriminao. Desde o nascimento, somos educados para essa convivncia social, havendo, no entanto, a diferena cultural na educao de meninos e meninas. Essa dicotomia meninas\meninas pode ser vislumbrada na cor das roupas, na organizao do quarto dos bebs, desde quando se sabe o seu sexo, at o nascimento; a partir da, nos brinquedos, nas brincadeiras, nas atividades de lazer, isso apenas para citar os exemplos mais visveis do nosso dia a dia, e constitui o universo masculino e feminino. ... a identidade de gnero possibilita menina e ao menino se reconhecer como pertencente ao gnero masculino ou feminino, com base nas relaes sociais e culturais que se estabelecem a partir do seu nascimento. (Diferena de gnero na escola: interiorizao do masculino e do feminino, por Fabiana Cristina de Souza). Margareth Mead, antroploga americana, nos anos 30 do sculo passado estudou essa questo e descobriu que no existe uma relao direta entre o sexo do corpo e a conduta social de homens e mulheres. Homens e mulheres comportam-se e reagem de maneiras diferentes aos estmulos que recebem no apenas por sua estrutura biolgica, mas em

grande parte, ao menos, isso resultado do modo como aprenderam socialmente, resultado da influncia cultural. Ou seja, as pessoas nascem pertencendo a um dos sexos, pelo processo biolgico, mas s passam a pertencer ao gnero masculino ou feminino atravs do processo de aprendizado, a socializao. Escola e famlia, a depender de suas aes, podero, atravs de suas prticas, reforar ou atenuar as diferenas de gnero e suas consequncias, contribuindo para estimular traos, gestos e aptides no restritos aos atributos de um ou outro gnero. No estudo Diferenas de Gnero na escola: interiorizao do masculino e do feminino, Fabiana Souza aborda as relaes entre os envolvidos no processo de aprendizagem, educandos e educadores, na construo do conhecimento numa turma de pr-escolar, apresentando situaes prticas na escola, dos esteretipos previstos para cada sexo. Um exemplo seria um elogio dado a uma menina considerada quieta e comportada, por estar cumprindo a conduta desejada; ou ainda, quando ao comentar o comportamento de uma turma, uma professora cita que todos os alunos se comportam mal, inclusive as meninas, mas que para estas o comportamento seria maisfeio, apontando que h diferentes formas de agir naturalmente para meninos e meninas, reforando os esteretipos de gnero. Atravs dos episdios na escola, foi possvel verificar uma tenso entre igualdade e diferena do feminino e do masculino, no estando a escola salva das ideologias e crenas que esto enraizadas na sociedade de um modo geral. As relaes escolares so relaes sociais, e como tal esto imersas em simbologias, normas, valores que ultrapassam o campo objetivo da vida escolar; mas do que isso, fica claro, atravs dessas vivncias de situaes escolares, o quanto por detrs de um modelo pedaggico h um contedo abstrato que contribui para a perpetuao da diferenciao. Em outro estudo, agora desenvolvido por Janete Leony Vitorino, intitulado Sucesso nas meninas, fracasso nos meninos: o papel dos contextos nos distrbios de aprendizagem e gnero aponta que os contextos histrico, biolgico, social, educacional e familiar so produtores relevantes de questes de gnero, produzindo em meninos, distrbios de aprendizagem. Gnero, sendo um produto social, aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo de geraes, , portanto, influenciado pelos valores sociais, polticos, econmicos e culturais de uma determinada sociedade. (VITORINO, 2010) Atravs das leituras foi possvel concluir que famlia e escola, como espaos sociais, so elementos essenciais na construo e reconstruo de valores e ideais sociais, da cidadania, dos direitos e deveres, do respeito diferena, no discriminao e ao preconceito, construo de dignidade e igualdade como princpio dos direitos humanos. No entanto, a prtica vem demonstrar que o iderio relativo ao assunto Gnero ainda carrega alta dose de discriminao, desde os contatos mais primrios e significativos como famlia e escola. Reflexes? e discusses tornam-se necessrias na desconstruo desses esteretipos, e a escola, como ambiente de construo do conhecimento deve contribuir para a ampliao desse debate, de crtica da ideologia do preconceito e da discriminao. FONTES: SOUZA, Fabiana Cristina de. Diferenas de gnero na escola: interiorizao do masculino e do feminino. Unesp. VITORINO, Janete Leony. Sucesso nas meninas, fracasso nos meninos: O papel dos contextos nos distrbios de aprendizagem e gnero. 2010: www.psicologia.com.pt

Gnero e Diversidade na escola: Formao de professoras\es em Gnero, Orientao Sexual e Relaes tnicorraciais. O Aprendizado de Gnero: Socializao na famlia e na escola.Rio de Janeiro: CEPESC; Braslia: SPM, 2009. SUGESTO DE FILMES: Billy Elliot ( Inglaterra, 2000) Menino enfrenta dificuldades por ter como sonho de vida o bal. Carto vermelho ( Brasil, 1994) Histria de menina que gosta de jogar bola com meninos. Acorda Raimundo... Acorda! ( Brasil, 1990) Histria de famlia de operrios.

