You are on page 1of 32

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs.

. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Queridos alunos, com muita satisfao que estamos aqui para a nossa primeira aula, embora seja a terceira aula de nosso curso! Observem o cronograma: Contedo Programtico Aula 01 (29/10): Profa. Jnia - Macroestrutura: aspectos de construo textual nas provas da Esaf. Aula 02 (30/10): Prof. Dcio - Microestrutura: conhecimentos gramaticais textuais. Aula 03 (31/10): Profs. Dborah e Mara - Sugestes de estudo Direito do Trabalho e SST. Aula 04 (06/11): Profs. Dborah e Mara - Proposio de trs questes de Direito do Trabalho e de trs questes de SST. Aula 05 (27/11): Profs. Mara e Dborah - Proposio de outros trs temas de Direito do Trabalho e trs de SST e comentrios sobre as impresses das professoras acerca da abordagem dos seus contedos.

Antes de iniciar a aula, gostaria de dar umas dicas para vocs! Antes de apresentar a sugesto de estudo, eu gostaria de dar uma dica para que vocs possam encontrar as palavras-chaves, na resoluo de uma prova discursiva de Direito do Trabalho! Na resoluo de provas discursivas, que envolvem questes jurdicas muito importante que o candidato tenha um raciocnio lgico dedutivo. Digo isso porque encontrar a palavra chave o mais importante para que o candidato desenvolva um texto objetivo, claro e bem fundamentado.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa A estrutura padro do raciocnio dedutivo-jurdico teria a seguinte configurao: Premissa Maior: Na premissa maior, o enunciado deve ser contido na norma jurdica (a Lei). Premissa Menor: Na premissa menor o enunciado deve ser o caso concreto (a realidade de um fato pertinente norma jurdica). Concluso: a aplicao da norma jurdica ao fato.

Premissa Maior

O empregado despedido sem justa causa deve ser remunerado pelas frias no gozadas.

Premissa Menor

Joo empregado despedido sem justa causa.

Concluso

Logo, Joo deve ser remunerado pelas frias no gozadas.

A estrutura acima apresenta um encadeamento lgico e coerente, entre a premissa maior, a premissa menor e, por conseqncia entre a concluso. Existe, porm, outra roupagem para verificarmos a veracidade de um agumento lgico.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Observem o seguinte raciocnio abaixo transcrito: Premissa Maior O empregado despedido sem justa causa deve ser remunerado pelas frias no gozadas.

Transformarmos a premissa maior acima citada na seguinte proposio condicional: Se o empregado for despedido sem justa causa, ento deve ser remunerado pelas frias no gozadas.

Nesta nova abordagem, a proposio simples, se o empregado foi despedido sem justa causa, representa a causa; e a proposio simples, ento dever ser remunerado pelas frias no gozadas, representa a conseqncia. Caso a causa venha a ocorrer, certamente a conseqncia ocorrer, isto , se h dispensa sem justa causa, haver remunerao pelas frias no gozadas. Seguindo neste raciocnio, podemos afirmar, que se a causa ocorre e a conseqncia no ocorre, estaremos diante de uma incoerncia lgica, alm de infringir norma da CLT. Quando ocorre dispensa sem justa causa e no ocorre a conseqente remunerao pelas frias no gozadas, os artigos 146 e 477 da CLT estaro sendo violados. No exemplo acima, a premissa maior apresenta a norma jurdica (artigos 146 e 147 da CLT), a premissa menor apresenta o caso concreto, j a concluso a subsuno do caso concreto norma jurdica.

Subsuno: A doutrina chama de subsuno, a aplicao da norma jurdica a um caso concreto para a soluo de um conflito de interesses, com o objetivo de restabelecer a paz social.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Acontece, porm que quando o juiz no encontrar na legislao uma norma jurdica aplicvel a um caso concreto ele no poder eximir-se de proferir uma deciso, devendo assim recorrer aos mtodos de integrao das normas jurdicas. Os mtodos de integrao das normas jurdicas so: a analogia, costumes e os princpios gerais do direito, conforme dispe o art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Analogia consiste no processo lgico pelo qual o aplicador do direito estende o preceito legal aos casos no diretamente compreendidos em seus dispositivos (Caio Mrio da Silva Pereira). A analogia subdivide-se em: a) Analogia Legal: o processo atravs do qual o aplicador do direito estende o dispositivo da lei a um caso no previsto; b) Analogia Jurdica: o mtodo atravs do qual o aplicador do direito extrai o pensamento dominante de um conjunto de normas ou institutos jurdicos para suprir as lacunas e solucionar o conflito que lhe submetido. importante destacar que, no meu entender, quando no ocorrer norma jurdica a ser aplicada ao caso concreto, a premissa maior e a concluso podero abarcar os mtodos de integrao da norma jurdica, bem como as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais. Ressalto que as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, fundamentam muitas questes discursivas. Na ltima prova do concurso de AFT a smula 331 do TST foi abordada. Ao resolver questes discursivas preciso tomar muito cuidado com a fundamentao da questo, uma vez que o argumento e o pensamento utilizados precisam estar em sintonia com a fundamentao e com a concluso. Para que vocs possam ficar familiarizados com banca ESAF, antes de apresentar a sugesto de estudo, vou apresentar as duas questes discursivas de AFT do ltimo concurso.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO PROVA DISCURSIVA I Direito do Trabalho Questo de Prova AFT 2010: Pedro Paulo da Silva foi contratado e trabalhou como porteiro para o Centro Comercial Xique Xique Ltda. durante o perodo compreendido entre maro de 1997 e abril de 2003, com mdia remuneratria equivalente a trs salrios mnimos. Foi dispensado sem a ocorrncia de justa causa. O trabalhador permaneceu desempregado durante oito meses. Logo depois, preencheu cadastro, atendendo oferta de trabalho, na empresa Eficincia Prestadora de Servios Ltda. Submetido a determinados testes (prova escrita, entrevista e anlise curricular), foi admitido para exercer a funo de porteiro, inclusive em razo da sua experincia profissional anterior com remunerao equivalente a dois salrios mnimos. Ato contnuo, foi deslocado para prestar servios no Centro Comercial Chique Chique Ltda., local onde constava no seu crach a funo de atendente de pblico. Trabalhou nessas condies por aproximadamente cinco anos. Considerando os elementos contidos na situao hipottica supradescrita, e a partir deles, disserte sobre o fenmeno da terceirizao de servios, devendo constar abordagem obrigatria sobre os seguintes aspectos: a) Servios terceirizveis licitude e ilicitude da intermediao de mo de obra, e respectivas consequncias; b) Triangulao do contrato de trabalho e salrio equitativo; c) Durao do contrato de prestao de servio; d) Natureza e extenso empresas envolvidas. da responsabilidade atribuda s

