You are on page 1of 8

1

Snodo de Bauru SBR Presbitrio de Votuporanga PRVT N 187 Organizada em 25 de agosto de 1968 CNPJ N 48.318.802/0001 -70 Av. Manoel Marques Rosa N 1013 15600 - 000 Fernandpolis (SP) Tel.: 17-3442-4794 9627-9786 p r d a n i e l c u s t o d i o @ h o t m a i l . c o m Pa sto r : R e v D a n i e l C u s t d i o d a S i l v a

IGREJA PRESBITERIANA DE FERNANDPOLIS

MDA A VISO
A IGREJA EM CLULAS
A Igreja do Senhor Jesus tem experimentado uma mudana de paradigma1 ao redor do mundo. Essa mudana est acontecendo na (1) Viso, na (2) Estrutura e no (3) Funcionamento da Igreja Local: O resgate da prtica da Igreja Primitiva de se reunir nos lares. Por muitos anos, diversas Igrejas tm promovido Clulas ou Grupos Caseiros, porm2, apenas como mais um dentre muitos Ministrios. A Viso da Igreja Neo-Testamentria, entretanto, era bem diferente. Na Igreja Primitiva, os cristos se reuniam nos Lares, no como uma opo, mas porque o Corao da Igreja Local, como centro de suas atividades, estava nos seus Lares. Essa mudana de paradigma tem sido chamada, por alguns, de Segunda Reforma. (1) A Primeira Reforma foi liderada por Joo Huss3, Martinho Lutero4 e Joo Calvino5, ao levar a Igreja de volta s suas origens doutrinrias baseadas somente na Palavra de Deus. (2) Essa Segunda Reforma est devolvendo a Igreja s suas estruturas originais, no sentido de restaurar a Igreja no Lar e colocar o Ministrio
1 2

Padro que serve como modelo a ser imitado ou seguido; Modelo. http://aulete.uol.com.br/paradigma. Fazer Clulas apenas como sendo mais um Ministrio da Igreja no o Objetivo do MDA. MDA Igreja em Clulas ou Igreja de Clulas. No uma Igreja que tem Clulas. Ela formada de Clulas. 3 Husinec, 1369 (possivelmente a 6 de Julho de 1369) Constana, 6 de Julho de 1415 [Husinec (75 km s. s. w. de Praga)]. Acredita-se, ter sido queimado vivo em Constana a 6 de Julho de 1415. 4 Eisleben, 10 de novembro de 1483 Eisleben, 18 de fevereiro de 1546. 5 Noyon, 10 de julho de 1509 Genebra, 27 de maio de 1564. Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

2 nas mos do povo. Quando uma Igreja Local realmente passa por essa Segunda Reforma, os Grupos nos Lares (Clulas) se tornam o corao daquela Igreja.

A IGREJA EM CLULAS NA VISO DO MDA


Todas as maiores Igrejas Locais do mundo j esto nesse novo modelo, promovido pela Segunda Reforma; todas so Igrejas em Clulas. Existem, porm, diversos modelos de Igrejas em Clulas. O M O D E LO D E D I SC IP U L A D O A PO ST L I C O (MDA) prioriza o Discipulado um a um, mas tambm procura aproveitar as vantagens dos outros modelos. Na viso do MDA, possvel Igreja Local ganhar multides para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristo o modelo de Discipulado um a um em ao. Jesus, sendo o primeiro Apstolo, demonstrou que o Discipulado era um conjunto de fatores que abrangia a (1) Convivncia, o (2) Modelar do Ministrio, o (3) Investir nas Pessoas uma a uma, o (4) Investimento em Grupos de Discipulados, o (5) Orar Juntos, e o (6) Congregar Juntos, etc. Vemos, depois, os Apstolos e Lderes da Igreja Primitiva seguindo esse modelo. No h registro de que qualquer um deles teve Doze Discpulos. O nmero era, obviamente, flexvel. A Bblia deixa bem claro, porm, que o Modelo Apostlico de Discipulado, que Jesus havia iniciado, continuou. (1) Barnab foi atrs de Saulo (Paulo) e obviamente investiu muito na vida dele. (2) Paulo investiu muito em Silas, Timteo, Lucas, etc. (3) A Histria diz que Pedro investiu muito em Joo Marcos, e assim por diante. Esse o Modelo de Discipulado Apostlico (Mt 28.18-20; 2Tm 2.2). O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos na Igreja Local. Sem dvida, o fator central do Modelo de Discipulado Apostlico o Discipulado um a um que todos na Igreja recebem. Porm, este modelo (MDA) fala da Viso Geral de como cremos que a Igreja Local deve funcionar. Temos aprendido muito com tantos excelentes modelos de Igrejas em Clulas, e queremos continuar aprendendo mais e mais com todo o Corpo de Cristo. Na Sua rica Graa e Misericrdia, Deus tem dado uma (1) Viso clara e ntida; uma (2) Viso que tem funcionado e produzido frutos permanentes; uma (3) Viso que tem a plena bno e confirmao de nossa Liderana: A Viso do MDA.