Construo Social da identidade do adolescente e criana- Paulo Gonzales e Paula Gomes Moreira

O panorama social brasileiro transformou-se rapidamente nas ltimas trs dcadas e a representao social tornou-se tema constante nas discusses acerca do papel do cidado na construo e desenvolvimento scio- poltico- econmico. A ruptura ocorrida no ano de 1985, aps 21 anos de regime militar para uma nova ordem social incluiu o Brasil em um mundo globalizado e grande parte a sociedade despreparados para essa metamorfose. No haviam polticas pblicas especificas voltadas para a rea da educao, onde a sociedade, a famlia, a escola e o governo estivessem unidos e definindo estratgias para melhorias na estrutura organizacional, prticas pedaggicas e na construo social. O estudo acerca de como melhorar a educao e as relaes sociais de crianas e adolescentes de determinada comunidade foi um passo significativo j que at o ano de 1985 no havia a participao da famlia, dessa forma uma inexistncia da comunidade escolar como percebemos hoje. A anlise da participao de cada pessoa, sua memria e sua identidade parte da construo dessas transformaes e construo a partir do vivido e percebido. A partir de 1996, com a aprovao da Lei Darcy Ribeiro, a nova LDB 9394/96, criou-se condies para que houvesse uma descentralizao das decises dentro da unidade escolar, uma escola com autonomia e com gesto participativa. Os desafios seriam gerir a partir da criao de comisses internas, onde cada um conhecesse bem o funcionamento da escola, contando com o apoio da comunidade escolar, para um fim comum, a prtica democrtica. Para o jovem reconhecer e analisar as mudanas ocorridas na atual sociedade indubitavelmente globalizada necessrio uma estrutura educacional capaz de proporcionar tais condies. A mediao na orientao do conhecimento a partir do novo modelo de gerenciamento depende da capacitao do professor e a clareza quanto seus objetivos e contedos, novas metodologias e tcnicas que facilitem as analises e discusses. Por isso, falar de construo e mudanas sociais deve-se antes de tudo se ter uma mudana no comportamento dos ns professores, responsveis por parte dessa transformao e na orientao dessa construo social a partir da identidade de adolescentes e crianas, fazendo-os reconhecer que o vivido por eles parte do processo, alm de despertar o

interesse na organizao do espao em que vivem, e na busca cooperativa no desenvolvimento scio-escolar e familiar estruturas fundamentais e intrnsecas O acesso as informaes a partir da revoluo digital viabilizou a interao de diversas representaes sociais, crianas e adolescentes conhecendo e analisando o contexto plural brasileiro. A escola e a comunidades romperam barreiras. A cultura familiar base da estrutura da intelectualidade do individuo. Seu desempenho inicial na sociedade depender das informaes recebidas nesta fase. Os adultos so responsveis pela disseminao da cultura familiar e tambm pelo encaminhamento da criana aos crculos escolares. As identidades da criana so o resultado dos valores transmitidos no seio familiar, e nela o jovem estrutura sua moral, percebendo os conceitos ticos, na sociedade. A importncia da participao efetiva da famlia na formao intelectual da criana proporciona que a ela em seu espao vivido que se aproprie de noes de direitos e deveres comuns a sociedade em que vive. A gerao mais velha tem a misso de ensinar a gerao mais nova os valores familiares. O adulto tem a obrigao de encaminhar a criana e o adolescente escola que responsvel pelo estmulo ao conhecimento especfico de cada disciplina.Crianas e adolescentes precisam perceber que se encontram em um ambiente onde se pode observar, questionar e produzir conhecimento de forma natural. O sentimento de obrigao leva o aluno a um estresse e oprime o desejo de perguntar. Nas escolas os alunos esto mais conscientes e observam os movimentos da sociedade e so capazes de contextualizar o conhecimento adquirido. Porm o comportamento do individuo em cada sociedade est ligado aos seus valores ticos e arraigados de ideologias. importante que os professores estejam preparados para lidar com as questes sciofamiliares e que sejam capazes de perceberem as mudanas comportamentais de seus alunos, no que diz respeito aos embates ideolgicos do saber adquirido e das questes sociais analisadas. O ensino das relaes sociais proporciona aos alunos uma conscincia critica e desenvolve o saber pensar. As transformaes ou modificaes de natureza poltica, econmica e social so conhecimentos essenciais na formao da personalidade e intelectualidade do jovem e da sua relao com a sociedade em que vive. No saber histrico o desenvolvimento da habilidade de pensar e produzir e tornar o aluno um cidado, com um sentimento de insero no somente dentro da comunidade em que vive, mas dentro da sociedade a sua volta e consciente acima de tudo da sua identidade e das suas realizaes sociais, os professores devero contar com um arsenal de informaes, tendo como meta uma reflexo crtica dos contedos, criando espao para a ideia, a mentalidade e o progresso dos alunos. E a escola que oferece este ambiente propcio aos debates e aos esclarecimentos das questes sociais. A educao propicia o entendimento global impedindo a viso fragmentada e deturpada das questes sociais. A educao dirigida alm de ser um elemento de fortalecimento e crescimento das relaes interpessoais e do aumento do intelecto do aluno conduz o mesmo insero na sociedade como um individuo questionador e consciente de suas tarefas. A nova representao social demonstra o avano da educao e torna claro o cumprimento das metas estabelecidas nas aes da escola, da famlia, do poder pblico e da sociedade,

