You are on page 1of 13

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS PARASO

PROTFLIO DISCIPLINAS TT - 2013

NOME DO ALUNO: Wellington de Oliveira Nascimento

RA: A15IBI-7

NOME DA DISCIPLINA: Tpicos Especiais de Administrao

CDIGO DA DISCIPLINA:

SO PAULO 2013_1

MITOS DA GLOBALIZAO de PAULO NOGUEIRA BATISTA JR

Globalizao e administrao tributria so dois temas bastante diferentes, mas relacionados em alguns aspectos significativos. O curioso que o tema da globalizao, que faz muito mais sucesso, provavelmente um tema menos importante, do ponto de vista prtico. sintomtico do estado do debate pblico no Brasil, que uma questo fundamental, como a da administrao tributria, desperte to pouco interesse da opinio pblica, enquanto um tema de valor duvidoso, de apelo em grande medida ideolgico, como o da globalizao, tenha impacto to extraordinrio. Seja como for, vou procurar tratar dos dois assuntos e fazer uma ponte entre eles, comeando pela globalizao.

impressionante como nos ltimos dois ou trs anos esse tema da globalizao ou mundializao da economia empolgou o debate pblico nacional. Em uma cidade como So Paulo, no passa uma semana sem que ocorra algum evento relacionado a esse tema. Os organizadores de seminrios e debates descobriram que esse um chamariz to grande, que quando se quer discutir temas especficos, de interesse de um determinado grupo profissional ou acadmico, sempre convm introduzir a palavra globalizao no ttulo

Quanto mais examino os dados referentes economia internacional nas ltimas dcadas, mais me conveno de que est havendo um enorme exagero quanto ao alcance efetivo do processo de internacionalizao da atividade econmica e quanto s suas consequncias polticas e sociais. A prpria palavra globalizao inadequada, d uma idia incorreta do que acontece no mundo hoje. Por motivos que explicarei em seguida, trata-se de um termo carregado de conotaes ideolgicas. A meu ver, s deveria ser usado entre aspas para denotar distanciamento e at ironia.

Vou procurar argumentar que o grau de integrao das economias nacionais existente hoje no mundo, embora significativo e crescente, no to expressivo quanto sugere o uso indiscriminado de palavras como globalizao ou mundializao da economia. Na verdade, o debate sobre a economia internacional adquiriu uma dimenso quase fantasiosa. A palavra globalizao parece ter algo de mgico, que provoca encantamento ou pnico. E a onda em torno do assunto no casual. Tem a ver com a dinmica poltica da discusso pblica nas sociedades modernas, especialmente nas sociedades modernas, especialmente nas sociedades perifricas como a brasileira.

Antes de qualquer coisa, queria deixar bem claro, para que no haja qualquer malentendido, que inegvel o aumento das transaes econmicas internacionais, apoiado em progressos tecnolgicos e inovaes em reas como informtica, telecomunicaes e finanas. Nos ltimos 30 anos, houve crescimento expressivo do comrcio internacional de bens e servios, dos investimentos diretos e dos emprstimos e financiamentos internacionais. Mas preciso resguardar-se e essa a mensagem bsica que eu queria trazer aqui contra a carga de fantasia e mitologia que se constri em cima dessas tendncias reais, que so bem mais limitadas do que sugere o barulho em torno do assunto.

A ideologia da globalizao cumpre duas funes bsicas. Em primeiro lugar, a de propagar a idia de que existe um processo irresistvel em curso na economia mundial. Segundo essa concepo, o que cabe sociedade, aos sindicatos, s corporaes profissionais e aos Estados nacionais simplesmente se adaptar a esse movimento inexorvel da economia mundial, comandado por foras tecnolgicas e pelas grandes corporaes, ditas transnacionais, que operam no plano internacional.

Essa a histria que esto tentando nos contar. No se deve perder de vista que a palavra globalizao altamente conveniente, porque tem conotaes positivas em termos dos valores e anseios da humanidade. Para os incautos, globalizao sugere um processo de

unificao do mundo, de formao de uma nica sociedade mundial, sem conflitos ou fronteiras, acima dos egosmos nacionais. Isso tem apelo muito forte e atende ao imaginrio de grande parte da humanidade, que anseia pela paz, pela unificao e pelo congraamento universal. Ento, essa palavra, que mascara tanta coisa, que exagera tanta coisa, politicamente muito potente. Ela tem um contedo falsamente positivo, que seduz muita gente. O termo economia global imprprio pois insinua um grau de integrao que no existe; os mercados nacionais continuam a preponderar sobre as transaes internacionais.

