You are on page 1of 96

cultura gacha e separatismo no rio grande do sul

caroline kraus luvizotto

Cultura gacha
e separatismo no Rio Grande do Sul

FUNDAO EDITORA DA UNESP Presidente do Conselho Curador Herman Voorwald Diretor-Presidente Jos Castilho Marques Neto Editor Executivo Jzio Hernani Bomfim Gutierre Assessor Editorial Antonio Celso Ferreira Conselho Editorial Acadmico Cludio Antonio Rabello Coelho Jos Roberto Ernandes Luiz Gonzaga Marchezan Maria do Rosrio Longo Mortatti Maria Encarnao Beltro Sposito Mario Fernando Bolognesi Paulo Csar Corra Borges Roberto Andr Kraenkel Srgio Vicente Motta Editores Assistentes Anderson Nobara Arlete Sousa Christiane Gradvohl Colas

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Cultura gacha
e separatismo no Rio Grande do Sul

2009 Editora UNESP Cultura Acadmica Praa da S, 108 01001-900 So Paulo SP Tel.: (0xx11) 3242-7171 Fax: (0xx11) 3242-7172 www.editoraunesp.com.br feu@editora.unesp.br

CIP Brasil. Catalogao na fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ L993c Luvizotto, Caroline Kraus Cultura gacha e separatismo no Rio Grande do Sul / Caroline Kraus Luvizotto. So Paulo: Cultura Acadmica, 2009. Inclui bibliografia ISBN 978-85-7983-008-2 1. Gachos - Rio Grande do sul - Identidade tnica. 2. Identidade social - Rio Grande do Sul. 3. Regionalismo Rio Grande do Sul. 4. Caractersticas nacionais brasileiras. I. Ttulo. 09-6050. CDD: 305.80098165 CDU: 316.347(816.5)

Este livro publicado pelo Programa de Publicaes Digitais da Pr-Reitoria de Ps-Graduao da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP)

Editora afiliada:

A meu Deus e Senhor, pelo dom da vida. A minha fantstica famlia, pela compreenso e amor a mim dedicados. E ao Sol, que brilha, aquece e alegra os meus dias.

Sumrio

Apresentao 9 Introduo 11 1 2 3 4 5 O Rio Grande do Sul e o gacho 15 Etnicidade e identidade tnica 29 O separatismo no Rio Grande do Sul 37 Tradio separatista 59 O nazismo no Rio Grande do Sul 75

Consideraes finais 85 Referncias bibliogrficas 89

Apresentao

A ideia de compor este trabalho surgiu durante a graduao em Cincias Sociais na Faculdade de Filosofia e Cincias de Marlia Unesp/FFC. Desde o incio, o foco dos estudos foi o estado do Rio Grande do Sul. Abordou-se inicialmente a histria da colonizao alem no estado, e depois se estabeleceu uma relao entre essa colonizao alem, seus aspectos polticos, sociais e culturais e o movimento separatista que se espalhava pelos estados do sul do Brasil no incio da dcada de 1990. Percebeu-se que a questo ia muito alm dessa relao. Estudos sobre separatismo ou sobre etnicidade no Brasil existem muitos. Mas a abordagem que se prope aqui discutir etnicidade e separatismo, utilizando como estudo de caso o estado do Rio Grande do Sul e o Movimento Separatista Sulino contemporneo, tendo como pano de fundo a cultura gacha. Pretende-se demonstrar como esses dois conceitos interagem no caso desse movimento separatista que tem por objetivo emancipar o estado do Rio Grande do Sul do Brasil. O trabalho apresenta primeiramente um panorama da discusso sobre o conceito de etnicidade a partir de autores clssicos, como Fredrik Barth, Philippe Poutgnat e Guilher-

10

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

mo Rubem, entre outros. Apresenta tambm uma discusso sobre separatismo, baseada nos autores Manuel Andrade, Joo Nascimento Franco e Newton Duarte Molon, e sobre o Movimento Separatista Sulino contemporneo, tomando-se como ponto de partida uma pesquisa de campo realizada em 1999 (cf. Luvizotto, 2000), composta de questionrios e do estudo dos documentos do prprio movimento separatista. O trabalho tambm contempla uma reconstruo histrica sobre o Estado do Rio Grande do Sul em seus principais aspectos (colonizao, tradies, revolues), utilizando autores especializados nesse campo: Sandra J. Pesavento, Giralda Seyferth, Emilio Willens, Josef Love e Vera S. Zattera, entre outros. Finalmente, so relacionados os conceitos de etnicidade e separatismo aplicados ao caso do Estado gacho. Este livro baseia-se na dissertao de mestrado defendida no Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais, em 19 de dezembro de 2003, sob a orientao da professora doutora Christina de Rezende Rubim, na Faculdade de Filosofia e Cincias de Marlia. Caroline Kraus Luvizotto

Introduo

O regionalismo sul-rio-grandense e suas expresses esto alicerados em tradies e em conhecimentos obtidos pela convivncia de diferentes grupos que contriburam para a formao histrica e cultural do sul do pas e para a construo de uma identidade comum, somados aos elementos histricos e sociolgicos. Seus legados e sua tradio so transportados para as geraes seguintes, sujeitos s mudanas prprias de cada poca e circunstncia. Quando se analisa a histria do gacho,1 pode-se observar que h certa resistncia na interao com a sociedade nacional, interao esta inevitvel. No entanto, o que chama ateno o fato de alguns gachos no admitirem, at certo ponto, essa interao e tentarem se manter como um grupo homogneo e distante dos outros, mesmo nos dias atuais com ressalvas, claro. Existe uma forte identidade entre os gachos, uma herana cultural baseada em tradies e costumes que so transmitidos de forma arraigada de gerao para gerao.
1 Quando nos referirmos populao do Estado do Rio Grande do Sul, utilizaremos o termo gacho.

12

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

esse respeito e apego aos aspectos de sua histria, cultura, regio que torna o gacho singular em relao aos habitantes das demais regies do Pas. O que torna este estudo relevante a questo da preservao da identidade, aqui, especificamente, a dos gachos. Como destaca Guillermo Raul Ruben (1992, p.91), [...] a identidade um velho problema no pensamento social brasileiro e ainda uma discusso substancial nas Cincias Sociais. Segundo o autor, a identidade [...] transforma-se numa noo interna a uma teoria geral da sociedade por ser o Brasil uma nao substancialmente jovem e plural, e, portanto, compreender nesse contexto a conscincia de uma identidade pela populao do sul do Pas. O estudo da identidade necessrio para compreender o Brasil nos dias atuais, principalmente no que se refere aos movimentos sociais de carter tnico (Ruben, 1992, p.96). No caso dos gachos, o estudo de sua identidade cultural faz-se indispensvel para compreender a constituio do estado do Rio Grande do Sul e a criao de movimentos sociais, como o Movimento Separatista Sulino contemporneo (Luvizotto, 2000). Segundo alguns autores, como Bella Feldman-Bianco (1987), as Cincias Sociais possuem uma tradio j acumulada sobre as relaes entre diferentes grupos tnicos e a sociedade envolvente. Deve-se destacar a antropologia da ao que se desenvolveu aps a Segunda Guerra Mundial na Inglaterra a partir de pesquisas de campo, realizadas principalmente nas colnias europeias na frica, e que tinha como objetivo central enfatizar as mudanas sociais no encontro entre diferentes culturas. Destaca-se tambm a obra de Roberto Cardoso de Oliveira (1964), o autor brasileiro que, a partir dessa perspectiva, desenvolveu a Teoria da Frico Intertnica na dcada de 1960, privilegiando a problemtica dos conflitos nas relaes entre as sociedades tribais e a sociedade nacional. Para Oliveira (1964, p.27):

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

13

[...] no se trata de relaes entre entidades contrrias, simplesmente diferentes ou exticas, umas em relao a outras; mas, contraditrias, i.e., que a existncia de uma tende a negar a outra. E no foi por outra razo que nos valemos do termo frico intertnica para enfatizar a caracterstica bsica da situao de contato entre ndios e a sociedade nacional.

Finalmente, h os denominados estudos de aculturao desenvolvidos quase na mesma poca pelos antroplogos americanos e que no Brasil ficaram conhecidos como estudos de comunidades,2 desdobrando-se em vrias pesquisas: Cunha, tradio e transio em uma cultura rural do Brasil (Willems, 1947), Evoluo da estrutura social de Guaratinguet num perodo de trezentos anos (Hermann, 1948), Cruz das almas: a Brazilian Village (Pierson, 1951) e Amazon town: a study of man in the tropics (Wagley, 1953). No se pode negar que a apario de movimentos separatistas deixa entrever alguns problemas inerentes Federao brasileira, a iniciar-se pela contradio entre identidade nacional e as vrias identidades regionais. Alm disso, demonstra a tenso entre propostas de centralizao e descentralizao administrativa, a luta por recursos econmicos, que ocorrem tanto no plano nacional quanto no regional e intraestadual. Nesse contexto, destaca-se a luta entre os diversos estados por maior representatividade no Congresso e autonomia nas decises que dizem respeito a sua regio. Darcy Ribeiro (1995, p.413) explica a tendncia separatista gacha, o que precisamente interessa neste estudo, a partir de fatores geogrficos, polticos e histricos:
2 Segundo Rubim (1997, p.57), Estes estudos tinham como principal objetivo a aplicao de aes prticas na realidade social brasileira. Os critrios de escolha das comunidades eram: nunca terem sido estudadas anteriormente, a sua representatividade perante uma srie de outras comunidades anlogas, e a ampliao ou repercusso de um fato econmico ou poltico local.

14

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Diversos fatores se conjuraram para ativar essas tendncias separatistas. Entre eles, o fato de ser uma vasta e longnqua regio com interesses prprios irrenunciveis e que, no sendo adequadamente atendidos, ensejavam tenses disruptivas conducentes ruptura com o poder central. Soma-se a isso a circunstncia de viver apartada do resto do Brasil e submetida a influncias intelectuais e polticas de centros urbanos culturalmente avanados, como Montevidu e Buenos Aires. Nessas condies, no podiam deixar de surgir aspiraes de independncia, inspiradas s vezes de que o Sul melhor realizaria suas potencialidades como um pas autnomo do que como um estado federado; motivadas outras vezes por iderios polticos arrojados, como as lutas anti-escravistas e a campanha republicana dos farrapos.

A singularidade do gacho destacada neste trabalho pouco pode demonstrar da riqueza cultural dessa populao. A inteno em reconstruir alguns aspectos da histria do Rio Grande do Sul a de permitir a configurao do processo de formao de um ideal separatista que, mesmo no sendo unnime, representativo no Brasil de uma tendncia mundial, ante todo um denominado processo de globalizao, do afloramento de identidades especficas, de acordo com Lvi-Strauss (1980) em Raa e histria. Por isso, tentar-se- estabelecer uma relao entre conceitos como separatismo e identidade tnica, na medida em que se compreende o significado desta ltima, a partir da complexidade da especificidade do grupo tnico em questo: os gachos.

O Rio Grande do Sul


e o gacho

A histria da ocupao e do povoamento do estado do Rio Grande do Sul est demarcada pela questo fronteiria. Regio-limite entre dois imprios o espanhol, com sede em Buenos Aires no Rio da Prata, e o portugus, com sede no Rio de Janeiro , o chamado Continente de So Pedro do Rio Grande do Sul, desde o sculo XVII, foi permanentemente disputado pelas duas coroas ibricas. Teoricamente, pelo Tratado de Tordesilhas de 1493, a linha que separava os dois reinos catlicos passava, em sua extenso meridional, ao largo do litoral do atual Estado de Santa Catarina, e a regio que viria fazer parte do Rio Grande do Sul pertencia aos espanhis. Portugal, por sua vez, sempre procurou estabelecer como sua real fronteira, como limite extremo de seu imprio na Amrica do Sul, no uma linha abstrata, mas sim a margem esquerda do Rio da Prata. Todos os conflitos entre o Brasil e seus vizinhos do Prata foram decorrentes dessas duas vises antagnicas sobre quais eram os marcos verdadeiros que os separavam. O Rio Grande do Sul foi, desde o incio, uma fronteira quente, isto , local de disputa militar, de guerras e de arranjos diplomticos, rea conflituosa que se estendeu

16

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

dos finais do sculo XVII at o XIX, quer dizer, por quase dois sculos. O estado do Rio Grande do Sul, segundo Dacanal (1992), desempenhou duas funes importantes desde o incio de sua ocupao. A primeira foi a de ser um local estratgico que garantia a presena portuguesa junto s reas de colonizao espanhola. A segunda, e no menos importante, foi a de fornecer alimentos e outros bens para as demais regies do Pas.

Ocupao e colonizao
A histria da ocupao no Rio Grande do Sul comeou muito antes da chegada dos portugueses quele territrio. A regio era vista como terra de ningum e era povoada por ndios. Apenas alguns aventureiros em busca de escravos se arriscavam a adentrar naquele territrio de difcil acesso. Zattera (1995) explica que os ndios estavam subdivididos em tribos espalhadas pelo Estado. No incio, havia o grupo j, ramo dos tapuias, que se localizava no norte e nordeste. Desse grupo se derivavam os guaians, subdivididos em ibiraiara, caagu, arach, carij, tape e, mais adiante, os caigangues. Outro grupo de indgenas encontrado no Rio Grande do Sul foi o dos mbaias, que se subdividia em seis naes: charrua, minuano, guenoa, yaro, mboane e chan, instalados mais ao sul e sudeste. Em 1626, depois de atacados pelos paulistas em suas redues no Paraguai, os jesutas instalaram-se no territrio que, atualmente, compreende o Rio Grande do Sul e fundaram a Reduo de San Nicolas, na chamada Zona do Tape, reunindo inmeras tribos guaranis. Em 1641, depois de combatidos e expulsos, os jesutas levaram consigo a maioria dos ndios catequizados, deixando, no entanto, parte do gado que criavam. Sem dono, esse gado tornou-se selvagem e bravio, e formou-se uma grande reserva no espao conhecido

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

17

como Vacarias Del Mar. A partir desse momento, Zattera (1995) conta que esse gado se tornou importante economicamente pelo aproveitamento do couro, e a prtica de sua caa passou a integrar o cotidiano da populao local. Em 1682, os padres jesutas retornaram ao Rio Grande do Sul e fundaram, na regio dos estados do Paran e Rio Grande do Sul, na Argentina e no Paraguai, as misses jesutas, onde grande nmero de ndios guaranis, submetidos pelos religiosos, foi convertido ao cristianismo. Para alimentar tantos ndios, os jesutas utilizaram o gado criado nas pradarias gachas, aproveitando o clima e a vegetao favorveis. Para livrar-se dos constantes ataques de paulistas e tropas em busca de ndios e gado, os jesutas resolveram concentrar os ndios convertidos, que no eram poucos, em uma regio mais segura, situada a noroeste do estado do Rio Grande do Sul, e fundaram os Sete Povos das Misses (1687). A base econmica era assentada na criao de gado com a extrao do couro, mas os missionrios dos Sete Povos se conscientizaram da importncia da produo de ervamate usada pelos ndios e, posteriormente, pelos padres. Em 1750, o Tratado de Madrid1 entre Portugal e Espanha estabeleceu que a regio das misses fosse administrada por Portugal, e, por maior que tivessem sido os esforos dos jesutas, as misses foram desmanteladas. Apesar disso, deixaram um legado que, sem dvida nenhuma, veio a influenciar a histria dessa regio: os grandes rebanhos de bovinos e cavalos criados soltos nas pradarias gachas (idem). A presena do gado foi o principal motivo para a ocupao e fixao de portugueses em solo gacho. A Coroa garantia aos imigrantes a propriedade de um pequeno terreno,

O Tratado de Madrid, assinado em 1750 entre Portugal e Espanha, dispunha que as misses passariam ao domnio portugus, ficando a Colnia de Sacramento com a Coroa espanhola, no chegando, contudo, a efetivar essa troca.

