You are on page 1of 18

COMUNIDADES NEGRAS RURAIS NO NORTE DO CEAR: IDENTIDADE, MEMRIAS E ETNICIDADE.

ADAUTO NETO FONSECA DUQUE*

A trajetria de comunidades negras no estado do Par, em busca de autoidentificao como descendentes de quilombos, foi demonstrada por Duque (2004) em dissertao de mestrado defendida no programa de ps-graduao em Histria na Universidade Federal do Cear (UFC). No contexto dos Grandes Projetos de desenvolvimento da Amaznia essas comunidades tradicionais mantiveram uma relao conflituosa com uma mineradora instalada prxima a rea identificada, pela memria local, como tendo sido ocupada por negros que no sculo XVIII fugiam das fazendas de gado instaladas no Baixo Amazonas. Vale ressaltar que uma dessas comunidades, em 1995, foi titulada a partir da prerrogativa do Artigo 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitria, contido na Constituio Brasileira promulgada em 1988. Partindo do pressuposto que a questo negra no Brasil ainda est em aberto e carente de explicao, a regio norte do estado do Cear destaca-se como um espao com forte enraizamento na historiografia e no senso comum de negao da presena negra. De acordo com Clovis Moura (1988) os estudiosos do problema negro em nosso pas estabeleceram um esteretipo que vem sendo constantemente repetido sem que se faa uma anlise crtica do seu contedo: o da pouca ou nenhuma influncia cultural e tnica do negro nas reas convencionalmente chamadas de serto do Leste, Nordeste e Norte do Brasil. No sentido contrrio da negao da presena negra, os quilombolas reconfiguram suas vivncias negando sua inexistncia e demonstrando a invisibilidade expropriadora que demarca a histria desses grupos no Cear contemporneo. Podemos citar a situao das comunidades Lapa (Municpio de Graa); Batoque (Municpio de Pacuj); Minador (Municpio de Novo Oriente); Timbaba (Municpios de Corea e Moraujo); Queimadas (Municpio de Crates); Nazar (Municpio de Itapipoca); Lagoa das Pedras (Municpio de Tamboril) que so identificadas, pelos moradores e pelas pessoas de fora, como descendentes de negros escravos. Existem tambm notcias de grupos negros vivendo em espaos rurais nos municpios de Ip,
*

Mestre em Histria Social pela Universidade Federal do Cear; Professor no Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA); Professor na Universidade Estadual Vale do Acara (UVA).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Pires Ferreira, Morrinhos, Mucambo e Ipueiras. Timbaba recebeu o titulo de autoreconhecimento como comunidade quilombola em 2007, Lagoa das Pedras tem um laudo antropolgico sendo analisado pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA). O caso mais complexo o de Queimadas, pois as foras polticas e econmicas locais demonstram ser contrrias aos seus objetivos e questionam a autoidentificao de uma comunidade como quilombola na regio. Fato que refora a necessidade de buscar no passado e nas memrias os suportes da cultura, religiosidade, hbitos e costumes, definindo estratgias para romper com a idia de ausncia de quilombos ou mesmo de negros no Cear:
Aos remanescentes de quilombos do Cear o reconhecimento por parte do Estado de uma srie de direitos implicou no resgate de uma discusso sobre a suposta inexistncia de negros no Estado. Por mais que parea contraditrio dizer que no exista negro em um Estado cujo pas carrega consigo uma tradio de trezentos anos de escravido essa ainda uma ideologia muito forte no senso comum do cearense. No resta dvida a respeito da existncia de comunidades negras rurais no Estado, contudo, a identificao como remanescente de quilombos ainda cercada de muitas incertezas a respeito das implicaes prticas das polticas pblicas e porque no dizer de uma carga negativa associada ao termo (FONTELES, 2008).

A negao da presena de uma comunidade quilombola chega a ser discutida por um Jornal de Crates ao deixar claro que um conflito se anuncia e uma tragdia iminente caso haja a violao do direito dos donos das terras pretendidas pelos quilombolas. A violncia e agresso ao passado esto configuradas no ttulo de dois artigos: Queimadas pode virar rio de sangue e fogo e Queimadas: quilombo ou ninho de avies. Essas dinmicas de negao e permanncia precisam ser conhecidas, pois perceptvel que ambas as foras em antagonismo esto de armando para o embate. As comunidades negras estabelecem um processo de organizao em torno da etnicidade, identidade e luta pela terra como espao de tradio quilombolas e os latifundirios, fazendeiros e o poder pblico recorrem a legislao, a fora do documento de posse de propriedades e a fora das armas. No artigo Queimadas pode virar rio de sangue e fogo o autor chega a afirmar que o movimento quilombola pode ser transformado em movimento quilombala. Acrescenta:
Recrudesce a onda quilombola em Crates. Novamente ela volta e ameaa e pretende transformar a regio do distrito de Queimadas, num rio de sangue e fogo. Tentam nos fazer crer na mentira do sculo, na falsa afirmao da existncia de um quilombo na pacata regio de Queimadas, refgio para

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

negros cativos. Crates nunca foi, em tempo algum, territrio da escravatura, e jamais o trfico de seres humanos por aqui se estabeleceu. A histria do municpio no registra proprietrios ou mercadores de escravos nem terras onde negros trabalharam sob o regime de escravido. O solo de Queimadas nunca se destinou ao cultivo da cana de acar e outras culturas que necessitassem de mo-de-obra escrava (GAZETA DO CENTRO-OESTE, 2010).