O rolo compressor da propaganda sedutora da globalizao to forte, que a discusso de praticamente todos os temas tem sido, de alguma maneira, afetada por ela, inclusive a do tema da administrao tributria. Tambm aqui se percebe a influncia, em geral nefasta, das noes exageradas sobre a globalizao. Alega-se, por exemplo, que com a globalizao, os Estados nacionais esto sendo obrigados a reduzir a carga tributria, sob pena de verem as empresas e os indivduos de alta renda transferirem as suas atividades produtivas e aplicaes financeiras para pases com tributos mais leves. Alega-se, tambm, que a globalizao do capital e o crescimento do comrcio intra-firma dificultam enormemente o controle dos impostos e, em especial, o estabelecimento ou a manuteno de um sistema progressivo de tributao. H muito exagero nessas alegaes e que o discurso dos imperativos da globalizao tem sido usado para paralisar o pensamento crtico, particularmente nos pases que compem a periferia subdesenvolvida. Criou-se uma viso mitificada, distorcida da economia internacional, com o propsito, ou pelo menos o efeito, de fazer crer que no h outro caminho para pases como o Brasil seno o de aceitar uma adaptao passiva, uma integrao subordinada.

A chamada globalizao , sob vrios pontos de vista, uma falsa novidade, pois um dos aspectos mais sedutores da ideologia da globalizao a idia de que estamos vivendo

uma nova era, cheia de promessas e oportunidades. No difcil argumentar que muitas das supostas novidades da chamada globalizao so fatos e processos antigos, que reaparecem sob nova roupagem. O apelo a falsas novidades no acidental. Vivemos numa poca dominada por um forte preconceito a favor do novo e do progresso. Todos os movimentos ideolgicos que conseguem conquistar a etiqueta da novidade, mesmo que indevidamente, alcanam uma vantagem inestimvel.

O grau de internacionalizao que hoje existe muito mais limitado do que se imagina. Como j disse, o prprio termo economia global imprprio, pois insinua um grau de integrao que no existe. Em todos os campos, at no terreno financeiro, os mercados nacionais continuam a preponderar sobre as transaes internacionais. O que temos uma economia internacional, e no uma economia global.

Um dos grandes defeitos do debate sobre globalizao no Brasil justamente a falta de ateno aos nmeros. Em geral, a discusso se faz com base em noes vagas, em evidncias anedticas ou em comentrios especficos sobre empresas ou setores, sem uma referncia aos dados macroeconmicos internacionais. Naturalmente, isso facilita a propagao de mitos e fantasias.

Globalizao como falsa novidade

Globalizao a palavra da moda para um fenmeno muito antigo, que remonta expanso da civilizao europia, desde o final do sculo XV. Foram as grandes navegaes, iniciadas por Portugal e Espanha, que deram partida formao gradual de um mercado mundial. Portanto, o que est na origem do que hoje se conhece como globalizao a colonizao, processo que, como se sabe, gerou uma ampliao das desigualdades entre os pases colonizadores e os pases colonizados. Cabe at perguntar se o fascnio pelo tema da globalizao em pases como o Brasil no seria um reflexo atvico da mentalidade colonial.

Diga-se de passagem que no so apenas economistas de direita ou neoliberais que vm dando curso ideologia da globalizao. Muitos autores e economistas de esquerda tambm gostam de fazer uma certa onda em torno do assunto. J se formou at uma pequena indstria acadmica de esquerda, que se especializou em produzir textos, em geral de qualidade duvidosa, sobre a globalizao como nova etapa de desenvolvimento do capitalismo financeirizado, como nova forma dinmico-estrutural do capital, enfim, todo um linguajar pretensioso, que disfara a falta de anlise e pesquisa e a falta de ateno s realidades concretas.