18

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

mas no seu sustento. Assim, somente em 1770 uma leva de imigrantes aorianos chegou provncia para povoar a regio das misses. Por causa das dificuldades de transporte, esse grupo se fixou na rea onde hoje est a cidade de Porto Alegre. Praticavam a agricultura de pequena propriedade e tinham uma economia voltada para a pecuria. Como descreve Bandeira (1995), a partir do sculo XIX, o governo brasileiro passou a incentivar a vinda de imigrantes europeus para o Brasil com a inteno de formar uma camada social de homens livres com habilitao profissional. Como essa ideia foi rejeitada por grande parte dos senhores de terras e escravos do norte do Pas, o governo direcionou os imigrantes para os estados do sul. Os primeiros imigrantes que chegaram provncia foram os alemes, em 1824, que, situados na regio do atual municpio de So Leopoldo, em pouco tempo comearam a transformar o lugar. Medina (1997) relata que os primeiros colonos alemes que se instalaram no Rio Grande do Sul viajaram no navio Anna Luise, partindo de Hamburgo em 5 de abril de 1824 e desembarcando no Rio de Janeiro em 4 de junho do mesmo ano. A bordo do bergantim So Joaquim Protector, 38 imigrantes rumaram para Porto Alegre e, em 25 de julho de 1824, comearam a instalar-se s margens do Rio dos Sinos, na antiga Real Feitoria de Linho Cnhamo, fundando a colnia de So Leopoldo. Consta que at 1825 um total de 1.027 imigrantes chegou colnia. O autor tambm destaca que os colonos que vieram para o Rio Grande do Sul ainda no tinham sido afetados pelo capitalismo industrial e, ao chegarem nova terra no caso a colnia de So Leopoldo , encontraram toda base necessria para trabalhar, uma vez que eram em grande parte camponeses e a regio s podia oferecer terras para plantio. Para os que saram da Alemanha expulsos do meio rural por causa do avano do capitalismo, a nova terra prometia grandes conquistas e um futuro promissor.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

19

J em 1848, os imigrantes tm um novo perfil: so, em grande parte, artesos e assalariados urbanos ou rurais, expulsos da terra-me pela crise que acompanhou a era das revolues na Europa (Hobsbawm, 1996). A partir da, comearam a chegar ao Rio Grande do Sul exilados polticos, socialdemocratas e anarquistas alemes. A colnia cresceu rapidamente. Vinte anos aps sua fundao, j se emancipava de Porto Alegre e tornou-se lder de sua regio. Hoje, compreende-se o bom desenvolvimento dessa colnia a partir de sua localizao geogrfica. Localizada s margens do Rio dos Sinos, havia fcil comunicao fluvial com Porto Alegre e cidades como Pelotas e Rio Grande. As reas planas e frteis para o plantio tambm facilitaram o bom desenvolvimento. A partir da colnia de So Leopoldo, outras colnias alems comearam a se formar a sua volta. Surgiram os ncleos de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sinos, Taquari, Sapiranga, So Sebastio do Ca e Jacu. At a Segunda Guerra Mundial, o Rio Grande do Sul tornou-se a segunda ptria para alemes de todas as classes sociais, e estabeleceu-se um fluxo migratrio constante da Alemanha para a regio. Aps o fim da escravido em 1888, muitas famlias alems no Rio Grande do Sul continuaram utilizando mo de obra negra. Como a maioria dos empregados era cria da casa, muitos negros acabaram por adotar o sobrenome alemo dos patres e passaram a considerar-se alemes tambm, o que refora a ideia de que identidade no apenas uma questo de cor de pele nem de nascimento (Medina, 1997). Nesse perodo, muitos fatos curiosos ocorreram envolvendo alemes e a populao nativa nas reas onde se localizavam as colnias. Lendas, misticismo, rivalidades pessoais, brigas por causa da crena religiosa: os alemes sempre fizeram questo de demarcar seu territrio com a fora das particularidades de sua cultura. Ainda que estivessem vivendo em outro pas e tendo contato com outras

20

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

culturas, a cultura germnica sempre falava mais alto aos ouvidos dos imigrantes, que perpetuavam suas tradies transmitindo-as s novas geraes. A partir de 1875, comearam a chegar os imigrantes italianos, mas, como a regio da capital j estava povoada pelos alemes, foram se instalar na regio das serras. Aos poucos, formou-se um eixo bsico de industrializao no estado ligando a capital e a cidade de Caxias do Sul, constituindo um intercmbio entre alemes e italianos. A vinda dos imigrantes italianos para o Brasil est ligada ao processo de substituio de mo de obra e poltica de imigrao e colonizao do governo imperial, que pretendia branquear a populao brasileira: a superioridade da populao branca, segundo a ideologia dominante, garantiria uma produo maior e poderia evitar, em longo prazo, o surgimento de um imprio negro no Brasil, o qual determinaria o fracasso nacional (Bandeira, 1995).

Atividade econmica
As misses jesutas e a formao das estncias de lagunenses e vicentinos paulistas que se deslocavam do norte foram responsveis pela introduo da pecuria no Rio Grande do Sul. A criao de estncias correspondeu ao abandono das atividades predatrias feitas por gente selvagem do campo, os primeiros gachos, que abatia indiscriminadamente os animais apenas para extrair-lhes o couro e vend-lo aos contrabandistas (Azevedo, 1958). A agricultura, nesses primeiros tempos, confinava-se ao plantio da erva-mate, herana dos hbitos dos ndios guaranis. No incio do sculo XVIII, com a descoberta das lavras de ouro e de diamante em Minas Gerais e o elevado preo dos alimentos nas regies de garimpo, a pecuria virou uma atividade altamente rentvel. Com a indstria extrativista

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

21

esparramando-se pelo Brasil central, formou-se o primeiro mercado interno significativo no Brasil colnia, ao qual as estncias gachas iriam atrelar-se, sendo essa uma das histricas razes econmicas da tenso entre o separatismo e o nacionalismo, vigentes at hoje no Estado. No final do sculo XVIII, com a implantao das charqueadas na regio de Pelotas e do Rio Jacu, um mercado bem mais vasto se abriu, pois, com a nova tcnica da conservao de carnes, foi possvel superar a exportao do gado em p. Era possvel ambicionar atingir, alm do centro e do nordeste do Brasil, at os consumidores do mar do Caribe e dos estados sulistas dos Estados Unidos, visto que o charque era a alimentao bsica dos escravos. Ironicamente, o alimento dos escravos era pago com escravos. Para Azevedo (1958), a chegada de levas deles ao territrio do Rio Grande do Sul resultou na expanso da indstria das carnes manufaturadas e salgadas, que se multiplicaram por Pelotas e beiras da Lagoa dos Patos e margens do Rio Jacu. Com a vinda dos aorianos, desembarcados em 1752, a agricultura tomou um novo impulso com as plantaes de trigo ao redor da cidade de Rio Grande, expandindo-se para outras reas at ser destruda, por volta de 1820, pela praga da ferrugem e pela ausncia de um apoio governamental. Os aorianos tornaram-se ento pecuaristas e charqueadores. A partir da produo colonial alem, j em 1830, Porto Alegre, com aproximadamente 12 mil habitantes, comeava a enriquecer e ensaiava sua futura vocao comercial. A organizao social gacha era bastante rgida. No topo encontravam-se os grandes fazendeiros e os ricos charqueadores, cabendo aos fazendeiros a hegemonia regional. Os comerciantes mais abastados tinham uma posio de destaque e eram, em boa parte, portugueses. Era importante tambm o nmero de mdios e pequenos comerciantes. Os grandes polos comerciais da provncia eram Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Rio Pardo.

22

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

A agricultura e a criao mais diversificada de sunos e aves s se estabeleceram mais tarde com as colnias alems e italianas, entre 1824 e 1875, que trouxeram as tcnicas industriais que permitiram lanar os fundamentos da pequena indstria do curtume e da metalurgia. A partir de 1870, a vida econmica e social da provncia se transformou progressivamente de acordo com a chegada de novos imigrantes europeus e, consequentemente, de novos hbitos e novos conceitos. No aspecto econmico, um novo cultivo, o arroz, foi introduzido. A soja, nesse perodo, atingiu o mercado internacional, e, graas ao artesanato realizado pelos europeus, nasceu a atividade industrial que se desenvolveu em um ritmo crescente. Na regio da colonizao italiana, destacaram-se os setores mecnico, metalrgico e caladista. No incio do sculo XIX, a produo de trigo e a agricultura cederam lugar pecuria como base da riqueza social. Muitos dos antigos agricultores transformaram-se em fazendeiros com a organizao das charqueadas. Em razo das grandes secas nordestinas, o Rio Grande do Sul transformara-se no principal centro brasileiro produtor de charque. Na sociedade sulina de ento, a vida urbana desenvolvera-se relativamente (Maestri, 2001a). A pecuria de corte tomou novo impulso com a criao dos frigorficos estrangeiros, da Armour e da Swift, em 1917, tornando possvel exportar carnes enlatadas e refrigeradas para o centro do Pas. Segundo Azevedo (1958), o sucesso da economia colonial deve-se sobretudo distribuio de terras feitas entre os colonos, formando no apenas um dinmico centro produtivo policultural, mas tambm um crescente mercado consumidor. O crescimento industrial no significou o abandono da agricultura, e, ainda hoje, o estado do Rio Grande do Sul, com o Paran, um dos grandes responsveis pela produo nacional de gros. De um estado que se encontrava s margens da economia do Pas, o Rio Grande do Sul transformouse em uma das bases dessa economia.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

23

O gacho
Segundo Love (1975), a palavra gacho, o homem livre dos campos, foi aplicada inicialmente para definir um tipo humano arredio, o nmade do pampa, muitas vezes um desertor desobediente da lei e da ordem, que cavalgava sem rumo em uma rea vastssima sempre atrs de gado amansado ou chucro e de cavalos. Gente de lao e de doma, sua cultura derivou de um amlgama entre os hbitos indgenas e europeus, resultando em um caldeamento tnico muito prprio. Darcy Ribeiro (1995), em O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, traz um captulo especial sobre a Regio do Sul do Brasil: Brasis sulinos: gachos, matutos e gringos. O autor destaca que esta uma rea cultural complexa e singular e que sua caracterstica bsica, em comparao com as outras reas culturais brasileiras, sua heterogeneidade cultural. A configurao histrico-cultural do estado do Rio Grande do Sul constituda por trs elementos: os lavradores matutos (de origem principalmente aoriana), os representantes atuais dos antigos gachos e a formao gringo-brasileira dos descendentes de imigrantes europeus. Segundo o autor, a configurao histrico-cultural dos matutos constituda de populaes transladadas dos Aores no sculo XVIII, pelo governo portugus. O objetivo dessa colonizao era implementar um ncleo de ocupao lusitana permanente para justificar a apropriao da rea perante o governo espanhol. Esses matutos viviam como lavradores, estabelecendo no Rio Grande do Sul o mesmo modo de vida que tinham nos Aores, uma agricultura exercida de modo arcaico. Os gachos originam-se da transfigurao tnica das populaes mestias de vares espanhis e lusitanos com mulheres guaranis. Eram homens fortes, caadores, que tinham no gado selvagem sua subsistncia e a base econmica de sua sociedade.

24

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

A terceira configurao histrico-cultural do Rio Grande do Sul constituda pelos povos de origem germnica, italiana, polonesa, japonesa, libanesa e vrias outras, introduzidos como imigrantes no sculo XIX. Viviam em colnias, propriedades familiares em que cultivam gros e cereais, criavam animais e das quais tiravam seu sustento. O contato entre essas trs configuraes culturais foi inevitvel. A coexistncia desses trs complexos culturais operou ativamente no sentido de homogeneiz-los, difundindo traos e costumes de um ou outro. Essa interao definida por Ribeiro (1995, p.409) da seguinte forma:
A distncia que medeia entre os respectivos patrimnios culturais e, sobretudo, entre seus sistemas de produo agrcola a lavoura de modelo arcaico dos matutos, o pastoreio gacho e a pequena propriedade explorada intensivamente pelos colonos gringos funciona, porm, como fixadora de suas diferenas. Mesmo em face dos efeitos homogeneizadores da modernizao decorrentes da industrializao e da urbanizao, cada um destes complexos tende a reagir de modo prprio, integrando-se com ritmos e modos diferenciados nas novas formas de produo e de vida, dando lugar a estilos distintos de participao na comunidade nacional.

Para o autor, essa a singularidade do povo sul-riograndense de hoje. A complexidade de sua origem histricocultural torna-o um grupo diferente dos demais brasileiros.

O tradicionalismo gacho
O sculo XX foi o perodo das transformaes. Novos inventos passaram a integrar a vida das pessoas, mudando hbitos e conceitos. A televiso, presente em praticamente todas as residncias, permite que informaes sejam transmitidas e globalizadas. O mundo passa a ser visto com outros olhos, e nem mesmo os costumes e tradies ficaram imunes a esse fenmeno.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

25

Essas transformaes tambm afetaram a sociedade sul-rio-grandense. No entanto, em meados do sculo XX, comeou a aparecer, em alguns gachos, um sentimento novo: a sua diferena em relao ao mundo. Vera Stedile Zattera (1995, p.153), historiadora, gacha de Caxias do Sul, descreve esse sentimento:
a nossa cidadania, nossa raa, to mesclada, mas to clara. nossa conscincia de sermos elementos batalhadores, especiais, que grita. hora de mostrarmos ao mundo do que ns, gachos, somos capazes, do que gostamos, quais so nossas msicas, quais so nossos hbitos, quais so nossas habilidades.

O gacho resultado da miscigenao de portugueses, espanhis, africanos, alemes, italianos com o ndio da terra. Mas esse grupo no sabia como mostrar suas razes histricas, seus costumes nativos, sua maneira de ser. Foram criados ento os centros de tradies gachas (CTG), com a finalidade de mostrar e perpetuar suas manifestaes com a maior preciso possvel, por meio de sua msica e sua sociabilidade. Nos CTG, estudam-se as danas, as poesias, as falas do gacho original, seus hbitos e sua histria. Seu objetivo mostrar esses detalhes ao pblico nacional e internacional. O Instituto Gacho de Tradio e Folclore (IGTF) preocupa-se em nortear os estudos e as pesquisas sobre os usos e costumes gachos. O Movimento Tradicionalista Gacho lidera hoje mais de mil CTG somente no Rio Grande do Sul e outras centenas deles espalhados por todo o Brasil e pelo mundo.2 O resultado de tudo isso pode ser constatado nos dias de hoje: o gacho aprendeu a cultuar o Rio Grande do Sul, e comemora-se no dia 20 de setembro o Dia do Gacho, um dia para lembrar-se de sua histria e do tradicionalismo.
2 Segundo a Confederao Brasileira de Tradio Gacha (CBTG), em 2009 foi inaugurado o 12 CTG fora do Brasil.

26

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Em todo o lugar, pode ser percebido o respeito por suas tradies. Os clubes sociais e fbricas incentivam seus grupos folclricos a danar e mostrar as roupas tpicas. Os restaurantes servem o churrasco com msicas e danas tpicas ao vivo. Nas escolas, ensinado o respeito ao territrio, a sua histria e a suas tradies. Rdios e emissoras de TV transmitem msicas e programas sobre a vida gacha, suas origens e seus costumes, com o objetivo de divulgar a cultura aos mais jovens. muito comum ver o gacho usando bombachas, sua indumentria tpica, no somente em datas comemorativas, mas tambm em seu dia a dia.

Enfrentamentos ideolgicos, polticos e partidrios


Ser uma fronteira quente, permanentemente disputada, deu uma feio belicosa aos confrontos polticos e ideolgicos do Rio Grande do Sul. Pelo fato de os limites do estado serem imprecisos, emaranhados na vastido das plancies, as faces em luta eram obrigadas a procurar abrigo ou recursos em regies muito alm da fronteira. Era difcil para uma fora policiar um territrio to amplo, permitindo com isso que as guerras tivessem larga durao, como se deu com a Revoluo Farroupilha, liderada por Bento Gonalves, que, arrastando-se por dez anos, de 1835 a 1845, foi a mais longa das guerras civis brasileiras. Para Boeira et al. (1980), a constncia dos combates fez que a exigncia da politizao da populao fosse sempre muito intensa, o que acirrou ainda mais os enfrentamentos partidrios, criou uma hostilidade entre os partidos, quase sempre polarizados em duas correntes pouco dispostas conciliao, e gerou um clima propcio guerra civil. No Quadro 1, pode-se verificar a cronologia dos enfrentamentos ideolgicos, polticos e partidrios nos sculos XIX e XX, no Rio Grande do Sul, segundo Boeira et al. (1980).

