You are on page 1of 15

Gabarito das Autoatividades BIOQUMICA (BID) 2012/1 Mdulo IV

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES


GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE BIOQUMICA

UNIDADE 1

TPICO 1 Questo nica - Caro(a) acadmico(a), procure um produto industrializado (macarro, bolachas etc.) e liste a composio localizada no rtulo, detalhando se possui carboidratos, lipdeos, sais minerais e vitaminas. Compare em uma tabela cada produto e discuta a maior composio e a quantidade de energia existente em cada produto escolhido. R.: Resposta pessoal de cada acadmico(a). Tutor(a) Externo(a), socialize as diferentes contribuies e chame a ateno para a composio dos alimentos mais saudveis pesquisados.

TPICO 1 1 A gua a substncia mais abundante do corpo humano. Ela um componente essencial de todos os tecidos do organismo. No nosso organismo, praticamente 75% - 85% so compostos por gua, pois praticamente todas as reaes qumicas da clula envolvem a gua, tambm responsvel pelas prprias estruturas biolgicas. Em relao gua, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (V) Quando a quantidade de gua est insuficiente, os rins tentam compensar conservando a gua e, portanto, excretam uma urina mais concentrada. (V) A gua formada por trs tomos: duas molculas pequenas de hidrognio e uma de oxignio (H2O), que apresentam dois polos: um positivo e outro negativo. (V) A capacidade trmica da gua faz com que o organismo mantenha a temperatura interna constante com pequenas alteraes, o que chamamos de manter a homeostase do organismo. (F) A gua no pode ser considerada solvente universal em funo da caracterstica dipolar apresentada pela gua, que determina a interao qumica com poucas molculas. 2 A gua considerada uma soluo neutra, e o grau de acidez e a basicidade

B I O Q U M I C A

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI NEAD

de uma soluo vo depender da concentrao de H+ e OH-. Em relao ao potencial hidrogeninico, qual a escala adotada, que indica a acidez e ou a basicidade de uma soluo aquosa? R.: A escala de pH varia de 0 at 14, sendo 7 o valor neutro, de 1 a 6, cido, e de 8 a 14, bsico. 3 Os sais minerais podem ser adquiridos principalmente atravs de uma saudvel alimentao, e os ons participam como constituintes de estruturas do corpo dos seres vivos. Estes ons podem estar em soluo dissolvida em gua, caso em que estes se dissociam em ons portadores de carga negativa ou positiva, o que fundamental ao metabolismo celular. Cite alguns sais minerais e suas principais funes. R.: - Clcio: participa na formao e manuteno da estrutura de ossos e dentes e da coagulao sangunea. - Ferro: componente da hemoglobina e da mioglobina - pigmento que tem grande afinidade com gases respiratrios (CO2 e O2). - Sdio: atua na regulao do equilbrio hdrico, participa da transmisso de impulsos nervosos e do relaxamento muscular.

TPICO 2 1 O que so os carboidratos e como so classificados? R.: Os carboidratos so chamados glicdeos ou hidratos de carbono; comuns na alimentao humana, so chamados acares. Como so complexos e apresentam variedades, eles so classificados como: os monossacardeos (acares simples), os oligossacardeos (formados pela unio de pequeno nmero de monossacardeos) e os polissacardeos (formados por centenas ou milhares de resduos de monossacardeos). 2 Complete a frase a seguir com relao estrutura das protenas: As protenas so macromolculas, que so formadas por partculas menores (monmeros) diferentes, os chamados aminocidos. So constitudas de carbono (C), oxignio (O), nitrognio (N) e hidrognio (H) podendo tambm apresentar ons associados. As protenas presentes em vrios organismos so sintetizadas a partir destes monmeros e sua organizao os torna responsveis por n variabilidades funcionais. 3 Para que ocorra a formao da protena, necessrio que haja a ligao peptdica. Explique esta ligao. R.: uma ligao qumica que junta aminocidos (ou peptdeos) para formar as protenas. A caracterstica da ligao a reao do grupamento amino

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

de um aminocido 1 com o grupamento carboxlico de outro aminocido 2, havendo liberao de uma molcula de gua. 4 A organizao espacial da protena resultante do tipo de aminocido que a compe e de como este est disposto. Quais so os tipos de estruturas das protenas? R.: - Estrutura primria: que corresponde sequncia linear de aminocidos que determinada geneticamente. - Estrutura secundria: so as que apresentam forma de alfa-hlices e as betas-pregueadas. - Estrutura terciria: descreve o dobramento final da cadeia por interao de alfa-hlice ou beta-pregueadas. - Estrutura quaternria: representa a associao de duas ou mais cadeias polipeptdicas.