Os dados disponveis a respeito do tema mostram que os fluxos internacionais de mo-de-obra eram muito maiores entre 1945-1975 do que atualmente. Desse ponto de vista, e apesar de toda conversa sobre globalizao, o que houve foi introverso. Os pases desenvolvidos no querem nem ouvir falar em abrir as suas fronteiras aos imigrantes de pases da frica, sia ou da Amrica Latina. Nesse particular, marcante o contraste com a belle poque, poca em que se construiu inclusive uma Esttua da Liberdade, na entrada de Nova Iorque, para dar as boas-vindas aos imigrantes. Hoje, no. Hoje, os imigrantes so recebidos a tiros na fronteira dos EUA com o Mxico.

Diante disso tudo, que sentido faz falar em globalizao ou unificao do mundo como uma nova e indita etapa da histria da humanidade? s vezes, fica a impresso de que estamos em face de uma gigantesca empulhao, de uma manipulao sistemtica de informaes. Afinal, os dados que utilizei at agora, e que ainda vou utilizar na sequncia, esto publicados. E nem sempre so de acesso to difcil. No entanto, raramente chegam ao conhecimento da opinio pblica.

Limites da Globalizao

O segundo ponto que gostaria de comentar o alcance relativamente limitado do processo recente de internacionalizao. Alm de no ser um fenmeno inteiramente novo, a chamada globalizao no tem a dimenso que se lhe quer atribuir. No tem qualquer fundamento, em especial, a idia de que a expanso das atividades internacionais, comandada por empresas ditas transnacionais ou multinacionais, estaria levando destruio das fronteiras e tornando os Estados nacionais obsoletos ou impotentes.

Do ponto de vista da dinmica econmica e do desenvolvimento de longo prazo, o componente da demanda agregada que mais interessa o investimento. Como se sabe, disso depende a formao de capital, a ampliao da capacidade de produzir. Vale a pena, ento, apresentar alguns dados sobre o peso que tm os famosos investimentos diretos estrangeiros na formao de capital. difcil, hoje em dia, abrir um jornal brasileiro e no encontrar uma manchete sobre o fabuloso crescimento dos investimentos diretos estrangeiros. De fato, esses investimentos esto crescendo no Brasil e em muitos outros pases. No caso dos pases em desenvolvimento, como o Brasil, o peso do investimento estrangeiro um pouco maior do que na maioria dos pases desenvolvidos, mas no de forma nenhuma dominante. Em geral, s em alguns pases menores, que tm mercados domsticos limitados, que o investimento estrangeiro tem peso mais expressivo na formao de capital. Na grande maioria dos pases, a criao de capacidade produtiva e, portanto, as perspectivas de desenvolvimento dependem preponderantemente do investimento nacional.

O Mito do Declnio do Estado Nacional

Outro mito associado ideologia da globalizao o de que o Estado est encolhendo no mundo inteiro. Isso pode ser verdade para os pases que esto em declnio,

mas no verdade para os pases desenvolvidos. Ao contrrio, na maioria dos pases desenvolvidos a participao do Estado na economia aumentou, em plena poca de suposto triunfo do neoliberalismo.

J cansei de ouvir bons economistas, at mesmo de esquerda, dizerem que nesse mundo globalizado no h mais como impor cargas tributrias elevadas. Alega-se que os Estados esto sendo obrigados, em toda parte, a recuar em matria de tributao, a aceitar uma diminuio dos nveis de tributao. Fala-se muito tambm na rebelio dos contribuintes, no mundo desenvolvido, contra a tributao exagerada. E, de fato, h uma grande insatisfao com o nvel da carga tributria em muitos pases.

Mas curioso notar que a despeito dessa resistncia tributao e da forte restrio que a chamada globalizao estaria criando para a capacidade impositiva dos Estados, a carga tributria macroeconmica, definida como a relao entre as receitas correntes do setor pblico e o PIB, no diminuiu no perodo recente. Ao contrrio, houve aumento na maioria dos pases desenvolvidos, em plena poca de suposta hegemonia do neoliberalismo e de avano da globalizao.