Observem que a ESAF j indica o que vocs devero abordar (alternativas a, b, c e d). Portanto, em relao ao tema terceirizao a sugesto de estudo a smula 331 do TST e a parte doutrinria do instituto.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Sugesto de estudo: Pontos importantes sobre o tema: Conceito de terceirizao: A terceirizao o fenmeno pelo qual o trabalhador inserido no processo produtivo do tomador de servios, sem que este tenha obrigaes trabalhistas, pois estas so obrigaes da empresa de terceirizao. A Smula 331 do TST dispe sobre a terceirizao, que ser permitida nos casos de trabalho temporrio, nos servios de vigilncia, conservao e limpeza e nos servios ligados atividade - meio do tomador dos servios. Como exemplo de terceirizao, podemos citar o caso de um ascensorista, que sendo empregado de empresa prestadora de servios, labora no Banco Central do Brasil no sendo empregado desta instituio. Porm, tal instituio ser subsidiariamente responsvel pelas horas suplementares devidas ao obreiro. Trata-se de terceirizao nas atividades - meio do tomador de servios e a responsabilidade do Banco Central na terceirizao subsidiria, conforme explicarei abaixo. O art. 37, II da Constituio Federal estabelece a obrigatoriedade de concurso pblico para a investidura em cargos, empregos ou funes pblicas na administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. Assim, no h possibilidade de reconhecimento de vnculo de emprego com rgos da administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. A Smula 363 do TST estabelece as verbas que sero devidas, quando reconhecida a nulidade de um contrato de trabalho com a Administrao, sem a prvia existncia de um concurso pblico. So elas: os depsitos do FGTS e os salrios referentes s horas trabalhadas. Observem a redao da smula 331 do TST!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Smula 331 do TST CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio. II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral.

Comentrios da Smula 331 do TST: O inciso I da Smula 331 do TST precisa ser esclarecido, pois a contratao de trabalhadores por empresa interposta somente ser ilegal quando existir fraude na terceirizao, ou seja, o tomador de servios necessitando de mo de obra habitual necessria a sua prpria existncia, que coincide com seus fins principais (atividade-fim) resolve contratar pessoal atravs de outra empresa.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Neste caso, a terceirizao ser considerada ilcita e o vnculo de emprego ir formar-se diretamente com o tomador dos servios do empregado, incidindo sobre o contato de trabalho todas as normas pertinentes a sua categoria. A contratao de firmas de vigilncia, conservao e limpeza considerada terceirizao lcita. V-se que a Smula excetuou aqui a contratao o trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974). O inciso II da Smula 331 do TST afirma que no gera vnculo de emprego com rgos da administrao direta, autrquica ou fundacional a contratao de trabalhadores por empresa interposta, porque a CF/88 estabelece a exigncia de admisso por concurso pblico art.37 II da CF/88. O art. 37, II da Constituio Federal estabelece a obrigatoriedade de concurso pblico para a investidura em cargos, empregos ou funes pblicas na administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. Assim, no h possibilidade de reconhecimento de vnculo de emprego com rgos da administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. O que poder ocorrer, nesse caso, o reconhecimento da subsidiariedade, quanto s obrigaes decorrentes do contrato de trabalho, no cumpridas pela empresa terceirizante. O inciso III da Smula 331 do TST estabelece que quando inexistentes a pessoalidade e a subordinao direta no gerar vnculo de emprego com o tomador de servios, isso porque o tomador de servios contrata o servio a ser executado. A sua forma de execuo, as ordens diretas ao empregado, a fiscalizao do horrio e a sua execuo da responsabilidade da empresa contratada. Por isso, na terceirizao lcita h uma ausncia de pessoalidade e subordinaes diretas por parte da empresa tomadora do servio. Ao tomador de servio caber, apenas, a subordinao indireta, que a determinao do servio interno que dever ser prestado.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa

O inciso IV da Smula 331 do TST trata da responsabilidade subsidiria do tomador de servios. A responsabilidade subsidiria ir processar-se da seguinte forma: No pagando o devedor principal (empresa prestadora de servios), paga o devedor secundrio (empresa tomadora de servios).