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

27

Quadro 1 Cronologia dos enfrentamentos ocorridos nos sculo XIX e XX


DATAS ACONTECIMENTOS 1835-1845 Revoluo Farroupilha Farrapos (republicanos, separatistas) Lder: Bento Gonalves 1846-1889 Bipartidarismo Monarquistas liberais (maior autonomia da provncia) Lder: Gaspar Silveira Martins 1893-1895 Revoluo Federalista Republicanos (pica-paus) (ditadura positivista, aliados ao presidencialismo) Lder: Jlio de Castilhos 1923 Revoluo de 1923 Borgistas (chimangos) (continuidade da ditadura) Lder: Borges de Medeiros Imperiais (monarquistas, centralistas) Governo da regncia Monarquistas conservadores (a favor da centralizao da corte)

Federalistas (maragatos) (ex-monarquistas, parlamentaristas) Lder: Gaspar Silveira Martins

Assisistas (maragatos) (fim do continusmo X borgista) Lder: Assis Brasil 1945-1964 Enfrentamento ideolgico-partidrio Trabalhistas Conservadores (campanha trabalhista (antitrabalhistas), Unio pr-getulista), Partido Democrtica Nacional X Trabalhista Brasileiro (PTB) (UDN), Partido Lder: Alberto Pasqualini/ Libertador (PL) Leonel Brizola Lder: Ildo Meneghetti 1964-1985 Peemedebistas Arenistas (contra o regime militar) (sustentao civil do X Lder: Pedro Simon regime) Lder: diversos

Etnicidade e identidade
tnica

So inmeros os estudos de etnicidade relacionados a grupos humanos diferentes desenvolvidos pelas Cincias Sociais. No o objetivo fazer aqui uma anlise exaustiva ou mesmo um histrico do uso do conceito e de como os trabalhos foram e so direcionados. O intuito somente apresentar um panorama dessa problemtica para contextualizar como se construiu o conceito de etnicidade como pressuposto deste estudo, com a finalidade de entender o ideal separatista presente em alguns grupos de gachos. Quando se pensa na possibilidade de identificao tnica, corre-se o risco de buscar grupos culturais fechados e estticos, de buscar uma filiao, um nome, um recorte geogrfico. No entanto, a questo no to simples. Mesmo que os registros histricos fornecessem as pistas necessrias para esse tipo de identificao, ou de qualquer outra natureza de fonte acadmica, esses dados no teriam, por si ss, autoridade para desenhar um mapa desse percurso, na medida em que os grupos humanos e a construo da identidade tnica so extremamente dinmicos e flexveis. Dessa maneira, a concepo de etnicidade est alm da definio de culturas especficas e, portanto, composta de mecanismos

30

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

de diferenciao e identificao que so acionados conforme os interesses dos indivduos em questo, assim como o momento histrico no qual esto inseridos. Os conceitos de grupo tnico, identidade tnica e etnicidade tm uma complexa trajetria terica nas Cincias Sociais. As dificuldades podem ser constatadas nas muitas coletneas, em textos e estudos de caso publicados desde a dcada de 1970. A unidade concreta de anlise o grupo tnico tem sido definida por diferentes combinaes de caractersticas que vo da cultura comum identidade tnica simbolicamente construda. A reviso do conceito realizada com base em trabalhos de autores como Abner Cohen (1969) e Frederick Barth (1969), por exemplo resultou na incorporao das noes de identidade tnica e etnicidade, com crticas contundentes concepo tradicional que concebia o grupo tnico como unidade cultural distinta, separada. Sobre a complexidade de se estudar o conceito de etnicidade, Poutignat & Streiff-Fenart (1998, p.117) afirmam o seguinte:
Estudar a etnicidade consiste, ento, em inventariar o repertrio das identidades disponveis em uma situao pluritnica dada e descrever o campo de salincia dessas identidades nas diversas situaes de contato. A anlise situacional da etnicidade liga-se ao estudo da produo e da utilizao das marcas, por meio das quais os membros das sociedades pluritnicas identificam-se e diferenciam-se, e ao estudo das escolhas tticas e dos estratagemas que acionam para se safarem do jogo das relaes tnicas. Entre essas tticas figuram especialmente a alternncia de identidades (identity switching), o domnio da impresso e os processos de alter-casting que permitem atribuir um papel tnico ao outro.

Segundo Poutignat & Streiff-Fenart (1998), nas diversas formas de conceituao, a etnicidade pde ser definida como carter ou qualidade do grupo tnico (Glazer & Moynihan, 1975), como fenmeno situacional (Williams, 1989), como o

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

31

sentimento de formar um povo (Gordon, 1964), como o relacionamento entre grupos que se consideram e so considerados culturalmente distintos (Eriksen, 1991) ou como fenmeno de natureza poltica ou econmica, remetendo a grupos de pessoas unidas em torno de interesses comuns (Cohen, 1974). As contribuies desses e de outros autores permitem avanar no sentido de considerar as especificidades de uma identidade propriamente tnica. Lapierre (1998) e Poutignat & Streiff-Fenart (1998) propem que a identidade tnica uma forma de organizao social cujo sistema de categorizao fundamenta-se em uma origem suposta. A questo referente origem recuperada da contribuio weberiana sobre os grupos tnicos, para a qual a crena subjetiva na origem comum constitui um lao caracterstico da etnicidade. A partir dos estudos de Barth (1998), torna-se possvel definir grupo tnico como uma forma de organizao social, que expressa uma identidade diferencial nas relaes com outros grupos e com a sociedade mais ampla. A identidade tnica utilizada como forma de estabelecer os limites do grupo e de reforar sua solidariedade. Nessa concepo, a continuidade dos grupos tnicos no explicada em termos de manuteno de sua cultura tradicional, mas depende da manuteno dos limites do grupo, da contnua dicotomizao entre membros e no membros (ns/eles). Os traos culturais que demarcam os limites do grupo podem mudar, e a cultura pode ser objeto de transformaes, sem que isso implique o esvaziamento da solidariedade tnica.1 Poutignat & Streiff-Fenart (1998, p.141) concordam com a definio de Barth e completam:

Essa perspectiva aproxima-se da proposta de Hall (1999, p.49-50), que concebe a identidade como um conjunto de representaes culturais, construdo em situaes especficas, um modo de construir sentidos que influencia e organiza tanto nossas aes quanto a concepo que temos de ns mesmos.

32

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

H que convir com Barth, que a etnicidade uma forma de organizao social, baseada na atribuio categorial que classifica as pessoas em funo de sua origem suposta, que se acha validada na interao social pela ativao de signos culturais socialmente diferenciadores. Esta definio mnima suficiente para circunscrever o campo de pesquisa designado pelo conceito de etnicidade: aquele dos estudos dos processos variveis e nunca terminados pelos quais os atores identificam-se e so identificados pelos outros na base de dicotomizaes Ns/Eles, estabelecidas a partir de traos culturais que se supe derivados de uma origem comum e realados nas interaes raciais.

Frederich Barth (1998) afirma que os indivduos tm de estar conscientes de sua identidade tnica e com uma atuao dinmica a seu favor. Isso significa que cada indivduo, dentro de um determinado contexto histrico e geogrfico, contribui para a etnicidade de seu grupo, servindo como ator da trama cultural. Nem sempre as pessoas de um grupo participam da formao de sua identidade tnica conscientemente. Muito do que aprendem a respeito de sua identidade tnica inconsciente e faz parte de sua educao desde seu nascimento. A etnicidade uma entidade relacional, pois est sempre em construo, de um modo predominantemente contrastivo, o que significa que construda no contexto de relaes e conflitos intergrupais. A forma contrastiva que caracteriza a natureza do grupo tnico resulta de um processo de confronto e diferenciao. Tudo isso acentua a natureza dinmica da identidade tnica que se constri no jogo de confrontos, oposies, resistncias, como tambm, e sobretudo, no jogo da dominao e submisso. Barth tambm ressalta que o carter contraditrio da relao entre grupos tnicos aparece mais claramente quando se trata de minorias em suas relaes de sujeio para com as sociedades que as envolvem. Sendo assim, identidade tnica implica cultura. Cultura faz parte da identidade tnica de um grupo, e tal identidade transcende os aspectos culturais deste, porque influenciado

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

33

por aspectos que esto fora da dimenso do grupo. Cultura vem a ser o aspecto de um grupo que permite que seus integrantes se sintam unidos entre si. Tanto cultura como etnicidade so termos que implicam obrigatoriamente uma dinmica. Isso significa que um grupo no permanecer com seus aspectos culturais indeterminadamente, mas que essas qualidades sero modificadas com o passar do tempo, de acordo com o que o novo contexto contribuir para a comunidade. Uma cultura necessariamente vai se transformar com o passar do tempo em consequncia de fatores externos ou internos. Por isso, sua identidade tnica estar constantemente sendo colocada em questo. De acordo com Barth (1998), grupos no podem ser ordenados como um todo homogneo. Culturas esto sempre em movimento, contm contradies e so incoerentes. Juntando a problemtica das variaes que cada cultura traz consigo e sua implicao no estudo da identidade tnica de um grupo, Barth afirma que a cultura pode ser utilizada para manter a diferenciao entre grupos tnicos prximos geograficamente, por meio de processos internos que possam acentuar as diferenas entre eles. Seguindo a reflexo de Barth, Poutignat & Streiff-Fenart (1998, p.129) explicam a relao entre etnicidade e cultura:
Em razo dessa disjuno entre cultura e etnicidade, geralmente se admite que o grau de enraizamento das identidades tnicas nas realidades culturais anteriores altamente varivel, e que toda cultura tnica , em certa medida, remendo. A etnicidade no vazia de contedo cultural [...] mas ela nunca tambm a simples expresso de uma cultura j pronta. Ela implica sempre um processo de seleo de traos culturais dos quais os atores se apoderam para transform-los em critrios de consignao ou de identificao com um grupo tnico. Concorda-se igualmente em reconhecer que os traos ou os valores aos quais pessoas escolhem para prender suas identidades no so necessariamente os mais importantes, os que possuem

34

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

objetivamente o maior poder de demarcao [...] Uma vez selecionados e dotados de valor emblemtico, determinados traos culturais so vistos como a propriedade do grupo no duplo sentido de atributo substancial e de posse [...] e funcionam como sinais sobre os quais se funda o contraste entre Ns e Eles.

Nessa perspectiva, a concepo de cultura entendida nas suas dimenses antropolgica e sociolgica, no restrita aos aspectos puramente tnico/raciais, mas articulada a outras categorias como nao, classe, gnero, religiosidade. A cultura compreendida a partir desse ponto de vista articula essa diversidade de relaes produzidas no cotidiano, combina seus significados simblicos, constituindo o que Geertz (1978) denominou de teia de significados. Uma dinmica que rompe com a viso de cultura no singular, remetendo para uma concepo de que a cultura mais bem compreendida se for inserida dentro de universos mltiplos, coexistindo e enfrentando esses movimentos permanentemente em processo de metamorfose. A ideia de etnia deve ser introduzida em contextos sociais, polticos e econmicos, a fim de situar e entender os fenmenos tnicos contemporneos, tornando expresses como movimentos tnicos, grupos tnicos, guerra entre etnias, etnia cigana, negra, afro-americana, indgena, correntes em nosso cotidiano. A etimologia do termo etnia situa-se na expresso grega ethns, que significa povo. Quanto ao termo tnico, procede do latim thnicus. A partir do sculo XIX, o termo passou a ser associado terminologia raa como forma de distinguir as diferentes populaes humanas.Vrios estudiosos propuseram, inclusive, a substituio do termo raa pelo de etnia, embora essa proposio no tenha alterado as concepes hierarquizadoras j consagradas pelo conceito de raa na distino dos grupos humanos. Essa perspectiva ajuda a formular uma possvel diferenciao entre estes dois conceitos, utilizando os processos histricos distintos que os forjaram.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

35

O conceito de raa deriva de um contexto impositivo de distines classificaes de caractersticas fsicas, biolgicas por parte de grupos dominantes no perodo colonial. J o termo etnia envolve a descrio daquelas caractersticas herdadas culturalmente que fundamentam a existncia de um determinado grupo humano em um passado ancestral comum (Pujadas, 1993). Nesse sentido, a identidade tnica passa a ser o acmulo dessas heranas culturais que permitem significar distines perante outros grupos sociais/tnicos. No Brasil, por exemplo, o reconhecimento de diferenas tnicas e expresses que podem ser chamadas de etnicidades manifestadas por meio de identidades especficas ocorre nas populaes indgena e negra, at de modo mais explcito, porque esses grupos sofrem mais, objetivamente, processos de discriminao e preconceito. No entanto, aparecem tambm entre descendentes de imigrantes, alm das outras identidades vinculadas s diversidades regionais que assumem carter tnico na medida em que se apoiam em ideais separatistas que, nos ltimos anos, atingiram ressonncia global. Dentro dessa problemtica, observa-se que no so as diferenas culturais que acentuam as diferenas dos gachos em relao aos demais brasileiros, mas sim sua etnicidade, que legitimada por meio de aspectos histricos, sociais e polticos que se referem ao Rio Grande do Sul e aos demais estados brasileiros. A identidade tnica de um grupo transcende seus aspectos culturais, no envolvendo somente aspectos internos dessa cultura, mas sendo particularmente envolvida pelas interaes do grupo com o mundo a seu redor. No se deve falar de cultura no singular, mas em culturas, no plural. No se deve fazer uma classificao de culturas, principalmente porque as prticas e as instituies variam de formao social para formao social.

36

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da histria humana, expressa possibilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domnio humano sobre a natureza. Dessa forma, a cultura gacha se que se pode referir assim s expresses culturais daquele grupo social apenas uma das culturas presentes no Brasil, no melhor nem pior, apenas diferente e singular no contexto nacional.

O separatismo no Rio Grande do Sul

Federao versus confederao


O termo federao remonta ao latim no qual o signo foederis transmite a ideia de unio, pacto. Seu uso, no que se refere a atributo ou forma de Estado, s possvel a partir do exemplo norte-americano que, aps a independncia de suas treze colnias, originou o Estado federal no sculo XVIII. Ao declararem-se independentes, as treze colnias se transformaram em treze estados livres e autnomos, regidos cada qual por suas prprias leis, podendo decidir, segundo seus prprios critrios, todos os assuntos de seu interesse e resolver os problemas com seus prprios meios. Isso s foi possvel por causa da particularidade do regime de colonizao de povoamento nas colnias do norte, do qual se originaram a estrutura de classes, a luta pela independncia e o projeto de desenvolvimento, levando os norte-americanos concepo de um sistema de organizao de seu Estado nacional totalmente inovador e consonante com os anseios do liberalismo. Apesar de tudo isso, por questes de segurana e para melhor enfrentar os problemas comuns, uma unio fazia-se necessria.

38

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Segundo Molon (1994), a soluo para essa questo foi apresentada por Benjamin Franklin em 1754, mas s ganhou fora em 1781 quando os estados assinaram um tratado de unio em forma de confederao: os Artigos de Confederao. Esses artigos no eliminaram a autonomia nem a soberania de cada estado, mas prescreviam a unio perptua entre eles, passando a design-los Estados Unidos Reunidos em Congresso e, posteriormente, Estados Unidos da Amrica. Todos se submeteram a uma Constituio Federal baseada na crena nos direitos naturais do indivduo, no antiabsolutismo e na diviso entre os poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Para compreender o ideal separatista presente no sul do Brasil, devem-se esclarecer as diferenas entre federao e confederao. Para Dallari (1986), a diferena bsica reside nas bases jurdicas. Na confederao, os integrantes encontram-se associados por um tratado que guarda a soberania do estado participante, no qual continua respondendo por si prprio, delegando atribuies Unio, s preservando os poderes que os Estados lhe conferiram. Na federao, os estados submetem-se a uma Constituio comum, restando-lhes de seus antigos poderes somente aqueles que a Carta lhes assegura. Molon (1994) apresenta o autor AllyrioWanderley como o terico do separatismo no Brasil. Segundo Molon, Wanderley fundamenta o separatismo em seu livro As bases do separatismo (1935), resultado do momento que o Pas vivia na dcada de 1930, perodo que transmite ao autor a ideia de que a derrocada financeira, a instabilidade poltica e a inquietao social so sintomas de um nico fenmeno: a morte do Brasil. Para Wanderley (apud Molon, 1994), cada regio brasileira se encontra em diferentes graus de desenvolvimento e situaes geogrficas, cabendo a cada uma necessidades e recursos distintos. Para melhor satisfazer suas necessidades, o ideal, segundo o autor, estarem separadas, uma vez que juntas no h meios de faz-lo, pelo fato de a Unio adotar me-

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

39

didas homogneas que se tornam inteis em algumas regies. Para o autor, romper com a unidade um meio de acabar com o aparelho central de desgoverno, parasita, sanguinolento e tentacular que trava o desenvolvimento autnomo das regies. Grande parte do discurso do Movimento Separatista Sulino atual se baseia nos conceitos de Allyrio Wanderley. bem verdade que, em toda a histria, o povo brasileiro aparece como coadjuvante do processo, embora os atores envolvidos falassem em seu nome e afirmassem, a todo o momento, a legitimidade de suas campanhas, assentadas sobre a vontade popular. Foi assim em todos os movimentos separatistas do sculo XIX. No caso da Revoluo Pernambucana (1817), da Revoluo Farroupilha (1835), da Sabinada (1838), todos os agentes histricos insistem em afirmar que era a vontade do povo fazer valer sua autonomia, mas escondem a inteno de uma elite agrria que visava ao poder e ao controle de determinada regio. Outros exemplos de movimentos separatistas podem ser destacados. No mundo todo, vrias frentes separatistas procuram emancipar suas regies; muitas vezes, essa luta deixa de ser pacfica e passa a ser armada, violenta. Podese destacar o movimento separatista no norte da Itlia, liderado pela Liga Norte. Na Blgica, onde flamengos e vales procuram emancipar seus Estados. No Mxico, onde Chiapas tornou-se palco das lutas zapatistas. No Brasil, pode-se afirmar que, em praticamente todos os estados, h um movimento separatista para formar um novo pas ou para tornar uma dada regio um novo Estado. Entre eles, pode-se destacar o movimento separatista de So Paulo, do Nordeste Independente, da Bahia Independente e o Movimento Separatista Sulino, que pretendem emancipar seus estados e criar um novo pas. Tambm temos movimentos emancipacionistas em diversos bairros e distritos de grandes cidades para formar um novo municpio, apoiados pelo Fundo de Participao dos Municpios. Movimentos por

40

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

novos estados so encontrados em vrias regies do pas, entre elas, na regio do Tringulo Mineiro, no sul da Bahia, para formar o estado de Santa Cruz e na regio de Itapeva (sul e sudeste de So Paulo), que pretende formar o estado de So Paulo do Sul.

