You are on page 1of 5

27/04/2012

RELIGIO E CULTURA
Introduo Prof. David Mesquiati

Introduo
Para

falar de religio e cultura necessrio primeiro definir alguns termos importantes como f, religio e a cultura. Buscamos entend-los como grandezas autnomas, mas que esto intimamente relacionados.

27/04/2012

Cultura

o que d identidade social; faz o ser humano se reconhecer a si e no outro. Tem a ver com conhecimentos, arte, moral. a estrutura mental de cada povo. Altera a afetividade e ajuda a ler a realidade (quadro de viso, o horizonte, as lentes, etc).

F
ato

livre de confiana que leva o ser humano a entregar-se totalmente a Deus. composto de um elemento tico que faz o homem pautar sua vida segundo a sua crena. um ato existencial, de abandono e de seguimento.

27/04/2012

Religio

a expresso da f que aparece como doutrinas que explicam a f, tica e moralidade, e, nas celebraes.

A nvel da f temos f crist, por exemplo. A nvel de religio temos cristianismos. As expresses religiosas so variadas e produzem diversidades de cristianismos. Estaro diretamente ligados ao contexto cultural. Querer a uniformidade do cristianismo impor uma verso da f crist, mormente a viso ocidentalizada (europeia).

27/04/2012

Aprofundando

Existem culturas autctones (nativas dos grupos humanos) e a cultura contempornea (produzida pelos seres humanos), que precisa ser estudada parte. A cultura no um dado esttico, mas dinmico, em constante mudana. As alteraes podem ocorrer por fatores endgenos (grupos dissidentes, frustrao, contestao) e exgenos (encontro com outras culturas, guerras, evangelizao, etc.).

Tambm existem culturas e sub-culturas. A cultura ocidental, por exemplo, tem subculturas como a rural, a urbana, os jovens, etc. Rural: o cristianismo se adaptou s nuances rurais. Caractersticas: ligado natureza, dias especiais, pausado, metdico, apego ao local. Urbano: com o aumento das cidades, impacta-se a verso rural. Caractersticas: pressa, eficcia, agitao, desapego ao local. Jovens: a igreja est perdendo grande parcela da sociedade jovem. Caractersticas: linguagem prpria, muda rpido.

27/04/2012

nvel mundial a cultura ocidental est se tornando uma cultura aglutinadora. Vrias culturas nativas esto se curvando ante esta seduo. uma sociedade pluralista que se ope sociedade tradicional: Vivemos em um cristianismo plural. A unidade est dada em Jesus, mas com expresses e moral diversas. Como fazer dialogar estes cristianismos diferentes? No h um cristianismo puro: toda f inculturada. Quanto mais sistematizado, mais dissidente. Quanto mais prximo do evangelho do NT, mais simples (vida de Jesus, mais importante que seus ditos). Nosso grande desafio permitir que os nativos das culturas tenham liberdade para expressar sua f com as ferramentas disponveis. Esse processo denominamos de inculturao e interculturao. desafiador tambm, a questo da transmisso da f prxima gerao. O cristianismo no est logrando faz-lo. Talvez devido agilidade das mudanas na modernidade ou a prpria insegurana dos pais para ensinar seus filhos.

You might also like