You are on page 1of 3

Arte Gtica

O comrcio comeou a ser intenso no sculo XII e as pessoas comearam a se deslocar do campo para a cidade. Anteriormente, o modo de vida da populao se concentrava no campo, nos mosteiros, onde a arte se desenvolvia. E, a partir da, ela comea a se instalar nas cidades. No incio do sculo, a arte romnica em seus grandiosos edifcios, ainda era predominante, mas no sculo XVI, surge uma nova arquitetura, chamada de gtica, em hiptese, dizem que ela foi criada pelos brbaros quando invadiram o Imprio. O primeiro e grande exemplo de arquitetura gtica pode ser encontrado na Frana, na abadia Saint Denis, uma igreja construda por volta de 1140.

As caractersticas da arquitetura so: A entrada, diferente da romnica, que possui apenas um portal, enquanto a gtica possui trs portais que do entrada para o interior da igreja; Todas as igrejas do sculo XII e XIV tm a roscea, uma janela redonda encontrada no portal central; Tudo voltado para o cu, para Deus, por exemplo, as torres que possuem pontas agulhadas; Os arcos gticos ou ogivais permitiram a construo da abbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Com a utilizao desses arcos as igrejas puderam ser mais altas; Uso dos vitrais; Os tmpanos eram trabalhados minuciosamente com esculturas que narravam histrias e as colunas eram outro fator que atraa a ateno de um visitante; Uso do arcobotante, arcos que transmitem o peso de uma abbada para os contrafortes externos. Obras de destaque:

Catedral de Notre Dame de Paris; Catedral de Notre Dame de Chartres. Na Alemanha, no sculo XIII, um estilo gtico comeou a se desenvolver e um dos exemplos a ser citado a Elisabethkirche, em Marburgo. Escultura Estando relacionada arquitetura, nas grandes igrejas, um manifestao artstica que enriquecia mais as construes. Os ensinamentos eram dados muitas vezes atravs delas. As obras que se destacam a esttua do Cavaleiro Medieval, (veja mais informaes em Idade Mdia) mostrando a cultura da cavalaria e os seus traos. Encontramos algumas esculturas assinadas, no sculo XIII, como por exemplo, as de Giovanni Pisano, um artista italiano que esculpiu vrias esculturas em igrejas. Um dos exemplos de suas obras est na escultura da Virgem e o Menino, livre de colunas ou qualquer outro suporte. Manuscritos ilustrados e iluminura Dentre os objetos preciosos, durante o sculo XII at o sculo XV, surgiram os manuscritos ilustrados. Em pergaminhos de livros, eram feitas as ilustraes. Eram elaborados com delicadeza e passavam por uma tcnica especial.

Esses manuscritos eram preparados, principalmente, para os burgueses e aristocratas, representantes da classe rica da poca. Eram feitas por artistas leigos nos mosteiros e estavam relacionadas aos livros da Bblia. Uma delas foi a Bblia chamada de moralizada, que possua algumas passagens, compostas por ilustraes. Pinturas s vsperas do Renascimento, a pintura gtica surgiu nos sculos XII, XIV e incio do sculo XV. Geralmente, as pinturas buscavam representar os seres com realismo e tratavam de temas religiosos. Os principais artistas do perodo foram os que deram incio pintura do Renascimento: Giotto - os santos eram reproduzidos como seres humanos com simplicidade. A viso

humanista, na qual o homem o centro de todas as coisas, comeava a surgir nas pinturas dos artistas. As obras mais importantes foram os Afrescos da Igreja de So Francisco de Assis, localizada na Itlia e o Retiro de So Joaquim entre os Pastores. Jan Van Eyck - ele retratava a vida da sociedade da poca, registrando as paisagens urbanas e as suas caractersticas e detalhes. As obras mais importantes so O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.

You might also like