O Rio Grande do Sul e o Movimento Separatista Sulino contemporneo


O Movimento Separatista Sulino contemporneo teve origem no estado do Rio Grande do Sul, onde se encontra em estgio mais organizado. O movimento definido como
Uma Instituio criada com a finalidade de elaborar estudos para avaliar as possibilidades de emancipao poltica e administrativa dos estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desencadeando um amplo debate na regio sobre o tema de sua autonomia em relao ao Brasil como nao, atravs da reforma do regime federalista, com a adoo do regime confederado. (Manifesto do povo gacho in www. pampa.cjb.net)1

O objetivo explcito no documento criar um novo pas, a Repblica Federal do Pampa.2 As lideranas do movimento alegam que a Regio Sul do Brasil sempre esteve margem das atenes do governo federal e que toda sua histria foi construda de forma independente, enfatizando a Revoluo Farroupilha, a Procla1 As informaes extradas do site oficial do Movimento Separatista Sulino contemporneo foram registradas durante os anos de 1999 a 2003. O endereo atual do http://www.pampalivre.info. Acesso em agosto de 2009. A instituio est registrada na cidade de Laguna, no cartrio de registros de pessoas jurdicas, sob o n 363, folha 186 do livro A3, e inscrita no CGC do Ministrio Federal sob o n 80.961.337/0001-0.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

41

mao da Independncia da Repblica Sul-rio-grandense, em 11 de setembro de 1836, pelo coronel Antnio de Souza Neto e a Revoluo Federalista. Seus integrantes justificam que a Regio Sul possui uma configurao cultural diferente dos demais estados brasileiros, uma tradio e costumes arraigados desde sua origem, uma produo significativa de alimentos e que, por isso, esto condenados a carregar os estados brasileiros mais pobres e que sofrem de discriminao poltica, econmica e fiscal por parte do governo federal. Como se tentou demonstrar anteriormente, outras intenes e discursos dos separatistas mostram a existncia de um pano de fundo que, a todo o momento, remete a questes econmicas, polticas e culturais, sempre ressaltando uma pretensa relativa superioridade dos habitantes da Regio Sul do Pas. Percebe-se, em vrios momentos desses discursos, a utilizao de conceitos filonazistas, enfatizando o forte regionalismo e o sentimento de superioridade da raa europeia, por tratar-se de uma regio colonizada principalmente por alemes e italianos, uma vez que, na Regio Sul, segundo eles, a miscigenao com o negro e com o ndio ocorreu em menor grau se comparado com o resto do Brasil. Para eles, o Rio Grande do Sul no e nunca foi Brasil. uma outra nao.3 justamente pelo carter histrico do Movimento Separatista Sulino que adota-se o termo contemporneo como maneira de diferenci-lo dos movimentos de autonomia do passado (Revoluo Farroupilha (1835-1845) e Federalista (1893-1895)) e, principalmente, porque isso demonstra que a ideia de separao e independncia no uma novidade do sculo XX, fazendo parte da prpria histria do povo gacho, apesar de que, no passado, a ideia de emancipao esteja ligada a outro contexto e outras motivaes.
3 Carta enviada Organizao das Naes Unidas (ONU), disponvel no site do Movimento pela Independncia do Pampa (MIP): http:// www.pampa.cjb.net.

42

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Diante das vrias questes levantadas em todo Pas perante os movimentos separatistas de carter regional ou estadual e principalmente o Movimento Separatista Sulino contemporneo, torna-se significativamente necessrio entender as causas da criao de movimentos como esse, que busca, por meio da emancipao dos estados da Regio Sul, por exemplo, criar um novo pas, cindindo assim o territrio brasileiro. Ainda mais, no caso particular do Movimento Separatista Sulino contemporneo, quando se considera que ele possui como seguidores pessoas de todas as origens, de todas as classes sociais e de vrios pontos do Brasil gachos que vivem em outros estados e simpatizantes da causa , a necessidade de compreend-lo torna-se evidente, principalmente diante dos sintomas claros de crise do atual pacto federativo, como aspecto da crise do Estado brasileiro. Pretende-se demonstrar uma possibilidade do que foi o processo de criao do Movimento Separatista Sulino contemporneo, interpretando os fatos histricos e construindo uma trajetria para esse movimento social, e como o conceito de identidade tnica interage nesse caso. O Movimento Separatista Sulino contemporneo comeou a tomar forma em 1985, quando o gacho Irton Marx e outros separatistas escreveram o Manifesto do Povo Gacho em 7 de junho de 1985, na Repblica do Pampa, como eles mesmos denominam o estado do Rio Grande do Sul. Irton Marx um dos lderes do movimento e, em 1993, esteve em evidncia nos veculos de comunicao nacionais, pelo fato de ter sido preso portando material de propaganda nazista. O movimento possui pelo menos duas frentes de atuao, o Movimento pela Independncia do Pampa (MIP), fundado em fevereiro de 1990, e o movimento O Sul Meu Pas, que, em 17 de maio de 1992, se tornou uma instituio, registrada no Cartrio de Registros de Pessoas Jurdicas sob

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

43

o nmero 363, fls. 186 do Livro A-3, e inscrita no CGC-MF sob o nmero 80.961.337/0001-02, com sede na cidade de Laguna, Santa Catarina. O objetivo dessa instituio elaborar estudos para avaliar as possibilidades de emancipao poltica e administrativa dos estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a reforma do regime federativo, adotando o regime confederado, rumo reconstituio da antiga Repblica Sul-rio-grandense, proclamada em 1836, durante a Revoluo Farroupilha. Ao perceberem que precisavam de apoio, os separatistas gachos resolveram buscar apoio nos vizinhos mais prximos, pois assim, acreditam, ser mais fcil atingir seus objetivos, uma vez que alegam que Paran e Santa Catarina sofrem da mesma discriminao por parte do governo federal que o Rio Grande do Sul. O movimento possui mais de 800 comisses municipais em cidades espalhadas pelos estados da Regio Sul. Os separatistas organizam assembleias peridicas em seus comits e divulgam amplo material de divulgao sobre a emancipao: cartilhas, cartazes, adesivos e site na internet http://www.pampa.cjb.net (acessado durante os anos de 1999-2003). O alvo da divulgao, alm das assembleias, so organizaes de bairro, CTG e comits polticos. A imprensa local, principalmente as estaes de rdios, divulga os eventos e as notcias do movimento e promove entrevistas com seus integrantes. A identidade regional gacha uma das mais fortes no Brasil. Para os separatistas, essa identidade foi construda com base em seu modelo de colonizao incorporado resistncia dos farrapos. Eles reforam sua identidade a partir da referncia fisiografia e economia regionais, afirmando que sua histria sempre foi negligenciada pelo resto do Pas. No se pode deixar de mencionar o papel ideolgico de formao, no imaginrio coletivo, de uma ideia de Rio Grande do Sul forte, poderoso.

44

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

O objetivo deste estudo no foi o de enaltecer e tampouco desprezar esses ideais, mas oferecer ao leitor uma forma de compreend-los. Para tanto, procura-se destacar os vrios argumentos apresentados pelos separatistas para alcanar seus objetivos, refletindo a respeito da interao de processos nacionais com os processos regionais e verificando sua repercusso popular, o que ser feito a seguir. Os separatistas tentam criar um carter de eternidade do movimento. Esse carter aparece quando mencionada a Revoluo Farroupilha, em uma tentativa de convencer o interlocutor de que a emancipao vontade geral e tem fundamentao histrica:
Com a Proclamao da Independncia do Uruguai em 25 de Agosto de 1825, a Provncia Cisplatina ferida, perdendo parte de seu territrio. Encabeada pelo Cel. Bento Gonalves da Silva, Honofre Pires e Domingos Crescncio, entre outros heris gachos, iniciou em 20 de Setembro de 1835, a Revoluo Farroupilha, com a tomada do Palcio Piratini, e a expulso do ento Presidente Provincial Fernandes Braga. Como ato contnuo e conseqncia o Cel. Antnio de Souza Neto, em 11 de Setembro de 1836, proclama a Independncia da Repblica Sul-riograndense, no campo dos Meneses em Piratini, estabelecendo tambm ali a primeira capital do novo Pas. At hoje a bandeira oficial do Rio Grande do Sul mantm em seu escudo central a inscrio REPBLICA SUL-RIO-GRANDENSE. Em 1845, dia 28 de fevereiro, o traidor Farroupilha David Canabarro assina o tratado de Armistcio, a Paz do Ponche Verde. Este tratado contudo, no desfaz o ato da Proclamao da Independncia do Rio Grande do Sul, ao contrrio, o mantm intacto. (Autodeterminao motivos histricos in http://www.pampa.cjb.net) [...] O Rio Grande do Sul tem histria para se manter no mesmo caminho do Uruguai, qual seja, da sua total e absoluta independncia, alis, independente j , s se almeja restabelecer a antiga Repblica Sul-rio-grandense... Nada Mais. O Povo ser o protagonista deste episdio desde que no esteja aculturado: povo que no tem virtude, acaba por ser escravo. (idem)

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

45

No plano econmico, o discurso da emancipao enfatiza a importncia da economia gacha, os investimentos de capital que os prprios gachos ali realizam, alm dos excelentes indicadores sociais. Os separatistas apontam a drenagem de recursos que os demais estados brasileiros realizam no Rio Grande do Sul, apostando na emancipao como alternativa para que os recursos regionais permaneam no estado, favorecendo o crescimento da Repblica Federal do Pampa. Procuram destacar que o novo pas no dependeria em nada do Brasil, uma vez que os recursos locais seriam suficientes para a implantao de uma nova mquina administrativa. Os documentos produzidos pelo movimento esforam-se em demonstrar o potencial agrcola regional, sua produo mineral, a pecuria, o potencial turstico e hidreltrico e o baixo retorno da arrecadao de impostos no s no Rio Grande do Sul, mas nos demais estados da regio em geral. Outro motivo de grande descontentamento dos separatistas em relao representatividade no Congresso Nacional:
Ao longo de todos estes anos, o Rio Grande do Sul, outrora celeiro da produo de gros, carnes, indstrias caladistas, entre outras culturas, hoje perdeu poder de barganha. A proporcionalidade do voto, criminosamente desigual na representatividade do sufrgio universal, tem sido um dos libis para desviar fortunas, de regies extremamente produtivas, em favor de regies servidas pelo cartelismo clientelista do Palcio do Planalto, aliciadas pela carriola de polticos investidos dos piores vcios contra seu prprio povo e sua gente. (idem) [...] A situao no nova, nas ltimas dcadas o Rio Grande do Sul teve uma evaso lquida de recursos que supera o que foi investido pelos americanos para reconstruir a Europa aps a Segunda Guerra Mundial atravs do European Recovery Program (mais conhecido como Plano Marshall)... l eles reconstruram um continente, e aqui? o que os brasileiros fizeram com tanto dinheiro? (idem)

46

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Do total de parlamentares em Braslia (Senadores e Deputados) 70% composto por representantes de regies brasileiras que produzem 30% do PIB brasileiro e 30% dos representantes polticos em Braslia so de regies que produzem 70% do PIB. Cada Deputado do Sul/Sudeste representa 341.870 habitantes. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cada Deputado equivale a 240.078 habitantes. No Senado a desproporo na representatividade maior ainda. No Sul e Sudeste a relao um senador para cada 4.004.762 habitantes. No Norte/Nordeste/Centro-Oeste de um senador para cada 1.028.833 habitantes. (idem)

Os separatistas alegam que a autonomia do sul do Brasil ir beneficiar a nao brasileira (os estados que continuarem a formar o Brasil), uma vez que iro perceber o conservadorismo e a corrupo que assola o Pas e tero de escolher novos representantes, podendo, assim, deixar de lado o paternalismo e o coronelismo:
Logo a inconstitucionalidade vertente no Art. 14o da Constituio Federal do Brasil. Como exemplo: um deputado do Amap representa 14.768 votos, um de So Paulo representa 308.350 votos e outro do RS representa 183.866 votos. Porm cada um deles tem o mesmo peso de um voto nas decises da Cmara (Art.14 Const. Fed.). O mais impressionante que esta situao no nova, foi introduzida em 1934 e no foi mais substancialmente alterada. um crculo de ferro, pois a deciso de mudar esse sistema depende dos votos da maioria que justamente beneficiada por ele. Na distribuio de verbas o processo mais gritante ainda. Por estas e outras tantas razes a regio Sul, em especial o Rio Grande do Sul, atravs do processo plebiscitrio buscar a sua separao ou afastamento do resto do Brasil, para o bem da Nao Brasileira. S assim, o povo haver de escolher os verdadeiros e dignos representantes da Nao Brasileira, escolhendo os que tm amor Ptria e que no sejam estes aptridos que a esto hoje emperrados no poder como ostras presas a um casco deteriorado ao fundo do mar. O Conservadorismo o cncer brasileiro!! (idem)

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

47

Alm dessas diferenciaes polticas, histricas e econmicas, os separatistas tentaram se apropriar do que denominam cultura gacha com o intuito de diferenciar ainda mais o Rio Grande do Sul dos demais estados brasileiros:
O Folclore e tradicionalismo gacho, sem dvida, esto entre os mais lindos. A arte, a poesia, o churrasco, o chimarro, a bombacha, o comportamento social, a lida campeira... personalizam seu hbito e tradio que, de gerao em gerao, perpetuam suas razes. Estamos muito mais prximos da cultura platina hispnica que brasileira. Em convvio entre Portugueses, Espanhis, Alemes, Italianos, Nipnicos e nativos-crioulos, as culturas se adaptaram cada uma com as suas caractersticas e culto. (idem) [...] Como em muitas outras regies do mundo, e com o Mapa geopoltico dividido de forma arbitrria, povos e culturas lutam por justia social. Dividiu-se territrios, esquecendo-se do mais elementar: A NAO (povo). (idem) [...] A dvida externa nos sufoca o tempo todo. Ns, gachos, passamos vergonha ao encararmos os estrangeiros nas nossas ruas, que nos olham com desprezo, como sendo velhacos, incompetentes e ignorantes, sem o poder de ao, quando na verdade eles no sabem que o povo gacho nada tem a ver com os erros tcnicos e as discrepncias do governo do Brasil. (Manifesto do povo gacho in http:// www.pampa.cjb.net) [...] Temos a nossa prpria e secular tradio, nossos prprios costumes. Pretendemos avanar no tempo, conservando nossos hbitos, mas buscando na cincia, na informtica, na educao, na sade, na habitao, nos investimentos da rea agrcola, do trabalho, da tecnologia nos projetos espaciais e futursticos, mais garantia e respeito para nossos filhos, para nossos netos e para a prpria civilizao gacha. (idem)

48

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Durante sua trajetria, o Movimento Separatista Sulino contemporneo esteve associado, por diversas vezes, ao nazismo, principalmente no incio da dcada de 1990, quando o movimento alcanou ressonncia nacional. Isso ocorreu porque diversos separatistas alegaram que os gachos e os sulistas de modo geral so superiores aos demais habitantes do Pas, uma vez que os estados do sul foram colonizados em primeiro plano por alemes e italianos, e, segundo eles, a miscigenao com os negros ocorreu em grau menor do que no resto do Pas. Alm disso, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em 21 de fevereiro de 1993, o principal lder do movimento, Irton Marx, anunciou que a Repblica Federal do Pampa, uma vez concretizada, fechar suas fronteiras mo de obra no qualificada, e, em pouco tempo, o novo pas se tornar o primeiro pas desenvolvido da Amrica Latina, contando com o apoio de empresrios do Canad e da frica do Sul diante da ameaa do domnio dos negros. Segundo Irton Marx, como o Rio Grande do Sul est inserido em uma Federao, seu destino ser comandado por pessoas mais atrasadas, fazendo referncia representatividade no Congresso Nacional. Para ele, o ideal o Rio Grande do Sul se unir a seus semelhantes, Paran e Santa Catarina, e constituir uma nova ptria. Quando perguntado se sabe falar alemo, por ser um descendente, de forma descontrada Marx respondeu: D para dizer heil Hitler. Irton Marx foi preso nesse mesmo ano portando material nazista e acusado de propagar a ideia nazista durante as assembleias separatistas. No ano seguinte, Molon (1994) e Ruben George Oliven4 entrevistaram Irton Marx. Entre as perguntas, Oliven questionou sobre sua relao com o nazismo, e Irton respondeu que era uma associao muito lgica, uma vez que ele, assim
4 Ruben George Oliven antroplogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associao Brasileira de Antropologia (ABA) de 2000 a 2002 e especialista em identidade gacha.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

49

como a maioria da populao gacha, descendente de alemes. Na verdade, acusou de existir no Brasil um racismo contra as pessoas de origem alem e que, para desmoralizar o movimento separatista, os acusaram de racistas e, sem comentar a entrevista de 1993 para a Folha de S.Paulo, completou:
Se o Irton Marx fosse uma pessoa de origem portuguesa, espanhola, no haveria essa presso. Agora, como ele de origem germnica, de uma cidade germnica rica e organizada, as pessoas de imediato nos taxam como nazistas, quando, em nenhum momento, algum do nosso movimento teceu consideraes com referncias tnicas, culturais ou religiosas. Agora, proibir que se fale em alemo, isso sim que racismo. (Molon, 1994, p.127)

Com base na leitura dos documentos do movimento separatista e dos questionrios aplicados em pesquisa feita em 2003, pode-se entender que a ideia de germanismo parece apropriada a alguns discursos dos separatistas, em que a identidade tnica do gacho diferenciada em relao aos demais brasileiros. A ideia de que o solo gacho, discriminado e explorado pelo governo brasileiro em toda sua histria, s iria se libertar a partir de sua independncia e autonomia nunca vem apartada do carter tnico. Considerando que grande parte do estado do Rio Grande do Sul foi colonizada por alemes e que h notcias de que militantes do Movimento Separatista Sulino contemporneo demonstram sua simpatia por princpios nazistas, possvel configurar a influncia do nazismo-germanismo no movimento. Em 2003, como parte da dissertao de mestrado em Cincias Sociais, realizou-se uma pesquisa de campo com o propsito de identificar qual era a repercusso do movimento separatista entre a populao de algumas cidades. A pesquisa foi feita nas cidades gachas de Santa Rosa, Tucunduva, Iju, Porto Alegre e So Leopoldo. No total, escolheram-se, de forma aleatria, 850 pessoas, de vrias origens, idade, classe social e de ambos os sexos.