TPICO 3 1 Complete a frase a seguir com relao estrutura dos lipdeos: A estrutura qumica dos lipdeos formada por molculas compostas por uma poro polar, hidroflica, e uma poro apolar, hidrofbica, propriedades denominadas de anfipticas e formadas por molculas de cidos graxos. Os cidos graxos so compostos derivados de cidos carboxlicos (COOH) de cadeia carbnica longa, geralmente com nmero par de tomos de carbono. Podem apresentar ligaes simples entre dois tomos de carbono (saturadas) ou apresentar duas ligaes qumicas (insaturadas). 2 As reservas nutritivas de natureza lipdica compem-se de gorduras neutras. Estas so steres de cidos graxos com o trilcool glicerol ou glicerinas. Portanto, o que so as gorduras neutras? R.: Estas gorduras so denominadas neutras, pois o glicerol est esterificado por 3 cidos graxos. So os chamados triglicerdeos ou triacilgliceris, assim como so formados os triacilgliceris podem ser hidrolisados, liberando cido graxo e glicerol. 3 Em relao s afirmativas a seguir escreva V para as verdadeiras e F para as falsas. (V) A maioria dos lipdeos adquiridos pela nossa dieta est na forma de triacilgliceris e so quebrados pelas aes de enzimas especficas em seus constituintes mais simples durante a digesto. (F) Os LDLs so importantes, pois removem o colesterol do plasma e dos
B I O Q U M I C A

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI NEAD

tecidos extra-hepticos transportando para fgado, onde convertido em sais biliares e armazenado na vescula biliar. (V) O hormnio estrognio responsvel pelo desenvolvimento sexual na formao e liberao dos vulos e ajuda a prevenir a osteoporose, e a testosterona estimula a formao do espermatozoide. (F) As plantas, fungos e leveduras tambm possuem colesterol, e as bactrias tambm sintetizam os colesteris. 4 O que chama a ateno que tanto a falta (avitaminose) quanto o excesso (hipervitaminose) de vitaminas causam problemas graves na sade. As necessidades dirias de vitaminas so supridas por meio de uma alimentao variada. Portanto, o que so as vitaminas? R.: O termo vitamina utilizado para nomear substncias orgnicas necessrias em pequenas quantidades para as atividades metablicas de um organismo e que no so sintetizadas por ele. Quimicamente as vitaminas no formam uma classe homognea, pois so substncias com diferentes origens. Alm dos macronutrientes, como os carboidratos, lipdeos e protenas, o organismo depende da ingesto de pequenas quantidades de vitaminas e ons inorgnicos, que em conjunto chamamos de micronutrientes.

UNIDADE 2

TPICO 1 1 Existem vrios tipos de enzimas e cada um deles ocorre em pequenas quantidades no organismo. Essas molculas so altamente especficas, isto , atuam somente sobre um determinado composto e participam sempre do mesmo tipo de reao. O que so as enzimas? R.: As enzimas so os catalisadores que podem aumentar a velocidade de uma reao sem alterar o produto. 2 Complete a frase a seguir com relao energia de ativao: As enzimas, como so catalisadores, aceleram reaes, mas no alteram a constante de equilbrio ou a energia livre. No entanto, uma reao depende de fornecimento de energia para iniciar a reao denominada energia de ativao conceitualmente semelhante ao ato de empurrar um objeto morro acima para que ele possa deslizar para baixo do outro lado. A energia de ativao de uma reao no catalisada maior do que a de uma reao catalisada.