preciso enfatizar que quilombo um conceito que foi sendo modificado ao longo da perspectiva scio-poltica, econmica e cultural por ele despertada. O quilombo procurado pelo autor do artigo para justificar a violncia contra a memria de seus descendentes realmente no est mais presente em Crates ou mesmo em qualquer parte do Brasil. Todavia, h uma memria de luta, de resistncia e, principalmente, h uma necessidade incontestvel de proteger os lugares da memria, da tradio e preservao de vivncias enquanto descendentes dos escravos negros presentes da histria do Cear. A forma e a fora da identidade quilombola aparecem como elementos necessrios na luta das comunidades entendidas como tradicionais. Entendemos por tradicionais os grupos sociais cuja identidade social e cultural distinta da sociedade dominante que os torna vulnerveis por serem desfavorecidos pelos processos de desenvolvimento (BANCO MUNDIAL, 1990 apud COLCHESTER, 2000). Na regio norte do Cear, ainda que haja uma conjuntura local desfavorvel, as comunidades seguem com suas tradies e demonstram capacidade de ressignificar suas vivncias individuais e coletivas. Reminiscncias presentes no cotidiano que incomodam as foras scio-polticas estabelecidas na regio. As mudanas em uma sociedade comeam a partir da observao dos mecanismos colocados em marcha na redefinio da realidade de determinados grupos sociais. No caso dos quilombos da regio norte recente suas manifestaes em torno da percepo de grupo tnico diferenciado pela trajetria histrica. Essa uma considerao necessria, mas no se constitui de forma negativa em relao busca colocada em pauta pelos negros. No alvorecer do sculo XXI, defrontamo-nos com grupos sociais buscando reconhecimento de sua existncia. So negros e ndios que constroem trajetria histrica respeitvel, deixando claro sua importncia na formao da sociedade nacional. Nesse contexto, encontram-se:

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

(...) populaes negras que vivem no meio rural e se auto-identificam como Comunidades Negras Rurais, Terras de Pretos, Quilombos, Mucambos e outras designaes correlatas; so um grupo tnico com uma cultura e histria da populao negra. Marcada pela coragem, resistncia, organizao e, principalmente, pela luta em defesa de direitos sagrados: Terra, Liberdade, Participao Poltica, Cidadania e Igualdade (RELATRIO DA II REUNIO NACIONAL DAS COMUNIDADES NEGAS RURAIS QUILOMBOLAS, 1996).

As lutas cotidianas afloram sentimentos de revolta contra traos marcantes da escravido presentes na realidade dos afro-descendentes. Permanncias visualizadas na luta pela terra, pelo reconhecimento de sua alteridade e no combate discriminao racial. Lutar contra as imposies sociais uma realidade constante, pois
(...) ao longo de sua trajetria neste pas, a populao negra foi vtima de uma elite racista que buscou ser detentora de sua liberdade e tornou-se proprietria das terras daqueles que nelas efetivamente moram e trabalham: negros, ndios e excludos em geral. Atravs da injustia e da manipulao, concentrou-se grandes extenses de terras em mos de meia dzia de privilegiados, relegando s favelas e palafitas os desertados da nao. Neste processo, centenas de povos indgenas e quilombolas foram dizimados a ferro e fogo. Contudo, apesar de negados pela histria oficial, os quilombos existiram em todo pas, tendo construdo um marco da resistncia da populao negra contra a opresso (RELATRIO DA II REUNIO NACIONAL DAS COMUNIDADES NEGAS RURAIS QUILOMBOLAS, 1996).

Alis, vivenciar a discriminao, sentir a excluso social e sofrer presso de agentes exteriores no so fatos que ocorrem unicamente com os grupos negros. Para tanto, basta observar a trajetria das naes indgenas, numa construo constante pela sobrevivncia tnica e cultural e manuteno de seus espaos, elementos fundantes de pertena e de identidades. Hoje, as comunidades quilombolas mantm contato com rgos do Governo Federal como o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) e Fundao Cultural Palmares e assim, se apropriam de conceitos e conhecem outros espaos que passaram por processos de auto-reconhecimento em busca da posse da terra. De acordo com Almeida (1989) nesses espaos, designados simbolicamente como terra de negros, terra de santos, dentre outros, a terra ganha conotaes diferenciadas e diversificadas, constituindo-se inclusive em lugar de tradio, pois pertencem a uma coletividade. A terra passa a designar espao do simblico, onde as tradies culturais estabelecem os mecanismos de seus significados enquanto prtica cotidiana seja no espao da religiosidade ou no mundo do trabalho. Nesse contexto, reforam os mecanismos da coletividade:

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

[percebidas em] situaes nas quais o controle dos recursos bsicos no exercido livre e individualmente por um determinado grupo domstico de pequenos produtores diretos ou por um de seus membros. Tal controle se d atravs de normas institudas para alm do cdigo legal vigente e acatadas, de maneira consensual, nos meandros das relaes sociais estabelecidas entre vrios grupos familiares, que compem uma unidade social (ALMEIDA, 1989: 163).

Os quilombolas do Cear esto se percebendo como parte desse contexto ancestral e vo se inserindo nas dinmicas polticas de lutas, colocando seus interesses e necessidades em evidncia. Atravs da conversa com antigos moradores e baseados em memrias locais, reforam o sentido e o sentimento de grupo detentor de um passado comum:
A fim de que uma sociedade exista e se mantenha, assegurando um mnimo de coeso, preciso que os agentes sociais acreditem na superioridade do fato social sobre o fato individual, que se dotem de uma conscincia coletiva, isto , um fundo de crenas comuns que exprima o sentimento da existncia da coletividade (BACZKO,1985:306).