DICA: importante no esquecer que a empresa de trabalho temporrio que falir, acarretar a responsabilidade solidria da empresa tomadora de servios. O trabalhador temporrio empregado da empresa de trabalho temporrio que pode ser fsica ou jurdica urbana. Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. Quando houver falncia da empresa prestadora ou intermediadora do trabalho temporrio a tomadora responder solidariamente. Art. 16 da Lei 6019/74 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo A terceirizao lcita aquela admitida pela lei 6.019/74 (Trabalho Temporrio), pela Lei 7.102/83 (Servios de vigilncia), pela Smula 331 do TST e nos servios especializados ligados atividade-meio do tomador de servios, desde que sem pessoalidade e subordinao direta.

Mesmo na hiptese de terceirizao lcita, a empresa tomadora de servios responsvel subsidiariamente pelo cumprimento das obrigaes trabalhistas assumidas pela prestadora de servios, ainda que se trate de entes da Administrao Pblica.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Qualquer outro tipo de terceirizao ser ilcita, como por exemplo, a que ocorrer nas atividades-fim do tomador de servios. Quando a terceirizao for ilcita o vnculo de emprego ir formar-se diretamente com a empresa tomadora de servios. Neste caso a responsabilidade solidria e o empregado poder escolher se ingressa com a reclamao trabalhista contra uma das empresas ou contra todas. Quando a terceirizao for considerada ilcita, o empregado da empresa terceirizada poder pleitear a equiparao salarial em relao aos trabalhadores da empresa cliente, porque, neste caso, a relao de emprego se estabelece diretamente com a empresa cliente. Quando a terceirizao lcita os trabalhadores no podero postular a equiparao salarial com os empregados da empresa tomadora. Intermediador de mo-de-obra

Trabalhador (Terceirizado) Tomador de Servios

A responsabilidade ser solidria entre o tomador e o intermediador de mo-de-obra quando a subcontratao for irregular. Neste caso o vnculo ir formar-se com o tomador. A Smula 331 do TST refere-se responsabilidade subsidiria do tomador quando a terceirizao for regular ou legal.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

10

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa A questo proposta na prova trata-se de terceirizao ilcita, uma vez que a atividade de atendente de pblico uma atividade-fim de um Centro Comercial. Sendo ilcita a terceirizao, o vnculo de emprego ir formar-se com o Centro Comercial Chique-Chique. Haver a responsabilidade solidria entre a empresa tomadora e a empresa terceirizadora. Pedro Paulo poder requerer a equiparao salarial, uma vez que, devido ilicitude da terceirizao aplicar-se- o salrio equitativo. Passaremos, agora para a segunda questo discursiva da prova de AFT 2010! Questo de Prova AFT 2010: O sindicato dos empregados de bares e restaurantes do Distrito Federal celebrou conveno coletiva de trabalho com o sindicato dos bares e restaurantes do Distrito Federal. A referida norma coletiva estabeleceu que, para os trabalhadores integrantes da categoria representada pelo sindicato profissional, a hora noturna, assim considerada aquela compreendida entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, seria computada como de 60 (sessenta) minutos. O instrumento normativo determinou tambm que o labor noturno teria remunerao acrescida de 60% (sessenta por cento) do valor da hora diurna. Finalmente, os sindicatos envolvidos estabeleceram o prazo de vigncia de trs anos para a conveno coletiva. Em face do caso hipottico apresentado, disserte sobre convenes e acordos coletivos de trabalho, enfocando necessariamente os seguintes aspectos: (I) natureza jurdica das normas coletivas; (II) limite ao regramento de condies laborais por convenes e acordos coletivos de trabalho e princpios da proteo e da indisponibilidade dos direitos trabalhistas; (III) efeitos e integrao das normas coletivas nos contratos individuais de trabalho; (IV) vlida a fixao de prazo de vigncia de trs anos para a norma coletiva? Fundamente.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

11

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Sugesto de estudo: Pontos importantes sobre o tema: Natureza Jurdica das normas coletivas: Antes de falar da natureza jurdica das normas coletivas importante conceituar e fazer a distino entre o acordo e a conveno coletiva. As convenes e os acordos coletivos, conceituados no art. 611 da CLT, so os instrumentos normativos utilizados para estabelecer novas condies de trabalho. Conveno Coletiva o acordo de carter normativo pelo qual, dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas (empregadores) e profissionais (empregados) estipulam novas condies de trabalho que sero aplicadas s relaes individuais de trabalho dos empregados e empregadores, abrangidos pelas representaes sindicais dos Sindicatos convenentes. Ao passo que, Acordo Coletivo o instrumento tambm de carter normativo celebrado entre Sindicato de empregados (categoria econmica) e empresa ou grupo de empresas. Dica: J vi uma prova de concurso abordar em uma questo objetiva, qual seria diferena entre acordo e conveno coletiva. A resposta correta era a que dizia que a diferena entre acordo e conveno coletiva est nos signatrios que os celebram. Explicando: Isto ocorre porque a conveno celebrada entre dois Sindicatos (Categoria Econmica X Categoria Profissional) e o Acordo Coletivo celebrado entre o Sindicato representativo da categoria profissional e Empresa ou Grupo de empresas. importante ressaltar que h, tambm, uma distino entre conveno e acordo coletivo em relao ao campo de abrangncia. Isto porque, o que for pactuado atravs de acordo coletivo ir vigorar entre os empregados das empresas que celebraram o acordo.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