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

3 Em relao s afirmativas a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. (V) A especificidade est relacionada com a interao, que ocorre em uma parte da estrutura enzimtica denominada de stio ativo, localizado em uma fenda na superfcie da protena. (V) A principal caracterstica do modelo de Michaelis-Menten para reaes enzimticas a formao do complexo enzima-substrato. (V) Os fatores que podem afetar a atividade em consequncia da capacidade das protenas de desnaturar so: aquecimento, variaes de pH, presena de solventes orgnicos, detergentes e ureia. (F) Os inibidores so substncias das mais variadas naturezas qumicas que penetram no stio ativo das enzimas favorecendo a sua atividade enzimtica. 4 O metabolismo consiste de bases bioqumicas de todos os processos vitais. Como classificado o metabolismo? R.: - Anabolismo: vias de biossntese ou processos que envolvem a sntese de molculas orgnicas complexas, necessitam de energia. - Catabolismo: vias degradativas ou processos relacionados degradao de substncias complexas com gerao de energia.

TPICO 2 1 O metabolismo da glicose muito complexo, portanto dividido em vrias etapas. Quais so as principais etapas? R.: As principais etapas so: - primeira: gliclise, fermentao lctica e fermentao alcolica; - segunda: formao do Acetil-CoA; - terceira: o ciclo de Krebs (via aerbica); - quarta: a cadeia respiratria (cadeia transportadora de eltrons e fosforilao oxidativa- via aerbica). 2 Para que ocorra a quebra inicial da molcula de glicose, gasta-se energia, que corresponde a 2 ATP, e esta ser restaurada na etapa seguinte. Portanto, o que a gliclise? R.: A gliclise a principal via para a extrao de energia (ATP) e ocorre no citosol (citoplasma) da maioria das clulas, sendo considerada, portanto, uma via universal. importante ressaltar que ela pode ocorrer quando o oxignio estiver disponvel (aerobiose) ou na total ausncia do oxignio (anaerobiose). 3 Complete a frase a seguir com relao fermentao alcolica:

B I O Q U M I C A

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI NEAD

Na fermentao alcolica ocorre a converso de piruvato a etanol e CO2, envolve duas vias: a 1 via de descarboxilao com a liberao de CO2 e a 2 a reoxidao do NADH em NAD+, portanto o produto final a formao de uma molcula de 2 carbonos de etanol, CO2 e NAD+. O piruvato perde dixido de carbono produzindo etanol, processo utilizado pelas bactrias e leveduras. O destino mais comum a via da gliclise anaerbica onde o piruvato reduzido a lactato. Este processo tambm conhecido como fermentao lctica. 4 O complexo ciclo de Krebs produz energia na forma de equivalentes de eltrons reduzidos (o NADH e FADH2) que por fim ser utilizada como sntese de energia. Portanto, o que o ciclo de Krebs? R.: Ciclo do cido ctrico ou tricarboxlico uma importante etapa do metabolismo da glicose, onde ocorre a oxidao completa de Acetil-CoA para CO2 e gua, ocorrendo na matriz da mitocndria. 5 Por meio da cadeia transportadora de eltrons os complexos so responsveis pelas reaes de oxirreduo, tendo como importncia estrutural a presena dos citocromos e da ubiquinona, ocorrendo transferncia de prtons e eltrons transportados por NAD+ e FAD para o oxignio. No processo de respirao celular a ATP sintase responsvel pela etapa de fosforilao oxidativa. Qual a importncia da cadeia transportadora de eltrons e da fosforilao oxidativa? R.: A cadeia transportadora de eltrons resulta na sntese de molcula de gua, e a fosforilao oxidativa resulta na sntese de ATP que a energia.

TPICO 3 1 A glicose considerada uma molcula de fcil obteno de ATP, no entanto a concentrao sangunea circulante derivada da absoro dos alimentos mantida a certo limite. Para que esse suprimento no seja interrompido, o organismo precisa de uma reserva de glicognio. A quantidade de glicognio do fgado diminui rapidamente, esgotando-se no primeiro dia de jejum, assim, outra via necessria aps perodos maiores nos quais carboidratos no so ingeridos. Qual o nome desta via metablica? R.: Esta via de acesso a gliconeognese, que significa sntese de novas molculas de glicose e nos mamferos ocorre no fgado e crtex renal. 2 Complete a frase a seguir com relao gliconeognese: A biossntese da glicose apresenta tambm como origem alguns

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

aminocidos provenientes da degradao de protenas, principalmente as musculares, que so transportados para o fgado, transformados em piruvato e seguem a via da gliconeognese contendo outras reaes complexas. importante lembrar que a taxa de glicose sangunea deve ser mantida e armazenada no organismo sob a forma de glicognio no organismo. Esta taxa de glicemia sangunea controlada pelo hormnio insulina, secretado pelo pncreas. A ausncia da sntese deste hormnio ou a deficincia no controle das vias bioqumicas so uma das responsveis pela diabetes, um problema hoje de sade pblica. Alm disso, tambm devem ser consideradas alteraes genticas.

