You are on page 1of 9

CARTILHA

A HISTORIA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO

o A enfermagem profissional surgiu na Inglaterra no sculo XIX. o No Brasil a primeira escola de enfermagem foi criada em 1880 no Hospcio de Pedro II atualmente a UNIRIO. o O exerccio de enfermagem no Brasil foi regulamentado em 1931 o Em 1959 aconteceu uma Conferncia Internacional do trabalho que conceituou a medicina do trabalho, mas limitando-se a intervenes mdicas. o Em 1964, a Escola de Enfermagem da UERJ inclua disciplina de Sade Ocupacional no curso de graduao. o O Auxiliar de Enfermagem do Trabalho foi includo na equipe de Sade Ocupacional em 1972 pela portaria n.3.237 do Ministrio do Trabalho. o Em 1973 criou-se o COFEN e COREN. o O primeiro curso de Especializao para Enfermeiros do Trabalho aconteceu em 1974 no Rio de Janeiro. A incluso do Enfermeiro do Trabalho na equipe de Sade Ocupacional aconteceu por meio da portaria n.3.460 do MTE, em 1975. Neste mesmo ano criou o cdigo de deontologia de Enfermagem e no ano seguinte, criou-se no Rio Grande do Sul o primeiro Sindicato de Enfermagem.

ENFERMAGEM DO TRABALHO

ATRIBUIES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO Ele presta assistncia e cuidados de Enfermagem a empregados, promovendo e zelando pela sua sade contra os riscos ocupacionais, atendendo os doentes e acidentados, visando o seu bem estar fsico e mental, como tambm planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia a atividade de assistncia de enfermagem, nos termos da legislao reguladora do exerccio profissional. Suas atividades constituem em: o o o o o Atividades Assistenciais Atividades Administrativas Atividades Educativas Atividades de Integrao Atividades de Pesquisa

Mas no apenas para isso o SESMT tambm tem a funo de alertar e dar instrues para os funcionrios sobre o aparecimento de novas doenas, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doena e tambm evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa. O servio deve contar com local de arquivos, ambulatrio, local para procedimento de urgncia e procedimentos de enfermagem, sala para provas funcionais e consultrios. O que sade do trabalhador? O termo sade do trabalhador sugere uma preocupao com o estado de sade geral do trabalhador, compreendendo, alm de simples ausncia de doena, um estado de bem-estar social, fsico e mental. Alm disso, um termo histrico que carrega um conceito que pressupe a participao dos trabalhadores em todas as questes que dizem respeito sua sade. O que trabalhador? Trabalhador toda pessoa que exera uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou domstico.

SESMT, O QUE ? SESMT a sigla para Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho e uma equipe de profissionais da sade, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade fsica dos trabalhadores. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o servio pode incluir os seguintes profissionais: mdico do trabalho, enfermeiro do trabalho, tcnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurana do trabalho e tcnico de segurana do trabalho. O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionrios, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho.

O SUS e a sade do trabalhador A Constituio Federal de 1988 atende uma antiga reivindicao dos trabalhadores em reconhecer a sade como um direito e no como benefcio. Determina ainda que a sade direito de todos e dever do estado. A Lei Orgnica da Sade L.O.S. de 1990 complementa a Constituio e d poder ao Sistema nico de Sade SUS de intervir nos ambientes de trabalho e possibilita aes de sade destinadas ao trabalhador com a proteo do meio ambiente, nele includo o do trabalho. O governo federal, atendendo reivindicao da reforma sanitria e do movimento sindical, passou a atender de forma eficaz as determinaes da Constituio Federal de 1988. Vrios artigos garantem a sade como direito e no concesso do Estado. No art. 200 Inciso II e VII da Constituio Federal, determina que o SUS tem competncia para executar aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade. Cabe ao SUS, proteger a sade de todos os trabalhadores, sejam eles urbanos ou rurais; setor pblico ou privado; com carteira assinada ou no, independente do tipo de vnculo empregatcio. Caso a empresa no tenha servios mdicos, ou inoperantes, procure o servio de sade pblica (ou conveniado ao SUS, ambulatorial ou de emergncia, conforme o caso).

