You are on page 1of 7

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

DA FORMAO, DA EXTINO E DA SUSPENSO DO PROCESSO

CAPTULO I - DA FORMAO DO PROCESSO Art. 262. O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. O art. 262, do CPC, traz o princpio da demanda (presente tambm nos artigos 2, 128 e 459, todos do CPC), que regra no direito processual civil. Existem excees, como na hiptese em que o juiz determina o incio do inventrio, de ofcio, quando nenhum dos legitimados a requer no prazo (art. 898, do CPC); bem como, a determinao de ofcio pelo juiz para que o detentor do testamento exiba o documento testamentrio (art. 1.128, do CPC).

Art. 263. Considera-se proposta a ao, tanto que a petio inicial seja despachada pelo juiz, OU simplesmente distribuda, onde houver mais de uma vara. A propositura da ao, todavia, s produz, quanto ao ru, os efeitos mencionados no art. 219 depois que for validamente citado. O momento da propositura da ao importante para determinar a perpetuatio jurisdicionis (art. 87, do CPC) que provoca a estabilizao da competncia, segundo a qual, alteraes posteriores nas circunstncias de fato ou de direito sero irrelevantes para fins de fixao da competncia. Contudo, em duas situaes a estabilizao da competncia no prevalece: 1. alterao da competncia absoluta e 2. supresso do rgo judicirio.

Art. 264. Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei. Pargrafo nico. A alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento do processo. A modificao da causa de pedir ou do pedido (elementos objetivos da ao): admissvel antes da citao; admissvel, desde que o ru consinta, aps a citao e inadmissvel aps o saneamento do processo.

A fundamentao legal no integra a causa de pedir, logo, possvel alter-la a qualquer tempo.

CAPTULO II - DA SUSPENSO DO PROCESSO


1

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

Art. 265. Suspende-se o processo: I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; II - pela conveno das partes; III - quando for oposta exceo de incompetncia do juzo, da cmara ou do tribunal, bem como de suspeio ou impedimento do juiz; IV - quando a sentena de mrito: a) depender do julgamento de outra causa, ou da declarao da existncia ou inexistncia da relao jurdica, que constitua o objeto principal de outro processo pendente; b) no puder ser proferida seno depois de verificado determinado fato, ou de produzida certa prova, requisitada a outro juzo; c) tiver por pressuposto o julgamento de questo de estado, requerido como declarao incidente; V - por motivo de fora maior; VI - nos demais casos, que este Cdigo regula. 1 No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo, salvo se j tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento; caso em que: a) o advogado continuar no processo at o encerramento da audincia; b) o processo s se suspender a partir da publicao da sentena ou do acrdo. 2 No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audincia de instruo e julgamento, o juiz marcar, a fim de que a parte constitua novo mandatrio, o prazo de 20 (vinte) dias, findo o qual extinguir o processo sem julgamento do mrito, se o autor no nomear novo mandatrio, OU mandar prosseguir no processo, revelia do ru, tendo falecido o advogado deste. 3 A suspenso do processo por conveno das partes, de que trata o no Il, nunca poder exceder 6 (seis) meses; findo o prazo, o escrivo far os autos conclusos ao juiz, que ordenar o prosseguimento do processo. 4 No caso do no III, a exceo, em primeiro grau da jurisdio, ser processada na forma do disposto neste Livro, Ttulo VIII, Captulo II, Seo III; e, no tribunal, consoante Ihe estabelecer o regimento interno. 5 Nos casos enumerados nas letras a, b e c do no IV, o perodo de suspenso nunca poder exceder 1 (um) ano. Findo este prazo, o juiz mandar prosseguir no processo. MORTE OU PERDA DA CAPACIDADE:
2

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

1) parte ou representante legal: suspende o processo, salvo, se iniciada a audincia de instruo e julgamento, caso em que o processo somente se suspender aps o final do ato, ficando o advogado, como substituto processual at habilitao dos sucessores. 2) do advogado, suspende o processo, ainda que iniciada a audincia de instruo julgamento, devendo o juiz determinar prazo de 20 dias para parte constituir novo patrono. Se no fizer, em relao ao: a) autor extino do processo sem julgamento do mrito b) ru revelia e c) terceiro excluso. CONVENO DAS PARTES mximo 6 meses EXCEO DE INCOMPETNCIA, IMPEDIMENTO OU SUSPEIO no haver suspenso se recair sobre: 1) Ministrio Pblico MP; 2) serventurio 3) auxiliar do juzo e 4) perito. PREJUDICIALIDADE EXTERNA quando a sentena de mrito depender do julgamento de outra causa ou da declarao de in/existncia de relao jurdica, objeto principal de outro processo pendente. Entende-se que a suspenso no obrigatria (por exemplo, art. 110, do CPC). No exceder a 1 ano. QUANDO A SENTENA DEPENDER DE FATO OU PROVA. No exceder a 1 ano. QUANDO A SENTENA DEPENDER DE DECLARAO INCIDENTE. No exceder a 1 ano. FORA MAIOR, consistente em fato imprevisto e insupervel. DEMAIS CASOS LEGAIS: 1) 2) 3) 4) regularizao de representao processual (art. 13, do CPC); nomeao autoria (art. 64, do CPC); denunciao da lide (art. 72, do CPC); chamamento ao processo (art. 79, do CPC);

5) incidente de falsidade (art. 394, do CPC); 6) impugnao ao cumprimento de sentena (art. 475-M, do CPC) e 7) embargos execuo (art. 739-A, 1, do CPC).

