You are on page 1of 21

2013

www.sitedicas.com.br

Copyright 2013 Site de Dicas Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao constitui violao de direitos autorais.

PRODUO EDITORIAL:

Compilador e Tradutor: Jos Alberto Jorge Projeto Grfico: Isabela Nunes

1 Edio: 2000 2 Edio: 2013

Site de Dicas http://www.sitededicas.com.br Contato: contato@sitededicas.com.br

SUMRIO
5 6 7 8
A GALINHA E OS OVOS DE OURO O ASNO, A RAPOSA E O LEO O FILHOTE DE CERVO E SUA ME O CEGO E O FILHOTE DE LOBO

O GALO E A PEDRA PRECIOSA

10 O CERVO DOENTE 11 O LEO E O RATO 12 O LEO, O URSO E A RAPOSA 13

16 O GATO E O GALO 17 O LOBO E A OVELHA 18 O CO RAIVOSO 19 A RAPOSA E AS UVAS

Este mini e-book contm uma pequena coletnea de fbulas selecionadas, todas com magnficas ilustraes e um presente do Site de Dicas, para todos os pais, educadores, alunos e leitores em geral. Os textos so todos originais e foram traduzidos diretamente da verso grega pelo Reverendo George Fyler Townsend. Para ver mais fbulas, contos infantis e outros materiais didticos ilustrados, visite o nosso site, em: http://www.sitededicas.com.br Todas as fbulas foram compiladas por Alberto Jorge Filho.

A GALINHA E OS OVOS DE OURO

falta, botava um ovo de ouro.

m campons e sua esposa possuiam uma galinha, que todo dia, sem

No entanto, motivados pela ganncia, e supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles ento resolveram sacrificar o pobre animal, para, enfim, pegar tudo de uma s vez. Ento, para surpresa dos dois, viram que a ave em nada era diferente das outras galinhas de sua espcie. Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma s vez, acabam por perder o ganho dirio que j tinham, de boa sorte, assegurado.

Moral da Histria: Quem tudo quer, tudo perde.


2013

www.sitedicas.com.br

O ASNO, A RAPOSA E O LEO

perigos. Pacto firmado, e assim entraram na floresta em busca de alimento. No foram muito longe e logo encontraram em seu caminho um Leo. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leo e lhe props um acordo.Combinou que o ajudaria a capturar o Asno, desde que lhe desse a sua palavra de honra, de que ela no seria molestada. Diante da promessa do Leo, a Raposa atrai o Asno uma gruta, e dizendo que ali ele estar em segurana, o convence a entrar.O Leo ao ver j garantido o Asno, por estar encurralado na gruta, deu um bote e agarrou a Raposa. Mais tarde, quando estava com fome, voltou e atacou o Asno. Moral da Histria: Nunca confie em concorrentes que se dizem amigos.
2013

Asno e a Raposa fizeram um acordo, onde um protegeria o outro dos

www.sitedicas.com.br

O FILHOTE DE CERVO E SUA ME

erta vez, um jovem Cervo conversava com sua me:

Me voc maior que um Lobo. tambm mais veloz pois possui pernas fortes e agis, possui ainda chifres poderosos para se defender, por que ento voc tem tanto medo deles? A Me amargamente sorriu e disse: Tudo que voc falou a mais pura verdade meu filho, mesmo assim, quando eu escuto um simples ganido de Lobo e percebo sua aproximao, me sinto fraca e s penso em correr o mais que puder...

Moral da Histria: Para a maioria das pessoas mais cmodo conviver com seus medos e fraquezas, mesmo sabendo que so capazes de superar cada uma dessas coisas.
2013

www.sitedicas.com.br

O CEGO E O FILHOTE DE LOBO

tinguir diferentes animais, apenas atravs do toque de suas mos.

m homem, que era Cego de nascena, possuia a habilidade de dis-

Trouxeram-lhe ento um filhote de Lobo, que foi colocado em seu colo. Em seguida lhe foi pedido que o apalpasse, para que depois descrevesse que animal seria aquele. Ele correu as mos sobre o animal, e estando em dvida, comentou: Eu com certeza no sei se isto o filhote de uma Raposa ou o filhote de um Lobo; mas de uma coisa eu tenho certeza, ele jamais seria bem vindo dentro de um curral de ovelhas. Moral da Histria: As ms tendncias so mostradas j na primeira infncia.
2013

www.sitedicas.com.br

2013

www.sitedicas.com.br

O GALO E A PEDRA PRECIOSA

suas galinhas, sem querer, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observ-la e examin-la por alguns instantes, se volta e comenta desolado:

m Galo, que procurava ciscando no terreiro, alimento para ele e

Ora, Ora, se ao invs de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto no iria se conter diante de tamanha alegria, e quase certo que iria te colocar em lugar digno de adorao. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples gro de milho, ao invs de todas as jias do Mundo!