desde a implantao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao 9394/96. A Gesto Escolar Participativa mostrou-se eficiente na formao da produo humana, e na condio de integrao social, pois age diretamente como unidade socializadora. O adolescente e criana, participantes de um modelo educacional flexvel, construindo a partir de aes integradoras que possibilitam a compreenso do seu estado social, podendo compreender o porqu e como estabelecer suas relaes em rede. A percepo da sua memria individual e coletiva fatores decisivos na construo, social da sua identidade. ALVES, Joo Valdir de Souza. Introduo Sociologia da educao. Minas Gerais: Editora Autntica, 2007. CADIOU, Franois, COULOMB, Clarisse, LEMONDE, Anne, SANTAMARIA, Yves. Como se faz a Histria. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007. CONTREIRAS, Helio. AI-5 A opresso no Brasil. Rio de Janeiro/ So Paulo, Editora Record, 2005. DIEHL, Astor Antonio. Cultura Historiogrfica Memria, identidade e representao. So Paulo: Editora EDUSC, 2002. DOMINGUES, Jos Maurcio. Teorias sociolgicas no sculo XX. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008. FARIA, Ana Lucia G. Ideologia no livro didtico. So Paulo. Cortez Editora, 1994. FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade- Um projeto em parceria. So Paulo: Edies Loyola, 2002. FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Formao continuada e gesto da educao no contexto da cultura globalizada. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Formao Continuada e Gesto da Educao. So Paulo: Cortez, 2003. FREITAS, Marcos Cesar, BICCAS, Maurilane de Souza. Histria da educao no Brasil 1926- 1996. So Paulo: Editora Cortez, 2009. GOFF, Jaques Le, LADURIE, Le Roy, DUBY, Georges e outros. A nova Histria. Lisboa Portugal: Edies 70, 1991. HALLET, Edward Carr. Que Histria. So Paulo: Editora Paz e terra, 1996. HOBSBAWM, Eric. Sobre Histria. So Paulo: Editora Companhia das letras, 2007. KARNAL, Leandro. Histria na sala de aula. So Paulo: Editora Contexto, 2007.

MAGALDI, Ana Maria, GONDRA, Jos Gonalves. A reorganizao do campo educacional no Brasil manifestaes, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: Editora Viveiros de Castro, 2003. MONTEIRO, Ana Maria. Professores de Histria Entre saberes e prticas. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2007. MOREIRA, Lucia, CARVALHO, MOREIRA, Lcia. Famlia e educao olhares da psicologia. So Paulo: Editora Paulinas, 2008. RIBEIRO, Maria Luiza S. Histria da Educao no Brasil. So Paulo: Editora Moraes, 1982. PILETTI, Nelson. Histria da educao. So Paulo: Editora tica, 1990. ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. So Paulo: Editora tica. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008. TEVES, Nilda, RANGEL Mary (orgs.). Representao Social e educao. So Paulo: Editora Papirus, 1995. WERNECK, Vera Rudge, A ideologia na educao. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1982.

Diferenas de gnero no espao pblico e privado - Noe Assuno

Essa diviso do espao pblico e privado pode ser percebido num exemplo bem simples, quando se quer ofender uma mulher. Ela chamada de mulher da rua, vadia, em oposio mulher da casa, mulher direita, de famlia ou do lar. Esse exemplo simples envolvendo esses dois espaos casa x rua, apesar de simples particularmente interessante para se perceber a posio dos gneros masculino e feminino nessa diviso, onde fica evidente o mundo da produo (masculino) e o mundo da reproduo (feminino). Discutir espao pblico e privado colocar em pauta a relao entre indivduos e o espao no qual esto inseridos. pensar que esses espaos esto para alm de divises geogrficas e que carregam em si simbologias e regras que definem atravs do mundo da casa (privado) e o mundo da rua (pblico) como essa sociedade pensa e vive. At incio do sculo XX, antes da ecloso dos movimentos sociais , como o feminista (1960) e o sufragista , a concepo de ser mulher estava atrelada maternidade, ao mundo