UNIDADE 3

TPICO 1 1 A fotossntese, processo pela qual a energia luminosa possibilita a reduo de carbono, essencialmente o reverso do metabolismo oxidativo dos carboidratos. Neste processo da fotossntese, as plantas: a) (x) Absorvem gs carbnico, luz solar e gua; emitem oxignio; produzem glicose. b) ( ) Absorvem oxignio, luz solar e gua; emitem dixido de carbono; produzem carboidratos. c) ( ) Absorvem gs carbnico, luz solar e gua; emitem dixido de carbono; produzem aminocidos e lipdeos. d) ( ) Absorvem gs carbnico, luz solar e oxignio; emitem gua; produzem glicose. 2 A luz pode ser utilizada na fotossntese graas presena de pigmentos especializados que conseguem captar a energia luminosa. Estes pigmentos esto armazenados em uma parte especfica do cloroplasto. Qual este pigmento e em que parte do cloroplasto ele est armazenado? a) (x) O pigmento a clorofila e est armazenada nos tilacoides. b) ( ) O pigmento o carotenoide e est armazenado nas lamelas. c) ( ) O pigmento a clorofila e est armazenada nos citocromos. d) ( ) O pigmento o carotenoide e est armazenado no estroma. 3 A recuperao de reas degradadas por meio do plantio de rvores nativas favorvel mitigao dos efeitos das mudanas climticas. Qual a relao desta prtica com a fotossntese?

B I O Q U M I C A

10

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI NEAD

a) (x) As plantas realizam fotossntese, onde absorvem o dixido de carbono (intensificador do efeito estufa) da atmosfera e liberam o oxignio. b) ( ) As plantas realizam a fotossntese, onde absorvem o vapor de gua (intensificador do efeito estufa) da atmosfera e liberam o oxignio. c) ( ) As plantas realizam fotossntese, onde absorvem o oxignio (intensificador do efeito estufa) da atmosfera e liberam o CO2 e H2O. d) ( ) As plantas realizam a fotossntese, onde produzem CO2 e contribuem para o resfriamento do efeito estufa e para a mitigao das mudanas climticas. 4 A fotossntese um processo metablico que produz energia e carboidrato e realizado em duas etapas. Quais so estas etapas? a) (x) Etapa fotoqumica e etapa qumica. b) ( ) Etapa luminosa e etapa da gliclise. c) ( ) Etapa da luz e etapa da fosforilao. d) ( ) Etapa do ciclo de Krebs e etapa do escuro.

TPICO 2 1 necessrio que o colesterol esteja includo na dieta dos mamferos em quantidades baixas ou elevadas? Explique. R.: Em muitos animais, especialmente na espcie humana, o colesterol deve ser ingerido em baixas quantidades, ou seja, baixas quantidades de gorduras saturadas. O organismo consegue produzir o colesterol a partir de precursores simples. Alm disso, o organismo pode utilizar carboidratos e protenas para sintetizar o colesterol. Por isso, uma dieta equilibrada fundamental. 2 A formao de corpos cetnicos ocorre devido a um aumento na velocidade da -oxidao, no caso de jejum prolongado, inanio ou diabetes tipo I. Tratando especificamente do diabetes, como o hormnio insulina est relacionado produo elevada de corpos cetnicos? R.: Para ocorrer o metabolismo adequado da glicose, a insulina deve estar presente no sangue em quantidades suficientes. Caso ela no esteja, a glicose no poder ser utilizada como fonte energtica. Deste modo, o organismo ter de utilizar outra fonte de energia, os cidos graxos, com a consequente produo de corpos cetnicos em excesso. Esse aumento na produo desses compostos chamado de hipercetonemia. Para entender melhor como funciona a diabetes assista ao vdeo, Diabetes e a ao da insulina sobre a glicose, acessando o link: <https:// www.youtube.com/watch?v=E78NsX75Qgo>.