12

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Ao passo que o que for celebrado em Conveno Coletiva ter um campo de abrangncia maior, pois valer para todos os empregados, pertencentes categoria econmica do Sindicato. Art. 611 da CLT - Conveno Coletiva de Trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. 1 - facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrarem Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes s respectivas relaes de trabalho 2 - As Federaes e, na falta destas, as Confederaes representativas de categorias econmicas ou profissionais podero celebrar convenes coletivas de trabalho para reger as relaes das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no mbito de suas representaes. Bem, agora que j vimos o conceito e a distino entre acordo e conveno coletiva, falarei da natureza jurdica das normas coletivas. A natureza jurdica das normas coletivas explicada por algumas teorias, a saber: 1. Teoria Contratual ou Civilista: Esta teoria enquadrava as normas coletivas no rol dos contratos de direito civil, devido ao acordo de vontades. 2. Teoria de Transio: So construes que no enfocam os contratos civis, mas enquadram os institutos da negociao coletiva em modelos tericos de carter distinto. 3. Teoria jurdico-social: Enfatizam a funo normativa dos diplomas coletivos negociados. No so embasadas no acordo de vontades.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

13

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Ateno: No creio que vocs devam mencionar com detalhamento a subdiviso das teorias nesta prova, mas optei por explicit-la aqui para aprofundar o conhecimento de vocs sobre o tema. A. Teorias Civis: 1. Teoria do mandato: Para esta teoria o empregado e o empregador so representados pelos Sindicatos na celebrao de conveno coletiva de trabalho. 2. Teoria da gesto de negcios: Para esta teoria, os sindicatos atuam como gestores de negcios em benefcio do empregado e do empregador. 3. Teoria da estipulao em favor de terceiro: Os Sindicatos de empregados, quando ajustam condies de trabalho atuam em favor de terceiros (empregado). 4. Teoria da personalidade Moral fictcia: O sindicato teria personalidade jurdica fictcia, agindo em nome prprio para a defesa de seus interesses. 5. Teoria da representao legal: O prprio nome j diz, o Sindicato ser o representante da categoria. B. Teorias Mistas: 6. Teoria do pacto social: O empregado celebra um pacto social ao ingressar no Sindicato, e por isso dever aceitar a vontade da maioria. 7. Teoria da solidariedade necessria: Todos estariam subordinados ao bem da coletividade e ao vontade da maioria. 8. Teoria do uso e costume industrial: A norma coletiva poder contrariar o costume. Ela somente no poder contrariar a lei. C. Teorias jurdico-sociais: 9. Teoria da instituio corporativa: Para esta teoria a norma coletiva seria a expresso da vontade corporativa do grupo produtivo. 10. Teoria regulamentar: Esta teoria nega o acordo de vontades, defendendo que a norma coletiva seria a lei interna da profisso ou da categoria. 11. Teoria da lei delegada: Os Sindicatos podero promulgar leis profissionais porque o Estado delegou tal poder para eles.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

14

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa 12. Ato ou contrato-regra (Teoria de Duguit): Esta a teoria defendida pela doutrina majoritria para explicar a natureza jurdica das normas coletivas. Segundo ela as normas coletivas teriam forma de contrato, mas caractersticas de lei.

Limites ao regramento. Princpio da Indisponibilidade dos direitos trabalhistas:

proteo

A eficcia das normas oriundas de acordo e conveno coletiva em face da legislao, prevista na Constituio Federal, na CLT e nas leis esparsas, que so normas imperativas que regulamentam o Direito do Trabalho, depender de certos limites. O jurista Maurcio Godinho Delgado denomina de princpio da adequao setorial negociada os critrios de harmonizao entre as regras jurdicas oriundas da negociao coletiva e as regras jurdicas provenientes da legislao estatal. Pelo princpio da adequao setorial negociada, normas autnomas celebradas, atravs de acordo ou conveno coletiva, podero prevalecer sobre as normas estatais heternomas desde que sejam respeitados dois critrios. So eles: a) quando for implementado um padro setorial de direitos superior ao oriundo da legislao heternoma estatal, porque, neste caso no estar sendo violado o princpio da indisponibilidade dos direitos, uma vez que as normas autnomas estaro elevando o patamar setorial de direitos trabalhistas; b) quando as normas autnomas transacionarem, setorialmente, direitos de indisponibilidade relativa e no direitos de indisponibilidade absoluta. Por direitos de indisponibilidade relativa devemos entender, por exemplo, os direitos referentes modalidade de pagamento salarial, ao tipo de jornada fixada, ao fornecimento ou no de utilidades, dentre outros. oportuno ressaltar os limites objetivos adequao setorial negociada. Ela no prevalecer sobre: a) atos de renncia do empregado, pelo qual o empregado despoja-se unilateralmente de direitos;
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

15

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa b) normas de indisponibilidade absoluta que no podero ser transacionadas nem mesmo por intervenincia sindical; As normas de indisponibilidade absoluta so aquelas que constituem um patamar civilizatrio mnimo que no poder ser reduzido ou retirado, sob pena de afrontar o princpio da dignidade da pessoa humana. So exemplos de parcelas de indisponibilidade absoluta: a anotao da CTPS, o pagamento do salrio-mnimo, as normas de medicina e segurana do trabalho, as normas previstas na Constituio Federal (art. 7), dentre outras. importante lembrar que o art. 7 da CF/88 traz excees, permitindo a flexibilizao das normas trabalhistas sob a tutela sindical em seus incisos VI, XIII e XIV. Efeitos e integrao das normas coletivas nos contratos de trabalho: Em 2012 a redao da smula 277 do TST foi alterada. Assim, h grandes chances de a ESAF abordar novamente a smula 277 do TST. Segundo a redao anterior da Smula 277 do TST as vantagens alcanadas em instrumentos coletivos somente iro integrar os contratos individuais de trabalho durante o perodo de vigncia dos instrumentos coletivos. Nova redao: Smula 277 do TST As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho. Em relao ao prazo de vigncia importante saber que a durao mxima de um instrumento coletivo, seja conveno ou acordo coletivo, de dois anos (art. 614, pargrafo 3 da CLT). A prorrogao de norma coletiva, somente, ser possvel quando no for ultrapassado o prazo mximo de dois anos.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