da casa e ao casamento, com a modernizao industrial e tecnolgica, ocorrida na segunda metade do sculo XX se evidencia a nova realidade, no qual levou as mulheres ao mercado de trabalho inserindo-as no espao pblico, porm permanecendo ainda a imposio de uma dupla jornada de trabalho. Essa diviso de tarefas entre o masculino e feminino chamamos de diviso sexual do trabalho. Apesar de todo o aparato legislativo influenciando a vida das mulheres e sua crescente participao ativa no contexto poltico e de governana, da cidadania e mesmo dos lugares tradicionais associados ao masculino, esses ganhos ainda no so satisfatrios quando colocados frente a uma grande maioria, impunidades de crimes contra a mulher, discriminao de gnero e tnico racial. Atualmente a presena das mulheres no mercado de trabalho evidente e crescente, embora acompanha esse processo a discriminao, preconceito e desigualdade quando comparadas ao homem. Muitas mulheres sustentam suas casas, filhos, as vezes at os companheiros e so reconhecidas em alguns casos como chefes de famlias. Outro fenmeno interessante que influencia na desigualdade de gnero o nvel de escolaridade, cada vez mais tem crescido o ingresso de mulheres nas escolas nos nveis fundamental, mdio, superior e ps graduao, certamente vinculado a sua insero ao mundo do trabalho e busca por melhores salrios, apesar da equiparao e igualdade salarial com os homens ainda seja lento e pouco percebida. Quanto participao poltico social no Brasil, as mulheres s tiveram direito ao voto em 1932, pela luta do movimento sufragista, incio do sculo XX, liderado pela biloga paulista Bertha Lutz. Muito se discute a necessidade da igualdade das mulheres no espao pblico, uma dessas discusses transita pela Lei de Cotas, a respeito de garantir s mulheres suas representaes em partidos e consequentemente nas esferas legislativa e executiva. ( HTTP://planalto.gov.br/ccivil03/Leis/L9504.htm . De acordo com o exposto possvel perceber uma hierarquia de gnero que organiza as relaes sociais entre homens e mulheres, determinando lugares, direitos, deveres de cada sexo, acesso escola, ao mercado de trabalho e posies de chefia no lar. Porm no podemos deixar de refletir que a participao dos indivduos e mulheres no espao pblico no depende apenas de aptides e desejos pessoais, ou habilidades de cada sexo, existe toda uma dinmica social que opera paralelo junto a esse espao. inegvel que o carter reprodutivo do corpo da mulher exerce grande influncia na diviso e insero da mesma na vida pblica e na diviso do trabalho. Elas so responsveis em gestar os filhos , pari-los, cri-los, alm de manter os servios domsticos e muitas vezes trabalhar fora de casa, enquanto o homem tradicionalmente considerado o provedor da casa. Podemos perceber que gnero, enquanto uma construo social do aparato biolgico, poder determinar o padro de organizao e a representao de homens e mulheres no espao pblico e privado. Embora as mulheres tenham ganhado grande representao no

espao pblico a participao dos homens no espao privado (domstico) no tem acompanhado na mesma proporo. Visto que o processo socializador do espao pblico e suas relaes sociais entre os indivduos, a escola exerce um papel fundamental na formao de cidados e cidads na desconstruo das diferenas de gnero e desigualdades tanto no espao pblico quanto no privado. Bertha Lutz: (1894 1976) Lutou pelos direitos femininos durante toda sua vida. No s conseguiu formao e postos de trabalho mais restritos aos homens, como tambm ergueu a bandeira de maior igualdade entre os sexos e maior penetrao das mulheres na educao, no mercado de trabalho e na vida poltica. Teve grandes atuaes dentro e fora do pas. Defendeu o direito de voto, garantiu ingresso de meninas em colgios, props igualdade salarial, licena de trs meses gestante, reduo da jornada de trabalho, entre outros feitos. Movimento Sufragista: O movimento pelo sufrgio feminino um movimento social, poltico e econmico, de carter reformista, que tem como objetivo estender o sufrgio (o direito de votar) s mulheres. Movimento Feminista: Movimento social e poltico de defesa de direitos iguais para mulheres e homens, tanto no mbito da legislao (plano normativo e jurdico), quanto no plano da formulao de polticas pblicas que ofeream servios e programas sociais de apoio a mulheres. Gnero: Conceito formulado nos anos 1970 com profunda influncia do pensamento feminista. Ele foi criado para distinguir a dimenso biolgica da dimenso social, baseando-se no raciocnio de que h machos e fmeas na espcie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher realizada pela cultura. Assim, gnero significa que homens e mulheres so produtos da realidade social e no decorrncia da anatomia de seus corpos. Indivduo: Ser apenas biolgico que se distingue de pessoa, que o indivduo socializado e possuidor de status e papis. OKIN, Susan Moller. Gnero, o pblico e o privado. Revista dos Estudos Feministas. vol.16 no.2 Florianpolis May/Aug. 2008. Disponvel:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010426X2008000200002&script=sci_arttext ABOIM, Sofia. Do pblico e do privado: uma perspectiva de gnero sobre uma dicotomia moderna. Revista dos Estudos Feministas. Vol.20 no.1 Florianpolis Jan/Apr.2012. Disponvel:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104026X2012000100006&script=sci_arttext

ITABORAI, Nathalie Reis. Atravessando as fronteiras entre pblico e privado: relaes de Gnero no trabalho e na famlia . (IUPERJ) Disponvel: h ttp://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/gtgenero_2009/itaborai.pdf

CLAM - Centro de Sexualidade e Direitos Humanos (UERJ) http://www.e-clam.org/publicacoes.php