50

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

O resultado da pesquisa apontou o seguinte: 86% dos entrevistados conheciam o movimento separatista e 46% se manifestaram a favor da emancipao dos estados do sul. Entre os entrevistados favorveis separao, 32% acreditavam que so motivos polticos que impulsionam a vontade de separao. O segundo maior motivo para a separao o de ordem cultural, com 29% dos votos. O terceiro motivo alegado pelos entrevistados so os fatores histricos, com 21% dos votos. Entre aqueles que no eram favorveis separao (54%), o principal motivo para os estados do sul continuarem integrados ao Brasil se concentrava na afirmao de que, para haver a separao, seria necessria uma guerra armada, com 38% dos votos. Outras pesquisas feitas para compreender a repercusso do movimento no sul do Brasil podem ser mencionadas. Segundo dados do movimento separatista, em 1985 mais de 9 milhes de habitantes do Rio Grande do Sul eram favorveis emancipao:5
Somos mais de 9 milhes de seres humanos nas mos dos brasileiros, por causa da nossa anexao ao seu territrio. Somos mais de 9 milhes de sofredores nas mos de politiqueiros, de interesseiros nacionais e estrangeiros. Temos um belo territrio com cerca de 282.184 km2, se juntado ao de Santa Catarina, chegaremos a 378.169 km2, com uma populao estimada para o ano de 1990 em cerca de 13 milhes de pessoas habilitadas a fazer prosperar a Repblica do PAMPA GACHO. (Manifesto do povo gacho in http://www.pampa.cjb.net)

Outras pesquisas foram realizadas no decorrer dos anos. Em maio de 1993, o DataFolha organizou uma pesquisa de mbito nacional para apurar a adeso ao movimento sepa5 Em 2000, os separatistas tentaram organizar um plebiscito para calcular a adeso ao movimento, mas, por motivos polticos no divulgados, o evento no aconteceu.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

51

ratista gacho. Foram ouvidas 5.078 pessoas nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran, Bahia, Cear, Pernambuco, Par e Distrito Federal. De acordo com o DataFolha, 32% da populao de Porto Alegre se dizia favorvel independncia dos estados do sul do Brasil. Em Curitiba, a aceitao era de 27%. Em So Paulo, 19% se diziam favorveis independncia dos estados do sul e 9% desejavam um pas constitudo somente por So Paulo. A pesquisa apurou que 18% dos cearenses eram a favor de um novo pas formado pelos estados do sul do Brasil e 21% almejavam a unio de Cear e seus vizinhos para formar um novo pas. O maior ndice de rejeio foi encontrado em Braslia, onde 91% eram contrrios emancipao dos estados do sul. Em resumo, os nmeros do DataFolha revelaram que 19% da populao brasileira se dizia favorvel criao da Repblica Federal do Pampa. Para 32% dos brasileiros, os estados do sul do pas seriam beneficiados com a sua emancipao e 13% acreditavam que essa emancipao seria benfica para os demais estados que permanecessem integrados Unio. Uma outra pesquisa foi feita em 1996 pelo Instituto Bonilha de Curitiba para a revista Isto, edio nmero 1235. Essa pesquisa revelou que 43,1% dos entrevistados dos estados do sul e de So Paulo, se votassem em um plebiscito sobre a separao de seus estados, diriam sim. De acordo com o instituto, 49% dos catarinenses e 47% dos gachos votariam pela emancipao. O que se pode constatar com essas pesquisas que os nmeros apontam para uma conscincia de autonomia entre os brasileiros, de modo geral, e entre os gachos de modo particular. No entanto, h que se ponderar que muitas das informaes so transmitidas populao de forma emocional, invocando a histria e os antepassados gachos, apresentados como heris e proprietrios legtimos daquele cho:

52

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Queremos respirar o nosso ar puro dos pampas e das plancies, queremos sentir as brisas que cortam por entre as coxilhas gachas, onde esto enterrados nossos queridos antepassados, que jazem na esperana de ver esta terra bendita livre e soberana, conduzida por homens honestos, briosos, e que amem antes de tudo sua terra e sua gente. Temos que respeitar todos aqueles que tombaram com este sonho separatista, pois esta a chama que mantm viva a data de 20 de setembro, como marco de orgulho da nao gacha. E estamos dispostos a tambm morrer por esta causa nobre e to sonhada por cada um de ns. (idem)

No se devem ignorar, entretanto, alguns nmeros expressivos que apontam para uma insatisfao dos gachos em relao s condies do Pas, pois notrio que o Brasil vem passando, nos ltimos anos, por crises econmicas e sociais, principalmente nos grandes centros. Os separatistas apropriam-se do sentimento de descontentamento da populao em geral e o utilizam em seus discursos:
O Brasil um pas desequilibrado social e economicamente, com acentuadas agravantes que ocorrem no dia a dia. Certamente todos aqueles que divergirem dos interesses polticos, visando buscar o bem social, esto prestes a serem eliminados, a exemplo dos separatistas que nada mais buscam seno o bem social, econmico, educacional para a populao oprimida, massacrada e explorada do Rio Grande do Sul. Estamos denunciando aos quatro cantos do mundo, inclusive a este rgo defensor dos elementares direitos de autodeterminao dos povos, que amanh nosso direito de autodeterminao e a nossa liberdade de expresso estaro eliminados do caminho da mfia do poder constitudo pelas oligarquias polticas do Brasil. Os dirigentes que militam e dirigem o Movimento Nacionalista Pampa, visando buscar sua Independncia, jamais incitaram um processo violento ou blico, mas de forma alguma deixaremos nos agredir. Estaremos sempre alertas contra todo e qualquer ataque do Brasil contra os dirigentes do Movimento Pampa. (carta enviada Organizao das Naes Unidas (ONU) in http://www.pampa.cjb.net)

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

53

Os 160 milhes de habitantes do Brasil vivem realidades extremamente distintas de Norte a Sul do Pas. O desemprego galopante e assustador; a falta de investimento na rea social, a falta de uma poltica sria voltada manuteno social; a forma selvagem como vem se destruindo a agricultura brasileira, reprimindo e prendendo pessoas que buscam uma forma de contribuir ao crescimento na produo de gros; a invaso do Brasil em outros territrios, impondo regras perversas a Estados e at mesmo a Pases pequenos, uma demonstrao clara de desrespeito, prepotncia e de inviabilidade de qualquer projeto poltico, social e econmico. Esta vertente de despotismo e de agresso vem se acentuado e agravando desde o tempo do Imprio. Basta a tudo isto!!! (idem)

Os separatistas fazem uso da simbologia com o propsito de fortalecer seus ideais, remetendo sempre a grandes personagens da histria gacha. Divulgaram em sua pgina na internet o desenho do mapa geopoltico estabelecido a partir da emancipao dos estados do sul do Brasil. Tambm criaram uma bandeira para o novo pas, descrita na carta que os separatistas enviaram ONU:
O nome PAMPA vem ao encontro da caracterstica geogrfica na proposio geo-poltica do novo Pas. O globo da Bandeira do Movimento pela Independncia homenageia um crculo perfeito da humanidade no perodo de vida de todos os seres que ocupam lugar em algum espao. A referncia das vias cruzadas tem como fato acolhedor a todos os caminhos convergentes e divergentes ao centro do novo Pas que inicia sempre um renovador ciclo de vida. A cor azul representa o novo incio. Como um corpo celestial novo, cheio de vida nova. A cor vermelha vem enaltecer e contemplar a bravura e determinao de seus idealizadores e um grande nmero de simpatizantes, de um povo que luta pela conquista de seus ideais. Ideais balizados ao da Independncia do novo Pas. O prprio Brasil, por questes econmicas, e em defesa de sua clula mter, se desmembrou de Portugal. Os mesmos direitos cabem hoje aos

54

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

filhos da outra parte da extinta provncia Cisplatina. Alis, que nunca pertenceu ao Brasil por direito internacional avalizado pelo processo do Utis Posseidetis. (idem)

A criao de uma bandeira para representar a Repblica Federal do Pampa, segundo seus idealizadores, est ligada necessidade de amparo dessa nova nao. Os filhos dessa nova ptria precisariam se sentir acolhidos e representados, e a bandeira o recurso visual mais eficiente na situao. A seguir, apresentam-se os mapas geopolticos da Amrica do Sul e da Repblica Federal do Pampa, segundo os separatistas, propostos a partir da emancipao do sul do Brasil.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

55

Em entrevista reproduzida pela Folha de S.Paulo, em 12 de julho de 1993, o socilogo Edgar Morin, estudioso do tema nacionalismo, fez algumas consideraes sobre a questo separatista que podem auxiliar na compreenso desse fenmeno no sul do Brasil e, em especial, no Rio Grande do Sul. Para Morin, o processo de revitalizao pelo qual passa atualmente a dimenso da nacionalidade faz parte de um retorno s origens que abrange o mundo todo: [...] quando o futuro est perdido, podemos nos concentrar no presente. Quando o presente est enfermo, refugiamo-nos no passado e revalorizamos as razes tnicas, nacionais, religiosas. O retorno s origens parece ser inevitvel para Morin, e o nacionalismo uma expresso desse retorno. A soluo proposta pelo socilogo, para que a busca pela emancipao no tenha um resultado catastrfico como se pode observar em outros movimentos separatistas espalhados pelo mundo, a exemplo da Iugoslvia, onde a situao retrata uma guerra , operar um retorno para a origem, de modo mais amplo, mais profundo. Alm do sentimento de nacionalidade ou territoriedade observado entre os separatistas, deve-se buscar atingir a ideia de Terra-Ptria:

56

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Aqum dos nossos ancestrais culturais, temos ancestrais primordiais nas prprias origens da humanidade [...]. Participamos da mesma identidade terrena, da mesma identidade humana. Assim o retorno s origens em profundidade faz de ns irmos em humanidade. Ao mesmo tempo a conscincia da nossa era planetria nos torna cidados do mundo, que poderamos e deveramos estar conscientes do nosso destino comum. Minha idia, em suma, no opor o desenraizamento ao enraizamento. promover o grande reenraizamento na Terra-Ptria. (Edgar Morin. Folha de S.Paulo, 12.7.1993)

Nesse sentido, h que se recorrer s afirmaes de Lvi-Strauss, j de muito conhecidas: a humanidade est constantemente s voltas com dois processos contraditrios, um dos quais tende a instaurar a unificao, enquanto o outro visa a manter ou restabelecer a diversificao (cf. Lvi-Strauss et al., 1970, p.268). O autor esclarece que as diferenas no deveriam ser entendidas como algo excludente e exclusivo, mas como experincias sociolgicas diversas da nossa, mesmo que o devir histrico tenha se incumbido de realizar a osmose cultural, e isso porque ns e eles pertencemos agora a uma mesma histria, regida pelo carter unidimensional da tcnica e do progresso. Para Lvi-Strauss (1980, p.97):
A necessidade de preservar a diversidade das culturas num mundo ameaado pela monotonia no escapou certamente s instituies internacionais. Elas compreendem tambm que no ser suficiente, para atingir esse fim, animar as tradies locais e conceder uma trgua aos tempos passados. a diversidade que deve ser salva, no o contedo histrico que cada poca lhe deu e que nenhuma poderia perpetuar para alm de si mesma. necessrio, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocaes para a vida em comum que a histria tem de reserva; necessrio tambm estar pronto para encarar sem surpresa, sem repugnncia e sem revolta o que estas novas formas sociais de expresso podero oferecer

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

57

de desusado. A tolerncia no uma posio contemplativa dispensando indulgncias ao que foi e ao que . uma atitude dinmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que quer ser. A diversidade das culturas humanas est atrs de ns, nossa volta e nossa frente.

As culturas no diferem entre si do mesmo modo, nem no mesmo plano. A diversidade, portanto, fundamental.

Tradio separatista

A Revoluo Farroupilha (1835-1845)


Foi preciso que os farroupilhas, numa peleja titnica, de quase dez anos propagassem aos quatro ventos seus anseios de liberdade e dissessem ao Brasil que dele se separavam, como se separaram, enquanto no lhes fosse concedido quanto desejavam e que era, simplesmente, Igualdade e Justia. (Spalding, 1963, p.166)

Aps a deposio de D. Pedro I em 7 de abril de 1831, por causa de sua impopularidade, foram promovidas reformas institucionais que ampliaram a base de apoio do regime regencial, mas sem satisfazer as reivindicaes provinciais que tinham como maior exigncia a eleio direta dos presidentes das provncias. A partir da, surgiram no Brasil vrios movimentos polticos e armados: em Pernambuco (1831-1835), no Cear (1831-1832), em Minas Gerais (1833-1835), no Gro-Par (1835-1840), no Rio Grande do Sul (1835-1845), na Bahia (1837-1838), no Maranho (1838-1841). Alguns desses movimentos ganharam forte contedo social, como o caso da Balaiada, no Maranho, e da Cabanagem, no Gro-Par. Mas a Revoluo Farroupilha ocorrida no Rio Grande do Sul que interessa tratar aqui.

60

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

A Revoluo Farroupilha tinha a inteno de proclamar uma repblica independente nos moldes do liberalismo em voga na Europa. Nasceu em razo do descontentamento dos estancieiros gachos em relao poltica exercida pelo governo central, que submetia as provncias a uma situao de subordinao, um centralismo poltico que abocanhava grande parte das rendas produzidas no sul, sem investi-las na regio. Os estancieiros buscavam o fim da dependncia econmica com o centro do Pas, com o propsito de vender seu gado para as charqueadas gachas ou uruguaias com impostos reduzidos. Segundo Maestri (2001a), o movimento assumiu carter separatista e republicano, apesar de essas orientaes serem possivelmente minoritrias quando da ecloso da revolta. A historiadora Sandra Jatahy Pesavento (1986), em A Revoluo Farroupilha, concede especial ateno ao processo de formao da revoluo. Segundo ela, quando comeou a chamada Revoluo Farroupilha, no ano de 1835, a provncia do Rio Grande do Sul era ainda pouco povoada, com pouco mais de 400 mil habitantes. Existiam apenas 14 municpios, sendo Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas os mais importantes. Tratava-se de uma provncia isolada, onde as comunicaes eram bastante precrias, no havia uma s ponte, e a principal forma de transporte restringia-se ao cavalo ou s carroas. Tambm se utilizavam os rios Taquari, Jacu e Ca, que distribuam os produtos chegados ao local trazidos por embarcaes ou tropas de outras provncias. Muitos dos produtos tinham origem na Europa: eram vassouras, fsforos, tecidos, acessrios, sapatos etc. Nesse perodo, o Rio Grande do Sul exportava o charque para as demais regies do Pas e o couro para o exterior. O isolamento da provncia no garantia uma vida pacata e parada. O povo gacho teve de lutar contra os espanhis para garantir suas terras e, no perodo entre 1817 e 1825, enfrentou problemas de fronteira com o Uruguai, quando este foi incorporado ao Brasil (1821-1828).

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

61

Foi em 20 de abril de 1835 que a histria farroupilha comeou a ser escrita. Logo que se iniciou a primeira sesso da Assembleia Provincial, o presidente da provncia, Antnio Rodrigues Fernandes Braga,1 denunciou a existncia de um plano para separar o Rio Grande do Sul do Imprio e uni-lo ao Uruguai, com o apoio do uruguaio Juan Lavalleja, que lutava para unificar o Uruguai, o Rio Grande do Sul, Entre Rios e Corrientes em um s grande Estado. A acusao tambm se dirigia a Bento Gonalves da Silva, liberal extremado, que, alm de ser um importante chefe militar, era de uma rica e poderosa famlia de estancieiros gachos. Segundo Maestri (2001a), essa inteno era unnime entre o Partido Liberal sul-rio-grandense e no conseguiu ser comprovada na ocasio. Segundo a Constituio vigente, a de 1824, cada provncia recebia do governo central uma quantia em dinheiro para custear suas despesas. Quando havia dficit, o governo enviava mais dinheiro, mas, no caso de supervit, apropriava-se do dinheiro e o utilizava como desejasse. Para o Rio Grande do Sul que quase sempre tinha um supervit, essa situao era de grande insatisfao, principalmente porque a provncia carecia de alguns benefcios, e esse dinheiro se fazia necessrio.2 Outro grande descontentamento dos farroupilhas era em relao ao controle alfandegrio descontentamento, alis, que ainda existe nos dias de hoje.3 As taxas de exportao e
1 Fernandes Braga era um republicano moderado e assumiu a presidncia da provncia sob indicao de Bento Gonalves, na ocasio um dos lderes do Partido Liberal. O caso que mais chamou ateno ocorreu em 1832, quando 24 contos de ris do supervit gacho foram utilizados para cobrir o dficit de Santa Catarina. O governo central tambm utilizou o dinheiro do supervit gacho para pagar emprstimos que havia feito com a Inglaterra (Pesavento, 1986). Um dos argumentos separatistas para reivindicar a autonomia da Regio Sul est baseado na questo das disparidades no setor fiscal entre os estados brasileiros, ainda hoje central nas discusses no Congresso e Senado Federal.