1 O REINO DE DEUS
Jesus disse: Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino (Mt 6.33). Deus est implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual a Viso dEle para ns:
Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

Deus havia dito para o homem: Sede fecundos, Multiplicai-vos, enchei a terra (Gn 1.28). Por qu? Porque Ado & Eva gozavam de perfeita Comunho com Deus e assim Refletiam a glria de Deus perfeitamente. medida que eles Obedecessem a ordem de Crescer e Multiplicar, toda a terra ficaria cheia da glria de Deus, como as guas cobrem o mar. O Plano Original de Deus nunca mudou. Mesmo que o homem natural, por causa do pecado, no reflita a glria de Deus, aquelas pessoas que j nasceram de novo verdadeiramente refletem a Sua Glria. Ento a ordem de Deus continua a mesma: Eu quero o Meu Reino implantado sobre toda a terra e isto vai acontecer quando os Meus filhos colocarem o Meu Reino em primeiro lugar, crescerem e se Multiplicarem at que toda a terra esteja cheia de pessoas que reflitam a Minha Glria.

2 A IGREJA DO SENHOR JESUS


Mas qual o contexto em que ns devemos buscar o Reino de Deus? Na prtica, como podemos fazer isso? Jesus disse: Eu edificarei a Minha Igreja (Mt 16.18); e em outra ocasio Ele disse: quem Comigo no ajunta, espalha (Mt 12.30). Em outras palavras, o Reino de Deus aqui na Terra se manifesta e centralizado na Igreja do Senhor Jesus:

A Igreja do Senhor Jesus o corao do Reino de Deus.


Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

3 A IGREJA LOCAL
Posso saber, ento, que verdadeiramente estou buscando o Reino de Deus se eu estiver trabalhando com Jesus na Edificao da Sua Igreja Mundial. Mas, como a Igreja Mundial do Senhor Jesus edificada? Atravs da Igreja Local. Se eu no estiver edificando a Igreja Local eu no estou edificando, como eu deveria, a Igreja Mundial do Senhor Jesus. A Bblia fala muito mais acerca da Igreja Local do que da Igreja Mundial. Estamos trabalhando com Deus ou contra Deus? Talvez muitos no saibam disto, mas quem no est na Viso da Igreja Local ajudando a Igreja Local a crescer e Multiplicar em Quantidade e Qualidade, est, na realidade (mesmo que seja por omisso), trabalhando contra Deus. Isto srio. Deus coloca mxima importncia na Igreja Local porque a Igreja Local o corao da Igreja do Senhor Jesus aqui na Terra.

O Apstolo Joo, em Ap 1.10-11, ouviu a voz do Senhor Jesus por trs dele. Mas quando virou para ver o Senhor Jesus, primeiramente ele viu sete candeeiros de ouro (Ap 1.12), e s depois viu o Senhor Jesus (Ap 1.13). Os sete candeeiros so as sete Igrejas Locais (Ap 1.20). Creio que, simbolicamente, isto mostra que para termos plena Revelao do Senhor Jesus temos tambm que ter a Viso da Igreja Local. Onde estava Jesus? No meio dos sete candeeiros (Ap 1.13). No meio das Igrejas Locais. impressionante a importncia que Deus pe na Igreja Local.