SUGESTES DE LIVROS : AUAD, D. Educar meninas e meninos . Relaes de gnero na escola. So Paulo: Editora Contexto, 2006. LAVINAS, Lena. Gnero, cidadania e adolescncia. In: MADEIRA, F. R. (org.). Quem mandou nascer mulher? Estudos sobre crianas e adolescentes pobres no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos/Unicef, 1996. p.11-43. LOURO, Guacira Louro. Currculo, gnero e sexualidade. Onormal, odiferente e o excntrico. In: LOURO, G. L., NECKEL, J. F. & GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpo, gnero e sexualidade. Petrpolis: Vozes, 2003. MADEIRA, F. R. A trajetria das meninas dos setores populares: escola, trabalho ou... recluso. In: MADEIRA, F. R. (Org.). Quem mandou nascer mulher? Estudos sobre crianas e adolescentes pobres no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos/Unicef, 1996. p.45-133. SUGESTES DE WEBIBLIOGRAFIA: Fazendo histria das mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, n.4, 1994. Disponvel em: http://www.unicamp.br/pagu/cadernos4.html HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configuraes da Diviso Sexual do Trabalho. In: Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v.37, n.132, p.595-609, Set/Dez 2007.Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n32/a0537132.pdf CLAM- Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (UERJ)-

http://www.e-clam.org/publicacoes.php SUGESTES DE VDEOS: Billy Elliot Inglaterra/Frana. 2000. 110min. A vida do garoto de onze anos Billy Elliot (Jamie Bell), filho de um mineiro de carvo do norte da Inglaterra, muda para sempre quando ele tropea em uma aula de ballet durante sua lio semanal de boxe. Romeu e Julieta. Brasil. 1995. 17min. Produo: ECOS Comunicao em Sexualidade. De uma maneira descontrada e divertida, as fantasias, as dvidas, os erros e os acertos da iniciao sexual na adolescncia so mostrados atravs do namoro de Julieta e Romeu. Vdeo Sade da Fiocruz http://www.cict.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=47 Possui um importante acervo de vdeos sobre a temtica gnero .

Violncia e discriminao de gnero, como reflexo da desigualdadePedro Antonio Rodrigues Neto

Muitas mulheres e homossexuais so vtimas diariamente de agresses no mundo. No caso da mulher, isto ocorre,geralmente, atravs de seus parceiros. J em relao aos homossexuais, a agresso acontece pelo fato de eles teres escolhido uma orientao sexual diferente. Estas atitudes refletem uma desigualdade de gnero que precisa ser combatida na sociedade. Os nmeros de vtimas so alarmantes. Dados da Organizao Mundial da Sade, de 2002, apontam que entre 10% e 69% das mulheres j foram agredidas em todo o mundo pelo seu parceiro. No Brasil, estima-se que 2,1 milhes de mulheres j sofreram espancamento graves,ocorrendo uma mdia de 175mil mulheres agredidas por ms ( Apud ROSA et al, 2008, p. 2). A violncia de gnero societal e seu carter relacional, ou seja, um fenmeno social produzido no contexto de relao de poder, onde o homem busca uma relao de dominncia sobre o sexo oposto, que encontra na violncia uma forma de resolver seus problemas. Dentre os motivos apontados pelos homens agressores para a violncia contra a mulher esto trs: ela, porque apresentou uma atitude inadequada; eu, quando o homem mostrava irritao coma companheira e/ou considerava ofensa quando ela reclamava, em geral, no momento que ele estava bebendo; e, finalmente, outros, algum externo ao casal como amigas ou famlias.

Como consequncias da violncia domstica para a pessoa agredida tm-se: fraturas, luxaes e hematomas, at impactos psicolgicos e comportamentais, como depresso, ansiedade, dependncia qumica e farmacolgica, ou, em casos mais graves, desequilbrios que levam a suicdios (OMS, 2001). Este tipo de violncia reflete um problema de sade pblica, que precisa ser cuidado pelas autoridades competentes. A luta pelo direito das mulheres ganha fora a partir dos anos 1980, com o movimento feminista e a luta em defesa dos direitos da criana e adolescentes. Este movimento foi importante para dar visibilidade violncia e promover aes contra as agresses. Neste sentido, no Brasil, em 2006, foi criada a lei 11.340, conhecida como lei Maria da Penha, que pune os agressores de mulheres. A lei tem o objetivo de combater a violncia domstica e familiar conta mulher, sendo considerada um marco importante para polticas pblicas de proteo mulheres. Alm da violncia, a mulher tambm vtima de desigualdade. Dados do IBGE apontam que as mulheres ocupam menos cargos de chefia do que os homens, apesar de elas terem uma mdia mais alta de anos de estudo. Segundo o PNAD, 2007, feito pelo IBGE, aponta que as mulheres ganham 66,1% dos salrios dos homens com o mesmo grau de escolaridade. O que mostra o quanto a sociedade brasileira ainda machista. Em suma, nos dias atuais a luta contra a desigualdade cada vez maior, mas conforme mostrado ainda h muita, que precisa ser combatida. Em relao violncia, esta precisa ser combatida, no somente s mulheres, mas a todos os grupos, pois no admissvel agresses fsicas ou verbais. Assim sendo, as graves consequncias provocadas pelas agresses sero evitadas. Referncias Bibliogrficas Pougy, Lilia Guimares. Desafios polticos em tempos de Lei Maria da Penha, . Rev. katlysis, Jun 2010, vol.13, no.1, p.76-85. Rosa, Antonio Gomes da et al. A violncia conjugal contra mulher a partir da tica do homem autor da violncia. Saude soc., Set 2008, vol.17, no.3, p.152-160. SARTI, Cynthia Andersen, BARBOSA, Rosana Machin e SUAREZ, Marcelo Mendes Violncia e gnero: vtimas demarcadas .Physis, 2006, vol.16, n.2, p.167-183. Glossrio: IBGE :Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Lei Maria da Penha : Homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes. Biofarmacutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 67 anos etrs filhas, hoje ela lder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres , vtima emblemtica da violncia domstica .

