You are on page 1of 6

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

Imprimir

AUTOMAO
13/04/2011 14:51:29

/ Redes

A Rede PROFInet
Este artigo encerra a srie sobre redes da Organizao PROFIBUS, abordando a rede PROFInet, que utiliza o bem conhecido padro Ethernet para automao industrial.
Osmar Brune

A produo em altssima escala de equipamentos com rede Ethernet, principalmente computadores com fins domsticos ou corporativos, tem tornado esta tecnologia extremamente popular e barata, o que tem motivado seu crescimento tambm na rea industrial.

A Guerra de Padres Ethernet Industriais Redes industriais baseadas em Ethernet so totalmente padronizadas? A resposta, infelizmente, negativa. Mas ao menos estamos nos movendo em direo padronizao. No entanto, assim como aconteceu com as redes de campos (PROFIBUS, Fieldbus Foundation, etc), tambm teremos diversos padres regulados por normas de organizaes diferentes, que competem entre si. Trata-se de um novo campo de batalha: a guerra de padres Ethernet Industriais.

Em nossos artigos anteriores, aprendemos que as redes de comunicao so estruturadas em camadas, conforme o modelo de referncia OSI da ISO. A rede Ethernet possui padres bem estabelecidos nas 4 camadas inferiores (fsica, enlace, rede e transporte). As camadas 5 e 6 (sesso e apresentao) raramente so utilizadas em redes industriais. O problema ocorre na camada 7 (aplicao), onde h pouco tempo cada fabricante estabelecia seu padro proprietrio. Na verdade, at hoje os fabricantes mantm seus padres proprietrios em funcionamento, mas agora tambm esto preocupados em aderir a algum dos padres regulados por normas de alguma organizao. PROFInet, por exemplo, a rede industrial sobre Ethernet regulada por normas da organizao PROFIBUS.

Redes baseadas em Ethernet tm sido utilizadas em equipamentos industriais h bastante tempo, todavia, em aplicaes restritas e com baixa interoperabilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes. Entre as aplicaes mais comuns de Ethernet em automao industrial, pode-se citar a comunicao entre sistemas de superviso e controladores programveis. J neste tipo de aplicao surgiram problemas de interoperabilidade. Para que o sistema de superviso S se comunicasse com o controlador programvel C, era necessrio desenvolver um driver de comunicao para cada combinao S x C no mercado. Mais tarde um padro chamado OPC, originado na Microsoft, resolveu parcialmente este problema, pelo menos para comunicao entre sistemas de superviso e controladores programveis.

Entretanto, as expectativas de utilizao para a Ethernet Industrial so maiores. Os usurios desejam que esta tecnologia barata tenha maior interoperabilidade, alcanando vrios tipos de dispositivos de diversos fabricantes, tais como controladores programveis, dispositivos de entrada e sada remota, e outros. E tambm gostariam de utilizar Ethernet em aplicaes crticas de tempo real, com tempos de resposta muito baixos.

Tendncias da Automao segundo a Organizao PROFIBUS A organizao PROFIBUS tem a seguinte viso sobre as tendncias da automao para o futuro. A

1 de 6

13/04/2012 10:55

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

primeira tendncia, ilustrada na figura 1, deve ser a diversificao de sistemas de controle, partindo de uma quase total supremacia do controlador lgico programvel (PLC), inicialmente cedendo espao para os computadores (PCs) e finalmente para os dispositivos inteligentes de campo (IFDs).

Figura 1 Diversificao dos Sistemas de Controle

A segunda tendncia deve ser a utilizao de padres abertos em automao, tais como: - Ethernet TCP/IP - OPC, XML, COM/DCOM, ActiveX - Projeto Orientado a Objetos - Aplicaes Microsoft Office

A terceira tendncia deve ser a expanso da Ethernet at o nvel de campo, como ilustra a figura 2 (as linhas verdes simbolizam a rede Ethernet).

Figura 2 A Rede Ethernet no Nvel de Campo

2 de 6

13/04/2012 10:55

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

A quarta tendncia deve ser a transparncia entre tecnologias de informao e automao. Uma comunicao transparente deve permitir uma integrao vertical, com acesso aos dados desde o nvel gerencial at o nvel de campo. A quinta tendncia deve ser a distribuio da automao atravs de modularizao tecnolgica.

Figura 3 Automao Distribuda com Modularizao Tecnolgica

Afinal, o que seria um mdulo tecnolgico? A figura 4 responde. Qualquer analogia com tecnologias de programao orientada a objetos no mera coincidncia.

Figura 4 Mdulo Tecnolgico

A Rede Ethernet e estas Tendncias Todas as tendncias analisadas anteriormente tm como objetivos reduzir os tempos, custos e riscos de engenharia. A Ethernet, na viso da organizao PROFIBUS, uma rede capaz de prover esta integrao vertical em todos os nveis de uma planta industrial. Alm disso, sua integrao simples e natural com a Internet permite alcance mundial, e no apenas no nvel de planta, utilizando

3 de 6

13/04/2012 10:55

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

ferramentas comuns como navegadores (web browsers).

Caractersticas da Rede PROFInet A rede PROFInet suporta dispositivos de campo simples e aplicaes de tempo crtico, bem como a integrao de sistemas de automao distribudos baseados em componentes.

Dispositivos de Campo Distribudos (PROFINET I/O) Neste caso, utiliza-se a mesma viso de PROFIBUS DP, onde os dados de I/O dos dispositivos de campo so ciclicamente transmitidos de/para uma imagem do processo no PLC. Os dispositivos so descritos tambm de forma similar a PROFIBUS DP (arquivos GSD), como mostra a figura 5.

Figura 5 PROFInet I/O

Automao Distribuda: o Modelo de Componentes O modelo de componentes da PROFInet ideal para dispositivos com funcionalidade programvel. Os mdulos autnomos de mquinas ou plantas industriais so descritos como mdulos tecnolgicos, em arquivos em linguagem XML fornecidos por seus fabricantes. Atravs de um editor grfico as conexes entre os mdulos podem ser configuradas, conforme ilustra a figura 6.

4 de 6

13/04/2012 10:55

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

Figura 6 Arquivos XML de Componentes e Editor de Conexes

Nveis de Performance da Comunicao Os nveis de performance da comunicao Ethernet podem ser escalonados em 3 nveis, observe a figura 7.

Figura 7 Nveis de Performance da PROFInet

- TCP ou UDP/IP, para processos no crticos - SRT (soft real time) para processo crticos em automao fabril - IRT (isochronous real time) para demandas particularmente sofisticadas, como motion control.

Integrao com Redes de Campo Proxies so utilizados para representar os equipamentos das redes de campo como se estivessem na Ethernet. Outra possibilidade representar um segmento inteiro da rede de campo como um componente, incluindo a sua funcionalidade (aplicao).

5 de 6

13/04/2012 10:55

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/812/imprimir:yes

Figura 8 Integrao com Rede de Campo PROFIBUS DP atravs de um Proxy.

Concluso A rede PROFInet uma das diversas participantes da guerra de padres para Ethernet Industrial. Neste artigo, podemos observar que as caractersticas apresentadas por esta rede so extremamente interessantes para os usurios, e que devemos esperar um grande crescimento da utilizao do padro Ethernet na indstria em funo das vantagens mencionadas no artigo. Este artigo finaliza a srie de artigos sobre redes da Organizao PROFIBUS.

Extrado do Portal Mecatrnica Atual - Todos os direitos reservados - www.mecatronicaatual.com.br

6 de 6

13/04/2012 10:55

You might also like