4 A CLULA
muito importante que todos os Cristos da Igreja Local estejam Congregando na Clula, onde a vida do Corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, tais como: (1) Adorao, (2) Intercesso, (3) Evangelismo, (4) Integrao, (5) Discipulado, (6) Treinamento de Lderes, (7) Comunho, (8) Assistncia Social, etc. necessrio que essa Clula esteja sempre aberta para receber novas pessoas. Como a Clula do corpo humano, deve estar sempre (1) Crescendo, (2) Multiplicando e (3) Formando Novas Clulas. Esse tipo de Clula resgata a
Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

5 Igreja no Lar, e por isso cremos ser importante que todos Congreguem em uma Clula desse tipo, pois acreditamos que foi assim que aconteceu na Igreja Neo-Testamentria. Para ns a Clula o Corao da Igreja Local. Todas as nossas Clulas, Heterogneas e Homogneas, tm essas caractersticas, e todos os membros esto em um desses dois tipos de Clulas. A totalidade de nossas Clulas cresce, e elas se Multiplicam em trs reas: (1) Verticalmente: os membros crescem em Intimidade com Deus e Multiplicam isso nas vidas dos seus Discpulos. (2) Horizontalmente: os membros crescem em Comunho uns com os outros e Multiplicam isso nas vidas dos seus Discpulos. (3) Exteriormente: Os membros crescem Numericamente ganhando novas pessoas para Jesus, Discipulando essas pessoas e Multiplicam esse cdigo gentico de Evangelismo e Discipulado nas vidas dos seus Discpulos. A Clula cresce em nmero de membros e se Multiplica, gerando assim novas Clulas. este tipo de Clula que o verdadeiro corao da Igreja Local. Na Igreja baseada em Clulas tudo acontece (1) pela Clula, (2) para a Clula, (3) atravs da Clula e (4) em funo da Clula.

No grfico acima podemos perceber que o (1) Corao do Reino de Deus a Igreja Mundial do Senhor Jesus; o (2) Corao da Igreja Mundial a Igreja Local; e o (3) Corao da Igreja Local a Clula. Voc pode perceber, ento, que todo esforo cristo para implantar o Reino de Deus na terra deve resultar em priorizar, Direta ou Indiretamente, a edificao de Clulas no contexto da Igreja Local. Agora, qual o Corao da Clula?

5 O DISCIPULADO UM A UM
Jesus priorizou o Discipulado na Sua vida aqui na Terra. Antes de escolher os Seus Discpulos Ele orou a noite toda (Lc 6.12-13), e uma grande parte do
Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

6 Seu tempo foi ocupado investindo na vida desses Discpulos. Como Ele viajava horas e horas a p, bem provvel que, enquanto estava caminhando com os Discpulos naquelas estradas construdas pelo Imprio Romano6, Ele aproveitasse bem o tempo, Discipulando. Quem j caminhou por muitas horas sabe que difcil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus Discipulava muito: (1) um a um; e (2) em grupo. O Dr. Carl Horton, que j dormiu no Senhor, tinha o seu doutorado em Crescimento da Igreja pela Escola de Misses Mundiais do Seminrio Teolgico Fuller. Foi ele quem apresentou os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada com um grande nmero de lderes cristos. Os quesitos avaliados na pesquisa eram concernentes Formao de Lderes; como e onde foram Treinados os Lderes que esto tendo mais sucesso no Reino de Deus. A pesquisa demonstrou que: 0% dos Lderes foram produzidos pelo Plpito em reunies pblicas de ensino ou Pregao (isso mesmo: zero por cento); 90% dos Lderes foram gerados atravs do Discipulado e Mentoreamento Pessoal, um a um (isso mesmo: noventa por cento). 0% dos Lderes foram produzidos em Classes Estruturadas, como Escola Dominical, cursos de Famlia Crist, Guerreiros de Cristo, e outras mais; 10% dos Lderes foram gerados no Discipulado em Grupos Pequenos; Na nossa prpria experincia, tambm temos visto que muito bom Discipular em Grupos, mas nunca em substituio ao Discipulado um a um. Sem dvida, isto possibilita que o Discipulado seja mais (1) Profundo, (2) Intenso, e (3) Especfico. claro que, para haver esse tipo de Discipulado os dois (Discpulo e Discipulador) devem ser do mesmo sexo. Tambm, algum no pode estar Discipulando outra pessoa se ele primeiramente no tiver Discipulador. O Discipulador tem compromisso total de no falar nada para pessoa alguma daquilo que o Discpulo confidenciou, a no ser que obtenha primeiramente sua permisso. Este Discipulado deve acontecer no contexto da Clula, ou seja, o Discipulador deve participar da mesma Clula do Discpulo. O Discipulado nunca deve ser manipulativo. O verdadeiro Discipulado para ajudar o Discpulo a Crescer. Discipulado proteo. Discipulado crescimento. Seja transparente com o seu Discipulador. Voc ficar maravilhado como Deus vai usar seu Discipulador para (1) Ajud-lo a Vencer o Pecado, (2) Crescer Espiritualmente, (3) Ser um
6