Art. 266. Durante a suspenso defeso praticar qualquer ato processual ; poder o juiz, todavia, determinar a realizao de atos urgentes, a fim de evitar dano irreparvel.

CAPTULO III - DA EXTINO DO PROCESSO


3

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

Art. 267. Extingue-se o processo, SEM RESOLUO DE MRITO: I - quando o juiz indeferir a petio inicial; Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; [O arquivamento ser determinado pelo juiz passados 48 horas de intimao pessoal, aps o decurso do prazo. Ocorrendo a extino do processo, as partes pagaro proporcionalmente as custas.] III - quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; [O arquivamento ser determinado pelo juiz passados 48 horas de intimao pessoal, aps o decurso do prazo. Ocorrendo a extino do processo, o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado.] IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; [Cognoscvel de ofcio, entretanto, caso no alegado pelo ru, na primeira oportunidade, responder pelas custas do retardamento.] V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; [Cognoscvel de ofcio, entretanto, caso no alegado pelo ru, na primeira oportunidade, responder pelas custas do retardamento.] Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; [Cognoscvel de ofcio, entretanto, caso no alegado pelo ru, na primeira oportunidade, responder pelas custas do retardamento.] Vll - pela conveno de arbitragem; Vlll - quando o autor desistir da ao; IX - quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X - quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI - nos demais casos prescritos neste Cdigo. 1 O juiz ordenar, nos casos dos ns. II e Ill, o arquivamento dos autos, declarando a extino do processo, se a parte, intimada pessoalmente, no suprir a falta em 48 (quarenta e oito) horas. 2 No caso do pargrafo anterior, quanto ao no II, as partes pagaro proporcionalmente as custas e, quanto ao no III, o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado (art. 28). 3 O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. 4 Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao.
4

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE PARA O EXAME DO MRITO 1) condies da ao requisitos para o exerccio regular da ao, sendo aferidas segundo as afirmaes ou assertivas in statu assertionis (teoria da assero), antes da provas serem produzidas (lembre-se que o CPC, no art. 3, permite que tais matrias seja conhecidas de ofcio). a) gerais: i) possibilidade jurdica do pedido ausncia de vedao normativa; ii) legitimidade das partes aptido especfica para agir em juzo, conferida aos titulares da relao jurdica material hipottica ou afirmada; iii) interesse processual caracteriza-se pelo binmio utilidade-necessidade e adequao: (1) utilidade potencial: a jurisdio deve ser apta a conferir alguma vantagem ou benefcio jurdico; (2) necessidade: indispensabilidade da jurisdio; (3) adequao: pertinncia do procedimento escolhido e do provimento requerido. b) especficas previstas para determinados procedimentos. 2) pressupostos processuais so requisitos para a existncia (pressupostos de constituio) e a validade (pressupostos de desenvolvimento vlido e regular) do processo: a) de existncia: i) demanda; ii) jurisdio e iii) citao. b) de validade: i) petio inicial apta; ii) competncia do juzo e imparcialidade do juiz; iii) citao vlida; iv) capacidade postulatria; v) capacidade processual e vi) legitimao processual. c) negativos: i) ii) iii) iv) perempo; litispendncia coisa julgada e conveno de arbitragem.

Com relao ao pressupostos processuais, h divergncias doutrinrias. Por exemplo, h quem considere a capacidade postulatria como pressuposto processual de existncia, enquanto outros entendem que os pressupostos processuais negativos so pressupostos processuais de validades s avessas, ou que a presena de um deles caracteriza falta de interesse de agir. Marinoni (p.260:2010) os pressupostos processuais devem ser compreendidos como condies
5

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

para concesso da tutela jurisdicional do direito, e no mais como requisitos de existncia e validade do processo. Por fim, de acordo com o STJ (Inf. 429), a oposio desistncia da ao pelo autor, nos termos do art. 267, 4, do CPC, deve ser fundamentada e justificada sob pena de configurar abuso de direito.

Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V [perempo, litispendncia e coisa julgada], a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao . A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas E dos honorrios de advogado. Pargrafo nico. Se o autor der causa, por trs vezes, extino do processo pelo fundamento previsto no n III [perempo] do artigo anterior, no poder intentar nova ao contra o ru com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito. H doutrinador que entende ser possvel a renovao do pedido somente se houver correo do vcio anterior (nesse sentido o art. 468, 1, do Projeto do Novo CPC). De acordo com o STJ (Inf. n 458) a extino do processo sem resoluo do mrito por carncia da ao (falta das condies da ao) no h coisa julgada material, apenas formal.

Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia [a legal, pois a conveno no cognoscvel de ofcio] ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao. Reconhecimento jurdico do pedido Ru adere ao unilateralmente. pedido do Transao autor, Ambas as partes fazem concesses recprocas, podendo incluir matrias no postas em juzo.

Reconhecimento jurdico do pedido

Confisso
6

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO

RICARDO S. TORQUES

Ato exclusivo do ru. No meio de prova. Incide sobre o direito. Acarreta a prolao de sentena de mrito.

Pode ser praticado pelo autor ou pelo ru. meio de prova. Incide sobre o fato. No acarreta a imediata prolao de sentena de mrito.

Entende a doutrina que no caso de decretao de ofcio da prescrio, por se tratar de direito patrimonial disponvel, que permite renncia, deve o juiz antes de decret-la conceder o contraditrio, para que as partes manifestem-se.

You might also like