Alguns direitos dos trabalhadores - Realizar exames de sade na admisso, durante a permanncia no emprego e na demisso, com custos pagos pela empresa; - Ser informado sobre riscos existentes em seu ambiente de trabalho; - Ter disposio EPIs (Equipamentos de Proteo Individual), quando as medidas coletivas no forem suficientes ou quando houver emergncias; - Participar de comisses, acompanhar e fiscalizar cumprimento das normas e medidas de proteo sade segurana implantadas pelas empresas e rgos pblicas; - Receber da Previdncia Social (INSS) os benefcios acidentrios ou previdencirios nos casos de afastamento por mais de 15 dias, incapacidade e sequelas. - Ter estabilidade no emprego durante o tratamento e garantia de 12 meses do contrato de trabalho aps alta do INSS, quando se tratar de acidente de trabalho; caso seja segura da previdncia social; - Ter assistncia sade, tratamento e reabilitao; - Ter acesso s aes de promoo e proteo da sade; - tambm direito do trabalhador interromper o trabalho quando houver grave ou iminente risco sade.

O que so acidentes de trabalho? Acidentes de trabalho so aqueles que acontecem na hora em que o trabalhador est executando um servio para uma empresa e que provocam leses corporais ou perturbaes funcionais que podem resultar em morte ou na perda ou em reduo, permanente ou temporria, das capacidades fsicas ou mentais do trabalhador. Acidentes Tpicos: Trata-se do acidente que ocorre no decorrer da atividade de trabalho e que pode provocar uma leso fsica ou uma perturbao funcional.

O que CAT?

A Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) constitui um formulrio da Previdncia Social (INSS) que deve ser obrigatoriamente preenchido pelo empregador sempre que seus

trabalhadores forem vtimas de quaisquer acidentes de trabalho


ou doena relacionada ao trabalho. A CAT informa ao INSS a ocorrncia do acidente e garante aos trabalhadores e seus familiares benefcios da previdncia social quando ele fica afastado do trabalho mais que 15 dias. Se a empresa no emitir a CAT, isso poder ser feito pelo prprio trabalhador, por seus dependentes, entidade sindical, mdico ou autoridade pblica.

Acidente de Trajeto: Trata-se do acidente que ocorre quando o trabalhador est se deslocando da casa para o trabalho, ou do trabalho para casa, no importando o meio de locomoo utilizado (a p, nibus, carro prprio, bicicleta, etc.), e que provoca uma leso fsica.

Como devo agir diante de um acidente de trabalho ou doena relacionada ao trabalho? Qualquer trabalhador que for vtima de um acidente de trabalho tpico ou de trajeto deve ser encaminhado para um servio de urgncia e emergncia, caso o acidente assim exija, ou para servio mdico de sua empresa, caso esse possua um servio prprio. Os trabalhadores empregados devem ter o acidente notificado a Previdncia Social (INSS) pelo empregador, por meio do CAT Comunicao de Acidente de Trabalho, e ao SUS, caso se trate de acidente grave, fatal ou atinja trabalhador com idade inferior a 18 anos.

Como posso identificar os riscos de Acidente ou Doena no meu ambiente de trabalho? O mundo do trabalho muito diversificado e cada atividade e ambientes de trabalho podem apresentar riscos diferentes. De uma forma simplificada, os riscos no trabalho podem ser classificados em:

Riscos fsicos: so representadas por rudos, vibraes, radiaes, frio, calor, presses anormais e umidade.
Riscos qumicos: Esto presentes no trabalho sob a forma de diferentes produtos qumicos. Estes produtos entram em contato com os trabalhadores sob a forma de poeiras, fumo, nvoas, neblina, gases, vapores e no formato de lquidos. Riscos biolgicos: Podem ser encontradas nos ambientes sob a forma de vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas e outras espcies de micro- organismos. Riscos ergonmicos: Esto ligados organizao do trabalho e podem ser exemplificados pela exigncia de esforos fsicos intensos, levantamento e transporte manual de peso, mobilirio inadequado, adoo de posturas desconfortveis, controle rgido de tempo para execuo das tarefas, exigncias elevadas de produtividade, estresse e jornadas de trabalho.

Riscos de acidentes: So diversificados e podem estar presentes em situaes de arranjo fsico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas imprprias ou defeituosas, iluminao excessiva ou insuficiente, instalaes eltricas defeituosas, exposio altas / baixas temperaturas, dentre outros fatores.