A identidade, elemento dinmico e presente no cotidiano dos remanescentes, passa por redefinies, configurando-se como smbolo da diferenciao entre os grupos. Alicerados em passado de resistncia, os quilombolas, envolvidos na demarcao de espaos ocupados por fazendeiros e latifundirios, rompem com o isolamento histrico e reforam a identidade tnica negra, detentora da tradio e da memria sobre a escravido. A temtica e a problematizao em torno da histria dos negros no Cear encontra-se em fase de definio no campo das relaes de poder nos quais os sujeitos historicamente definidos como grupos reafirmam e ressignificam suas condies de existncia social. Para comear uma discusso a cerca do quilombo contemporneo no Cear, preciso colocar em prtica a interdisciplinaridade, pois no campo temtico da Histria somos questionados a cerca de categorias e conceitos de cultura e identidade ligados a antropologia. Nesse contexto, percebemos que trabalhadores negros rurais, por conta dos embates sociais, vo ressignificando prticas e assumem a postura tnica e poltica quilombola. H sempre uma ideia de recuperar cultura, memria, tradio, histria e demais vivncias que foram perdidas. Enfim, questes envolvendo embates com o presente e com o passado nos colocam uma srie de possibilidades para historicizar a trajetria das comunidades

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

quilombolas. A discusso sobre identidade e etnicidade afro-descendente no Cear no negligencia que a historiografia e o senso comum continuam negando a presena negra no estado. Todavia, possvel construir outra histria dos quilombolas, rediscutindo a histria da trajetria desses afro-descendentes que encontraram, na dinmica de insero na sociedade local, o caminho natural da negao enquanto negros. Como enfatiza Frank Ribard (2009) buscamos a caracterstica do ser, culturalmente, fenotipicamente, socialmente, espiritualmente... herdeiro, de uma forma ou de outra, do legado africano. As comunidades negras aprenderam a fazer uso poltico do passado, levando a memria a ser constituda para dar sentido identidade projetada no presente de luta por exemplo pela posse das terras de preto. Terras, aqui identificadas como espao de trabalho e de tradio, justificando a conservao da memria e da identidade negra. O uso do passado nesse caso pode ser entendido a partir da percepo de ressignificao que o quilombo assume na contemporaneidade. As comunidades buscam entender os caminhos que fundam e fundamentam a peculiaridade ancorada na etnicidade e na memria de seus indivduos. Surge, portanto, uma identificao com a trajetria histrica negra ligada a resistncia quilombola. Em outubro de 1994, o Grupo de Trabalho, constitudo pela Associao Brasileira de Antropologia (ABA) fez estudos sobre comunidades negras rurais, com vistas aplicao do artigo 68, e, divulgou um documento com a definio do conceito de remanescentes de quilombos (atualmente quilombolas), os quais:
(...) constituem grupos tnicos conceitualmente definidos pela antropologia como um tipo organizacional que confere pertencimento atravs de normas e meios empregados para indicar filiao ou excluso. Contemporaneamente, portanto, o termo no se refere a resduos ou resqucios arqueolgicos de ocupao temporal ou de comprovao biolgica. Tambm, no se trata de grupos isolados ou de uma populao estritamente homognea. Da mesma forma nem sempre foram constitudos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados, mas, sobretudo, consistem em grupos que desenvolveram prticas de resistncia na manuteno e reproduo de seus modos de vida caractersticos num determinado lugar (Boletim Informativo do Ncleo de Estudos sobre Identidade e Relaes Intertnicas, 1996:81-82).

A historiografia recente e a produo acadmica, principalmente trabalhos de dissertao de mestrado defendidas na Universidade Federal do Cear contribuem no processo de desconstruo da ausncia e preenchimento da lacuna sobre a presena negra escrava no Cear. Na regio norte do Estado trabalhos monogrficos (graduao e especializao) de alunos da Universidade Estadual Vale do Acara (UVA) tambm do conta do mundo do trabalho no sistema escravista e apresentam resultados concretos (a

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

presena das comunidades afro-descendentes) e simblicos (memria, tradio, festas, religiosidade, danas, brincadeiras) que qualificam como significativa a trajetria negra no Cear. Os trabalhos esto ancorados em fontes cartoriais e eclesisticas, inventrios, partilhas de bens e tambm na memria e oralidade. Entre os quais listamos: Festa do Rosrio da Lapa (1945-1972) Aurineide da Cunha Silva; A escravido na cidade de Sobral (1835-1850) Maria Simone Mendes Almeida; Sobral: vida e bitos dos escravos de 1817-1842 Sandra Helena de Menezes; Escravatura em Sobral: relao entre senhor e escravo no sculo XIX (1870 a 1884); Batismos e bitos de escravos: sociabilidades na Ribeiro do Acara (1725-1798) Francisco Jos Bauduno da Silva; Alforria na Pi em Sobral (1871-1876) Maria Simone M. Almeida; Memria do Rosrio da Lapa Raquel de Abreu Marques; Voc quer saber histria velha eu vou contar: lembranas e vestgios do tempo cativeiro Paulo Henrique Sousa Martins. Os estudos citados despertam e concretizam a necessidade conjuntural de entendermos a trajetria dessas comunidades que existem de fato, mas so carentes de direitos. Para Hebe Mattos (2005-2006) o Movimento Negro no Brasil h tempos agrega ganhos qualitativos e reconhecimento para os negros. Todavia, o artigo 68 do ADCT que cria a perspectiva reconhecimento histrico atravs da posse de terras. Assim,
as comunidades negras rurais isoladas alcanaram certa notoriedade como possveis descendentes de antigos quilombolas. A aprovao do artigo sobre os direitos territoriais das comunidades dos quilombos culminou, assim, todo um processo de reviso histrica e mobilizao poltica, que conjugava a afirmao de uma identidade negra no Brasil difuso de uma memria da luta dos escravos contra a escravido (MATTOS, 2005-2006: 03).

