You are on page 1of 4

RESERVAS E PROVISES 1) RESERVAS x PROVISES Contabilizadas Contrapartida Visam (Finalidade)

Provises Como contas redutoras no Ativo (-); Dbito em uma conta de despesa; Cobrir perdas provveis ou cumprimento de exigibilidades e contas de obrigaes no Passivo. OBS: Provises para IR e CSLL dbitos na conta resultado do exerccio. Reservas Em contas do grupo do PL Debito conta patrimonial. Manter a integralidade do Capital Social.

2) RESERVAS So recursos acumulados no P.L. So divididas em: RESERVAS DE LUCROS; (Extradas do Lucro Liquido do Exerccio) Objetivo Manter a integralidade do Capital Social; Garantir a realizao de investimentos com recursos prprios; Alm de serem utilizadas: Na compensao de prejuzos e no aumento do Capital.

RESERVAS DE CAPITAL. (Originam-se de ganhos em atividades no operacionais da empresa).

2.1) RESERVAS DE LUCROS So aquelas extradas do Lucro Liquido do Exerccio.


a) Reserva LEGAL - obrigatria apenas para as sociedades por aes, e em cada exerccio social; Lanamento (constituio)

- Corresponder a 5% do lucro liquido do exerccio, antes de qualquer outra D - Lucros Acumulados destinao; C - Reserva de lucros - Deixa de ser obrigatria:

Quando o seu montante atingir 20% do Capital Social e; Quando o seu montante acrescido do montante das Reservas de Capital atingir 30% do Capital Social.

b) Reservas ESTATUTRIAS - Criadas em virtudes de disposies contidas nos estatutos das companhias, nos quais fixaro os seus limites; - As reservas estatutrias so constitudas por determinao do estatuto da companhia, como destinao de uma parcela dos lucros do exerccio; - No podem restringir o pagamento do dividendo obrigatrio. O estatuto poder criar reservas desde que, para cada uma desde que: - Indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; - Fixe os critrios para determinar a parcela anual dos lucros acumulados que sero destinados sua constituio e; - Estabelea o limite mximo da reserva. c) Reservas LIVRES (Reservas facultativas, criadas por assembleia geral). I) Reserva de Contingencias Consiste em uma parcela do patrimnio liquido que fica retida para garantir aos acionistas o recebimento de dividendos nos exerccios em que os lucros forem reduzidos. De acordo com o artigo 195 da Lei n 6.404/76, a assembleia geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar parte do lucro lquido formao de reserva com a finalidade de compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor II) Reserva de Incentivos Fiscais A assembleia geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro lquido decorrente de doaes ou subvenes governamentais para investimentos, que poder ser excluda da base de clculo do dividendo obrigatrio. III) Reserva de Lucros a Realizar No exerccio em que o montante do dividendo obrigatrio, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202 da Lei das S/A, ultrapassar a parcela realizada do lucro lquido do exerccio, a assembleia-geral poder, por proposta dos rgos da administrao, destinar o excesso constituio de reserva de lucros a realizar. OBS: Quando o montante realizado do lucro liquido do exerccio for inferior ao valor dos dividendos obrigatrios a pagar.

2.2) RESERVAS DE CAPITAL Originam-se de ganhos em atividades no operacionais da empresa. 1 Sero classificadas como reservas de capital as contas que registrarem: a) a contribuio do subscritor de aes que ultrapassar o valor nominal e a parte do preo de emisso das aes sem valor nominal que ultrapassar a importncia destinada formao do capital social, inclusive nos casos de converso em aes de debntures ou partes beneficirias; b) o produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio; 2 Ser ainda registrado como reserva de capital o resultado da correo monetria do capital realizado, enquanto no-capitalizado. Nome Origem Caractersticas As reservas de capital no esto sujeitas a reverso, sendo utilizadas somente para: - Absoro de prejuzos que que ultrapassem as reservas de lucros;

RESERVAS Originam-se de ganhos em atividades no de CAPITAL operacionais da empresa que geram aumento do patrimnio liquido, sem transitar pelas contas de receitas da empresa.

Ex: - De gios recebidos dos subscritores de aes - Resgate, reembolso ou compra de aes; da prpria companhia; - Resgate de partes beneficirias; - Da converso de debentures em aes; - Incorporao ao capital social; - Produto auferido da venda de partes beneficirias ou de bnus de subscrio. - Pagamento de dividendos a aes preferenciais, quando essa vantagem lhe for assegurada. Lanamento (Constituio) D - Caixa C - Reserva de capital
gio um valor adicional cobrado em operaes financeiras. Debnture um ttulo de crdito representativo de emprstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condies constantes da escritura de emisso. Bnus de subscrio Direito de preferncia do acionista de subscrever (adquirir) novas aes de uma companhia aberta durante uma eventual operao de aumento de capital desta empresa. A instituio oferece este benefcio antecipadamente para os seus acionistas, na proporo das aes que estes possurem. Isso significa que permitido ao acionista comprar novo lote de aes lanado pela empresa por um valor pr-estabelecido e em perodo determinado. Partes Beneficirias So ttulos negociveis sem valor nominal e estranhos ao capital social, que podem ser criados a qualquer tempo pelas Sociedades por Aes de Capital Fechado. Esses ttulos podem ser negociados pela companhia ou cedidos gratuitamente aos acionistas, fundadores ou terceiros, como os empregados e clientes, entre outros, em remunerao pelos servios prestados companhia, de acordo com a vontade desta, nos termos de seu estatuto ou conforme deliberao em assembleia geral dos acionistas.

3) PROVISES Provises representam estimativas de perda de ativos ou de obrigaes para com terceiros.
PROVISES Caractersticas Elenco de Provises

a) (-) Provises Aparecem no Ativo de forma subtrativa, I) Provises para Crditos de Liquidao Duvidosa (dedutvel at Retificadoras do Ativo reduzindo o valor contbil do bem ou direito 31/12/96); sob o qual se provisionaram custos ou despesas. II) Proviso para Ajuste de Bens e Direitos ao Valor de Mercado (dedutvel at 31/12/95); III) Proviso para Perdas Provveis na Alienao de Investimentos (dedutvel at 31/12/95). b) Provises Passivas So classificadas no Passivo Exigvel indicando I) Proviso p/ Frias (dedutvel); obrigaes. II) Proviso p/ 13 Salrio (dedutvel); III) Proviso p/ Gratificao a Empregados (dedutvel at 31/12/95); IV) Proviso p/ Licena Prmio (dedutvel at 31/12/95); V) Proviso p/ Gratificao a Administradores; VI) Proviso p/ Riscos Fiscais ou Eventuais; VII) Proviso p/ Contingncias; VIII) Proviso p/ Resgate de Partes Beneficirias Qto ao Aspecto Fiscal Dedutveis So aquelas que a legislao do Imposto de Renda permite a sua dedutibilidade quando da determinao do lucro real. Lanamento (Constituio) D - Despesas com provises (Provisionadas) C - Provises (ativas/passivas) No Dedutveis So aquelas que a legislao do Imposto de Renda no permite a sua dedutibilidade quando da determinao do lucro real.

You might also like