PNAD : Pesquisa Nacional de Amostraspor Domiclios.

Movimentos sociais pela igualdade de gneros- Oziel Jos da Silva


Tema bastante abordado tanto nos meios acadmicos como nos veculos de comunicao, a celebrao da igualdade de gnero no Brasil e no mundo, algo que tem suscitado discusses apaixonadas ao mesmo tempo que levantam desafios e tambm reaes de grupos muitas vezes radicais, tradicionalmente dominantes na sociedade. Em vista disto, diversos setores da sociedade civil tem se organizado e enfrentado tal desafio atravs da mobilizao de movimentos e redes de apoio a grupos historicamente excludos e discriminados. Como exemplo e trazendo o enfoque para o tema deste tpico, teceremos algumas consideraes sobre alguns grupos que empunham bandeiras pela igualdade de gnero no Brasil, principalmente visando a condio feminina e homoafetiva. Esperamos que os links deste tpico possam de alguma forma, auxiliar os profissionais da educao a trabalhar este tema nas escolas, uma vez que atuamos com crianas, adolescentes e jovens que desde cedo aprendem, principalmente com familiares, a definir os sexos e o papel social que cada um deve representar. Como exemplo, descrevemos a seguir, quatro movimentos sociais que lutam pela igualdade de gnero no Brasil, escolhidos devido abrangncia de sua atuao, visibilidade, seriedade e importncia de suas aes. CEDAW (Comit para a Eliminao de todas as Formas de Discriminao contra a Mulher). Vinculado ao Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero ( www.observatoriodegenero.gov.br ) da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres da Presidncia da Repblica (SPM/PR) tem como objetivo: Contribuir para a promoo da igualdade de gnero e dos direitos das mulheres no Brasil, a partir de uma perspectiva no-sexista, no-racista e no-lesbofbica/homofbica . Igualmente, o Instituto Promundo ( http://www.promundo.org.br/ ) outra entidade que atua no s na defesa das mulheres como de crianas, adolescentes e jovens. Est ligado a uma rede global de organizaes da sociedade civil, comprometida em: Engajar homens e meninos para a promoo da igualdade de gneros. Tambm no mbito da promoo dos direitos e da condio feminina, merece destaque neste tpico a Marcha das vadias, evento internacional inspirado no " Slut Walk " ( http://www.slutwalktoronto.com ). Um movimento mundial criado em abril de 2011. De acordo com informaes colhidas na internet, o movimento:

Alm de lutar pelo fim do julgamento da mulher pela sua sexualidade, tem tambm o objetivo de ratificar os direitos femininos e de acabar com a responsabilizao das vtimas . Em uma viso machista , a mulher seria a culpada pela violncia que sofreu, visto que, ao andar como um vadia, ou seja, com poucas roupas, teria estimulado o autor do crime, isentando o abusador da culpa. Na defesa dos direitos e dignidade dos homossexuais, uma das mais antigas organizaes da sociedade civil a denunciar e combater o preconceito o GGB (Grupo Gay da Bahia), http://www.ggb.org.br/ . Em que pese estar situado e atuar mais naquele estado do Nordeste brasileiro, o grupo se mostra presente em todo o pas, acolhendo denncias de violncia, promovendo palestras e auxiliando as autoridades governamentais na elaborao de polticas pblicas que visem a dignidade dos homossexuais. Em sntese, tais associaes representam ferramentas essenciais para dar voz a grupos historicamente excludos dos debates acerca dos destinos da sociedade e de sua prpria vida. Em um mundo organizado historicamente dentro de uma tica htero e masculina, sejam nos modelos de famlia, gesto governamental, profisses e religies, o surgimento e permanncia dos movimentos sociais na vida nacional, cobrando direitos, fazendo-se presente inclusive nas casas legislativas, mostra o quanto avanamos no campo da cidadania e reconhecimento da excluso que, ao longo do tempo, foi imposta a tais grupos. No entanto, as reaes, muitas vezes histricas e violentas contra as bandeiras de tais movimentos, indicam tambm o longo e talvez conflituoso caminho que ainda temos por trilhar. Vale lembrar, que o advento das mdias eletrnicas serviram e servem tanto para a difuso das idias que pregam a igualdade de gnero como tambm se tornaram um canal bastante utilizado por elementos preconceituosos e racistas que, auxiliados pelo anonimato, despejam ameaas e ofensas a indivduos que apenas desejam ter seus direitos respeitados. Referncias bibliogrficas VILA, Maria Betnia. (2001), "Feminismo, cidadania e transformao social " in Textos e imagens do feminismo: mulheres construindo a igualdade . Maria Betnia vila (org.). Recife, SOS Corpo Gnero e Cidadania. YANNOULAS, Silvia Cristina. Iguais mas no idnticos. Revista de Estudos Feministas. Rio de Janeiro: CIEC/ECO/UFRJ, Vol. 2, N 3, 1994. Ncleo de Estudos e Pesquisa sobre Movimentos Sociais. Movimentos sociais na contemporaneidade. So Paulo, PUCSP, 1997, n.2. SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violncia de gnero no Brasil contemporneo. In: SAFFIOTTI, Heleieth I.

