You are on page 1of 7

PRTICAS PEDAGGICAS DO INSPETOR ESCOLAR

Aluno: _______________________________________ Matrcula: _________________ Curso: ___________________________ Unidade de Estudo: ______________________ Data Prova: _____/_____/_____

PRTICAS PEDAGGICAS DO INSPETOR ESCOLAR AVP MDIA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

A CORREO ACONTECER SOMENTE PELO GABARITO


Instruo para prova presencial: Devolver a prova juntamente com o gabarito. Cada questo tem apenas 01(uma) alternativa correta. No pode ter rasura. Use caneta azul ou preta.

_________________________________________ ASSINATURA POR EXTENSO DO ALUNO

PRTICAS PEDAGGICAS DO INSPETOR ESCOLAR


Aluno: _______________________________________ Matrcula: ________________ Curso: __________________________ Unidade de Estudo: ______________________ Data Prova: _____/_____/_____

QUESTO 01 Os princpios constitucionais e as normas estabelecidas pelos Conselhos Nacionais e Estaduais, a partir da Constituio de 1988, indicam que a universalizao da educao, a equidade e a qualidade exigem, EXCETO: a) Descentralizao das decises. b) Autonomia com responsabilidade. c) Gesto democrtica. d) Avaliao da aprendizagem. QUESTO 02 A fim de garantir os objetivos propostos, ou seja, assegurar a verificao da identidade de cada aluno e da regularidade e autenticidade de sua vida escola, o Secretrio deve estar atento para os seguintes aspectos, EXCETO: a) A transcrio de todos os dados no precisa ser exata aos dados que constam dos documentos originais, mas permitir a fidedignidade dos documentos escolares. b) A todo documento expedido dever corresponder uma cpia ou segunda via no arquivo do estabelecimento de ensino. c) No documento expedido a escola far constar, obrigatoriamente, a identificao do estabelecimento do ensino com o endereo completo, o nmero e a natureza do ato de sua criao, de autorizao de funcionamento ou reconhecimento, conforme o caso, com citao do rgo e da data da respectiva publicao. d) Os documentos expedidos pelo estabelecimento de ensino sero sempre assinados pelo Diretor e pelo Secretrio ambos assumindo a responsabilidade dos atos praticados. Devero seus nomes figurar por extenso, carimbo ou em letra de forma com os nmeros dos respectivos registros, autorizao, ou ato de nomeao masp, sotopostos s assinaturas.

QUESTO 03 Em Escriturao Escolar, so consideradas como incorrees, EXCETO: a) As divergncias entre os nomes, datas e locais lanados nos registros escolares e os constantes em documentao e identificao civil. b) As convergncias quanto ao registro de rendimento escolar nos diversos instrumentos escolares. c) A falta de assinatura, nmero de registro ou autorizao ou MASP e do nome, por extenso em letra de forma do diretor e do Secretrio responsvel pela escriturao escolar. d) Assinatura de outro funcionrio do estabelecimento de ensino no histrico escolar sem autorizao para tal.

QUESTO 04 A declarao de equivalncia de estudos para o aluno brasileiro ser analisada mediante; I)- Cpia autenticada dos estudos realizados no Brasil (histrico escolar e ficha individual, quando houver necessidade de comprovar algum perodo letivo cursado); II)- Cpia autenticada dos comprovantes dos estudos realizados no exterior (histrico escolar, diploma e outros) com sua autenticidade legalizada pela autoridade consular do pas de origem (visto consular) e o pagamento dos emolumentos; III)- Cpia autenticada dos comprovantes dos estudos realizados no exterior (histrico escolar, diploma e outros), traduzido por um tradutor juramentado; IV)- Ofcio ou requerimento escola autorizando a equivalncia ao ensino superior brasileiro de seus estudos realizados no exterior. Em relao equivalncia de estudos para o aluno brasileiro podemos afirmar que esto CORRETAS: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV.

