You are on page 1of 2

Formalismo e funcionalismo na cincia da linguagem

A lingustica contempornea marcada por diferentes vertentes tericas que se constituram ao longo do sculo XX e que se consolidam neste incio do sculo XXI. No que concerne ao campo cientfico da linguagem, a riqueza terica na formao epistemolgica de um objeto de estudo conduziu a lingustica s duas principais perspectivas de anlise: FORMALISMO e FUNCIONALISMO. Cronologicamente, poderamos dizer que esses dois paradigmas tericos surgiram em momentos bastante prximos, no incio do sculo XX, definindo os dois modos essenciais de anlise da linguagem, ora se pautando na FORMA lingustica ligada s unidades estruturais da lngua, ora priorizando a FUNO que tais unidades lingsticas assumem no sistema. Entre os expoentes do formalismo lingustico podem-se incluir linguistas vinculados ao estruturalismo norte-americano (Leonard Bloomfield, Fries, Harris), bem como aqueles que contriburam, de algum modo, nos sucessivos modelos do gerativismo de Noam Chomsky. O funcionalismo, por sua vez, encontra-se ligado, inicialmente, aos autores do estruturalismo europeu da Escola de Genebra (Saussure, Martinet), da Escola de Praga (Trubetskoy, Jakobson, Danes). Em seguida, desenvolvese nos modelos de gramtica funcional apresentados na Escola de Londres (Firth, Halliday) e no Grupo da Holanda (Reichling, Dik). Estudar a lngua do ponto de vista FORMAL significa dar destaque autonomia das formas lingusticas (especialmente na sintaxe), concebendo as unidades da lngua como parte essencial da gramtica (mental) que compe a competncia lingustica do falante. Uma anlise FUNCIONAL, por sua vez, se caracteriza pela investigao dos aspectos e mecanismos funcionais que regem o sistema, focalizando-se a lngua em uso e a competncia comunicativa do falante. Reconhece-se, assim, que o conhecimento lingstico (mental) que rege a competncia dos falantes, que lhes permite distinguir entre aquilo que gramatical e agramatical na lngua, no o mesmo conhecimento (sociointeracional) que faz com que esses mesmos falantes usem a lngua adequadamente em variados contextos. Se tomarmos como exemplo a anlise de categorias verbais, destacando-se a questo do uso de preposies na regncia do verbo, um estudo formalista daria conta apenas das possveis combinaes verbo-preposio na estrutura gramatical da lngua, enquanto que uma anlise funcional focalizaria essa mesma combinao a partir do seu uso em variados contextos de comunicao. Assim, no paradigma funcional, a transitividade (direta ou indireta) e intransitividade de algumas categorias verbais (assistir, obedecer, atender etc.) podem ser vistas muito mais como uma questo de uso que de estrutura, refletindo-se na realidade lingustica do falante. Enfim, longe de serem perspectivas tericas excludentes, formalismo e funcionalismo tornam-se complementares no percurso histrico da cincia da linguagem, uma vez que a lingustica contempornea lana sobre o seu objeto - a lngua

- diferentes olhares e reflexes. Sem dvida, o que se pode depreender de tal oposio o fato de que a linguagem sempre multifacetada, incluindo forma e funo, estrutura e uso, abstrao e realidade: dimenses essenciais e insubstituveis da comunicao humana.

Referncias DARNELL, Mark et al. (ed.). Functionalism and formalism in linguistics. Vol 1: General Papers. Studies in Language Companion Series. London: John Benjamins Publishing Company, 1999. NEVES, Maria Helena de Moura. As duas grandes correntes do pensamento lingustico: formalismo e funcionalismo. In: A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes,1997.

You might also like