Para reforar a mobilizao poltica necessrio haver um sentido de coletividade. Essa uma questo sensvel na maioria dos espaos onde a presena quilombola tem destaque. Para esses trabalhadores comeam a surgir as possibilidades de ganhos significativos no embate com donos das terras que eles ocupam em parceria ou mesmo como funcionrios de fazendas. Nesse caso exemplar a comunidade Timbaba, em Pires Ferreira, os moradores ocupam terras particulares e tentam no desagradar o proprietrio por medo de serem expulsos. No h mobilizao entre o grupo. O sentido e o sentimento de grupo detentor de um passado comum e o conhecimento de uma legislao capaz de lhes devolver a dignidade, enquanto

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

proprietrio da terra ancestralmente ocupada, precisa ser construdo coletivamente. Nesse contexto, o enfrentamento acaba por ser uma ampliao da viso de pertena ao lugar e as memrias constitudas no local agregando os sujeitos em busca de reforar uma identidade social, reforada pelas histrias de resistncias, fugas e manuteno da percepo de ser quilombola. A busca consciente, pois est alicerada em marcos do passado escravista ou de escravo fugido, formatando as identidades. No Cear, a construo de um imaginrio que possa unir os quilombolas - seja por laos de parentesco, por compartilharem de uma histria comum ou por interesses pela terra est em fase de experimentao, pois o cotidiano dos grupos tradicionais est marcado pela presena de fazendeiros, posseiros, latifundirios e grileiros e do poder pblico municipal que continua atrelado a essas foras locais e operam como agentes da privao de direitos aos demais moradores:
Nossa justia, tradicionalmente omissa e indiferente em relao aos costumes e ao direito costumeiro, s reconhece no posseiro, no ocupante, no lavrador em terra devoluta a condio de sujeito de contrato, juridicamente igual, portanto cidado, no momento em que o priva dos direitos que ele supe ter com base no consuetudinrio, no momento em que reveste de legalidade o ato de sua expulso da terra em que mora e trabalha, no momento em que desfaz o suposto contrato entre o pretenso proprietrio e o pretenso invasor (MARTINS,1998:675).

Entendemos que a dinmica da histria se constri ao longo dos embates e das necessidades colocadas para os grupos sociais. Alm disso, no Brasil h uma legislao que garante determinados direitos: sade, educao e investimentos para a produo sob a gide da manuteno da tradio:
o quilombo enquanto categoria histrica detm um significado relevante, localizado no tempo, e na atualidade objeto de uma reinterpretao jurdica quando empregado para legitimar reivindicaes pelo territrio dos ancestrais por parte dos denominados remanescentes de quilombos (ACEVEDO E CASTRO,1998:29).

Na perspectiva de legitimao da ocupao das terras de pretos e na busca pelo ttulo definitivo de propriedade da terra, os descendentes dos quilombos reafirmam sua identidade, fazendo da luta de seus antepassados uma bandeira de combate e resistncia no presente. Na maioria das comunidades a memria fundamenta o vnculo entre passado (de resistncia e formao das comunidades) com o presente (ressignificao identitria e luta pela terra), incorporando novas experincias e gerando outras formas de compreenso e de resistncia.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

A memria gira em torno da relao passado-presente, e envolve um processo contnuo de reconstruo e transformao das experincias lembradas, em funo das mudanas nos relatos pblicos sobre o passado. Esse sentido supe uma relao dialtica entre memria e identidade. Nossa identidade (ou identidades, termo mais apropriado para indicar a natureza multifacetada e contraditria da subjetividade) a conscincia do eu que, com o passar do tempo, construmos atravs da interao com outras pessoas e com nossas pessoas e com nossas prprias vivncias. Construmos nossa identidade no processo de contar histrias, para ns mesmos como histrias secretas ou fantasiosas ou para outras pessoas, no convvio social (THOMSON,1997:57).

Assim, que se d a apreenso desse processo histrico de resistncia dos quilombolas, fazendo das lutas do tempo presente uma continuidade da histria vivenciada por seus antepassados. Atualmente, no Cear e na historiografia sobre a escravido negra, no tem mais espao para a negao. O sentido de uma produo engajada dever dar sentido e percepo positiva da participao do negro na constituio scio cultural desse Estado. Viajando pelo interior do Estado, percebe-se a crescente demanda por polticas pblicas que atendam de fato as necessidades de trabalhadores rurais, camponeses, parceiros, enfim, pessoas que usam a terra como espao de trabalho e ressignificao de suas trajetrias enquanto grupos sociais. Nessa perspectiva, tem chamado ateno a organizao de grupos de trabalhadores que ao se mobilizarem utilizam a etnicidade como suporte necessrio e incontestvel de suas solicitaes enquanto grupos tradicionais e peculiares pela sua trajetria histrica. Independente das intenes individuais h uma percepo coletiva de organizao e formatao de discursos de conhecimento histrico e conscientizao dos grupos envolvidos nas disputas pele passado e manuteno de status no presente. Assim, o alvorecer de sentimentos de pertena agua as memrias e prepara as comunidades para um embate poltico, econmico e com a prpria memria local. So espaos de conflitos sobre o passado negro escravo no Cear.