Nessas estradas as pessoas andavam umas atrs das outras porque as estradas eram feitas para se andar a cavalo ou em carros puxados por animais. Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

7 Ganhador de Almas, e (4) Ser tambm um Bom Discipulador. Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados (Tg 5.16). Uma vez que voc est sendo Discipulado, importante comear a Orar e pedir a Deus que lhe mostre quem voc dever Discipular. Quando voc ganha algum para Jesus, voc tem que garantir que aquela pessoa seja bem Discipulada. Normalmente voc quem deve Discipular aquele novo convertido. Jesus, antes de ascender aos Cus, nos deixou a "Grande Comisso": Ide, portanto, fazei discpulos (Mt 28.19). Isto tem que ser Priorizado, pois sem dvida um assunto de mxima importncia. Na medida em que meditvamos na centralidade do Discipulado, Deus nos revelou que o Discipulado um a um o Corao da Clula. A esse relacionamento do Discipulador com seu Discpulo (total de duas pessoas) chamamos de uma Micro-Clula. Como a nfase central da Viso do Modelo do Discipulado Apostlico o Discipulado um a um, vimos que seria ideal usarmos a mesma sigla para identificar esta Micro-Clula. Ento, como viso da Igreja Local, temos: MDA: Modelo de Discipulado Apostlico. E como o nome da Micro-Clula de Discipulado, tambm, temos: MDA: Micro-Clula de Discipulado Apostlico. O Discipulado, na Micro-Clula, feito um a um. Voc poder notar ento que a Micro-Clula tem o total de duas pessoas: (1) o Discipulador. (2) o Discpulo. Cremos que o MDA a menor representao da Igreja: a MicroClula do Corpo de Cristo: onde estiverem dois ou trs reunidos em Meu Nome (Mt 18.20). interessante notar que o contexto desta passagem se refere Igreja Local. O importante : (1) Que todos estejam debaixo da Cobertura de um Discipulador. (2) Que todos estejam Fazendo Discpulos, porque, como j foi enfatizado, o Discipulado o Corao da Clula.

Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

8 Em outras palavras: o MDA o corao da Clula.

A Viso do MDA pede que cada Cristo esteja inserido onde est a figura daquela pessoa no grfico abaixo:

Na Viso do MDA Cada Cristo deve estar: (1) Sendo um Discpulo. (2) Fazendo Discpulos. (3) Participando de uma Clula. (4) Abraando a Viso da Igreja Local. (5) Buscando a Unidade da Igreja Mundial. (6) Colocando em Primeiro Lugar o Reino de Deus.7
Adquira o livro: TREINAMENTO DE LDERES DE CLULAS Abe Huber & Ivanildo Gomes MDA Publicaes Pelo Site da Igreja Bblica da Paz de Fortaleza http://www.igrejadapaz.com.br/fortaleza/ http://www.mdashop.com.br/ Todo Lder e quem desejar ser Lder deve ter um exemplar. Todo Lder Vai Precisar de Um Exemplar porque esse o Material TLC Treinamento de Lderes de Clulas.
7

Esse Material foi colhido no site da IBP (Igreja Bblica da Paz) que produz todo o Material do MDA. (http://www.visaomda.com/a-visao/). Cada Presbiteriano um Crente, cada Crente um Discpulo, cada Discpulo um Mestre, cada Mestre um Servo, cada Servo um Lder, cada Lder uma Ovelha, cada Ovelha um Filho (Daniel Custdio daSilva-2013)

You might also like