LER e DORT ( Leses por Esforo Repetitivo e Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho ) So inflamaes e leses relacionadas estrutura msculo esquelticos provocados por atividades do trabalho. Doenas Relacionadas: Tendinite, bursite, sndrome do tnel do corpo, sndrome arvicobraquial, cristo sinoval e etc. Diagnostico: O diagnostico clinico, basta um medico especializado para que se tenha um diagnostico. Tratamento: Tem como objetivo aliviar dos sintomas e a recuperao da capacidade do trabalho.

Como podemos prevenir as doenas do trabalho? Reestruturando o processo de trabalho. Ex.: Controlando o ritmo de trabalho, diminuio da jornada de trabalho, ambiente de trabalho com temperatura, rudo e iluminao adequados. Dermatoses ocupacionais toda alterao da mucosa (membrana que reveste o interior da boca, do nariz, dos olhos, etc.) da pele e de seus anexos (cabelos e unhas).

provocada por agentes qumica presentes no ambiente de trabalho como: cimento, solventes, detergentes, substancias, acidas ou bases, e etc. Outros agentes tambm presentes nos ambientes de trabalho, como calor, frio, radiaes, bactrias, vrus, fungos e insetos, tambm pode, provocar dermatoses.
Caso o trabalhador tenha algum tipo de alterao, ele deve procurar a unidade de sade de sua comunidade ou de seu servio medico de sua empresa.

PAIR a perda Auditiva Induzida por Rudos. A causa pela exposio por tempo prolongado ao rudo. 0s sintomas a dificuldade de audio.O trabalho tem que atentar, pois para a PAIR no h tratamento. O mais importante prevenir.

PCMSO O PCMSO ou Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional um programa que deve ser elaborado e implantado em todas as empresas que possuam funcionrios registrados, sua obrigatoriedade dada pela NR 07, item 7.1.1. O objetivo do PCMSO se estabelecer um sistema de deteco precoce de doenas relacionadas ao trabalho com o objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores, para controlar promoo da sade realizado pela empresa os seguintes exames : Admissionais. Peridicos Demissionais PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais um documento de ao contnua que visa um programa de gerenciamento como objetivo ser a metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Riscos ambientais:
Os riscos ambientais so agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. Classificados como: 1. Agentes Fsicos:Rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e radiaes no ionizantes; 2. Agentes qumicos:Poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto; 3. Agentes biolgicos: Bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros. A implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados.

ASO Atestado de Sade Ocupacional O Atestado de Sade Ocupacional, ASO, o documento que atesta a condio d sade do servidor quando este submetido avaliao laboratorial e clnica peridica, realizada pelo mdico que pode constatar a aptido do servidor para continuar exercendo suas atividades ou indicar sua inaptido.

Exames Admissionais e Peridicos Os exames laboratoriais consistem em diagnosticar possveis doenas e realizar a preveno da sade dos trabalhadores, monitorando sua qualidade de vida diante a carga horrio de trabalho e evitando complicaes futuras decorrente do seu servio.

EPIS Equipamentos de Proteo Individual ou EPIs so quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possveis riscos ameaadores da sua sade ou segurana durante o exerccio de uma determinada atividade. Um equipamento de proteo individual pode ser constitudo por vrios meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vrios riscos simultneos. O uso deste tipo de equipamentos s dever ser contemplado quando no for possvel tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Aos trabalhadores que se expem a riscos biolgicos devem ser realizados exames que monitoram doenas infectocontagiosas em seu organismo como sfilis, HIV, hepatites e outras molstias contagiosas.
Aos pacientes trabalhadores que se expem agentes qumicos e manipulam matrias txicas como metais e substancias qumica devem ser dosados no sangue e na urina alguns cidos que podem ser absorvidos pelas vias reas ou pela pele. Os cidos dosados na urina como, por exemplo, o acido METIL HIPURICO E O ACIDO MANDELICO no devem ultrapassar a dosagem de 1,5mg de creatinina norma estabelecida pelo ministrio do trabalho.Se esse ndice apresentar superior poder causar srios problemas ao trabalhado como intoxicaes e problemas renais .

Equipe: Ctia Ramos Fernando Pacifico Jacqueline Pasturczak Jssica Tuan Leticia Lamac Michele Machado Pmela Castor Patryck Siqueira Reginaldo Raimundo Smara Cardoso Sara Cardoso Tiago Bueno

You might also like