Breve quadro sobre produo historiogrfica

No Brasil, possvel verificar uma vasta produo bibliogrfica sobre a escravido negra e as peculiaridades regionais do mundo do trabalho imposto pelo sistema escravista. A Histria Social enveredou pelos caminhos da dinmica do sistema

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

e tambm o objetivo e sentido da resistncia dos escravos ao cativeiro em busca da liberdade.


as temticas escravido e abolio tm suscitado uma produo historiogrfica que busca constituir como objeto de sua preocupao o resgate dos mltiplos significados apreendidos nas falas at ento silenciadas. Recuperam a histria do negro cativo, a sua luta social, o seu imaginrio, a percepo de mundo dos brancos, descobrindo e compreendendo o mundo que os escravos criaram, numa outra perspectiva de anlise histrica (FUNES,1995:12-13).

As divergncias e as polmicas surgem porque as interpretaes esto condicionadas a diferentes influncias, assim, autores e obras trazem a marca de seu tempo e os arcabouos terico-metodolgicos, embasamento crtico e posies polticas, refletindo os pressupostos ideolgicos de diferentes matizes sociais. O perodo escravista foi um momento conturbado da histria brasileira, caracterizado por imposies e uso da fora dos senhores contra os escravos, mas a historiografia d conta de aes eficientes dos cativos lutando pela liberdade. Entre arranjos e negociaes, os negros saam vencedores, pois a capacidade de opor-se aos projetos do senhor foi, algumas vezes, muito forte. Nem sempre os poderosos senhores, ou seus prepostos, conseguiram, mesmo no campo estrito da produo, impor suas vontades, ritmos e interesses (REIS E SILVA,1989:16). Havendo possibilidades de negociao, os escravos mostravam sua fora no sistema escravista brasileiro. Mesmo no sendo reivindicaes sempre bem sucedidas, esses so momentos que marcam posies de agentes antagnicos em um mesmo sistema. Tal percepo afirmada por Stuart Schwartz (2001:13), pois, os escravos no eram agentes histricos independentes capazes de construir o prprio destino, mas os senhores s vezes tambm se deparavam com limitaes impostas pelos atos e pelas posturas dos escravos. Assim, homens escravizados e homens que escravizavam tentaram delimitar seus domnios e impuseram os limites de aes nas relaes senhores/escravos, limites que tangenciam a fronteira da tolerncia, sendo esta quebrada, fazem da fuga a forma mais forte de resistncia. Dentre outras possibilidades de resistncia, a fuga aparece como uma maneira do cativo demarcar seus espaos de vivncia dentro do sistema escravista. O quilombo surge como fruto das contradies estruturais do sistema escravista e reflete, na sua dinmica, em nvel de conflito social, a negao desse sistema por parte dos oprimidos (MOURA,1987:13). Ideia que no encontra respaldo em estudos de Flvio Gomes e

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

Eurpedes Funes, para os quais o escravo rompe com condio de cativo, mas no com a sociedade escravista, mantendo estreitos laos comerciais, apesar da luta de classe estar colocada para esses grupos. Os fugitivos nem sempre se dirigiam diretamente para os quilombos, s vezes buscavam os espaos urbanos, onde conseguiam viver no anonimato. Porm, inegvel que a formao das sociedades quilombolas incomodaram e provocaram a sociedade escravista, alm de mexer com o cotidiano dos cativos.
As comunidades de escravos fugidos que se formaram em todo o Brasil no s na provncia fluminense ao longo do perodo da escravido procuraram, na medida do possvel, transformar os limites da dominao escravista. Neste sentido, enquanto sujeitos histricos, os quilombolas recriaram um mundo novo dentro dos variados mundos da escravido (GOMES,1995:36).

Conceito historicamente construdo, o quilombo foi um espao formado por negros fugidos, onde conquistavam autonomia, liberdade e agiam em funo de suas percepes contra a sociedade escravista, havendo, um sentido poltico de protesto (GOMES, 1996). A historiografia sobre as fugas para os quilombos ajuda a compor um quadro da resistncia escravido, sendo longa a lista de autores que estudaram os quilombos brasileiros, especialmente Palmares(REIS E GOMES,1996:11). Contudo, nesses estudos o fenmeno do aquilombamento serve de suporte para mostrar, principalmente, a poltica governamental no sentido de erradicar as fugas. No artigo Do Singular ao Plural: Palmares, capites-do-mato e o governo dos escravos, Silvia Lara discute a resistncia quilombola e as dificuldades para erradic-la atravs de aes que despendiam quantidades vultosas de recursos, os quais as autoridades no estavam dispostas a pagar. A trajetria dos quilombolas no Brasil pode ser verificada em dezessete artigos que esto na coletnea Liberdade por um fio: histria dos quilombos no Brasil, sobre a obra afirma Jos Carlos Sebe Bom Meihy (1998:154):
Dois arranjos nortearam o livro: os espaos geogrficos que percorreram o mapa brasileiro e o atravessamento temporal que flui do sculo XVII at o presente. Exibindo um contexto geral, de sul a norte do pas a fuga de escravos mostrada como prtica incessante de busca da liberdade, dignidade. A persistncia deste recurso atravs dos tempos deixa entrever a longa durao do tratamento separatista entre negros e brancos.