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

11

3 Existem alguns aspectos que diferenciam a -oxidao dos cidos graxos em relao biossntese dessas substncias. A partir desta informao, complete as lacunas que seguem: A biossntese de cidos graxos requer uma enzima especial chamada de ____________________. Alm disso, para a sntese iniciar preciso que a acetil-CoA das mitocndrias seja transportada para o ____________________, sob a forma de ____________________. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) desidratase citoplasma citrato. b) ( ) malonil-CoA retculo endoplasmtico acetil. c) ( ) fosfatase citoplasma ACP. d) (x) malonil-CoA citoplasma citrato. 4 Para que ocorra a digesto e absoro dos lipdeos, certas estruturas e substncias so essenciais. Em relao a este tema, relacione as colunas a seguir: I Tecido adiposo II Adipcidos III Liplise IV Lipognese V Sais biliares ( ) Degradao de triacilgliceris. ( ) Verdadeiros detergentes do organismo. ( ) Principal forma de estocagem de energia. ( ) Clulas que armazenam gordura. ( ) Sntese de AGs. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) III I V IV II. b) ( ) I II V III IV. c) (x) III V I II IV. d) ( ) II III IV V I. 5 Existem trs formas com que os AGs podem ser metabolizados aps entrarem nas clulas. Assinale a alternativa que contenha essas trs formas: a) (x) Oxidao, armazenamento e sntese de membranas. b) ( ) Reduo, armazenamento e sntese de membranas. c) ( ) Reduo, queima calrica e biossntese de acares. d) ( ) Oxidao, dissoluo e estruturao de membranas. 6 A -oxidao um processo vital para o metabolismo dos mamferos.

B I O Q U M I C A

12

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI NEAD

Sobre esta via metablica, assinale V para as sentenas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Para que ocorra a -oxidao necessrio que o AG (cido graxo) seja ativado. ( ) Os produtos da -oxidao so acetil-CoA, FADH2 e glicose. ( ) Uma das etapas do ciclo de Lynen envolve a oxidao de acil-CoA em acetil-CoA. ( ) A molcula carnitina realiza o transporte do AG para o interior da mitocndria. ( ) O balano energtico obtido na -oxidao superior ao da gliclise. ( ) No ciclo de Krebs o grupo acetila oxidado formando H2O e ATP. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) V V V F F F. b) (x) V F V V V F. c) ( ) F F V V F V. d) ( ) V F V V F V. 7 Na biossntese de AGs, quatro etapas esto envolvidas. Desta forma relacione o nome da etapa ao processo a que ela corresponde. I Condensao da acetil e malonil. II Reduo do grupo carbonila. III Desidratao. IV Reduo da dupla ligao. ( ) Converso da D--hidroxibutiril-ACP a crotonil-ACP. ( ) Processo realizado pelo NADPH para produzir buritil-ACP. ( ) Transferncia do acetil da acetil-CoA para o ACP. ( ) Reduo do C3 da acetoacetil-ACP formando o D--hidroxibutiril-ACP. Agora assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: a) ( ) III I IV II. b) ( ) IV I III II. c) ( ) I III II IV. d) (x) III IV I II. 8 A molcula de colesterol grande, apresentando 27 carbonos em sua cadeia. Por ser insolvel no sangue, ela precisa ser transportada por meio de carreadores, neste caso, as lipoprotenas. Sobre este composto, complete as lacunas que seguem. O colesterol, apesar de ser considerado um dos viles para a sade humana, fundamental para a sntese de vrios compostos orgnicos, tais como ____________________________ e ____________________. Apesar de ser uma molcula grande, esta substncia formada a partir dos tomos de carbono do ____________________, por meio da polimerizao das __ _____________________________.

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

13

Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) Malonil membranas biolgicas acetato unidades de isopropeno. b) (x) Hormnios esteroides sais biliares acetato unidades de isopropeno. c) ( ) Protena ACP sais biliares palmitato conjuntos de isopropeno. d)( ) Hormnios esteroides sais biliares palmitato unidades de isopropeno.