Artigos Curso de gnero e diversidade na escola Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/redediversidade/pdfs/gde.pdf Acesso em: 25-06-2012 SILVA, Susana Veleda da. Os estudos de gnero no Brasil: Algumas consideraes Disponvel em: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-262.htm Acesso em: 25-06-2012 FACCHINI, Regina. De cores e matizes: sujeitos, conexes e desafios no Movimento LGBT brasileiro Disponvel em: http://www.epublicacoes.uerj.br/ojs/index.php/SexualidadSaludySociedad?/article/viewArticle/41/466 Acesso em 25-06-2012 Sugesto de vdeos Era uma vez outra Maria - parte 1 e 2 Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=BxMLYl_ANrA?&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=wpw2GYaO-Bc&feature=relmfu Acesso em: 25-06-2012 Vdeo contra a homofobia do Ministrio da Educao Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=W-4o5FHeaXY?&feature=related Acesso em: 25-06-2012

Direitos Humanos, Cidadania e gnero- Railane Antunes Pereira

A (des) naturalizao de algumas manifestaes de gnero nos espaos escolares-Regina Aparecida Correia Trindade
A diviso entre os sexos parece estar na ordem das coisas, como se diz por vezes para falar do que normal, natural, a ponto de ser inevitvel: ela esta presente, ao mesmo tempo, em estado objetivado nas coisas..., em todo o mundo social, e em estado incorporado, nos corpos e nos habitus dos agentes, funcionando como sistemas de esquemas de percepo, de pensamento e de ao (Bourdieu, 1998,p.17). comum, nos espaos escolares, sobretudo nos espaos ao ar livre, verificar as relaes acontecerem de forma natural como se percebe nas fotos, isto , por espontnea vontade do aluno ou aluna e no por alguma atividade relacionada ou dirigida pelo professor. Mas a que considero estar a possibilidade de estranhar o familiar, aquilo que nos dado como natural, incitando a possibilidade de naturalizar algo tradicionalmente aceito. Como posso dizer que natural a menina gostar de rosa e o menino de azul? A menina brincar de boneca e o menino de carrinho? Entre tantas outras indagaes... No entanto, essas, entre outras consideraes so naturalizadas no plano do senso comum, interiorizadas e reproduzidas muitas vezes at pelos professores.

Comecemos a refletir sobre o campo das expectativas, criadas desde quando os pais muitas vezes descobrem o sexo do filho ou filha. Se menino, muitos sonham que ser jogador de futebol, namorador, pai de famlia, trabalhador, etc... se menina, sonham que ser bonita, prendada, educada, caseira, etc. Estas relaes desde quando a criana passa a existir no ventre da me passam desde ento serem definidoras de sua educao. E como a educao um processo cultural, posso afirmar que ento, tais prticas definem as relaes culturais de uma sociedade podendo ser diferentes de acordo com a cultura, influindo na formao de indivduos, e na percepo que a sociedade tem das pessoas de sua mesma cultura. Na escola, alguns espaos demonstram induzir para a naturalizao de suas prticas. Por exemplo, a quadra. Normalmente um espao desejado por ambos (meninos e meninas), mas que na sua grande maioria usada preferencialmente pelos meninos. Ao questionar algumas pessoas sobre a situao, obtive de grande parte delas a justificativa de que as

meninas no tem interesse por jogos, esportes, que o negcio delas brincadeiras menos agitadas e que os meninos so mais fortes, tem mais resistncia. Vejamos algumas imagens:

Para elucidar esta relao do dia a dia pedi para que os alunos desenhassem as suas brincadeiras preferidas, que eles realizam tanto no espao escolar enquanto no entorno. Segue as ilustraes: Desenhos de meninos: Desenhos de meninas:

* preciso ao professor, perceber que tais prticas so naturalizadas, e que compem a forma como o indivduo se relaciona e aceito pela sociedade, da mesma forma que tais prticas reafirmam ainda uma relao de constituio da conceituao de pessoa. Por que no inverter, para provocar? Por que no em um dia convidar os meninos a fazer brincadeiras de meninas e vice versa. O que poderia acontecer? Que tipo de concluso vocs poderiam chegar juntos? preciso experimentar para buscar desnaturalizar uma lgica que muitas vezes se mantm como cristalizada na sociedade e que reflete na formao no s da individualidade do sujeito como na forma como ele trabalha sua estima e se relaciona com os demais. Bibliografia: BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. 33 ed. So Paulo: Brasiliense, 1995 (Coleo Primeiros Passos). BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina revisitada. In: LINS, Daniel. A Dominao Masculina revisitada. So Paulo: Papirus, 1998. BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Apresentao dos temas transversais e

tica: ensino de 1 a 4 serie. Braslia: MEC/SEF, 1997 b. . Parmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural e orientao sexual: ensino de 1 a 4 serie. Braslia: MEC/SEF, 1997 c.