No Cear, verifica-se alguns trabalhos dando conta da experincia escrava, mas a lgica de negao da presena negra escrava e sua importncia, no mundo do

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

trabalho caracterstico da regio, acabou por minimizar produes sobre os descendentes desses escravos. Todavia, notria nas memrias locais e fontes trabalhadas recentemente, descortinar a presena do negro escravo na lavoura, pecuria e tambm em atividades produtivas no espao urbano. O professor Francisco Jos Pinheiro na obra Notas sobre a formao social do Cear (1680-1820), ao delimitar um dos espaos de sua pesquisa a regio norte da capitania categoriza a terra como espao produtivo pela agricultura e pecuria e seus proprietrios (pequenos, mdios ou grandes) so beneficiados pelo investimento que faziam na mo-de-obra escrava negra, chegando ao percentual de 83,4%. Na regio norte do Cear so notrias produes clssicas como a obra A Escravatura e a Abolio dos Escravos em Sobral, do Padre Joo Mendes Lira, cabendo uma crtica por no ter uma escrita acadmica e problematizada, mas apresenta informaes sobre condio escrava na regio de Sobral. E, tambm, Histria de Sobral, de D. Jos Tupinamb da Frota, na obra o escravo surge como parte necessria para manuteno de status social e trabalha no espao domstico sob o atento olhar de seu proprietrio. Entre os trabalhos recentes, somando-se a historiografia crtica em relao temtica, est a obra Irmandade e festa: Rosrio dos Pretos de Sobral (1854-1884) do professor Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, que discute a presena negra a partir da Irmandade do Rosrio, marcada na memria da populao local como ambiente de confraternizao de negros. Na perspectiva dos estudos sobre a escravido, renovam-se as discusses acerca da resistncia escrava, desvinculando-se da procura por elementos de sobrevivncia africana nos quilombos e da exaltao de suas tticas de guerrilha, como pensavam os culturalistas. Tambm, intensificam-se as preocupaes em torno da pesquisa documental e ampliao de fontes manuscritas, orais, elementos da cultura material e peas arqueolgicas, alargando as discusses e o conhecimento sobre quilombos por todo o Brasil (DUQUE, 2004). nessa ampliao de fontes que se utilizam com propriedade as falas e lembranas que brotam da memria dos descendentes dos aquilombados, presentes na maioria das regies do Brasil, memrias que apresentam acontecimentos dos quais a pessoa nem sempre participou, mas que, no imaginrio, tomaram tamanho relevo que,

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

12

no fim das contas, quase impossvel que ela consiga saber se participou ou no (POLLAK,1992:209). As narrativas trazem fatos vivos, vividos por tabela, rememorados por um indivduo em sua leitura pessoal e individual, mas carregada de elementos e acontecimentos coletivos. A memria assume o status de reconstruo psquica e intelectual que acarreta de fato uma representao seletiva do passado, um passado que nunca aquele indivduo somente, mas de um indivduo inserido num contexto familiar, social, nacional (ROUSSO,1998:94). A memria, nas comunidades tradicionais, assume seu conceito bsico de presena do passado. Assim, as demandas por explicaes no presente vo sendo preenchidas pelas reminiscncias emergentes da memria dos descendentes dos grupos sociais constitudos como quilombolas. A histria dos descendentes da escravido estudada como um campo de possibilidades coerentes com suas reivindicaes e pelas quais os sujeitos envolvidos numa teia de tenses culturais, polticas e econmicas, esto constantemente (re)construindo vivncias, tomando o cotidiano como simbologia de conflitos e dimensionam a prpria identidade como:
representaes inevitavelmente marcadas pelo confronto com o outro, por se ter de estar em contato, por ser obrigado a se opor, a dominar ou ser dominado, a tornar-se mais ou menos livre, a poder ou no construir por conta prpria o seu mundo de smbolos e, no seu interior, aquelas que qualificam e identificam a pessoa, o grupos, a minoria, a raa, o povo. Identidades so, mais do que isto, no apenas o produto inevitvel da oposio por contraste, mas o prprio reconhecimento da diferena (BRANDO apud SILVA, 1988:30).

Na regio norte do Cear h um embate que se anuncia e as foras da legalidade, representadas por documentos de posse das terras registradas em cartrio e at o discurso da manuteno da ordem estabelecida e da paz que deve reinar nos espaos rurais, cria-se um clima de medo que os quilombolas esto se propondo a enfrentar. De acordo com Dedival Brando da Silva (1988):
as identidades dos atores sociais so construdas em situaes, na conjuno de relaes sociais, entre agentes, grupos ou classes sociais, como resultado de um trabalho interativo, de um saber e de um poder, quando as pessoas procuram dar formas e significados s suas representaes.

Todavia, tambm nesse momento, que as comunidades se voltam para os significados das histrias, as brincadeiras, as festas de santos, as danas e demais elementos apontados como matrizes deixadas por seus antepassados e vo estruturando novas formas de enfrentar as realidades contemporneas:

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

13

Quando uma coletividade se sente agredida pelo exterior por exemplo, uma comunidade de tipo tradicional agredida por um poder centralizado moderno de tipo burocrtico ela pe em marcha, como meio de autodefesa, todo o seu dispositivo imaginrio, a fim de mobilizar as energias dos seus membros, unindo e guiando suas aes (BACZKO,1985:310).

