You are on page 1of 2

1- Problemas ambientais: - Efeito estufa: importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenmeno natural.

l. O seu agravamento, atravs das atividades humanas, por exemplo na queima de combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequncias para o clima e o relevo global. No caso do Enem, no se considera as outras teorias relacionadas ao aquecimento global. - Chuva cida: importante lembrar que a chuva apresenta naturalmente um carter cido. No entanto, o que caracteriza a chuva cida o aumento dessa acidez devido queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustveis fsseis, levando formao de cidos. - Camada de oznio: a camada de oznio tem a funo de nos proteger das radiaes ultravioletas provenientes do sol. Os gases CFCs so os principais responsveis pela reduo na camada de oznio, aumentando assim a incidncia de doenas de pele. 2 - Conhecimentos gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumnio, plsticos biodegradveis, biocombustveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (elica, solar, etc). 3 - Qumica Geral: Estequiometria assunto certo na prova do Enem. Questes so muito parecidas com o estilo cobrado em vestibulares tradicionais. Alm disso, bom lembrar as principais funes inorgnicas (cidos, bases, sais e xidos) e algumas reaes, como as de neutralizao. 4 - Fisico-Qumica: Relembre termoqumica. Questes envolvendo reaes de combusto com clculo do calor envolvido na queima de diversos combustveis (poder calorfico) so comuns. Outro assunto que merece uma boa reviso so as solues, que so normalmente questes simples. 5 - Qumica Orgnica: importante reconhecer as funes orgnicas, pois aparecem nas provas do Enem.

Confira as dicas de Fsica no Enem


No Enem, as questes da prova de fsica envolvem situaes de aplicaes de conceitos no cotidiano. A prova essencialmente interpretativa, com uso extenso de diagramas, tabelas e grficos. Leia com ateno porque muitas vezes a resposta est contida no prprio enunciado. Muitas vezes as perguntas so do tipo "de acordo com o grfico", "aps analisar a tabela" ou "como podemos notar no diagrama", ou seja, leia com ateno. Abaixo, confira alguns temas de qumica recorrentes nas provas do Enem: 1) Eletrodinmica: importante conhecer as equaes bsicas de potncia, resistncia e corrente em aparelhos eletrodomsticos, bem como o clculo da Energia consumida e custo mensal de uso destes aparelhos. Questes relacionadas conta de luz, ou comparao de consumo de diferentes aparelhos eletrodomsticos so muito frequentes. 2) Ondas: Estude os processos bsicos de movimentao de ondas e clculo de sua velocidade. D uma olhada nas caractersticas da reflexo, refrao, difrao, interferncia e ressonncia. No se preocupe com os casos mais complexos. O foco aqui conhecer os mecanismos e caractersticas bsicas dos processos. 3) Cinemtica: importante conhecer as equaes do Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. Reserve algumas horas para compreender a relao entre deslocamento, velocidade e acelerao em movimentos com velocidade constante e varivel. 4) Energia: Estude os tipos de Energia (Cintica, Potencial Gravitacional, Potencial Elstica,

Luminosa, Qumica, Trmica etc.) e os mecanismo de transformao de um tipo de energia em outro (Conservao de Energia e Dissipao de Energia), bem como os modelos de Gerao de Energia em Usinas Hidreltricas, Nucleares, Elicas, etc. Parece muito complicado, mas em apenas duas horas voc conseguir fazer uma boa reviso de tipos de Energia e Usinas de gerao. 5) Foras: Revise as Trs Leis de Newton e suas aplicaes em movimentos com velocidade constante e varivel, bem como em planos inclinados e dentro de lquidos (Empuxo).

You might also like