1? Gnero - Para as cincias sociais e humanas, o conceito de gnero refere-se construo social do sexo anatmico. Ele foi criado para distinguir a dimenso biolgica da dimenso social, baseando-se no raciocnio de que h machos e fmeas na espcie humana, mas a maneira de ser homem e de ser mulher produzida pela cultura. Assim, gnero significa que homens e mulheres so produtos da realidade social e no naturalmente determinados pelas diferenas inscritas em seus corpos. Por exemplo, o fato das mulheres, em razo da reproduo, serem tidas como mais prximas da natureza tem sido apropriado por diferentes culturas como smbolo de sua fragilidade ou de sujeio ordem natural. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), formulados pelo MEC para o 3 e 4 ciclos do ensino fundamental: "O conceito de gnero diz respeito ao conjunto das representaes sociais e culturais construdas a partir da diferena biolgica dos sexos. Enquanto o sexo diz respeito ao atributo anatmico, no conceito de gnero toma-se o desenvolvimento das noes de masculino e feminino como construo social. O uso desse conceito permite abandonar a explicao da natureza como a responsvel pela grande diferena existente entre os comportamentos e lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade. Essa diferena historicamente tem privilegiado os homens, na medida em que a sociedade no tem oferecido as mesmas oportunidades de insero social e exerccio de cidadania a homens e mulheres. Mesmo com a grande transformao dos costumes e valores que vm ocorrendo nas ltimas dcadas, ainda persistem muitas discriminaes, por vezes encobertas, relacionadas ao gnero." (p.321-322)

Propostas educativas- Rafael do Nascimento Laman

Consideraes finais - Elaborao com a participao de tod@s


Este material didtico resultado de um esforo coletivo de cursistas do curso de extenso da Fundao CECIERJ Conceitos fundamentais de Sociologia, sob a orientao de professores e tutores da referida instituio que visa auxiliar profissionais da educao na discusso junto aos seus educandos as temticas de gnero, desigualdade , cidadania e tantos outros temas que perpassam por tais conceitos. Trata-se de um trabalho colaborativo on-line adaptado para uma proposta educativa envolvendo temas transversais. A escolha do tema se faz pertinente na medida em que raramente essas temticas so includas nos currculos escolares, apesar de serem consolidadas atravs de Leis e Resolues. No momento em que os movimentos sociais de mulheres, indgenas, negr@s e LGBTT (lsbicas, gays, bissexuais, travestis e trangneros) tm avanado nas suas conquistas, uma reflexo pensar que eles correm o perigo de trabalharem individualmente no interagindo entre si, ou seja quando discutimos a desigualdade de gnero, muitas vezes no levamos em conta a discriminao e desigualdade que sofre a mulher negra e a ndia, dentro do universo das mulheres. visvel como a mulher inferiorizada nos movimentos libertrios como LGBTT, negro e tantos outros. O presente projeto pretende apresentar aos profissionais da educao uma noo de cidadania, desigualdade de Gnero, uma valorizao dos direitos humanos. A escolha dos temas a serem trabalhados neste material, parte da reflexo de que os fenmenos sociais e os atores envolvidos se relacionam entre si numa dinmica complexa, intensa e sempre em movimento. As discusses apresentadas vm de encontro com o que estabelece a Constituio Federal de 88 no que diz respeito a um Estado de carter democrtico, na defesa da cidadania, de respeito ao indivduo, buscando o bem de tod@s , sem discriminao de gnero, raa, cor, idade e que tod@s sejam iguais. A desigualdade de gnero e o respeito cidadania depende de polticas pblicas para a educao e que os grupos discriminados tenham acesso e respeito aos direitos civis dos indivduos. So necessrias tambm aes que tenham como objetivo educar a sociedade sobre tais temas, visando consolidar o respeito e a valorizao dos indivduos e a escola se inseri neste trabalho enquanto lcus de formao, ensino e aprendizagem de cidados. Educar para a cidadania e a desigualdade de gnero no apenas reconhecer o diferente e os grupos envolvidos, mas discutir e pensar sobre os direitos de tod@s. A escola se estrutura num espao pblico em que diferentes personalidades se encontram e se relacionam entre si , portanto deve ser um local para educar para o respeito e exerccio da cidadania. Esse projeto pretende desenvolver a capacidade dos professores de compreender, refletir e se posicionar frente modificaes polticas e culturais do povo brasileiro e de outros povos.

Cidadania e desigualdade de Gnero trata-se de um projeto que debate sobre conceitos transversais que esto em construo e devem ser discutidos cotidianamente nas escolas, reconhecendo que negros e negras, ndios e ndias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados devem ser respeitados em suas identidades e diferenas, porque tal respeito direito social, constitucional e inalienvel, tanto no espao pblico, quanto no privado.

Editor: Noe Assuno

Copyright 2008 Fundao CECIERJ. Todo o material deste site pode ser utilizado desde que citados a fonte e o autor.

You might also like