Compreende-se que as identidades dos atores sociais so construdas em situaes, na conjuno de relaes sociais, entre agentes, grupos ou classes sociais, como resultado de um trabalho interativo, de um saber e de um poder, quando as pessoas procuram dar formas e significados s suas representaes (SILVA, 1988:30). Buscamos a histria dos escravos a partir de suas experincias no mundo livre, vivncias guardadas nas narrativas que preenchem a contemporaneidade dos descendentes. Estes, despertados pelas aes afirmativas, partem em busca de direitos, percorrendo os emaranhados das lembranas de seus antepassados cativos e livres presentes em suas memrias.
a memria do eu sempre, em primeira instncia, uma memria de famlia. E a este nvel que melhor se poder surpreender os laos que existem entre identificao, distino, transmisso e a sua interiorizao como norma: recordar-se o esprito de famlia, porque necessrio preite-lo, retransmitilo e reproduzi-lo (CATROGA apud FUNES, 2009: 149).

As discusses tericas, recentes, fazem das lembranas dos descendentes da escravido objeto de estudo sobre a resistncia e identidade quilombola. Deixando que seus descendentes relatem suas memrias nos aproximamos do passado de luta, negociao e resistncia dos negros e consequentemente percebemos o mundo fsico e simblico que construram ao subverterem o mundo idealizado pelos brancos. Nesse caso, as narrativas ganham status de fontes para a histria, porque elas so construdas por uma memria guardada e transmitida por vrias geraes. Assim, ao narrar uma histria, identificamos o que pensamos que ramos no passado, quem pensamos que somos no presente e o que gostaramos de ser (THOMSON,1997:57). Para os quilombolas, objetivos do presente so ancorados em elementos do passado e ao rememorar ilustram com fatos que firmam as identidades, entendidas como elaboraes que emergem no interior do jogo de modalidades especficas de poder e so, assim, mais o produto da marcao da diferena e da excluso do que o signo de uma unidade idntica (HALL,2000:109).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

14

Quilombos no Cear: rompendo a invisibilidade.

Nos municpios do norte do Cear constatamos comunidades negras quilombolas em diferentes fases de organizao e auto- identificao como negros descendentes da escravido. Nesses espaos, sobre a presena negra escrava, possvel encontrar documentos dispersos em cartrios, igrejas e, principalmente, na memria dos antigos moradores. Todavia, h uma carncia em estudos que proporcionem conhecer e entender os mecanismos que fundamentam, no presente, a identidade e o sentimento de pertena a um grupo com histria peculiar de ao e resistncia. A identidade que salta da observao ainda est ligada a identificao como trabalhadores rurais do interior do estado. Atualmente, as aes do poder pblico municipal aparecem de forma dbia, pois h locais onde a presena quilombola e suas aes de auto-identificao e luta pela terra so bem recebidas, inclusive contando com apoio da Prefeitura. Em outros locais os moradores das comunidades so ameaados ou mesmo cooptados para que os interesses dos grupos dominantes no sejam afetados. Para os moradores dessas comunidades a posse da terra regularizada numa documentao identificando a rea como antigo quilombo reforar e garantir a manuteno da identidade e tradio cultural quilombola. A posse comprada, como aconteceu na comunidade Lagoa das Pedras, em Tamboril, de fato tem uma representatividade ao nvel da legalidade, mas no denota uma posse pela simbologia de pertena a histria negra da regio. Por conta dessas percepes devemos problematizar e entender o conceito de identidade apropriada pelos grupos sociais envolvidos no contexto da tradio e do uso do passado. A sociedade est em mudanas e historicamente os conceitos mudam com o tempo. Perceber de qual identidade os quilombolas esto se apropriando? Negra escrava? Resistncia a escravido? Essas questes acabam sendo respondidas na dinmica de entrevistas, na observao e na anlise de diferentes documentos:
Na recuperao da histria dos excludos, os depoimentos orais podem servir no apenas a objetivos acadmicos, como tambm constituir-se em instrumentos de construo de identidade e de transformao social. Ainda que nessa segunda linha se introduzam conceitos de memria coletiva, no se evidencia uma discusso mais aprofundada sobre as implicaes do uso da noo de memria. (FERREIRA, 2002: 327).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

15

Pensando o movimento quilombola na atualidade e a mobilizao pela legalizao de suas terras, utilizamos os aportes metodolgicos da histria do tempo presente. Esta nos proporciona mecanismos para entender as transformaes, os usos, as territorialidades e as temporalidades como elementos dinmicos, mas carentes de problematizaes e explicaes a partir de suas historicidades. Cabe nesse caso uma critica de Marieta de Morais Ferreira considerando a oralidade e temas no tempo presente como objetos caros tambm aos historiadores profissionais:
O desprezo dos historiadores universitrios pela histria recente explica tambm o porqu da desqualificao dos testemunhos diretos. [...] A explicao para essa situao deve-se ao fato de que o perodo recente no exigia uma farta cultura clssica, nem o controle dos procedimentos eruditos do mtodo histrico. Os que se interessavam pelo contemporneo na verdade concebiam a pesquisa histrica como um meio de ao poltica (FERREIRA,2000:113).

Temos assim um desafio, necessidade e responsabilidade de responder e explicar questes colocadas na contemporaneidade para os historiadores. E, as comunidades tnicas no Brasil esto vivenciando seus embates ancorados em simbologias e representaes, justificando e at criando estratgias de utilizao do passado como condio de sobrevivncia no presente.