16

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Exemplificando: Uma conveno coletiva foi pactuada por 1 ano, ela poder ser prorrogada por mais 1 ano. oportuno ressaltar que se um instrumento normativo foi pactuado por dois anos, ele no poder ser prorrogado. H uma orientao jurisprudencial do TST (OJ 322 da SDI-1 do TST) que estabelece a nulidade de instrumento normativo que for pactuado por mais de dois anos. OJ 322 da SDI-1 do TST ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. CLUSULA DE TERMO ADITIVO PRORROGANDO O ACORDO PARA PRAZO INDETERMINADO. INVLIDA. Nos termos do art. 614, 3, da CLT, de 2 anos o prazo mximo de vigncia dos acordos e das convenes coletivas. Assim sendo, invlida, naquilo que ultrapassa o prazo total de 2 anos, a clusula de termo aditivo que prorroga a vigncia do instrumento coletivo originrio por prazo indeterminado. Portanto, no poder ser pactuada norma coletiva com prazo de vigncia de trs anos, porque a OJ 322 da SDI-1 do TST considera nula a clusula de norma coletiva que estabelece a vigncia superior legal ou indeterminada. ----------------------------------------------------------------------------Bem, agora que vocs j observaram o estilo de prova da ESAF, vamos passar para as sugestes de estudo: Sugesto de estudo: 1) Distino entre gorjeta e gratificao: A principal diferena entre gorjeta e gratificao que a gratificao paga pelo empregador e a gorjeta constitui pagamento indireto feito por terceiros (clientes). As gratificaes consistem em parcelas contraprestativas pagas pelo empregador ao empregado em decorrncia de um evento ou circunstncia tida como relevante pelo empregador (gratificao convencional) ou por norma jurdica (gratificaes normativas) (Maurcio Godinho Delgado).

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

17

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Gratificao o plus salarial pago pelo empregador para remunerar ou incentivar o exerccio de determinada situao, funo, poca especial ou para incentivo. (Vlia Bonfim Cassar) A Gorjeta paga pelo cliente, de forma espontnea ou decorrente da sua incluso na nota de servio considerada forma de remunerao. A remunerao a soma da contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades, com a quantia recebida pelo empregado de terceiros, a ttulo de gorjeta. Logo a remunerao o salrio acrescido das gorjetas. De acordo com o caput do art. 457 da CLT as gorjetas compreendem-se na remunerao do empregado para todos os efeitos legais. Porm, o entendimento sumulado do TST excepciona no permitindo a integrao das gorjetas nos clculos do aviso prvio, adicional noturno, das horas extras e do repouso semanal remunerado. Smula 354 do TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado. Art. 457 da CLT - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. 2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

18

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa 3 - Considera-se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada distribuio aos empregados. O pargrafo primeiro do art. 457 da CLT estabelece que as gratificaes ajustadas, integram o salrio. Quanto integrao da gratificao ao salrio h duas interpretaes doutrinrias: a) critrio subjetivo: analisa-se a inteno com que a gratificao concedida pelo empregador, se foi com liberalidade no ocorrer a integrao; b) critrio objetivo: analisa-se a habitualidade com que a gratificao for concedida, no se levando em conta a inteno do empregador. A Jurisprudncia, tanto do STF quanto do TST, adota a interpretao objetiva, observem o teor das Smulas abaixo transcritas. Smula 152 do TST GRATIFICAO. AJUSTE TCITO O fato de constar do recibo de pagamento de gratificao o carter de liberalidade no basta, por si s, para excluir a existncia de ajuste tcito. Smula 207 do STF As gratificaes habituais, inclusive as de Natal, consideram-se tacitamente convencionadas, integrando o salrio. Sugesto de estudo: 2) Elementos do contrato de trabalho: A validade de um contrato de trabalho est adstrita ao preenchimento de certos requisitos, estabelecidos, no art. 104 do Cdigo Civil. Art. 104 do CC A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

19

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Um dos principais a licitude de seu objeto. Todo negcio jurdico pressupe uma declarao de vontade assim indispensvel a capacidade do agente ao manifestla.Portanto, o ato praticado pelo absolutamente incapaz sem que ele esteja representado ser nulo. O ato praticado pelo relativamente incapaz sem a devida assistncia ser anulvel. O objeto de um negcio jurdico dever estar em conformidade com a lei, pois se ele estiver contrrio lei ser ilcito e, portanto, nulo ser o negcio jurdico celebrado com tal objeto. Exemplificando: Podemos citar o caso hipottico da questo, ou seja, um negcio jurdico celebrado cujo objeto seja o jogo do bicho, este objeto contrrio lei, pois o jogo do bicho uma atividade ilcita, portanto nulo ser tal negcio jurdico devido ilicitude de seu objeto. O objeto alm de ser lcito, ter que ser possvel e determinado ou determinvel ao menos pelo gnero e quantidade. (Maria Helena Diniz). O terceiro elemento de validade do negcio jurdico a forma seja determinada por lei ou no proibida por ela. No direito do trabalho, em regra, a validade do contrato de trabalho no possui forma especial podendo ser escrito ou verbal. Excepcionalmente, alguns contratos devero ser celebrados de forma escrita, como, por exemplo, o contrato do atleta, do aprendiz, do artista, dentre outros. O reconhecimento de vnculo de emprego (contrato de trabalho) de um apontador de jogo de bicho com o tomador de seus servios no possvel na justia do trabalho por tratar-se de exerccio de atividade ilcita.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