Ressalte-se, mais uma vez, que tudo isso ocorreu em plena poca de suposta vigncia do chamado neoliberalismo e nas barbas da globalizao. Os dados agregados referentes tributao nos pases desenvolvidos ainda no esto refletindo as restries que a globalizao da produo, do comrcio e das finanas estaria pretensamente impondo administrao tributria. Em termos agregados, no h indcios de que os Estados nacionais desses pases estejam sendo obrigados a reduzir a sua presso tributria.

O Mito das Empresas Transnacionais

A outra face do mito do declnio do Estado o mito de que a economia internacional vem sendo crescentemente dominada por corporaes ditas transnacionais ou multinacionais. So palavras, repito, enganosas, porque sugerem a existncia de empresas neutras do ponto de vista nacional, de empresas que transcendem as naes e operam desgarradas de suas bases ou origens nacionais. A literatura acadmica sobre a atuao internacional das empresas dos pases desenvolvidos no confirma essa imagem; indica, ao contrrio, que a grande maioria das empresas continua a ter um centro de gravidade nacional.

So poucas as corporaes verdadeiramente transnacionais, isto , que apresentam um grau de internacionalizao, do ponto de vista da gerao de empregos, de valor adicionado, de vendas e da distribuio geogrfica dos seus ativos, que poderia justificar o uso do termo empresa transnacional ou multinacional. Em geral, s encontramos empresas que se encaixam de alguma maneira nesse conceito em pases desenvolvidos muito pequenos, como a Sua, Holanda e Blgica, que so tecnicamente adiantados, mas que contam com um mercado domstico limitado. Nesses casos, possvel encontrar vrias grandes corporaes que, de fato, geram uma proporo elevada dos empregos e de suas vendas em filiais no exterior ou que mantm um percentual elevado de seus ativos fora do seu pas de origem. Mas mesmo nesses casos, a idia pode ser enganosa. Por exemplo, a Nestl, que uma das empresas mais transnacionalizadas do mundo (s tem 5% dos seus ativos e empregados na Sua), limita direitos de voto de estrangeiros a apenas 3% do total. De uma forma geral, as corporaes continuam sendo empresas nacionais.

O comportamento das grandes empresas caracterizado por uma certa ambivalncia. Por um lado, querem propagandear o seu carter supostamente

transnacional, querem fazer crer que no tm identificao especial ou preferencial com o pas onde se localiza a sua matriz. Por outro lado, nas horas decisivas, costumam pedir o apoio e a interveno dos seus governos de origem na disputa por mercados e concorrncias no mundo inteiro.

Portanto, enquanto ns aqui na periferia atrasada do mundo nos deixamos embalar pela retrica da globalizao e das firmas transnacionais, os governos dos pases desenvolvidos continuam fazendo o que est a seu alcance para ajudar as empresas de seus pases. O grau de conscincia sobre essas questes muito baixo aqui no Brasil. Quando a Vale do Rio Doce foi privatizada, poucos se preocuparam em indagar se o consrcio vencedor manteria o centro das decises da empresa, de fato, no Brasil. A maioria das pessoas que comentaram o tema na imprensa comportou-se como se essa no fosse uma questo relevante. Ora, essa s no seria uma questo importante, se pudssemos partir da premissa de que a nacionalidade do controle das empresas um dado secundrio, se as empresas fossem realmente neutras do ponto de vista nacional. Mas quando se analisa friamente o comportamento das grandes empresas de atuao internacional, aparece claramente, na maioria dos casos, um vis em favor da base nacional.

Outra rea em que proliferam impresses muito exageradas quanto influncia das corporaes transnacionais o comrcio exterior. Esses exageros afetam o debate sobre a questo tributria. claro que as grandes corporaes respondem por uma parte importante do comrcio mundial. Quanto a isso no h dvida. No h dvida, tambm, de que grande parte do comrcio internacional se faz entre matrizes e filiais do mesmo grupo empresarial. Evidentemente, isso cria problemas para a administrao tributria, em funo da prtica de preos de transferncia, por exemplo, problema que s agora o Brasil est tentando enfrentar mais sistematicamente.