62

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

importao de produtos eram muito altas, o que prejudicava o comrcio gacho. Alm das taxas alfandegrias cobradas por cada produto que entrava no Imprio, cobrava-se uma taxa tambm quando este vinha para a provncia. Alm de encarecer os produtos, muitos no chegavam ao Rio Grande do Sul. Para as exportaes, taxas menores cobradas em outras provncias desestimulavam o comrcio com os produtos gachos, que acabavam ficando encalhados.
Ressentimentos levaram exploso de hostilidades, centradas em torno de taxas de exportao um tanto elevadas que impossibilitavam ao charque Sul-rio-grandense competir com os preos oferecidos no Rio pelos produtores da regio platina, economicamente em expanso. (Love, 1975, p.14)

medida que a crise na sociedade sul-rio-grandense ia se agravando, o sentimento de revolta crescia entre a populao gacha:4 Abandonando a esperana de retribuio satisfatria dentro do Imprio, os gachos comearam a lutar pela independncia em 20 de setembro de 1835 (idem). A partir da, as foras liberais chefiadas por Bento Gonalves reuniram praticamente toda a oposio da provncia, liberais moderados monarquistas, liberais moderados republicanos e separatistas. Aps a tomada de Porto Alegre em 21 de setembro, os revoltosos receberam a alcunha de farroupilhas, um termo pejorativo, mas que foi aceito com orgulho. Conseguiram afastar o presidente da provncia, Fernandes Braga, justificando seu ato como simples deposio de um presidente incapaz, faccioso e antiliberal (Maestri, 2001a).
4 Segundo Pesavento (1986), os descontentamentos se acumulavam no s no Rio Grande do Sul, mas tambm em outras partes do Pas, onde a economia ainda era subsidiria. Isso propiciou a ecloso de uma srie de rebelies provinciais, citadas anteriormente, marcadas por ideias federativas e republicanas, denotando a presena das oligarquias locais insatisfeitas contra a poltica imperial.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

63

Em pouco tempo, Porto Alegre, Rio Pardo, Rio Grande, Pelotas e Piratini encontravam-se nas mos dos rebeldes, que se apressaram em tranquilizar os ricos comerciantes portugueses. Uma srie de pequenos confrontos passou a suceder. Um dos primeiros ocorreu em 17 de maro de 1836 quando Bento Manuel5derrotou os farroupilhas, matando mais de 200 soldados rebeldes. Em seguida, em junho de 1836, os farroupilhas perderam a posse de Porto Alegre em um combate quando a cidade foi atacada por mar e por terra, em que os farroupilhas perderam praticamente toda a sua frota. A perda de Porto Alegre foi muito sentida, pois assinalava a clara anexao ao imprio do comrcio, artesanato e dos grandes escravistas. Aps a derrota em Porto Alegre, o exrcito farroupilha teve de recrutar muitos homens para combaterem nos inmeros confrontos subsequentes. Finalmente, em 11 de setembro de 1836, o coronel farroupilha Antnio de Souza Neto proclamou em Piratini, prximo fronteira com o Uruguai, a separao da provncia e a Repblica Sul-rio-grandense:
Camaradas! Ns que compomos a 1 Brigada do exrcito liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independncia desta provncia, a qual fica desligada das demais do Imprio e forma um Estado livre e independente, com o ttulo de Repblica Sul-rio-grandense [...].

A Repblica que ficou conhecida por seus inimigos como a Repblica de Piratini adotou a forma republicana de governo. Duas semanas aps a proclamao da Repblica Sulrio-grandense, Bento Manuel organizou uma emboscada em que foram presos Bento Gonalves e seus principais
5 Bento Manuel Ribeiro, de Alegrete, era comandante das Armas da provncia, mas no se decidia se queria lutar ao lado dos farroupilhas ou se iria permanecer ao lado do Imprio. Por diversas vezes, mudou sua estratgia de combate, ora defendendo os ideais farroupilhas ora sua boa posio no Imprio.

64

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

comandantes, Onofre Pires e Corte Real, com mais de mil soldados farroupilhas. Aps o julgamento, os lderes rebeldes foram enviados presos para o norte do Brasil. Os farroupilhas organizaram o primeiro governo da Repblica, elegendo Bento Gonalves como seu presidente e o coronel Jos Gomes de Vasconcelos Jardim para substitu-lo enquanto estivesse preso. Bento Gonalves permaneceu preso na Bahia de novembro de 1836 at 10 de setembro de 1837. Em 16 de dezembro de 1937, assumiu a presidncia da Repblica Sul-rio-grandense. Conforme descrevem Pesavento (1986) e Maestri (2001a), o governo republicano instituiu ministrios, reparties pblicas, penso para os dependentes de militares mortos em combate e determinou que se abrissem escolas em todos os municpios. Um servio de correio tambm foi organizado e a melhoria dos meios de comunicao criou uma tipografia e um jornal oficiais: O Povo. Utilizando mo de obra escrava, foram organizadas manufaturas de carretas, curtume, erva-mate, ferraria, fumo, selaria, mas a economia da Repblica continuou baseada na produo e exportao de charque, couro e sebo. Nessa ocasio, os imperiais j haviam tomado Porto Alegre e tambm a regio dos portos. Procurando uma sada para o mar para poder sustentar a Repblica, os republicanos invadiram Santa Catarina sob o comando do comandante farroupilha David Canabarro, que organizou o ataque a Laguna, apoiado por Garibaldi.6 Aps a conquista de Laguna, foi proclamada a Repblica Juliana, em 13 de setembro de 1839, repblica que durou menos de dois meses, por causa da reao das tropas imperiais e da ineficincia de seu presidente, Canabarro (Andrade, 1997).
6 Garibaldi, corsrio italiano jurado de morte em seu pas, havia assinado carta de corso com a Repblica, segundo a qual ela aparelhava os navios e os comandantes obrigavam-se a entregar a metade das presas ao governo e a indenizar os tripulantes e os armadores dos navios. A iniciativa no trouxe frutos reais para a Repblica.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

65

A primeira tentativa de paz se deu em 1840, aps ter sido declarada a maioridade de D. Pedro, estabelecida por um golpe dos liberais em 27 de julho do mesmo ano. O tratado de paz concedia anistia aos republicanos em troca da adeso ao Imprio. Esse tratado foi renegado porque no propunha a federao do Rio Grande do Sul com o Imprio e no reconhecia a liberdade dos soldados negros, como defendiam alguns dos generais farroupilhas. J em 1842, a atividade blica farroupilha passou por uma grande crise, assinalando o incio da decadncia da Repblica Sul-rio-grandense. Essa crise agravou-se quando o baro de Caxias7 assumiu a chefia da provncia e das tropas imperiais, contando com todo o apoio necessrio por parte do Imprio para derrotar os farroupilhas. Foi Bento Gonalves quem iniciou as discusses de paz com Caxias no ano de 1844. Aps muita discordncia e desconfiana entre os farrapos, Bento Gonalves abandonou a luta e retirou-se para sua estncia. As negociaes de paz ficaram nas mos dos chefes farroupilhas que estavam muito mais preocupados em sair da conjuntura nas melhores condies possveis do que em oferecer para os gachos uma esperana de reconstruir a provncia. A paz foi assinada em 1 de maro de 1845 com a rendio farroupilha. Era o tratado de Poncho Verde que reconhecia Caxias como presidente da provncia, deixando todas as dvidas republicanas para o Imprio. Os oficiais foram transferidos para as tropas imperiais, e libertaram-se os soldados negros. Estavam decretadas a vitria do Imprio e a nova relao de foras entre as elites sulinas e o centro. Ao
7 Caxias assumiu a liderana da provncia do Rio Grande do Sul graas a seu prestgio pela derrota da Balaiada no Maranho, onde massacrou os membros das classes subalternas que participaram do movimento. No Rio Grande do Sul, as tropas da Guarda Nacional, sob as ordens de Caxias, alcanavam 22 mil homens, enquanto os farroupilhas possuam pouco mais de mil soldados, mal-armados e mal-abastecidos.

66

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

mesmo tempo que o Rio Grande do Sul permanecia como parte integrante da nao, a hegemonia poltica regional da aristocracia agrria gacha passou a ser reconhecida. Os escravos e os gachos que lutaram nas tropas farroupilhas e imperiais ajudaram a consolidar a nova relao de foras e o domnio da aristocracia agrria. Algumas faces farroupilhas tiveram um carter libertrio por causa de algumas medidas dos chefes farroupilhas em relao ao negro escravizado. Para Clvis Moura (1981, p.87), [...] afora a insurreio dos alfaiates, na Bahia, nenhum outro movimento foi to enftica e ostensivamente anti-escravista como o chefiado por Bento Gonalves. Boa parte dos trabalhos rurais e urbanos sulinos apoiava-se nas costas dos negros escravizados. Eram eles que consolidavam a unidade das elites sul-rio-grandenses. Discordando dessa opinio, Leitman (1979, p.46) afirma que os farroupilhas no pretenderam a abolio ou a reforma da escravatura:
Os chefes farrapos no eram revolucionrios sociais empenhados em reestruturar as relaes de classes. Na melhor das hipteses, eram o produto do tempo, incapazes de ultrapassar as atitudes sociais tradicionais. Qualquer colapso nas relaes tradicionais entre senhor e escravo, estancieiro e gacho, poderia desorganizar o sistema poltico e social vigente.

Apesar de fazendeiros, charqueadores, homens livres e escravos lutarem lado a lado na Revoluo Farroupilha, a extensa maioria dos trabalhadores pastoris e dos escravos jamais possuiu algum iderio poltico ou social em comunho com seus patres. Os fazendeiros e charqueadores lutaram para ampliar suas riquezas e poder, mas os pees, os pobres e os escravos jamais defenderam seus prprios interesses. Na maioria das vezes, apenas cumpriam as ordens de seus senhores. Mas isso no quer dizer que a revoluo, com durao de uma dcada, no lhes dissesse respeito.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

67

Portanto, na Revoluo Farroupilha, no estavam em jogo a organizao social, o destino dos trabalhadores escravizados, muito menos o acesso terra dos gachos. Existiam algumas contradies nas reivindicaes dos fazendeiros e charqueadores, principalmente no que dizia respeito aos impostos, cindindo os farroupilhas em seus objetivos. Ainda, boa parte do grande comrcio continuou em mos de lusitanos. Isso explica por que apenas um setor das elites sulinas aderiu revolta. As elites dividiram-se em vrias posies que iam do republicanismo extremado at o legalismo fervoroso. A grande base social farroupilha foi quase sempre os estancieiros do sudeste gacho. Porm, havia uma fundamental convergncia de opinies unindo todos os senhores sul-rio-grandenses: tratava-se de uma disputa poltica entre as elites e era necessrio manter as classes subalternas na dominao. Apenas a incapacidade de os republicanos conquistarem a adeso da burguesia comercial, das frgeis classes mdias urbanas, dos estancieiros serranos e dos pequenos proprietrios coloniais explica por que os farroupilhas foram incapazes de controlar os principais centros urbanos, ficando centralizados na Campanha (Maestri, 2001a). Quase duzentos anos se passaram aps o incio da Revoluo Farroupilha, mas esse tempo no foi suficiente para apagar esse momento histrico e seus principais personagens. Para muitos gachos, hoje, o significado da Revoluo est pautado na luta para manter aceso o tradicionalismo gacho e a autonomia do estado. No Rio Grande do Sul, dia 20 de setembro feriado estadual, o Dia do Gacho, dia em que os tradicionalistas desfilam o orgulho gacho. Reintegrado ao Brasil, o Rio Grande do Sul teve de enfrentar um outro conflito, mais curto, porm no menos importante, no qual as ideias de autonomia foram novamente levantadas. Foi a Revoluo Federalista de Silveira Martins contra o presidente Floriano Peixoto, na dcada de 1890 (Love, 1975).

68

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

A Revoluo Federalista (1893-1895)


Entre 1872 e 1890, a sociedade gacha sofreu mudanas em sua economia e, consequentemente, na forma de pensar a vida gacha. Essas mudanas foram acompanhadas por um aumento na populao da provncia, de 447 mil habitantes para 897 mil. Esse aumento provinha principalmente da imigrao: entre 1874 e 1889, 60 mil imigrantes, a maioria vinda da Alemanha e Itlia, estabeleceram-se na provncia. Somente em 1891, ano mximo da imigrao no Rio Grande do Sul, 20.739 imigrantes chegaram provncia. Durante o Segundo Reinado (1840-1889), o desenvolvimento da cafeicultura no centro-sul relanou a criao de mulas para o transporte e a produo de charque. Segundo Love (1975), com todas essas mudanas, era natural que a poltica local sofresse transformaes. A boa conjuntura permitiu que as elites pastoris retornassem ao poder poltico regional, por intermdio do Partido Liberal, hegemnico no Rio Grande do Sul de 1866 a 1889. O Partido Liberal expressava os criadores da regio que haviam dirigido a revolta de 1835. Pela importncia dos cativos nas fazendas e charqueadas, os liberais defendiam a escravido. Ainda, os liberais reivindicaram facilmente a memria farroupilha, que permanecia propriedade das classes pastoris, como no passado. Porm, monarquistas, defendendo apenas a descentralizao do poder imperial, abandonavam duas grandes bandeiras farroupilhas a separao e a repblica. Em fevereiro de 1882, os republicanos gachos organizaram o Partido Republicano Sul-rio-grandense (PRR). Em seu Manifesto Republicano, que se baseava no Manifesto Republicano de 1870, escrito no Rio de Janeiro, os gachos adotaram as palavras de ordem Centralizao Desmembramento. Descentralizao Unidade. Logo, o PRR foi controlado por jovens filhos de ricas famlias de criadores,

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

69

em boa parte do centro-norte do Rio Grande do Sul, chegados, sobretudo, da escola de Direito de So Paulo. Eles defendiam a modernizao conservadora da provncia. O PRR divulgava de forma intensa as ideias republicana e federalista. Os jovens jacobinos defendiam a autonomia regional e a diversificao produtiva, por causa da estagnao da economia pastoril-charqueadora. A Repblica Farrapa tornava-se referncia da propaganda dos positivistas radicais. Assim, a memria farroupilha era apropriada por grupos sociais, poltica e geograficamente estranhos ao movimento. O progresso do partido deu-se, principalmente, por causa dos esforos de quatro advogados que se destacaram no cenrio gacho: Assis Brasil, Jlio de Castilhos, Jos Gomes Pinheiro Machado e Antnio Augusto Borges de Medeiros. O PRR, apesar de muito popular, sempre perdia as eleies para o Partido Liberal, e foi assim durante toda a dcada de 1880. Em 1887, Jlio de Castilhos foi efetivado como chefe do PRR, e os republicanos sul-rio-grandenses comprometeram-se em uma ao revolucionria para derrubar a monarquia. Momentos antes da Repblica, Jlio de Castilhos props a celebrao do 20 de Setembro. Com o golpe antimonrquico de 15 de novembro de 1889, os republicanos sulinos dominaram o poder regional, institucionalizando a leitura positivista do passado farroupilha. Em 14 de julho de 1891, promulgava-se a Constituio republicana sulina, com anteprojeto de Jlio de Castilhos. Para que pudessem manter-se no poder e programar o novo projeto, os republicanos ameaaram as foras pastoris sulistas. Durante o confronto, os fazendeiros, herdeiros sociais, polticos e territoriais dos liberais e dos farroupilhas, reunidos sob a nova bandeira federalista, foram acusados de monarquistas e de separatistas pelos castilhistas, a memria farroupilha escorregava manipulada para as mos dos republicanos do PRR.