20

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa A jurisprudncia do TST (OJ 199 da SDI-I) considera-se nulo tal forma de prestao de servios, devido ilicitude de seu objeto. OJ 199 SDI-1 TST JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILCITO. ARTS. 82 E 145 DO CDIGO CIVIL Sugesto de estudo: 3) Alterao do contrato de trabalho: transferncia Conceito de transferncia: Entende-se por transferncia a mudana do empregado para local diverso daquele inicialmente contratado, desde que importe necessariamente, em mudana de municpio e de domiclio art. 469 da CLT. A jurisprudncia adotou a posio que localidade significa municpio ou mesma regio metropolitana Smula 06, X do TST. Classificao de transferncia: A transferncia poder ocorrer de forma unilateral ou bilateral (mtuo consenso). A transferncia unilateral, ou seja, aquela que ocorre por determinao do empregador est adstrita s seguintes hipteses: a) quando o empregado exercer cargo de confiana; b) quando ocorrer a extino do estabelecimento; c) na hiptese de previso contratual expressa ou tcita. Na hiptese de extino do estabelecimento qualquer empregado poder ser transferido, unilateralmente por seu empregador, inclusive aqueles detentores de estabilidade sindical. A transferncia bilateral aquela que decorre da manifestao de vontade das duas partes. A smula 43 do TST considera abusiva a transferncia que no decorra da real necessidade do servio.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

21

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Caso a real necessidade do servio esteja ausente na transferncia, a ordem do empregador configura-se abuso de direito e o empregado poder resistir a esta ordem ilegal de seu empregador, tendo a possibilidade de ajuizar ao trabalhista para sustar ou reverter a transferncia, de acordo com o art. 659, IX da CLT. Como a transferncia de Antnio ocorreu de modo irregular, uma vez que no foi comprovada a real necessidade do servio (art. 469 da CLT), ele poder voltar a exercer suas atividades em So Paulo, nas mesmas condies anteriores mudana, ou pleitear a resciso contratual indireta com as indenizaes cabveis. O empregado Antnio nem precisaria ter ido para o interior podendo inclusive ter sustado esta transferncia, atravs do ajuizamento de uma medida cautelar expressa no art. 659, IX da CLT. Transferncia ilegal desobriga o empregado ao seu cumprimento podendo pleitear judicialmente o restabelecimento das condies anteriores (art. 659, IX da CLT). Adicional de transferncia: A OJ 113 da SDI-1 do TST estabelece que o adicional de transferncia seja devido quando ocorrer mudana de domiclio e quando a transferncia for provisria. O fato o empregado exercer cargo de confiana ou a existncia de previso de transferncia no contrato de trabalho no exclui o direito ao recebimento do adicional. H duas correntes em relao incidncia do adicional de transferncia, cujo percentual de 25%. A primeira entende que ele incidir sobre o salrio do empregado e a segunda entende que ele incidir sobre a remunerao. O adicional de transferncia no ser incorporado ao contrato de trabalho, podendo ser suprimido.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

22

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Sugesto de estudo: 4) Estabilidade gestante: A smula 244 do TST foi alterada (inciso III), recentemente, e tem grandes chances de cair na prova. GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISRIA I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art.10, inciso II, alnea b, do ADCT, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado. Vamos analisar a aplicabilidade da smula 244 do TST atravs de uma situao hipottica. (Adaptarei a resoluo nova redao da smula 244 do TST). Tema 03: Em 10 de agosto de 2003, Ana foi contratada para trabalhar para Beta, no cargo de analista de sistema, por prazo indeterminado. Em 12 de dezembro de 2005, Ana foi demitida sem justa causa por Beta, recebendo todas as suas verbas rescisrias e tendo seu contrato de trabalho devidamente homologado pelo sindicato representativo. No dia 3 de janeiro de 2006, foi emitido atestado mdico informando que Ana estava aproximadamente com seis semanas de gravidez. Considerando a situao hipottica apresentada, desenvolva um texto dissertativo acerca de estabilidade provisria da gestante, com base na legislao aplicvel e no entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, respondendo, necessariamente, aos seguintes questionamentos:

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

23

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Se o contrato fosse de experincia, Ana tambm teria direito estabilidade? O fato de o empregador desconhecer o estado gravdico de Ana afasta o direito da gestante ao recebimento da indenizao em virtude da estabilidade provisria? Durante que perodo devido o direito reintegrao ao emprego? Pontos importantes sobre o tema: A empregada gestante tem estabilidade provisria assegurada pelo art. 10, II, b da ADCT, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. Caso o contrato de Ana fosse de experincia ela teria direito estabilidade, uma vez que o novo entendimento sumulado do TST dispe que a empregada gestante ter direito estabilidade provisria, quando for admitida mediante contrato de prazo determinado. A doutrina e jurisprudncia entendem que o termo confirmao da gravidez deve ser entendido como certeza ntima da gestante, assim o desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade. O direito reintegrao no emprego somente est assegurado nos termos da Smula 244, II, do TST, quando ocorrer durante o perodo da estabilidade. As palavras-chaves desta questo esto no entendimento sumulado do TST, abaixo transcrito: Smula 244 do TST GESTANTE. I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art.10, inciso II, alnea b, do ADCT, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

24

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Sugesto de estudo: 5) Justa Causa:

Manuel, empregado da empresa Super Boa Ltda., aps criticar seu superior hierrquico de forma contundente e com uso de expresses depreciativas, foi advertido por escrito. Tendo Manuel se recusado a assinar a referida penalidade, ele foi dispensado, por justa causa, da empresa, sob o argumento de prtica de falta grave, por ato de indisciplina. Na situao hipottica apresentada, foi correta a deciso da empresa de dispensar o empregado por justa causa? Fundamente sua resposta.