Cabe ressaltar, entretanto, que esse fenmeno da elevada participao de grandes empresas no comrcio exterior no novo. O peso do comrcio intra-firma, entre matrizes e filiais, tambm no um fenmeno novo. E tambm no verdade que exista uma tendncia geral de expanso do peso das grandes empresas nos fluxos totais de comrcio exterior. O comrcio intra-firma apresentado, s vezes, como fenmeno avassalador, que estaria reduzindo drasticamente as possibilidades de tributar as empresas de atuao internacional.

Em suma, toda essa discusso est dominada por exageros e falsas novidades. De um modo geral, h uma tendncia a subestimar o poder de interveno e controle dos Estados nacionais e a superestimar a influncia e o grau de manobra de empresas consideradas transnacionais ou multinacionais.

Administrao Tributria no Brasil

Finalmente, gostaria de fazer algumas observaes sobre o tema da administrao tributria no Brasil. Trata-se, obviamente, de um aspecto fundamental da atuao do Estado. Qualquer programa srio de reforma e fortalecimento do Estado brasileiro deve dar destaque a essa questo. Como j foi mencionado, o aumento do grau de abertura comercial e financeira da economia, em particular, requer um esforo de adaptao e modernizao da parte dos rgos encarregados da administrao dos tributos.

Infelizmente, no ambiente de estadofobia que prevaleceu no pas nos anos recentes, todas as discusses relacionadas rea pblica tm ficado em segundo plano ou tm sido tratadas com preconceito e grande superficialidade. A verdade que enquanto no conseguirmos remover o entulho que colocaram em nossas cabeas durante anos de propaganda intensa, vai ser muito difcil retomar em bases adequadas o debate sobre a reforma do servio pblico, inclusive no que diz respeito administrao tributria e ao

10

fortalecimento dos rgos responsveis pela fiscalizao e arrecadao de impostos e contribuies sociais, em nvel federal, estadual e municipal.

O grande economista Nicholas Kaldor, um dos principais discpulos de Keynes, escreveu certa vez que nos pases subdesenvolvidos as presses polticas conduziam a uma administrao tributria inoperante. Um sistema fiscal ineficiente, dizia ele, ser sempre preferido por todos aqueles a quem um sistema adequado e eficiente possa afetar; e, como estes so justamente os que formam os grupos de maior influncia na sociedade, surgem os mais formidveis obstculos polticos contra a criao de qualquer sistema eficaz de tributao.

Essas palavras descrevem com perfeio o que acontece no Brasil. inacreditvel que, embora estejamos discutindo, h anos, reformas administrativas e tributrias, o tema da administrao tributria tenha ficado praticamente ausente do debate pblico. Tudo se passa como se a reforma tributria se resumisse criao de um novo arcabouo legal, como se no fosse necessrio um instrumental administrativo, na forma de funcionrios qualificados, prestigiados, adequadamente remunerados, com equipamento tecnolgico atualizado e acesso s informaes relevantes. Na concepo dominante, tudo isso no passa de detalhe.

O debate pblico de questes fundamentais para o pas se encontra num estado lamentvel. E o governo se omite em aspectos fundamentais para o fortalecimento do sistema tributrio e da administrao pblica. Evidentemente, so omisses politicamente motivadas. A fragilidade da administrao tributria altamente conveniente para segmentos poderosos da sociedade brasileira. essa fragilidade que permite a existncia de uma casta de privilegiados, que se comporta como se no tivesse, de fato, obrigaes tributrias relevantes.

11

Tudo isso faz parte de um processo mais amplo, de desarticulao do Estado e de desarmamento intelectual a que temos sido submetidos nessa nossa parte da orla subdesenvolvida do mundo. Para reverter esse processo preciso, entre outras coisas, que os brasileiros, intelectuais, economistas, jornalistas, polticos e funcionrios pblicos, tenham a disposio de pensar mais por conta prpria, luz do interesse nacional. Disso faz parte um esforo para perceber o que est realmente acontecendo no mundo e para superar as iluses e os chaves propagados por essas ideologias da globalizao, do fim do Estado nacional, do predomnio de corporaes transnacionais desvinculadas das suas origens nacionais, etc. Enquanto no conseguirmos ir alm dessas mitificaes ser muito difcil iniciar uma discusso sria e objetiva de temas prioritrios do ponto de vista da reconstruo do Estado brasileiro e do desenvolvimento do pas.

12

You might also like