You are on page 1of 4

Prefeitura de Vitria - ES

Junho de 2013

CMEI Ocarlina Nunes Andrade

Relatrio trimestral de atividades - Artes Prof: Rogrio Afonso Turno: Vespertino

Relatrio de observao trimestral de aproveitamento na disciplina ARTES (por turma):

Grupo I:

O grupo I apresentou, em um primeiro momento, certa resistncia ao processo de adaptao. Em parte, pelo fato do professor ter iniciado suas atividades no local num perodo posterior a adaptao, e tambm em parte, por este perodo de adaptao - para uma parte da turma - ter se alongado. O grupo, em sua maioria, ainda desenvolve reflexos inatos, que so exerccios de repetio de seus atos. Na interao com os objetos e pessoas, os alunos vo assimilando suas prprias reaes aos estmulos que recebem. O grupo est mais acessvel. O projeto com msica foi bem recebido e estimulado pelo grupo de professores e auxiliares. Os alunos relacionam-se com o outro ainda de forma egocntrica. Destaque desenvolvimento: Ariella.

Grupo II

Trabalhei com os alunos a partir de repeties e estmulos com cores e formas, por meio de pinturas e msicas. Chegamos a consequentes resultados com a assimilao de tais repeties. O aluno vai construindo aos poucos uma lgica para a sua ao, junto com o material experimentado. No se trata agora de resultados, pois a experimentao (das tintas, papis e mesmo do uso da

msica) deve ser uma ao em si. Ali, as aes e repeties fazem com que os alunos possam se recordar e pode novamente produzir. Dessa feita, o que estava centrado no corpo da criana e em sua ao, vai sendo assimilado como objeto externo. Para o grupo II D, tenho uma maior participao proporcional do grupo, em relao ao grupo II C, pelo fato de os horrios das aulas, algumas vezes, conflitarem com os horrios de descanso do grupo. Em geral, tem o interesse desperto quando apresentados novos materiais.

Destaque desenvolvimento GII C : Bernardo, Cayo. Destaque desenvolvimento GII D : Matheus, Vitria.

Grupo III

O grupo bem presente. A maioria est desenvolvendo a capacidade de representao verbal e de pensamento. Interagem com os objetos o tempo todo. So muito ativos, e participam as brincadeiras que desenvolvem entre si, mesmo que hajam alguns problemas com o egocentrismo, prprio da idade. Tais problemas, quando os h, so resolvidos ali mesmo, pelas partes. O desenvolvimento motor ainda est se iniciando. Conseguem representar garatujas e alguns chegam a reconhecer seu trabalho posteriormente. O grupo muito participante nas atividades e, por vezes, conseguem desenvolver nos trabalhos mais atividades agregada do que o inicialmente proposto. J se percebe uma memria mais desenvolvida e uma maior habilidade de expressar emoes, mesmo que a compreenso de tais emoes, pelo outro, no seja levada em conta algumas vezes.

Destaque desenvolvimento: Lucas, Calebe, Matheus Potasso.

Grupo IV

Os alunos do grupo IV, percebe-se nas observaes que pretendemos informar, j desenvolvem uma capacidade de representao por formas diferentes, como brincadeiras, construo de objetos pelo processo plstico, o princpio da representao pelo desenho. Tem uma linguagem muito

desenvolvida, com destaques variados. J se permitem criar significaes para seus objetos, incluindo-os em suas brincadeiras. O grupo se apresenta - em geral bem - tranquilo, receptivo s propostas apresentadas (em forma de dinmicas, em geral) para o trabalho, bem como assimila as regras de convvio sem muita dificuldade. Conseguem se organizar nos espaos definidos da sala quando a atividade no proposta ao grupo em um mesmo tempo, mas em cadncias de tempo sem que sejam necessrias intervenes constantes. uma turma muito presente, com ndice de faltas baixo.

Grupo V: Em sua maioria, o grupo j participa do convvio escolar, e tem esta referncia na mesma unidade de ensino. So construdos laos entre eles, o que gera alguns problemas na organizao geral para as aulas. Em sua maioria, os alunos conversam de forma natural, estimulados pelos trabalhos. Poucos se apresentam como introvertidos, mas no convvio do grupo tais diferenas so assimiladas e, em geral, resolvidas (as observaes se do durante o limitado perodo das aulas). A classe tem interesse por jogos, pela contao de histrias, - em que muitos participam ativamente colagens, pinturas e desenhos. J se reconhecem em seus trabalhos. Criar marcas para si. Alguns chegam mesmo a reconhecer o trabalho do colega, revelando uma capacidade de observao mpar.

Grupo VI:

Os alunos tem bastante autonomia. Inclusive para propor atividades diversas das apresentadas. Percebe-se que, a liberdade de expresso uma marca nas turmas, sendo percebida mesmo fora do conjunto de exerccios. So crianas alegres, que tem muita energia. Nos trabalhos em grupo, como pintura e colagens, conseguem discutir assuntos pertinentes qualidade individual dos trabalhos e trata-los com devida vnia. Mesmo quando surgem discusses (dado s comparaes entre os trabalhos produzidos, coisa relativamente comum entre grupos) so motivo de alegre relao. Esto sempre dispostas a compartilhar sua energia em brincadeiras mesmo em espaos limitados, como na sala de aula que possam construir novas perspectivas para a discusso da s relaes propostas pelos espaos da escola. Apresentam

respostas diversas aos estmulos dados pelos trabalhos, respostas mesmo inesperadas, o que s contribui com a possibilidade de observao da diversidade lingustica e relacional da comunidade.

Destaque desenvolvimento: Sophia, Vitrio.

Vitria, 30 de junho de 2013-07-2013 Prof. Rogrio Afonso

You might also like