BIBLIOGRAFIA 1. ACEVEDO, Rosa e CASTRO, Edna. Negros do Trombetas: guardies de matas e rios. 2 ed. Belm: CEJUP/NAEA/UFPA, 1998. 2. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras de preto, terras de santo, terras de ndio uso comum e conflito. In: HBETTE, Jean & CASTRO, Edna. Na trilha dos grandes projetos. Cadernos NAEA 10. Belm: UFPA/NAEA, 1989. 3. BACZKO, Barth. Imaginao Social. In: Anthropos-homem. Imprensa Nacional. Casa da Moeda, v. 5, 1985. 4. BOM MEIHY, Jos Carlos Sebe. Resenha. In: Revista de Histria, n. 138, So Paulo: Departamento de Histria da Universidade de So Paulo, 1998. 5. BRANDO, Carlos Rodrigues. A identidade e etnia. So Paulo: Brasiliense, 1986. Apud SILVA, Dedival Brando da. Religio e etnicidade na cultura popular. In: Cadernos do Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Belm: UFPA, n. 18, 1988. 6. COLCHESTER, Marcus. Resgatando a natureza: comunidades tradicionais e reas protegidas, In: Etnoconservao: novos rumos para a proteo da natureza nos trpicos. 2 edio, So Paulo: Annablume: Hucitec: Ncleo de Apoio Pesquisa sobre Populaes Humanas e reas midas Brasileiras, USP, 2002, pp. 225-256.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

16

7. DUQUE, Adauto Neto Fonseca. Boa Vista e Moura terra de quilombolas e o grande projeto Trombetas uma incmoda presena. Fortaleza: Universidade Federal do Cear/Mestrado em Histria Social, 2005. (Dissertao de mestrado). 8. FERREIRA, Marieta de Moraes. Histria do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrpolis, v.94, 2000. 9. __________________________. Histria, tempo presente e histria oral. In: Topoi. Rio de Janeiro: Programa de Ps-graduao de Histria Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dezembro 2002, pp. 314-332. 10. FONTELES, Lidianny Vidal. A identidade do negro sertanejo e a inveno dos remanescentes de quilombos. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-BahiaBrasil, 28 a 30 de maio de 2008. 11. FUNES, Eurpedes Antnio. Nasci nas matas, nunca tive senhor: histria e memria dos mocambos do Baixo Amazonas. 2v. So Paulo: USP, 1995. (Tese de doutoramento). 12. _____________________. Negros no Cear. In: Uma nova Histria do Cear. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2000. 13. __________________. Mocambos: natureza, cultura e memria. In: Histria Unisinos, vol. 13, n. 2, Maio/Agosto de 2009. 14. GOMES, Flvio dos Santos. Histria de quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeirosculo XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995. 15. _____________________. Nas fronteiras da liberdade: mocambos, fugitivos e protesto escravo na Amaznia colonial. In: Anais do Arquivo Pblico do Par. Belm: Secretaria de Estado da Cultura/Arquivo Pblico do Estado do Par. 1996, v. 2, t.1. 16. HALL, Stuart. Quem precisa da identidade. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 17. LIRA, Padre Joo Mendes. A escravatura e a abolio dos escravos em Sobral. Rio de Janeiro: Companhia das Artes Grficas, 1981. 18. MARTINS, Jos de Souza. A vida privada nas reas de expanso da sociedade brasileira. In: Histria da vida privada no Brasil: contraste de intimidade contempornea. So Paulo: Companhia das Letras, vol. 4, 1998. 19. MATTOS, Hebe Maria. Remanescentes das Comunidades dos Quilombos: memria do cativeiro e polticas de reparao no Brasil. In: Revista USP, n. 68. dez. jan. fev. 2005 e 2006, p. 104-111. 20. MOURA, Clvis. Rebelies da senzala. 4a ed., Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 21. n 3, p.111-124, maio/jun., 2000.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

17

22. ______________. Quilombos: resistncia ao escravismo. So Paulo: tica, 1987. 23. PINHEIRO, Francisco Jos. Notas sobre a formao social do Cear (16801820). Fortaleza: Fundao Ana Lima, 2008. 24. POLLAK, Michael. Memria e Identidade Social. In: Estudos Histricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, vol. 5, n. 10, 1992. 25. REIS, Joo J. & SILVA, Eduardo. Negociao e conflito: a resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. 26. REIS, Joo Jos & GOMES, Flvio dos Santos (Orgs.). Liberdade por um fio: histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. 27. RIBARD, Frank Pierre Gilbert. O Ensino afro-brasieleiro e a busca de um futuro para a sociedade. In: Documentos. Revista do Arquivo Pblico do Estado do Cear: Afro-brasileiro: histria e educao. Fortaleza: Arquivo Pblico do Estado do Cear, v. 7, 2009. 28. ROUSSO, Henry. A memria no mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janana (orgs.). Usos & Abusos da Histria Oral. 2. ed., Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1998. 29. SCHWARTZ, Stuart B. Escravos, roceiros e rebeldes. So Paulo: EDUSC, 2001. 30. SILVA, Dedival Brando da. Religio e etnicidade na cultura popular. In: Cadernos do Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Belm: UFPA, n. 18, 1988. 31. SOUZA, Raimundo Nonato Rodrigues de. Irmandade e festa: Rosrio dos Pretos de Sobral (1854-1884). Fortaleza: Edies NUDOC / Expresso Grfica e Editora, 2006. 32. THOMPSON, Paul. A voz do passado: histria oral. 3 ed. Trad.: Llio Loureno de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 33. THOMSON, Alistair. Recompondo a Memria: questes sobre a relao entre a Histria Oral e as memrias. In: Projeto Histria. So Paulo: PUC, v. 15, abril de 1997.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

18

You might also like