70

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Para Maestri (2001a), na nova verso, a memria farroupilha passava a ser herana de todo sulino, no importando sua origem tnica, sua origem social, sua regio de nascimento etc. Manipulava-se a histria, apresentando o movimento como de toda a populao do Rio Grande, contra o estado central. O mito da unidade da populao na luta por um nico ideal fortalecia a proposta de comunho de interesses dos gachos, estabelecendo a pilastra da ordem republicana autoritria que regeu o Rio Grande do Sul at a Revoluo de 1930. Trava-se ento uma disputa por poder pelos dois principais partidos gachos: de um lado, o Partido Federalista que passa a reunir a elite do Partido Liberal do Imprio, sob a liderana de Gaspar da Silveira Martins; de outro, o Partido Republicano Sul-rio-grandense que agrupava os republicanos liderados pelo governador Jlio de Castilhos. Ancorados em bases eleitorais nas cidades do litoral e da serra, os republicanos queriam, a todo custo, manter-se no poder. J os federalistas, que representavam os interesses dos grandes estancieiros da campanha, lutavam contra aquilo que chamavam de tirania castilhista e exigiam a reforma da Constituio do estado com vistas a impedir a perpetuao dos rivais no poder. Em 1892, segundo Love (1975), emergiu uma crise no PRR e Castilhos foi obrigado a renunciar, percebendo, ento, a necessidade de receber o apoio de Floriano Peixoto para tomar o poder do Estado com um golpe militar. Assim, em 17 de junho de 1892, Castilhos com sua tropa rumou para o Palcio do Governo e assumiu o poder, tornando sua autoridade completa: controlava o Executivo, o Legislativo, a polcia do Estado e os governos municipais. Pensando em manter-se definitivamente no governo do Rio Grande do Sul, Castilhos elaborou um plano com o apoio de Floriano Peixoto: renunciou em favor de seu companheiro de partido Vitorino Monteiro, para que este

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

71

organizasse as eleies populares e Castilhos pudesse voltar ao poder de forma legtima. O plano de Castilhos e Floriano Peixoto deu certo. Em 25 de janeiro de 1893, Jlio de Castilhos foi empossado governador do Rio Grande do Sul, o primeiro por eleies populares e o dcimo oitavo governador estadual desde a Proclamao da Repblica em 1889. Quanto mais aumentava o prestgio de Castilhos, mais os ideais federalistas viam-se ameaados, fracos e desmobilizados. Um dos principais objetivos dos federalistas era substituir o regime presidencialista por um regime parlamentar. Cresceu o apoio a Silveira Martins que passou a liderar no s os federalistas, mas tambm todos aqueles que eram contrrios ao governo de Castilhos. Os federalistas perceberam que, para atingir seus objetivos, no bastava apenas derrubar Castilhos, era necessrio depor tambm seu protetor, Floriano Peixoto. Villalba (1897) aponta que a guerra comeou em 2 de fevereiro de 1893, quando um grupo de federalistas comandados por Silveira Martins rumou para Bag com o propsito de efetuar a primeira batalha. Esse grupo contava com o apoio de uruguaios que provinham de uma regio colonizada por espanhis vindos da Maragataria. Assim, os castilhistas e republicanos aplicaram o termo maragatos a todos os federalistas que, assim como os farrapos, aceitaram o termo pejorativo como um distintivo de honra. Aplicando esse termo, os republicanos pretendiam dar aos federalistas o estigma de estrangeiros, separatistas e monarquistas. Segundo o governo federal da poca, contando com o apoio de alemes rebeldes, estava fortemente demonstrado o carter antipatriota dos federalistas. Seguiram-se muitas batalhas em solo gacho. Muitas delas na fronteira com o Uruguai, onde os federalistas eram mais fortes. Finalmente, em 7 de novembro de 1893, as tropas federalistas invadiram Santa Catarina e rumaram para o litoral, destinados a se juntar com as unidades navais rebeldes da Marinha.

72

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Gumercindo Saraiva8 no estava satisfeito com as investidas contra Castilhos e resolveu organizar uma tropa com destino ao norte, com a inteno de depor Floriano Peixoto. No dia 20 de janeiro de 1894, essa tropa toma a cidade de Curitiba, e Gumercindo d ordens para que Floriano Peixoto renuncie, do contrrio, seguiria rumando pelo norte at chegar a So Paulo. Floriano ignorou as ordens de Gumercindo e, a cada batalha, morriam mais e mais homens, sem que os lderes da revoluo, Silveira Martins e Jlio de Castilhos, tomassem conhecimento de toda destruio e sangue derramado. Gumercindo foi obrigado a regressar ao Rio Grande do Sul e deparou com o grosso da tropa castilhista: era final de junho de 1894. Numa batalha que durou mais de 6 horas, os federalistas sofreram mais de 400 baixas, e os republicanos, 240. Os maragatos se retiraram e a tropa de Gumercindo foi pega em uma emboscada. Gumercindo morreu com um ferimento no peito. Tendo conhecimento de que o mais corajoso comandante federalista havia falecido, Silveira Martins reconheceu que era intil continuar com a luta. Na capital federal, as coisas tambm mudaram: Prudente de Moraes substituiu Floriano Peixoto e assumiu a chefia do Executivo em novembro de 1894. Para Prudente de Moraes, era essencial a paz no Rio Grande do Sul para que fosse afirmado o controle civil da Repblica. Em junho de 1895, o general Inocncio Galvo de Queiroz, comandante militar da regio do Rio Grande do Sul, iniciou as conversaes de paz. Em 23 de agosto de 1895, o Rio Grande do Sul estava oficialmente pacificado. Segue a mensagem que Prudente de Moraes enviou ao Congresso, participando a pacificao:

O comandante das invases federalistas era Gumercindo Saraiva, que sempre contou com muitos homens, mas nem sempre com muitas armas. As tropas castilhistas, entretanto, sempre eram numerosas e bem-armadas.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

73

Srs. Membros do Congresso Nacional Cumpro o grato dever de vos communicar a terminao da lucta civil que tem perturbado a vida da Repblica ha mais de dous annos. Submettendo-se ao regimen legal e s autoridades constitudas da Unio e do estado do Rio Grande do Sul, depuzeram as armas em 23 do corrente. O congraamento dos brasileiros, sob o regimen republicano, um facto auspicioso para a nossa ptria. Trazendo ao vosso conhecimento os documentos officiaes a elle referentes tenho a mais viva satisfao em assegurar-vos que as autoridades federaes e as do estado do Rio Grande do Sul firme e sinceramente tudo faro para que seja eficaz e fecunda pacificao. Capital Federal, em 26 de agosto, de 1895. Prudente J. de Moraes Barros, Presidente da Repblica. (Villalba, 1897, p.115)

A Revoluo Federalista foi a guerra civil mais sangrenta da histria do Brasil. Foram 31 meses de batalhas que produziram de 10 mil a 12 mil mortes (Pesavento, 1983). Os principais resultados da guerra esto relacionados com a poltica do estado do Rio Grande do Sul. A guerra constituiu um equilibrado sistema poltico em torno de duas ideologias bem diferentes, presidencialismo ditatorial contra parlamentarismo, o que no acontecia em outros estados do Brasil. As mudanas sociais e econmicas, porm, somente aos poucos se tornaram aparentes.

O nazismo no Rio Grande do Sul

O objetivo de abordar o tema nazismo no relacion-lo com o conceito de etnicidade ou identidade tnica, pelo menos no que se refere ao Rio Grande do Sul. O que se pretende reconstruir um episdio da histria gacha e, assim, apontar uma possvel explicao para a origem de alguns elementos presentes nos discursos dos separatistas. Para compreender aquilo que Ren Gertz (1987) considera germanismo, conceito adotado nesta anlise sobre o separatismo gacho, necessrio entender o processo de criao do Estado alemo no sculo XIX. Como descreve Bandeira (1995), o interesse alemo pelo sul do Brasil s emergiu aps sua unificao em 1871, quando o estado precisava consolidar sua economia e principalmente a unio dos povos germnicos. No auge da Revoluo Francesa, os estados alemes passaram a compor a Confederao do Reno, que, com a ustria e Prssia, permaneceu sob influncia francesa imposta pelo exrcito napolenico e revolucionrio de 1792 a 1814. Ao fim das guerras napolenicas, os 400 estados alemes do Sacro Imprio Romano (962-1806) foram limitados a 35 estados e 4 cidades livres que passaram a compor a Confederao Germnica, estabelecida no Congresso de Viena de 1815.

76

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Durante a primeira metade do sculo XIX, cristalizaramse na Alemanha ideais romnticos que buscavam reforar o nacionalismo, descobrindo a verdadeira essncia da nao germnica. Contudo, esses ideais no eram suficientes para estabelecer a unificao, e o que, realmente, acelerou esse processo foi a necessidade de desenvolvimento econmico. Dessa forma, em 1834 foi criado o Zollverein, Unio Federal de Direitos Aduaneiros, que provocou o aceleramento do progresso econmico. No perodo de 1830 a 1848, houve na Alemanha uma expanso industrial acentuada, mas a agricultura continuava a empregar dois teros da populao e os centros urbanos eram pequenos e esparsos. Durante esse perodo, diversas tentativas de revoluo nacionalista e liberal procuraram efetivar a unificao, mas no alcanaram xito por causa da dura oposio dos governos austraco e prussiano. No entanto, essas tentativas contriburam para ampliar a conscincia nacional que, aliada s transformaes econmicas e ao papel crescente da classe mdia, somou caractersticas especiais revoluo de 1848. Em fevereiro desse ano, comearam as manifestaes na Alemanha. O objetivo era a unificao com vistas ao fim da preponderncia da ustria e extino das soberanias principescas. Apesar de terem sido feitas reformas nos estados alemes, rumo unificao, pouco a pouco a Assembleia perdeu o apoio popular e a contrarreforma tomou a ofensiva. Em 1851, nada mais restava do movimento de 1848. Em 1866, Otto von Bismark, chanceler da Prssia, props a reorganizao da Confederao Alem com a excluso da ustria, desencadeando a Guerra Austro-Prussiana, que criou a Confederao Alem do Norte com a vitria da Prssia. Finalmente, a unificao consolidou-se com a vitria da Prssia sobre a Frana na Guerra Franco-Prussiana em janeiro de 1871, que contou com o corao de Guilherme I como imperador do Segundo Reich (Bandeira, 1995).

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

77

Durante todo esse processo de unificao, o territrio alemo sofreu principalmente com a falta de terras para atender s necessidades de uma populao cada vez maior. O avano do capitalismo tambm colaborou para a expulso de muitos alemes de sua terra natal, e, muitos deles, encontraram no Brasil sua segunda ptria, como j vimos anteriormente. As colnias alems no sul do Brasil eram predominantemente agrcolas, e formou-se na Alemanha uma forte corrente para apoiar seu desenvolvimento, para que, mais tarde, essas colnias pudessem fornecer ptria-me produtos primrios de alimentao. Alis, as notcias do interesse da Alemanha por esse territrio brasileiro foram muito marcantes no final do sculo XIX. O interesse do Estado alemo em constituir uma ptria-filha no Hemisfrio Sul era muito grande.1 A partir de 1889, a perspectiva da derrubada da monarquia no Brasil levantou a hiptese de que o Brasil poderia se dividir em duas ou mais repblicas e que essa separao ocorreria a partir dos estados do sul do Brasil. O governo alemo entusiasmouse com a ideia de que um Estado alemo se organizasse na regio do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ou, pelo menos, que uma nova repblica formada por esses estados recebesse forte influncia do governo alemo. Aps 1890, essa ideia comeou a proliferar na Alemanha, a partir de publicaes na imprensa sobre a guerra civil no Rio Grande do Sul. A perspectiva era de que iria resultar na secesso, mas isso no aconteceu, e as expectativas dos alemes de constiturem uma ptria-filha alm do oceano foram adiadas.
1 O plano alemo de conquista do mundo no foi uma criao do nazismo. O nacional-socialismo alemo, desde 1740, com o imperador Frederico II, j desenvolvia planos de se apoderar de diversos territrios. Em 1911, Otto Richard Tannenberg tambm manifestou seus planos pangermanistas no livro A grande Alemanha, a obra do sculo XX, onde apresenta o mapa da Amrica do Sul no ano de 1950, aps a concretizao de seus planos.

78

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

Por volta de 1900, a imprensa da Europa e dos Estados Unidos noticiou a pretenso da Alemanha de apoderar-se do territrio no sul do Brasil. A ideia era reforada toda vez que chegavam notcias de que os alemes e seus descendentes no Rio Grande do Sul cultivavam a homogeneidade tnica e cultural de sua terra natal (idem). Com base nesse cenrio, podem-se discutir as relaes entre o Brasil e a Alemanha aps a ascenso do Partido Nacional-Socialista ao poder alemo. Como descreve Ren Gertz (1987), a primeira iniciativa concreta que demonstra o interesse alemo pelo Brasil aps a unificao ocorreu em 1934 sob o pretexto de assuntos econmicos. Foram firmados inmeros acordos econmicos que em muito beneficiaram o Brasil e preocuparam os Estados Unidos, principalmente porque, depois da ascenso dos nacional-socialistas ao poder alemo, as relaes entre Brasil e Alemanha se intensificaram consideravelmente. O governo Vargas demonstrava uma simpatia crescente pelo regime nacional-socialista alemo, despertando interesse e colaborao at mesmo da polcia brasileira que, alm de colaborar com a Gestapo, enviou seus homens para serem treinados pela polcia alem. Durante esse perodo, foram criados institutos germano-brasileiros de preservao da lngua e cultura alem no Pas como em So Paulo e no Rio de Janeiro , o que demonstrava uma influncia dos teutos na vida econmica, social e poltica nacional. Essa harmonia entre teutos e brasileiros, Alemanha e Brasil, no durou muito tempo: a partir de 1938, os ingleses e norte-americanos extremamente preocupados com essa relao abalaram a aliana, chamando ateno dos brasileiros para o perigo alemo: os alemes pretendiam apoderar-se do territrio brasileiro partindo do Rio Grande do Sul, pois era a regio que havia sofrido maior influncia dos povos germnicos. O interesse da Alemanha pelo territrio do sul do Brasil j era conhecido desde as primeiras dcadas

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

79

da colonizao alem no Pas, principalmente por causa de sua posio geogrfica e influncia na Amrica Latina. claro que a perpetuao da lngua e dos costumes alemes naquele territrio reforou o interesse. A ideia do perigo alemo crescia medida que o estado do Rio Grande do Sul tornava-se mais forte e influente em territrio nacional, e a figura de Vargas contribuiu muito para esse fortalecimento. Em muitas escolas primrias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o alemo era ensinado como idioma obrigatrio nas cidades colonizadas por alemes, at os poucos negros existentes falavam o alemo e sentiam-se como bons alemes. Alm disso, os boletins divulgados por igrejas, clubes e pela imprensa dessas localidades eram escritos nesse idioma. Na verdade, at hoje so encontrados lugares no Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde as pessoas utilizam o alemo no comrcio, nos bares, nas praas (Medina, 1997). Considerando esse retrato da sociedade alem durante a dcada de 1930 no Brasil, pode-se compreender o porqu de o nacional-socialismo e os partidrios de Hitler terem encontrado terreno frtil no territrio brasileiro. Sobre esse ponto, Ribeiro (1995, p.440) afirma o seguinte:
Essa situao de marginalidade tnica dos ncleos de colonizao, principalmente dos alemes, japoneses e italianos, foi explorada antes e durante a ltima guerra mundial pelos governos dos seus pases de origem, criando graves conflitos de lealdade tnico-social. Com esse objetivo, os movimentos nazista e fascista bem como o governo japons montaram aparatosos servios de propaganda e estimularam o surgimento de organizaes terroristas dedicadas a uma intensa doutrinao ideolgica, nacionalista e racista.

O que no se pode esquecer que muitos alemes deixaram sua ptria por causa das pssimas condies de vida em que se encontravam, continuando a cultivar o respeito pela

80

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

terra-me em um perodo em que a crueldade do nazismo ainda no havia sido revelada. A partir desse momento, vrios movimentos polticos, militares e sociais originrios do sul foram interpretados como atividades dos nacional-socialistas alemes, e h estudos como o de Jrgen Hell (1938) que revelaram que aqueles movimentos pretendiam criar uma Nova Alemanha no sul do Brasil. No livro Gesprche mit Hitler, de 1940, Hermann Rauschning declara obter informaes do mais alto escalo nacional-socialista, em que a inteno de anexar o sul do Brasil aos projetos do nacional-socialismo confirmada, declarando que o Fhrer planejava a conquista dessa rea. Acreditava-se que a conquista poderia ser feita at sem violncia, utilizando as armas invisveis da confiana de Hitler: a fidelidade dos teutos em solo brasileiro para com a Alemanha. H at quem suponha, se essa informao estivesse correta, que, alm de manter uma relao oficialmente amigvel com o Brasil, os alemes deveriam ter um programa para organizar e preparar a populao de origem alem para a execuo de tal objetivo. No entanto, independentemente dessa organizao, o que poderia estar nos planos de Hitler seria a confirmao do carter tnico (vlkisch) na poltica exterior nacionalsocialista: estabelecer influncia ou at mesmo domnio sobre todas as regies onde se encontravam alemes e seus descendentes. Os reflexos da tomada do poder pelos nazistas na Alemanha tambm atingiram os teutos no Brasil. Os representantes nazistas instalaram-se nas colnias alems em vrias cidades onde residiam os teutos e, a partir de atividades partidrias, interferiram nas decises polticas e culturais de suas cidades ou comunidades. O grande objetivo dos partidrios nazistas no sul do Brasil era a preservao da identidade tnica dos teutos longe de sua ptria de origem.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

81

Como exemplos desse discurso, destacam-se dois trechos da tese do Crculo Teuto-Brasileiro de Trabalho,2 de autoria de Rudolf Batke em 1935:
O povo alemo no somente um conceito de Estado, vlido para a Alemanha, e que abrange os sbditos do Estado alemo, mas sim um conceito de homens, independentes da cidadania, e que se deriva do sangue, da espcie, da cultura e da lngua. Quem for de sangue alemo e congnere, se confessar adepto de nossa cultura e lngua e do povo alemo quanto espcie, esse tambm pertence ao povo alemo, embora seja cidado de um outro pas. (Py, 1942, p.23) [...] Nenhum outro povo tem uma concepo tnica do mundo; somente o nosso. Nenhum outro povo lutou com to admirvel energia e conscincia contra toda influncia destruidora da etnia, como o nosso na Alemanha. Estamos no incio e no no fim! O povo alemo est comeando a viver e a fazer histria como unidade tnica. Temos motivos para capitular diante de outros povos, quando fazemos parte de um povo to jovem? No, ns temos a grande misso de tambm iniciarmos no Brasil o nosso rumo como grupo tnico. Os senhores, porm, foram eleitos para constituir a vanguarda e aplainar o caminho, a sua gerao iniciar com passo firme e vontade frrea a nova poca da histria tnica no Brasil. Deposito toda a minha confiana na jovem gerao teuto-brasileira. Os senhores devem ser os arautos de uma nova aurora de feitos tnicos no Brasil. (idem, p.24)

Bastide (1973, p.75) descreve como a varivel tnica se tornava determinante nas lutas polticas, nas regies colonizadas por alemes no Rio Grande do Sul: No Rio Grande
2 O Crculo Teuto-Brasileiro de Trabalho foi fundado em 1935 por um grupo de brasileiros de origem alem, que foram Alemanha para dedicar-se a estudos profissionais. Era constitudo de 44 membros: 13 alemes, 29 teuto-brasileiros e 2 teuto-paraguaios.