Moral da Histria: A utilidade de cada coisa o que determina seu Real Valor.
2013

www.sitedicas.com.br

10

O CERVO DOENTE

no pedao de pasto fresco.

m Cervo doente e incapaz de andar, repousava quieto em um peque-

E aqueles que se diziam seus amigos, ento vieram em grande nmero para saber de sua sade. E cada um deles que estava ali para visita, servia-se vontade da escassa grama daquele reduzido pasto, que l estava para seu prprio sustento. Assim ele morreu, no da doena da qual padecia, mas por falta de alimento, uma vez que no podia caminhar para ir buscar em outro lugar.

Moral da Histria:

As ms companhias sempre trazem mais infortnios que alegrias.


2013

www.sitedicas.com.br

11

O LEO E O RATO

passou correndo sobre seu rosto. Com um bote gil ele o pegou, e estava pronto para mat-lo, ao que o Rato suplicou: Ora, veja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Apesar de rir por achar rdcula tal possibilidade, ainda assim, como no tinha nada a perder, ele resolveu libert-lo.

m Leo dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que

Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leo caiu numa armadilha colocada

por caadores. Assim, preso ao cho, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e refm do fatdico destino que certamente o aguardava, sequer podia mexer-se.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas at deixlo livre. Ento disse:
2013

www.sitedicas.com.br

12

O senhor riu da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato capaz de fazer um favor a um poderoso Leo.

Moral da Histria: Nenhum ato de gentileza coisa v. No podemos julgar a importncia de um favor, pela aparncia do benfeitor.

2013

www.sitedicas.com.br

13

O LEO, O URSO E A RAPOSA

vam pelo direito de posse da presa. Aps terem lutado bastante, cansados e feridos, eles cairam no cho completamente exaustos.

m Leo e um Urso capturaram um cervo, e em feroz luta, disputa-

Uma Raposa, que estava nas redondezas, uma distncia segura e quieta observando a tudo, vendo ambos caidos no cho e o cervo abandonado ali perto, passou correndo entre os dois, e com um bote certeiro agarrou a presa abatida com a boca e desapareceu no meio do mato. O Leo e o Urso, claro, estavam vendo tudo aquilo. Mas, extenuados aps to acirrada disputa entre eles, e incapazes de impedir, apenas se limitaram a dizer: Ai de ns, grande coisa fizemos, nos ferimos um ao outro toa, apenas para garantir o jantar da Raposa! Moral da Histria: Algumas vezes acontece de algum fazer todo trabalho pesado, e outro obter todo o mrito.
2013

www.sitedicas.com.br

14

2013

www.sitedicas.com.br

15

O GATO E O GALO

desculpa, qualquer que fosse, para justificar o seu desejo de devor-lo.

m gato, ao capturar um galo, ficou imaginando como achar uma

Acusou ele ento de causar aborrecimentos aos homens, j que cantava noite e no deixava ningum dormir. O galo se defendeu dizendo que fazia isso em benefcio dos homens, e assim eles podiam acordar cedo para no perder a hora do trabalho. O gato respondeu: Apesar de voc ter uma boa desculpa eu no posso ficar sem jantar. E dito isso, comeu o galo.

Moral da Histria: Quem mau carter, sempre vai achar uma desculpa para tornar legtimas suas ms aes.
2013

www.sitedicas.com.br

16

O LOBO E A OVELHA

pousava doente e bastante debilitado em sua toca.

m lobo, muito ferido devido s vrias mordidas de cachorros, re-

Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da gua de um regato que corria ao lado dela. Assim, falou o lobo, se voc me trouxer gua, eu ficarei em condies de conseguir meu prprio alimento. Claro, respondeu a ovelha, se eu levar gua para voc, sem dvida eu serei esse alimento. Moral da Histria: Um hipcrita no consegue disfarar suas verdadeiras intenes, apesar das palavras gentis.
2013

www.sitedicas.com.br

17

O CO RAIVOSO

de quem encontrasse pela frente.

m cachorro costumava atacar de surpresa, e morder os calcanhares

Ento, seu dono pendurou um sino em seu pescoo, pois assim podia alertar as pessoas de sua presena, onde quer que ele estivesse. O cachorro cresceu orgulhoso, e vaidoso do seu sino, caminhava tilintando-o pela rua, como se aquilo fora um grande trofu por mritos, que o tornava superior aos demais. Um velho e experiente co de caa ento lhe disse: Por qu voc se exibe tanto? Este sino que carrega, acredite, no nenhum indcio de honraria, mas antes disso, uma marca de desonra, um aviso pblico para que todas as pessoas o evitem por ser perigoso. Moral da Histria: Engana-se quem pensa que o fato de ser notrio o tornar honrado.
2013

www.sitedicas.com.br

18

A RAPOSA E AS UVAS

duradas nas ramas de uma viosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e o mais importante, maduras. No pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento. Ela ento usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifcios para peglas, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vo, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida.

ma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, pen-

Por fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo:
2013

www.sitedicas.com.br

19

Na verdade, olhando com mais ateno, percebo agora que as Uvas esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princpio...

Moral da Histria: Ao no reconhecer e aceitar as prprias limitaes, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade. Ao no aceitar as prprias limitaes, perde o indivduo a oportunidade de corrigir suas falhas...

2013

www.sitedicas.com.br

20

2013

www.sitedicas.com.br

21

You might also like