Pontos importantes sobre o tema: A deciso da empresa de dispensar o Manuel foi equivocada, uma vez que a recusa do empregado em assinar a advertncia um direito dele, no estando elencado nas hipteses de justa causa tipificadas no art. 482 da CLT. A falta praticada por Manuel que ensejar a justa causa caracteriza-se com o seu comportamento de criticar o seu superior hierrquico. Como a ausncia de assinatura do empregado no configurou falta grave, houve duplicidade de punio (bis in idem), pois ele recebeu a advertncia e depois a pena mxima (justa causa). Manoel poder ingressar com uma ao na justia do trabalho postulando o efeito elisivo da justa causa que lhe foi erroneamente aplicada.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

25

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa

Observem o que diz Vlia Bonfim Cassar sobre a recusa do empregado em assinar a advertncia escrita Quando for escrita, o empregado dever assinar o instrumento de cincia da punio, que apenas serve como prova do comportamento do empregado. Se houver recusa, o empregador ter que se utilizar de testemunhas presenciais para comprovarem no s que o empregado foi repreendido mas tambm que se recusou a assinar a comunicao ou, para evitar a alegao de dano moral comunic-lo por telegrama, com cpia de teor e de recebimento, o motivo pelo qual foi advertido. Art. 482 da CLT - Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; c) negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio; d) condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena; e) desdia no desempenho das respectivas funes; f) embriaguez habitual ou em servio; g) violao de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinao; i) abandono de emprego; Smula 62 do TST ABANDONO DE EMPREGO O prazo de decadncia do direito do empregador de ajuizar inqurito em face do empregado que incorre em abandono de emprego contado a partir do momento em que o empregado pretendeu seu retorno ao servio.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

26

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Smula 73 do TST DESPEDIDA. JUSTA CAUSA A ocorrncia de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prvio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito s verbas rescisrias de natureza indenizatria. Smula 32 do TST ABANDONO DE EMPREGO Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador no retornar ao servio no prazo de 30 (trinta) dias aps a cessao do benefcio previdencirio nem justificar o motivo de no o fazer. j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas fsicas praticadas contra o empregador e superiores hierrquicos, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; l) prtica constante de jogos de azar. Pargrafo nico - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prtica, devidamente comprovada em inqurito administrativo, de atos atentatrios contra a segurana nacional. Sugesto de estudo: 6) Poder Diretivo do empregador no contrato de trabalho: Os poderes que o empregador possui no contrato de trabalho, segundo o jurista Maurcio Godinho Delgado, so os seguintes: Poder Diretivo: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para dirigir a prestao de seus servios. Exemplificando: O empregador quem escolhe a poca de concesso das frias do seu empregado.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

27

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Outro exemplo: O empregador quem escolhe os uniformes que sero utilizados por seus empregados. Acontece que ele no poder obrigar o empregado a trabalhar com trajes que o coloquem em situao vexatria, sob pena de afrontar o princpio da dignidade da pessoa humana. Poder Regulamentar: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para fixar regras gerais, abstratas e impessoais a serem observadas no mbito das empresas ou estabelecimentos. Poder Fiscalizatrio: Conjunto de medidas para acompanhar a prestao de trabalho. Poder Disciplinar: Conjunto de medidas que o empregador poder adotar, para propiciar a imposio de sanes para os empregados que descumprirem as obrigaes contratuais. Tendncias atuais do Direito do Trabalho. PODER DIRETIVO: O jurista Maurcio Godinho Delgado foi o primeiro a falar. Afirmou que a Constituio de 1988 deflagrou mudanas e aperfeioamento jurdico e institucional em nosso pas. Segundo ele, no plano trabalhista a mudana mais importante foi a descoberta do universo da personalidade do trabalhador no contexto da relao de emprego. As mudanas criaram contrapontos com o tradicional poder empregatcio do empregador. Segundo o Ministro, a jurisprudncia que dever encontrar caminhos interpretativos de harmonizao de princpios, regras e institutos em relao ao tema. A Constituio Federal de 1988 tratou da dignidade da pessoa humana, protegendo a privacidade, a imagem, a intimidade, etc. Enfim, envolvendo todos os temas imateriais que despontem da personalidade do ser humano. O Poder empregatcio o conjunto de prerrogativas com respeito direo, regulamentao, fiscalizao e disciplinamento da economia interna empresa e correspondente prestao de servios (Maurcio Godinho Delgado).

