You are on page 1of 7

O ministrio do diaconato

1. DICONO, Uma analise exegtica do termo H quatro palavras gregas nas escrituras que nos ajudaro a compreender o cargo do dicono. Elas so: Diakoneo - Significa servir, atender ou ministrar. No novo testamento, ela usada com relao a servir alguem numa mesa (Lc 22:24,27). Ela tambm se refere a servir as pessoas de alguma forma (Mt 4:11, 27:55, At 19:22, 2Co 8:19). Em geral, ela retrata a ajuda e apoio aos outros (Lc 8:3, Rm 15:25). Diakonia - Esta palavra significa servio, ministrio e assistncia ou socorro. No novo testamento ela usada em relao a todas as formas de servio (Hb 1:14, Ef 4:12). Ela pode se referir a preparao de uma refeio (Lc 10:40), ela usada em relao ao socorro e a ajuda aos pobres, aos que esto com necessidades (At 11:29, Rm 15:31). Ela tambm refere-se diretamente a um ministrio cristo (Rm 12:7). Diakonos - Esta palavra refere-se a um servo, garom, ministro ou dicono. No novo testamento, ela usada com relao ao servo de alguem (Mt 20:26, 23:11, Jo 12:26). Ela refere-se tambm a alguem que ajuda, consola e encoraja (1Ts 3:2). usada de uma forma especial aos encarregados da igreja (Fp 1:1, 1Tm 3:8). interessante observarmos que esta palavra usada com relao a diferentes lideres da igreja, inclusive os apstolos (Ef 3:7, Cl 1:23). Diako - Esta palavra se refere a um moo de recados. Ela no se encontra literalmente no novo testamento, mas a raiz de todas as outras trs palavras. Ela tambm usada com relao a algum que serve os outros. Pelo uso das palavras nas escrituras, observamos que esto intimamente relacionadas. Todas elas retratam o servio ou ministrio aos outros. Servir a atribuio e o dever de todo crente que deseja ser igual a Jesus. Entretanto, essas palavras so usadas tambm de uma forma especifica e oficial. Nesta ocasio, se refere a uma classe especial de pessoas chamadas de diconos (cooperadores). Os diconos (ou cooperadores) so pessoas que foram aprovadas no servio cristo na igreja local. Portanto, receberam certas reas de autoridade e de responsabilidade. Leia Filipenses 1:1. A quem Paulo endereou essa carta? ____________________________________________________________

2. A ORIGEM Quando foi criado esse cargo na Igreja? Leia Atos 6:1-6 Esse texto que foi lido proveniente dos registros da Igreja Primitiva. Ele considerado por muitos estudiosos como sendo a origem do cargo dos diconos. Trs lies importantssimas podem ser aprendidas com este texto: 1) Os diconos foram escolhidos para suprirem uma necessidade especial que surgiu porque a igreja havia crescido numericamente. Os apstolos compreenderam que no poderiam satisfazer todas as necessidades praticas da sua crescente igreja. O chamado deles relacionava-se a orao, ensinamentos e superviso geral. Perceberam que precisariam da ajuda e do servio de outros homens consagrados a Deus. Caso contrario, no conseguiriam cumprir o ministrio especial de liderana e governo para o qual Deus lhes havia chamado. Foi bom que no temessem outorgar aos outros a autoridade e responsabilidade governo e dever para servirem em reas especiais de necessidades. Necessitavam de fato do ministrio dos diconos, e com alegria deram-lhes o direito de servirem em seu nome.

2) A origem do ministrio do dicono envolveu tanto a liderana quanto o povo. O povo trouxe a sua necessidade aos apstolos. Os apstolos viram estas necessidades e a resposta de Deus para elas. A ento pediram ao povo que ajudassem na soluo do problema. O povo teve o direito de opinar na questo da escolha de quem os serviria. Os apstolos estabeleceram os padres para o ministrio, mas o povo fez a escolha reconhecendo aqueles que de fato eram ministros. A aprovao final veio dos prprios apstolos. Os resultados trouxeram grandes bnos a todos aos apstolos, aos diconos e ao povo! 3) Igrejas subsequentes aparentemente seguiram o padro da Igreja Primitiva de Jerusalm. J vimos que a igreja de Filipos tinha diconos (Fp 1:1). O mesmo se aplica a feso. Observamos isto pela carta de Paulo a Timteo. Enquanto Timteo estava servindo no ministrio em feso, Paulo lhe escreveu com relao aos cargos de presbtero e tambm de dicono (1Tm 3:1,8).