82

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

do Sul, em que as comunidades alems eram mais isoladas, a luta dos partidos polticos toma muitas vezes o aspecto de luta entre nacionais e descendentes de imigrantes. Era justamente esse elemento que gerava simpatia dos alemes no sul do Brasil para com os nazistas na Alemanha: a ideia de que eles nunca foram esquecidos pela ptria-me, mesmo estando alm do oceano, e que os planos nazistas tambm atendiam s necessidades daqueles que aqui se estabeleceram. Para muitos, a solidariedade do Fhrer era irrestrita, e, se eles estavam reerguendo a Alemanha, tambm iriam lutar para melhorar as condies de vida dos teutos que estavam em outras naes. O carter de preservao tnica alem dos nazistas era a grande arma dos partidrios no sul do Brasil. Em nome da perpetuao dos vnculos culturais com a ptria de origem e com o propsito de fortalecer sua identidade tnica, os grupos nazistas no sul do Brasil realizavam encontros, reunies e exigiam a publicao de seus artigos em jornais e boletins dirigidos aos teuto-brasileiros. Isso acontecia praticamente em todas as localidades onde residiam alemes. Da mesma forma que crescia a propaganda nazista no Rio Grande do Sul, crescia tambm, e de forma muito intensa, a difuso das ideias raciais alems. Frequentemente, as palavras judeu, mulato e negro eram usadas de forma depreciativa e insultuosa. De acordo com Gertz (1987, p.122), essas situaes eram frutos venenosos da teoria da superioridade da raa ariana, que germinava em territrio brasileiro, onde no houve jamais questes raciais. claro que tambm havia divergncias entre os partidrios nazistas no Brasil (parteigenossen). Alguns grupos radicais no acreditavam que somente a conscientizao sobre a importncia da preservao da identidade tnica seria suficiente para unir e fortalecer a comunidade alem. Era preciso tomar o poder, controlar politicamente os teutos no Pas. Alguns grupos nazistas, principalmente de Porto

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

83

Alegre, comearam a agir de maneira extremamente agressiva na tentativa de tomar o controle dos alemes. Em 1935, a situao tornou-se to crtica que o prestgio dos partidrios nazistas comeou a cair. Ocorreram prises de partidrios e simpatizantes por causa dos excessos e das agresses, o que acabou por provocar medo e discordncia entre os teutos. Apesar de manterem uma simpatia declarada pela figura de Hitler e at de Mussolini, alguns alemes passaram a acreditar que a campanha hitlerista ficava bem na Alemanha, mas nunca no Brasil (idem, p.141). Faz-se necessrio diferenciar a forma de apoio ao nazismo dos alemes na Alemanha e dos teutos no Brasil. A partir de 1930, o Partido Nazista cresceu muito na Alemanha, e, em razo da crise poltica e social em que o pas se encontrava, o regime nacional-socialista passou a ideia de esperana, uma sada. Tratava-se de uma poltica de autoafirmao: o nacionalismo era a principal virtude e atribua-se a crise no burguesia, mas aos judeus e aos comunistas (acusados de ganncia e explorao do povo, alm de traio na Primeira Guerra Mundial, ocasionando assim a derrota da Alemanha). O discurso era de unificao do territrio alemo, e, segundo Hitler, povos de mesmo sangue deveriam viver sob o mesmo Estado e que no era preciso lutar por igualdades de direitos na Alemanha, pois todos seriam iguais por pertencerem raa ariana. O racismo ocultava as lutas de classe e justificava o imperialismo (Barcelos, 1973). Nesse sentido, o apoio dos teuto-brasileiros ao movimento nazista no foi incondicional, principalmente porque no pretendiam voltar para a Alemanha, pois viviam bem no Brasil. Dessa forma, apenas o carter tnico do nazismo foi levado adiante no Brasil, j que os exageros cometidos em nome da raa ariana no eram bem-vistos. A atividade do movimento nazista no Brasil foi se enfraquecendo gradativamente, mas a simpatia pelos ideais e pela

84

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

figura de Hitler nunca foi negada. Estimava-se que 80% da populao do sul do Brasil era nazista (Gertz, 1987), mas o nmero de partidrios era pequeno, aproximadamente cinco mil em todo Brasil. Segundo Gertz (1987), germanismo seria a melhor expresso para definir o sentimento dos teutos no Brasil durante o governo nazista na Alemanha. Com certeza, a ideia de constituir uma Nova Alemanha no era encarada como possibilidade real nem mesmo pelos partidrios nazistas mais fervorosos. Mas, sem dvida, o carter tnico do nazismo, a preservao da identidade cultural do povo alemo em outras naes, a unidade, o crescimento e fortalecimento da identidade tnica alem no sul do Brasil e o imenso respeito que sempre foi demonstrado pela ptria de origem caracterizaram esse germanismo.

Consideraes finais

Na relao entre dois universos, o nacional e o local (aqueles que se identificam como gachos), podem-se observar, pela trajetria histrica e cultural do Rio Grande do Sul, um distanciamento em relao ao nacional e um apego exacerbado ao local em que o gacho se est integrado. Para o grupo em questo, o brasileiro o outro, o estranho, o distante que no faz parte daquele espao e daquelas relaes. Fala-se desse outro sem receios, permitido fazer crticas, acusar e nominar: O brasileiro lento, safado, preguioso. Quando a referncia se aproxima do universo local, essas caractersticas assumem outros sentidos, outras representaes: O povo gacho trabalhador, esforado, guerreiro. Eu moro aqui, eu sou daqui, um discurso que exclui e inclui. A ideia de pertencimento nacional se esvai em fragmentos soltos, no assumindo propores significativas na relao com o povo brasileiro e com a ideia do Brasil-Nao. J a identificao com o estado do Rio Grande do Sul, com o ser gacho, assume propores considerveis, encontradas em todas as geraes. Trata-se de representaes herdadas historicamente e mantidas como um elemento demarcador na relao com o restante do Pas.

86

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

O eu, assim como o ns, tem sua identidade vinculada ao envolvimento com o ritual, criando uma diferenciao em relao ao outro. Pensando no caso eleito como modelo para este estudo, pode-se dizer que a unio em torno do CTG permite que os gachos se reconheam como um grupo diante do restante da sociedade, ou seja, aqueles que seriam os outros. Estabelecido o debate em torno do separatismo, defronta-se, em geral, com posicionamentos polares. De um lado, a desqualificao de qualquer tipo de movimento separatista, assumindo o pressuposto de que se trata de bairrismo, de crime de lesa-ptria contra a realidade histrica definitiva da unidade territorial, cultural e lingustica do Brasil. De outro, a defesa de particularidades geogrficas, histricas, culturais e econmicas que poderiam ser mais bem administradas se o governo fosse autnomo e regional, sem subordinao ao governo federal considerado por eles desastroso. No caso do Rio Grande do Sul, o que se constata atravs de anos de pesquisas que, por trs do movimento separatista, esto, sobretudo, entrevistos problemas econmicos, polticos, sociais e tnicos, que destroem o sentimento de brasilidade daquela populao, fazendo florescer o orgulho por uma terra que construiu sua histria, muitas vezes, segundo seus porta-vozes, marginalizada pelo governo central. Para os separatistas, o nico caminho para o Rio Grande do Sul superar essa crise a autonomia poltica e administrativa. O gacho to apegado a suas razes e tradies, a sua histria, a seu cho que construiu uma identidade tnica concentrada nesses elementos, conservando a ideia de origem comum. Um sentimento de Nao que rompe as barreiras do estado, onde o territrio muito mais do que mera geografia: uma herana. O modelo que resulta da investigao de um grupo como o dos gachos separatistas pode funcionar como uma espcie de paradigma emprico. E aplicando-o como mo-

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

87

delo a outras configuraes separatistas mais complexas, possvel compreender melhor as caractersticas estruturais que elas tm e entender como, em condies diferentes, funcionam e se desenvolvem. Compreender os movimentos separatistas uma tarefa complexa que, com certeza, apenas se comea a vislumbrar. De modo geral, os movimentos separatistas correntes denunciam a situao vigente no Pas e, anunciam, talvez, a necessidade de se reformular o pacto federativo, para evitar seu possvel colapso.

Referncias bibliogrficas

ALBERSHEIM, U. Comunidade teuto-brasileira. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisa e Educao, 1962. ALMEIDA, L. F. R. Ideologia nacional e nacionalismo. So Paulo: Educ, 1995. ANDRADE, M. C. Razes do separatismo no Brasil. So Paulo: Edusc, Editora UNESP, 1997. ARARIPE, T. A. Guerra civil no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Laemmert Editores, 1891. AZEVEDO, T. Gachos: a fisionomia social do Rio Grande do Sul. Salvador: Progresso, 1958. BANDEIRA, M. O milagre alemo e o desenvolvimento do Brasil: as relaes da Alemanha com o Brasil e a Amrica Latina (1949-1994). So Paulo: Ensaio, 1995. BARCELOS, S. Hitler. Rio de Janeiro: GB, 1973. BARTH, F. Ethnic groups and boundaires: the social organization of culture difference. Bergen, Oslo: Universitetsforlaget; London: George Allen & Unwin, 1969. . Grupos tnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. Teorias da etnicidade. So Paulo: Editora UNESP, 1998. BASTIDE, R. Brasil, terra de contrastes. So Paulo: Difel, 1973. BOEIRA, N. et al. RS: cultura & ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

90

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

CARDOSO, F. H. Capitalismo e escravido no Brasil meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. CHAU, M. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1988. COHEN, A. Custon and politics in Urban frica. London: Routledge and Kean Paul, 1969. . Urban ethnicity. London: Tavistock, 1974. DACANAL, J. H. Rio Grande do Sul: imigrao e colonizao. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992. DALLARI, D. A. O Estado federal. So Paulo: tica, 1986. ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. v.1-2. . Os alemes. A luta pelo poder e a evoluo do habitus nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. ERIKSEN, T. H. The cultural context of ethnic differences. Man, v.26, n.1, p.127-44, 1991. FELDMAN-BIANCO, B. (Org.) A antropologia das sociedades contemporneas. So Paulo: Global, 1987. FERNANDES, F. Integrao do negro na sociedade de classes: no limiar de uma nova era. So Paulo: Dominus Edusp, 1965. . Integrao do negro na sociedade de classes: o legado da raa branca. So Paulo: Dominus Edusp, 1965. ______. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Difuso Europia, 1972. FERREIRA FILHO, A. Histria geral do Rio Grande do Sul: 1503-1957. Porto Alegre: Globo, 1958. FRANCO, J. N. Fundamentos do separatismo. So Paulo: Pannartz, 1994. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. . Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. GERTZ, R. E. O fascismo no sul do Brasil: germanismo, nazismo, integralismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. GLAZER, N.; MOYNIHAN, D. P. Ethnicity, theory and experience. Cambridge: Harvard University Press, 1975.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

91

GORDON, M. Assimilation in american life. New York: Oxford University Press, 1964. HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HERMANN, L. Evoluo da estrutura social de Guaratinguet num perodo de trezentos anos. Revista de Administrao (So Paulo), ano 2, n.5/6, p.1-326, 1948. HOBSBAWM, E. J. A era das revolues. 9.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. HOLANDA, S. B. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LAPIERRE, J. W. Prefcio. In: POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. Teorias da etnicidade. So Paulo: Editora UNESP, 1998. LEITMAN, S. L. Razes scio econmicas da Guerra dos Farrapos: umcaptulo da Histria do Brasil no sculo XIX. Rio de Janeiro: Graal, 1979. LVI-STRAUSS, C. Raa e histria. Lisboa: Presena, 1980. LVI-STRAUSS, C. et al. Raa e histria. In: ______. Raa e cincia. So Paulo: Perspectiva, 1970. LOVE, J. L. O regionalismo gacho. So Paulo: Perspectiva, 1975. LUVIZOTTO, C. K. Migrao e separatismo: alemes no processo de criao do movimento separatista no sul do Brasil. Marlia, 2000. (Monografia apresentada ao Departamento de Cincias Sociais, UNESP, para obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Sociais). MAESTRI, M. Farroupilha: movimento das elites pastoris sulinas. Porto Alegre: UPF, 2001a. . A inveno da tradio: imprio e Repblica Velha. Porto Alegre: UPF, 2001b. MEDINA, S. Saga Retrato das colnias alems no Brasil. So Paulo: Terra Virgem, 1997. MOLON, N. D. Colapso da Unio: o separatismo no Brasil. So Paulo: Pensieri, 1994. MOURA, C. Rebelio na senzala: quilombos, insurreies, guerrilhas. So Paulo: Cincias Humanas, 1981.

92

CAROLINE KRAUS LUVIZOTTO

NEHAB, W. Anti-semitismo, integralismo e neo-nazismo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1988. OBERACKER JNIOR, C. H. A contribuio teuta formao da nao brasileira. Rio de Janeiro: GB, 1968. OLIVEIRA, R. C. de. O ndio e o mundo dos brancos. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1964. PESAVENTO, S. J. A Revoluo Federalista. So Paulo: Brasiliense, 1983. . A Revoluo Farroupilha. So Paulo: Brasiliense 1986. PIERSON, D. Cruz das almas: a Brazilian Village. Washington: Smithsonian Institution, Institution of Social Anthropoly, 1951. PIMPO, A. C. Vieram em busca de liberdade Os 150 anos de imigrao alem no Brasil. Rio de Janeiro: Olmpica, 1974. POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. Teorias da etnicidade. So Paulo: Editora UNESP, 1998. PUJADAS, J. J. Etnicidad. Identidad cultural de los pueblos. Madrid: Eudema, 1993. PY, A. S. A quinta coluna no Brasil: a conspirao nazista no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1942. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. . Os ndios e a civilizao: a interpretao das populaes indgenas no Brasil moderno. So Paulo: Schwarcz, 1996. RUBEN, G. R. A Teoria da Identidade na Antropologia: um exerccio de etnografia do pensamento moderno. In: ______. Roberto Cardoso de Oliveira: homenagem. Campinas: Unicamp, IFCH, 1992. p.79-97. RUBIM, C. R. Um pedao de nossa histria: historiografia da antropologia brasileira. BIB Revista Brasileira de Informao Bibliogrfica em Cincias Sociais (Rio de Janeiro), n.44, p.3-135, 1997. SEYFERTH, G. A colonizao alem no Vale do Itajai-mirim. Porto Alegre: Movimento, 1974. SPALDING, W. A epopia Farroupilha. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1963.

CULTURA GACHA E SEPARATISMO NO RIO GRANDE DO SUL

93

VILLALBA, E. A Revoluo Federalista no Rio Grande do Sul. Documentos e comentrios. So Paulo: Laemmert Editores, 1897. WAGLEY, C. Amazon town: a study of man in the tropics. New York: The Macmillan Company, 1953. WILLEMS, E. A aculturao dos alemes no Brasil. Um estudo antropolgico dos alemes e seus descendentes no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1946. . Cunha, tradio e transio em uma cultura rural no Brasil. So Paulo: Diretoria de Publicidade Agrcola da Secretaria de Agricultura, 1947. ZATTERA, V. E. Gacho: vesturio tradicional e costumes. Porto Alegre: Pallotti, 1995.

SOBRE O LIVRO Formato: 12 x 21 cm Mancha: 20 x 40,4 paicas Tipologia: Horley Old Style 10,5/14 1 edio: 2009 EQUIPE DE REALIZAO Coordenao Geral Marcos Keith Takahashi

You might also like