QUESTO 05 A respeito do aproveitamento dos estudos realizados no exterior competncia da Instituio Escolar onde o aluno encontra-se matriculado: a) Exigir os mesmos documentos da primeira instituio e anex-los na escola. b) Se o documento estiver redigido em ingls ou francs pedir que seja traduzido, se for em espanhol arquivar como estiver. c) Se o documento estiver redigido em ingls, espanhol ou francs e a escola tiver um professor que domine este idioma, poder fazer a traduo. d) Analisar toda a documentao e verificar se o mesmo est com a autenticidade legalizada pela autoridade consular brasileira no Brasil. QUESTO 06 Ao receber um aluno de pases do exterior e, se os documentos estiverem de acordo com as normas legais vigentes, a escola poder matricular o aluno: a) Na mesma srie, quando a transferncia ocorrer durante o ano letivo em curso. A escola ao proceder o aproveitamento dos estudos realizados no exterior dever registrar o embasamento legal conforme modelo de histrico escolar - 1. A. b) Na srie anterior, quando a transferncia ocorrer durante o ano letivo em curso. A escola ao proceder o aproveitamento dos estudos realizados no exterior dever registrar o embasamento legal conforme modelo de histrico escolar - 1. A. c) Na srie seguinte, quando a transferncia ocorrer durante o ano letivo em curso. A escola ao proceder o aproveitamento dos estudos realizados no exterior dever registrar o embasamento legal conforme modelo de histrico escolar - 1. A. d) Nenhuma das afirmativas acima.

QUESTO 07 No que se refere classificao de alunos de acordo com a Lei n 9394/96 Inciso II, a mesma pode ser feita respeitando todas as modalidades abaixo, EXCETO: a) Em qualquer srie ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental. b) Por promoo, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a srie ou fase anterior, na prpria escola. c) Por transferncia, para candidatos procedentes das mesmas escolas. d) Independentemente de escolarizao anterior, mediante avaliao feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experincia do candidato e permita sua inscrio na srie ou etapa adequada, conforme regulamentao do respectivo sistema de ensino.

QUESTO 08 A reclassificao o reposicionamento do aluno na srie, perodo, etapa ou ciclo e pode ser feita quando ocorrer, EXCETO: a) Avano. b) Acelerao. c) Transferncia indicando uma posio do aluno que ser modificada na escola de destino. d) Promoo indicando uma posio do aluno que ser modificada na escola de destino.

QUESTO 09 Em relao s classes de acelerao de estudos pode-se dizer que todas as afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: a) As Classes de Acelerao so um meio didtico-pedaggico e pretendem, com metodologia prpria, dentro do ensino na faixa de sete a quatorze anos, sincronizar o ingresso de estudantes com a distoro idade/ano escolar podendo avanar mais celeremente no seu processo de aprendizagem. b) Acelerao de estudos a forma de propiciar aos alunos com atraso escolar a oportunidade de atingir o nvel mais avanado de desenvolvimento correspondente a idade inferior. c) A escola, para acelerao de estudos, incluir na sua proposta pedaggica programao capaz de oferecer condies aos alunos com atraso escolar de super-lo. d) As turmas de acelerao, mediante programao de atividades adequadas ao desenvolvimento desses alunos, podem ser organizadas de modo a atender a um ou mais componentes curriculares.

QUESTO 10 Avano nos estudos a forma de propiciar aos alunos, que apresentem nvel de desenvolvimento acima de sua idade, a oportunidade de concluir, em menor tempo, sries, perodos, ciclos ou etapas. So alunos portadores de altas habilidades comprovadas por comisso avaliadora indicada pelo diretor da escola ou do coleqiado da escola, se houver. No caso de avano escolar todas as formas abaixo so permissveis s escolas, EXCETO: a) A escola dever providenciar programas adequados de estudos, em conformidade com a capacidade superior diagnosticada, a serem seguidos pelo aluno assim identificado. b) O avano em relao a grupo se destina ao superdotado que a nova LDB preferiu chamar de portador de necessidades especiais, necessidades essas que tanto podem se referir a infra como a hiperdotado. c) Por se tratar de situao de identificao individualizada desnecessrio que se faa uma avaliao especial empreendida por comisso especificamente constituda para diagnosticar a aplicabilidade excepcional do dispositivo legal ao aluno avaliado portador de tal condio. d) Por se tratar de situao de identificao individualizada necessria uma avaliao especial empreendida por comisso especificamente constituda para diagnosticar a aplicabilidade excepcional do dispositivo legal ao aluno avaliado portador de tal condio.

You might also like