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

28

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa As normas constitucionais possuem status de direitos humanos. Assim, os princpios, regras e institutos que regulam o exerccio do direito de personalidade, aplicveis s relaes de emprego, conferem-lhes nova fora normativa. Assim, h diversas situaes fticas que iro configurar violao dignidade do trabalhador. Exemplificando: a) Dano Moral Individual: O dano moral atinge o patrimnio individual da pessoa humana, atentando contra o direito da personalidade, produzindo repercusses jurdicas, podendo gerar indenizaes. Discriminaes, ofensas morais e imagem, utilizao de meios abusivos de seleo (testes psicolgicos abusivos ou at mesmo testes de polgrafo), assdio sexual, revistas ntimas realizadas por homens em mulheres (art. 373-A da CLT)etc. so exemplos. importante ressaltar que a revista em bolsas e sacolas do empregado tema muito controvertido. Alguns entendem que vlida por no ser considerada uma resista ntima. A corrente majoritria entende que ela possvel, desde que respeitem alguns requisitos, tais como: que haja efetiva necessidade da revista, que no seja utilizado procedimentos invasivos (o empregado quem dever abrir a bolsa ou a sacola, no poder ocorrer toque na pessoa do empregado). Outros fatos que ensejam a indenizao por dano moral so: a limitao do uso de banheiros no ambiente laborativo, a divulgao de dados contratuais de empregados, especialmente de salrios (so considerados violao tutela da privacidade), a instalao de cmeras televisivas de segurana em banheiros, as dinmicas de metas de desempenho abusivas e cobranas excessivas, o uso de tcnicas motivacionais abusivas ou desrespeitosas, a violao de emails particulares dos empregados, as condies degradantes no ambiente de trabalho, dentre outras. b) Dano Moral Coletivo: H casos em que a conduta que leva s leses de ordem moral ao ser humano, ter carter massivo e atingir um ncleo coletivo, seja o estabelecimento ou a empresa.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

29

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa Quando ocorrer o dano moral coletivo no ambiente trabalhista o Ministrio Pblico do Trabalho poder propor aes judiciais (aes coletivas ou aes civis pblicas). O fundamento legal o art. 129, III da CF/88, a Lei 7.347/85 (art. 1, I e IV e art. 5) e os artigos 81, caput e 82, I da Lei 8.078 Cdigo do Consumidor. As entidades sindicais tambm tero legitimidade ativa por fora do disposto no art. 8, III da Constituio Federal. Sugesto de estudo: 7) Sucesso de Empregadores: Tema: (CESPE) Elabore um texto dissertativo a respeito da responsabilidade trabalhista no caso de sucesso de empregadores. Em seu texto aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: Requisitos indispensveis para que se configure a sucesso de empregadores; Princpios do Direito do Trabalho que regem a responsabilidade nesse tipo de sucesso; Exceo regra da responsabilidade decorrente da sucesso de empregadores, existente no Direito Falimentar. (extenso mxima: 30 linhas) Pontos importantes: Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos artigos 10 e 448 da CLT. A incorporao, ciso, transformao e alienao da empresa acarretam a sucesso trabalhista. O principal requisito para a configurao da sucesso que a unidade econmica - jurdica seja transferida de um para outro titular sem que haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro. Segundo Vlia Bonfim Cassar, so requisitos indispensveis para que se configure a sucesso trabalhista: a) transferncia da titularidade da empresa; b) de forma provisria ou definitiva; c) a ttulo pblico ou privado; d) graciosa ou onerosamente;

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

30

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa e) e desde que o sucessor continue explorando a mesma atividade econmica que explorava o sucedido; f) pouco importando a continuidade da prestao de servios pelo empregado. O empregador responder pelas obrigaes dos contratos em curso quanto daqueles que se extinguiram antes da transferncia; g) o sucedido no responde pelas dvidas trabalhistas aps a sucesso uma vez que a doutrina o desonera de tal responsabilidade. Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Segundo Maurcio Godinho Delgado a sucesso trabalhista resulta da convergncia de trs princpios informadores do direito do trabalho: o da intangibilidade objetiva do contrato empregatcio, o da despersonalizao da figura do empregador e o da continuidade do contrato de trabalho. O princpio da intangibilidade objetiva do contrato de emprego caracteriza-se pela inalterabilidade das obrigaes e direitos do contrato de trabalho em face da alterao subjetiva no plo passivo (empregador). O novo empregador ir assumir todas as obrigaes e dbitos anteriores data da sucesso. O princpio da despersonalizao da figura do empregador permite a assuno pelo atual empregador (sucessor) de todos os dbitos e obrigaes do anterior (sucedido). A alterao subjetiva do contrato de trabalho permitida em relao ao empregador, mas no em relao ao empregado, pois a pessoalidade na prestao de servios elemento indispensvel para a configurao do vnculo empregatcio. Sobre o princpio da continuidade do contrato de trabalho Maurcio Godinho Delgado afirma Mesmo que se modifique a figura do empregador, permite o instituto sucessrio que o contrato de trabalho permanea preservado, garantindo-se a manuteno da antiga relao de emprego j em face do novo titular do empreendimento.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

31

DISCURSIVA PARA AUDITOR FISCAL DO TRABALHO CURSO II Profs. Dborah Paiva, Dcio Terror, Jnia Andrade e Mara Camisassa O princpio da continuidade do contrato de trabalho um dos princpios basilares do direito do trabalho, consubstanciado inclusive em Smula do TST. Informa tal princpio que se deve presumir que o tenha validade por tempo indeterminado, sendo prazo determinado, pois a permanncia do vnculo insero do trabalhador na atividade empresarial do trabalho. contrato de trabalho exceo aquele por empregatcio, com a da gnese do direito

Smula 212 do TST O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. No direito falimentar h uma exceo em relao regra da responsabilidade decorrente da sucesso no direito do trabalho. Neste, ocorrer a subrrogao do sucessor de todas as obrigaes e dvidas trabalhistas do sucedido. J no direito falimentar, a nova lei de falncia (Lei 11.101/05) estabelece no artigo 60, que no haver sucesso do arrematante dos bens do falido, nas obrigaes do devedor, pois o objeto da alienao estar livre de qualquer nus. A Lei 11.101/05 em seu art. 141, II dispe que o objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidente de trabalho. -------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado das dicas e dos temas. Bons estudos! Fiquem com Deus!Muita Luz! Um forte abrao, Dborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com professoradeborahpaiva@hotmail.com

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

32

You might also like