You are on page 1of 4

PREDICATIVO DO OBJETO

Chamamos predicativo do objeto o termo da orao que faz uma atribuio ao objeto por meio de um verbo. O predicativo pode ser expresso por um adjetivo ou substantivo. Veja a seguir um exemplo em que o predicativo indica uma qualificao do objeto: O diretor nomeou Elisa primeira bailarina. Neste exemplo, bailarina a atribuio dada ao objeto direto do verbo nomear (Elisa). Logo, classificamos como predicativo do objeto. Geralmente, o predicativo do objeto aparece com objeto direto. Raramente aparece com objeto indireto. Alguns gramticos at consideram que o verbo chamar o nico verbo que admite predicativos do objeto. Vejamos neste exemplo: A vizinha chamou-lhe ladro. Note que ladro refere-se a ele, expresso atravs do pronome lhe, objeto indireto. Logo, ladro o predicativo do objeto indireto. Outra maneira de reconhecer o predicativo do objeto numa orao transform-la na voz passiva. Na permutao, o predicativo do objeto passa a ser predicativo do sujeito. Vamos comparar?

Voz ativa: O juiz considerou o ru culpado. Voz passiva: O ru foi considerado culpado pelo juiz.

Na voz ativa, o ru o objeto e culpado a atribuio dada a esse ru. Por isso, temos um predicativo do objeto. J na voz passiva, o ru o sujeito. Como culpado uma atribuio do ru, chamamos de predicativo do sujeito. Como identificar o predicativo numa orao? Vejamos esses dois exemplos: Jogou o fone no gancho, irritada. (Drummond) Irritada a atribuio dada a quem: ao objeto ou ao sujeito? O objeto o fone, o sujeito, que oculto, ela. Assim, irritada o predicativo do sujeito. Eu achava abominveis as famlias de nossas relaes. (Oswald de Andrade). Abominveis uma atribuio dada a quem? Ao sujeito ou ao objeto? Neste caso, observe que o sujeito (eu) julga as famlias (objeto) como abominveis. Trata-se, portanto, de um predicativo do objeto. REFERNCIAS: MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica da Lngua Portuguesa. 8ed. So Paulo: Saraiva, 2005, p. 409-11.

SAVIOLI, Francisco de Plato. Gramtica em 44 lies. 15ed. So Paulo: tica, 1989, p. 39-1.
PREDICATIVO DO OBJETO O predicativo do objeto se manifesta mediante o emprego de um verbo nocional e um verbo no nocional, ainda que esse ltimo se apresente implcito.
Conhecimentos lingusticos dos quais dispomos nos aponta para a existncia do predicativo do sujeito. Tal noo, possivelmente, nos conduzir a caminhos mais eficazes para que possamos compreender acerca dos aspectos que norteiam o assunto sobre o qual iremos discorrer de agora em diante. Pois bem, nele (no predicativo do sujeito) constatamos a existncia de um verbo de ligao associado a uma caracterstica, a qual desempenha to somente a funo de ligar o sujeito a uma caracterstica. Ao tornarmos prticos tais conceitos, obtemos: A garota educada. Temos um verbo no nocional (de ligao) e uma caracterstica destinada ao sujeito. Agora, avancemos nossa discusso, fazendo outra anlise: A garota, educada, recebeu os convidados. Temos agora um verbo nocional, ou seja, que expressa uma ao recebeu, associado a outro, ainda que implcito - o qual expressa estado de ser do sujeito - que no caso representado por a garota. Quando afirmamos que o verbo se encontra implcito, torna-se fcil detect-lo no momento em que desdobramos a orao, assim: A garota recebeu os convidados (e ela estava) educada. Somadas a tais elucidaes, eis mais alguns aspectos que, sem nenhuma dvida, devemos ter conhecimento, retratados por: * O predicativo do objeto sempre acompanha o verbo de ligao, embora ele sempre esteja implcito. * Tal termo pertence ao predicado verbo-nominal, ou seja, aquele que se constitui de um verbo nocional (no caso do exemplo diz respeito a recebeu) e de um nome (que no caso o adjetivo = educada). * A formao do predicativo do objeto se d, tambm, por meio de um adjetivo ou por um substantivo manifestado no exemplo que segue: Elegeram Marcos representante de classe. Elegeram quem? Marcos Dessa forma, temos que representante, ora representando um substantivo, atua como predicativo do objeto. Em todos os exemplos estudados constatamos que o predicativo do objeto se manifestou com verbos transitivos diretos. Contudo, alguns gramticos consideram que tal ocorrncia tambm se manifesta com verbos transitivos indiretos, como o caso de crer, nomear, eleger, julgar e estimar. Ainda assim, a recorrncia maior se d com o verbo chamar, no sentido de atribuir um nome a. Observemos, pois: Chamou-lhe egosta. Faamos a pergunta ao verbo: Chamou a quem de egosta? A ele. Egosta, por sua vez, representa uma caracterstica que se atribui ao objeto indireto a ele.

Por Graduada em Letras

Vnia

Duarte

PREDICATIVO DO OBJETO

O predicativo do objeto representa o termo que complementa o objeto direto ou indireto, atribuindo-lhes uma caracterstica

Predicativo do objeto... Teria esse assunto certa semelhana com o predicativo do sujeito, em se tratando das funes? No intuito de checarmos tal questionamento, analisemos, primeiramente, o enunciado que segue:
A vitria tornou eleito o vereador.

Faamos, pois, a anlise sinttica: SUJEITO = A PREDICADO = tornou eleito OBJETO DIRETO = o PREDICATIVO DO OBJETO DIRETO = eleito. vitria vereador vereador;

Conforme o resultado, no h dvida: o predicativo do objeto, tal qual o predicativo do sujeito, confere uma caracterstica, uma qualidade ao termo a que se refere. Portanto, eleito, o qual pertence classe dos adjetivos (por representar uma qualidade), se caracteriza como o predicativo do objeto da orao em estudo. Pois bem, para que fique ainda mais claro para ns, atentemo-nos a alguns aspectos, considerados bsicos: * De modo a facilitar a identificao do predicativo do objeto, o recomendvel desdobrar a orao, acrescentando-lhe um verbo de ligao, cuja funo especfica relacionar o predicativo ao nome. Dessa forma, subsidiando-nos ao exemplo anterior, temos que o verbo tornar se classifica como transitivo, contudo, em decorrncia de representar uma ideia relativa a "fazer ficar", atua, tambm, como se fosse um verbo de ligao . Nesse sentido, tal orao uma vez desdobrada, obteramos como resultado: A vitria fez o verador ficar eleito. * A formao do predicativo do objeto se d por um adjetivo ou por um substantivo, assim como no exemplo:

Elegeram Pedro vereador. Elegeram quem? Pedro Vereador, que um substantivo, caracteriza-se como o predicativo do objeto. Percebemos que em todos os exemplos o predicativo do objeto se deu com verbos transitivos diretos. Contudo, alguns gramticos consideram que tal ocorrncia tambm se manifesta com verbos transitivos indiretos, como o caso de crer, nomear, eleger, julgar e estimar. Ainda assim, de um modo geral, podemos notar a prevalncia somente com o verbo chamar, no sentido de atribuir um nome a. Vejamos um exemplo: Chamavam-lhe traidor, em virtude dos atos que cometera. Chamavam a quem de traidor? A ele. Traidor, portanto, representa uma caracterstica que se atribui ao objeto indireto a ele.

You might also like