TPICO 3 1 Nos seres humanos existe uma grande quantidade de doenas hereditrias que resultante de defeitos enzimticos. Uma delas a fenilcetonria, um defeito no metabolismo do aminocido fenilalanina. Caracterize esta doena do ponto de vista bioqumico e apresente os sintomas que ela ocasiona. R.: A fenilcetonria ocasionada pela ausncia da enzima fenilalanina hidroxilase. Esta enzima converte a fenilalanina em tirosina no deixando que a fenilalanina se acumule no organismo. No caso de indivduos afetados, a fenilalanina se acumula no organismo sendo convertida em cido fenilpirvico, excretado na urina e no suor. Este cido um inibidor de vias metablicas que resultam na sntese de lipdeos importantes constituintes da bainha de mielina, uma espcie da capa que faz com que os impulsos nervosos circulem mais rapidamente. Com isso, o desenvolvimento neurolgico da pessoa afetada comprometido. (GONALVES; FERREIRA; VALADARES, 2010). Alm desta grave consequncia, tambm so observados pigmentao deficiente de pele e cabelo decorrente da sntese inadequada de melanina. A fenilcetonria uma das oito doenas que podem ser detectadas atravs do teste do pezinho realizado em bebs recm-nascidos. (MARZZOCO; TORRES, 2010). 2 A oxidao dos aminocidos pode ocorrer por diferentes vias, em virtude destes compostos serem formados por cadeias laterais de estruturas variadas. Entretanto, existe um padro que pode ser verificado em todo o processo de oxidao. Deste modo assinale a alternativa CORRETA: a) (x) No incio da oxidao um grupo amino removido, e, em seguida, acontece a oxidao da cadeia carbnica restante. b) ( ) Na oxidao do grupo amino a cadeia carbnica resultante descartada por meio do ciclo da ureia. c) ( ) O on NH4+ apresenta baixa toxicidade ao organismo dos mamferos, podendo a transaminao ocorrer de forma mais lenta. d) ( ) A mitocndria uma organela secundria para o metabolismo dos aminocidos, pois no h necessidade de energia para a metabolizao do nitrognio. 3 Sabe-se que para cada aminocido sintetizado, existe um precursor metablico especfico. Desta forma, relacione o precursor metablico ao

B I O Q U M I C A

14

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES


aminocido sintetizado: I -cetoglutarato II Piruvato III Oxaloacetato IV Ribose-5-fosfato V 3 -Fosfoglicerato VI Fosfoenolpiruvato e eritrose-4-fosfato ( ) Serina ( ) Treonina ( ) Alanina ( ) Glutamato ( ) Histidina ( ) Tirosina

UNIASSELVI NEAD

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: a) ( ) III II I V IV VI. b) ( ) II V III VI IV I. c) (x) V III II I IV VI. d) ( ) IV II VI I III V.

TPICO 4 1 A partir do conceito de bioenergtica e do estudo das leis da termodinmica, existe relao entre a termodinmica a bioqumica? Explique. R.: Primeiramente pode-se abordar a questo da transformao da energia que ocorre em todos os organismos vivos. Como exemplo cita-se a converso de ATP em contrao muscular para produzir movimentos. Desta maneira se verifica que a energia simplesmente transformada, nunca criada ou destruda. Outro aspecto importante diz respeito ao grau de desorganizao de um sistema (organismo). Os seres vivos nunca alcanam o equilbrio com o ambiente em que residem. Para manter sua organizao interna as espcies precisam ou realizar fotossntese (organismos auttrofos), ou consumir nutrientes (organismos hetertrofos). Do metabolismo biolgico resultam o calor e a entropia. Sendo assim, a termodinmica aplica-se muito bem ao estudo das reaes bioqumicas que ocorrem nas clulas vivas. 2 O metabolismo definido como o conjunto de reaes de transformao de matria e energia nos seres vivos. Em relao a esta afirmao relacione as colunas que seguem: (a) Anabolismo

B I O Q U M I C A

UNIASSELVI NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

15

(b) Catabolismo (b) Quebra da glicose (a) Sntese do colesterol (a) Fabricao da hemoglobina (b) Hidrlise de cidos lipdicos 3 Voc est estudando uma reao bioqumica em que foi obtido o valor Gde 90 KJ/mol. A partir desta anlise pode-se aferir que: Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) A reao hipottica reao endergnica pois h liberao de calor. b) ( ) O valor negativo de G caracterstico de uma reao equilibrada. c) ( ) O equilbrio da reao pde ser observado devido ao valor elevado de G. d) (x) A reao exergnica devido ao fato deG ter apresentado um resultado negativo.

B I O Q U M I C A

You might also like