3. PADRES PARA O DICONO Deus considera muito o seu povo. Portanto, Ele tem elevados padres para o que Ele chama ao servio em Sua igreja. Vocs se lembram que certos padres ou qualidades eram exigidos dos diconos da igreja primitiva de Jerusalm. Eles deviam ser homens de bom carter, cheios do Esprito Santo e sabedoria (At 6:3). O apostolo Paulo tinha muita experincia e revelao espiritual com relao a estrutura e funo da igreja local. Seria sbio de nossa parte estudar os padres que ele descreveu para o cargo de dicono. Leia 1Timteo 3:8-13. Todos esses padres podem ser citados em trs subttulos: padres morais, familiares e espirituais.

A) PADRES MORAIS Digno de respeito (1Tm 3:8) Os diconos devem portar-se com a dignidade merecedora do seu chamado. A sua obra e o seu servio deveriam estar de acordo com o santo propsito de Deus para o seu povo. Desta forma, ganharo o respeito daqueles que servem. Sem lngua dobre Isto se refere a algum que diz uma coisa a uma pessoa, porem diz algo diferente a outras. Tambm poderia se referir a alguem que no fala realmente a serio. O dicono precisa ser honesto com todos e falar clara e francamente. No dado a muito vinho O dicono precisa estar sempre no controle de si prprio. A pessoa que bebe perde este controle, tornando-se um fraco modelo ou padro a ser seguido pelos outros. Sem ganncia O dicono precisa ser honesto e irrepreensvel em todas as suas atividades monetrias e de negcios. Ele precisa pagar as suas contas e ser bem justo e razovel para com as pessoas com as quais trabalha. Isto se aplica nos casos em que estiver trabalhando contratado por outros. Isto significa um trabalho dirio honesto como tambm um pagamento dirio honesto. Irrepreensvel (1Tm 3:10) O dicono precisa ter um elevado carter moral em todos os aspectos de sua vida. Ele precisa ter um estilo de vida consagrado a Deus e ser um cristo exemplar para que os outros possam segui-lo. Se h algo em sua vida que faa do dicono repreensvel, ele dever consertar sua vida para poder exercer seu ministrio.

Aprovado e testado O dicono precisa j ter alcanado os padres estabelecidos para o seu cargo. Estas qualidades precisam ser vistas e aprovadas em sua vida. No so padres que ele espera um dia alcanar, mas caractersticas atuais do seu crescimento e maturidade no Senhor. Todos os candidatos a diconos sero primeiramente submetido a um perodo de experincia para que sejam provados no exerccio do ministrio.

B) PADRES FAMILIARES Marido de uma s esposa (1Tm 3:12) O dicono precisa ser um marido exemplar. Ele precisa ser fiel aos seus votos matrimoniais. A sua vida precisa ser irrepreensvel e inquestionvel em seu servio ao povo de Deus. Os lideres que quebram as leis morais de Deus prejudicam muito a si prprios, aos outros e a igreja. Quando casado, o casamento deve estar regular civilmente. Governar bem a prpria casa O dicono precisa ser no somente um marido exemplar, mas tambm um pai fiel. Ele deveria servir a sua famlia com amor, sabedoria, e com autoridade bondosa. Em certo sentido, ele deveria saber como ser um dicono em seu prprio lar, antes de tentar servir na famlia de Deus.

C) PADROES ESPIRITUAIS Cheio do Esprito Santo (At 6:3) Todos os ministrios da famlia de Deus requerem o Esprito Santo de Deus. Ate mesmo servios prticos requerem poder espiritual. Somente o esprito santo de Deus pode unir as nossas capacidades naturais com os seus dons e graas espirituais. Ambos so necessrios e ambos foram dados para que cada um dos seus servos pudesse ser totalmente equipado. Cheio de sabedoria Os servios prticos necessitam no somente do poder de Deus, como tambm da sabedoria de Deus. O ministrio do dicono requer no somente muito conhecimento, mas tambm sabedoria para usa-lo bem. Deus tem um propsito para a sua igreja como um todo e para cada individuo da igreja. Nas ocasies em que as emoes se excedem, precisamos da sabedoria de Deus para mantermos um equilbrio saudvel entre estes dois aspectos. Fiel f (1Tm 3:9) Os diconos precisam conhecer a santa vontade e o propsito de Deus para a igreja. Precisam viver vidas retas de acordo com a sua santa f. O que dizem e fazem precisam de fato ser coerente com o que crem. Precisam saber que esto certos com Deus e com os seus semelhantes.

4. A IMPORTANCIA DO PADRO Estes padres nos mostram a importncia que Deus d a todas as formas de servio na casa do Senhor. No antigo testamento, somente os que se separavam para Deus poderiam carregar os vasos santos do Senhor (Is 52:11, 1Cr 15:12). Estes mesmos padres elevados para o servio so claramente vistos no Novo Testamento. Podemos ver ento que os padres para o dicono so bem semelhantes aos do presbtero. H no entanto uma diferena em seus papeis. Nada foi falado sobre os diconos ensinando ou governando na casa de Deus (1Tm 3:2,5 cf. v12). Fica claro que os diconos no so as autoridades principais na Casa de Deus. Tampouco so mestres que ministram a Palavra. O ministrio principal deles o de servir aos outros. Deste fundamento de servio, no entanto, outros ministrios podem se desenvolver. Estevo e Filipe so bons exemplos da igreja de Jerusalm (At 6:5, 8-10, 8:5-8). Comearam como diconos e por terem sido fieis nessa funo, Deus os usou num padro infinitamente mais alto.

5. A OBRA DO DICONO Com base nas escrituras obvio que o chamado principal dos diconos o do servio pratico. Desta forma, os presbteros so liberados para o seu trabalho de superviso espiritual. Os diconos receberam a responsabilidade da superviso pratica. Em sua carta a igreja de Filipos, Paulo cumprimenta tanto os presbteros quanto os diconos (Fp 1:1). Esta a nica carta em que os diconos so includos na saudao. O propsito da carta talvez explique o motivo. A igreja dos Filipenses havia enviado uma oferta a Paulo enquanto ele se encontrava na priso em Roma. Paulo respondeu com uma carta agradecendo-lhes pela oferta e os encorajando no Senhor. Se Atos 6 servir com modelo, provvel que os presbteros tenham tido a ideia de uma oferta e os diconos colocaram-na em pratica. Foram eles que organizaram a coleta e se certificaram de que fosse adequadamente entregue. A nica outra passagem bblica que se refere aos diconos a que estudamos acima 1Tm 3:8-13. Nenhuma funo para o cargo de dicono dada nesta passagem. No entanto, todos os padres estabelecidos so bem adequados para o servio pratico.

Certamente, h muitos servios prticos que so necessrios na casa do senhor. Quando uma igreja pequena, o pastor ou pastores geralmente fazem o trabalho todo. Na medida em que a igreja cresce, isso no mais possvel. A essa altura, o pastor e os presbteros deveriam ser liberados para o objetivo da orao, pregao e superviso espiritual. 6. A DESIGNAO E O PERIODO DE GESTO A bblia no nos diz nada diretamente sobre a extenso ou perodo de gesto. Aparentemente serviam por tanto tempo quanto necessrio e enquanto cumprissem os padres para o cargo. Como foi dito acima, alguns dos primeiros diconos passaram a outros tipos de ministrios. Muitos podem ter se tornado presbteros mais tarde. Um bom fundamento e cuidado para com os outros seria um importante treinamento para posies de maior responsabilidade.

7. A HONRA E GALARDO PARA OS DICONOS Os que servem bem na qualidade de dicono ganham um lugar de honra para si prprios. 1Tm 3:13 Paulo nos diz que para aqueles que servirem bem haver uma grande honra e galardes. H um significado muito grande envolto na pequena frase: Servirem bem. Ela somente pode se referir aos que foram fieis, sensveis, responsivos, dedicados e confiveis. Estevo e Filipe foram pessoas assim. Estavam dispostos a irem alem do chamado do dever e aproveitaram todas as oportunidades possveis para ministrarem o amor de Deus em ocasies de necessidades praticas e naturais. Tudo o que faziam para os outros era como se fosse para o Senhor. A honra que um dicono recebe certamente vem do povo a quem serve. Tambm poderia se referir aos galardes tanto celestiais quanto terrenos das mos de Deus. Um galardo terreno poderia ser em termos de um ministrio maior e com maiores responsabilidades. O grego neste versculo inclui a ideia de um degrau, uma posio para se seguir adiante. Poderia significar que o cargo do dicono poderia muito bem preparar a pessoa para a posio de presbtero. Muitos lderes nas escrituras comearam seus ministrios no papel de servos. No Antigo Testamento pensamos em Josu servindo Moises e em Eliseu servindo a Elias. Ambos se moveram em seus prprios e poderosos ministrios, posteriormente.

No novo testamento lembramo-nos de Timteo que servia a Paulo (At 19:22) e Joo Marcos que serviam tanto a Paulo quanto a barnab (At 13:5). J mencionamos Felipe, que iniciou seu ministrio na qualidade de dicono ao lado de Estevo (At 6:5). A segunda coisa que Paulo diz que os que servem bem recebem uma grande ousadia na f. Um bom exemplo disso Estevo. Na qualidade de dicono ele teve muitas oportunidades de compartilhar a sua f e de orar com aqueles que estavam necessitados. Deus respondeu as suas oraes e correspondeu a sua fidelidade dando-lhe um poderoso ministrio de sinais e milagres (At 6:8). Ele se tornou uma corajosa testemunha para Cristo e teve a honra de ser o primeiro cristo a morrer pela sua f. Alem disso, sem Estevo, talvez nunca tivesse havido um apostolo Paulo.

Todo lder precisa iniciar o seu ministrio com o corao e as atitudes de um servo!

You might also like